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GM procura vender SAAB, Buick e Saturn

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    GM procura vender SAAB, Buick e Saturn

    http://diariodigital.sapo.pt/dinheir...id_news=101368

    Aqui há uns tempos li algures que não fazia sentido para grupos como a GM, FIAT, Ford, terem muitas marcas, o ideal era grupos como os jpaoneses que tinham um generalista e um de luxo.

    A SAAB não tem grandes lançamentos há muito tempo, um sinal que isto poderia acontecer. Não sigo a Buick e a Saturn para saber se isto também acontece.

    Mais um link
    http://online.wsj.com/article/SB1215..._us_whats_news
    Editado pela última vez por MadRacer; 07 July 2008, 14:39.

    #2
    Ou seja... quem quiser a SAAB é obrigado a levar a Buick e a Saturn, caso contrário não há negócio.

    Comentário


      #3
      Antes venderem a SAAB do que fazerem o que andam a fazer: modelos requentados, com restyle em cima de restyle, o último dos quais feito por um "xunner".

      Comentário


        #4
        Quem souber pegar bem neste negócio ainda pode fazer alguma coisa pelas marcas, basta transformar a Saturn na marca generalista, a Buick na marca clássica e a Saab na marca desportiva e está feito um grupo automóvel. ;)

        Comentário


          #5
          A BMW ainda compra a SAAB, ou a MB

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            #6
            Originalmente Colocado por speed_kills Ver Post
            A BMW ainda compra a SAAB, ou a MB
            para que é que essas marcas queriam a saab?

            essa marca nao tras nada de novo nem a bm nem a mb para alem de que a iriam tornar um concorrente deles

            nao tinha logica a meu ver

            Comentário


              #7
              Uma incógnita... mas o grupo Fiat já teve parcerias com a SAAB.


              Agora os Mercury e Buick? Na China vejo muitos Buick... na volta mais um grupo de chinocas que vai comprar este património.

              CHAAB - China Ling Shangai Group LTD.

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                #8
                Tá boa, essa da CHAAB!!!

                Mas agora a sério, também me quer parecer que a Buick deverá transformar-se em chinesa... quem diria, ainda há 40 ou 50 anos atrás... a Buick, chinesa!!!

                Comentário


                  #9
                  A Saturn pode ser incorporada à Pontiac (se esta também sobreviver) ou a Chevrolet. É uma marca sem história ou carisma, surgiu para enfrentar as marcas japonesas e ser expoente de inovações tecnológias, como os carros elétricos (EV-1) e a generalização uso de plásticos na carroçaria. Mas resultou em falhanço

                  A Saab pode interessar à algum construtor que queira uma marca prêmium européia com alguma tradição no mercado dos EUA. Mas os construtores europeus parecem não demosntrar interesse. Os Japoneses preferem investir em marcas de luxo próprias a comprar marcas ocidentais, a Hyundai segue o mesmo caminho. Talvez interesse aos indianos ou aos chineses.

                  Agora, vender a Buick?! Os tempos andam muito maus para a indústria automobilística yankee, pois apesar da Chevrolet ser a marca mais popular do grupo nos EUA, a General Motors surgiu apartir da Buick... Mas não acredito que a venderão de facto, pois as marcas americanas que pertencem às três grandes não tem a menor representatividade fora dos EUA, (a excessão da Chevrolet e da Jeep em âmbito mundial e da Buick na China). Não possuem identidade e dispõem de redes de venda integradas em solo americano (por vezes um concessionário Ford vende também Mercury e Lincoln). Por isto não faz sentido se forem vendidas, é mais viável desativá-las, como já aconteceu com Plymouth e Oldsmobile.

                  Há ainda outro factor: Acredito que exista relutância por parte de segmentos da população daquele país em aceitar que símbolos nacionais sejam vendidos para estrangeiros, exemplos são a malfadada compra da AMC pela Renault há algumas décadas e a recém-desfeita Daimler-Chrysler. Parece que há problemas na interação dos norte-americanos com sócios estrangeiros em empreendimentos "feitos em casa". Além disto elas (as três grandes) dispõe de estruturas fabris muito grandes em solo nacional o que ocasiona grandes contendas com o governo e sindicatos, afinal nenhum país quer ver crescer o número de cidadãos desempregados.

                  Desta forma penso que em breve haverá apenas um grande construtor norte americano (ou então apenas a Chrysler acaba), sempre independentes e uma brutal redução do número marcas daquele país, bem como da gama de modelos fabricados. Acompanhados de uma delicada discussão com a sociedade pela redução de unidades fabris e de estruturas de pós vendas. Mas não acho que daí resulte uma brecha para construtores de outros países avançarem nesrte mercado através da compra de marcas, fabricas ou de estruturas de vendas e pós vendas.

                  Edit: Lembrei agora de outras "Big Three", mas das duas rodas: Indian, Excelsior-Henderson e Harley-Davidson, apenas a ultima sobreviveu à "invasão nipónica", mais amparada na tradição e no que simbolizam que na qualidade de seus modelos (apesar de hoje fazerem produtos refinados além de serem a maior referência estética para todos os fabricantes no género "Custom"). Talvez vejamos algo parecido.
                  Editado pela última vez por fernando bento; 07 July 2008, 16:24.

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                    #10
                    Originalmente Colocado por miguel santos Ver Post
                    para que é que essas marcas queriam a saab?

                    essa marca nao tras nada de novo nem a bm nem a mb para alem de que a iriam tornar um concorrente deles

                    nao tinha logica a meu ver
                    a mercedes usava-a para fazer um downgrade.
                    acabavam-se os A, B e afins...ld
                    ld

                    Comentário


                      #11
                      estranha essa venda da Buick.
                      Apesar de estar a passar um mau bocado nos EUA, na China está-se a tornar uma marca forte e premium.
                      A GM deveria continuar a apostar no reforço dessa imagem. Ainda tem possibilidades de expansão.

                      Quanto à Saab... por um lado são boas noticias, por outro quem comprará a Saab?
                      De momento é uma marca em terra de ninguém.
                      Gama envelhecida, muitos novos modelos anunciados... o 9-4x, o 9-1, o 9-5, mas o que é certo é que ainda nenhum chegou ao mercado, sendo so esperados em 2009 para a frente.
                      Se alguém agarrar essa marca, que lhe devolva a personalidade.

                      Quanto à Saturn, nunca conseguiu combater os japoneses, objectivo pela qual foi criada nos anos 80, e actualmente, estava a transformar-se na Opel americana, nos mesmos moldes do que actualmente hoje é a Vauxhall no Reino Unido. Hoje em dia é uma marca sem grande rumo. Mais valia "exterminá-la" de vez.

                      Comentário


                        #12
                        É pena o q certos iluminados andam a fazer a marcas históricas.

                        MG Rover já foi. Qual a próxima?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por michaelreznor Ver Post
                          a mercedes usava-a para fazer um downgrade.
                          acabavam-se os A, B e afins...ld
                          ld
                          a saab nao tem nada a ver com o segmento C, penso que nunca sequer teve um modelo desses.

                          a mb para esse terreno tinha a smart, mas ate do segmento B a smart desapareceu

                          Comentário


                            #14
                            Uma boa patroa para a Saab seria a Honda... Juntava-se assim os segmentos que se tocam mas não chegam a canibalizar-se uma á outra...
                            Penso que ambas tinham a ganhar com isso, existindo assim uma marca europeia no seio da honda, por onde pode entrar facilmente no mercado europeu, com mais sucesso do que tem acontecido até aqui...
                            Não sei em que condições economicas vive, por exemplo, a suzuki, mas também não seria má hipotese...

                            Comentário


                              #15
                              Algo me diz que a Tata vai aumentar o seu portfólio.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por miguel santos Ver Post
                                a saab nao tem nada a ver com o segmento C, penso que nunca sequer teve um modelo desses.

                                Saab 600

                                Cumprimentos

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Jeandré Ver Post

                                  Saab 600

                                  Cumprimentos

                                  pelo que estou a ver isso é um lancia delta com um simbolo da saab

                                  mas nao sabia da existencia dele

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                                    #18
                                    Boas notícias para a SAAB! Desde que a GM lhe pegou tem sido só enterrar....
                                    Pode ser que volte à casa mãe.
                                    O que eu gostava mesmo era de ver a SAAB e a Volvo (que tb acho que está à venda) juntas!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
                                      Uma incógnita... mas o grupo Fiat já teve parcerias com a SAAB.


                                      Agora os Mercury e Buick? Na China vejo muitos Buick... na volta mais um grupo de chinocas que vai comprar este património.

                                      CHAAB - China Ling Shangai Group LTD.
                                      Não exactamente... acho que foi mais com a proria GM...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                                        Boas notícias para a SAAB! Desde que a GM lhe pegou tem sido só enterrar....
                                        Pode ser que volte à casa mãe.
                                        O que eu gostava mesmo era de ver a SAAB e a Volvo (que tb acho que está à venda) juntas!
                                        saab e volvo juntas não duravam 12 meses.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Neruson Ver Post
                                          Não exactamente... acho que foi mais com a proria GM...
                                          O Saab 9000 partilhava a base com o Alfa 164 e com o Lancia Thema.
                                          O Saab 600 era um Lancia Delta rebranded.
                                          A Saab já teve portanto parcerias com o grupo Fiat.

                                          Cumprimentos

                                          Comentário


                                            #22
                                            A SAAB podia ser comprada pelo grupo PSA, visto que não têm grande presença no segmento dos modelos da SAAB, a não ser no do 9-3, mas sem grande sucesso face aos alemães.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Jeandré Ver Post
                                              O Saab 9000 partilhava a base com o Alfa 164 e com o Lancia Thema.
                                              O Saab 600 era um Lancia Delta rebranded.
                                              A Saab já teve portanto parcerias com o grupo Fiat.

                                              Cumprimentos
                                              Ok falavas de uma parceria mais antiga, não sabia dessa... obrigado

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Jeandré Ver Post
                                                O Saab 9000 partilhava a base com o Alfa 164 e com o Lancia Thema.
                                                E o Fiat Croma.

                                                Foi um projecto giro, pois conseguiram unir esforços para fazer coisas que individualmente não tinham capacidade. E cada um levou a cargo algumas áreas. A Saab foi a climatização, coisa excelente à época, que noutro dia vi aqui num Lancia Thema 8.32

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                                  E o Fiat Croma.
                                                  E o Vectra não usava a mesma plataforma também? (GM once again...)

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                    E o Vectra não usava a mesma plataforma também? (GM once again...)
                                                    Não. Em 1986 era apenas a Saab e a Fiat.

                                                    O Vectra apareceu mais tarde na altura da compra de parte da Saab, mas ao contrário. O Saab 9-5 é que herdou a plataforma e outros.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Esclarecido. Thanks! ;)

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                        saab e volvo juntas não duravam 12 meses.
                                                        É a tua opinião.
                                                        Se já tiveste a oportunidade de visitar os EUA certamente tens noção do mercado que estas marcas têm por lá... Para não falar nos países nórdicos. Não te podes basear nas fracas vendas destas marcas em Portugal para justificar essa opinião.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                                                          É a tua opinião.
                                                          Se já tiveste a oportunidade de visitar os EUA certamente tens noção do mercado que estas marcas têm por lá... Para não falar nos países nórdicos. Não te podes basear nas fracas vendas destas marcas em Portugal para justificar essa opinião.
                                                          baseio-me nas últimas que indicam que estas duas estão à venda no mercado, a volvo pela FORD e a saab pela GM.

                                                          Se estão à venda, lucro não devem dar

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            No estado actual da economia mundial, o mais certo é que varias marcas de automóveis venham a desaparecer, pois deixou de haver comprador e mercado para elas.

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