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Em que é que os carros actuais são piores que os antecessores?

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    Em que é que os carros actuais são piores que os antecessores?

    Pois é! Hoje em dia, a cada geração nova de carros que saem para o mercado, eles são mais e mais perfeitos: mais rápidos, mais confortáveis, mais seguros, menos poluentes, etc.
    Mas será que os carros actuais são mesmo melhores em tudo do que os anteriores? Não falo aqui em aspectos emocionais como o roncar de um motor alimentado por carburadores duplos, o que até é sempre subjectivo, mas de aspectos puramente objectivos.
    Então em que é que acham que os carros actuais são piores? Para começar, um aspecto que eu já reparei é que com tanta vontade de exibir um estilo diferente e original, ou em nome da tão propalada (pseudo)-desportividade, negligenciam-se aspectos práticos como a lisibilidade ou funcionalidade dos painéis de bordo. No 1º caso, está a optar-se muito por mostradores à la Alfa 156 (não só no seu sucessor, o 159, mas em carros tão diferentes como o Mazda 3 ou o Peugeot 308), que podem até ser muito estilosos e giros, mas que em termos de lisibilidade não se comparam a um bom velho Mercedes 190, W 124 ou mesmo a um Peugeot 306 da 2ª série. No caso da funcionalidade, tudo se prende com a quantidade incrível de equipamentos tecnológicos hoje presentes nos interiores dos carros, como o A/C bi-zona, GPS, computadores de bordo, rádios que são autênticas aparelhagens profissionais (só falta a mesa de mistura ) com a profusão de botões e comandos. Já nem falo em soluções topo de gama como o set-up completo permitido por um BMW M5 ou outros que tais, com memórias para as posições dos bancos, espelhos, etc.
    Outro aspecto em que os carros novos são piores é a visibilidade das suas carroçarias, em que a aerodinâmica é a grande responsável: frentes mergulhantes, pára-brisas cada vez maiores e mais inclinados e traseiras altas com vidros traseiros e laterais ridiculamente pequenos não são uma grande ajuda na altura de estacionar num lugar apertado!

    Agora que já dei alguns exemplos, em que outros aspectos é que para vocês os carros modernos são piores?? Ou seja, por outras palavras, em que é que eles regrediram? Onde é que o suposto progresso deu mas foi lugar a um retrocesso?

    #2
    Lino, talvez queiras dizer "legibilidade" em vez de "lisibilidade"?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
      Lino, talvez queiras dizer "legibilidade" em vez de "lisibilidade"?
      Não é bem a mesma coisa, penso eu de que, e que ambas as palavras podem existir. Mas vou ver ao dicionário se a palavra existe realmente e se necessário, mudo!

      Comentário


        #4
        Um caso flagrante e o novo Civic Type-R fn2...mais aburguesado, mais confortavel, mas requintado no interior...e muito menos eficaz em conduçao que o anterior EP3...que era um desportivo a serio sem mariquices, mesmo hardcore...

        é apenas mais um exemplo...

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          #5
          os antigos eram melhores pela falta de electronica (menos dores de cabeça)e alguns o feeling da conduçao era mais directo ,de resto os actuais batem aos pontos os antigos ,segurança comforto etc

          Comentário


            #6
            essencialmente: PESO!!!!

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              #7
              Embora o espaço interior cresça normalmente, há uma tendencia geral para dificultar o acesso ao interior do carro em prol do estilo.
              Outra coisa "aberrante" é o consecutivo aumento de tamanho de cada vez que sai um substituto, e pior... de peso!
              Na epoca dos aluminios, ligas especiais, carbono, Kevlar etc etc... cada vez que sai um carro novo é, normalmente, mais pesado do que aquele que veio substituir.
              Felizmente já se nota algum retrocesso neste ponto, mas foi preciso uma crise petrolifera para tirarem os trunfos da gaveta.

              Comentário


                #8
                Apenas lendo o titulo a minha resposta é:

                - Mais peso

                - Depois de uma forma mais distante e menos generalizada: feedback transmitido ao condutor, falta de "mecânicidade"

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por joao.abreu Ver Post
                  os antigos eram melhores pela falta de electronica (menos dores de cabeça)e alguns o feeling da conduçao era mais directo ,de resto os actuais batem aos pontos os antigos ,segurança comforto etc
                  Acho que é exactamente ao contrário.
                  Uma pequena peça electrónica leve e barata faz o trabalho de várias peças caras e pesadas... que também avariavam, desafinavam e ganhavam folgas.
                  Com a electrónica, muitas vezes, nem é necessário desmontar nada para voltar a afinar, basta ligar um computador pela porta de comunicações, fazer a afinação e já está.
                  Imagina como seria, com os preços de mão de obra actuais, teres um mecânico de volta de um carburador ou distribuidor não sei quantas horas para reparar aquilo ou até mesmo só para afinar... quantas peças novas compravas?

                  Comentário


                    #10
                    Na verdade, em termos de feeling de condução, contacto condutor-maquina, os carros antigos eram mais honestos nas suas reacções que os actuais, apesar de muito menos eficazes.

                    Comentário


                      #11
                      São piores em:

                      -Fiabilidade;
                      -Manutenção mais cara;
                      -Reparações mais caras;
                      -Dificuldade na manutenção e reparação;

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Automobilista Ver Post
                        Acho que é exactamente ao contrário.
                        Uma pequena peça electrónica leve e barata faz o trabalho de várias peças caras e pesadas... que também avariavam, desafinavam e ganhavam folgas.
                        Com a electrónica, muitas vezes, nem é necessário desmontar nada para voltar a afinar, basta ligar um computador pela porta de comunicações, fazer a afinação e já está.
                        Imagina como seria, com os preços de mão de obra actuais, teres um mecânico de volta de um carburador ou distribuidor não sei quantas horas para reparar aquilo ou até mesmo só para afinar... quantas peças novas compravas?
                        Também é verdade, mas há uns tempos atrás fiquei assim quando vi que um mecânico "precisou" de ligar o carro à máquina para verificar que a avaria era... as luzes de stop fundidas!!!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Spinnaker Ver Post
                          Na verdade, em termos de feeling de condução, contacto condutor-maquina, os carros antigos eram mais honestos nas suas reacções que os actuais, apesar de muito menos eficazes.


                          Não percebi... desculpa.

                          Comentário


                            #14
                            São piores no peso e nas sensações que provocam, principalmente.
                            A relação homem/máquina é prejudicada por sistemas mais seguros, por tentativas de insonorização cada vez mais vastas e por falta de resposta orgânica de alguns componentes como direcção e caixa de velocidades.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por eu Ver Post
                              São piores em:

                              -Fiabilidade;
                              -Manutenção mais cara;
                              -Reparações mais caras;
                              -Dificuldade na manutenção e reparação;
                              Não concordo muito com o último ponto, já que não há muitos anos atrás tinha que se mudar o óleo de 5000 em 5000 km ou de 6 em 6 meses, ou ir à revisão a cada 10.000 km!
                              Hoje em certos casos esses prazos alargaram-se para 50.000 km ou de 2 em 2 anos!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                                São piores no peso e nas sensações que provocam, principalmente.
                                A relação homem/máquina é prejudicada por sistemas mais seguros, por tentativas de insonorização cada vez mais vastas e por falta de resposta orgânica de alguns componentes como direcção e caixa de velocidades.
                                Lá está: esse é um aspecto mais de natureza subjectiva ou emocional, já que o aumento da segurança que tu próprio referiste é sempre algo de muito objectivo!

                                Comentário


                                  #17
                                  O aspecto "ovalizado" da generalidade dos utilitários de hoje em dia não me cativa nadinha....

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                    São piores em:

                                    -Fiabilidade;
                                    -Manutenção mais cara;
                                    -Reparações mais caras;
                                    -Dificuldade na manutenção e reparação;
                                    Tal e qual....

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                      São piores em:

                                      -Fiabilidade;
                                      -Manutenção mais cara;
                                      -Reparações mais caras;
                                      -Dificuldade na manutenção e reparação;
                                      Discordo em quase tudo!

                                      Acho que cada vez mais em média são mais fiáveis, desde os utilitários aos grandes familiares.

                                      A manutenção e reparação é mais cara, mas hoje em dia tudo é mais caro, se pegarmos num carro mais antigo e formos fazer a manutenção numa oficina actual vai ser igualmente caro, ou até mais.

                                      Dificuldade de manutenção e reparação já concordo, porque cada vez mais os mecânicos tem que estar actualizados. Hoje em dia já é comum levar-se um carro a um mecânico e termos a resposta "sabe, é que estes carros tem o novo sistema e blah blah só mexo se assumir o risco".

                                      Para mim os actuais onde são claramente piores é no peso.

                                      Comentário


                                        #20
                                        os carros actuais em nada são piores, o que difere é que antes davam outras sensações ao condutor comum...

                                        Porque um carro de hoje em dia é claramente melhor que o anterior, por isso não façam filmes.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Já sabem como sou portanto nem vale a pena


                                          -Dependência de tudo o que é electronico
                                          -Dificuldade em dar aquele arranjo no local com meia duzia de ferramentas

                                          -Peso excessivo
                                          -Segurança excessiva dá falsa sensação de segurança e faz com que as pessoas conduzam demasiado depressa sem terem noção daquilo que estão a fazer, se por acaso mudam para um carro antigo a probabilidade de se espetarem é mais elevada

                                          -Carros fazem mais do que os condutores

                                          -Jantes grandes, pneus largos e de baixo perfil = €€€€€€€€€€€€€€€€

                                          -Falta de Alma e de personalidade = Standardização do conceito de automovel



                                          Estética igual nos vários segmentos da mesma marca







                                          Bem, a verdade é que eu sou daqueles gajos que não gosta de andar para a frente, assim do género que é avesso á mudança, eu queria mesmo é que o tempo parasse e que tudo ficasse constante



                                          Na década de 60 +- era óptimo

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                                            -Segurança excessiva dá falsa sensação de segurança e faz com que as pessoas conduzam demasiado depressa sem terem noção daquilo que estão a fazer, se por acaso mudam para um carro antigo a probabilidade de se espetarem é mais elevada
                                            mas quando passam para o carro antigo, já não existe a sensação de segurança

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                              mas quando passam para o carro antigo, já não existe a sensação de segurança

                                              qual sensação de segurança, nem segurança existe


                                              Ou melhor, és tu que fazes a tua própria segurança!



                                              (Eu admito que isto tinha que mudar e que actualmente estamos 30.000x melhor, mas não gosto nem me sinto lá muito seguro a andar de carro a 160 com alguém que nem compreende bem o que é que se está a passar quando essa pessoa tenta fazer uma curva com limite de 80 , a 160 )

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                                mas quando passam para o carro antigo, já não existe a sensação de segurança
                                                certo!

                                                mas de facto todas as ajudas electronicas dão uma falsa sensação de segurança. convém ter noção de onde está os limites.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Lino Marques Ver Post
                                                  Lá está: esse é um aspecto mais de natureza subjectiva ou emocional, já que o aumento da segurança que tu próprio referiste é sempre algo de muito objectivo!
                                                  Sem dúvida...mas "nós" vemos os carros de uma perspectiva emocional

                                                  E são esses pontos que se tendem a perder em detrimento do carro frigorifico...qualquer dia são analisados na Deco Proteste

                                                  Bem, gostaria de frisar algo que é bastante objectivo e mensurável -> o aumento de peso

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                    São piores em:

                                                    -Fiabilidade;
                                                    -Manutenção mais cara;
                                                    -Reparações mais caras;
                                                    -Dificuldade na manutenção e reparação;
                                                    Não concordo em nada:

                                                    Fiabilidade - Hojem em dia quase todos os carros fazem centenas de milhar de KM sem reparações de qualquer espécie nem desafinações... dantes não!

                                                    Manutenção mais cara - Um carro antigo, na mesma oficina, custa o mesmo que um carro moderno... com a diferença que tem que lá ir com mais frequência, pois os periodos de manutenção periódica são mais curtos.

                                                    Reparações mais caras - Hoje quase que não se repara... substitui-se. Ao preço da mão de obra actual, quanto custaria o montão de horas gastas para reparar um carburador, um injector ou uma distribuição mecânica?
                                                    Na chapa o preço das reparações é igual para todos.

                                                    Dificuldade na manutenção e reparação - Não me parece, os periodos de estadia nas oficinas para manutenções e reparações diminuiram bastante e com menos pessoal... não deve ser por causa da maior dificuldade de certeza.
                                                    Ah...e tal... mas dantes qualquer um mexia! ai é que está o problema.
                                                    O Homem do talho sabe cortar carne... mas não é cirurgião!!!
                                                    Editado pela última vez por Automobilista; 22 July 2008, 12:54.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Lino Marques Ver Post
                                                      Não concordo muito com o último ponto, já que não há muitos anos atrás tinha que se mudar o óleo de 5000 em 5000 km ou de 6 em 6 meses, ou ir à revisão a cada 10.000 km!
                                                      Hoje em certos casos esses prazos alargaram-se para 50.000 km ou de 2 em 2 anos!
                                                      Sem dúvida...aqui concordo que foi uma melhoria

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                                                        essencialmente: PESO!!!!
                                                        Exacto, acho que é aqui que eles têm vindo a ficar pior.

                                                        De resto, podemos gostar muito das particularidades de certo modelo, mas o novo é sempre melhor.
                                                        Melhor insonorização, melhores travões, menos vibrações, mais segurança, etc.

                                                        Não concordo nada na questão apontada de serem menos fiáveis.
                                                        A realidade é que carros pouco fiáveis sempre existiram, tal como o inverso.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          à grande maioria dos carros hoje em dia falta lhes o carisma que os diferenciava uns dos outros..

                                                          A partir do momento em que alguem compra um Volvo com chassis focus e motor de 206 está tudo dito....

                                                          Qualquer dia por muitas marcas que tenhamso vamos ter uma plataforma e gama de motores comuns a quase todos os modelos..

                                                          Para quem utiliza o automovel como mais qúe simples meio de transporte isso provoca me uma tremenda desilusao..

                                                          A continuarmos assim dificilmente me vejo a andar com carros deste século ja que considero que até meados dos anos 90 ainda se conseguia ter alguma identidade mecanica propria...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Isso vai de encontro a uma coisa que m estava a esquecer:

                                                            Falta de personalidade!!! cada vez pior

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