Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Motor 1.9 TDI 105cv antigo ou não?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Motor 1.9 TDI 105cv antigo ou não?

    Boas

    Ontem tive uma discussão amigavel com um vendedor da Seat, que teimava comigo, sobre o motor 1.9 TDI de 105cv que equipa o novo Ibiza.
    Eu dizia que este motor é derivado do velhinho TDI, que vem equipando os VW e Audi há bastantes anos. Ele dizia que este motor é novo e nada tem a ver com os TDI antigos. Quem tem razão afinal? Será que o grupo VW fez um TDI novo para o SEAT ou o vendedor não pesca nada do assunto? Infelizmente vem sendo habitual, entre quem deveria estar bem informado sobre o que vende e normalmente não está, sendo lamentavel assistir à permanente ignorância dos vendedores de automoveis sobre os produtos que vendem.

    #2
    Originalmente Colocado por Ze Bitaite Ver Post
    Boas

    Ontem tive uma discussão amigavel com um vendedor da Seat, que teimava comigo, sobre o motor 1.9 TDI de 105cv que equipa o novo Ibiza.
    Eu dizia que este motor é derivado do velhinho TDI, que vem equipando os VW e Audi há bastantes anos. Ele dizia que este motor é novo e nada tem a ver com os TDI antigos. Quem tem razão afinal? Será que o grupo VW fez um TDI novo para o SEAT ou o vendedor não pesca nada do assunto? Infelizmente vem sendo habitual, entre quem deveria estar bem informado sobre o que vende e normalmente não está, sendo lamentavel assistir à permanente ignorância dos vendedores de automoveis sobre os produtos que vendem.
    Quem é que te disse que ele é ignorante ou que não percebe nada do assunto?

    Percebe é muito... da arte de analisar pessoas e de vender. Ele sabe muito bem que o que vem aí é o tal 1.6tdi, mas que isso não é importante para vender carros.

    Comentário


      #3
      O 1.9 tdi de 105 que me lembre vem desde 2002 a acompanhar o grupo VW. Tenho um colega meu que tem um A3 de 2003 com esse motor. Agora, se levou melhorias ou não, isso já não sei.

      Comentário


        #4
        Continua para min a ser um motor com performances boas com baixos consumos.

        Comentário


          #5
          É o motor antigo. Mas isso não significa que seja mau, pois ao nível dos consumos e binário ainda é competitivo. A fiabilidade também é excelente.

          O único problema é o barulho...

          Comentário


            #6
            Depende do que se chama de velhinho. Segundo sei, este motor (o de 105 cv), tem prai uns 5-6 anos e é uma versao melhorada do antigo 100 cv. A VW tinha tdi's com 90 cv, 100 e 110cv. Este veio uniformisar a questão sem prejudicar a performace (pelo contrario, veio melhora-la).
            Agora claro, vem ai um novo motor 1.6 tdi que ate vai ter a mesma potencia. Sabe-se la pra qué....talvez para baixar um pouco mais os preços, isto se tiver valores de CO2 mais baixos...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por eu Ver Post
              É o motor antigo. Mas isso não significa que seja mau, pois ao nível dos consumos e binário ainda é competitivo. A fiabilidade também é excelente.

              O único problema é o barulho...
              ..que pelo menos é mais bem insonorizado do que um tdi 110. Isto comparando um Golf IV com um V.

              Comentário


                #8
                Pelo que sei este motor é o antigo, mas tal como já se disse, não quer dizer que seja mau. Tem até provado que é bastante fiável e poupado nos consumos.

                Comentário


                  #9
                  Isto não tem nada a ver com velhices e insonorizações nem nada disso.

                  O bloco motor já é velhinho, mas no mundo dos motores a idade é relativa e ninguém deve andar a atirar pedras para o telhado dos vizinhos.

                  A cabeça é recente, ou seja tem o famoso e fabuloso sistema PD que deixou para trás toda a concorrência durante muito e muitos anos.

                  Ainda hoje, não consigo encontrar um motor a Diesel que me desse tanto prazer como o meu 'velho' 1.9 TDI PD 130cv.

                  Comentário


                    #10
                    Este motor, já existe no mercado desde que saiu o audi 80 creio eu, na derivação de 90 cv. Se for mais recente não deverá ter saido antes de 98 nos audi A4 da primeira geração e nos golfs IV.
                    Se é antigo? Tem 10 anos, por isso, poder-se-á admitir que seja um motor antigo mas quanto tempo já tem por ex o 1.4 hdi?
                    No entanto, apesar da idade ainda está perfeitamente adequado ao mercado em relação a todos os parametros - desde a performance, até aos consumos, passando pelas emissões poluentes e não esquecendo a sua fiabilidade que neste momento deve ser quase a prova de erro.
                    Neste momento estou a espera de um, precisamente montado num ibiza e se me dessem a escolher entre o mesmo carro equipado com o 1.9 e o novissimo 1.6 a escolha voltaria a recair no primeiro.

                    Comentário


                      #11
                      Acho que esse motor ainda deriva do original, com algumas diferenças (não sei quais).

                      Ando num Passat TDI 90cv com 12 anos.

                      Média: 5,1 L/100.

                      Queres melhor? Nem o Bluemotion actual faz isso.
                      Editado pela última vez por Jarod; 18 July 2008, 22:21.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                        Ando num Passat TDI 90cv com 12 anos.

                        Média: 5,1 L/100.

                        Queres melhor? Nem o Bluemotion actual faz isso.
                        mas o passat polui mais!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por GJP Ver Post
                          mas o passat polui mais!
                          Usas as mãos para limpar o rabiosque? Não? Usas papel??? ASSASSINO DO AMBIENTE!

                          Não me fales em poluição, quando eu faço relativamente poucos km por ano nesse carro, e há inúmeros aviões particulares que poluem mais do que eu alguma vez irei poluir em toda a minha vida.

                          É positivo que os motores poluem menos, mas não considero o meu carro "poluidor"... ainda para mais quando há tonis que aceleram forte e feio nos seus carros novos e poluem mais do que eu que não dou tais gazadas.
                          Editado pela última vez por Jarod; 18 July 2008, 22:25.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                            Usas as mãos para limpar o rabiosque? Não? Usas papel??? ASSASSINO DO AMBIENTE!

                            Não me fales em poluição, quando eu faço relativamente poucos km por ano nesse carro, e há inúmeros aviões particulares que poluem mais do que eu alguma vez irei poluir em toda a minha vida.

                            É positivo que os motores poluem menos, mas não considero o meu carro "poluidor"... ainda para mais quando há tonis que aceleram forte e feio nos seus carros novos e poluem mais do que eu que não dou tais gazadas.


                            tou a gozar pah

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por GJP Ver Post
                              tou a gozar pah


                              Humildemente peço perdão e inicio desde já uma sessão de auto-chibatadas:

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Jarod Ver Post


                                Humildemente peço perdão e inicio desde já uma sessão de auto-chibatadas:


                                looool

                                Comentário


                                  #17
                                  A "base" do motor é o velhinho 1.9 de 90cv´s, aliás se formos a ver bem, até se pode dizer que o motor "original" é o 2.5tdi de 5 cilindros que equipou os Audi 100, esses sim os primeiros carros com motor TDI e não o Audi 80, como muita gente pensa ( O 80 estreou a versão 1.9, derivada do 2.5).

                                  Mas as semelhanças entre o de 90CV e o novo de 105 cv´s não devem ser muitas, para além do bloco.

                                  Originalmente Colocado por Ze Bitaite Ver Post
                                  Boas

                                  Ontem tive uma discussão amigavel com um vendedor da Seat, que teimava comigo, sobre o motor 1.9 TDI de 105cv que equipa o novo Ibiza.
                                  Eu dizia que este motor é derivado do velhinho TDI, que vem equipando os VW e Audi há bastantes anos. Ele dizia que este motor é novo e nada tem a ver com os TDI antigos. Quem tem razão afinal? Será que o grupo VW fez um TDI novo para o SEAT ou o vendedor não pesca nada do assunto? Infelizmente vem sendo habitual, entre quem deveria estar bem informado sobre o que vende e normalmente não está, sendo lamentavel assistir à permanente ignorância dos vendedores de automoveis sobre os produtos que vendem.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Ze Bitaite Ver Post
                                    Boas

                                    Ontem tive uma discussão amigavel com um vendedor da Seat, que teimava comigo, sobre o motor 1.9 TDI de 105cv que equipa o novo Ibiza.
                                    Eu dizia que este motor é derivado do velhinho TDI, que vem equipando os VW e Audi há bastantes anos. Ele dizia que este motor é novo e nada tem a ver com os TDI antigos. Quem tem razão afinal? Será que o grupo VW fez um TDI novo para o SEAT ou o vendedor não pesca nada do assunto? Infelizmente vem sendo habitual, entre quem deveria estar bem informado sobre o que vende e normalmente não está, sendo lamentavel assistir à permanente ignorância dos vendedores de automoveis sobre os produtos que vendem.
                                    Esse motor, apesar de ser a última actualização do TDI, a sua base é bastante antiquada. O bloco original remonta a cerca de 1992 quando surgiu o 1.9 ainda atmosférico. Depois foram feitas diversos upgrades, principalmente a nível de turbos e sistemas de injecção. Mas as características iniciais continuam as mesmas, cursos, diametros, a cabeça foi sempre de 2 válvulas por cilindro...

                                    Se esse vendedor acha que esse motor foi criado recentemente, pergunta-lhe se ele sabe qual é o sistema de injecção que o motor ainda utiliza. É que a tecnologia injector bomba já há muito que está ultrapassada. E a VW foi a última marca a abandoná-la (também foi a primeira a utilizá-la...).

                                    Agora é um motor honesto disso sem dúvidas. Deve combinar muito bem com o Ibiza e ter um andamento muito bom. Agora uma coisa é certa, existem neste momento motores bem melhores do que esse 1.9 TDI, para esse mesmo nível de potência. Nomeadamente o DCI de 105 CV (utiliza tecnologia Common Rail e ainda os injectores piezo eléctricos), o 1.6 HDI, o 1.6 da Hyundai e Kia (aqui a potência já ascende aos 115 CV), etc....

                                    Comentário


                                      #19
                                      Bloco de motor antigo.

                                      Uma jogada de marketing, para que se pudesse descontinuar o 1.9 Tdi (110 cv). Em suma, valores de binário superiores e prestações similares. Com um decréscimo de 05 cvs. E uma clara sugestão de valores de consumo menores.

                                      De qualquer das formas, os valores de consumo avançados pela marca e para o motor em nunca foram por mim conseguidos. Aliás, o "campeão" dos consumos, foi, e será, na minha opinião, o Tdi de 110 cv.

                                      Cpts.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Sei que a base desse motor já tem alguns anos, não sei especificar quantos, mas já tem bastante tempo.
                                        O motor 1.9 Tdi 105 cv, que saíu desde final de 2002 em Audi's A3 (modelo 2003) e Volkswagens Golf's (na versão VW golf V) é um excelente motor, faz excelentes consumos e é um motor pouco problemático, o que já não posso dizer do mais recente 2.0 Tdi, tanto da Audi como da Volkswagen.

                                        http://www.autohoje.com/images/stori.../AH_954_24.pdf

                                        Comentário


                                          #21
                                          Depende do que se chame motor antigo.
                                          A base é antiga, sem qualquer dúvida, mas ao longo das diversas versões houve pequenas alterações (principalmente mas não só nos periféricos) que deram diversas versões que são bastante distintas ao conduzir.

                                          Eu penso que este último 1.9 TDI de 105cv seja a última revisão do motor, e que obedeça a normas anti-poluição mais apertadas do que o primeiro.


                                          Quanto às qualidades e defeitos destes motores não há nada como experimentar, porque um 1.5dci ou 1.6 hdi conseguem valores de potência semelhantes, mas o seu funcionamento tem diferenças grandes, para o melhor e para o pior.

                                          Comentário


                                            #22
                                            O bloco em si tem quase 20 anos! Se a memória não me trai, a base (os tais 1896 cc, creio eu) estão no mercado para aí desde 1990 (O meu Golf de 1991 já tinha, mas com apenas 75 e sem injecção "A la tdi").

                                            Depois foi evoluindo, sobretudo ao nível da injecção, sobrealimentação, caixa, binário e cv, foi-se adaptando às normas de poluição, aos gostos do mercado...

                                            A versão com 105 creio que está no mercado desde 2002, o que não invalida que continuem a ser feitos pequenos melhoramentos (não creio que esteja previsto neste bloco o uso do common-rail, já disponível no 2.0).

                                            O bloco em si está ultrapassado em vários aspectos (ruído e vibração em particular), mas continua a cumprir globalmente!

                                            Além do mais, é o grande responsável pela "dieselização do mercado"! Ainda outras marcas (incluindo a orgulhosa bm ou o grupo PSA) andavam a aprender a fazer motores diesel já este bloco era uma máquina em termos d potência, economia...

                                            Comentário


                                              #23
                                              O TDI 1.9 de 105 cv, é novissimo, e possui tecnologia de ponta, sonho em ter um...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                                O bloco em si tem quase 20 anos! Se a memória não me trai, a base (os tais 1896 cc, creio eu) estão no mercado para aí desde 1990 (O meu Golf de 1991 já tinha, mas com apenas 75 e sem injecção "A la tdi").
                                                O teu Golf por acaso não é o GTD?

                                                Esse vendedor das duas uma: ou sabe da coisa e dá tanga aos clientes para vender, ou então é (muito) ignorante para o ramo em que está.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Se calhar foi o que venderam ao vendedor.

                                                  O motor utiliza a tecnologia injector bomba que é a mesma tecnologia do tdi 130 e tdi 150. Ambos ainda desta década.

                                                  Agora sabe-se que cada vez mais a tecnologia common rail está a ser alargada.

                                                  Os argumentos do injector bomba estão a esvair-se já que temos common rail com 1800 bar de pressão.

                                                  Repara no renovado 3.0 d da bmw com 245 cvs.......

                                                  No entanto tecnologia diferente não é obsoleta. O motor de 105 em nada é obsoleto.

                                                  1 motor novo é o 1.6 105 cvs da Fiat por exemplo com 290 de binario.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                                                    Agora uma coisa é certa, existem neste momento motores bem melhores do que esse 1.9 TDI, para esse mesmo nível de potência. Nomeadamente o DCI de 105 CV (utiliza tecnologia Common Rail e ainda os injectores piezo eléctricos), o 1.6 HDI, o 1.6 da Hyundai e Kia (aqui a potência já ascende aos 115 CV), etc....
                                                    Já agora monicamelo, porque dizes motores muito melhores? O facto de ser CR torna esse motores melhores do que os PD? Só se for pelo barulho, pois a nivel de prestacões e economia nem por isso.

                                                    Eu tenho um Hdi 1.6 110 FAP (actualmente com 130cv) mas reconheco o merito desse bloco pois conheco do leon, e continua a dar cartas no mercado.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      O problema aqui é a percepção e o desenvolvimento feito pelos grupos.

                                                      Que concorrência tem o 1.9 tdi 130 até hoje?

                                                      Se falarmos do 2.0 D 177 cvs da bmw...o série 1 é demasiado premium.

                                                      Falam do 1.6 110 cvs que é 1 motor de 2003.

                                                      Agora começa a aparecer porque tens o 1.7 de 125 da opel e o 1.6 120 da fiat.

                                                      o 1.9 130 impressionava por causa do binario de 320 as 2000 ou perto (é pesquisar).

                                                      Infelizmente a bmw reservou o 2.0 de 177 e 400 NM para o série 1.

                                                      Se existisse esse 2.0 num peugeot 308 a percepção era outra.

                                                      Envergonhava e de longe o audi/golf :D

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por HDi_1.6 Ver Post
                                                        Já agora monicamelo, porque dizes motores muito melhores? O facto de ser CR torna esse motores melhores do que os PD? Só se for pelo barulho, pois a nivel de prestacões e economia nem por isso.

                                                        Eu tenho um Hdi 1.6 110 FAP (actualmente com 130cv) mas reconheco o merito desse bloco pois conheco do leon, e continua a dar cartas no mercado.
                                                        Bem em primeiro lugar quando considero que os de menor cilindrada são melhores do que o TDI, não quero dizer que o TDI seja mau.

                                                        O TDI perde para estes novos motores em tecnologia, os injectores piezo eléctricos, o common rail, as várias injecções por ciclo, as cabeças de 16 válvulas, perde ainda em consumos, repara que estas novas versões ecológicas vão buscar grande parte da melhoria dos consumos, não ao próprio motor, mas sim às caixas de velocidades (mais longas), melhor aerodinâmica e aos pneus de menores dimensões.

                                                        Acredito que com estas modificações, qualquer um dos motores que considerei melhor do que o TDI, fizesse melhor figura em termos de emissões e consumos.

                                                        Tens ainda a considerar o facto de o TDI ser um motor maior, o que em termos de impostos poderá ter influência.

                                                        Depois a tecnologia PD já está ultrapassada. Prova disso é que a própria VW a abandonou. A vantagem dos CR é evidente. Consegues ter o máximo de pressão para cada regime, instantaneamente. No PD não. Alguns CR adicionam ainda multiplas injecções por ciclo, por forma a reduzir as emissões nocivas.

                                                        Essencialmente o que pretendo dizer é que nas mesmas condições, um 1.6 HDI ou o 1.5 DCI, conseguem ser superiores em consumos, do que o 1.9 TDI. Depois são outras pequenas coisas que cada um pode valorizar mais ou menos. Eu valorizo muito e daí ter dito o que disse.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Em termos de tecnologia os novos "pequenos diesels" estão mais a frente é certo.

                                                          Mas actualmente fala-se muito em consumo devido ao preço dos combustiveis, será um 1.6 hdi (110) ou um 1.5 dci (105) mais economico do que este 1.9 tdi 105 ???

                                                          A resposta não é facil, mas por experiencia propria um hdi pode gastar pouco até aso 120-130 km/h, mas se subirmos para a casa dos 150-160 Km /h o tdi leva vantagem em consumo. Não é supor é experiencia que tenho do meu hdi com um tdi (110).

                                                          Isto com a centralina de origem, pois com uma repro suave o consumo no hdi fica um pouco melhor, só tenho pena nao o ter feito mais cedo.

                                                          Os motores novo tem mais tecnologia, mas de que serve se na realidade gastam tanto ou mais que os velhinhos tdi´s.

                                                          Essa tecnologia toda serve para retirar cavalos dos motores isso é certo, pois um diesel com 1560cm3 (1.6 hdi) passar facilmente dos 200km era coisa impensavel a uns anos atras.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por HDi_1.6 Ver Post
                                                            Em termos de tecnologia os novos "pequenos diesels" estão mais a frente é certo.

                                                            Mas actualmente fala-se muito em consumo devido ao preço dos combustiveis, será um 1.6 hdi (110) ou um 1.5 dci (105) mais economico do que este 1.9 tdi 105 ???

                                                            A resposta não é facil, mas por experiencia propria um hdi pode gastar pouco até aso 120-130 km/h, mas se subirmos para a casa dos 150-160 Km /h o tdi leva vantagem em consumo. Não é supor é experiencia que tenho do meu hdi com um tdi (110).
                                                            ...
                                                            Exactamente.

                                                            Ando diáriamente com um C4 HDI 92cv e tenho uma A4 TDI 130cv.

                                                            Na cidade existe uma vantagem do HDI (o menor peso e menor cilindrada ajudam).

                                                            Em auto-estrada o A4 gasta menos, apesar de ter um peso superior em 300kg e ter mais 38cv.

                                                            Por outro lado, acho que o tdi começa a responder melhor desde cedo, talvez pela maior cilindrada.

                                                            Daí que se não há dúvidas que um cr recente é mais silencioso e vibra menos, já em relação ao binómio potência/consumo tenho as minhas sérias dúvidas, ainda para mais com o tdi de 105.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X