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Faróis de Xenon

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    Faróis de Xenon

    Já à algum tempo ando com esta dúvida.
    Eu vejo no equipamento de alguns carros Faróis de Xenón.
    Depois em outros vejo Faróis de Bi-Xenón.

    O que eu desejava saber qual é a diferença das duas coisas.[|)]

    #2
    Julgo que os bi-xénon tb os mínimos usam esse sistema, enquanto q os xénon são nos médios!

    Comentário


      #3
      citação:Originalmente colocada por warmthboy

      Julgo que os bi-xénon tb os mínimos usam esse sistema, enquanto q os xénon são nos médios!
      errado..[8)][}]

      bixenon é teres os medios e os maximos em xenon
      xenon é so os medios[^]

      Comentário


        #4
        As luzes xenon dizem ser bem mais eficazes se assim é porque não adoptam todos os construtuores por este item?

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por João Mendes

          citação:Originalmente colocada por warmthboy

          Julgo que os bi-xénon tb os mínimos usam esse sistema, enquanto q os xénon são nos médios!
          errado..[8)][}]

          bixenon é teres os medios e os maximos em xenon
          xenon é so os medios[^]
          pensava que os médios/máximos funcionavam em conjunto[8)]

          Comentário


            #6
            Tal como referiu o João Mendes,

            Xenon -> Apenas os médios
            Bi-Xenon -> Médios e Máximos

            Depois há os Bi-Xenon Direccionais como, por exemplo, os do C4 :D

            Comentário


              #7
              realmente tb tinha essa duvida, agora s ha coisa k nao percebo e o seguinte:
              somos multados por conduzir com luzes d nevoeiro e medios ligados em uma noite limpa, pk encadeia e nao e legal e bleu bleu bleu, MAS dps tenho k mamar com os gajos d carrinhos novos k veem atras d mim com um pekeno relançe azul nas luzes. assim k os vejo so tenho 2 hipoteses, ou os deixo pra tras ou deixo-os passar o mais rapidamente possivel. farois d nevoeiro nao m fazem a minima confusao, XENON ? nem conto

              iluminam bem, EXCELENTE MM mas sera k alguem os testes contra encadeamento? ou ate mm alguem ensina as pessoas k existem reguladores d altura dos medios consuante o peso k o carro leva?.

              sao bastante bons e eu gostava d os instalar no meu puma, mas por outro lado kd soube o preço d um medio desisti ...

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por MLK

                As luzes xenon dizem ser bem mais eficazes se assim é porque não adoptam todos os construtuores por este item?
                Porque é dispendioso. Por exemplo, todos nós sabemos que os travões de disco são mais eficazes do que os de tambores. Então porque é que não abandonam de umas vez por todas os tambores? Razões económicas, já se sabe.

                Comentário


                  #9
                  Muito agradecido.
                  Os faróis de xenon pelo que sei, eles não encadeiam tanto como os de halógeneo.

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por Super de Origem

                    citação:Originalmente colocada por MLK

                    As luzes xenon dizem ser bem mais eficazes se assim é porque não adoptam todos os construtuores por este item?
                    Porque é dispendioso. Por exemplo, todos nós sabemos que os travões de disco são mais eficazes do que os de tambores. Então porque é que não abandonam de umas vez por todas os tambores? Razões económicas, já se sabe.
                    Mas dispendioso para quem para nós ou para o construtor, em principi sera mais dispendioso para nós porque o construtor fabrica em série não é por ai que vai inflacionar o preço final do produto penso eu mas e dai posso estar a pensar mal!

                    Comentário


                      #11
                      Dispendioso para todos, mas quem paga no fim somos nós, k os construtores não andam aki pelos nossos lindos olhos!

                      É como tudo. ao início é caro e só pra topos de gama e, ao longo do tempo, vai-se democratizando. Já chegou ao segmento C!

                      MLK, olha a pontuação ;)

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por JKibagami
                        iluminam bem, EXCELENTE MM mas sera k alguem os testes contra encadeamento? ou ate mm alguem ensina as pessoas k existem reguladores d altura dos medios consuante o peso k o carro leva?.
                        todos os carros com xenon de origem têm regulação automática da altura dos farois. os que te encandeiam estão ou avariados ou são ilegais ou são farois "pseudo-xenon" mal afinados.

                        Comentário


                          #13
                          Viva. Os faróis de xénon e bi-xenon são mto mais caros porque exigem um sistema automático de nivelação, de acordo com a enclinação do veiculo, como por exemplo, carro carregado e mala cheia. Dai não terem o tradicional interruptor de regulação da altura das luzes uma vez q essa regulação é feita sem intervenção do condutor. E dai todos os carros com xenon ou bi terem obrigatoriamente lava-faróis, porque qualquer sujidade pode alterar a direcção do feixe de luz. Logo, se querem instalar xenon lembrem-se dos lava-farois. Acho que escova e ajax no porta luvas não conta... Abraços:D

                          Comentário


                            #14
                            Recomendo a todos a porem xenon, eu tenho e é demais a qualidade da luz a noite !!!

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por betox

                              Recomendo a todos a porem xenon, eu tenho e é demais a qualidade da luz a noite !!!
                              Mas diz uma coisa, qualquer carro pode utilizar farois de xenon?

                              Comentário


                                #16
                                A diferença entre xenon e bi-xenon, é que neste ultimo quando fazes maximos os medios sobem ligeiramente, aumentando assim a area iluminada.

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por Mysterious

                                  A diferença entre xenon e bi-xenon, é que neste ultimo quando fazes maximos os medios sobem ligeiramente, aumentando assim a area iluminada.
                                  A comutação por máximos não é feita dessa forma... o que acontece é que enquanto os faróis estiverem em médios, um obturador dentro do farol tapa parte do feixe de luz (em cima). Quando se comuta para máximos esse obturador abre, deixando passar toda a luz.
                                  Portanto basicamente num sistema bi-xénon a luz produzida por defeito é "máximos", e quando se quer médios o sistema tapa parte da luz.

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por João Mendes

                                    citação:Originalmente colocada por warmthboy

                                    Julgo que os bi-xénon tb os mínimos usam esse sistema, enquanto q os xénon são nos médios!
                                    errado..[8)][}]

                                    bixenon é teres os medios e os maximos em xenon
                                    xenon é so os medios[^]
                                    Nem mais... resposta simples e concisa

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por MLK

                                      As luzes xenon dizem ser bem mais eficazes se assim é porque não adoptam todos os construtuores por este item?
                                      Por uma questão de dinheiro. No futuro há-de ser como começou o ABS, apenas vinha em alguns, hoje é banal.

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por 16v

                                        Tal como referiu o João Mendes,

                                        Xenon -> Apenas os médios
                                        Bi-Xenon -> Médios e Máximos

                                        Depois há os Bi-Xenon Direccionais como, por exemplo, os do C4 :D
                                        Isso nada tem a ver com os de XENON. Farois direcionais já eram utilizados com o boca de sapo em 1972.

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                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por nfh

                                          citação:Originalmente colocada por Mysterious

                                          A diferença entre xenon e bi-xenon, é que neste ultimo quando fazes maximos os medios sobem ligeiramente, aumentando assim a area iluminada.
                                          A comutação por máximos não é feita dessa forma... o que acontece é que enquanto os faróis estiverem em médios, um obturador dentro do farol tapa parte do feixe de luz (em cima). Quando se comuta para máximos esse obturador abre, deixando passar toda a luz.
                                          Portanto basicamente num sistema bi-xénon a luz produzida por defeito é "máximos", e quando se quer médios o sistema tapa parte da luz.
                                          Pelo menos no Astra garanto-te que é. Quando ligas os máximos, os médios "levantam", tão simples quanto isso.

                                          EDIT: vi agora que falas em comutação; não estarás a fazer confusão? É que lâmpadas de xénon só existem para os médios, normalmente as lâmpadas de máximos são de halogéneo e estão numa óptica à parte... logo não existe qualquer comutação, existe sim é um funcionamento simultâneo das duas lâmpadas.

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                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por JKibagami

                                            realmente tb tinha essa duvida, agora s ha coisa k nao percebo e o seguinte:
                                            somos multados por conduzir com luzes d nevoeiro e medios ligados em uma noite limpa, pk encadeia e nao e legal e bleu bleu bleu, MAS dps tenho k mamar com os gajos d carrinhos novos k veem atras d mim com um pekeno relançe azul nas luzes. assim k os vejo so tenho 2 hipoteses, ou os deixo pra tras ou deixo-os passar o mais rapidamente possivel. farois d nevoeiro nao m fazem a minima confusao, XENON ? nem conto

                                            iluminam bem, EXCELENTE MM mas sera k alguem os testes contra encadeamento? ou ate mm alguem ensina as pessoas k existem reguladores d altura dos medios consuante o peso k o carro leva?.

                                            sao bastante bons e eu gostava d os instalar no meu puma, mas por outro lado kd soube o preço d um medio desisti ...
                                            Caro Jkibagami
                                            Por lei (segundo sei) não há reguladores manuais no interior do carro quando este vem com faróis de XENON
                                            Das duas uma, ou sairam de fábrica mal regulados (coisa estranha) ou algum curioso andou lá a mexer nos parafusos reguladores.

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por nfh

                                              citação:Originalmente colocada por Mysterious

                                              A diferença entre xenon e bi-xenon, é que neste ultimo quando fazes maximos os medios sobem ligeiramente, aumentando assim a area iluminada.
                                              A comutação por máximos não é feita dessa forma... o que acontece é que enquanto os faróis estiverem em médios, um obturador dentro do farol tapa parte do feixe de luz (em cima). Quando se comuta para máximos esse obturador abre, deixando passar toda a luz.
                                              Portanto basicamente num sistema bi-xénon a luz produzida por defeito é "máximos", e quando se quer médios o sistema tapa parte da luz.
                                              Nem mais... e está patentado esse sistema.

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por Carlos Alves
                                                Pelo menos no Astra garanto-te que é. Quando ligas os máximos, os médios "levantam", tão simples quanto isso.

                                                EDIT: vi agora que falas em comutação; não estarás a fazer confusão? É que lâmpadas de xénon só existem para os médios, normalmente as lâmpadas de máximos são de halogéneo e estão numa óptica à parte... logo não existe qualquer comutação, existe sim é um funcionamento simultâneo das duas lâmpadas.
                                                [/quote]


                                                Não há confusão alguma...

                                                [img]uploaded/FGO/200652113530_bi-xenon.gif [/img]

                                                Download Attachment: [img]images/icon_paperclip.gif[/img] bi-xenon.gif
                                                35,66KB

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Ok, esclarecido ;)

                                                  Eu pensava que era apenas a óptica que "levantava" um bocadinho.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    No cá de casa que tem bi-xenon, os máximos funcionam levantando os médios (não sei se tabém abre mais o feixe) e acendendo uma luz de halógéneo.

                                                    Se for sinal de luzes durante o dia só funcionam as de halogeneo

                                                    Mais do que os médios de xenon impressiona-me os máximos também com este sistema, fica literalmente de dia.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Levi, já noutra ocasião tive oportunidade de te perguntar, mas nunca cheguei a saber ao certo: esse aí de casa tem mesmo bi-xénon? Qual é o automóvel em questão e de que ano é?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por JKibagami

                                                        realmente tb tinha essa duvida, agora s ha coisa k nao percebo e o seguinte:
                                                        somos multados por conduzir com luzes d nevoeiro e medios ligados em uma noite limpa, pk encadeia e nao e legal e bleu bleu bleu, MAS dps tenho k mamar com os gajos d carrinhos novos k veem atras d mim com um pekeno relançe azul nas luzes. assim k os vejo so tenho 2 hipoteses, ou os deixo pra tras ou deixo-os passar o mais rapidamente possivel. farois d nevoeiro nao m fazem a minima confusao, XENON ? nem conto

                                                        iluminam bem, EXCELENTE MM mas sera k alguem os testes contra encadeamento? ou ate mm alguem ensina as pessoas k existem reguladores d altura dos medios consuante o peso k o carro leva?.

                                                        sao bastante bons e eu gostava d os instalar no meu puma, mas por outro lado kd soube o preço d um medio desisti ...
                                                        O encandeamento provocado pelos farois de Xenon é muito inferior ao dos farois convencionais (halogeneo).

                                                        Isso devem ser farois de xenon montados no zé da esquina.

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                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por nfh

                                                          citação:Originalmente colocada por Mysterious

                                                          A diferença entre xenon e bi-xenon, é que neste ultimo quando fazes maximos os medios sobem ligeiramente, aumentando assim a area iluminada.
                                                          A comutação por máximos não é feita dessa forma... o que acontece é que enquanto os faróis estiverem em médios, um obturador dentro do farol tapa parte do feixe de luz (em cima). Quando se comuta para máximos esse obturador abre, deixando passar toda a luz.
                                                          Portanto basicamente num sistema bi-xénon a luz produzida por defeito é "máximos", e quando se quer médios o sistema tapa parte da luz.
                                                          A ideia que tinha era mesmo aquela, mas tens razão

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                                                            #30
                                                            O "famoso" bi-xenon :

                                                            No meu carro é assim.
                                                            Ainda nao tive bem a noçao, mas de dentro do carro, quando dou maximos, aumenta o nivel/intensidade de luz, agora se levanta, ou se tem obturador, isso ja nao sei

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