Fiabilidade motor 1.3 multijet - Página 5

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Título: Fiabilidade motor 1.3 multijet

  1. #121
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    Por Defeito

    Tenho um colega com um Punto com este motor (versão de 75cv) com imaginem 322.000km. Até eu fiquei admirado com tantos km's.

    Segundo ele apenas levou um alternador novo. Nem embraiagem ainda trocou (90% autoestrada).
    MikeDuxxi gosta disto.


  2. #122
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por corsadti16v Ver Post
    Tenho um colega com um Punto com este motor (versão de 75cv) com imaginem 322.000km. Até eu fiquei admirado com tantos km's.

    Segundo ele apenas levou um alternador novo. Nem embraiagem ainda trocou (90% autoestrada).
    E acredito que, se tiver um bom tratamento e manutenção condigna, que faça mais outros tantos!

    É verdade que não é de certeza um motor para fazer "1 milhão de Km´s", mas acho que, com o tratamento necessário e atempado, seja menino para roçar os 500 mil sem intervenções graves.

  3. #123
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por crash Ver Post
    Acho que é um problema mais relacionado com a caixa. O GP de 90cv tinha uma de 6velocidades, enquanto que por exemplo o Linea trazia o mesmo motor mas agarrado a uma caixa de 5. E ninguém se queixava do fosso.

    Para juntar ao tópico, o Punto Evo de 95cv lá de casa aproxima-se dos 17500km sem soluços.
    Poucos quilómetros e ainda pouco relevante.

    Mas o GPunto de 75cv que o meu irmão usa no seu trabalho já passou dos 200 000km sem problemas a apontar.
    E pelo que tenho lido e visto o pequeno 1.3Mjet, pelo menos os que são da Fiat, têm-se revelado bastante fiáveis.

    Pena que não sejam unidades muito interessantes de usar ou ouvir. O Evo de 95cv é bastante "áspero" em utilização. É como se necessitasse de umas limadelas nas peças móveis ou um lubrificante mais pujante para suavizar tudo. Felizmente o Evo traz insonorização superior ao GrandPunto e ainda bem que deus lembrou-se de inventar o auto-radio
    Citação Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
    E acredito que, se tiver um bom tratamento e manutenção condigna, que faça mais outros tantos!

    É verdade que não é de certeza um motor para fazer "1 milhão de Km´s", mas acho que, com o tratamento necessário e atempado, seja menino para roçar os 500 mil sem intervenções graves.
    De facto o motor em cidade e a frio é barulhento. Mas em altas acho o HDi 90cv 16v mais áspero que o 1.3 90cv no GP.

    Também acredito que possam fazer mais km's. Tão em AE nem se fala, é que apesar de pequeno com a 6ªv longa o motor não esforça muito e apesar de não ser rápido acima das 2.000rpm mesmo em 6ª ele mantém a velocidade.

    Mesmo a versão de 90cv com tgv tem-se revelado fiavel e ainda bem.

    O meu passou hoje na inspecção sem apontamentos.

  4. #124
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    Acho é que os 1.3 montados nos opel parecem ser piores..

    Lembro-me de os 1.3 de 75cv nos corsas gastavam bastante óleo e nos puntos nem por isso..

    Um colega meu com um corsa 1.3 de 90cv aos 100 mil começou a ouvir o assobiou do turbo e foi o colector que rachou e teve ser reparado.

    O um familiar com um astra 1.3 de 90cv tem 90 mil kms e o motor faz uns barulhos estranhos e quando carrega na embraiagem esses barulhos notam-se ainda mais..

  5. #125
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    Citação Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
    Acho é que os 1.3 montados nos opel parecem ser piores..

    Lembro-me de os 1.3 de 75cv nos corsas gastavam bastante óleo e nos puntos nem por isso..

    Um colega meu com um corsa 1.3 de 90cv aos 100 mil começou a ouvir o assobiou do turbo e foi o colector que rachou e teve ser reparado.

    O um familiar com um astra 1.3 de 90cv tem 90 mil kms e o motor faz uns barulhos estranhos e quando carrega na embraiagem esses barulhos notam-se ainda mais..
    O problema do colector é conhecido nos de 90 Cv´s e o segundo tem todos os sintomas de "bio-massa" (LOL) nas couves


  6. #126
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    Falando nos automóveis FIAT...o 1.3 multijet, só há uma coisa a dizer...e dura, e dura, e dura, e dura...

  7. #127
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    Citação Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
    O 90cv é fraco(E mais pesado que o 500, mais pneu e jante). Mas com hábito e se não estivermos à espera que seja um 1.9 TDi até se faz bem. Eu ando sempre abaixo das 2.000rpm só se tiver mesmo de puxar por ele.

    Mas parece que o novo 95cv até no Astra se safa bem.

    Quando andava com a Focus 1.6HDi notava bem a diferença..
    Andar abaixo das 2000 RPM com o meu punto de 70 cv de 2005 é suícido para quem queira andar sem estorvar aos outros (entenda-se, não respeitando os limites de velocidade! ) porque para tudo o resto serve perfeitamente.

    E tem consumos bastante comedidos.

  8. #128
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    Mas é um motor que necessita de um "bom" gasoleo para ter bom rendimento... quando meto gasoleo no jumbo ou intermarche ele parece que não anda nada !

  9. #129
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    Citação Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
    De facto o motor em cidade e a frio é barulhento. Mas em altas acho o HDi 90cv 16v mais áspero que o 1.3 90cv no GP.

    Também acredito que possam fazer mais km's. Tão em AE nem se fala, é que apesar de pequeno com a 6ªv longa o motor não esforça muito e apesar de não ser rápido acima das 2.000rpm mesmo em 6ª ele mantém a velocidade.

    Mesmo a versão de 90cv com tgv tem-se revelado fiavel e ainda bem.

    O meu passou hoje na inspecção sem apontamentos.

    Eu próprio fico parvo com as altas deste "motor de rega"!

    Vamos ali até as 3 mil RPM´s e pensamos "pronto, já deu o que tinha a dar"! Nada pode ser mais errado!

    Ali por volta das 3200 RPM´s é que ele começa a dar o ar da sua graça

    Chega ao ponto de se ter mesmo que retirar o pé do acelerador, senão ele leva tudo á frente

    Nunca acreditei em motores diesel "pontudos", mas se isso existe, o 1250 Mjet é um deles
    dio, Joaobernardo, JoelM and 1 others like this.

  10. #130
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    Metendo-me na conversa... desculpem o off-topic, estou a pensar mudar oleo e filtro do meu Musa 1.3. Comprei-o usado com 45000Kms, e apesar de ter as revisoes dos 20mil e 40mil na marca, quando me entregaram disseram que tinham feito uma muda de oleo e filtro na oficina deles... estou um pouco receoso, pelo que tenho lido aqui, é necessário ter em atenção o oleo que se usa, e como este carro foi comprado para fazer todos os dias cerca de 100Kms em AE... estou a pensar tirar o que tem lá dentro agora que está com 50 000Kms... pela vossa experiencia que oleo acham mais aconselhado?

  11. #131
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    Citação Originalmente Colocado por cmax Ver Post
    Metendo-me na conversa... desculpem o off-topic, estou a pensar mudar oleo e filtro do meu Musa 1.3. Comprei-o usado com 45000Kms, e apesar de ter as revisoes dos 20mil e 40mil na marca, quando me entregaram disseram que tinham feito uma muda de oleo e filtro na oficina deles... estou um pouco receoso, pelo que tenho lido aqui, é necessário ter em atenção o oleo que se usa, e como este carro foi comprado para fazer todos os dias cerca de 100Kms em AE... estou a pensar tirar o que tem lá dentro agora que está com 50 000Kms... pela vossa experiencia que oleo acham mais aconselhado?
    Olá Cmax!

    Acho que deverias esperar que essa muda de óleo chegue pelo menos aos 10.000km.
    Se tirares o óleo antes estás a queimar dinheiro sem teres lógica.

    Quanto a óleos para 20.000km usa este:
    OPEL Dexos 2 5W30 5Lt - Texoleo.com
    É aprovado pela marca para esse motor. É o óleo usado na fábrica quando saem novos.

    Se preferires comprar no supermercado compra este:
    Shell Helix ULTRA 5W-40 4LT - Texoleo.com
    Está também aprovado pela marca.

    Cumprimentos

    ps. Ser 5w30 ou 5w40 é indiferente nesse motor.
    Se fosse uma carroça velha é que poderias tender para o 5w40.

  12. #132
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    O meu corsa D 1.3 de 2006 (75cv) tinha 104 000 km quando há dias foi envolvido num acidente de perda total. Apenas tive de lhe mudar os inflamadores, porque de resto nunca deu problemas. Motor fraquinho, mas bastante competente e neste momento não me importava de voltar a ter um carro com o mesmo motor.

  13. #133
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    Citação Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
    Eu próprio fico parvo com as altas deste "motor de rega"!

    Vamos ali até as 3 mil RPM´s e pensamos "pronto, já deu o que tinha a dar"! Nada pode ser mais errado!

    Ali por volta das 3200 RPM´s é que ele começa a dar o ar da sua graça

    Chega ao ponto de se ter mesmo que retirar o pé do acelerador, senão ele leva tudo á frente

    Nunca acreditei em motores diesel "pontudos", mas se isso existe, o 1250 Mjet é um deles


    Eu também acho o mesmo, consegue ser melhor que alguns otto a subir de regime, salta até as 4500/5000 com um power só visto e sentido!!!

  14. #134
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    Citação Originalmente Colocado por cmax Ver Post
    Metendo-me na conversa... desculpem o off-topic, estou a pensar mudar oleo e filtro do meu Musa 1.3. Comprei-o usado com 45000Kms, e apesar de ter as revisoes dos 20mil e 40mil na marca, quando me entregaram disseram que tinham feito uma muda de oleo e filtro na oficina deles... estou um pouco receoso, pelo que tenho lido aqui, é necessário ter em atenção o oleo que se usa, e como este carro foi comprado para fazer todos os dias cerca de 100Kms em AE... estou a pensar tirar o que tem lá dentro agora que está com 50 000Kms... pela vossa experiencia que oleo acham mais aconselhado?


    Acho que fazes bem em mudar o óleo, o meu mesmo com repro consegue aguentar 30.000kms sem "mamar" práticamente óleo, estou a falar do Selenia.

  15. #135
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    Citação Originalmente Colocado por Joaobernardo Ver Post
    Acho que fazes bem em mudar o óleo, o meu mesmo com repro consegue aguentar 30.000kms sem "mamar" práticamente óleo, estou a falar do Selenia.
    È mais caro mas também prefiro o Selenia, com Selenia nunca ouvi queixas de "mamar" oleo com outros especialmente se puxarem muito pelo motor não é bem assim.

  16. #136
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    Vou mudar porque não sei o que meteram lá dentro, e este carro tem que me fazer muitos Kms. Mas qual selenia é que falam? No 156 1.6TS e na Vito 2.2 CDI uso o Selenia 20K, mas acho que é 10W40... é deste que falam?

  17. #137
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    Citação Originalmente Colocado por cmax Ver Post
    Vou mudar porque não sei o que meteram lá dentro, e este carro tem que me fazer muitos Kms. Mas qual selenia é que falam? No 156 1.6TS e na Vito 2.2 CDI uso o Selenia 20K, mas acho que é 10W40... é deste que falam?
    Greetings!

    Se fazes questão de usar o Selénia (óleo produzido pela empresa nacional de petróleo da malásia), usa esta novidade:

    Selènia WR Pure Energy 5W30 5LT - Texoleo.com

    O WR significa wide range.

    Não metas 10w40 nesse motor! Não tem a norma da Fiat que este precisa.
    O 1.3 Multijet leva 3 litros de óleo. Não metas mais!

    O Selénia 20k é para carros a gasolina.

    No meu multijet já desde os 60.000km que não leva Selénia WR (porque descobri que era apenas semi-sintético).
    Está já com 132.000km. Tem repro em cima.
    Já levou Shell Helix Ultra, Elf 5w40 e nunca consumiu óleo.
    Mas claro não conduzo como um maluco, que ao final do dia pensa que está num video game.
    Ontem era só vê-los a querer chegar a casa depressa para ver o Benfica...

    Cumprimentos

    ps. Mais info sobre a fábrica do adorado Selénia:
    Petronas

    A revista Fortune classifica a Petronas como a oitava empresa mais lucrativa do mundo e a mais lucrativa da Ásia.
    A enganar patos também eu!
    Última edição por pgainf : 03-03-12 às 16:11:11

  18. #138
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    Agora só para me rir... andas a marar a Mercedes toda! Não troques o óleo que não é preciso....

    SELÈNIA 20K - Lubrificante base sintético (semi-sintético para quem sabe ler) "poupança de energia", para motores a gasolina da nova geração. Permite uma máxima protecção dos motores, de qualquer viatura, de aspiração natural ou turbo alimentados ou multi-válvula, permitindo uma mudança de óleo com intervalos a cada 20.000 km.

    Selenia Portugal - Produtos Auto
    Última edição por pgainf : 03-03-12 às 16:05:46

  19. #139
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    Eu não faço questão de usar Selenia... por isso vos pedi ajuda... Esse Shell Helix ULTRA 5W-40 4LT Cumpre as especificações todas? Acho que o motor tem filtro de particulas, é verdade? Já agora, o meu também tem repro para os 90cv (Fui enganado pelo Stand) em tempos coloquei um topico por aqui a falar disso.

  20. #140
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    Citação Originalmente Colocado por pgainf Ver Post
    Agora só para me rir... andas a marar a Mercedes toda! Não troques o óleo que não é preciso....

    SELÈNIA 20K - Lubrificante base sintético (semi-sintético para quem sabe ler) "poupança de energia", para motores a gasolina da nova geração. Permite uma máxima protecção dos motores, de qualquer viatura, de aspiração natural ou turbo alimentados ou multi-válvula, permitindo uma mudança de óleo com intervalos a cada 20.000 km.

    Selenia Portugal - Produtos Auto
    LOL... é o que o mecânico que me faz as revisões coloca vou ter que falar com ele!

  21. #141
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    Citação Originalmente Colocado por cmax Ver Post
    Eu não faço questão de usar Selenia... por isso vos pedi ajuda... Esse Shell Helix ULTRA 5W-40 4LT Cumpre as especificações todas? Acho que o motor tem filtro de particulas, é verdade? Já agora, o meu também tem repro para os 90cv (Fui enganado pelo Stand) em tempos coloquei um topico por aqui a falar disso.
    O teu motor se tinha originalmente 70cv não tem filtro de particulas. 2004 não era?

    O Shell até excede as normas necessárias.

    Mas o óleo GM/Opel é mesmo o melhor e com normas ainda mais abrangentes, com filtro de particulas e tudo!


    OPEL Dexos 2 5W30 5Lt - Texoleo.com
    É aprovado pela marca para esse motor. É o óleo usado na fábrica OPEL/FIAT de motores quando saem novos.

    Se preferires comprar no supermercado compra este:
    Shell Helix ULTRA 5W-40 4LT - Texoleo.com
    Está também aprovado pela marca.


    Comentários que pessoas que usaram o óleo GM/Opel deixaram no site da texoleo:

    Óleo de grande qualidade a um preço incrível!!!! (22/12/2011)
    Tenho um Opel Corsa 1.3 C (o mesmo motor que o teu Fiat) com 156000 Km e este óleo é brilhante. Não se houve o motor a bater quando está frio, não consome muito. Recomendo quem tem Opel apostar neste produto é de qualidade e a um preço muito acessível. Garante a vitalidade do Motor.
    Cumprimentos.


    Óleo Excelente para o preço que custa! (16/11/2011)
    Tenho um Opel Vectra B 2.0DTI com 215000Km e passei de um óleo 5W-40 (com a norma GM LL-B-025) para este Dexos 2 5W-30 e só notei melhorias. A frio reduziu bastante o bater metálico típico deste motor e os consumos também tiveram uma ligeira redução. Vou agora ver com o decorrer dos Km se o consumo de óleo de mantém no nível de 1l aos 15000Km. Cumprimentos
    Última edição por pgainf : 03-03-12 às 17:02:38

  22. #142
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    Do site fiatforum inglês

    In comparison Selenia 20K is a pretty mediocre semisynthetic oil, yet again according to its specifications, i.e. it has a viscosity index of just 150 and they don't even provide information about high tear high shear viscosity which is pretty important for a performance engine, or the phosphorus amount, total base number (the oil additives - anticorrosion, anti-acid etc.). The same applies to the 10W60 Selenia unfortunately. Again that's what the spec says, I've never opened an engine after 400 000km with Selenia.

    General: Which Oil is Best for Stilo Abarth - Page 2 - The FIAT Forum
    Última edição por pgainf : 03-03-12 às 17:28:23

  23. #143
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    Citação Originalmente Colocado por pgainf Ver Post
    O teu motor se tinha originalmente 70cv não tem filtro de particulas. 2004 não era?
    É de 2008... é que para filtro de particulas O Helix 5W40 ultra não dá, estive agora a ver... acho que tem que ser o Helix 5W30 Ultra Extra...

  24. #144
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    Andar abaixo das 2000 RPM com o meu punto de 70 cv de 2005 é suícido para quem queira andar sem estorvar aos outros (entenda-se, não respeitando os limites de velocidade! ) porque para tudo o resto serve perfeitamente.

    E tem consumos bastante comedidos.
    Eu quando falo em andar abaixo das 2000 é para andar com calma, até porque este motor abaixo disso só sabe ter calma.
    Citação Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
    Eu próprio fico parvo com as altas deste "motor de rega"!

    Vamos ali até as 3 mil RPM´s e pensamos "pronto, já deu o que tinha a dar"! Nada pode ser mais errado!

    Ali por volta das 3200 RPM´s é que ele começa a dar o ar da sua graça

    Chega ao ponto de se ter mesmo que retirar o pé do acelerador, senão ele leva tudo á frente

    Nunca acreditei em motores diesel "pontudos", mas se isso existe, o 1250 Mjet é um deles
    Sem duvida. Experimenta acelerar até às 4.000 e depois deixar cair até às 3.500 e depois voltares a pisar, vais ver que te surpreendes.

    Não é naturalmente nenhum foguete, mas a altas é por exemplo superior ao 1.6HDi 90cv. Só acaba às 4.000 (acima disso é um diesel.. mas o corte é acima das 5.000)

  25. #145
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    É de 2008... é que para filtro de particulas O Helix 5W40 ultra não dá, estive agora a ver... acho que tem que ser o Helix 5W30 Ultra Extra...
    O 1.3 90cv do GP em 2008 não tinha FAP. Por exemplo o meu não tem.

  26. #146
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    O 1.3 90cv do GP em 2008 não tinha FAP. Por exemplo o meu não tem.
    O meu é de 70 ou 75cv... existe alguma maneira de ver se tem ou nao?

  27. #147
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    É de 2008... é que para filtro de particulas O Helix 5W40 ultra não dá, estive agora a ver... acho que tem que ser o Helix 5W30 Ultra Extra...
    Seria o primeiro Multijet com 70cv a ter dpf, mas ok... Se tu o dizes...

    http://www.puntopt.net/forum/showthr...e-2005-tem-DPF

    Então compra o óleo da GM/OPEL dexus 2 5w30.
    Se presta para por na fábrica presta para colocares no carro.
    Quando o carro tem filtro de particulas precisam de procurar nas normas se o óleo tem a aprovação C3.



    E é muito em conta no site texoleo. 26,90 € 5 lts mais portes ( menos de 5€).
    Se fores à marca pagas do belo.

    Tem as normas todas porque é um óleo que saiu em 2011.



    Um abraço
    Última edição por pgainf : 03-03-12 às 18:57:43
    cmax gosta disto.

  28. #148
    Piloto de Rallye JoelM's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por cmax Ver Post
    O meu é de 70 ou 75cv... existe alguma maneira de ver se tem ou nao?
    O de 75cv faz revisões de 2 em 2 anos e 30.000km's como o 90cv. É uma evolução da primeira versão de 70cv. O meu 90cv não tem e tenho praticamente a certeza que o 70cv também não tem FAP.

    Penso que no livrete dá para ver através do numero de emissões diesel que o carro emite.

  29. #149
    Piloto de Provas de Perícia volvoxc60's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por cmax Ver Post
    Eu não faço questão de usar Selenia... por isso vos pedi ajuda... Esse Shell Helix ULTRA 5W-40 4LT Cumpre as especificações todas? Acho que o motor tem filtro de particulas, é verdade? Já agora, o meu também tem repro para os 90cv (Fui enganado pelo Stand) em tempos coloquei um topico por aqui a falar disso.
    Lembro-me perfeitamente.
    Penso que a razão da descoberta foi que o punto de 70 CV não traz ESP eo de 90 CV traz.

  30. #150
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por volvoxc60 Ver Post
    Lembro-me perfeitamente.
    Penso que a razão da descoberta foi que o punto de 70 CV não traz ESP eo de 90 CV traz.
    Isso mesmo

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