Houve um pequeno episódio que se passou comigo este fim de semana que me fez pensar. Fui a um concessionário Toyota fazer um test-drive num Avensis. Andam aí umas promoções e nunca se sabe. Lá fiz o test-drive e quando estacionei o carro vejo um Lexus IS ali estacionado. E pergunto ao vendedor: "Então e o Lexus? Isto já é outra coisa não?". Resposta: "Nem por isso. É um Avensis com uns plásticos melhorzitos e mais acanhado. Vamos então ver os preços do Avensis?"
Eu nem disse mais nada. E nem quis saber mais preços de Avensis nem nada porque não gostei da resposta (e diga-se de passagem não gostei muito do Avensis).
Isot levou-me a ir consultar mais coisas sobre a Lexus e parece que, pelas opiniões que li o IS é um bom carro, a Lexus aparece sempre no topo ou lá perto naqueles inquéritos de satisfação e etc mas não vende na Europa.
Quando eu pensava que a Lexus ia entrar devagar no mercado europeu e ter uma subida lenta ao longo dos anos, tornando-se uma alternativa aos demais, verifico que em comparação com igual período de 2008 a Lexus cai 24 % nos primeiros seis meses do ano com cerca de 16 000 automóveis vendidos.
Afinal qual é o posicionamento da Lexus ? É uma marca de luxo que não aspira a enorme volume de vendas e que garante aos compradores alguma exclusividade por comparação por exemplo com a BMW (o série 3 é neste momento o oitavo carro mais vendido na europa) ou é uma marca que ainda não conseguiu convencer potenciais compradores a trocarem as suas berlinas alemãs mas está no bom caminho?
Eu nem disse mais nada. E nem quis saber mais preços de Avensis nem nada porque não gostei da resposta (e diga-se de passagem não gostei muito do Avensis).
Isot levou-me a ir consultar mais coisas sobre a Lexus e parece que, pelas opiniões que li o IS é um bom carro, a Lexus aparece sempre no topo ou lá perto naqueles inquéritos de satisfação e etc mas não vende na Europa.
Quando eu pensava que a Lexus ia entrar devagar no mercado europeu e ter uma subida lenta ao longo dos anos, tornando-se uma alternativa aos demais, verifico que em comparação com igual período de 2008 a Lexus cai 24 % nos primeiros seis meses do ano com cerca de 16 000 automóveis vendidos.
Afinal qual é o posicionamento da Lexus ? É uma marca de luxo que não aspira a enorme volume de vendas e que garante aos compradores alguma exclusividade por comparação por exemplo com a BMW (o série 3 é neste momento o oitavo carro mais vendido na europa) ou é uma marca que ainda não conseguiu convencer potenciais compradores a trocarem as suas berlinas alemãs mas está no bom caminho?
Comentário