Boas.
Sei que é re re re repost, mas gostava que me explicassem quais as reais vantagens da gasolina em comparação com os diesel já que nos outros topicos acerca deste assunto é usual entrar-se em muitas picardias entre users.
Deixando de lado a questão preço que se explica pelo facto de os diesel normalmente terem cilindradas superiores aos gasolina para potencias similares não vejo grandes vantagens que possam justificar a escolha de um automovel a gasolina em comparação a um diesel. Se não vejamos com um exemplo concreto: o saab 9-3 1.8T linear comparativamente com o mesmo saab 9-3 mas na versão 1.9 cdti tid, ambos com 150 cv. A diferença de preço entre ambos é sensivelmente 4500e.
Em termos de equipamento, não ha nada a dizer já que normalmente o equipamento é igual para a mesma versão. Quer seja diesel ou gasolina.
As diferenças estarão então, nas prestações (acelarações, reprises e agradabilidade de condução no geral) de cada um e nos consumos.
Assim, pegando nos dois modelos, o 9-3 1.8t tem 150cv as 5500 rpm e 240 nm atingidos as 2000. Atinge 210 km/h e demora 10,7 seg dos 0-100, consumindo 8,5 l/100km.
Já o 9-3 1.9 TiD também tem 150cv atingidos as 4000rpm e um binário de 320nm atingidos também as 2000rpm. Atinge 210km/h em 9,5 seg com consumos na ordem dos 5,8l/100km.
Deixando de lado o preço, que para muitos poderá ser um impedimento mas que a meu ver, quem dá mais de 34000e por um carro, acho que não são 4500e que serão preponderantes, temos que em termos comparativos, o diesel atinge os mesmos valores de potencia do gasolina tendo valores de binário maiores (o que poderá significar maior agradabilidade de condução principalmente em cidade) e consumos muito mais reduzidos. As performances sõ as mesmas em termos de vel. maxima sendo que o diesel demora menos 1,2 seg a cumprir o arranque dos 0-100. Assim, concluo que neste caso o gasosa não tem vantagem em relação ao diesel. Antes pelo contrário.
Eu sou um apologista dos diesel, embora considere que estes motores otto turbinados tb estão muito interessantes. Mas não trocava um diesel por um desses pois se em preformances e em baixas são muito bons, assim como no preço a que são propostos, custa-me a acreditar nos valores que são apontados para os consumos e em termos de fiabilidade tb me deixam um bocado de pé atras. Fiquem bem.
Sei que é re re re repost, mas gostava que me explicassem quais as reais vantagens da gasolina em comparação com os diesel já que nos outros topicos acerca deste assunto é usual entrar-se em muitas picardias entre users.
Deixando de lado a questão preço que se explica pelo facto de os diesel normalmente terem cilindradas superiores aos gasolina para potencias similares não vejo grandes vantagens que possam justificar a escolha de um automovel a gasolina em comparação a um diesel. Se não vejamos com um exemplo concreto: o saab 9-3 1.8T linear comparativamente com o mesmo saab 9-3 mas na versão 1.9 cdti tid, ambos com 150 cv. A diferença de preço entre ambos é sensivelmente 4500e.
Em termos de equipamento, não ha nada a dizer já que normalmente o equipamento é igual para a mesma versão. Quer seja diesel ou gasolina.
As diferenças estarão então, nas prestações (acelarações, reprises e agradabilidade de condução no geral) de cada um e nos consumos.
Assim, pegando nos dois modelos, o 9-3 1.8t tem 150cv as 5500 rpm e 240 nm atingidos as 2000. Atinge 210 km/h e demora 10,7 seg dos 0-100, consumindo 8,5 l/100km.
Já o 9-3 1.9 TiD também tem 150cv atingidos as 4000rpm e um binário de 320nm atingidos também as 2000rpm. Atinge 210km/h em 9,5 seg com consumos na ordem dos 5,8l/100km.
Deixando de lado o preço, que para muitos poderá ser um impedimento mas que a meu ver, quem dá mais de 34000e por um carro, acho que não são 4500e que serão preponderantes, temos que em termos comparativos, o diesel atinge os mesmos valores de potencia do gasolina tendo valores de binário maiores (o que poderá significar maior agradabilidade de condução principalmente em cidade) e consumos muito mais reduzidos. As performances sõ as mesmas em termos de vel. maxima sendo que o diesel demora menos 1,2 seg a cumprir o arranque dos 0-100. Assim, concluo que neste caso o gasosa não tem vantagem em relação ao diesel. Antes pelo contrário.
Eu sou um apologista dos diesel, embora considere que estes motores otto turbinados tb estão muito interessantes. Mas não trocava um diesel por um desses pois se em preformances e em baixas são muito bons, assim como no preço a que são propostos, custa-me a acreditar nos valores que são apontados para os consumos e em termos de fiabilidade tb me deixam um bocado de pé atras. Fiquem bem.
Comentário