Anúncio

Collapse
No announcement yet.

GPL vence comparativo na revista "Turbo"

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    GPL vence comparativo na revista "Turbo"

    Na última revista "Turbo" há muita atenção ao GPL, e até comparam vários carros de segmentos diferentes sendo que há casos onde o gasóleo "nunca" chega a compensar, e outros onde as contas já são mais ela-por-ela.

    Não cheguei a comprar a revista, mas na leitura "na diagonal" que fiz, pareceu-me uma análise que mencionou de facto os prós e contras de se ter uma viatura a GPL.

    Nomeadamente a perda da garantia dos novos como uma das desvantagens mais importantes, daí a incidência do GPL maioritariamente em carros usados, já com a garantia expirada.

    Há ainda entrevistas com donos de carros a GPL, explicações técnicas de como se faz a transformação, etc.

    Alguém mais leu a análise?

    #2
    Não obstante o preço por KM percorrido ser o mesmo usando gasóleo ou GPL, o GPL é claramente a opção mais vantajosa, visto que:

    (1) o gasóleo tem uma carga fiscal extremamente elevada que obriga uma pessoa a percorrer + 40.000 KM por ano para compensar a diferença.

    (2) o GPL tem uma isenção de imposto de 50% em relação à gasolina se o GPL vier de origem. Ora, se o ISV sobre a gasolina já de si é mais vantajoso do que o gasóleo, então reduzindo a metade, a poupança é muito superior.

    (3) o preço do gasóleo escalou de forma galopante nos últimos tempos, ao passo que o GPL se manteve constante. Daí que se possa esperar maior estabilidade de preços no futuro, a manter-se a tendência.

    (4) pessoalmente, prefiro o motor a gasolina, visto que é mais sensível. Daí que o GPL me permita manter o prazer da condução com a poupança do diesel.

    Comentário


      #3
      Os interesses económicos que existem na industria automóvel... como é óbvio, enquanto der para alimentar os "lobbies" existentes... em todos os ramos(marcas, revistas, homologações, etc...)... estudos destes para "entreter" e "vender"... enfim, estão por ai, e dá para vender, afinal de contas os "media" são para isso mesmo.

      Comentário


        #4
        Estranho...

        Nunca acharam estranho as marcas não poduzirem versões GPL dos seus modelos???
        Eu acho...
        Sempre ouvi dizer que onde existe procura deve existir oferta (a chamada economia de mercado)...
        Onde ela esta?
        Se quiser ter uma viatura a GPL (ja tive e gostei) tenho de comprar um usado com o sistema ou coloca-lo eu com a espera e burucracia que todo o processo acarrecta...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por rantamplan Ver Post
          Não obstante o preço por KM percorrido ser o mesmo usando gasóleo ou GPL, o GPL é claramente a opção mais vantajosa, visto que:

          (1) o gasóleo tem uma carga fiscal extremamente elevada que obriga uma pessoa a percorrer + 40.000 KM por ano para compensar a diferença.

          (2) o GPL tem uma isenção de imposto de 50% em relação à gasolina se o GPL vier de origem. Ora, se o ISV sobre a gasolina já de si é mais vantajoso do que o gasóleo, então reduzindo a metade, a poupança é muito superior.

          (3) o preço do gasóleo escalou de forma galopante nos últimos tempos, ao passo que o GPL se manteve constante. Daí que se possa esperar maior estabilidade de preços no futuro, a manter-se a tendência.

          (4) pessoalmente, prefiro o motor a gasolina, visto que é mais sensível. Daí que o GPL me permita manter o prazer da condução com a poupança do diesel.
          Calma aí... não é "claramente" a opção mais vantajosa!

          E a autonomia do Diesel?
          E a força a baixos regimes?
          E a maior facilidade de condução (para muitos)?
          E o valor de retoma maior, tal como acontece noutros países mesmo onde o gasóleo é mais caro que a gasolina?
          E os consumos absolutos mais baixos, e portanto menos dependentes do factor "preço" para serem económicos? É que o GPL é fantástico a preços actuais... se subir tanto quanto subiu o gasóleo, os custos disparam, porque os consumos absolutos são maiores.

          Tanto o gasóleo como o GPL podem compensar, dependendo de cada caso, da diferença de preço dos carros, se se pretende ficar com a viatura muito tempo ou não, etc.

          Agora uma coisa é certa... dificilmente encontrarás uma situação onde um carro a gasolina compensa, a médio prazo.

          Comentário


            #6
            Para mim, a proíbição de estacionar em locais fechados, embora idiota, deita as vantagens do GPL por terra.

            Comentário


              #7
              Tem razão...

              Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
              Para mim, a proíbição de estacionar em locais fechados, embora idiota, deita as vantagens do GPL por terra.
              A proibição é idiota... Nos paises que ja visitei... é proibido o estacionamento a viaturas GPL sem valvula de segurança... Pelo que sei a grande maioria tem pelo menos 2 valvulas de segurança...
              Enquanto os depositos de gasolina normalmente são de plastico...
              Infelizmente ja vi uma garagem onde um incêndio deflagrou e é melhor ter pernas para fugir... Mesmo sem carros a GPL... Que são bem seguros...
              Reparem no video:
              http://www.empilhatecnica.pt/

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por fmiguel79 Ver Post
                A proibição é idiota... Nos paises que ja visitei... é proibido o estacionamento a viaturas GPL sem valvula de segurança... Pelo que sei a grande maioria tem pelo menos 2 valvulas de segurança...
                Enquanto os depositos de gasolina normalmente são de plastico...
                Infelizmente ja vi uma garagem onde um incêndio deflagrou e é melhor ter pernas para fugir... Mesmo sem carros a GPL... Que são bem seguros...
                Reparem no video:
                http://www.empilhatecnica.pt/
                A válvula de segurança é obrigatória em Portugal há muito tempo. Temos os dois extremos, a válvula e a proibição.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                  Calma aí... não é "claramente" a opção mais vantajosa!

                  E os consumos absolutos mais baixos, e portanto menos dependentes do factor "preço" para serem económicos? É que o GPL é fantástico a preços actuais... se subir tanto quanto subiu o gasóleo, os custos disparam, porque os consumos absolutos são maiores.
                  O GPL além de não ter aumentado durante esta crise do petróleo, baixou. Em muitos locais está a 0.59€ e na Repsol (pelo menos na CREL), baixou para 0.689€, cerca de 1 cêntimo.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por rantamplan Ver Post
                    Não obstante o preço por KM percorrido ser o mesmo usando gasóleo ou GPL, o GPL é claramente a opção mais vantajosa, visto que:


                    prepara-te para vir já a brigada do gás chamar-te burro

                    Comentário


                      #11
                      O pior e qdo o Governo se lembrar que o GPL tá com beneficios fiscais...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por LM Ver Post
                        Em muitos locais está a 0.59€ e na Repsol (pelo menos na CREL), baixou para 0.689€, cerca de 1 cêntimo.
                        0,59€ - Gasprocar na Fiz da Foz por exemplo

                        Na Repsol baixou...mas foi por causa do Iva

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por fmiguel79 Ver Post
                          A proibição é idiota... Nos paises que ja visitei... é proibido o estacionamento a viaturas GPL sem valvula de segurança... Pelo que sei a grande maioria tem pelo menos 2 valvulas de segurança...
                          Enquanto os depositos de gasolina normalmente são de plastico...
                          Infelizmente ja vi uma garagem onde um incêndio deflagrou e é melhor ter pernas para fugir... Mesmo sem carros a GPL... Que são bem seguros...
                          Reparem no video:
                          http://www.empilhatecnica.pt/
                          É, mas continuas a não poder estacionar em locais fechados.
                          Imagina que queres meter o carro dentro da tua garagem, mesmo sem autocolante.
                          Um dos vizinhos descobre. Passas a deixar o teu carro todos os dias ao sol e à chuva. Queres ir a um shopping, tens que deixar o carro cá fora.
                          É uma condicionante demasiado grande.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                            É, mas continuas a não poder estacionar em locais fechados.
                            Imagina que queres meter o carro dentro da tua garagem, mesmo sem autocolante.
                            Um dos vizinhos descobre. Passas a deixar o teu carro todos os dias ao sol e à chuva. Queres ir a um shopping, tens que deixar o carro cá fora.
                            É uma condicionante demasiado grande.
                            A única proibição de estacionamento de carros a GPL é em estacionamentos subterrâneos.

                            Os outros estão sujeitos a algumas regras, que a serem cumpridas permitem o estacionamento de carros a GPL.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por LM Ver Post
                              A única proibição de estacionamento de carros a GPL é em estacionamentos subterrâneos.

                              Os outros estão sujeitos a algumas regras, que a serem cumpridas permitem o estacionamento de carros a GPL.

                              Apenas é proibido em estacionamentos cobertos não arejados.Há muitos parques,tirando os subterrâneos,que são arejados naturalmente e nesses pode-se estacionar,mesmo sendo cobertos.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Escova Ver Post
                                Os interesses económicos que existem na industria automóvel... como é óbvio, enquanto der para alimentar os "lobbies" existentes... em todos os ramos(marcas, revistas, homologações, etc...)... estudos destes para "entreter" e "vender"... enfim, estão por ai, e dá para vender, afinal de contas os "media" são para isso mesmo.
                                então e a do autohoje que dizia que o gpl não compensa, ja é de fiar ou não??

                                eles fizerem testes a n viaturas, quando tiver em casa abro a revista e digo quantos se quiseres

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por fmiguel79 Ver Post
                                  Nunca acharam estranho as marcas não poduzirem versões GPL dos seus modelos???
                                  Eu acho...
                                  Sempre ouvi dizer que onde existe procura deve existir oferta (a chamada economia de mercado)...
                                  Onde ela esta?
                                  Se quiser ter uma viatura a GPL (ja tive e gostei) tenho de comprar um usado com o sistema ou coloca-lo eu com a espera e burucracia que todo o processo acarrecta...
                                  quem te disse que as marcas não fazem carros a gpl??'
                                  podes é dizer que não os metem em portugal, isso ja estas a ser correcto

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Celsius Ver Post
                                    O pior e qdo o Governo se lembrar que o GPL tá com beneficios fiscais...
                                    mas o governo ja se lembrou, mas é importante escoar o gas que temos em excesso, e alem disso o governo nada pode fazer, porque quem manda no imposto é a união europeia

                                    ja agora o gpl ajuda a não termos de pagar nada pelo tratado de quioto

                                    Comentário


                                      #19
                                      ...

                                      Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                                      É, mas continuas a não poder estacionar em locais fechados.
                                      Imagina que queres meter o carro dentro da tua garagem, mesmo sem autocolante.
                                      Um dos vizinhos descobre. Passas a deixar o teu carro todos os dias ao sol e à chuva. Queres ir a um shopping, tens que deixar o carro cá fora.
                                      É uma condicionante demasiado grande.
                                      Tem razão... é grande e ESTUPIDA...

                                      Desculpem a redondancia

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por bruno_dias Ver Post
                                        quem te disse que as marcas não fazem carros a gpl??'
                                        podes é dizer que não os metem em portugal, isso ja estas a ser correcto
                                        Tens razão... Mas em termos praticos vai dar ao mesmo, se queres comprar um novo onde vais? Tem de ser Usado/Importado/Estas lixado

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por fmiguel79 Ver Post
                                          Tens razão... Mas em termos praticos vai dar ao mesmo, se queres comprar um novo onde vais? Tem de ser Usado/Importado/Estas lixado

                                          bem a subaru tem 3 modelos com gpl

                                          a citroen o meu pai foi la e metem gpl num c5, mesmo antes de ele sair do stand

                                          ao que parece a honda tambem ja mete, creio que aqui no forum alguem tem o 1.8 e ja vinha a gpl
                                          o meu meti fora da honda

                                          creio que uma renault kanggo tanbem ia ou iria ter gpl de origem, a ford parece que vai lançar o focus a gpl

                                          por isso ja ha alguma escolha, e bem falando 90% das marcas te mete o carro a gpl

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por bruno_dias Ver Post
                                            bem a subaru tem 3 modelos com gpl

                                            a citroen o meu pai foi la e metem gpl num c5, mesmo antes de ele sair do stand

                                            ao que parece a honda tambem ja mete, creio que aqui no forum alguem tem o 1.8 e ja vinha a gpl
                                            o meu meti fora da honda

                                            creio que uma renault kanggo tanbem ia ou iria ter gpl de origem, a ford parece que vai lançar o focus a gpl

                                            por isso ja ha alguma escolha, e bem falando 90% das marcas te mete o carro a gpl
                                            Com garantia de fabrica? De certeza? E se tens um problema no motor a marca não atribui ao sistema GPL?
                                            A Subaru esta-me a surpreender... Muito bem... Esperemos que outras sigam o mesmo caminho...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por fmiguel79 Ver Post
                                              Com garantia de fabrica? De certeza? E se tens um problema no motor a marca não atribui ao sistema GPL?
                                              A Subaru esta-me a surpreender... Muito bem... Esperemos que outras sigam o mesmo caminho...
                                              As marcas mais populares vendem carros a GPL de origem, só que o importadores portugueses, não estão para se chatear, vendem carros a diesel como se fossem tremoços.

                                              O GPL não teria a representatividade que tem em Italia, França, UK, Holanda, etc., se não houvesse uma grande variedade de modelos a serem vendidos com o sistema de origem.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por fmiguel79 Ver Post
                                                Com garantia de fabrica? De certeza? E se tens um problema no motor a marca não atribui ao sistema GPL?
                                                A Subaru esta-me a surpreender... Muito bem... Esperemos que outras sigam o mesmo caminho...
                                                a citroen vai dar ao meu pai a garantia, e qualquer marca que o meta tem de dar garantia

                                                agora se fores ao stand da audi mercedes e bmw provavelmente nem te metem o carro a gpl, agora marcas mais generalistas provavelmente metem na boa, e ainda pagas menos de ia etc

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  muitas marcas ja teem grande parte da sua gama a GPL como opção.

                                                  poucos são feitos em linha de montagem, a maior parte são alterações feitas por empresas locais com acordo com a marca.
                                                  agora se o importador não quer vender em portugal....isso já é problema dele.

                                                  qual a opção mais vantajosa?
                                                  para o MEU caso eu sei qual é. fiz as contas aos kilometros que EU faço, aos preços da instalação, manutenção e utilização, descontos nos impostos, etc etc...e cheguei a uma conclusão para o meu caso.

                                                  se repararem, as revistas nunca se esquecem de dizer que as contas foram feitas para x kms, para o carro y, utilizando os valores de consumos dados pela marca ou os dados adquiridos durante o teste (ou seja, com a condução do jornalista). isso implica que os resultados podem ser muito diferentes dos da realidade de cada um.
                                                  por isso percam o medo! as calculadoras são baratas e todos nós acabamos a 4ª classe por isso não temos que ter medo de fazer as contas num papel se o dinheiro apertar.

                                                  pessoalmente nunca tive medo de calculadoras nem problemas em questionar revistas para beneficio (ou nao) proprio, por isso conclui que o GPL não rende para o meu caso no intervalo de tempo que escolhi. mas se fizer uma pequena mod no motor, ganho + potencia com GPL que com SC95/98, e com isso veem consumos mais baixos! ai o mais provavel é o GPL compensar a todos os niveis. estou a estudar os consumos de carros com essa mod feita para refazer as contas...

                                                  P.S. - é bom ver que ha coisas que nunca mudam! o fanatismo cego continua em grande

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    E é bom ver que tu tb não mudas, arrogante e a presumir a imbecilidade das pessoas como sempre.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Isto é Ot mas que se lixe, bem vindo de volta Eliselotus !

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        se for para o por logo desde os 0 kms
                                                        não vejo muitos casos em que o diesel compense em relação ao gpl

                                                        vejam por exemplo o honda civic
                                                        1.4 para 2,2 diferença ai de 10 mil euros
                                                        1.8 para 2.2 ai 5 ou 6 mil euros

                                                        se pusermos o kit de gpl por 2000 euros, ainda sobra muito para combustivel, mas claro que cada 1 faz as suas contas, e ve qual lhe compensa mais


                                                        ja no outro topico deste tipo mas no teste feito no autohoje, eu disse que fui a mirandela e vim e poupei a volta de 15 contos

                                                        para mim o gpl compensa, para muitos não compensa
                                                        e para outros explode

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por MoonshieldDay Ver Post
                                                          E é bom ver que tu tb não mudas, arrogante e a presumir a imbecilidade das pessoas como sempre.
                                                          as palavras mais amargas so afectam quem se acha imbecil. e normalmente teem razão! são de facto imbecis lol

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Meti o meu Alfa 147 a GPL a 24 de Abrril deste ano.
                                                            Andei 18 000 kms até agora.
                                                            Poupei 1105 € em relação à gasosa.
                                                            Gastei 928.40€ em vez de 2033.41€

                                                            Acham que compensa?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X