Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Quo Vadis Lexus ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Quo Vadis Lexus ?

    Houve um pequeno episódio que se passou comigo este fim de semana que me fez pensar. Fui a um concessionário Toyota fazer um test-drive num Avensis. Andam aí umas promoções e nunca se sabe. Lá fiz o test-drive e quando estacionei o carro vejo um Lexus IS ali estacionado. E pergunto ao vendedor: "Então e o Lexus? Isto já é outra coisa não?". Resposta: "Nem por isso. É um Avensis com uns plásticos melhorzitos e mais acanhado. Vamos então ver os preços do Avensis?"

    Eu nem disse mais nada. E nem quis saber mais preços de Avensis nem nada porque não gostei da resposta (e diga-se de passagem não gostei muito do Avensis).

    Isot levou-me a ir consultar mais coisas sobre a Lexus e parece que, pelas opiniões que li o IS é um bom carro, a Lexus aparece sempre no topo ou lá perto naqueles inquéritos de satisfação e etc mas não vende na Europa.

    Quando eu pensava que a Lexus ia entrar devagar no mercado europeu e ter uma subida lenta ao longo dos anos, tornando-se uma alternativa aos demais, verifico que em comparação com igual período de 2008 a Lexus cai 24 % nos primeiros seis meses do ano com cerca de 16 000 automóveis vendidos.

    Afinal qual é o posicionamento da Lexus ? É uma marca de luxo que não aspira a enorme volume de vendas e que garante aos compradores alguma exclusividade por comparação por exemplo com a BMW (o série 3 é neste momento o oitavo carro mais vendido na europa) ou é uma marca que ainda não conseguiu convencer potenciais compradores a trocarem as suas berlinas alemãs mas está no bom caminho?

    #2
    Só agora recentemente é q o Lexus começou a encher os olhos a muito gente, pelo menos é o q reparo pela quantidade de carros q vejo circular aí na estrada.

    Pessoalmente só o novo Lexus é q o acho mais pro bonitinho.

    A nível de interior, ñ o acho nada mau, mas aquele tablier pra mim faz-me lembrar já algo 1 pco mais antigo, têm umas linhas pra mim mais tradicionais.

    Quanto comportamento e motor, ñ posso dizer nada pois nc andei num. De conforto, aqueles bancos parecem ser confortáveis, e de fazer justo ao segmento em q se insere.

    O preço até nem parece ser assim tão mau, para o q o carro trás.


    Mas a maior parte de pessoal q andou em Lexus q eu conheça, ñ diz mal do carro, antes pelo contrário, costuma sempre gabar-se dele.

    Comentário


      #3
      A meu ver, a Lexus não vende porque não tem uma gama de motores ao nivel da concorrencia, quer em quantidade quer em "qualidade" (o diesel não entusiasma, segundo relatos). O preço algo elevado também não ajuda nada nas suas vendas, embora tenha bastante mais equipamento que a concorrencia.




      cump

      Comentário


        #4
        Com vendedores a dizer coisas dessas é natural que não venda
        Eu acho que as pessoas cá, nao tem a real noção da qualidade desse carro. No outro dia deu o anuncio na televisao do IS220, o meu pai achou o carro engraçado e perguntou-me quanto é que custava, eu respondi "por volta duns 50k", e ele ficou indignado porque nao era nem um BMW nem um Mercedes , logo nao podia custar tanto

        Comentário


          #5
          esse vendedor só deve ganhar comissões com os toyota, os lexus devem ser para outro e por isso ele fala mal do lexus para ganhar o dele

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
            esse vendedor só deve ganhar comissões com os toyota, os lexus devem ser para outro e por isso ele fala mal do lexus para ganhar o dele
            Obviamente.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
              esse vendedor só deve ganhar comissões com os toyota, os lexus devem ser para outro e por isso ele fala mal do lexus para ganhar o dele
              Pois deve ser!




              O Avensis e o IS são tão iguais, mas tão iguais, que basta trocar os plásticos e a tracção de dianteira passa a traseira!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                esse vendedor só deve ganhar comissões com os toyota, os lexus devem ser para outro e por isso ele fala mal do lexus para ganhar o dele
                Nem mais.

                A SC dividiu a Lexus da Toyota, pelo que quem vende rafeiros não toca no caviar. Nas oficinas, passa-se o mesmo, com boxes próprias para a Lexus e só mecânicos com formação Lexus é que lhes mexem.

                Por isso, o vendedor que estava a impingir o Avensis em final de produção, com objectivos elevados de vendas e comissões chorudas, estaria a perder uma venda para concorrência.
                Escolher um Lexus ou um Citroen, para ele seria igual, apesar de trabalhar para a mesma casa.

                Quanto ao posicionamento da Lexus, dizem-me que está nos "trinques".
                Não querem entrar no segmento social do pato-bravo (onde já anda a BM, MB e Audi) porque canibaliza o segmento social que realmente lhes interessa - a elite citadina dos quadros de topo de grandes empresas, médicos, grandes advogados e professores universitários.
                Cada um destes extractos tem destinado um valor da marca.

                E deve estar a resultar, porque a EDP já comprou uma série de Lexus hibridos para altos quadros e conheço uns poucos médicos que começam a trocar os banais BMW S5 pelos GS e RX.

                Não interessa vender muito, interessa vender bem e com estabilidade. Fidelizando.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Vorsprung durch Technik Ver Post
                  (...)
                  Quanto ao posicionamento da Lexus, dizem-me que está nos "trinques".
                  Não querem entrar no segmento social do pato-bravo (onde já anda a BM, MB e Audi) porque canibaliza o segmento social que realmente lhes interessa - a elite citadina dos quadros de topo de grandes empresas, médicos, grandes advogados e professores universitários.
                  Cada um destes extractos tem destinado um valor da marca.

                  (...)
                  Não interessa vender muito, interessa vender bem e com estabilidade. Fidelizando.
                  Falou pouco e disse tudo

                  Comentário


                    #10
                    O giro é que é tão facil detectar a "conversa" destes vendedores...Uma pessoa não tem olhos na cara?

                    ...plasticos melhorzinhos...puff!

                    Comentário


                      #11
                      Já estive sentado num Lexus IS 220d e efectivamente o carro pareceu-me algo acanhado por dentro, principalmente a frente.

                      Não deixa de ter a qualidade que tem, na construção, nos materiais, na nobreza das mecanicas (não nesta versão), no equipamento de série, etc.

                      Sem duvida melhor que o Avensis

                      Comentário


                        #12
                        Esse vendedor só demonstrou o seu mau profissionalismo para com o cliente e para com a casa mãe.

                        Comentário


                          #13
                          Não me espanta, visto que aqui sucedeu precisamente o mesmo.
                          Antes ainda de se ter ido à BMW, fui com o meu pai à Toyota mostrar o interesse em adquirir um Lexus IS220d, e o vendedor levantou todo o tipo de dificuldades em arranjar um IS para test-drive, desvalorizou completamente o Laguna que se tinha para retoma, e depois ainda se saíu precisamente com essa, tentanto impingir uma Avensis 2.2D4D que tinha no stand porque era exactamente a mesma coisa que o Lexus, eram ambos Toyota e até tinham o mesmo motor.
                          Depois foi-se à BMW, onde já fiz test-drives a quase toda a gama, fomos muito bem recebidos, a retoma do carro que se tinha foi mais valorizada do que na Toyota, e acabou-se por comprar mesmo lá carro.
                          Se tivessemos sido melhor recebidos na Toyota se calhar nunca se tinha ido à BMW, e assim se perde ou ganha um cliente...

                          Cumprimentos

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Vorsprung durch Technik Ver Post

                            Quanto ao posicionamento da Lexus, dizem-me que está nos "trinques".
                            Não querem entrar no segmento social do pato-bravo (onde já anda a BM, MB e Audi) porque canibaliza o segmento social que realmente lhes interessa - a elite citadina dos quadros de topo de grandes empresas, médicos, grandes advogados e professores universitários.
                            Cada um destes extractos tem destinado um valor da marca.

                            Não interessa vender muito, interessa vender bem e com estabilidade. Fidelizando.
                            Isso é uma boa tanga que ainda por cima tem o grande defeito de que só serviria para explicar para o mercado nacional,
                            Era bom que se arranjasse causas reais em vez de desculpas inventadas à pressão já que as fraquissimas vendas são iguais em Espanha aqui ao lado e pelo resto da Europa.
                            Mais este modelo IS até no seu melhor mercado mundial - os EUA vende fraco, os ultimos números de vendas de Junho de 2008:

                            Vendas EUA

                            June 2008 - Luxury Car Sales
                            Entry-Level
                            1. 3 - 9,581
                            2. C - 5,977
                            3. SE - 5,726
                            4. G35/37 - 5,606
                            5. A4/5 - 5,236
                            6. CTS - 4,626
                            7. IS - 4,324
                            8. TL - 3,454
                            9. MKZ - 2,622
                            10. 9-3 - 1,442
                            11. S60 - 732
                            Editado pela última vez por WH; 20 July 2008, 14:55.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por WH Ver Post
                              Isso é uma boa tanga que ainda por cima tem o grande defeito de que só serviria para explicar para o mercado nacional,
                              Era bom que se arranjasse causas reais em vez de desculpas inventadas à pressão já que as fraquissimas vendas são iguais em Espanha aqui ao lado e pelo resto da Europa.
                              Mais este modelo IS até no seu melhor mercado mundial - os EUA vende fraco, os ultimos números de vendas de Junho de 2008:

                              Vendas EUA

                              June 2008 - Luxury Car Sales
                              Entry-Level
                              1. 3 - 9,581
                              2. C - 5,977
                              3. SE - 5,726
                              4. G35/37 - 5,606
                              5. A4/5 - 5,236
                              6. CTS - 4,626
                              7. IS - 4,324
                              8. TL - 3,454
                              9. MKZ - 2,622
                              10. 9-3 - 1,442
                              11. S60 - 732
                              Quanto à veracidade da afirmação, sendo tanga ou não, a fonte é da SC.

                              Quanto à politica que dizem seguir, pelo menos tem fundamento teórico e é muito utilizada nos mercados de bens de luxo:

                              desnatação (marketing)

                              Uma das variáveis que compõem o marketing-mix de uma empresa é o preço, sendo que a política seguida a este nível deve naturalmente ter em conta o mercado ao qual um determinado produto se dirige bem como as políticas seguidas ao nível das restantes variáveis (produto, distribuição e comunicação/promoção).
                              Entre outros factores, a definição da política de preço a seguir para um determinado produto deve ter em conta a sua localização em termos de ciclo de vida.
                              Quando está em causa o lançamento de um novo produto no mercado, e mais especificamente quando esse produto é visto pelos potenciais compradores como inovador, é bastante frequente as empresas utilizarem a chamada estratégia de desnatação.
                              A estratégia de desnatação de mercado consiste assim no estabelecimento, para um novo produto inovador, de um preço elevado (particularmente tendo em conta os custos de produção) durante o primeiro período do respectivo ciclo de vida. Este período é naturalmente variável, estendendo-se normalmente até à fase de maturidade, em que normalmente se verifica uma estagnação ou diminuição do volume de vendas do produto. Quando esta situação se verifica é de esperar que a empresa proceda à redução do preço de forma a permitir a aquisição do produto a um maior número de compradores potenciais e assim manter os níveis de resultados e rendibilidade desejados. Esta redução de preços pode ser feita em várias fases de forma a permitir o acesso gradual ao produto por parte de novos segmentos de mercado e assim obter um maior volume de receitas.
                              O estabelecimento de um preço elevado na fase inicial do ciclo de vida de um produto inovador é justificado pelo facto de, eventualmente, existir um segmento relevante do mercado que está disposto a suportar esse preço por razões de prestígio, status e exclusividade ou então porque associa qualidade elevada ao preço elevado. Nessas circunstâncias, a elasticidade-preço da procura é reduzida.
                              Uma estratégia de desnatação tem como objectivos normais os seguintes: a obtenção de resultados elevados num curto espaço de tempo; a melhoria da imagem e notoriedade da empresa e do produto de forma a criar elos de fidelidade junto do mercado; diminuir a sensibilidade dos clientes ao factor preço de forma a permitir a obtenção de maiores margens em simultâneo com o maior grau de satisfação daqueles.
                              Deve no entanto notar-se que, em condições normais, só é possível o desenvolvimento bem sucedido de uma estratégia de desnatação quando o produto é de facto inovador aos olhos dos clientes potenciais e quando existe um segmento de mercado capaz de absorver um volume de vendas suficientemente grande.
                              A estratégia de desnatação opõe-se à estratégia de penetração, na medida em que esta preconiza a fixação inicial de preços baixos de forma a atrair num curto espaço de tempo o maior número de clientes possível.


                              In http://www.infopedia.pt/$desnatacao-(marketing)

                              Comentário


                                #16
                                A qualidade de construção, pelo menos do gs, está igual ao de um Série 5 e um classe E.

                                Comentário


                                  #17
                                  O IS nada tem a ver com o Avensis, ok o motor diesel é o mesmo, mas as semelhanças ficam-se por ai. Desde materiais, caixa, direcção, travões, etc. tudo ao nível dos melhores do mercado.

                                  Os unicos contras a meu ver serão as baixas cotas de habitabilidade traseira e o facto de ser "menos" procurado, no entanto e olhando aos valores no mercado de usados não creio que isso tenha influencia na altura de trocar de carro ao inverso de marcas como a Volvo, Saab e Alfa.

                                  Posto isto e não havendo uma grande necessidade do tal espaço no banco de trás o IS seria definitivamente a minha escolha caso quisesse comprar um premium do segmento, os materiais não são tão agradáveis ao toque como num classe C por exemplo, mas quanto a mim, superioriza-se na montagem (na minha opinião, neste aspecto é mesmo o melhor do mercado) que é, de resto, á prova de falhas. Quanto á condução, acho-a um misto entre Serie 3 e classe C, penso que está entre os dois no que ao binómio conforto/desportivismo diz respeito.
                                  Editado pela última vez por PhAnT69; 20 July 2008, 20:49.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Vorsprung durch Technik Ver Post
                                    A SC dividiu a Lexus da Toyota, pelo que quem vende rafeiros não toca no caviar. Nas oficinas, passa-se o mesmo, com boxes próprias para a Lexus e só mecânicos com formação Lexus é que lhes mexem.
                                    Aqui discordo, pelo menos no Algarve a manutenção é feita exactamente pelas mesmas pessoas, e quanto ás vendas, não conheci (enquanto lá estive) nenhum vendedor dedicado exclusivamente á Lexus...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por PhAnT69 Ver Post
                                      Aqui discordo, pelo menos no Algarve a manutenção é feita exactamente pelas mesmas pessoas, e quanto ás vendas, não conheci (enquanto lá estive) nenhum vendedor dedicado exclusivamente á Lexus...
                                      A informação que tenho é que o pessoal da SC é o mesmo, mas só os que receberam formação especifica para os Lexus é que lhes mexem.
                                      E o que me disseram é que não deram formação a todos, pelo que só alguns tocam na "chicha".

                                      Comentário


                                        #20
                                        Se querem um Lexus, vão as sucursais da Lexus... tenho a certeza que vão gostar!

                                        As sucursais Toyota/Lexus não são bem a mesma coisa, mas mesmo a competência destas chega para envergonhar muita marca supostamente premium... Só Lexus então é outro mundo, não digo que seja melhor que x em determinado aspecto, mas antes que é globalmente melhor!
                                        O Vorsprung durch Technik esta certissímo quanto às politicas de Marketing.
                                        O Lexus Is é acanhado nos lugares traseiros, 4 pessoas vão muito bem, mas 5 já só vão razoavelmente bem.
                                        As tretas de que o motor é assim e assado, e que não tem os cavalos todos, e que todos na mesma franja de potência são melhores, não passam disso mesmo, tretas!
                                        É o mais pesado logo deverá perder no arranque, mas como não ando a fazer arranques... Não faço a mais pequena ideia!
                                        Na estrada, esses cujo Binário face ao Lexus é sempre "- x" perdem quase sempre, não em todas as situações (já explico quais)!
                                        O Is, não é tão desportivo, ou melhor não apresenta uma acuidade desportiva igual ao Bmw apenas por dois motivos:
                                        1º - A Lexus alterou um pouco o mercado-alvo face ao seu antecessor.
                                        2º - Fruto disso utiliza o chassi do Gs, mais virado para o conforto do que o do Bmw.

                                        As condições em estrada de que tenho experiência permitem-me chegar às seguintes conclusões:
                                        1º - Apartir de agora as minhas escolhas vão recair em automóveis com tracção traseira. Se é a melhor? Não, não é! Digo que em curvas rápidas e mais apertadas um bom tracção dianteira é mais eficiente, contudo o Rwd mais divertido (happy tail)... A história em curvas longas e em apoio já se manifesta ao contrário.
                                        2º - A subir, nenhum automóvel actual na mesma faixa de potência é mais rápido, pelo menos daqueles que conheço e que sei que estavam a fazer a mesma comparação.
                                        3º - A montagem é irrepreensível, a qualidade é insuspeita, alías (como já disse em outro post) a qualidade dos materiais é igual ou superior à de um série 5.
                                        4º - Quanto ao ponto anterior, houve um user que trabalha na àrea na alemanha que disse que as coisas são assim:Mercedes/Lexus e depois Bmw/Audi.

                                        Cumprimentos

                                        Comentário


                                          #21
                                          A minha experiência com a lexus é excelente.

                                          Desde a explicação sobre tudo do carro, test drive à vontade (o vendedor ficou a atender outros clientes), tudo funcionou de forma perfeita.

                                          Ainda hoje o meu pai lamenta não ter podido comprar o lexus em vez do 520d...

                                          O atendimento foi simplesmente o melhor que tive até hoje, era só perguntar se queriamos um cafézinho, uma água, se tinhamos alguma dúvida, enfim do melhor.

                                          Já na toyota, no andar de baixo, também nos quiseram impingir um avensis, que segundo o vendedor pouco perdia para o lexus... lol

                                          As comissões dão nisto!


                                          Cump.

                                          Comentário


                                            #22
                                            O raciocínio de um conhecido meu que estava indeciso entre o IS 220 e o 320d (que acabou por comprar), isto há coisa de 2 ou 3 meses:

                                            Custam quase o mesmo, mas o BM tem mais motor, melhor comportamento, é menos acanhado no interior e na revenda (ele faz muitos km e troca de carro com frequência) vão dar-me mais pelo carro! Ainda segundo ele, a única vantagem do Lexus é verem-se poucos!!!

                                            PS - Não tenho opinião formada, pois nunca conduzi um Lexus!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Ter um posicionamento de exclusividade e depois ter que se gramar com vendedores/compradores de Toyota Hiaces, acho que não abona nada a favor da Lexus, é um publico totalmente oposto, torna a percepção da marca confusa. Claro que já há alguns concessionários exclusivos, tipo o da expo, pelo menos de venda, mas são poucos, e nem toda a gente se desloca a eles.

                                              Comentário


                                                #24
                                                a lexus vende pouco porque quer... se abrissem mais stands vendiam mais.
                                                mas querem manter a exclusividade...

                                                deviam era ter concessionários completamente só da lexus nos poucos locais que têm... em lisboa já separaram completamente.. mas faro está junto da toyota (pelo menos estava...) porto não sei...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por PowerSlide Ver Post
                                                  ...vejo um Lexus IS ali estacionado. E pergunto ao vendedor: "Então e o Lexus? Isto já é outra coisa não?". Resposta: "Nem por isso. É um Avensis com uns plásticos melhorzitos e mais acanhado. Vamos então ver os preços do Avensis?"...
                                                  É por coisas deste genero, e outras, que me recuso a falar com vendedores de automóveis. Com "essa gente" só falo de preços... e pouco pk para regatear vou pra Marrocos.
                                                  A maioria das vezes não têm nada de novo para me dizer acerca de carro nenhum e aviso-os logo para me fazerem um preço inegociavel, pk se achar caro (para mim) vou-me embora no mesmo minuto não fico ali a discutir preços e ofertas de tapetes... não estamos no Botswana.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Independentemente da tonisse dos vendedores Toyota (a culpa não é deles, mas os chefes da SC nunca precisam de aprender nada de novo...), a Lexus é uma marca que seduz os potenciais clientes desse segmento.

                                                    Só que as pessoas não são ignorantes e coíbem-se de comprar o IS220d por uma única razão objectiva. A caixa de velocidades e o seu maldito escalonamento. E as promessas de que a versão Sport resolveria o problema, não se cumpriram, invertendo até o problema.

                                                    Quanto a serem bem recebidos ou não, isso são outras histórias...

                                                    E se nos lembrarmos que a Baviera era dirigida pelo mesmo estilo de gente...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Automobilista Ver Post
                                                      É por coisas deste genero, e outras, que me recuso a falar com vendedores de automóveis. Com "essa gente" só falo de preços... e pouco pk para regatear vou pra Marrocos.
                                                      A maioria das vezes não têm nada de novo para me dizer acerca de carro nenhum e aviso-os logo para me fazerem um preço inegociavel, pk se achar caro (para mim) vou-me embora no mesmo minuto não fico ali a discutir preços e ofertas de tapetes... não estamos no Botswana.
                                                      Apoiado!

                                                      Se fossem todos como tu, já poderíamos comprar carros pela internet sem pagar comissões...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por PowerSlide Ver Post
                                                        Nem por isso. É um Avensis com uns plásticos melhorzitos e mais acanhado. Vamos então ver os preços do Avensis?
                                                        Enfim... vendedores de automóveis... são o que todos nós sabemos...


                                                        E então, quando a gente tenta demonstrar que não precebe nada da fruta, então, aí, as pérolas e os males-dizeres de marcas concorrentes, crescem exponencialmente.





                                                        Quanto aos interiores "acanhados" que se falam daqui, podem ir a qualquer carro premium, de qualquer parte do mundo, para esse tamanho, são todos assim, porquê? Porque os carros têm efectivamente alguma coisa dentro do habitáculo, né? Não é nada oco, pois não? Se fosse, então, aí, já se precebia...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Quanto às gamas mais altas, enquanto a Lexus não apostar numa Dieselização do género da concorrência (já sei que não...), nunca irá vender em Portugal nada de significativo.

                                                          Os poucos que vende são os híbridos que perante a aberrante fiscalidade neste País, ainda compensa. Desde que se prescinda da mala....

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                                            Quanto às gamas mais altas, enquanto a Lexus não apostar numa Dieselização do género da concorrência (já sei que não...), nunca irá vender em Portugal nada de significativo.

                                                            Os poucos que vende são os híbridos que perante a aberrante fiscalidade neste País, ainda compensa. Desde que se prescinda da mala....
                                                            A mala de um GS, deve chegar e sobrar para:

                                                            Levar mais de 3 carrinhos de compras
                                                            3 ou 4 sacos de golfe
                                                            3 ou 4 malas de viagem mais a mala do portátil, mais... well, os "affairs" extra da Maria
                                                            E hummmm... skis, abrindo a cena ao meio, obviamente...

                                                            Já a do IS, faz o mesmo, mas para um máximo de 3 malas de viagem ou 3 carrinhos de golfe, claro...

                                                            Não chega? Se for preciso levar o cão, aí, sim, falta a carrinha...


                                                            O público-alvo dos Lexus, não são propriamente pessoas de andarem com a mala cheia de tralhas, pois não?

                                                            Não percebo a obsessão que algumas pessoas têm por elevados espaços de carga...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X