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Caixa de 6v para que?

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    Caixa de 6v para que?

    Este é um tema que já foi muito discutido por aqui.

    Na minha opinião as caixas de 6v, em certos modelos estão na moda. E quando não tem toca a serem criticados.
    O mais recente modelo a ter caixa de 6v (CVM6) em vez de 5v foi o 308.
    Tambem tem uma manual pilotada, mas essa é a CMP6.
    Se pegarmos no que diz no site da Peugeot temos:

    308 1.6 HDi 110
    5 velocidades vs 6 velocidades
    Circuito extra urbano 3,9 vs 4,0
    Circuito misto 4,7 vs 4,9
    Circuito urbano 6,0 vs 6,4
    Emissões de CO2 g/km 125 vs 129
    0-100 km/h 11,3s vs 11,4s
    Velocidade máxima 190km/h vs 190km/h

    Melhorias = ZERO

    Outro exemplo foi o Honda Accord 2.2 i-CTDI 140cv. Vinha com caixa de 5v ao inicio. Eram só criticas por parte da imprensa. Mudaram para a de 6v acabaram as criticas. A verdade era esta:

    Honda Accord 2.2 i-CTDi
    5 velocidades vs 6 velocidades
    210km/h vs 212km/h
    9,4s vs 9,3s
    Consumo
    Urbano 6,7 vs 7,2
    Extra Urbano 4,6 vs 4,5
    Misto 5,4 vs 5,5

    Qual foi a melhoria da caixa? 0,1s e 2km/h
    Com isso aumentou os consumos.

    Resumindo, a caixa de 5 velocidades se estiver bem escalonada, na maior parte dos carros de acesso aos comuns mortais, chega a sobra. A 6ª acaba por se tornar numa moda. Carro sem 6ª já não é um carro.
    Editado pela última vez por rogerAjacto; 26 July 2008, 17:27.

    #2
    eu no stilo 1.2 tenho caixa de 6.
    Se tivesse caixa de 5 teria de ser curtinha para mexer 1100 (ou mais não me lembro)kgs, por isso penso que pelo menos em AE a caixa de 6 tem vantagem em consumos sobre a caixa de 5. Isto naquilo que eu noto no meu carro.

    Agora esses 2 exemplos deve ser por ser moda as caixas de 6, qualquer dia temos utilitarios com caixas de 7 e 8 velocidades.

    Comentário


      #3
      è moda como tambem acontece com o tamanho das jantes que actualmente são estra grandes.

      Ca em casa houve um megane break dci 100cv caixa de 5v e actualmente temos um dci 105cv caixa de 6v, para o mesmo percurso o motor com caixa de 6v consome cerca de 0,3l/100 a mais que o de 5v.

      Comentário


        #4
        Acho que a 6ª velocidade se tiver uma relação de transmissão próxima da 5ª, não serve de nada. Agora se fôr uma mudança mais longa, permite diminuir os consumos em AE a 140/150 por exemplo e reduzir o ruído...

        Originalmente Colocado por nelio_silva_85 Ver Post
        Agora esses 2 exemplos deve ser por ser moda as caixas de 6, qualquer dia temos utilitarios com caixas de 7 e 8 velocidades.
        O Ibiza vai vir com caixa DSG de 7V e a seguir, mais virão...

        Comentário


          #5
          Pergunta aos condutores do 1.6 hdi dos Psa e Ford e depois pergunta aos do MINI´s e vês a diferença...

          Comentário


            #6
            O Lexus IS-F tem 8v

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por RicardoHdi Ver Post
              Pergunta aos condutores do 1.6 hdi dos Psa e Ford e depois pergunta aos do MINI´s e vês a diferença...
              Qual é a diferença?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                Qual é a diferença?
                Menos consumo...

                Há pessoas com Cooper D que fazem 4l aos 100

                Comentário


                  #9
                  Nenhuma novidade....

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por RicardoHdi Ver Post
                    Menos consumo...

                    Há pessoas com Cooper D que fazem 4l aos 100
                    Depósito de 40 L, 6ª velocidade, racionalidade de condução.

                    Comentário


                      #11
                      menos ruído = mais conforto
                      ir a 120km/h às 2000rpm, nem se ouve o motor.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por RicardoHdi Ver Post
                        Menos consumo...

                        Há pessoas com Cooper D que fazem 4l aos 100
                        Normal. São menos 200Kg de peso em relação a um Focus, por exemplo.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                          Normal. São menos 200Kg de peso em relação a um Focus, por exemplo.
                          Aerodinâmica também.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                            Normal. São menos 200Kg de peso em relação a um Focus, por exemplo.
                            Também há o 207.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                              Aerodinâmica também.
                              MINI e aerodinâmica dão-se muito mal.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por RicardoHdi Ver Post
                                MINI e aerodinâmica dão-se muito mal.
                                Não acredito.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                                  Não acredito.
                                  Acredita que é bem verdade, já viste bem a estética do MINI bem quadrada?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por RicardoHdi Ver Post
                                    Também há o 207.
                                    Que é um chumbo comparado com o MINI

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por André Ver Post
                                      Que é um chumbo comparado com o MINI
                                      Sim, também é bem gordinho, mas olha que o MINI já não é tão MINI quanto parece, e já está um pouco gordo.

                                      E já que estamos a falar da aerodinâmica, então aí o 207 bate o MINI aos pontos.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por RicardoHdi Ver Post
                                        Acredita que é bem verdade, já viste bem a estética do MINI bem quadrada?
                                        Quadrada, se isto é geométrico radical , mas refiro-me à altura ao solo e teórica menor resistência em velocidade aos elementos.

                                        Qual é o coeficiente dinâmico do mini?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                          menos ruído = mais conforto
                                          ir a 120km/h às 2000rpm, nem se ouve o motor.
                                          Precisamente!
                                          Mais que os números no papel interessa e muito o conforto acústico, e até, um suposto desgaste menor do motor por ir a menos rotação.
                                          Pessoalmente estou cada vez mais adepto das caixas de 6v, especialmente para quem faz com frequência auto-estrada, visto que, por exemplo, no Megane 1.5dCi de 5 velocidades a 130km/h o carro ia a 3000rpm certas, ao passo que num carro com caixa de 6 velocidades, aos mesmos 130km/h vai algures entre as 2000rpm e as 2500rpm, dependendo do escalonamento.
                                          Na prática o conforto acústico é outro e o esforço do motor teoricamente menor, sem prejuizo da resposta ao acelerador visto ir numa faixa de binário máximo (no caso de um turbodiesel)...

                                          Cumprimentos

                                          Comentário


                                            #22
                                            Mini Cooper
                                            0.35

                                            Mini Coooper S
                                            0.39

                                            é tipo tijolo, mesmo lol

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                                              Quadrada, se isto é geométrico radical , mas refiro-me à altura ao solo e teórica menor resistência em velocidade aos elementos.

                                              Qual é o coeficiente dinâmico do mini?
                                              Não me faças essas perguntas, porque disso, pouco sei.

                                              Mas pelo, que leio, e vejo, o MINI têm pouco aerodinâmica.



                                              Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                              Mini Cooper
                                              0.35

                                              Mini Coooper S
                                              0.39

                                              é tipo tijolo, mesmo lol
                                              Estes valores são o que? Podes explicar?

                                              Comentário


                                                #24
                                                o mini cooper S tem o mesmo coeficiente aerodinâmico que este carro:



                                                tira as tuas conclusões

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Muito aerodinâmico portanto.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Vamos ser racionais, se a única diferença for meter mais um carreto numa caixa (6ª) e manterem tudo o resto igual, ou seja, uma espécie de “overdrive” então só notas diferença quando usas a 6ª, que neste caso, como será bastante longa, só vai ser utilizada a velocidades mais elevadas ou por um motor com binário, ou seja para quem não anda muito em auto-estrada quase não vai sentir diferença.
                                                    Já se a solução (que penso que será a mais lógico) for reformular todas as relações, então ai podes encurtar a caixa, mas ficar com a última velocidade com “folga” suficiente para andar a 120km/h com o motor mais folgado.
                                                    Neste caso pode suceder o contrário, uma vez que a caixa é mais curta corres o risco de gastar mais em todas as mudanças com a excepção da 6ª, ou seja se andares muito em cidade por exemplo ganhas em “utilidade” do carro mas sai-te do bolso…

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                                      menos ruído = mais conforto
                                                      ir a 120km/h às 2000rpm, nem se ouve o motor.
                                                      Para mim também é esta a grande vantagem de uma caixa de 6 velocidades.

                                                      Quando ao MINI, ele pesa 1185kg enquanto que o 207 pesa 1253kg. Menos de 100kg de diferença portanto, o MINI pode ser pequeno mas já lá vão os tempos em que era magro.
                                                      O MINI em termos de desenho é um caixote com rodas, de aerodinâmico tem muito pouco e isso nota-se a partir de certas velocidades.
                                                      Editado pela última vez por AstonM; 26 July 2008, 19:26.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                                        menos ruído = mais conforto
                                                        ir a 120km/h às 2000rpm, nem se ouve o motor.
                                                        É por este motivo.
                                                        E muito relevante, para os cruisers de AE.
                                                        Para cidade, o ideal é mesmo caixa auto.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por RicardoHdi Ver Post
                                                          Menos consumo...

                                                          Há pessoas com Cooper D que fazem 4l aos 100
                                                          Há pessoal com o Astra que gasta menos 1,5l que eu no GPunto. E o meu é mais leve. Por isso os consumos que cada pessoa faz valem o que valem.

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                                                            #30
                                                            A caixa de 6 velocidades faz mais falta quando se viaja em AE, pois nãp há tanto esforço. Mas acho que se aguenta bem uma caixa de 5 velocidades, a de 6 é mais moda que outra coisa...

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