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Cilindrada - ajuda para teste ao motor

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    Cilindrada - ajuda para teste ao motor

    Bem pessoal,

    Estou aqui a pedir a vossa ajuda numa dúvida que me colocaram.

    Como alguns já sabem tenho um 306 1.6 de 1996.

    No entanto, um amigo ao ver o motor disse-me que lhe parecia um 1.4[:0]

    Ora tendo eu comprado o carro em 2ª mão fiquei de pé atrás pois nunca imaginei que isso fosse possível.[xx(]

    No livrete está 1587cc, será que alguém no seu perfeito juízo tendo um 1.6, mesmo que tivesse algum problema, colocasse um 1.4?

    Conhecem maneiras de verificar a cilindrada?[8)]

    Obrigado a todos desde já.;)

    #2
    Teem o mesmo aspecto os 2

    Comentário


      #3
      Só olhando para os motores. No livro de instruções custuma ter uma foto de cada motor.

      Comentário


        #4
        citação:Originalmente colocada por rogerAjacto

        Só olhando para os motores. No livro de instruções custuma ter uma foto de cada motor.
        Boa ideia, amanhã vou ver o livro.;)

        Haverá alguma diferença que seja de destacar?

        Comentário


          #5
          O teu amigo é capaz de estar enganado, ou então n, os motores 1.6 de 90cv e o 1.4 de 75cv são bastante identicos a nivel de aspecto, o k na pratica é diferente.....Faz um arranque com medição doas 0-100km/h e ficas logo a saber [}]

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por MGil

            O teu amigo é capaz de estar enganado, ou então n, os motores 1.6 de 90cv e o 1.4 de 75cv são bastante identicos a nivel de aspecto, o k na pratica é diferente.....Faz um arranque com medição doas 0-100km/h e ficas logo a saber [}]
            Também é uma boa ideia.:D

            Ser for 1.6 não deve passar dos 13s e se for 1.4 deve-se ser uns 15s, não?

            Comentário


              #7
              nepias.......de aspecto realmente sao parecidos, mas se o teu for um 1.4 notas e notas bem ! o 1.6 mexe-se muito melhor!

              o 1.4 morre muito em 3ª

              Comentário


                #8
                tenta ver o nº do motor. nada mais garantido.

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por Nafs

                  tenta ver o nº do motor. nada mais garantido.
                  Exactamente
                  Pq n vais À Peugeot co numero de série e perguntas.
                  Pelo menos na Renault já uma vez responderam devido a uma razao diferente.

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por ESPRIT

                    citação:Originalmente colocada por Nafs

                    tenta ver o nº do motor. nada mais garantido.
                    Exactamente
                    Pq n vais À Peugeot co numero de série e perguntas.
                    Pelo menos na Renault já uma vez responderam devido a uma razao diferente.
                    No livrete não tem nº de motor.[xx(]

                    Pelo livro de instruções não cheguei a conclusão nenhuma.[xx(]

                    Ainda não fiz o teste dos 0-100 porque não tive oportunidade de alguém me cronometrar o tempo.[8D]

                    Será que na marca me conseguem dizer? Será que um teste de potência seria fiável?

                    Comentário


                      #11
                      vai a marca,e diz para te dizererem que cilindrada tem!

                      Comentário


                        #12
                        Muito diferentes em tudo.
                        Sugestão: Coloca 1 foto.

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por mcabral

                          citação:Originalmente colocada por ESPRIT

                          citação:Originalmente colocada por Nafs

                          tenta ver o nº do motor. nada mais garantido.
                          Exactamente
                          Pq n vais À Peugeot co numero de série e perguntas.
                          Pelo menos na Renault já uma vez responderam devido a uma razao diferente.
                          No livrete não tem nº de motor.[xx(]
                          vê no motor/compartimento, porque lá tem de existir uma chapa com o n.º dele.

                          Comentário


                            #14
                            tens de procurar o numero de motor, acho que os primeiros digitos indicam o tipo de motor, e vendo num catalogo de filtros de oleo ou de correias de distribuição, consegue-se descobrir o modelo do motor.

                            Sei de um caso em que, um Golf II 1.8 GTI tinha um Bloco de um Golf III 1.8 90cv. e foi visto através desses numeros, acho.

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por mcabral

                              Bem pessoal,

                              Estou aqui a pedir a vossa ajuda numa dúvida que me colocaram.

                              Como alguns já sabem tenho um 306 1.6 de 1996.

                              No entanto, um amigo ao ver o motor disse-me que lhe parecia um 1.4[:0]
                              O teu amigo está correcto...

                              Tanto o 1.4 como o 1.6 têem o mesmo aspecto...

                              O que o teu amigo não tem é visão raio X.

                              Se tivesse, já saberia que o curso do 1.6 é maior que o do 1.4...

                              Comentário


                                #16
                                só se esse teu amigo tiver visão periférica nocturna ekipada com infravermelhos para ver o volume dos cilindros através do bloco motor

                                joking

                                tem aspecto muito semelhante como ja foi referido

                                Comentário


                                  #17
                                  Distinguem-se bem pelo trabalhar mesmo sem abrir o capot.

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por telmauto

                                    Muito diferentes em tudo.
                                    Sugestão: Coloca 1 foto.
                                    Sugestão aceite, aqui vai a foto:

                                    [img]uploaded/mcabral/2006523204051_IMG_0002.JPG [/img]

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por mcabral

                                      citação:Originalmente colocada por telmauto

                                      Muito diferentes em tudo.
                                      Sugestão: Coloca 1 foto.
                                      Sugestão aceite, aqui vai a foto:

                                      [img]uploaded/mcabral/2006523204051_IMG_0002.JPG [/img]
                                      Então ninguém ajuda?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Pah... É igual ao 1.4 e 1.3 (tirando a admissão deste último que é em aluminio)...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Hoje fiz 14,5 segundos dos zero aos 100 (com o telemovel na mao para cronometrar nao da muito jeito[8)]).

                                          Não estiquei até ao red line, tipo ia ate as 5.000rpm.

                                          Acham que pode ser o 1.6?

                                          O 1.4 de revista anuncia 14,9s 0-100.

                                          Voces conseguem fazer os tempos que são anunciados nas revistas ou passam sempre?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Tanto pode ser o 1.1, como o 1.4, como o 1.6.
                                            Eu no meu AX GT tinha um 1.4 e como precisei de mudar aproveitei e meti o 1.6, por fora são iguais.
                                            Não vejo razão para dares crédito ao teu amigo, ele devia de estar a pensar q o 306 1.6 vinha com o motor do 205, 405 e do BX 1.6, mas não, vem com o Tu5 q é esse da foto. Já agora o do BX e do 205 é o XU.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Olha aqui uma foto do meu Ax com o 1.6 e vê lá se não é igual ao teu:

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por Kevin Cego

                                                Tanto pode ser o 1.1, como o 1.4, como o 1.6.
                                                Eu no meu AX GT tinha um 1.4 e como precisei de mudar aproveitei e meti o 1.6, por fora são iguais.
                                                Não vejo razão para dares crédito ao teu amigo, ele devia de estar a pensar q o 306 1.6 vinha com o motor do 205, 405 e do BX 1.6, mas não, vem com o Tu5 q é esse da foto. Já agora o do BX e do 205 é o XU.
                                                Desculpa mas não percebo népia de mecânica.[8)] Como é que se vê isso?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Não se vê, estou eu a dizer-te, pela configuração e aspecto do teu motor eu sei q é um TU (modelo). O teu amigo devia de pensar q o 306 1.6 trazia o XU q é um motor completamente diferente do teu apesar de tb ser 1.6, daí o comentário q ele fez. Vou ver se arranjo uma foto de um XU para mostares ao teu amigo e vais ver q ele diz logo q pensava era o motor q o carro devia de trazer.
                                                  Fica descansado q tens o motor certo, o TU 1.6 q é o q equipa o teu carro originalmente.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Moteur XU



                                                    Le moteur type XU est apparu en 1981 pour le restylage de la Peugeot 305. La cylindrée des XU va de 1580 cm³ à 1998 cm³ pour les moteurs à essence.

                                                    Moteurs XU

                                                    XU5 1C 83.0 x 73.0 mm 1580 cm3 80 ch Carburateur simple corps
                                                    XU5 M3/Z 83.0 x 73.0 mm 1580 cm3 89 ch Injection, catalyseur
                                                    XU5 2C 83.0 x 73.0 mm 1580 cm3 92 ch Carburateur double corps
                                                    XU5 J 83.0 x 73.0 mm 1580 cm3 105 ch Injection
                                                    XU5 JA/K 83.0 x 73.0 mm 1580 cm3 115 ch Injection
                                                    XU7 JB 83.0 x 81.4 mm 1761 cm3 90 ch Injection, catalyseur
                                                    XU7 JP 83.0 x 81.4 mm 1761 cm3 103 ch Injection, catalyseur
                                                    XU7 JP4 83.0 x 81.4 mm 1761 cm3 112 ch 16 soupapes, catalyseur
                                                    XU8 T 83.0 x 82.0 mm 1775 cm3 200 ch 16 soupapes, turbo.
                                                    XU9 2C 83.0 x 88.0 mm 1905 cm3 105 ch Carburateur double corps
                                                    XU9 J1/Z 83.0 x 88.0 mm 1905 cm3 105 ch Injection, catalyseur
                                                    XU9 2C 83.0 x 88.0 mm 1905 cm3 110 ch Carburateur double corps
                                                    XU9 JA/Z 83.0 x 88.0 mm 1905 cm3 122 ch Injection, catalyseur
                                                    XU9 J2 83.0 x 88.0 mm 1905 cm3 125 ch Injection
                                                    XU9 4C ? 83.0 x 88.0 mm 1905 cm3 126 ch 2 carbus double corps
                                                    XU9 JA/K 83.0 x 88.0 mm 1905 cm3 130 ch Injection
                                                    XU9 J4/Z 83.0 x 88.0 mm 1905 cm3 148 ch 16 soupapes, cat.
                                                    XU9 J4 83.0 x 88.0 mm 1905 cm3 160 ch Injection, 16 soupapes
                                                    XU10 2C 86.0 x 86.0 mm 1998 cm3 115 ch Carburateur double corps
                                                    XU10 J2C 86.0 x 86.0 mm 1998 cm3 123 ch Injection, catalyseur
                                                    XU10 M 86.0 x 86.0 mm 1998 cm3 130 ch Injection
                                                    XU10 J4R 86.0 x 86.0 mm 1998 cm3 135 ch 16 soupapes, cat.
                                                    XU10 J2TE 86.0 x 86.0 mm 1998 cm3 145 ch turbo, catalyseur
                                                    XU10 J2TE 86.0 x 86.0 mm 1998 cm3 150 ch turbo, catalyseur
                                                    XU10 J4D/Z 86.0 x 86.0 mm 1998 cm3 150 ch 16 soupapes, catalyseur
                                                    XU10 J4RS 86.0 x 86.0 mm 1998 cm3 167 ch 16 soupapes, catalyseur
                                                    XU10 J4TE 86.0 x 86.0 mm 1998 cm3 200 ch 16 soupapes, turbo, cat.
                                                    XUD7 /K 80.0 x 88.0 mm 1769 cm3 60 ch Diesel
                                                    XUD7 /Z 80.0 x 88.0 mm 1769 cm3 60 ch Diesel, catalyseur
                                                    XUD7 T/K 80.0 x 88.0 mm 1769 cm3 78 ch Diesel, turbo
                                                    XUD9 A 83.0 x 88.0 mm 1905 cm3 65 ch Diesel
                                                    XUD9 /Z 83.0 x 88.0 mm 1905 cm3 68 ch Diesel, catalysé
                                                    XUD9 B 83.0 x 88.0 mm 1905 cm3 71 ch Diesel
                                                    XUD9 TE/Y 83.0 x 88.0 mm 1905 cm3 90 ch Diesel, turbo, catalysé
                                                    XUD9 TE/L 83.0 x 88.0 mm 1905 cm3 92 ch Diesel, turbo
                                                    XUD11 A 86.0 x 92.0 mm 2138 cm3 83 ch Diesel, 12 soupapes
                                                    XUD11 ATE 85.0 x 92.0 mm 2068 cm3 110 ch D, 12 soupapes, turbo
                                                    XUD11 BTE 85.0 x 92.0 mm 2068 cm3 110 ch D, 12 s, turbo, catalyseur


                                                    Este é o q o teu amigo pensava q o teu carro tinha.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Mas o teu 306 trás este:

                                                      Moteur TU



                                                      Le moteur TU a remplacé le moteur X (issu de la Peugeot 104) à partir du millésime 87. C'est la Citroën AX qui l'inaugure.

                                                      Le moteur TU constitue une évolution du moteur XU décrit plus haut. A part le fait que le TU soit incliné 6° vers l’avant (le collecteur d’échappement étant par ailleurs monté à l’avant de la culasse et le collecteur d’admission à l’arrière), la différence la plus significative réside dans le carter chapeaux des paliers du vilebrequin qui sont désormais constitués d’un seule pièce coulée fixée sur le bas du bloc-cylindres / carter moteur. A noter que ces deux pièces coulées étant usinées ensemble, elle forment une paire appareillée et ne doivent pas être utilisées séparément.


                                                      Comme sur le XU, le nom du moteur donne des informations sur la cylindrée et l’alimentation. Les deux premières lettres sont TU, suivies d’un chiffre ou de deux pour la cylindrée et d’une suite de lettres ou chiffres pour l’alimentation.

                                                      Moteurs TU
                                                      TU9 /K 70.0 x 62.0 mm 954 cm3 45 ch Carbu simple corps
                                                      TU9 M/Z 70.0 x 62.0 mm 954 cm3 50 ch Injection, catalyseur
                                                      TU1 /K 72.0 x 69.0 mm 1124 cm3 55 ch Carbu simple corps
                                                      TU1 F2/K 72.0 x 69.0 mm 1124 cm3 60 ch Carbu simple corps
                                                      TU1 M/Z 72.0 x 69.0 mm 1124 cm3 60 ch Injection, catalyseur
                                                      TU1 JP 72.0 x 69.0 mm 1124 cm3 60 ch Injection, catalyseur
                                                      TU2 4A 75.0 x 73.2 mm 1294 cm3 95 ch 2 carbus double corps
                                                      TU2 4A/K 75.0 x 73.2 mm 1294 cm3 103 ch 2 carbus double corps
                                                      TU2 J2/Z 75.0 x 73.2 mm 1294 cm3 100 ch Injection, catalyseur
                                                      TU3 A 75.0 x 77.0 mm 1360 cm3 65 ch Carbu simple corps
                                                      TU3 A/K 75.0 x 77.0 mm 1360 cm3 70 ch Carbu simple corps
                                                      TU3 F2/K 75.0 x 77.0 mm 1360 cm3 75 ch Carbu double corps
                                                      TU3 M/Z 75.0 x 77.0 mm 1360 cm3 75 ch Injection, catalyseur
                                                      TU3 JP 75.0 x 77.0 mm 1360 cm3 75 ch Injection, catalyseur
                                                      TU3 A (un autre) 75.0 x 77.0 mm 1360 cm3 75 ch Injection, catalyseur
                                                      TU3 S 75.0 x 77.0 mm 1360 cm3 85 ch Carbu double corps
                                                      ET3 J4 75.0 x 77.0 mm 1360 cm3 90 ch Injection, catalyseur
                                                      TU3 FJ2/Z 75.0 x 77.0 mm 1360 cm3 95 ch Injection, catalyseur
                                                      TU3 FJ2/K 75.0 x 77.0 mm 1360 cm3 100 ch Injection
                                                      [u]TU5 JP 78.5 x 82.0 mm 1587 cm3 90 ch Injection, catalyseur </u>
                                                      TU5 J2/L3 78.5 x 82.0 mm 1587 cm3 105 ch Injection, catalyseur
                                                      TU5 JP4 78.5 x 82.0 mm 1587 cm3 110 ch 16 soupapes, catalyseur
                                                      TU5 J4 78.5 x 82.0 mm 1587 cm3 120 ch 16 soupapes, catalyseur
                                                      TU5 JP4 S 78.5 x 82.0 mm 1587 cm3 125 ch 16 soupapes, catalyseur
                                                      TUD3 75.0 x 77.0 mm 1360 cm3 53 ch Diesel
                                                      TUD5 77.0 x 82.0 mm 1527 cm3 58 ch Diesel, catalyseur

                                                      O que está em realce é o motor do teu 306 ;)




                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Mas como é que sabes que é um TU5 e não um TU3?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por mcabral

                                                          Mas como é que sabes que é um TU5 e não um TU3?
                                                          Isso não sei, só vendo o motor ao vivo é q os distingo, mas a 1ª questão q o teu amigo colocou foi em relação ao aspecto do motor e eu só te mostrei q o TU é o q equipa o teu carro. Agora se o carro nunca teve uma avaria grave ou algo similar não estou a ver a razão da troca de motor, até pq se arranja um Tu 1.6 usado ao preço de um Tu 1.4 usado.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Isso deve ter o mesmo motor usado nos xantias..
                                                            isto se for o 1.6

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

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