Consideras-te purista?

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Título: Consideras-te purista?

  1. #1
    Piloto de Rallye Nitrofurano's Avatar
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    Por Defeito Consideras-te purista?

    Diacho!

    Ultimamente, o fórum tem sofrido de uma "crise de meia-idade". Nunca houve tantas discussões sobre como ir de A para B: em segurança e conforto, ou alerta e interagindo com a máquina?

    Basta ver os tópicos sobre SUVs vs berlinas, diesel vs otto, injecção vs carburador, carro de gay vs carro de macho, que se repetem a cada esquina, com posições que se extremam.

    E no meio destas discussões, invariavelmente, surge a questão do purismo automóvel. Quer seja porque aparece um tipo que diz que é capaz de ficar com um sorriso de orelha a orelha ao conduzir um 106 1.1 na serra da aldeia, quer seja porque outro fala no imenso prazer que lhe dá percorrer 500km dentro de um SUV com 500cv, a ouvir apenas o sussurro do vento.

    Portanto desafio-vos a, se se acharem capazes, a responderem: o que é o purismo automóvel? E consideram-se puristas?

    Dissertem, com (pouco) juízo.


  2. #2
    Banido JtypeR's Avatar
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    Por Defeito

    Eu dou mt valor as sensações que um carro transmite ao condutor. Fazer sentir a estrada, sentir o motor. O poder sobre a maquina.

    Não gosto de carros feitos pra ''andar sozinhos'', nem pensados pra ser um Hotel 5* no interior.
    Comodidade e conforto quero em casa, num bom sofa, numa boa televisão, boa casa que é onde passo grande parte do tempo!

    Portanto no que toca a mecanica posso me considerar um purista, pois sou daqueles que acredita que hoje os carros não servem apenas pra deslocar do ponto A ao B nem que os telemoveis são pra fazer chamadas e os computadores pra trabalhar...

  3. #3
    Piloto de Fórmula 1 PauloFVF's Avatar
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    Por Defeito

    Completamente.


    Embora classifique o meu purismo de puro prazer de condução.

    Esse prazer para mim, é conseguido através da condução de qualquer automovel, jipe ou carro, diesel ou gasolina, preto ou branco, com DA ou sem DA, com rádio ou sem rádio, de 2, 4ou 5 portas , carrinha, station, hatch e tudo o mais........

    .........desde que seja eu a conduzi-lo, e não muitos computadores.




    Tal como todos os puristas de qualquer coisa, a mim que "amo" os automoveis, aborrece-me , chateia-me e entristece-me , vê-los a se transformarem em meros objectos de ostentação a todos os níveis, desprovidos de qualquer carácter individualizante e demarcador de caracteristicas distinguiveis .

    Odeio a estandardização do mercado, e abomino a relegação da responsabilidade e sensibilidade do condutor e do seu Kit de Unhas para um conjunto de mini circuitos electronicos capazes de transformar um zé carioca num schumacher.

    Por outro lado, sei reconhecer a utilidade prática e a segurança fornecida pelos carros actuais, embora....só os goste de ver nos outros

    Nunca escolho a estrada mais curta a não ser que esteja com pressa, evito as AE ao máximo e quando nelas circulo são poucas as vezes em que passo dos 120/140


    um carro para mim é tudo menos apenas um meio de transporte!!!!
    Última edição por PauloFVF : 31-07-08 às 02:23:22

  4. #4
    RPM
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    Piloto de Testes RPM's Avatar
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    Por Defeito

    Se sou purista?

    Sou o tipo que anda sem pneu suplente para reduzir o peso, que afina as pressões dos pneus todas as semanas, que coloca a chave de casa por debaixo do tapete para diminuir a altura do centro de gravidade, que coloca as malas do lado oposto ao do condutor para distribuir melhor o peso, que só usa sapatos rasos de sola fina, que só conduz de luvas, que repete todos os dias a mesma trajectória até à perfeição, etc...

    Pelo seu tamanho, este fórum tem uma grande diversidade de pessoas. Por vezes é fácil rejeitá-lo porque 90% das pessoas não são tão hardcore como gostaríamos, mas a verdade é que a variedade acaba por enriquecer o fórum.

    Para além do petrolhead tradicional temos pessoas que gostam mais de ver notícias das novidades, pessoas que gostam de analisar o mercado de vendas, especialistas em folgas no tablier à distância via fotografia, especialistas em puxadores de porta da bagageira... Enfim, de tudo um pouco!

  5. #5
    Piloto de Troféu Arturval's Avatar
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    Por Defeito

    Não.


    Não me faz confusão o diesel, as caixas auto, os SUV, as ajudas electrónicas...



    Mas também aprecio carros puros... Não têm a exclusividade do meu gosto, mas aprecio.
    Última edição por Arturval : 31-07-08 às 02:14:33


  6. #6
    Banido Bernie's Avatar
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    Gosto de conduzir, gosto de um carro que transmita sensações, duro e directo, sentir a estrada, fazer reduções sem necessidade só para ouvir o motor, descarregar um pouco de adrenalina, escolher a estrada B em vez da estrada A que apesar de ser mais longa tem mais curvas e por isso dá mais gozo conduzir ali mas....

    Sou assim 20% do tempo em que estou a conduzir os outros 80% quero um carro que normal com um certo conforto, penso antes de escolher os caminhos por onde vou a pensar nos consumos, ando a velocidades normais, vejo o carro como um simples meio de transporte.

    É por isto que não me considero um "Purista".

  7. #7
    Piloto de Rallye warmthboy's Avatar
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    O que eu gosto mesmo é de conduzir, se a isso juntarmos uma boa máquina, melhor. Por mim pode ter ajudas electrónicas, cx. auto ou nada disso. Pode ter AC Auto ou vidros manuais! Tanto faz! Quem daqui nunca deu umas voltinhas de AX GT ou GTI, aquilo de ajudas nada tinha, vidros electricos e já ia com sorte...mas aquilo dava uma pica conduzir do caraças...

  8. #8
    Piloto de Rallye Cobra's Avatar
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    Purista sim... Desde que me conheço, aliás os carros que tenho e que fui eu a escolher reflectem isso. Apenas procurei o que queria, RWD e FWD, sem ajudas fora a direcção assistida e o servo-freio e NA de preferência.
    Para o meu tipo de condução é o ideal, gosto de sentir a mecânica das coisas, a linearidade da resposta, que não seja um chip a decidir se aplica ou não mais força e equílirbio de travagem, aqui quem manda sou eu.

    Quando calco o acelerador com força a mais as rodas patinam furiosamente, não há controlo de estabilidade nem de tracção, aqui tudo o que acontece é produto de azelhice ou inspiração e as recompensas são enormes, e as respostas são sorrisos e cumplicidade, o carro não reage de duas formas diferentes, a mecânica das coisas não o permite e se queimo uma travagem também se deve a um excesso de confiança.

    Este purismo deve-se ao facto de os carros não terem o mesmo sabor dos carros dos 90's, está tudo muito filtrado e facilitado, antes o carro podía-nos matar e nós achávamos justo, tipo justiça poética, desrespeitei-te e tenho o meu castigo, mas hoje em dia não o carro tem de nos proteger, não há diálogo com o acelerador, travões e chassis, há um diálogo com uma série de sensores que vão julgar o que é melhor para mim, para mim não serve, tenho de dar hipótese de o carro me tentar matar, o gozo vem daqui, no limite saber o que é brincar no fio da navalha e não aceitar ordens de um computador...

    Purista sim, porque me permite conduzir qualquer carro de hoje rápido, mas será que os "putos" de hoje conseguem conduzir rápido um "carro puro" de há 15/30 anos atrás!?

  9. #9
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    pdl (for now... :D)
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    mesmo sem ler, esta frase saltou aos olhos:

    Citação Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
    tenho de dar hipótese de o carro me tentar matar, o gozo vem daqui
    e depois alegrei-me por nao ter lido o resto

  10. #10
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    Citação Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
    Purista sim... Desde que me conheço, aliás os carros que tenho e que fui eu a escolher reflectem isso. Apenas procurei o que queria, RWD e FWD, sem ajudas fora a direcção assistida e o servo-freio e NA de preferência.
    Para o meu tipo de condução é o ideal, gosto de sentir a mecânica das coisas, a linearidade da resposta, que não seja um chip a decidir se aplica ou não mais força e equílirbio de travagem, aqui quem manda sou eu.

    Quando calco o acelerador com força a mais as rodas patinam furiosamente, não há controlo de estabilidade nem de tracção, aqui tudo o que acontece é produto de azelhice ou inspiração e as recompensas são enormes, e as respostas são sorrisos e cumplicidade, o carro não reage de duas formas diferentes, a mecânica das coisas não o permite e se queimo uma travagem também se deve a um excesso de confiança.

    Este purismo deve-se ao facto de os carros não terem o mesmo sabor dos carros dos 90's, está tudo muito filtrado e facilitado, antes o carro podía-nos matar e nós achávamos justo, tipo justiça poética, desrespeitei-te e tenho o meu castigo, mas hoje em dia não o carro tem de nos proteger, não há diálogo com o acelerador, travões e chassis, há um diálogo com uma série de sensores que vão julgar o que é melhor para mim, para mim não serve, tenho de dar hipótese de o carro me tentar matar, o gozo vem daqui, no limite saber o que é brincar no fio da navalha e não aceitar ordens de um computador...

    Purista sim, porque me permite conduzir qualquer carro de hoje rápido, mas será que os "putos" de hoje conseguem conduzir rápido um "carro puro" de há 15/30 anos atrás!?

    Isso tudo tinha lógica, se todas as ajudas electrónicas (excepto o ABS) não pudessem ser desligadas com um simples toque num botão do tablier... E a ideia da morte poética é demais para a minha cabeça.


    Cumprimentos
    Última edição por Arturval : 31-07-08 às 02:37:57

  11. #11
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    De maneira nenhuma, apesar de gostar de carros simples e "puros" os outros cheios de gadgets também não me fazem especie, bom há muito "extra" hoje em dia completamente dispensável, eu aliás acho que vivia bem com um carro sem A/C (raramente uso o meu), o unico extra que não podia faltar é o rádio,a minha unica paixão maior que os carros é a música

    Isto o ideal é ter um de cada

  12. #12
    Piloto de Troféu Andree's Avatar
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
    Completamente.


    Embora classifique o meu purismo de puro prazer de condução.

    Esse prazer para mim, é conseguido através da condução de qualquer automovel, jipe ou carro, diesel ou gasolina, preto ou branco, com DA ou sem DA, com rádio ou sem rádio, de 2, 4ou 5 portas , carrinha, station, hatch e tudo o mais........

    .........desde que seja eu a conduzi-lo, e não muitos computadores.




    Tal como todos os puristas de qualquer coisa, a mim que "amo" os automoveis, aborrece-me , chateia-me e entristece-me , vê-los a se transformarem em meros objectos de ostentação a todos os níveis, desprovidos de qualquer carácter individualizante e demarcador de caracteristicas distinguiveis .

    Odeio a estandardização do mercado, e abomino a relegação da responsabilidade e sensibilidade do condutor e do seu Kit de Unhas para um conjunto de mini circuitos electronicos capazes de transformar um zé carioca num schumacher.

    Por outro lado, sei reconhecer a utilidade prática e a segurança fornecida pelos carros actuais, embora....só os goste de ver nos outros

    Nunca escolho a estrada mais curta a não ser que esteja com pressa, evito as AE ao máximo e quando nelas circulo são poucas as vezes em que passo dos 120/140


    um carro para mim é tudo menos apenas um meio de transporte!!!!

    É isto, basicamente.

    Para me deslocar de A para B tenho o comboio.

  13. #13
    Piloto de Fórmula 1 PauloFVF's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
    Purista sim... Desde que me conheço, aliás os carros que tenho e que fui eu a escolher reflectem isso. Apenas procurei o que queria, RWD e FWD, sem ajudas fora a direcção assistida e o servo-freio e NA de preferência.
    Para o meu tipo de condução é o ideal, gosto de sentir a mecânica das coisas, a linearidade da resposta, que não seja um chip a decidir se aplica ou não mais força e equílirbio de travagem, aqui quem manda sou eu.

    Quando calco o acelerador com força a mais as rodas patinam furiosamente, não há controlo de estabilidade nem de tracção, aqui tudo o que acontece é produto de azelhice ou inspiração e as recompensas são enormes, e as respostas são sorrisos e cumplicidade, o carro não reage de duas formas diferentes, a mecânica das coisas não o permite e se queimo uma travagem também se deve a um excesso de confiança.

    Este purismo deve-se ao facto de os carros não terem o mesmo sabor dos carros dos 90's, está tudo muito filtrado e facilitado, antes o carro podía-nos matar e nós achávamos justo, tipo justiça poética, desrespeitei-te e tenho o meu castigo, mas hoje em dia não o carro tem de nos proteger, não há diálogo com o acelerador, travões e chassis, há um diálogo com uma série de sensores que vão julgar o que é melhor para mim, para mim não serve, tenho de dar hipótese de o carro me tentar matar, o gozo vem daqui, no limite saber o que é brincar no fio da navalha e não aceitar ordens de um computador...

    Purista sim, porque me permite conduzir qualquer carro de hoje rápido, mas será que os "putos" de hoje conseguem conduzir rápido um "carro puro" de há 15/30 anos atrás!?

    Como eu te compreendo!!!


    aliás, como eu te compreendo e sei ver nas tuas palavras que o que dizes é o que sentes,


    adoro ler coisas assim porque sinto-me novamente com alguém que ainda sabe apreciar algumas coisas da vida, ao invés de meramente as utilizar


    Espero que os espécimens como nós não desapareçam

  14. #14
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    Não.

    Eu gosto de popós e de conduzir... Mas não chego a extremos. Aliás, isso deve ser coisas de homem mesmo...

    RPM, essa do pneu suplente, está boa. Nunca tinha ouvido tal coisa!

  15. #15
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    Citação Originalmente Colocado por maybach_exelero Ver Post
    mesmo sem ler, esta frase saltou aos olhos:



    e depois alegrei-me por nao ter lido o resto
    Quem gosta de oldschool percebe o que estou a dizer, não é que eu tenha desejo de morte, mas vejo a condução como inputs e respostas e um carro mais ao meu gosto pode responder de formas sublimes que os de hoje em dia não fazem...

    Citação Originalmente Colocado por Arturval Ver Post
    Isso tudo tinha lógica, se todas as ajudas electrónicas (excepto o ABS) não pudessem ser desligadas com um simples toque num botão do tablier... E a ideia da morte poética é demais para a minha cabeça.


    Cumprimentos
    Fónix, é uma figura de estilo, tenho um filho pequeno caraças
    As ajudas podem-se desligar, mas fiz isso num Cooper S e tive de ligar o botão outra vez, vá lá vai!!!

  16. #16
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    Citação Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
    Como eu te compreendo!!!


    aliás, como eu te compreendo e sei ver nas tuas palavras que o que dizes é o que sentes,


    adoro ler coisas assim porque sinto-me novamente com alguém que ainda sabe apreciar algumas coisas da vida, ao invés de meramente as utilizar


    Espero que os espécimens como nós não desapareçam
    Se há coisa que gosto é quando calco o acelerador, a cena tem de saltar para a frente, e a minha cabeça tem de ir para trás, não quero que acenda uma luzinha no painel a dizer que tou a abusar, isso já eu sabia, fui eu que calquei o sacana do pedal, e o carro cortar na entrega de potência...

    É mesmo a experiência de condução no seu estado puro...

  17. #17
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    Citação Originalmente Colocado por Cobra Ver Post



    Fónix, é uma figura de estilo, tenho um filho pequeno caraças
    As ajudas podem-se desligar, mas fiz isso num Cooper S e tive de ligar o botão outra vez, vá lá vai!!!

    Isso é a antitese do purismo. Então não gostaste do carro duro de roer, dificil e com temperamento próprio? Estou a estranhar...

  18. #18
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    Citação Originalmente Colocado por Arturval Ver Post
    Isso é a antitese do purismo. Então não gostaste do carro duro de roer, dificil e com temperamento próprio? Estou a estranhar...
    Nope, foi a afinação de chassis, percebe-se que está feito para funcionar com as ajudas (DSC!?!?) ligadas, assim que desligas, são fugas enormes de frente e o carro não se sente confortável a curvar rápido, tem de ser feito tudo, com muito cuidado e a aceleração para sair das curvas ui, ui, tem de ser mesmo slow in fast out...

  19. #19
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    Se penso mais depressa nas condições de segurança de um carro q no motor, qd me sugerem experimentar um carro? Sim

    Se compro um carro a pensar primeiro naquilo q ele me pode oferecer no dia-a-dia, naquilo q eu e os outro utilizadores (familia) pretendem em vez de qq satisfação pessoal e egoista? Sim

    Se estou farto de ver mortes mais nauseantes q poéticas em carros sem condições nenhumas de segurança mas xipados até ao tecto c tudo o q é supostamente búe-da-cool-dinamico-extra-mega-power-tudo-o-resto-paletes-de-superfluo? Infelizmente sim e talvez sofra do sindrome do ginecologista...

    Se apesar de já ter varios cursos de condução desportiva e defensiva, acho sempre preferivel umas boas ajudas tecnologicas do q me fiar no kit de unhas? Sem duvida...

    Por tudo isto, acho q a minha resposta é q sou pouco "puro"...

    Bom tópico, Cobra. Ainda bem q te devo ter dado umas luzes...

  20. #20
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    Citação Originalmente Colocado por manucas Ver Post
    Se penso mais depressa nas condições de segurança de um carro q no motor, qd me sugerem experimentar um carro? Sim

    Se compro um carro a pensar primeiro naquilo q ele me pode oferecer no dia-a-dia, naquilo q eu e os outro utilizadores (familia) pretendem em vez de qq satisfação pessoal e egoista? Sim

    Se estou farto de ver mortes mais nauseantes q poéticas em carros sem condições nenhumas de segurança mas xipados até ao tecto c tudo o q é supostamente búe-da-cool-dinamico-extra-mega-power-tudo-o-resto-paletes-de-superfluo? Infelizmente sim e talvez sofra do sindrome do ginecologista...

    Se apesar de já ter varios cursos de condução desportiva e defensiva, acho sempre preferivel umas boas ajudas tecnologicas do q me fiar no kit de unhas? Sem duvida...

    Por tudo isto, acho q a minha resposta é q sou pouco "puro"...

    Bom tópico, Cobra. Ainda bem q te devo ter dado umas luzes...
    Rapaz, nem com um kit de xénon ias lá...

    És melhor que o resto de nós, ou melhor deves pensar nisso, acho bem que tenhas essa ilusão...

    De resto mais bla bla bla... Enfim eu é que sei...

  21. #21
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    Citação Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
    Rapaz, nem com um kit de xénon ias lá...

    És melhor que o resto de nós, ou melhor deves pensar nisso, acho bem que tenhas essa ilusão...

    De resto mais bla bla bla... Enfim eu é que sei...
    Foi o meu lá blá sobre purismo q te deu a ideia, confessa lá ou já a tinhas em mente e estavas à espera de fazer brotar às 3 e picos da matina?

    Q falta de humildade, meu!! Para a proxima registo a patente das ideias! (boca p Nitro e para ti, claro!)

    Fica lá c purismo e o williams, não sejas é desagradavel pq a arrogancia é inversamente proporcional à falta de argumentação convincente para defender as nossas convicções, sejam elas certas ou erradas...

    E, tu q não estás na crise de meia-idade devias usar mais os termos "acho" ou "parece-me" ou ainda "penso"...

    Só te ficavam bem.

    Boa noite
    Última edição por manucas : 31-07-08 às 03:25:53

  22. #22
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    Citação Originalmente Colocado por manucas Ver Post
    Foi o meu lá blá sobre purismo q te deu a ideia, confessa lá ou já a tinhas em mente e estavas à espera de fazer brotar às 3 e picos da matina?

    Q falta de humildade, meu!! Para a proxima registo a patente das ideias! (boca p Nitro e para ti, claro!)

    Fica lá c purismo e o williams, não sejas é desagradavel pq a arrogancia é inversamente proporcional à falta de argumentação convincente para defender as nossas convicções, sejam elas certas ou erradas...

    E, tu q não estás na crise de meia-idade devias usar mais os termos "acho" ou "parece-me" ou ainda "penso"...

    Só te ficavam bem.

    Boa noite
    Arrogante, nada, apenas uso da arrogância quando a usam comigo.
    Falta de argumentação convincente, a tua também é muito pouco convincente aos meus olhos, mas não desmereço o teu ponto de vista por ser diferente do meu o contrário não se verifica, por isso...
    A frase a bold, também a podias ler acho que te ia fazer bem.

  23. #23
    Mik
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    Prefiro gastar cerca de €80 para fazer cerca de 400 / 600Km com um motor a gasolina interessante, do que fazer o dobro disso com um Diesel.

    Michael

    EDIT: ...e não tem nada a ver com os carros 'puros' que alguns mencionam. ...Nâo me importo, pelo contrário prefiro ter: caixa sequencial sem pedal de embraiagem, turbos, montes de electrônica, etc.
    ....desde que o prazer esteja primeiro.
    Última edição por Mik : 31-07-08 às 04:02:06

  24. #24
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    Não me considero um purista fanático, longe disso, até porque sou muito comodista. Conforto, insonorização, bons bancos (sofás) e algum equipamento básico (vidros eléctricos, ar condicionado, comando do fecho central) são vectores que considero importantes num carro. E o ABS em muitas situações também dá jeito...

    No entanto há coisas que não dispenso, tais como uma direcção comunicativa e com "peso" certo, um tacto de pedais correcto... e um motor a gasolina.

    Regra geral, os carros que me enchem as medidas são a maioria dos Sedans e Coupés de luxo dos anos 80 e 90, têm precisamente o sumo que eu gosto num carro. No entanto, dou-me bem com a condução de qualquer carro na faixa etária dos 10-20 anos, desde os segmentos B aos desportivos.

    Abomino a condução artificial dos utilitários dos dias de hoje, e isto a meu ver não é ser purista. Caramba, há carros cuja condução se assemelha verdadeiramente a jogos pilotados com volantes dos anos 90 sem force-feedback e cujos pedais não têm qualquer sensibilidade a diferenças de pressão. Assumidamente é algo que não me agrada!


    Claro que como 2º carro, agrada-me a ideia de ter algo mais purista e "rude", onde se sinta mais a mecânica e aonde o condutor esteja ainda em maior sintonia com o carro, mas isso.... para saídas ocasionais de desbunda.

  25. #25
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    Até agora o RPM ganha por 100000 a 0.

  26. #26
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    Acho que se devia modificar o título para:

    "Gostas de engolir sapos?"

    "Sim ou não?"



    Tudo quanto a engenharia meta o bedelho, não se pode ser fundamentalista a defender tecnologias desactualizadas que já foram postas de parta há muito...

    Mas que é que se há-de fazer, somos assim, né?

  27. #27
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    Não sou purista!
    Tanto gosto dos ditos puros (seja lá o que isso for) como dos outros.
    Até gosto de SUV's vejam lá

    Consigo tirar prazer da condução a guiar vários conceitos e estilos diferentes... não tem que ser uma grande máquina nem tão pouco um desportivo.
    O 2CV, por exemplo, dá um gozo bestial... mais que alguns, ditos, desportivos.
    Mas depois também aprecio um Impreza GT, um V70 T5, um Porsche 911... mas agora ando numa fase PickUp Navara D40... dá-me pica aqueles 174cv e mais de 400Nm de binário pendrados no eixo traseiro... e à chuva? uiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii que pica que dá!

  28. #28
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    Eu não sou do tamanho da minha altura, sou do tamanho daquilo que vejo. Benedita/Alcobaça/Leiria.
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    Citação Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
    Purista sim... Desde que me conheço, aliás os carros que tenho e que fui eu a escolher reflectem isso. Apenas procurei o que queria, RWD e FWD, sem ajudas fora a direcção assistida e o servo-freio e NA de preferência.
    Para o meu tipo de condução é o ideal, gosto de sentir a mecânica das coisas, a linearidade da resposta, que não seja um chip a decidir se aplica ou não mais força e equílirbio de travagem, aqui quem manda sou eu.

    Quando calco o acelerador com força a mais as rodas patinam furiosamente, não há controlo de estabilidade nem de tracção, aqui tudo o que acontece é produto de azelhice ou inspiração e as recompensas são enormes, e as respostas são sorrisos e cumplicidade, o carro não reage de duas formas diferentes, a mecânica das coisas não o permite e se queimo uma travagem também se deve a um excesso de confiança.

    Este purismo deve-se ao facto de os carros não terem o mesmo sabor dos carros dos 90's, está tudo muito filtrado e facilitado, antes o carro podía-nos matar e nós achávamos justo, tipo justiça poética, desrespeitei-te e tenho o meu castigo, mas hoje em dia não o carro tem de nos proteger, não há diálogo com o acelerador, travões e chassis, há um diálogo com uma série de sensores que vão julgar o que é melhor para mim, para mim não serve, tenho de dar hipótese de o carro me tentar matar, o gozo vem daqui, no limite saber o que é brincar no fio da navalha e não aceitar ordens de um computador...

    Purista sim, porque me permite conduzir qualquer carro de hoje rápido, mas será que os "putos" de hoje conseguem conduzir rápido um "carro puro" de há 15/30 anos atrás!?
    O cobra resumuiu em todas as palavras o que eu sinto. Sim considero-me um Purista na verdadeira ascenção da palavra. Por mim um carro tem de vir desprovido de ajudas electrónicas, apenas considero essencial para a minha segurança o uso de ABS se for o caso, baixo peso, despido de extras, apenas o que me interessa o prazer que posso retirar da máquina. Um desportivo sem dúvida de preferencia um old-school e a gasolina. Jipes, SUV's e tudo o mais passa-me completamente ao lado. Mas sei reconhecer o lado bom da inovação mas isso para mim não é prioridades.

  29. #29
    Piloto de Troféu nunomplopes's Avatar
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    Eu não sou do tamanho da minha altura, sou do tamanho daquilo que vejo. Benedita/Alcobaça/Leiria.
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    Citação Originalmente Colocado por manucas Ver Post
    Se penso mais depressa nas condições de segurança de um carro q no motor, qd me sugerem experimentar um carro? Sim

    Se compro um carro a pensar primeiro naquilo q ele me pode oferecer no dia-a-dia, naquilo q eu e os outro utilizadores (familia) pretendem em vez de qq satisfação pessoal e egoista? Sim

    Se estou farto de ver mortes mais nauseantes q poéticas em carros sem condições nenhumas de segurança mas xipados até ao tecto c tudo o q é supostamente búe-da-cool-dinamico-extra-mega-power-tudo-o-resto-paletes-de-superfluo? Infelizmente sim e talvez sofra do sindrome do ginecologista...

    Se apesar de já ter varios cursos de condução desportiva e defensiva, acho sempre preferivel umas boas ajudas tecnologicas do q me fiar no kit de unhas? Sem duvida...

    Por tudo isto, acho q a minha resposta é q sou pouco "puro"...

    Bom tópico, Cobra. Ainda bem q te devo ter dado umas luzes...
    Este homem dá-lhe forte nas palavras..

  30. #30
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    Citação Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
    Purista sim... Desde que me conheço, aliás os carros que tenho e que fui eu a escolher reflectem isso. Apenas procurei o que queria, RWD e FWD, sem ajudas fora a direcção assistida e o servo-freio e NA de preferência.
    Para o meu tipo de condução é o ideal, gosto de sentir a mecânica das coisas, a linearidade da resposta, que não seja um chip a decidir se aplica ou não mais força e equílirbio de travagem, aqui quem manda sou eu.

    Quando calco o acelerador com força a mais as rodas patinam furiosamente, não há controlo de estabilidade nem de tracção, aqui tudo o que acontece é produto de azelhice ou inspiração e as recompensas são enormes, e as respostas são sorrisos e cumplicidade, o carro não reage de duas formas diferentes, a mecânica das coisas não o permite e se queimo uma travagem também se deve a um excesso de confiança.

    Este purismo deve-se ao facto de os carros não terem o mesmo sabor dos carros dos 90's, está tudo muito filtrado e facilitado, antes o carro podía-nos matar e nós achávamos justo, tipo justiça poética, desrespeitei-te e tenho o meu castigo, mas hoje em dia não o carro tem de nos proteger, não há diálogo com o acelerador, travões e chassis, há um diálogo com uma série de sensores que vão julgar o que é melhor para mim, para mim não serve, tenho de dar hipótese de o carro me tentar matar, o gozo vem daqui, no limite saber o que é brincar no fio da navalha e não aceitar ordens de um computador...

    Purista sim, porque me permite conduzir qualquer carro de hoje rápido, mas será que os "putos" de hoje conseguem conduzir rápido um "carro puro" de há 15/30 anos atrás!?
    Citação Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
    O cobra resumuiu em todas as palavras o que eu sinto. Sim considero-me um Purista na verdadeira ascenção da palavra. Por mim um carro tem de vir desprovido de ajudas electrónicas, apenas considero essencial para a minha segurança o uso de ABS se for o caso, baixo peso, despido de extras, apenas o que me interessa o prazer que posso retirar da máquina. Um desportivo sem dúvida de preferencia um old-school e a gasolina. Jipes, SUV's e tudo o mais passa-me completamente ao lado. Mas sei reconhecer o lado bom da inovação mas isso para mim não é prioridades.
    Eh lá puristas do camandro!!

    Se eu bem percebi... ainda andam a carburadores e platinados não é?
    Pk se não querem ajudas electrónicas... a centralina não está aí a fazer nada... toca a afinar o carburador com a chavinha de fenda vá.
    Vidros electricos??? então e a bela da manete do elevador??? como é?
    Bom... daqui a nada estão a dizer que têm direcção assistida e travões de servo-freio queres ver??!!
    Pneuzinho XPTO??? que é feito dos velhos Seiberling???
    Jantes de liga??? mau mau....

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