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Entre Gasolina 95 e 98, qual a mais eficiente e qual a menos poluente?

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    Entre Gasolina 95 e 98, qual a mais eficiente e qual a menos poluente?

    Viva,

    Ao deambular por alguns artigos deparo-me com esta afirmação "use the lowest octane gasoline recommended by the manufacturer", referindo-se ao facto de esta atitude ser mais ecológica/económica. Eu uso 95 octanas puramente pelo custo e porque tendo uma condução cuidada e sem excessos não noto assim diferença entre 95 e 98 octanas.

    Porém, se não estou em erro, o uso de 95 octanas pode levar a mais "explosões descontroladas" que não contribuem para a eficiência do veículo. Assim sendo, para percorrer a mesma distância é provavelmente necessário uma maior quantidade de gasolina 95 do que 98, mesmo que ínfima (se estiver em erro corrijam-me, faço esta afirmação baseada unicamente num pressuposto e não em qualquer uma base científica). E sendo assim, mais explosões com gasolina 95 são necessárias, logo libertando mais CO2 logo sendo mais poluente do que usando gasolina 98, contrariando a afirmação do artigo original. E aqui uso outro prossuposto, onde o custo e a poluição na produção de gasolina de 95 octanas é semelhante à de 98 octanas.

    Assim sendo, coloco a questão: entre Gasolina 95 e 98, qual a mais eficiente e qual a menos poluente?

    Marco

    #2
    O índice de octanas apenas serve para indicar a capacidade da gasolina
    para evitar a auto-detonação. A auto-detonação ocorre antes da faísca
    produzida pelas velas devido à compressão ou calor excessivo.

    A 98 tem mais capacidade que a 95 para evitar a auto-detonação e é
    mais cara. Isto não significa que a 98 seja MELHOR que a 95, antes pelo
    contrário. Ou seja, se o fabricante diz que o carro funciona bem com a
    95, então a 95 é melhor que a 98 para esse carro. Primeiro porque é mais
    barata, e segundo porque detona melhor que a 98.

    Tudo o resto é mito.

    Comentário


      #3
      se o teu carro pode levar da 95 tu usas 95 e poupas montes de dinheiro.

      Comentário


        #4
        Nota adicional:

        O carro (centralina) não faz a menor ideia se a gasolina é 95 ou 98.
        Se está programado pelo fabricante para 95, então assume 95, mesmo
        quando tem 98 no depósito.

        Assim, consome exactamente a mesma quantidade de gasolina. Pode,
        no entanto é não detonar toda a 98 como faria com a 95, o que significa
        menos potência, e mais poluição com a inerente destruição prematura do
        catalizador. Por outro lado, até pode consumir mais, se a centralina achar
        que a menor detonação é por falta de injecção de combustível, o que
        faz aumentar o consumo.

        Comentário


          #5
          Vamos lá a corrigir umas coisinhas:

          e segundo porque detona melhor que a 98.
          Isso não interessa para nada. O que se pretende é que detone apenas na altura da faísca da vela.

          O carro (centralina) não faz a menor ideia se a gasolina é 95 ou 98.
          Se está programado pelo fabricante para 95, então assume 95, mesmo
          quando tem 98 no depósito.
          Caso gaste 98 e tenha 95 no depósito. Se o motor tive munido de um sensor de detonação, a centralina vai ajustar o tempo de ignição até ao tempo exacto.
          Não será bem 'saber', mas adivinhar.

          A grande diferença é nos bolsos do consumidor, pois a IO95 é mais barata.
          Editado pela última vez por CarlosL; 08 July 2008, 20:24.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
            Nota adicional:

            O carro (centralina) não faz a menor ideia se a gasolina é 95 ou 98.
            Se está programado pelo fabricante para 95, então assume 95, mesmo
            quando tem 98 no depósito.
            Lamento, ma isso não é de todo verdade, existe o knock sensor que permite a ECU ajustar os tempos de ignição, conforme o tipo de gasolina que o motor esteja a utilizar.
            Ele detecta o limiar da auto detonação e determina o tipo de gasolina para efectuar uma explosão o mais eficiente possível.

            edit: o Carlos.L já se adiantou ...

            Comentário


              #7
              Eu usei dois depósito de Ultimate da BP, mais para "limpeza" de 10k em 10k faço isso.

              Em termos de andamento não notei nada, também não esperava que se notasse.

              Não sei se o motor tem knock sensor, mas penso que já deve de ter . . .

              Por norma utilizo SC95, que é a recomendada pelo fabricante. Só vou à 98, porque é a tal que tem os aditivos XPTO, na Golp também há gasolina 95 com aditivos XPTO, mas como não havia GOLP ao pé, foi mesmo da BP

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                Vamos lá a corrigir umas coisinhas:
                Isso não interessa para nada. O que se pretende é que detone apenas na altura da faísca da vela.
                Ai isso é que interessa. Se a 98 detona menos que a 95 (para evitar a
                auto-detonação), então existe a possibilidade de não detonar toda a
                gasolina injectada (os motores TWIN SPARK faziam a 2ª faísca para
                detonar a gasolina - vapores - que sobrassem).
                Gasolina não detonada dá cabo dos catalizadores, e aumenta a poluição.
                Além disso, ao contrário do que se possa pensar, até pode piorar os
                rendimentos em lugar de os melhorar.

                Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                Caso gaste 98 e tenha 95 no depósito. Se o motor tive munido de um sensor de detonação, a centralina vai ajustar o tempo de ignição até ao tempo exacto.
                Não será bem 'saber', mas adivinhar.
                Isso do knock sensor é para quando tens combustível de octanas
                INFERIORES às recomendadas. Estávamos a falar de meter 98 num
                carro com recomendação de 95, e não o contrário.

                Ou seja, para o knock sensor "sentir" a auto-detonação é necessário
                que ela ocorra, e isso só acontece quando as octanas são inferiores
                (ou quando existe alguma avaria face às especificações correctas de
                fábrica).

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por iJAF Ver Post
                  Lamento, ma isso não é de todo verdade, existe o knock sensor que permite a ECU ajustar os tempos de ignição, conforme o tipo de gasolina que o motor esteja a utilizar.
                  Ele detecta o limiar da auto detonação e determina o tipo de gasolina para efectuar uma explosão o mais eficiente possível.

                  edit: o Carlos.L já se adiantou ...
                  Existe para evitar (tentar evitar) a auto-detonação (quando as octanas
                  são insuficientes), não serve para detonar o que não foi detonado após
                  a faísca.

                  What does a knock sensor do?
                  It allows the engine to run with the ignition timing as far advanced as possible. The computer will continue to advance the timing until the knock sensor detects pinging. At that point the computer retards the ignition timing just enough for the pinging to stop.
                  A knock sensor assures that you're getting as much power and fuel economy as is possible from your engine.
                  knock sensor
                  The knock sensor responds to spark knock caused by over advanced timing. A knock is a sudden increase in cylinder pressure caused by preignition of the air fuel mixture as the flame front moves out from the spark plug ignition point. pressure waves in the chamber crash into the piston or cylinder walls resulting in a sound known as a knock or ping. this is caused by using a fuel with a low octane rating, overheating, or over advanced timing. sometimes it can be caused by hot carbon deposits on the piston or cylinder head that raise compression.

                  Comentário


                    #10
                    Using the Correct Octane
                    Use the gasoline octane rating recommended in your owner's manual. Using too high of an octane can cause pinging in the engine, which can be annoying and can also be a sign of engine problems. Even if there is nothing wrong with your car, you may spend unnecessary money on diagnosis to rule out any other problems.
                    http://www.thriftyfun.com/tf372515.tip.html


                    Know Your Car's Correct Gasoline Octane Rating
                    The brand name of the fuel is of no importance to your engine. But the correct octane rating is vital. (...)
                    http://money.howstuffworks.com/how-t...nomically4.htm


                    WHAT IF I PREFER TO USE GASOLINE WITH HIGHER OCTANE RATINGS?
                    You can, but there are no real benefits, other than the gasoline manufacturers making more money off of you. When you use a fuel with a higher octane rating than your vehicle requires, you can send this unburned fuel into the emissions system. It can also collect in the catalytic converter. When you over stress any system, it can malfunction or not do what it was designed to do properly. In the early 90's, an early warning symptom was a rotten egg smell from the tailpipe. Easy fix, go back to using regular 87 octane gasoline. The rude odor usually disappears after several tanks of gasoline. (...)
                    http://theserviceadvisor.com/octane.htm


                    Um artigo mais aprofundado sobre o assunto:

                    http://www.slate.com/id/2182076/

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por marco.veloso Ver Post
                      Assim sendo, coloco a questão: entre Gasolina 95 e 98, qual a mais eficiente e qual a menos poluente?
                      Faz um teste durante alguns meses.
                      Faz depósitos com 95 e outros com 98.
                      Compara os consumos.

                      Será mais poluente aquela com a qual tiveste um consumo mais elevado.
                      Ignorando os custos, será mais eficiente aquela com a qual tiveste um consumo mais baixo.

                      Habitualmente, só se nota diferenças em motores mais potentes, especialmente os sobrealimentados.

                      Michael

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                        Ai isso é que interessa. Se a 98 detona menos que a 95 (para evitar a
                        auto-detonação), então existe a possibilidade de não detonar toda a
                        gasolina injectada (os motores TWIN SPARK faziam a 2ª faísca para
                        detonar a gasolina - vapores - que sobrassem).
                        Gasolina não detonada dá cabo dos catalizadores, e aumenta a poluição.
                        Além disso, ao contrário do que se possa pensar, até pode piorar os
                        rendimentos em lugar de os melhorar.
                        Não detona menos ou mais. O que tem é mais resistência à detonação nas mesmas condições de pressão e temperatura.

                        Tenta ler um bocado sobre os ciclos de um motor de 4 tempos Otto e vais reparar que no ciclo chamado de explosão ela acontece num único momento e para todo o combustível que estiver no cilindro.

                        Nem num Alfa isso acontece.

                        Já no Diesel moderno, com injecções múltiplas, há motores onde se faz uma injecção pós-explosão, fase de escape, para que o combustível possa ser queimado mais à frente.

                        Mas isso fica para a próxima.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                          Não detona menos ou mais. O que tem é mais resistência à detonação nas mesmas condições de pressão e temperatura.

                          Tenta ler um bocado sobre os ciclos de um motor de 4 tempos Otto e vais reparar que no ciclo chamado de explosão ela acontece num único momento e para todo o combustível que estiver no cilindro.

                          Nem num Alfa isso acontece.
                          Oxygenate blending
                          Oxygenate blending adds oxygen to the fuel in oxygen-bearing compounds such as MTBE, ETBE and ethanol, and so reduces the amount of carbon monoxide and unburned fuel in the exhaust gas, thus reducing smog. (...)
                          http://en.wikipedia.org/wiki/Gasoline


                          Até há quem faça negócio à custa disso:

                          Save Fuel (8 - 23%) from more complete burning of Air/Fuel mixture; generating less wastage - 'unburned fuel'.
                          http://www.xtreme-101.com/


                          Alfa Romeo Twin Spark engine
                          The second spark fires in the extra compressed mix, ensuring a cleaner burn and less unburnt fuel in the exhaust as well as a higher thermodynamic efficiency. (...)
                          http://en.wikipedia.org/wiki/Alfa_Ro...n_Spark_engine


                          Aparentemente acontece em todos...

                          E quanto mais resistente à detonação for (98 vs 95), mais acontece.

                          Comentário


                            #14
                            O termo correcto é auto-detonação. Assim já dá para perceber melhor.

                            Quanto às velas, a capacidade de gerar uma boa e grande faísca melhora a ignição (passe a redundância) da mistura. E uma boa explosão, melhora o rendimento do motor.

                            Nas actividades de tuning dos carros japoneses, em especial os carros de alta rotação (Honda), usa-se substituir os cabos de ignição e velas por outros de maior condutibilidade. E na aritmética, sempre são uns 4 a 5 cv de potência a mais.

                            Comentário


                              #15
                              Isto é tema de debate constante no fórum e por isso não me vou alargar muito.

                              Explicações técnicas à parte, que para o caso não interessam nada, o melhor que se tem a fazer são testes, já que isto varia de carro para carro, não há nenhuma regra geral.

                              Aquela que realmente der para fazer os mesmos quilómetros em situações idênticas, é a mais eficiente.

                              Para o meu caso por exemplo, a 98 é mais eficiente, depois de vários depósitos a fazer comparações, cheguei à conclusão que faço mais quilómetros com 98 do que com a 95. De qualquer maneira, é raro meter 98, visto que o acréscimo de preço face à 95 não compensa de maneira nenhuma os quilómetros que faça a mais.
                              Editado pela última vez por reiszink; 09 July 2008, 20:29.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                Oxygenate blending
                                Oxygenate blending adds oxygen to the fuel in oxygen-bearing compounds such as MTBE, ETBE and ethanol, and so reduces the amount of carbon monoxide and unburned fuel in the exhaust gas, thus reducing smog. (...)
                                http://en.wikipedia.org/wiki/Gasoline

                                Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                Até há quem faça negócio à custa disso:

                                Save Fuel (8 - 23%) from more complete burning of Air/Fuel mixture; generating less wastage - 'unburned fuel'.
                                http://www.xtreme-101.com/
                                Há quem faça negócio à custa de tudo e mais alguma coisa. Neste caso, seja que "solução" for, estará a duplicar o trabalho da sonda lambda, presente em qualquer carro catalizado (ou seja, todos os actuais)


                                Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                Alfa Romeo Twin Spark engine
                                The second spark fires in the extra compressed mix, ensuring a cleaner burn and less unburnt fuel in the exhaust as well as a higher thermodynamic efficiency. (...)
                                http://en.wikipedia.org/wiki/Alfa_Ro...n_Spark_engine
                                No tempo dos carburadores, fazia todo o sentido. Agora, é mais marketing que outra coisa.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                  O termo correcto é auto-detonação. Assim já dá para perceber melhor.
                                  O temo correcto é detonação! "Auto-detonação" não passa de uma redundância.

                                  Comentário


                                    #18
                                    boas...

                                    ainda este fim de semana fiquei um pouco confuso quando verifico na tampa de combustivel do carro do meu primo (vw polo g40) que devia usar sem chumbo 98 oct....

                                    segundo a teoria do pessoal das bombas de combustivel a gasolina 98 oct sao para carros superiores a 1.8cc ou com mais de 160cv, por isso fiquei confuso quando olhei para o vw polo 1.3 g40...

                                    eu tenho um toyota corolla gti e um fiat uno turbo ie mk1, sera que tambem deva usar gasolina de 98 oct nos dois carros....

                                    cumps

                                    Comentário


                                      #19
                                      Penso que está tudo relacionado com as taxas de compressão, quanto mais alta a taxa mais octanas são necessárias para evitar a auto-detonação... não será?
                                      Quando apareceram os primeiros carros otto com injecção directa até preferiam gasolina de 100 octanas, entretanto penso que a electrónica resolveu isso.
                                      Houve uma edição da Autohoje onde fizeram esse comparativo, vários carros, o mesmo percurso e cada um deles usou cada uma das gasolinas em separado... concluiram que na maioria dos casos a 98 até faz consumos maiores sem aumento de potência, potência essa que até diminui em alguns casos.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Houve uma edição da Autohoje onde fizeram esse comparativo, vários carros, o mesmo percurso e cada um deles usou cada uma das gasolinas em separado... concluiram que na maioria dos casos a 98 até faz consumos maiores sem aumento de potência, potência essa que até diminui em alguns casos.
                                        com o toyota gti tambem me pareceu que bebeu mais e perdeu potencia, so experimentei 2 vezes...
                                        com o turbo ie ainda nao experimentei...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                          O índice de octanas apenas serve para indicar a capacidade da gasolina
                                          para evitar a auto-detonação. A auto-detonação ocorre antes da faísca
                                          produzida pelas velas devido à compressão ou calor excessivo.

                                          A 98 tem mais capacidade que a 95 para evitar a auto-detonação e é
                                          mais cara. Isto não significa que a 98 seja MELHOR que a 95, antes pelo
                                          contrário. Ou seja, se o fabricante diz que o carro funciona bem com a
                                          95, então a 95 é melhor que a 98 para esse carro. Primeiro porque é mais
                                          barata, e segundo porque detona melhor que a 98.

                                          Tudo o resto é mito.

                                          Ora aqui está, muito bem respondido e resumido em meia dúzia de linhas

                                          PODE FECHAR

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                            O temo correcto é detonação! "Auto-detonação" não passa de uma redundância.
                                            Trata-se de uma precisão.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Viva,

                                              Coloco uma segunda questão: se os veículos podem realizar uma boa prestação com gasolina de 95 octanas, por que razão muitas vezes se refere o uso de "premium" ou gasolina de 100 octanas para "limpar o motor"? Que efeito tem na prática este tipo de combustível no motor ou no resto do sistema?

                                              Marco

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por marco.veloso Ver Post
                                                Viva,

                                                Coloco uma segunda questão: se os veículos podem realizar uma boa prestação com gasolina de 95 octanas, por que razão muitas vezes se refere o uso de "premium" ou gasolina de 100 octanas para "limpar o motor"? Que efeito tem na prática este tipo de combustível no motor ou no resto do sistema?

                                                Marco
                                                Há muitos veículos que precisam de 98.

                                                Fora isso, as gasolinas primium, é para dar mais dinheiro às petrolíferas...

                                                Essas gasolinas têm mais uns aditivios com capacidades detergentes. Em carros velhotes, dá jeito uma esfregadela. Ou aditivos da STP.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                                  Trata-se de uma precisão.
                                                  Trata-se de dizer as coisas como são, em vez de lançar mais confusão.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                                    Trata-se de dizer as coisas como são, em vez de lançar mais confusão.
                                                    Então explica aí. Não fiques pelas bordas.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                                      Há muitos veículos que precisam de 98.

                                                      Fora isso, as gasolinas primium, é para dar mais dinheiro às petrolíferas...

                                                      Essas gasolinas têm mais uns aditivios com capacidades detergentes. Em carros velhotes, dá jeito uma esfregadela. Ou aditivos da STP.
                                                      Fica mais barato meter gasolina/diesel normal e depois adicionar aditivo à parte. É o que eu faço sempre...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por pedro_rkc Ver Post
                                                        se o teu carro pode levar da 95 tu usas 95 e poupas montes de dinheiro.

                                                        não li tudo ate a fim... mas isso é treta!


                                                        eu tive 1 carro que gastava 95, dei avanço ao distribuidor para gastar 98, passou a gastar menos, andar mais e melhor resposta!



                                                        contas feitas, ao fim do mes era igual, logo so punha 98! e era um 1300 16v 88cv

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Geralmente só os de cilindrada mais elevada, ou sobrealimentados beneficiam com mais octanas. ..dito isto, cada carro, cada motor, sua sentença.


                                                          Michael

                                                          Comentário

                                                          AD fim dos posts Desktop

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