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O que seria da VW sem a Audi?

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    O que seria da VW sem a Audi?

    Estive pensando agora:
    A VW fazia carros derivados do Fusca - a origem da marca - até 1970 quando lançaram o NSU Ro80 sob o emblema VW com o nome K70.
    Depois em 1973, a VW lançou o Passat, ponto de partida para o que ela é hoje. Pouco depois, lançou o Polo e o Golf.

    Agora vem a questão que pretendia levantar:

    O Golf, o Gol, o Santana, o Scirroco e o Corrado derivam do Passat que deriva do Audi 80.
    O Polo deriva do Audi 50. E quando digo "deriva" pode ser desde painéis da carroceria até motores, vidros e chassi.

    Como o Santana brasileiro deriva do Passat e o Santana Autolatina (segunda geração do Santana brasileiro) deriva do Santana anterior, ainda era um Audi 80. Inclusive, o Audi 80 contemporâneo desse último Santana, compartilhava praticamente toda a parte de baixo.

    O Passat, como todos sabemos, nunca deixou de ser produzido na Europa. Nem no Brasil. Só adotamos um nome diferente por uns anos.

    O Gol era uma derivação do Passat, aquele lá dos anos 70 que era derivado do Audi 80... Além disso, o Gol teve inspiração no design do Scirocco original, lá dos anos 70 também, que era uma versão do Passat e por isso, do Audi 80. Quando o Scirocco saiu de linha, em seu lugar entrou o Corrado que derivou do Passat de 3a geração, baseado no Audi 80 da época.


    Posteriormente, com o fim da plataforma do Audi 80, surgiram os Audi A4, A6 e A8 e mais tarde o A3 e A2.

    O Passat passou a derivar do A6, o Golf de uma nova plataforma chamada A4 de onde também derivou o A3 e o Phaeton do A8. O Polo anterior, aqui chamado de Classic também utilizava a plataforma do Golf que era a mesma do A3/A4 e é dela que sairam o Fox e o Novo Gol. O Golf desde que deriva do A4 tem uma versão sedã, o Bora/Jetta/Vento e uma perua, Golf Variant ou Wagon ou no Brasil Jetta Variant. É do A4 que ainda derivam.


    Tudo isso eu busquei no BestCars Website (o único site brasileiro confiável), então, pode haver alguns equívocos aí. Mas eu acho que é o bastante pra confirmar que não dá pra saber o que seria da VW sem a Audi.


    Encaro isso de duas formas:

    1- a VW é uma marca medíocre que precisou comprar know-how pra ser alguém na vida.

    2- a VW é muito esperta pois comprou know-how suficiente pra subir na vida e expandir o grupo com vários segmentos de atuação. A Audi praticamente está para a VW como a Lexus para a Toyota.

    e ainda há uma terceira possibilidade:

    A Audi precisou do investimento da VW para ser o que é e em troca forneceu tecnologia pra VW deixar de fazer fuscas.


    O fato é que a VW hoje, em 2008, faz bons carros. Tirando o Fox e o Gol.

    O Fox e o Gol derivam do Polo, que deriva do Golf, que deriva do A4! É muita gambiarra! Não tem como sair um carro bom disso tudo!

    Et vous?




    Vale ler o link http://www2.uol.com.br/bestcars/classicos/vwaudi-5.htm
    Editado pela última vez por StirlingMoss; 07 July 2008, 03:28. Razão: Inclusão do "organograma" e correção de um equívoco sobre o Audi A3

    #2
    cara, o seu nível de conhecimento de mundo automóvel é este ------> 0

    Comentário


      #3
      E se te tentasses explicar melhor com fotos?? Estás a falar de modelos que não existem por cá.. Os vossos modelos são maioritariamente diferentes dos nossos..

      E porque não:
      O que era a Fiat sem a Alfa?
      O que era a Peugeot sem a Citroen?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por welltech Ver Post
        cara, o seu nível de conhecimento de mundo automóvel é este ------> 0
        Por favor, me dê uma aula e eu "calo" o ctrl+c e ctrl+v.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
          E se te tentasses explicar melhor com fotos?? Estás a falar de modelos que não existem por cá.. Os vossos modelos são maioritariamente diferentes dos nossos..

          E porque não:
          O que era a Fiat sem a Alfa?
          O que era a Peugeot sem a Citroen?
          O que era do video sem a televisão

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
            E se te tentasses explicar melhor com fotos?? Estás a falar de modelos que não existem por cá.. Os vossos modelos são maioritariamente diferentes dos nossos..

            E porque não:
            O que era a Fiat sem a Alfa?
            O que era a Peugeot sem a Citroen?
            Foi mais pq a VW havia errado feio ao insistir no motor "a ar" e só acertou o rumo com a nova família com motores arrefecidos à agua, iniciada pelo Passat que veio do Audi 80. A Audi e a NSU que levaram os motores arrefecidos à água para a VW. E hoje temos o incrível Golf R32!

            Comentário


              #7
              Posso estar mal informado, mas a pergunta não seria mais: "O que seria da Audi sem a VW?"

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por REDLINER_ Ver Post
                Posso estar mal informado, mas a pergunta não seria mais: "O que seria da Audi sem a VW?"
                Pois. Acho que é mais assim.

                Comentário


                  #9
                  Tendo em conta as quantidades massivas de dinheiro geradas pelo Fusca e companhia com velhos motores a ar, a questão será sempre o que seria a Audi sem a VW.

                  E o facto de a VW ter comprado a Audi e ter aproveitado todo o seu know-how em motores arrefecidos a água e tracção à frente, só revela sentido de negócio. Para quê investir doses brutais de dinheiro para criar tecnologia nova que não iria ser diferente da dos outros, quando comprando uma outra empresa sai mais barato com soluções "plug and play"?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por welltech Ver Post
                    cara, o seu nível de conhecimento de mundo automóvel é este ------> 0
                    Gosto imenso de ver as pessoas a transbordar de simpatia.

                    Comentário


                      #11
                      e no meio disto tudo falta as outras marcas do grupo como a skoda,seat e bugatti que muito know-how forneceram a marca!

                      e neste momento não e so a audi ou so a VW ou so a skoda e um grupo de marcas que formam uma das mais importantes e melhores casas do mundo automovel!!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por REDLINER_ Ver Post
                        Posso estar mal informado, mas a pergunta não seria mais: "O que seria da Audi sem a VW?"
                        Também concordo... e acrescento:
                        O que seria da Seat sem a VW?
                        O que seria da Skoda sem a VW?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por welltech Ver Post
                          cara, o seu nível de conhecimento de mundo automóvel é este ------> 0
                          O teu não deve ser muito diferente, a julgar pela tua arrogância.

                          Quanto ao tópico, o sentido da pergunta até nem é propriamente descabida, ainda que a pergunta inversa pareça ter mais sentido.
                          De facto, a VW fez uma grande jogada ao comprar a Audi à Daimler-Benz.
                          Foram negócios oportunos que se fizeram e tanto não passou de um negócio, que a própria VW acabou com a DKW dada que esta tinha uma imagem diferente do que a VW queria (se não me engano era pelos seus motores serem a 2 tempos).
                          Depois da VW ter comprado a Audi, diria que a marca mãe concentrou-se mais na Audi do que nela própria.
                          Investiu bem e aproveitou algum know-how.
                          Ao escrever estas palavras lembrei-me de outra: cobaia.
                          No fundo, a Audi parece-me ter servido de cobaia à VW, com sucesso.
                          Os modelos 100 e 80 foram fulcrais neste ponto.
                          Com o franco sucesso da Audi e dos seus produtos, bastava agora implementar as mesmas bases nos VW.
                          Se não existisse Audi, provavelmente a VW compraria outra marca qualquer, mas provavelmente o discurso seria semelhante.

                          Comentário


                            #14
                            A AUDI sem a VW seria uma marca que teria uma longa travessia no deserto.

                            A VW foi a responsável por trazer e colocar a AUDI nos patamares que hoje lhe são reconhecidos, e isso fruto do €€€€ que lá injectou.

                            A AUDI dos finais da decada de 70 era conhecida pela fraca reputação do seu produto, na Alemanha não era definitivamente um "Major Player" nem detinha a posição de destaque da MB e da BMW.

                            Comentário


                              #15
                              A verdade é que o texto tem muitas, muitas calinadas.
                              Demasiadas para estar aqui a corrigir...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                Gosto imenso de ver as pessoas a transbordar de simpatia.
                                E a receber tão bem ( ) os membros de outros países e nacionalidades! Questão de formação e educação, enfim!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Lino Marques Ver Post
                                  E a receber tão bem ( ) os membros de outros países e nacionalidades! Questão de formação e educação, enfim!
                                  Por acaso...

                                  Já saltava um cartãozinho não?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
                                    Por acaso...

                                    Já saltava um cartãozinho não?
                                    Faz um report!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu tenho a ideia de que a vw ofereceu muito mais à audi do que o inverso.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                        Eu tenho a ideia de que a vw ofereceu muito mais à audi do que o inverso.
                                        Também penso que sim.

                                        A foi comprada por tuta-e-meia pela VW algures pelos anos 70: era uma marca sem grande identidade e falida.

                                        Sob a tutela da VW passou vários anos semi-adormecida, e foi relançada em força (e com que força!) há uma dúzia de anos.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por StirlingMoss Ver Post
                                          Estive pensando agora:
                                          A VW fazia carros derivados do Fusca - a origem da marca - até 1970 quando lançaram o NSU Ro80 sob o emblema VW com o nome K70.
                                          Há aí uma ligeira confusão.
                                          O Ro80 saiu em 1967 e produziu-se até 1977, nuca tendo saído com o emblema da VW.
                                          O K70, foi desenvolvido pela NSU, com base no Ro80, mas nunca chegou a ser vendido como NSU, mas sim como VW, entre 1970 e 1974.

                                          Veja as diferenças.

                                          NSU Ro80.

                                          800px-NSU_Ro80_1971_profile.jpg

                                          VW K70.

                                          800px-Volkswagen_K70_Offenbach.jpg

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por REDLINER_ Ver Post
                                            Posso estar mal informado, mas a pergunta não seria mais: "O que seria da Audi sem a VW?"
                                            Também acho que a pergunta seria mais essa!

                                            Originalmente Colocado por pretenderpt Ver Post
                                            e no meio disto tudo falta as outras marcas do grupo como a skoda,seat e bugatti que muito know-how forneceram a marca!

                                            e neste momento não e so a audi ou so a VW ou so a skoda e um grupo de marcas que formam uma das mais importantes e melhores casas do mundo automovel!!
                                            Know-how da Seat e da Skoda? Ou tens má memória ou estás completamente enganado... A Seat antes de ter sido comprada pela VW só fabricava charutos (Marbella, Ibiza), aquilo até metia medo... A Skoda igual, os Skoda's antigamente pareciam Trabant's da antiga União Soviética

                                            Comentário


                                              #23
                                              São sempre conjecturas, mas como bem disse o Crash a VW tinha o dinheiro e a então DKW a tecnologia, mas aí ficamos: se a MB não abrisse mão da DKW/Audi talvez VW não disporia uma gama de productos actuais em tão pouco tempo com investimento tão baixo tendo assim um futuro incerto com seus derivados do velho Carocha e com a NSU comprada mais para fins estratégicos (A FIAT queria a NSU para ganhar força na Alemanha) que por sua tecnologia. Penso assim a compra da Audi pela VW assegurou o futuro das duas marcas.

                                              A história da VW é repleta de factos marcantes, aqui vão alguns:
                                              -Surgiu como parte da estratégia de um governo totalitário
                                              -As semelhanças entre o Carocha projetado por Ferdinand Porsche e os Tatra de Hans Ledwinka geraram acusações mútuas de plágio
                                              -Finda a segunda guerra, a marca, então espólio de guerra, foi considerada sem futuro por Americanos, Britanicos, Franceses e Russos e por isto deixada para os alemães.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por InjectorBomba Ver Post
                                                Também acho que a pergunta seria mais essa!
                                                Know-how da Seat e da Skoda? Ou tens má memória ou estás completamente enganado... A Seat antes de ter sido comprada pela VW só fabricava charutos (Marbella, Ibiza), aquilo até metia medo... A Skoda igual, os Skoda's antigamente pareciam Trabant's da antiga União Soviética
                                                Concordo aqui com tudo o que acima copio. A VW é que foi crescendo, adquirindo as marcas e definindo uma estratégia para o Grupo. A única marca que nos últimos 2 anos falhou a estratégia foi a SEAT...

                                                As restantes marcas devem muito do que são hoje-em-dia à VW, incluindo a própria Audi. Em todo o caso, isto não significa que a VW seja uma marca perfeita e não cometa os seus erros... por exemplo, o facto de prolongar imenso o sistema injector-bomba nos motores TDI, por um lado permitiu rentabilizar ao máximos o investimento nas fábricas, mas por outro lado deixou-se ultrapassar tecnologicamente e comercialmente (o posicionamento tecnológico no mercado, a referência de motores) por outras marcas...
                                                Mas é um facto que continua a vender e tenho visto imenso modelos Bluemotion (ou que raio se chama aquilo) que além de terem um preço baixo e permitirem escoar os últimos stocks de TDI injector-bomba, são motores afinados, pouco potentes, com uns filtros adicionais, com uns pneus xpto.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por InjectorBomba Ver Post

                                                  (...)

                                                  Know-how da Seat e da Skoda? Ou tens má memória ou estás completamente enganado... A Seat antes de ter sido comprada pela VW só fabricava charutos (Marbella, Ibiza), aquilo até metia medo... A Skoda igual, os Skoda's antigamente pareciam Trabant's da antiga União Soviética

                                                  Aprende-se sempre qualquer coisa... quanto mais não seja, o que não fazer

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Skoda e Seat foram importantes na conquista de mais mercado (Espanha e Leste europeu), na diversificação de clientes em mercados onde já atuava a marca VW (quem não gostar de um Golf pode se interessar por um León ou por um Octavia) e no ganho de escala na produção com a diversidade de modelos oferecidos.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por fernando bento Ver Post
                                                      Skoda e Seat foram importantes na conquista de mais mercado (Espanha e Leste europeu), na diversificação de clientes em mercados onde já atuava a marca VW (quem não gostar de um Golf pode se interessar por um León ou por um Octavia) e no ganho de escala na produção com a diversidade de modelos oferecidos.
                                                      Isso é verdade e até porque nesses países as vendas de Seat e Skoda respectivamente em Espanha e República Checa, são muito elevadas. Nas ruas a maior parte dos carros que se observam são nitidamente dessas marcas.
                                                      Mas numa perpectiva de vendas europeia e até mundial, e face às outras marcas, a SEAT tem estado muito aquém das expectativas e constitui agora um sério problema para o Grupo, e os novos modelos não estão a vender q.b. Já a Skoda continua a aumentar o volume de vendas e está com uma relação preço/qualidade/estética muitissimo interessante para aqueles segmentos.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                                                        O teu não deve ser muito diferente, a julgar pela tua arrogância.

                                                        Quanto ao tópico, o sentido da pergunta até nem é propriamente descabida, ainda que a pergunta inversa pareça ter mais sentido.
                                                        De facto, a VW fez uma grande jogada ao comprar a Audi à Daimler-Benz.
                                                        Foram negócios oportunos que se fizeram e tanto não passou de um negócio, que a própria VW acabou com a DKW dada que esta tinha uma imagem diferente do que a VW queria (se não me engano era pelos seus motores serem a 2 tempos).
                                                        Depois da VW ter comprado a Audi, diria que a marca mãe concentrou-se mais na Audi do que nela própria.
                                                        Investiu bem e aproveitou algum know-how.
                                                        Ao escrever estas palavras lembrei-me de outra: cobaia.
                                                        No fundo, a Audi parece-me ter servido de cobaia à VW, com sucesso.
                                                        Os modelos 100 e 80 foram fulcrais neste ponto.
                                                        Com o franco sucesso da Audi e dos seus produtos, bastava agora implementar as mesmas bases nos VW.
                                                        Se não existisse Audi, provavelmente a VW compraria outra marca qualquer, mas provavelmente o discurso seria semelhante.

                                                        Então, foi o que eu quis dizer na terceira das hipóteses:

                                                        " e ainda há uma terceira possibilidade:

                                                        A Audi precisou do investimento da VW para ser o que é e em troca forneceu tecnologia pra VW deixar de fazer fuscas."


                                                        E é isso em que eu realmente acredito.

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Metal King Ver Post

                                                          NSU Ro80.

                                                          [ATTACH]36809[/ATTACH]
                                                          O Ro80, apesar dos anos, continua a ser uma berlina muito elegante

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por TILT Ver Post
                                                            O Ro80, apesar dos anos, continua a ser uma berlina muito elegante
                                                            Assim como o K70.

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