Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O valor dos kms num carro

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    O valor dos kms num carro

    Neste fórum leio com frequência que os kms não interessam para nada, que o que interessa é o estado do carro como se fosse possível dissociar uma coisa da outra.

    Frequentemente o argumento utilizado é que é preferível um carro com 200.000 kms feitos com cuidado do que 50.000 kms feitos a estragar.
    Embora eu possa achar esta noção aceitável, acho que é um pouco como dizer que mais vale partir uma perna do que partir as duas...

    Parte-se sempre do pressuposto (muitas vezes errado) de que o carro com poucos kms é que sofreu e o outro foi tratado com cuidado.

    Independentemente de eu não conhecer nenhum carro que a partir dos 200.000 kms não tenha começado a dar despesa, o exercício que proponho é este:

    Imaginem que durante os anos de produção do NSX, a Honda tinha tirado um exemplar da linha de produção e tinha colocado num museu deles.

    Imaginem o mesmo para um 300ZX, ou qualquer outro carro que gostem (não precisa de ser um modelo supra-sumo como estes).

    Agora imaginem que estes carros eram todos colocados à venda num stand (oficial ou não), carros com 0 kms, que nunca apanharam chuva, nem sol, nem nada.

    Quanto valia um carro destes ?
    Seria impensável que valessem o que custavam quando eram comercializados novos*, ou achavam justo a aplicação da valorização comercial em função da idade ?


    Nota: Este exemplo é um extremo, para tentar explicar o que se passa com muitos carros que são mantidos em garagens fechadas, e que ao fim de 10 anos têm 25.000 kms e "valem" o mesmo que um carro com 150.000 kms.

    *Para colocar as coisas em perspectiva, lembrem-se que um 5GT Turbo hoje novinho custaria o mesmo que um twingo 1.2.

    #2
    Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
    Neste fórum leio com frequência que os kms não interessam para nada, que o que interessa é o estado do carro como se fosse possível dissociar uma coisa da outra.

    Frequentemente o argumento utilizado é que é preferível um carro com 200.000 kms feitos com cuidado do que 50.000 kms feitos a estragar.
    Embora eu possa achar esta noção aceitável, acho que é um pouco como dizer que mais vale partir uma perna do que partir as duas...

    Parte-se sempre do pressuposto (muitas vezes errado) de que o carro com poucos kms é que sofreu e o outro foi tratado com cuidado.

    Independentemente de eu não conhecer nenhum carro que a partir dos 200.000 kms não tenha começado a dar despesa, o exercício que proponho é este:

    Imaginem que durante os anos de produção do NSX, a Honda tinha tirado um exemplar da linha de produção e tinha colocado num museu deles.

    Imaginem o mesmo para um 300ZX, ou qualquer outro carro que gostem (não precisa de ser um modelo supra-sumo como estes).

    Agora imaginem que estes carros eram todos colocados à venda num stand (oficial ou não), carros com 0 kms, que nunca apanharam chuva, nem sol, nem nada.

    Quanto valia um carro destes ?
    Seria impensável que valessem o que custavam quando eram comercializados novos*, ou achavam justo a aplicação da valorização comercial em função da idade ?


    Nota: Este exemplo é um extremo, para tentar explicar o que se passa com muitos carros que são mantidos em garagens fechadas, e que ao fim de 10 anos têm 25.000 kms e "valem" o mesmo que um carro com 150.000 kms.

    *Para colocar as coisas em perspectiva, lembrem-se que um 5GT Turbo hoje novinho custaria o mesmo que um twingo 1.2.
    Acho que isso depende do carro em questão. Se fosse um 300ZX penso que seria mais caro do que o valor real do carro

    Comentário


      #3
      Quando falas em valor real referes-te a valor comercial (cotação de usado) ?

      Comentário


        #4
        Cotação de usado porquê? É como se fosse um carro novo.

        Segundo sei, há um stand da Fiat que tem um Stilo Abarth já há dois anos (não tenho a certeza do tempo). Se fores lá e disseres que queres comprar o carro, vão vendê lo pelo preço que custava há dois anos

        Comentário


          #5
          rca33, tenho seguido com atenção os teus post's neste fórum, que para mim valem o que valem, precisamente por irem de acordo com o que penso. Mais uma vez um assunto que penso ainda não ter sido debatido por aqui e demonstra ser interessante.

          Voltando ao tópico:

          Resumidamente, acho que o valor não deveria ser o de "novo", mas também não deveria ser equiparado a um modelo igual com 150.000 km.

          Pegando no exemplo que foi proposto (Renault Twingo/5) concluo que o valor pedido por um Renault 5 "de museu" (sem nunca ter feito um único quilómetro, etc...) não deveria ser o mesmo que é pedido por um Renault Twingo novo, pelo facto de que um automóvel não é só o motor. Existe, por exemplo, o factor segurança e aí o Twingo é muito melhor comparado com o 5.

          Já para não falar que (e isto digo eu, que não percebo nada de mecânica) o veículo de "museu" esteve parado durante bastante tempo e isso não deve ser benéfico para o motor e outros componentes.

          Apenas os meus 2 cêntimos.

          Comentário


            #6
            Y10 da minha mãe tem 75 mil kms e tem uns 18 anos, sempre na garagem, já esta parado há uns bons anos, está impecável de pintura, do motor n sei, mas estava optimo qd foi encostado qd a minha mãe mudou de carro

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por pregoafundo Ver Post
              rca33, tenho seguido com atenção os teus post's neste fórum, que para mim valem o que valem, precisamente por irem de acordo com o que penso. Mais uma vez um assunto que penso ainda não ter sido debatido por aqui e demonstra ser interessante.

              Voltando ao tópico:

              Resumidamente, acho que o valor não deveria ser o de "novo", mas também não deveria ser equiparado a um modelo igual com 150.000 km.

              Pegando no exemplo que foi proposto (Renault Twingo/5) concluo que o valor pedido por um Renault 5 "de museu" (sem nunca ter feito um único quilómetro, etc...) não deveria ser o mesmo que é pedido por um Renault Twingo novo, pelo facto de que um automóvel não é só o motor. Existe, por exemplo, o factor segurança e aí o Twingo é muito melhor comparado com o 5.

              Já para não falar que (e isto digo eu, que não percebo nada de mecânica) o veículo de "museu" esteve parado durante bastante tempo e isso não deve ser benéfico para o motor e outros componentes.

              Apenas os meus 2 cêntimos.
              Não acredito que alguém venda um Renault 5 sem um quilómetro pelo mesmo preço de um Twingo

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por PMCC Ver Post
                Não acredito que alguém venda um Renault 5 sem um quilómetro pelo mesmo preço de um Twingo
                Podias explicar o que queres dizer com isso (é que podia vender acima ou abaixo)

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                  Podias explicar o que queres dizer com isso (é que podia vender acima ou abaixo)
                  Acima do preço do Twingo. Apesar de o Renault 5 ser um carro com muitos anos, é como se fosse novo, pois tinha 0 quilómetros. Acho que isso é de valorizar e onde se pode valorizar é no valor monetário do carro

                  Apesar de ser um carro com pouca segurança e com muitas coisas inferiores ao Twingo, seriam mesmo muito poucos os que diriam não a um Renault 5 GT turbo e importavam se de pagar mais do que pagariam por um Twingo

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por pregoafundo Ver Post
                    rca33, tenho seguido com atenção os teus post's neste fórum, que para mim valem o que valem, precisamente por irem de acordo com o que penso. Mais uma vez um assunto que penso ainda não ter sido debatido por aqui e demonstra ser interessante.

                    Voltando ao tópico:

                    Resumidamente, acho que o valor não deveria ser o de "novo", mas também não deveria ser equiparado a um modelo igual com 150.000 km.

                    Pegando no exemplo que foi proposto (Renault Twingo/5) concluo que o valor pedido por um Renault 5 "de museu" (sem nunca ter feito um único quilómetro, etc...) não deveria ser o mesmo que é pedido por um Renault Twingo novo, pelo facto de que um automóvel não é só o motor. Existe, por exemplo, o factor segurança e aí o Twingo é muito melhor comparado com o 5.

                    Já para não falar que (e isto digo eu, que não percebo nada de mecânica) o veículo de "museu" esteve parado durante bastante tempo e isso não deve ser benéfico para o motor e outros componentes.

                    Apenas os meus 2 cêntimos.

                    A ideia não é comparar um twingo a um 5 GT Turbo.
                    O Twingo terá uma panóplia de coisas que o 5 nunca teve, desde direcção assistida, ar condicionado, abs, e como bem disseste, a segurança.

                    A questão que eu coloco é mais nestes termos:
                    - Um R5 GT Turbo com 0 kms, um carro de 8 segundos dos 0-100, desportivo e um ícone não valerá 12.500 euros ?


                    Relativamente à questão da mecânica, existem duas realidades distintas num carro que ande pouco (ou nada), e eu pessoalmente já tive exemplos de ambos.

                    O carro que fica na rua, sujeito ao sol, chuva, humidade, diferenças de temperatura, etc envelhece notávelmente. Os interiores ficam queimados, os pneus ficam ressequidos, as tubagens idem, os constantes ciclos de aquecimento/arrefecimento causam condensação, e quando se vai a ver temos um carro com ferrugem em componentes mecânicos, tubagens apodrecidas, etc.
                    Ou seja, o carro envelheceu.

                    Já em carros de garagem (daqueles que só saiem ao fds) não há nada disto. Não há humidades, não há nada queimado ou deformado pelo sol e chuva, etc.

                    Só para exemplificar, tenho um familiar que tem um carro com 9 anos e os pneus estão como novos, quando um carro na rua ao fim de 4 anos começa a ficar com os pneus ressequidos.

                    Por isso, penso que deva existir uma diferença entre um carro que se nota que esteve em garagem e um que tenha estado na rua.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por PMCC Ver Post
                      ...
                      Apesar de ser um carro com pouca segurança e com muitas coisas inferiores ao Twingo, seriam mesmo muito poucos os que diriam não a um Renault 5 GT turbo e importavam se de pagar mais do que pagariam por um Twingo
                      Eu era um deles, e a Renault nem é a minha marca favorita.


                      Este tópico vem um pouco no seguimento de algumas coisas que tenho observado.
                      Em Janeiro, andava eu à procura de um carro usado e parei num stand que tinha o carro que eu queria, só que importado.
                      Eles tinham os famosos 80.000 kms e eu perguntei ao vendedor pelo livro de revisões.
                      A resposta foi "Nós já sabemos que eles tiram kms. Não interessa se o carro tem 200.000 ou 300.000 kms, o que importa é que nós damos garantia de um ano de uma ponta à outra !".
                      É claro que eu fui embora para nunca mais voltar...

                      No entanto tenho um familiar que tem uma situação oposta, ou seja, um carro algo emblemático com menos de 25.000 kms, que não está à venda, mas cujo valor por ele aceitável para venda é considerado como exagerado em função do ano do carro.


                      Portugal é um dos Países que tem uma visão algo particular dos kms, porque na Alemanha é muito clara a diferença entre carros do mesmo ano mas com quilometragens diferentes.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por rca33 Ver Post

                        A questão que eu coloco é mais nestes termos:
                        - Um R5 GT Turbo com 0 kms, um carro de 8 segundos dos 0-100, desportivo e um ícone não valerá 12.500 euros ?
                        Valerá mais do que isso

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                          Eu era um deles, e a Renault nem é a minha marca favorita.


                          Este tópico vem um pouco no seguimento de algumas coisas que tenho observado.
                          Em Janeiro, andava eu à procura de um carro usado e parei num stand que tinha o carro que eu queria, só que importado.
                          Eles tinham os famosos 80.000 kms e eu perguntei ao vendedor pelo livro de revisões.
                          A resposta foi "Nós já sabemos que eles tiram kms. Não interessa se o carro tem 200.000 ou 300.000 kms, o que importa é que nós damos garantia de um ano de uma ponta à outra !".
                          É claro que eu fui embora para nunca mais voltar...

                          No entanto tenho um familiar que tem uma situação oposta, ou seja, um carro algo emblemático com menos de 25.000 kms, que não está à venda, mas cujo valor por ele aceitável para venda é considerado como exagerado em função do ano do carro.


                          Portugal é um dos Países que tem uma visão algo particular dos kms, porque na Alemanha é muito clara a diferença entre carros do mesmo ano mas com quilometragens diferentes.
                          Isto depende muito do carro. Se o carro tem 10 anos (exemplo) e só tem essa quilometragem e tem tudo em boas condições é normal que o preço seja elevado.

                          Mas já agora, se não for indiscrição, o teu familiar quer comprar o carro e o dono não está a pensar vender?

                          Comentário


                            #14
                            Os kms são apenas mais um factor de desgaste, a par da utilização, idade, etc. Portanto até certo ponto quantos menos melhor, disso não há dúvida.
                            O que se discute por vezes aqui no fórum, e que concordo, é que a importância dada à kilometragem é por vezes exagerada e tomada como único parâmetro de avaliação, quando isso anda longe da realidade.

                            Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                            Nota: Este exemplo é um extremo, para tentar explicar o que se passa com muitos carros que são mantidos em garagens fechadas, e que ao fim de 10 anos têm 25.000 kms e "valem" o mesmo que um carro com 150.000 kms.[/I]
                            Isso parece o meu carro.
                            Vale sempre mais do que um carro com muitos kms, e o estado... simplesmente novo.
                            Se quiseres ver a diferença de valores entre uma "garage queen" e um "driver" está atento ao mercado dos Ferrari. A diferença de valores é aqui avassaladora.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por PMCC Ver Post
                              ...
                              Mas já agora, se não for indiscrição, o teu familiar quer comprar o carro e o dono não está a pensar vender?
                              Expliquei-me mal.
                              Esse meu familiar tem um carro que usa pouco e só o ponderaria vender se fosse por um valor que na prática dificilmente alguém dá, por causa do ano do carro (apesar de ainda ser comercializado novo).

                              É claro que aqui acontece o que acontece sempre: Quem quer comprar um carro praticamente novo por baixo preço...
                              ...espera sentado.

                              Comentário


                                #16
                                RPM, lembrei-me de ti ao escrever este tópico, por causa do civic vti como novo que viste no japão, e que colocado cá em Portugal ficaria sensívelmente ao preço dele em novo na altura (se bem percebi).

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                  Expliquei-me mal.
                                  Esse meu familiar tem um carro que usa pouco e só o ponderaria vender se fosse por um valor que na prática dificilmente alguém dá, por causa do ano do carro (apesar de ainda ser comercializado novo).

                                  É claro que aqui acontece o que acontece sempre: Quem quer comprar um carro praticamente novo por baixo preço...
                                  ...espera sentado.
                                  Pois, mas ai depende do preço que para ele é aceitável. É claro que se o valor que ele pede é próximo de um novo, ninguém o vai comprar

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por PMCC Ver Post
                                    Pois, mas ai depende do preço que para ele é aceitável. É claro que se o valor que ele pede é próximo de um novo, ninguém o vai comprar
                                    Foi só mesmo como exemplo.
                                    A vontade de vender é pouca (e ainda bem).

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                      RPM, lembrei-me de ti ao escrever este tópico, por causa do civic vti como novo que viste no japão, e que colocado cá em Portugal ficaria sensívelmente ao preço dele em novo na altura (se bem percebi).
                                      Ficava quase, realmente. Como falamos ando à procura de um e se encontrasse o tal zero km guardado numa garagem pagava de bom grado o preço de novo, o problema é encontrá-lo.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                        Foi só mesmo como exemplo.
                                        A vontade de vender é pouca (e ainda bem).
                                        Acho que alguêm ficaria tentado em comprar

                                        Comentário


                                          #21
                                          Há sempre o mito urbano do carro q tem 200000kms e está como novo...mto tipico em carros importados, por exemplo...aliás usa-se e abusa-se dessa expressão nos stands de rua e mesmo em concessionarios, q colocam despuduradamente carros com 80-90000kms e c 2-3 anos e escrevem em letras garrafais "como novo", como se tal justificasse, por si só, os preços absurdos q pedem...

                                          Depois há o reverso da medalha, q é quando se fala em comprar um carro de serviço (ainda ontem via num concessionario do Porto carros c 100kms, viaturas de serviço, e esses sim se podem apregoar de estarem como novos, e por menos 3000 euros q novo) virem logo os arautos da desgraça dizer q é um erro, q sabe-se lá o q passou nas maõs dos vendedores, dos test-drives, dos srs engenheiros da direcção do stand, e tal...e q por mais 4-5000 euros mais vale o cheiro a novo...

                                          Mas se fôr um de 200000 estimadinho, não há razão para receios...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                            Neste fórum leio com frequência que os kms não interessam para nada, que o que interessa é o estado do carro como se fosse possível dissociar uma coisa da outra.

                                            Frequentemente o argumento utilizado é que é preferível um carro com 200.000 kms feitos com cuidado do que 50.000 kms feitos a estragar.
                                            Embora eu possa achar esta noção aceitável, acho que é um pouco como dizer que mais vale partir uma perna do que partir as duas...

                                            Parte-se sempre do pressuposto (muitas vezes errado) de que o carro com poucos kms é que sofreu e o outro foi tratado com cuidado.

                                            Independentemente de eu não conhecer nenhum carro que a partir dos 200.000 kms não tenha começado a dar despesa, o exercício que proponho é este:

                                            Imaginem que durante os anos de produção do NSX, a Honda tinha tirado um exemplar da linha de produção e tinha colocado num museu deles.

                                            Imaginem o mesmo para um 300ZX, ou qualquer outro carro que gostem (não precisa de ser um modelo supra-sumo como estes).

                                            Agora imaginem que estes carros eram todos colocados à venda num stand (oficial ou não), carros com 0 kms, que nunca apanharam chuva, nem sol, nem nada.

                                            Quanto valia um carro destes ?

                                            Seria impensável que valessem o que custavam quando eram comercializados novos*, ou achavam justo a aplicação da valorização comercial em função da idade ?


                                            Nota: Este exemplo é um extremo, para tentar explicar o que se passa com muitos carros que são mantidos em garagens fechadas, e que ao fim de 10 anos têm 25.000 kms e "valem" o mesmo que um carro com 150.000 kms.

                                            *Para colocar as coisas em perspectiva, lembrem-se que um 5GT Turbo hoje novinho custaria o mesmo que um twingo 1.2.
                                            Quanto à primeira questão, prefiro sempre o carro que for melhro mantido e regra geral aplico a regra dos 10000kms ano, ou seja a média tera de rondar este valor, se houver um desvio muito para cima, terão de haver facturas a comprovar as intervenções, se o desvio for muito para baixo, começo logo a desconfiar... Mas aqui também depende muito do carro, se for um carro especial, tipo desportivo ou roadster, o típico carro de fim de semana, ainda se compreende, agora se for um carro comum, desconfio logo, tem de bater tudo certo, IPO's, desgaste de interiores, estado da pintura tudo entra em cogitação.

                                            Quanto à segunda questão, depende qual a finalidade do carro, se quizesse um carro para andar todos os dias, o preço superior do carro de museu, não traria nenhuma vantagem evidente, quanto muito poderia trazer complicações por ter estado parado uma série de anos, faz lembrar o caso do Ferrari Dino penso eu 206 competizione que estava parado à uma série de anos, entretanto vendido para os Eua, o motor simplesmente não rodava, o óleo tinha solidificado. Agora se fosse o típico carro de colecção, quanto menos kms melhor e aí poderia justificar o €xtra.

                                            Regra geral os kms têm um peso relativo, porque arriscaria que grande parte dos carros à venda nos Stands de usados já levaram a bela da martelada, nos importados aplica-se o mesmo, daí preferir um carro em bom estado geral, não ligando muito aos kms, e deixando quem sabe fazer sempre uma avaliação prévia.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                              Expliquei-me mal.
                                              Esse meu familiar tem um carro que usa pouco e só o ponderaria vender se fosse por um valor que na prática dificilmente alguém dá, por causa do ano do carro (apesar de ainda ser comercializado novo).

                                              É claro que aqui acontece o que acontece sempre: Quem quer comprar um carro praticamente novo por baixo preço...
                                              ...espera sentado.
                                              O valor médio para este carro desse ano anda pelos 20.000€, penso. O teu carro vale pelo menos 25.000€, um pouco mais para a pessoa certa. Mais que isso e o facto de ainda ser vendido começa a jogar contra ele porque por pouco mais compra-se um novo.

                                              Agora num carro fora de produção, quem quer o melhor tem de entrar pela madeira a dentro! Negócios da china, pelo menos eu não conheço!
                                              Editado pela última vez por RPM; 23 July 2008, 22:15.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                                                ...se o desvio for muito para baixo, começo logo a desconfiar... Mas aqui também depende muito do carro, se for um carro especial, tipo desportivo ou roadster, o típico carro de fim de semana, ainda se compreende, agora se for um carro comum, desconfio logo, tem de bater tudo certo, IPO's, desgaste de interiores, estado da pintura tudo entra em cogitação.
                                                ...
                                                Posso dizer-te que a minha mãe tem um 307 comprado novo em 2004 que nem 20.000 kms tem ainda.

                                                Eu desconfio dos kms baixos se forem num stand ou se o interior apresentar um desgaste que não seja condizente.
                                                A verdade é que um carro com 20.000 kms não pode apresentar qualquer tipo de desgaste no interior, seja onde for.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Uma das, e principalmente a mais relevante razão, para q se ligue tto à kilometragem na terra dos Tugas é simples!
                                                  E alguns aqui a compreenderão melhor q eu, por serem mais velhos.
                                                  Quem se lembra, e haverá aqui bastantes, que há duas décadas atrás quem quisesse comprar um carro, quantos encontrava com mais de 100000 kms?
                                                  Eu sei q vão dizer q antes se faziam menos kms, patati patata...
                                                  A verdade, é q tirar kms era bem mais comum q hoje em dia. Principalmente as Inspecções Periódicas, vieram diminuir bastante esta prática, se perguntarem a pessoas c mais de 35 anos, vão ver q o preconceito para c a barreira psicologica dos 100000 kms é bem maior. Era raro ver carros À venda c mais q 100000, e os q haviam eram qse sempre carros de prestigio.

                                                  Para mim é uma questão de valor. Dos últimos carros trocados na empresa, foi entregue uma Laguna c 180000 kms a funcionar sem problemas, e uma vectra q desde os 150 até aos 180000 c q foi entregue passou a ser uma amostra de avarias. O q interessa é a manutenção. Mesmo q seja mais mal tratado, é preciso é q as manutenções compensem.
                                                  Se repararem, carros cmo os merc de uma certa época, permanecem incólumes à "tirania" dos kms.

                                                  Comentário

                                                  AD fim dos posts Desktop

                                                  Collapse

                                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                                  Collapse
                                                  Working...
                                                  X