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O peso prejudica a velocidade max? Sim ou não? e porquê?

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    O peso prejudica a velocidade max? Sim ou não? e porquê?

    o titulo do topico diz tudo,

    ja vi por aqui, noutros topicos, algumas discussões sobre este assunto, por isso mesmo, aproveito para abrir um para o pessoal ser esclarecido

    cumps

    #2
    F=m x a

    Comentário


      #3
      se retirares peso a um carro, ele apenas vai chegar mais depressa à velocidade máxima. se aumentares peso, desde que não seja em excesso (que faça com que o carro já nem consiga arrancar), ele vai chegar na mesma à mesma velocidade. só vai demorar mais tempo.

      Comentário


        #4
        Prejudica sempre a velocidade máxima.

        A questão de demorar mais ou menos tempo a atingi-la seria linear se o peso não influenciasse os atritos.


        Tudo depende do peso, mas que influencia isso é um facto.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por 320dEVIL Ver Post
          A questão de demorar mais ou menos tempo a atingi-la seria linear se o peso não influenciasse os atritos.
          isso já é outra coisa
          penso que se estava a isolar a questão do peso. podes ter dois carros iguais, com pesos diferentes, preparados para ter a mesma altura da carroçaria (com ligeiras alterações nas suspensões) e diferentes pressões de pneus (para manter aproximadamente o mesmo perfil de contacto). a velocidade máxima será basicamente a mesma. o peso em si não afecta a velocidade.

          Comentário


            #6
            é uma questao interessante...

            a ausencia de peso, torno o carro mais rapido sem duvida...

            mas o peso em conta e medida pode ajudar na obtenção de maior velocidade maxima...é o caso se carros de segmentos altos, serie 7, classe S e nem é preciso ir tao longe no segmentos, Avensis, A6, A4, Lagunas etc...quando embalados obtem velocidades de ponta interessantes !!

            Comentário


              #7
              correcto e afirmativo

              sem pensar nos atritos a única diferença seria realmente o demorar mais a atingir a velocidade de ponta.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Rui_soad Ver Post
                mas o peso em conta e medida pode ajudar na obtenção de maior velocidade maxima...é o caso se carros de segmentos altos, serie 7, classe S e nem é preciso ir tao longe no segmentos, Avensis, A6, A4, Lagunas etc...quando embalados obtem velocidades de ponta interessantes !!
                ajudar em quê? descidas? isso não conta

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                  ajudar em quê? descidas? isso não conta

                  Ok...mas nao foi referida a forma de obtençao de velocidade maxima...em recta ou descida...

                  mas partindo entao desse principio, dois carros = um com menos 500kg nao estará mais susceptivel aos atritos ??? e desta forma sofrer um abrandamento ???

                  Comentário


                    #10
                    Fica aqui um bom artigo sobre estas pequenas questões (em inglês)

                    http://www.nsxprime.com/FAQ/Miscella...queHPSpeed.htm

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Rui_soad Ver Post
                      Ok...mas nao foi referida a forma de obtençao de velocidade maxima...em recta ou descida...

                      mas partindo entao desse principio, dois carros = um com menos 500kg nao estará mais susceptivel aos atritos ??? e desta forma sofrer um abrandamento ???


                      é ao contrário. Carros mais pesados é que estão mais susceptíveis aos atritos tendo em conta que a Reacção normal = Peso.

                      Onde isso poderia trazer mais vantagens seria a descer pois aí entra a ajuda da gravidade

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Rui_soad Ver Post
                        Ok...mas nao foi referida a forma de obtençao de velocidade maxima...em recta ou descida...

                        mas partindo entao desse principio, dois carros = um com menos 500kg nao estará mais susceptivel aos atritos ??? e desta forma sofrer um abrandamento ???
                        uma recta pode ser a descer

                        para a velocidade máxima só te interessa a aerodinâmica, atrito dos pneus (que comparado com a parte aerodinâmica nem terá grande papel), e a potência disponível à roda.

                        Comentário


                          #13
                          A descer, passo a explicar.

                          Se um gajo agarrar um peso de 10 kilos e se jogar de um penhasco, chega mais depressa se o peso for superior.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ganadaria Ver Post
                            A descer, passo a explicar.

                            Se um gajo agarrar um peso de 10 kilos e se jogar de um penhasco, chega mais depressa se o peso for superior.


                            se atirares na vertical e tiverem o mesmo tamanho, então chegam sensivelmente ao mesmo tempo

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por 320dEVIL Ver Post
                              se atirares na vertical e tiverem o mesmo tamanho, então chegam sensivelmente ao mesmo tempo
                              se tiverem a mesma forma chegam ao mesmo tempo..

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Darth Vader Ver Post
                                se tiverem a mesma forma chegam ao mesmo tempo..
                                correcto. eu só falei em tamanho e não forma para caso ele quisesse testar a teoria em casa (duvido que tivesse dois objectos iguais e materiais diferentes

                                Comentário


                                  #17
                                  Sim prejudica.

                                  A força de atrito está sempre presente (quando há contacto entre duas superficies, neste caso pneus e estrada).

                                  A força de atrito é uma força de oposição ao movimento, a mesma depende da compressão que o objecto (pneus) faz com a superfície (estrada), logo quanto maior for essa compressão sobre a superficie maior será o atrito.

                                  Ou seja ao existir mais peso (mais compressão entre as superfícies, maior vai ser o atrito), por isso prejudica a velocidade.

                                  Nota: isto é apenas uma análise que correlaciona o peso com a velocidade, somente. Mas num automóvel existe uma panóplia de variáveis para além do peso que influencia a velocidade máxima.

                                  Inclusive há casos específicos em que carros com a mesma potência, binário e cilindrada têm mais Top Speed mesmo sendo mais pesados, porque são melhores aerodinamicamente, por exemplo.

                                  Cumpts
                                  Editado pela última vez por pmna; 22 July 2008, 02:00.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Desculpem, mas pouco tenho visto por aqui que mostre que muitos aqui percebem de Física...

                                    Assim de repente, dois corpos em queda livre terão a mesma aceleração gravítica, 9.8 m/s2, o que vai levar a velocidades iguais e, portanto, o mesmo tempo de queda.
                                    Isto é independente de a massa ter 1kg ou 1ton.
                                    Seria, quando muito, dependente do atrito, mas isso são outros quinhentos paus, e terá que ver com a forma e superfície do objecto, não tanto com a sua dimensão e nada peso.

                                    A analogia é válida, no entanto, se meteres os 10kgs às costas de um gajo e lhe disseres para correr 1000 metros. Garanto-te que os sente, lol.

                                    Na questão do carro...
                                    ATRITO - assim de repente, vejo duas fontes de atrito: o ar e o solo.
                                    No atrito com o ar, este vai aumentar com a velocidade. No entanto, para velocidades iguais, o atrito vai ser igual.
                                    No solo, o atrito será proporcional ao peso do carro. Assim, um carro com 3000kg vai sofrer 10 vezes mais peso que um carro com 300kg, mas este vai ser constante para a velocidade (penso eu? faz-me sentido que sim, mas não sei o comportamento do atrito dos rolamentos... de qualquer forma não penso que difira muito).

                                    FORÇA - o motor vai ter a potência, independentemente do peso do carro.

                                    Agora... a parte divertida

                                    Na aceleração, o Luis Capelo tem razão quando diz que vai demorar mais tempo a acelerar. Vai estar sujeito a um maior atrito com a mesma força para o empurrar. Assim, vai ter menos força a, de facto "empurrar" o carro.

                                    Já na velocidade de ponta, não posso concordar com o Luis Capelo. Um maior peso vai causar um maior atrito, uma maior resistência. Essa maior resistência vai fazer com que a mesma força do motor tenha uma velocidade de ponta menor.
                                    Para potências significativas, pode não se sentir grande diferença em aumentos relativamente pequenos de massa, mas de certa forma, é intuitivo... em vez de pensar num aumento pequeno de massa, pensem "em grande". Imaginem que em vez de 500 kgs, enchiam o carro de lastro.


                                    Espero ter ajudado.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Akh608 Ver Post
                                      Desculpem, mas pouco tenho visto por aqui que mostre que muitos aqui percebem de Física...

                                      Assim de repente, dois corpos em queda livre terão a mesma aceleração gravítica, 9.8 m/s2, o que vai levar a velocidades iguais e, portanto, o mesmo tempo de queda.
                                      Isto é independente de a massa ter 1kg ou 1ton.
                                      Seria, quando muito, dependente do atrito, mas isso são outros quinhentos paus, e terá que ver com a forma e superfície do objecto, não tanto com a sua dimensão e nada peso.

                                      A analogia é válida, no entanto, se meteres os 10kgs às costas de um gajo e lhe disseres para correr 1000 metros. Garanto-te que os sente, lol.

                                      Na questão do carro...
                                      ATRITO - assim de repente, vejo duas fontes de atrito: o ar e o solo.
                                      No atrito com o ar, este vai aumentar com a velocidade. No entanto, para velocidades iguais, o atrito vai ser igual.
                                      No solo, o atrito será proporcional ao peso do carro. Assim, um carro com 3000kg vai sofrer 10 vezes mais peso que um carro com 300kg, mas este vai ser constante para a velocidade (penso eu? faz-me sentido que sim, mas não sei o comportamento do atrito dos rolamentos... de qualquer forma não penso que difira muito).

                                      FORÇA - o motor vai ter a potência, independentemente do peso do carro.

                                      Agora... a parte divertida

                                      Na aceleração, o Luis Capelo tem razão quando diz que vai demorar mais tempo a acelerar. Vai estar sujeito a um maior atrito com a mesma força para o empurrar. Assim, vai ter menos força a, de facto "empurrar" o carro.

                                      Já na velocidade de ponta, não posso concordar com o Luis Capelo. Um maior peso vai causar um maior atrito, uma maior resistência. Essa maior resistência vai fazer com que a mesma força do motor tenha uma velocidade de ponta menor.
                                      Para potências significativas, pode não se sentir grande diferença em aumentos relativamente pequenos de massa, mas de certa forma, é intuitivo... em vez de pensar num aumento pequeno de massa, pensem "em grande". Imaginem que em vez de 500 kgs, enchiam o carro de lastro.


                                      Espero ter ajudado.
                                      Sim está correcto.

                                      Existe a força de atrito estática (quando existe contacto entre duas superfécies) mas não existe ainda movimento.

                                      E depois existe a força de atrito cinética, que é quando já existe movimento (neste caso em específico, carro em andamento) e a mesma é constante.

                                      Em suma, dois automóveis quando estão em movimento a força de atrito é constante para ambos, porém o carro que pesar mais terá uma força de atrito cinética constante, mas superior ao de o carro que tenha um peso menor.

                                      Comentário


                                        #20
                                        a questão é que o aumento de atrito nos pneus é ridiculamente baixo comparando com o atrito do ar a altas velocidades :P

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                          a questão é que o aumento de atrito nos pneus é ridiculamente baixo comparando com o atrito do ar a altas velocidades :P
                                          Por isso é que aerodinâmica é mais importante nesse aspecto (velocidade máxima) do que o peso.

                                          Mas sem divagarmos muito, e respondendo objectivamente, o peso influencia o top speed (mesmo sendo pouco comparado com o atrito do ar).
                                          Editado pela última vez por pmna; 22 July 2008, 02:51.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                            a questão é que o aumento de atrito nos pneus é ridiculamente baixo comparando com o atrito do ar a altas velocidades :P
                                            Um carro com 1000 kgs n vai andar tanto como se o puseres a pesar 2000kgs

                                            A sério, não vai. Eu lembro-me do meu Peugeot 205, já quando íamos 4 lá dentro se notava.

                                            Comentário


                                              #23


                                              As ilustrações ajudam sempre os que são tendencialmente visuais.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por pmna Ver Post
                                                Por isso é que aerodinâmica é mais importante nesse aspecto (velocidade máxima) do que o peso.

                                                Mas sem divagarmos muito, e respondendo objectivamente, o peso influencia o top speed (mesmo sendo pouco comparado com o atrito do ar).
                                                se aumentares a pressão dos pneus, diminuis a área de contacto, e podes compensar o aumento do peso isto, se é que se nota alguma diferença devida apenas ao aumento do atrito dos pneus, por um maior peso.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Akh608 Ver Post
                                                  Um carro com 1000 kgs n vai andar tanto como se o puseres a pesar 2000kgs

                                                  A sério, não vai. Eu lembro-me do meu Peugeot 205, já quando íamos 4 lá dentro se notava.
                                                  sim, não vai ACELERAR tanto como antes. mas em plano, atinge sensivelmente a mesma velocidade máxima. nem que demore 3 ou 4x mais tempo.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                                    se aumentares a pressão dos pneus, diminuis a área de contacto, e podes compensar o aumento do peso isto, se é que se nota alguma diferença devida apenas ao aumento do atrito dos pneus, por um maior peso.
                                                    Mas sabes que isto do atrito também dá muito jeito, principalmente quando é para travar...

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                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                                      sim, não vai ACELERAR tanto como antes. mas em plano, atinge sensivelmente a mesma velocidade máxima. nem que demore 3 ou 4x mais tempo.
                                                      Pronto, Luis... à falta de condições de experimentação descritas on-line, fica o convite para que experimentes, por exemplo com um carro de baixa cilindrada e alguns amigos.

                                                      Depois dá notícias.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Akh608 Ver Post
                                                        Pronto, Luis... à falta de condições de experimentação descritas on-line, fica o convite para que experimentes, por exemplo com um carro de baixa cilindrada e alguns amigos.

                                                        Depois dá notícias.
                                                        arranja-me uma pista perfeitamente plana para eu andar às voltas e com tamanho suficiente para o teste se poder desenrolar


                                                        já agora, informação interessante:
                                                        http://www.pumaracing.co.uk/TOPSPEED.htm

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                                          sim, não vai ACELERAR tanto como antes. mas em plano, atinge sensivelmente a mesma velocidade máxima. nem que demore 3 ou 4x mais tempo.
                                                          Não conseguirá acelerar o suficiente para vencer a aceleração negativa resultante do atrito do ar.

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Vibri Ver Post
                                                            Não conseguirá acelerar o suficiente para vencer a aceleração negativa resultante do atrito do ar.
                                                            o atrito do ar aumenta por causa do peso?

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