Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carros eléctricos precisam de energia nuclear

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Carros eléctricos precisam de energia nuclear

    O tópico não tem a ver com a discussão da energia nuclear, é apenas o título da entrevista a Robert Lutz (VP da GM) do Diário Económico de hoje e está "empolgado" pois não reflecte toda a entrevista.

    Da entrevista em causa destaco:

    [Os norte-americanos vão renunciar definitivamente aos todo-o-terreno e aos seus motores potentes?] É difícil de dizer.
    [...] o que economicamente não tem sustentação é pretender vender nos Estados Unidos os pequenos automóveis produzidos na Europa.
    [A Hummer] É a única marca que vamos vender.
    A rede actual dos Estados Unidos aguentaria a recarga de milhões de automóveis sem problemas. E na Europa a situação é idêntica. O nosso automóvel terá um computador que verifica a rede e só permitirá a recarga das baterias durante a noite, em horas de baixo consumo. De qualquer forma, os Governos devem entender que se queremos passar dos combustíveis fósseis aos automóveis eléctricos, precisamos da energia nuclear.
    In Diário Económico, 30 de Junho de 2008.

    #2
    Qual é a razão deste tópico???

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por señorpedro Ver Post
      Qual é a razão deste tópico???
      Partilhar de informação sobre os planos da GM sobre o mercado norte-americano, a sua produção de veículos e política ecológica.

      Comentário


        #4
        Veiculos ecológicos é preocupação, não só da GM, mas de todos os construtores. Mas isso é ponto mais que assente. Que continuem assim.

        Comentário


          #5
          Com as devidas alterações estéticas e técnicas (suspensões e afins) os pequenos carros europeus (focus para baixo), vão vender que nem pãezinhos quentes, veja-se a Toyota com o Yaris e a Honda com o Fit (Jazz na Europa).

          Comentário


            #6
            Não gosto da ideia de usar o nuclear para sustentar pançudos (carros de 1500 kg para transportar gordos de 90 kg ) O nuclear devia servir para coisas realmente importantes, como dar energia a escolas, hospitais, serviços públicos, etc.

            Comentário


              #7
              Isso é grande tanga...no nosso país, e apesar de não ter nada contra, não temos necessidade de passar ao nuclear, as energias renováveis estão em grande parte por explorar...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por cuica Ver Post
                Isso é grande tanga...no nosso país, e apesar de não ter nada contra, não temos necessidade de passar ao nuclear, as energias renováveis estão em grande parte por explorar...
                Nem mais. Só em eólica já foram instalados geradores equivalentes a dois reactores nucleares.

                E ainda existem muitos locais por explorar...

                Comentário


                  #9
                  não sei se será bem assim... era preciso ver quantos kWh produz uma central nuclear por ano e comparar com o mesmo número para a quantidade de moínhos instalados... Normalmente a coisa anda nos 2000-3000 moínhos para 1central nuclear.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por cuica Ver Post
                    Isso é grande tanga...no nosso país, e apesar de não ter nada contra, não temos necessidade de passar ao nuclear, as energias renováveis estão em grande parte por explorar...
                    Não temos necessidade porque o importamos de Espanha/França!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por eu Ver Post
                      Nem mais. Só em eólica já foram instalados geradores equivalentes a dois reactores nucleares.

                      E ainda existem muitos locais por explorar...
                      Hein? Eólica? Epá... eu acho que aquilo nem equivale a uma central de produção hidroeléctrica, quanto mais a um reactor nuclear.
                      Editado pela última vez por Karma; 30 July 2008, 22:28.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por eu Ver Post
                        Nem mais. Só em eólica já foram instalados geradores equivalentes a dois reactores nucleares.

                        E ainda existem muitos locais por explorar...
                        Onde arranjaste essa informação?!?

                        Produção de um Moinho Eólico por ano(médio)= 4.000 MWh
                        Produção de uma Central Nuclear por ano(médio)= 12 TWh

                        São precisas cerca de 3 mil turbinas....
                        O numero de turbinas em Portugal é de 1500...

                        A produção média do alqueva por ano será = 10380 GWh


                        Não esquecer que uma central nuclear é energia constante.... e não produz tanta instabilidade na rede...
                        Editado pela última vez por BlackKnight; 30 July 2008, 23:18.

                        Comentário


                          #13
                          Eu não percebo sinceramente.Há muitos portugueses que pensam que se houver um acidente nuclear em Badajoz ou em Zamora a radiação para na nossa fronteira invisível!Se já não temos segurança mais vale a pena tirarmos proveito dessa forma de energia e aumentarmos a nossa independência energética.
                          Editado pela última vez por Martins79; 30 July 2008, 23:02.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Martins79 Ver Post
                            Eu não percebo sinceramente.Há muitos portugueses que pensam que se houver um acidente nuclear em Badajoz ou em Zamora a radiação para na nossa fronteira invisível!Se já não temos segurança mais vale a pena tirarmos proveito dessa forma de energia e aumentarmos a nossa independência energética.
                            Exactamente... As pessoas têm tanto medo do desconhecido... acabam por falar daquilo que não sabem...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por BLACK_KNIGHT Ver Post
                              Onde arranjaste essa informação?!?

                              Produção de um Moinho Eólico por ano(médio)= 4.000 MWh
                              Produção de uma Central Nuclear por ano(médio)= 12 TWh
                              Estava a falar de potência instalada e não de produção anual. Mas de facto, o valor da produção anual é mais relevante que a potência instalada. De nada serve a potência se não existir vento

                              De qualquer forma, esse número de 1500 geradores é de Dez de 2006. Actualmente o número é muito superior. (WRONG: ver mais à frente)

                              Também comparei com reactores e não com centrais (que podem ter vários reactores). Esses 12 TWh são só de um reactor?
                              Editado pela última vez por eu; 31 July 2008, 00:02.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por eu Ver Post

                                Também comparei com reactores e não com centrais (que podem ter vários reactores). Esses 12 TWh são só de um reactor?
                                São de uma central, vi aqui.
                                Editado pela última vez por BlackKnight; 30 July 2008, 23:30.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por eu Ver Post

                                  De qualquer forma, esse número de 1500 geradores é de Dez de 2006. Actualmente o número é muito superior.
                                  984 em 2006 e 531 em construção, como tal esses 1500 serão mais de 2007

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por BLACK_KNIGHT Ver Post
                                    984 em 2006 e 531 em construção, como tal esses 1500 serão mais de 2007
                                    Afinal parece que ainda são menos que 1500.

                                    Dados da Direcção Geral de Energia de Maio de 2008:

                                    -Potência eólica instalada: 2428 MW (foi deste número que eu disse que era equivalente (em potência) a dois reactores nucleares, pois normalmente estes têm à volta de 1000 MW de potência)

                                    -Número de geradores: 1293

                                    -Produção no último ano: 4786 MWh

                                    Mantenho a minha ideia inicial: se a instalação de geradores eólicos continuar a este ritmo, atrevo-me a dizer que não precisamos de centrais nucleares.

                                    eolica.jpg

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                      Afinal parece que ainda são menos que 1500.

                                      Dados da Direcção Geral de Energia de Maio de 2008:

                                      -Potência eólica instalada: 2428 MW (foi deste número que eu disse que era equivalente (em potência) a dois reactores nucleares, pois normalmente estes têm à volta de 1000 MW de potência)

                                      -Número de geradores: 1293

                                      -Produção no último ano: 4786 MWh

                                      Mantenho a minha ideia inicial: se a instalação de geradores eólicos continuar a este ritmo, atrevo-me a dizer que não precisamos de centrais nucleares.

                                      [ATTACH]38182[/ATTACH]
                                      Vais precisar sempre de uma fonte de energia com elevada disponibilidade. As hídricas são capazes de chegar à potência máxima em 3 minutos quando nas térmicas, por exemplo, esse processo demora horas. As eólicas dependem muito de factores externos.

                                      Continuo a achar que o futuro é o solar.

                                      http://dn.sapo.pt/2008/07/24/ciencia...luminar_a.html

                                      O deserto do Sara, no Norte de África, tem mais de nove milhões de quilómetros quadrados. Mas bastaria colocar painéis solares em apenas dez mil para abastecer toda a Europa de electricidade limpa, isto é, proveniente de uma fonte de energia renovável.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Nas renováveis na minha opinião temos dois grandes filões para explorar: a energia fotovoltaica a nível doméstico (os alemães com menos dias de sol por ano que nós, investem fortemente neste área) e a energia das marés ("metade" de Portugal está rodeado por mar).

                                        Em vez do "magalhães" se o governo fizesse um plano para instalação nas habitações a nível nacional de painéis fotovoltáicos era de valor...seria um bom investimento tecnológico nesta altura do campeonato energético.

                                        Comentário


                                          #21
                                          A questão é que ambos falaram muito bem, mas esqueceram de algo muito importante.

                                          O consumo de energia está a aumentar na proporção de 3% ao ano. E sabemos que estamos a pagar muito (65,00€ cada português) pela instalação da energia eólica.

                                          O grande problema é que já deviamos ter apostado na energia nuclear à muito tempo. Não esquecer ainda que a energia nuclear não emite CO2, o carvão e o gás natural que usamos nas centrias termicas de produção eléctrica (a fonte de energia que usamos mais na produção eléctrica em Portugal) e devido a esse facto estamos a passar os limites de CO/CO2 definidos por Quioto para o nosso país.

                                          As centrais éolicas são caras, o custo do Kw é elevado em mais de 4 vezes o custo da electricidade produzida numa central nuclear, são precisas mais de 10.000 aerogeradores para uma boa central nuclear e depois tem a inconstancia dos ventos causando instabilidade na rede eléctrica.

                                          Depois há uma pergunta importante. Porque a UE disse recentemente para os seus estados membros apostarem na E. Nuclear? Porquê a China/USA vão construir uma série de centrais nucleares nos próximos anos? Será que é a forma mais rentável de produzir energia?

                                          Sobre a energia fotovoltaica (que aqui denotam no exemplo alemão), só uma coisa em desfavor, os portugueses não são ricos, uma central fotovoltaica é a forma mais cara de produção eléctrica. O custo dela é tanto que sem os incentivos, mais valia meter o dinheiro dela no banco a render juros e depois pagar a electricidade à EDP com os juros e ainda ficavamos com dinheiro, sem esquecer que ao fim de 15 anos o rendimento desses paineis na melhor das hipoteses está a 60% do inicial rendimento deles.

                                          Sobre o mito da energia das ondas.

                                          Fomos o primeiro país a ter uma pequena central nos Açores (um autentico fiasco), custou 9Milhões de € e ainda só produziu 400Kw. Isto é um sonho e o projecto pegasus, não sei mesmo se não será outro grande fiasco. Veremos.

                                          Além disso a ignorancia é tanta que se forem ver os custos para o ambiente de decadas a queimar petroleo/carvao/gas é francamente muito superior se usassemos 2 Centrais nucleares para ter produzido essa electricidade.

                                          Nota: O meu primo tem o ar condicionado sempre ligado quando está em casa, no sul de Espanha e paga 25€ de electricidade, eu pago 70€ e raramente ligo o ar condicionado.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Arthe Ver Post
                                            [...]

                                            Fomos o primeiro país a ter uma pequena central nos Açores (um autentico fiasco), custou 9Milhões de € e ainda só produziu 400Kw.

                                            [...]
                                            Essa informação do custo e da quantidade de energia produzida interessa-me... Podes indicar-me onde a posso confirmar?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por M6 Ver Post
                                              Essa informação do custo e da quantidade de energia produzida interessa-me... Podes indicar-me onde a posso confirmar?
                                              Dita por um professor meu, Sr. Dr. Leopoldo Guimarães numa disciplina de Conservação e conversão de Energia na U.N.L.

                                              Nunca mais me esqueci de que a Energia Mareomotriz é ainda algo muito longe de ser rentável ou de ter rentabilidade. Porque a construção para o caso é muito cara, e depois há factores muito instáveis a ter em conta.

                                              No caso dos Açores a Central está parada desde 1999 e não mais funcionou, devido a graves problemas de corrosão.

                                              Podes ver o funcionamento da Central aqui:

                                              http://www.arena.com.pt/ondas.html

                                              Sobre os valores indicados, devem ser muito mais gravosos no dia de hoje, porque a central penso eu que ainda não funciona e continua a ser investido dinheiro na mesma, claro que é dinheiro que não se pode dizer mal empregue por que serve os objectivos de investigação e de formação, estando no projecto além da EDP, EDA, 3 universidades (uma portuguesa e duas do estrangeiro.

                                              Mas o que importa é que esta forma de energia é a que mais longe está de ser aproveitavel.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Estranho, vi um paper sobre esse tipo de energia de 2003 em que fiquei com a sensação de que era relativo a esse projecto, e não me pareceu nada morto...
                                                E mais tarde lembro-me de uma notícia de uns americanos que compraram uma cena dessas (tecnologia) nos Açores e também ai fiquei de novo com a ideia de que era esse projecto.

                                                Obrigado pelo link.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Ainda não há nenhuma central de marés ou ondas comercial a funcionar e a primeira vai ser supostamente em Portugal...
                                                  Mais uma vez estamos a ser mais espertos que os outros todos, é como as centrais nucleares.
                                                  Para mim, a primeira aposta devia ser na energia solar térmica, porque é simplesmente umas das fontes de energia mais barata, senão mesmo a mais barata. E a seguir apostar também na nuclear.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    O que todos esquecem é que não vivemos no mundo ideal, e as centrais nucleares maravilhosas e limpas só mesmo no papel, ainda esta semana li um artigo interessante sobre as maravilhas das centrais francesas, como em tudo na vida, o lado obscuro da Lua fica para os mestres do rock sinfonico

                                                    mas adiante muito mais futuro do que as centrais de mare e as fotovoltaicas tem em Portugal as centrais solares termicas, sobretudo se conjugadas com Eolicas, e nessas deixou-se de falar nem sei bem porque...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por M6 Ver Post
                                                      Estranho, vi um paper sobre esse tipo de energia de 2003 em que fiquei com a sensação de que era relativo a esse projecto, e não me pareceu nada morto...
                                                      E mais tarde lembro-me de uma notícia de uns americanos que compraram uma cena dessas (tecnologia) nos Açores e também ai fiquei de novo com a ideia de que era esse projecto.

                                                      Obrigado pelo link.
                                                      Este tipo de energia não está morto, mas está longe da fase de maturação, ou seja encontra-se na fase de investigação e muito longe de ser uma forma rentável. Na altura anunciaram que a construiam não para ser lucrativa, mas para tentar colocar os Açores menos dependente energéticamente. A questão é que foi um fiasco, porque há/havia inumeros problemas a serem resolvidos.

                                                      Vê aqui na pagina oficial do projecto.

                                                      http://www.pico-owc.net/


                                                      Agora apareceu (em Aveiro) o projecto pelamis, que vêm dizer que é mesmo uma forma muito rentável. Porque aproveita de facto toda a energia das ondas, mas tentei saber sobre a reacção das maquinas (serpente) quando o mar estivesse muito revoltoso e não incontrei informação. Se o mar revoltoso danificar a estrutura e ela tiver que ser reparada constantemente, então o projecto deixa de ser rentável, e passa a ser mais uma área de investigação com os habituais custos elevados.

                                                      http://www.pelamiswave.com/

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por koluirty Ver Post
                                                        mas adiante muito mais futuro do que as centrais de mare e as fotovoltaicas tem em Portugal as centrais solares termicas, sobretudo se conjugadas com Eolicas, e nessas deixou-se de falar nem sei bem porque...
                                                        Não se deixou de falar, nunca se falou sequer nisso,
                                                        e acho que os nossos governantes nem sabem que
                                                        isso existe...

                                                        Espanha, ao contrário tem há muitos anos projectos
                                                        de centrais solares térmicas, e já estão a fazer centrais
                                                        comerciais.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                                          Não se deixou de falar, nunca se falou sequer nisso,
                                                          e acho que os nossos governantes nem sabem que
                                                          isso existe...

                                                          Espanha, ao contrário tem há muitos anos projectos
                                                          de centrais solares térmicas, e já estão a fazer centrais
                                                          comerciais.
                                                          Humm acho que havia/há por ai um projecto Português, mas não me lembor onde vi a referencia a ele

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Arthe Ver Post
                                                            Este tipo de energia não está morto, mas está longe da fase de maturação, ou seja encontra-se na fase de investigação e muito longe de ser uma forma rentável. Na altura anunciaram que a construiam não para ser lucrativa, mas para tentar colocar os Açores menos dependente energéticamente. A questão é que foi um fiasco, porque há/havia inumeros problemas a serem resolvidos.

                                                            Vê aqui na pagina oficial do projecto.

                                                            http://www.pico-owc.net/


                                                            Agora apareceu (em Aveiro) o projecto pelamis, que vêm dizer que é mesmo uma forma muito rentável. Porque aproveita de facto toda a energia das ondas, mas tentei saber sobre a reacção das maquinas (serpente) quando o mar estivesse muito revoltoso e não incontrei informação. Se o mar revoltoso danificar a estrutura e ela tiver que ser reparada constantemente, então o projecto deixa de ser rentável, e passa a ser mais uma área de investigação com os habituais custos elevados.

                                                            http://www.pelamiswave.com/
                                                            E tendo em conta que as ondas turisticamente são um dos pontos atractivo do nosso Pais, esse tipo de dispositivos não tem impacto? É que se der cabo das ondas para os surfistas também é dinheiro que se perde.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X