Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Empresas Japonesas desenvolvem fibra de carbono para produção em massa

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Empresas Japonesas desenvolvem fibra de carbono para produção em massa

    Japanese firms developing carbon-fiber for mass production

    Carbon-fiber is seen by many in the auto industry as one of the most effective ways of reducing vehicle weight and improving fuel economy and emissions levels, but the relative expense of the material means that it’s still reserved for only a handful of high-end production cars. BMW has effectively used carbon-fiber roofs for its M cars to help lower their center of gravity, and Nissan and General Motors have used the composite material to help save weight for the GT-R and ZR1 supercars.
    For most carmakers, mainstream carbon-fiber use is still several years away but a number of Japanese firms, including carbon-specialists Toray Industries and Mitsubishi Rayon, are reportedly working closely with Nissan and Honda to develop a new, low-cost carbon-fiber material for use in mass-produced cars.
    The Japanese government will provide close to $20 million over the next five years for the project, and the University of Tokyo is also taking part. The final goal is to be able to mass produce the material by the mid-2010s and to make vehicles 40% lighter than current models. Such a saving in weight could potential reduce fuel-consumption and emissions by more than 30%.
    Speaking with the Nikkei, a spokeswoman for Japan’s New Energy and Industrial Technology Development Organization (NEDO) said the government was also researching the further use of aluminum and other light weight metals to replace much of the steel used on vehicles. Also under investigation is technology to recycle carbon-fiber and help reduce production costs.
    Both Honda and Nissan confirmed they were exploring various new materials to use on vehicles but denied there were involved in the government funded project to produce cheap carbon-fiber.
    Pode bem ser um dos grandes avanços da indústria automóvel. No fundo é a forma mais eficaz de reduzir o peso dos automóveis actuais, o que por sua vez também reduz os consumos e emissões. Na minha opinião é muito mais importante e "saudável" do que a continuada escalada de potência. O maior problema serão os custos de reparação.

    #2
    Não acredito muito no uso da fibra de carbono em larga escala... é um material muito difícil de trabalhar e reparar... e é... muito caro.

    Comentário


      #3
      Se realmente conseguirem uma nova variante de fibra de carbono mais barata de produzir que a torne exequivel em utilitários e familiares, não tenho nada contra.

      Mas acho que há muito trabalho a fazer na optimização dos recursos e materiais dos automóveis de hoje.
      Veja-se o caso do Mazda2, que não saindo do aço, perdeu 100kg em relação ao seu antecessor. Em menor escala, o novo Seat Ibiza também perdeu umas dezenas de quilos sem recorrer a materiais exóticos.
      Ou então o caso do 911, que apesar de ser maioritariamente aço, consegue ser das propostas mais leves no segmento de mercado onde se insere, onde existem propostas concorrentes que recorrem ao aluminio para controlarem o peso

      Comentário


        #4
        Se se massificar podemos finalmente reduzir o peso a estes obesos que existem hoje em dia!


        Carros do segmento B com 1200kg, onde já se viu...

        Comentário


          #5
          O artigo também fala no recurso a alumínio e outros materiais leves para substituição do aço.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por ks34 Ver Post
            O artigo também fala no recurso a alumínio e outros materiais leves para substituição do aço.
            A2 e A8, em série.

            Outros materiais, como por exemplo a cortiça portuguesa no fabrico dos assentos automóveis.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Echos Ver Post
              Se se massificar podemos finalmente reduzir o peso a estes obesos que existem hoje em dia!


              Carros do segmento B com 1200kg, onde já se viu...
              equipamento e segurança a isso obriga.
              não estás disposto a abdicar disso, pois não?

              e com os equipamentos e reforços estruturais sempre a subir as marcas têm estado a cortar nuns lados para poder pôr nos outros.

              um carro feito há 20 anos com a tecnologia e materiais empregues hoje pesaria, certamente, menos 100 a 200kg...

              ld

              Comentário


                #8

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por michaelreznor Ver Post
                  equipamento e segurança a isso obriga.
                  não estás disposto a abdicar disso, pois não?

                  e com os equipamentos e reforços estruturais sempre a subir as marcas têm estado a cortar nuns lados para poder pôr nos outros.

                  um carro feito há 20 anos com a tecnologia e materiais empregues hoje pesaria, certamente, menos 100 a 200kg...

                  ld
                  E a baixar no peso (qualidade elevada do aço).

                  Comentário


                    #10
                    Este é também um dos caminhos para e eficiência energética .

                    Comentário


                      #11
                      Por via da força, os automóveis vão começar a ficar com menos equipamentos. O peso é um elemento fundamental quando falamos em consumos e emissões.
                      Sempre fui grande apologista do conceito Lotus: light is beautifull!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por cuica Ver Post
                        Por via da força, os automóveis vão começar a ficar com menos equipamentos. O peso é um elemento fundamental quando falamos em consumos e emissões.
                        Sempre fui grande apologista do conceito Lotus: light is beautifull!
                        add lightness!

                        O desafio é responder às necessidades de segurança e conforto do mercado sem comprometer o peso.

                        Toda a investigação é bem vinda, pode ser que descubram algum milagre. Mas acho que neste momento o carbono também não é assim tão bom para fazer paineis na perspectiva da segurança. Tem o problema de não deformar, quebrar.

                        Comentário

                        AD fim dos posts Desktop

                        Collapse

                        Ad Fim dos Posts Mobile

                        Collapse
                        Working...
                        X