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Carros japoneses "apimentados", dinamica over-rated ?

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    Carros japoneses "apimentados", dinamica over-rated ?

    Ora bem, antes de mais espero que se possa discutir o assunto de maneira relativamente tranquila.

    Tenho a sensação que ha varios carros sobretudo japoneses sobrevalorizados, no que toca a sua dinamica.
    Aquando de uma discussão que se teve noutro topico acerca disso, fiquei cada vez mais com essa ideia.

    Fico com a sensação, que Best Motoring, Initial D, a inclinação para grandes preparações nestes carros tenha criado uma imagem que não é bem "real".

    Tenho a sensação que a maioria desses tão aclamados carros não seja assim tão boa STOCK.

    Por exemplo não é raro ver o NSX a dar coça em tudo o que é super-desportivo. Bem como AE86 elevados a patamares, aos quais de origem não chega...
    Quando na realidade tenho ideia que não faltam europeus que stock são bem mais fortes.
    Não retirando merito ao potencial que alguns japoneses têm.

    Estarei enganado ?

    Deixo um video, que vi pela 1ª vez hoje, e que me fez abrir este topico.
    75 vs. NSX vs. Impreza WRX
    http://www.youtube.com/watch?v=7_aVxnraXYE

    #2
    Não tenho dúvidas que existem grandes desportivos europeus, mas os orientais surpreendem-me pelo facto de se empenharem bastante no que fazem e desenvolverem aquilo que muitas vezes, os europeus começaram.

    Comentário


      #3
      Tocaste num assunto bem interessante, Nuno.

      Carros como 300ZX davam combate a seus concorrentes quando stock. Mas, será que um AE86 original fazia frente a um 205 GTI?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por 1alfista Ver Post
        Ora bem, antes de mais espero que se possa discutir o assunto de maneira relativamente tranquila.

        Tenho a sensação que ha varios carros sobretudo japoneses sobrevalorizados, no que toca a sua dinamica.
        Aquando de uma discussão que se teve noutro topico acerca disso, fiquei cada vez mais com essa ideia.

        Fico com a sensação, que Best Motoring, Initial D, a inclinação para grandes preparações nestes carros tenha criado uma imagem que não é bem "real".

        Tenho a sensação que a maioria desses tão aclamados carros não seja assim tão boa STOCK.

        Por exemplo não é raro ver o NSX a dar coça em tudo o que é super-desportivo. Bem como AE86 elevados a patamares, aos quais de origem não chega...
        Quando na realidade tenho ideia que não faltam europeus que stock são bem mais fortes.
        Não retirando merito ao potencial que alguns japoneses têm.

        Estarei enganado ?

        Deixo um video, que vi pela 1ª vez hoje, e que me fez abrir este topico.
        75 vs. NSX vs. Impreza WRX
        http://www.youtube.com/watch?v=7_aVxnraXYE
        falando o amis sinceramente possível, acho que tens alguma razão, muitas vezes a vertente dinâmica não acompanha o resto do conjunto, talvez porque eles não olham para alguns veículos como desportivos e nós olhamos, existem vários casos desses, com os VTI's, o 300ZX, o próprio 350Z...

        No entanto há que destacar aqui duas questões:

        1º - a partir do momento que se desconfia dos vídeos da Best Motoring é normal desconfiar por exemplo desse que pões...

        2º a maioria das versões mais apimentadas não vieram para Portugal, temos muito poucas análises desses veículos na Europa, estou a falar por exemplo de um NSX R, de um Cupra TRD, de um Nissan R34 mine's, etc

        sim porque estes preparadores são a AMG do sítio, eles trabalham em conjunto com as marcas e não em separado.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por 1alfista Ver Post
          Ora bem, antes de mais espero que se possa discutir o assunto de maneira relativamente tranquila.

          Tenho a sensação que ha varios carros sobretudo japoneses sobrevalorizados, no que toca a sua dinamica.
          Aquando de uma discussão que se teve noutro topico acerca disso, fiquei cada vez mais com essa ideia.

          Fico com a sensação, que Best Motoring, Initial D, a inclinação para grandes preparações nestes carros tenha criado uma imagem que não é bem "real".

          Tenho a sensação que a maioria desses tão aclamados carros não seja assim tão boa STOCK.

          Por exemplo não é raro ver o NSX a dar coça em tudo o que é super-desportivo. Bem como AE86 elevados a patamares, aos quais de origem não chega...
          Quando na realidade tenho ideia que não faltam europeus que stock são bem mais fortes.
          Não retirando merito ao potencial que alguns japoneses têm.

          Estarei enganado ?

          Deixo um video, que vi pela 1ª vez hoje, e que me fez abrir este topico.
          75 vs. NSX vs. Impreza WRX
          http://www.youtube.com/watch?v=7_aVxnraXYE
          Nem parece um tópico teu Nuno.
          No Best Motoring tens a versão normal em que os carros são testados na sua forma normal por pilotos (uns mais ousados que outros, é certo), e tens a Hot Version, em que tens carros preparados que obviamente não podem ser comparados com carros normais.

          Não percebi a referência Initial D? Estamos a falar de desenhos animados ou da realidade?

          Vídeos de track days não provam absolutamente nada. Tens condutores de níveis diferentes com carros em estados diferentes... Se não também concluíamos que um 1.4 TS é mais rápido do que um 2.0 TS em Braga...

          Para além de que um NSX 3.0 NA1 de caixa automática não é o mesmo que um NSX-R NA2 e não sabemos que NSX é aquele. E sim, um NSX-R NA2 conduzido por um piloto destemido como o Gan San faz muito, mas muito estrago.

          Se não confiares na BM tens sempre a evo que elegeu o ITR como melhor FWD de sempre e onde o NSX-R é um carro com cotação máxima.
          Editado pela última vez por RPM; 17 July 2008, 15:04.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por RPM Ver Post
            Nem parece um tópico teu Nuno.
            No Best Motoring tens a versão normal em que os carros são testados na sua forma normal por pilotos (uns mais ousados que outros, é certo), e tens a Hot Version, em que tens carros preparados que obviamente não podem ser comparados com carros normais.

            Não percebi a referência Initial D? Estamos a falar de desenhos animados ou da realidade?

            Vídeos de track days não provam absolutamente nada. Tens condutores de níveis diferentes com carros em estados diferentes... Se não também concluíamos que um 1.4 TS é mais rápido do que um 2.0 TS em Braga...

            Para além de que um NSX 3.0 NA1 de caixa automática não é o mesmo que um NSX-R NA2 e não sabemos que NSX é aquele. E sim, um NSX-R NA2 conduzido por um piloto destemido como o Gan San faz muito, mas muito estrago.

            Se não confiares na BM tens sempre a evo que elegeu o ITR como melhor FWD de sempre e onde o NSX-R é um carro com cotação máxima.
            Exacto.

            Um Lewis Hamilton num Grande Punto 1.3 multijet também é capaz de fazer o mesmo a mim, mesmo que estivesse num NSX.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por RPM Ver Post
              Nem parece um tópico teu Nuno.

              Ja nem me lembrava de criar um topico.

              Acho que a minha questão é "interessante" chamemos lhe assim.
              Nem sequer estou a colocar em causa o valor de nenhum carro.

              No Best Motoring tens a versão normal em que os carros são testados na sua forma normal por pilotos (uns mais ousados que outros, é certo), e tens a Hot Version, em que tens carros preparados que obviamente não podem ser comparados com carros normais.
              Pois, mas o que não falta é ver pessoal referir que um NSX é mais rapido que o resto do mundo, mesmo com menos 300cv, and so on.
              E isso não me parece a realidade.


              Vídeos de track days não provam absolutamente nada. Tens condutores de níveis diferentes com carros em estados diferentes... Se não também concluíamos que um 1.4 TS é mais rápido do que um 2.0 TS em Braga...
              Eu não pretendo provar nada.
              Até porque eu nao falo (ou nao era essa a ideia) dos carros em si, mas da percepção de cada um em relação a eles.
              Ainda assim aquele video surpreendeu me muito.


              Para além de que um NSX 3.0 NA1 de caixa automática não é o mesmo que um NSX-R NA2 e não sabemos que NSX é aquele. E sim, um NSX-R NA2 conduzido por um piloto destemido como o Gan San faz muito, mas muito estrago.
              Exacto, logo o NSX não faz e acontece. Ha é uma versão especial do NSX que pelo que dizes faz.
              Talvez faça. Mas ninguem me convence que consegue ser mais rapido que carros com o dobro da potencia (ou quase...) e muito bons dinamicamente.

              Se não confiares na BM tens sempre a evo que elegeu o ITR como melhor FWD de sempre e onde o NSX-R é um carro com cotação máxima.
              Isso é facto, que nao é das coisas a que dou mais credibilidade... (BM)
              Nem coloco em causa o ITR, ou o nsx-r, que ja são versões algo especiais.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                falando o amis sinceramente possível, acho que tens alguma razão


                No entanto há que destacar aqui duas questões:

                1º - a partir do momento que se desconfia dos vídeos da Best Motoring é normal desconfiar por exemplo desse que pões...
                Mais uma vez o video não pretende provar nada, nem tem qualquer valor "cientifico". Vale o que vale.

                2º a maioria das versões mais apimentadas não vieram para Portugal, temos muito poucas análises desses veículos na Europa, estou a falar por exemplo de um NSX R, de um Cupra TRD, de um Nissan R34 mine's, etc

                sim porque estes preparadores são a AMG do sítio, eles trabalham em conjunto com as marcas e não em separado.
                Eu refiro me apenas ao carros vendidos em PT ou no maximo EU.

                Comentário


                  #9
                  Um aparte, estou longe de ser um conhecedor de carros japoneses...

                  Comentário


                    #10
                    No geral não concordo contigo, simplesmente porque se contextualizares os carros com a concorrência da altura, vais perceber que os Japunas, apostavam mais na facilidade do que na potência pura, baseando-me nos exemplos que apresentas, AE86 e NSX...

                    Se fores ver o NSX e a concorrência na altura: Porsche 911 964, Nissan 300ZX, Mitsubishi 3000GT, e tantos outros... O NSX sempre foi visto como o "supercarro" mais acessível em termos de dinâmica, e em termos de carros com motor central, sempre foi referencial, não tivesse sido desenvido em termos de afinação de chassis por um tal de Ayrton Senna... A vida útil do carro foi senão numa dezena de anos esteve muito perto disso, vitória em Le Mans com carros muito aproximados aos Stock, provam a validade do conceito, mas aqui foi dada primazia à facilidade e competência, e mundialmente o NSX tem esse reconhecimento, os preços dele não me deixam mentir...

                    Já o AE deve ser dos carros mais falados e discutidos, por vezes as pessoas esquecem-se que ele já tem cerca de 30 anos desde o projecto inicial, e ser comparado com carros com metade da idade ou menos do que isso, quer dizer alguma coisa. Os 950kgs e 125cvs extraídos de um 1.6 16v com dupla árvore de cames, injecção electrónica e admissão variável em 1983 realmente era admirável e em 1983 pouca coisa os outros 1600 do mercado podiam fazer, porque não sei até que ponto o AE chegou a ter concorrência, por isso tinham de o comparar com carros maiores e melhor equipados... Melhor do que eu dar a minha opinião, ou comentários de que é um charuto ou bailarina, é ler um ou outro teste da altura, para saberem o porquê de tanta admiração pelo carro, porque o problema está em tentar perceber o carro na altura em que foi lançado, não compará-lo com carros dos anos 90 ou afins... Mas mesmo assim não deixa de ser o último dos coupés acessíveis, leves e RWD desportivos!!! Eu adoro o meu

                    Comentário


                      #11
                      Tsukuba Lap Times

                      Nismo Skyline GT-R Z Tune 1 min 01.150 secs
                      Ferrari 360 Challenge Stra' 1 min 02.440 secs
                      Lamborghini Gallardo 1 min 03.605 secs
                      Honda NSX-R 1 min 03.920 secs
                      McLaren F1 1 min 04.620 secs
                      Porsche 997 Turbo 1 min 04.730 secs
                      Murcielago 1 min 04.760 secs
                      Z-Tune 1 min 05.100 secs*(diff day diff driver)
                      EVO IX RS 1 min 05.528 secs
                      997 Carrera 4 1 min 05.980 secs
                      Corvette Z06 1 min 06.020 secs
                      Lancer Evo IX 1 min 06.060 secs
                      NA1 NSX-R 1 min 06.198 secs
                      Nismo GT-R S Tune 1 min 06.232 secs (340 bhp)
                      Ferrari F40 1 min 06.460 secs
                      WRX STI SPEC-C 1 min 06.651 secs ( Current STI)
                      NA1 NSX-R 1 min 06.80 secs (same race as F40)
                      BMW M5 1 min 06.560 secs
                      STI S204 1 min 06.800 secs
                      BMW M6 1 min 07.434 secs
                      350Z S Version 1 min 08.110 secs
                      BMW M3 1 min 08.200 secs
                      Audi RS4 1 min 08.368 secs
                      Supra Euro Version 330 bhp 1 min 08.460 secs
                      Mazda RX-7 1 min 08.70 secs
                      RX-8 A Spec 1 min 09.430 secs
                      Nissan 300ZX 1 min 10.70 secs

                      http://sportscarforums.com/f10/tsuku...ars-16407.html

                      Tenham em atenção que Tsukuba é uma pista pequena onde a potência não é tão importante quanto isso.
                      Condições e condutores diferentes provocam variações nos tempos.
                      E também que os construtores Japoneses testam lá os carros, ao passo que os Europeus não.
                      Editado pela última vez por RPM; 17 July 2008, 15:31.

                      Comentário


                        #12
                        todos os samurais estão limitados a 280cvs, para serem aproveitados tinha que ser mexidos, agora é que vais ver a real potencia dos japunas de origem, começou com GTR, passa pelo no NSX, LF-A, etc

                        Comentário


                          #13
                          Top Gear Lap Times (sem indicação das condições): http://www.topgear.com/content/tgonb...times/thestig/

                          Temos o EVO muito bem colocado, por exemplo.

                          (O NSX-R foi testado à chuva?): http://www.youtube.com/watch?v=S2DDufTLFz0

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por RPM Ver Post
                            Top Gear Lap Times (sem indicação das condições): http://www.topgear.com/content/tgonb...times/thestig/

                            Temos o EVO muito bem colocado, por exemplo.

                            (O NSX-R foi testado à chuva?): http://www.youtube.com/watch?v=S2DDufTLFz0
                            foi!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por RPM Ver Post
                              Nem parece um tópico teu Nuno.
                              No Best Motoring tens a versão normal em que os carros são testados na sua forma normal por pilotos (uns mais ousados que outros, é certo), e tens a Hot Version, em que tens carros preparados que obviamente não podem ser comparados com carros normais.

                              Não percebi a referência Initial D? Estamos a falar de desenhos animados ou da realidade?

                              Vídeos de track days não provam absolutamente nada. Tens condutores de níveis diferentes com carros em estados diferentes... Se não também concluíamos que um 1.4 TS é mais rápido do que um 2.0 TS em Braga...

                              Para além de que um NSX 3.0 NA1 de caixa automática não é o mesmo que um NSX-R NA2 e não sabemos que NSX é aquele. E sim, um NSX-R NA2 conduzido por um piloto destemido como o Gan San faz muito, mas muito estrago.

                              Se não confiares na BM tens sempre a evo que elegeu o ITR como melhor FWD de sempre e onde o NSX-R é um carro com cotação máxima.
                              Acho que até houve um artigo com os 10+ e esses 2 figuravam na lista.

                              Comentário


                                #16
                                O Civic Type-R EP3 (?) sempre foi considerado dos melhores Gti em termos de binómio motor/comportamento...


                                Civic Type-R and NSX-R

                                http://br.youtube.com/watch?v=VSlCkT...eature=related

                                CTR old & new
                                http://br.youtube.com/watch?v=VdL7tYLgyfQ

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                                  O Civic Type-R EP3 (?) sempre foi considerado dos melhores Gti em termos de binómio motor/comportamento...


                                  Civic Type-R and NSX-R

                                  http://br.youtube.com/watch?v=VSlCkT...eature=related

                                  CTR old & new
                                  http://br.youtube.com/watch?v=VdL7tYLgyfQ

                                  no caso do novo CTR o conceito já perder a "pimenta" que tinha vindo a ser norma...

                                  no entanto a marca lá preparou o FD2 mas claro...nós por cá não lhe pomos a unha em cima !!
                                  Editado pela última vez por RuiSoad; 17 July 2008, 16:13.

                                  Comentário


                                    #18
                                    De facto era bastante bom e o actual FD2 Japonês ainda é melhor (mais uma vez 5 estrelas na evo).
                                    Em termos de Type R, a única verdadeira desilusão é o FN2 Europeu, que devia ter sido chamado de VTi, mas o marketing...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por RPM Ver Post
                                      De facto era bastante bom e o actual FD2 Japonês ainda é melhor (mais uma vez 5 estrelas na evo).
                                      Em termos de Type R, a única verdadeira desilusão é o FN2 Europeu, que devia ter sido chamado de VTi, mas o marketing...
                                      A mim parece que a Honda tentou ir de encontro ao cliente dos Gti Europeus, em vez de manter os seus clientes Type-R satisfeitos... O anterior Type-R impunha respeito, este está bonitinho demais!!!

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                                        #20
                                        Exacto. Deixou o nicho que tinha e tentou fazer um concorrente do Golf GTi. Acabou por perder o seu carácter distintivo e fazer um carro pior do que o Golf naquilo que o Golf é bom (relação luxo/conforto/performance). Espero que aprendam a lição.

                                        Já o carro Japonês é uma delícia sem concessões. A suspensão é duríssima (é ver os passageiros a saltar nos test drives). Hardcore!

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                                          #21
                                          Já na decada de 90 a honda fez uma maquina que ainda hoje eu gostava de ter uma...o VTI de 4p com um 1.8 de 169cv...onde tb tem a versao aerodeck

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por RPM Ver Post
                                            Exacto. Deixou o nicho que tinha e tentou fazer um concorrente do Golf GTi. Acabou por perder o seu carácter distintivo e fazer um carro pior do que o Golf naquilo que o Golf é bom (relação luxo/conforto/performance). Espero que aprendam a lição.

                                            Já o carro Japonês é uma delícia sem concessões. A suspensão é duríssima (é ver os passageiros a saltar nos test drives). Hardcore!
                                            mais fraco em performance o Civic?

                                            http://es.youtube.com/watch?v=DST6CsR6LRM

                                            ve os segundos da tabela

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                                              #23
                                              Depois dos cavalos japoneses serem de qualidade inferior, só faltava a parte de não terem um comportamento à altura...

                                              Para que servem os desportivos japoneses!?

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                                                #24
                                                imagino se alguém abrisse um tópico sobre a qualidade superior da ferrugem da alfa romeo, ou o comportamento dos sistemas eléctricos dos carros italianos

                                                mas como é japonês, pode bater à vontade

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                                                  #25
                                                  Parece que o Lexus IS-F não fica a dever nada a um M3 ou a um RS4, bem pelo contrário...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por carneiromalmorto Ver Post
                                                    imagino se alguém abrisse um tópico sobre a qualidade superior da ferrugem da alfa romeo, ou o comportamento dos sistemas eléctricos dos carros italianos

                                                    mas como é japonês, pode bater à vontade
                                                    fica sossegadinho que ficas bem

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por carneiromalmorto Ver Post
                                                      imagino se alguém abrisse um tópico sobre a qualidade superior da ferrugem da alfa romeo, ou o comportamento dos sistemas eléctricos dos carros italianos

                                                      mas como é japonês, pode bater à vontade
                                                      Desnecessário!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        FD2...



                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por carneiromalmorto Ver Post
                                                          imagino se alguém abrisse um tópico sobre a qualidade superior da ferrugem da alfa romeo, ou o comportamento dos sistemas eléctricos dos carros italianos

                                                          mas como é japonês, pode bater à vontade
                                                          Era mais ou menos disto que eu falava! Se alguem diz que um carro japones é menos que perfeito, é logo este tipo de "comentarios"...

                                                          É que nem sequer critiquei os carros!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                                                            Depois dos cavalos japoneses serem de qualidade inferior, só faltava a parte de não terem um comportamento à altura...

                                                            Para que servem os desportivos japoneses!?
                                                            Mas eu disse isso ? enfim...

                                                            Over-rated, sobrevalorizado, ring a bell ?

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