Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Vendedores De Automóveis

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Vendedores De Automóveis

    Lembrei-me de abrir este tópico para comentarmos situações, que no fundo, só podem ser consideradas hilariantes, e por vezes absurdas, entre outras situações mais, quando se trata de vendedores de automóveis, e neste caso mais particular, aos que estão nos dos stand´s oficiais das marcas. Supostamente, deveriam ser estes os mais informados e conhecedores do automóvel que têm para vender mas nem sempre é assim…como adiante irão verificar… Recordo aqui as “experiências”, pelo menos aquelas que não me esqueci.

    Recuando no tempo, ano de 1998, quando adquiri um Ford Fiesta 1.25 Techo.

    Vendedor: “…este motor é excelente, é melhor que os da Ford…. ( uau…grande vendedor Ford, penso eu.. ! ) …. é construído pela Mazda ! ( Ok, o Mazda 125 era igualmente equipado com este motor….mas não é da Mazda, foi um projecto da Yamaha )….. mas pronto, informação errada…. mas se calhar sou eu que sou demasiado exigente…….

    No inicio deste ano, com o intuito de trocar o meu 307, comecei a considerar algumas hipóteses, e sempre que passei por um stand dentro das hipóteses a considerar, aproveitei para “espreitar”. Como apaixonado por automóveis, considero-me bem informado, pelo que à partida haveria pouco que me pudessem dizer que eu não soubesse.


    Kia Cee´d Station Wagon

    Um modelo que despertou curiosidade, fui ver, conversa puxa conversa com o vendedor…neste caso, fui eu a explorar os detalhes e características do modelo, até que o sujeito remeteu-se ao comentário de que “…. o senhor está bem informado….”, e a cada comentário meu, ele dizia….” …pois….” ; “ …pois..”, foi uma conversa interessante….. até que me lembro de perguntar, se o porta luvas era refrigerado, resposta pronta: ...”…não, estes carros não têm isso….” bom, pensei eu, é pena.. mas calhou ler o descritivo do preço e equipamento que estava junto da bela SW, e digo: “ ..mas aqui está indicado porta-luvas refrigerado !” , vendedor: “ Ai está? “, e fui verificar o porta-luvas e verificou-se que sim…. vendedor: “…bom, se calhar passaram a ter…….” uau, pensei para comigo, qual teria sido o malandro na fábrica que instalou e não avisou ninguém….. que pretensão a minha também esperar que um vendedor da marca soubesse este pormenor “irrelevante”…mas pronto, se calhar sou eu que sou demasiado exigente……

    Skoda Octavia

    Um modelo que gosto, entrei, vi, conversa com o vendedor, digo eu.. “ é pena este Tdi ter ainda tecnologia injector-bomba, mais antiga em vez de common-rail…..”

    Vendedor: “ ….não diga isso…..olhe que isto do injector é bom…..este motor é novo ( 1.9 Tdi – 105 Cv ), foi tudo reformulado o ano passado….. “ e eu cá para os meus botões…. está bem…diz o que quiseres…. Começamos a analisar as versões, a Sportline e o Elegance. No Sportine, e era fácil porque, segundo ele, as únicas diferenças eram as jantes e pneus, bancos desportivos o volante de três raios…afirmou o vendedor certo e sabedor do que dizia…. reparo que o Sportine tem sensores de estacionamento, pergunto, e no Elegance….vendedor: “…Hum, acho que não têm…..”, comentei sobre os espelhos eléctricos… “ …no Elegance parece-me que não tem..mas se calhar é opção…..”, mau, então não era só as jantes, etc… as diferenças?? De repente, o vendedor como bom conhecedor do veiculo em questão, diz-me: “ ….está ver aqui no painel de instrumentos, este mostrador é o matrix….”, uau, pensei eu…será que também oferecem… os óculos? para quem não saiba, a designação correcta é Dot-matrix.. mas enfim, estar a espera e a exigir que o vendedor soubesse isso e o demais… era demasiada pretensão minha….mas se calhar sou eu que sou demasiado exigente……


    Seat Altea XL

    Gosto da estética, fui ver. Já tinha uma ideia dos valores da 1.9 Tdi e também do agora conhecido 1.4 Tsi de 125 cv.

    Conversa puxa conversa, questiono do motor 1.4, tendo em conta a diferença de preços entre os dois motores, até que o vendedor diz: “…isso anda pouco e gasta muito…” e eu cá para comigo….hum !!.. e digo: “….mas esse motor de injecção directa até tem uns consumos simpáticos para um 1.4 de 125 cv…. “ , vendedor: …” …125 cv???? “….. e eu para com os meus botões…que já se riam à gargalhada…….isto está bonito….. lá foi ele ver um catalogo…e…..milagre ! …” ah…..sim, à um de 125 cv….isto sim, já anda muito bem…… “ e eu …porreiro !

    Discute-se versões, a Stylance era a mais equipada, e a Rebel em exposição ….pareceu-me que desconhecia essa versão…..entro dentro do carro, experimento, vou para abrir a porta da mala e…não abre.. e comento e o vendedor: “….. olhe que isso é no simbolo “…vai de experimentar e ..nada… “…isto se calhar está trancado…” hum, perspicaz este vendedor !...”….sabe, isto vem de fábrica com um kit com as portas fechadas e se calhar puseram aqui a viatura em exposição e não fizeram isto bem..mas não se preocupe que isto é só trancar, destrancar e está feito…”, assim foi, trancou, destrancou…nada, pôs o carro a trabalhar, trancou, destrancou….e nada…..que malandra esta porta da bagageira….até que o vendedor para um seu colega: “ ….Ó João, sabes como isto se abre?.....” e outro : “….experimenta o comando à distância…..” ok, isto estava a correr bem….e a propósito do Kit, tal como naquele série do Justiceiro, apeteceu-me dizer para o meu….Rolex: “ Kitt, vêm me buscar ! “
    Ainda pensei em sugerir e perguntar se na oficina não teriam nenhum pé de cabra….mas, adiante… acabei por vir embora, sem ver a mala….mas pronto, se calhar sou eu que sou demasiado exigente….


    Peugeot 308 SW

    Isto sim, foi show. Prepararem-se que o bicho vai pegar…….como alguém dizia…
    Fim de semana portas abertas, acabava os meus primeiros dias de ferias, por casualidade passava junto de um stand da Peugeot, e pensei, vou ver novamente a SW, estive na Fil, já a tinha visto, já tinha os catálogos, enfim já sabia e conhecia o que era preciso.

    Em exposição a SW Sport e para test drive a SW Executive, ambas de 110 Cv .

    Mais uma vez, conversa puxa conversa, acabámos por falar dos airbag….e o vendedor : “…. este modelo já vem com todos os airbag´s possíveis…” e eu falo no airbag na coluna de direcção, que é de série na Executive e Sport , e ele prontamente”….não, isso não existe !….”
    e pronto, lá pensei eu….lá vamos nós outra vez….., sentei-me na Sport, vi , fui ver a SW Executive e sobre o ar condicionado disse-me o seguinte….”…..a Executive tem, ao contrário da Sport, ar condicionado manual bi-zona, a da Sport é automático…..” bem, tinha estado com ele na Sport, agora na Executive….e pombas, onde está a diferença no painel? …ou melhor, onde está o Wally ? Ar condicionado manual bi-zona?????? Espectáculo……, continuando, falamos na estética….fiz o test drive….e fiquei a saber…que a direcção da SW é hiper-sensivel !!!!!! mas o que raio é uma direcção assistida hiper-sensivel…..?????? enfim, continuando…….depois do test drive, pediu-me para dirigir à frente do carro.. e informação bombástica….”… este modelo vêm de série com faróis de Xénon ….! …e eu a olhar para o estético farol de halogénio…….neste fase, já não sabia se havia de rir ou chorar, …adiante….continuando a conversa, perguntou-me se estaria interessado, se tinha retoma, ao que disse que sim, e pergunto-me se queria que fizessem ficha para me darem o valor de retoma … e assim foi, dirigimos-nos para o meu 307 de 2002, com o sobejamente conhecido motor 1.4 Hdi de 70 cv…….pensava eu !........quando me pergunta se era o 1.600, ao que respondo que não, que era o 1.400 Hdi, resposta: “…Ah !!.... mas qual o de 90 cv?..”
    Sem mais comentários………………mas pronto, se calhar sou eu que sou demasiado exigente…….


    Outro stand da Peugeot, outro one man show….

    Segundo o vendedor, todos os Hdi tinham FAP ( filtro de partículas ), mentira, o de 90 Cv não tem…… Comento que lamentava a opção de não existir cortinas laterais na SW Executive, só na Sport, ao que afirma o seguinte: …” não tem? tem sim senhor, como opção, o senhor deve estar mal informado, esta aqui não tem, mas na fábrica fazem tudo….e para mais, a Sport tem os vidros escurecidos e têm as cortinas, então esta que não tem, é que não tinha as cortinas?? isso até é um disparate….” realmente, olhem que o sujeito…..mas adiante, continuando….acabou por reconhecer que mesmo que não vindo, eles encarregavam-se instalar as cortinas, tiravam o painel da porta, abriam as ranhuras…..para porem as cortinas…..e voilá ! Tudo se faz….fica a dúvida é da qualidade do trabalho.

    Mas enfim, felizmente, acho eu …..são casos isolados, existem bons profissionais e eu sei disso.

    Um bem haja para todos os vendedores !

    #2


    Nada que surpreenda, embora tenha de admitir que não são erros de palmatória. Falharam nos pormenores. 99% dos clientes não se preocupa com nada disso.

    Comentário


      #3
      mas pronto, se calhar tu é que és demasiado exigente….

      Comentário


        #4
        Alguns episódios chegam a ser caricatos

        Comentário


          #5
          eeheh

          Lembro-me é de na altura de ver o Astra GTC, ir dar uma volta com o vendedor, ele ao volante, a falar-me das coisas boas e tal, e decide enaltecer....a manete dos piscas!!:
          "isto é fenomenal, olhe repare...vÊ? só com um ligeiro toque e ele activa!E depois, para segurança, desactiva-se sozinho, quer ver? repare...ligou...e agora.... (tic tic tic...) ...tá quase....epá...hum...se calhar a manete ficou presa!" :-D

          E agora em geral, peço desculpa ás senhoras vendedoras, mas estas por norma têm pouco conhecimento dos carros, assim como de mecânica/motores. Elas quando se trata de vender automóveis só sabem decorar os catálogos e dizer se são bonitos ou não...

          estava eu a ver o Fiat Bravo e entra um casal que tb se mete a ver e tal, querem abrir a mala e não conseguem, quando a Srª vendedora manda UM BERRO, toda exaltada: "carregue no símbolo da marca, É O PRIMEIRO DO SEGMENTO A TER ISSO :-)" ...toda contente, eufórica pela informação que tinha passado...eu cá, ri-me!

          Comentário


            #6
            Um colega meu comprou um carro uisado num stand de esquina...


            A maneira como foi vendido foi fácil:

            - Abertura das portas e ignição por cartão inteligente
            - Botão Start
            - Diesel
            - Certificado especial que o carro está impecável ( )

            Com isto o vendedor conseguiu fazer com que o meu colega comprasse o carro (18.000€) sem ver em outros stands ou até mesmo na marca.


            Resumindo, um carro usado na marca, com menos 50.000KM custava 15.000€ naquela altura (4 meses atrás)


            Com isto quero apenas mostrar que por vezes a maior parte das pessoas não quer saber de mais nada, a não ser coisas estúpidas.

            Comentário


              #7
              Quando saiu o Audi A2, em 2000, fui vê-lo a um stand. Sabia bastante sobre o carro e quando comecei a falar com o vendedor, rapidamente percebi que ele estava totalmente a leste do que tinha à frente. Logo de seguida, depois de algumas questões não respondidas, o vendedor desapareceu da vista. Ainda estive uns 10 minutos a ver tudo mas do vendedor nunca mais soube nada.
              Agora ando a pensar em trocar de carro e reconheço que a falta de informação e conhecimento dos vendedores me incomoda um pouco, na medida em que estão ali para pouco mais que negociar o preço, não conseguindo cativar ou motivar o cliente. Claro que como em todas as áreas há bons e maus profissionais e só espero encontrar um que torne o processo de compra ainda mais atractivo e interessante.

              Comentário


                #8
                Para quem sabe tudo do carro em questão o vendedor só serve para discutir preços...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por PH3 Ver Post
                  Para quem sabe tudo do carro em questão o vendedor só serve para discutir preços...
                  Certissimo.

                  Comentário


                    #10
                    Mazda 125? não conheço... só o 121 :D

                    A mala do Altea XL estava trancada na fechadura da mala por tras do simbolo. É preciso ir la destrancar e assim ja fica em sintonia com o comando central ;)

                    (tive um Fiesta = ao 121 e um Seat Ibiza, por isso é que sei estas coisas)

                    Comentário


                      #11
                      Eu como tecnico comercial tento estar o maximo informado, quase um autodidata, porque sou um apaixonado por automoveis.
                      Mas as vezes as marcas tem produtos acabados de lancar no mercado e nem deram formaçao aos vendedores e depois é natural que haja algumas lacunas.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por JCF Ver Post
                        Mazda 125? não conheço... só o 121 :D

                        A mala do Altea XL estava trancada na fechadura da mala por tras do simbolo. É preciso ir la destrancar e assim ja fica em sintonia com o comando central ;)

                        (tive um Fiesta = ao 121 e um Seat Ibiza, por isso é que sei estas coisas)

                        Exacto...foi erro de escrita ...é o 121....assim até parece que sou vendedor de automóveis

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Duarte Oliveira Ver Post
                          Eu como tecnico comercial tento estar o maximo informado, quase um autodidata, porque sou um apaixonado por automoveis.
                          Mas as vezes as marcas tem produtos acabados de lancar no mercado e nem deram formaçao aos vendedores e depois é natural que haja algumas lacunas.
                          Uma coisa são lacunas, outra coisa são afirmações que certos vendedores fazem, com convicção tal, que depois vai-se a ver e afinal não é bem assim...

                          Comentário


                            #14
                            Isso é Que é Pontaria

                            nem uma vez ...nem uma historia de um vendedor que não tenha falhado.

                            nem a jogar no euromilhões... se falha ou acerta tanto assim...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por PH3 Ver Post
                              Para quem sabe tudo do carro em questão o vendedor só serve para discutir preços...
                              Sem querer desviar o tópico, não concordo. Se há vários modelos/marcas em jogo, o vendedor deverá fazer o melhor para segurar o cliente. Não é apenas apresentar as melhores propostas, que muitas vezes não passam do preço de catálogo. E é esse trabalho de segurar o cliente que nem sempre é feito (e passa por tantas coisas, desde o atendimento, às informações precisas que são dadas, ao test-drive, a credibilidade que se transmite, etc).

                              Comentário


                                #16
                                "Vidros escurecidos atrás? <folheia um catalogo>. Bem vidros eléctricos atrás tem, não sei é se são escurecidos..." - Algures num stand Peugeot, comentando o 207 RC.
                                Editado pela última vez por beowulf; 24 July 2008, 18:22.

                                Comentário


                                  #17
                                  O pessoal implica muito com os vendedores.
                                  Parece k vao prós stands descarregar matéria pra ver quem sabe mais.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Zix Ver Post
                                    O pessoal implica muito com os vendedores.
                                    Parece k vao prós stands descarregar matéria pra ver quem sabe mais.
                                    Não há grande problema em não saber e terem que pesquisar (embora alguns clientes discordem). Pior que isso é fornecerem convictamente a informação errada (não necessariamente intencionalmente, mas frequentemente por ignorância) como por exemplo dizer que o carro vem com o extra X de fabrica mas quando o sinal já está pago e chega o produto, não vem e não ficou nada contratualizado porque "é de série"...
                                    Editado pela última vez por beowulf; 24 July 2008, 23:26.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por beowulf Ver Post
                                      Não há grande problema em não saber e terem que pesquisar (embora alguns clientes discordem). Pior que isso é fornecerem convictamente a informação errada como por exemplo dizer que o carro vem com o extra X de fabrica mas quando o sinal já está apgo e chega o produto, não vem e não ficou nada contratualizado porque "é de série"...

                                      Isso sao outros 500. Isso é mentir. E acontece em todo o lado.

                                      Comentário


                                        #20
                                        de facto existem montes de piadas sobre estes profissionais.

                                        uma que me recordo foi ter perguntado o que era o botão TCS Off ( isto há 8 anos atrás ).

                                        a resposta foi :

                                        Tensor de Cinto de Segurança - podemos desactivar para ficar o cinto solto...



                                        pior foi ter continuado a teimar que aquilo nada tinha a haver com o controle de tracção

                                        como em todas as profissões há de tudo.

                                        não podemos exigir demais de certas pessoas.

                                        para muitas é apenas um emprego, não uma profissão.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Há com cada artolas...muitos deviam estudar os catálogos antes de enfrentarem os clientes!! Escusavam de muitas vezes fazerem figura de ignorantes.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por warmthboy Ver Post
                                            Há com cada artolas...muitos deviam estudar os catálogos antes de enfrentarem os clientes!! Escusavam de muitas vezes fazerem figura de ignorantes.

                                            olha que mesmo o sales guide da fabrica tem erros.

                                            nem sempre é de se fiar...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Zylmhuin VII Ver Post
                                              Uma coisa são lacunas, outra coisa são afirmações que certos vendedores fazem, com convicção tal, que depois vai-se a ver e afinal não é bem assim...
                                              Pois isso é que é grave!!!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por jose manuel Ver Post
                                                olha que mesmo o sales guide da fabrica tem erros.

                                                nem sempre é de se fiar...
                                                Gralhas e erros têm todos, até os manuais escolares...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Eu quando fui comprar o meu carro já sabia tanto sobre ele, que só fui negociar preços; Penso que facilitei e muito a vida dos vendedores, que apenas tinham de me oferecer o melhor possível

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por jose manuel Ver Post
                                                    de facto existem montes de piadas sobre estes profissionais.

                                                    uma que me recordo foi ter perguntado o que era o botão TCS Off ( isto há 8 anos atrás ).

                                                    a resposta foi :

                                                    Tensor de Cinto de Segurança - podemos desactivar para ficar o cinto solto...



                                                    pior foi ter continuado a teimar que aquilo nada tinha a haver com o controle de tracção

                                                    como em todas as profissões há de tudo.

                                                    não podemos exigir demais de certas pessoas.

                                                    para muitas é apenas um emprego, não uma profissão.
                                                    Eh pá... a sério, haja paciência, para o cinto ficar solto...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      comentario de um vendedor Peugeot enquanto eu testava um 307 1.4hdi 70cv...

                                                      "isto anda mais que o 1.4 a gasolina, tem é que o conduzir como se fosse um desportivo, sempre no red-line"

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por JARD70 Ver Post
                                                        Outro stand da Peugeot, outro one man show….

                                                        Segundo o vendedor, todos os Hdi tinham FAP ( filtro de partículas ), mentira, o de 90 Cv não tem…… Comento que lamentava a opção de não existir cortinas laterais na SW Executive, só na Sport, ao que afirma o seguinte: …” não tem? tem sim senhor, como opção, o senhor deve estar mal informado, esta aqui não tem, mas na fábrica fazem tudo….e para mais, a Sport tem os vidros escurecidos e têm as cortinas, então esta que não tem, é que não tinha as cortinas?? isso até é um disparate….” realmente, olhem que o sujeito…..mas adiante, continuando….acabou por reconhecer que mesmo que não vindo, eles encarregavam-se instalar as cortinas, tiravam o painel da porta, abriam as ranhuras…..para porem as cortinas…..e voilá ! Tudo se faz….fica a dúvida é da qualidade do trabalho.

                                                        Mas enfim, felizmente, acho eu …..são casos isolados, existem bons profissionais e eu sei disso.

                                                        Um bem haja para todos os vendedores !
                                                        Olha que nos 308 o 1.6 HDI 90 também tem FAP.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Ai se eu fosse a contar as minhas aventuras e histórias com vendedores de carros precisava de um fórum só para mim... coisas hilariantes mesmo.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Boas a todos, já a algum tempo que sigo este forum e no entanto este vai ser o primeiro post.
                                                            Especialmente este topico e outro que por ca passou a algum tempo chamaram-me a atenção.
                                                            Como em todas as profissões existem bons e maus profissionais, no entanto existe um certo numero de clientes que insistem em dirigir-se aos stands e exibir tudo o que sabem sobre um ou dois modelos em especial, quando na maioria dos casos nem estao interessados em comprar nada.
                                                            Sendo os automóveis uma das grandes paixoes dos Portugueses, a profissão vendedor de Automóveis é por consequencia uma das mais invejadas, daí a maioria destes comentarios sao pura inveja contra quem tem o prazer de trabalhar todos os dias com os objectos dos sonhos alheios.
                                                            Também concordo que tenho colegas que erram de maneiras imperdoaveis, como eu já vi varias vezes acontecer.
                                                            Gostaria que os vendedores de automóveis abrissem ca um topico sobre as asneiras ditas pelos clientes, assim como as caricatas situações a que estamos sujeitos no dia a dia por parte destes clientes.
                                                            Já me perguntaram coisas tais como: "os bancos sao plutônicos?", " este radio faz check?", "os tampoes das rodas sao em plastico?", "sera que me pode oferecer as barras de protecção lateral"..... e por ai fora
                                                            Epá se querem ver os carros passem nos stands digam que gostavam de conhecer este ou aquele modelo, digam que nao estao interessados, para o caso de o vendedor estar ocupado a vender um carro, se for comigo e nao estiver ocupado ate ofereço café.
                                                            Sejam simpaticos oiçam o que os vendedores dizem, nao partam do principio que sabem mais do que ele e vao ver que a maioria dos vendedores são muito atenciosos e simpaticos, caso estejam interessados em comprar sejam objectivos. Já agora por vezes de fabrica vêm modelos com lapços de equipamento dai por vezes a confusão dos vendedores, por vezes os carros estao em esposição e eu nem sequer entrei neles, com mais facilidade o cliente encontra anomalias já que aquele é o carro que esta interessado em comprar.
                                                            Desculpem o testamento, e vao aos stands a vontade, sejam simpaticos, vao ver que se vai reflectir no modo de atendimento do vendedor.
                                                            Editado pela última vez por Tuba; 24 July 2008, 22:59.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X