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Nissan desenvolve «pedal» que poupa combustível

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    Nissan desenvolve «pedal» que poupa combustível

    http://www.autoportal.iol.pt/noticia...42&div_id=1660

    "Não insista!" Sem usar palavras, é esta a mensagem que um novo sistema desenvolvido pela Nissan é capaz de transmitir ao condutor sempre que este pressionar em demasia o acelerador e assim desperdiçar combustível. Sempre que isso acontecer,o afoito condutor vai sentir um endurecimento do pedal, como forma de o aconselhar a moderar a pressão do pé direito.
    Segundo a Nissan, o «ECO» pedal pode melhorar a eficiência do combustível entre 5 a 10%, dependendo das condições da condução.
    A pensar nos mais «puristas», a Nissan propõe este sistema com um botão de desactivação. No entanto, a marca nipónica acredita que este sistemas será bem recebido e devidamente aproveitado, quando os preços de combustíveis continuam a subir dia após dia.
    A Nissan deverá incluir este novo equipamento em alguns de seus modelos, já no próximo ano.

    #2
    È uma boa ideia, simples mas eficaz. No entanto será dependente do condutor e isso pode prejudicar a eficacia do sistema, já que há condutores com pé pesado

    Comentário


      #3
      Excelente ideia. O que não falta é aí malta a conduzir em mudanças altas com o carro em esforço, com o pé colado à alcatifa.

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        #4
        Ora essa, o carro é meu, pertence-me!
        Eu é que mando nele e não ele em mim.

        Comentário


          #5


          que ideia!?!?!?

          Comentário


            #6
            Isso é uma invenção a-la-Renault, i.e., inútil.
            Os discretos e eficientes japoneses devem estar a sentir uma sensação semelhante aos britânicos com a Tata.
            Quanto a mim, para pior.

            Comentário


              #7
              então e nas ultrapassagens?

              Comentário


                #8
                O quê?! Quando pressiono o pedal o carro gasta mais?! Não pode!!!




                Mas ao menos dá para desligar... :|

                Comentário


                  #9
                  Que ideia absurda.

                  Comentário


                    #10
                    Era mais fácil gravar a voz da "Maria" a dizer, " olhá velocidade!!".

                    Agora a sério, boa medida sempre a inovar.

                    Comentário


                      #11
                      Aposto que se o nome do tópico fosse "BMW desenvolve..." as opiniões iam ser ligeiramente diferentes

                      Comentário


                        #12
                        Nâo percebi bem a ideia desse acelerador.

                        Os carros deste século que tenho conduzido, usam todos acelerador 'fly-by-wire', ou seja, o acelerador não acelera directamente o motor, pelol contrário, limita-se a transmitir à contralina a vontade do condutor. A centralina por sua vez é que decide se pode e interessa acelerar mais ou não conforme o binário disponível e necessário.

                        Dando um exemplo, isto significa que acelerar a fundo ou acelerar meio-termo, em 6a. a 60Km/h, tem o mesmo efeito em termos de consumo de combustível (e de andamento do carro).

                        Michael

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                          http://www.autoportal.iol.pt/noticia...42&div_id=1660

                          "Não insista!" Sem usar palavras, é esta a mensagem que um novo sistema desenvolvido pela Nissan é capaz de transmitir ao condutor sempre que este pressionar em demasia o acelerador e assim desperdiçar combustível. Sempre que isso acontecer,o afoito condutor vai sentir um endurecimento do pedal, como forma de o aconselhar a moderar a pressão do pé direito.
                          Segundo a Nissan, o «ECO» pedal pode melhorar a eficiência do combustível entre 5 a 10%, dependendo das condições da condução.
                          A pensar nos mais «puristas», a Nissan propõe este sistema com um botão de desactivação. No entanto, a marca nipónica acredita que este sistemas será bem recebido e devidamente aproveitado, quando os preços de combustíveis continuam a subir dia após dia.
                          A Nissan deverá incluir este novo equipamento em alguns de seus modelos, já no próximo ano.
                          Ha uma coisa que podia ser feita, e a meu ver, bem mais interessante.

                          Já com certeza todos repararam (quem tem computador de bordo), que por vezes, numa condução "normal", basta aliviar um pouco o acelerador, que o consumo reduz bastante, e não ha perda significativa de velocidade.

                          Outros terão também já reparado, que em determinadas situações, ligando o cruise control para manter a velocidade, o consumo também baixa drasticamente (embora aqui possa depender de automovel, para automovel).

                          O que poderia e deveria ter sido inventado, era um pedal que optimizasse automaticamente essas situações!

                          Para compensar estar-se a pressionar demais o acelerador desnecessáriamente, ou sem tirar partido desse "pressionar". Automaticamente a resposta não iria variar, não seria necessário aumentar a pressão ou o que quer que fosse no acelerador, e aí sim, haveria uma redução significativa de consumo.

                          Comentário


                            #14
                            A ideia já não é nova!

                            o Peugeot 405 (penso que era esse) já tinha um sistema parecido! Sensivelmente a meio do acelerador o pedal ficava mais duro, mas passando essa fase o motor subia de rpm com outra genica... e o consumo também!

                            BTW, tudo o que seja para diminuir consumos é bem vindo!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Mik Ver Post
                              Nâo percebi bem a ideia desse acelerador.

                              Os carros deste século que tenho conduzido, usam todos acelerador 'fly-by-wire', ou seja, o acelerador não acelera directamente o motor, pelol contrário, limita-se a transmitir à contralina a vontade do condutor. A centralina por sua vez é que decide se pode e interessa acelerar mais ou não conforme o binário disponível e necessário.

                              Dando um exemplo, isto significa que acelerar a fundo ou acelerar meio-termo, em 6a. a 60Km/h, tem o mesmo efeito em termos de consumo de combustível (e de andamento do carro).

                              Michael
                              Concordo.

                              Mas há pessoal que pensa que em todas as situações, quanto mais carregar no pedal do acelerador tem mais aceleração e maior consumo.

                              O que não é de todo verdade. Nada disso é linear.

                              Comentário


                                #16
                                Ainda havemos de chegar ao tempo em que sentamos a peida no carro e o dito leva-nos sozinho onde queremos, com total controlo da velocidade, do consumo, da segurança activa e de estacionamento.

                                Os outros condutores serão os "Mad Max" do futuro com aquelas máquinas fumarentas, barulhentas e que queimam pneu...

                                Comentário


                                  #17
                                  então eu vou ser um Mad Max, um carro é muitíssimo mais que um meio de locomoção para me transportar de A a B

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por pedro_rkc Ver Post
                                    então eu vou ser um Mad Max, um carro é muitíssimo mais que um meio de locomoção para me transportar de A a B
                                    Pois no que a mim me diz respeito lá terei de comprar um carro Mad Max para não ficar mesmo mad...

                                    Mas o que cada vez é mais e evidente é a total automatização do automóvel.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Tudo ajuda

                                      Existem algumas versões ecologicas que mostram a mudança mais apropriada para consumir menos (Pelo menos os VW Bluemotion tem isso)...
                                      Existem carros que o motor desliga para reduzir consumos...
                                      Algumas marcas colocam pneus com menos atrito para reduzir consumos...
                                      Para mim tudo é bom para reduzir consumos...
                                      Quem não gosta não compra ou desliga o sistema...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por pedro_rkc Ver Post
                                        então eu vou ser um Mad Max, um carro é muitíssimo mais que um meio de locomoção para me transportar de A a B
                                        seu purista

                                        Comentário


                                          #21










                                          http://www.worldcarfans.com/9080806....-back-for-2009

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                                            #22

                                            Comentário


                                              #23
                                              afinal para que serve o tubo de rotorno de gasoleo ao deposito, não é para devolver o gasoleo não usado pelo motor de volta para o deposito.!!!!!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Tubular Bells Ver Post
                                                Ha uma coisa que podia ser feita, e a meu ver, bem mais interessante.

                                                Já com certeza todos repararam (quem tem computador de bordo), que por vezes, numa condução "normal", basta aliviar um pouco o acelerador, que o consumo reduz bastante, e não ha perda significativa de velocidade.

                                                Outros terão também já reparado, que em determinadas situações, ligando o cruise control para manter a velocidade, o consumo também baixa drasticamente (embora aqui possa depender de automovel, para automovel).

                                                O que poderia e deveria ter sido inventado, era um pedal que optimizasse automaticamente essas situações!

                                                Para compensar estar-se a pressionar demais o acelerador desnecessáriamente, ou sem tirar partido desse "pressionar". Automaticamente a resposta não iria variar, não seria necessário aumentar a pressão ou o que quer que fosse no acelerador, e aí sim, haveria uma redução significativa de consumo.
                                                A acrescentar a isto, tenho a dizer ainda outra coisa.

                                                Como já todos reparámos, quando passamos de um carro para outro, geralmente temos travões mais duros, ou embraiagens mais duras ou... aceleradores mais duros.

                                                Quanto tempo nos demoramos a adaptar? 10 minutos?

                                                Agora imaginem ao fim de 1 mês de conduzirem um automóvel com este sistema... já nem se apercebem, e já fazem mais pressão no pé para compensar essa situação.

                                                Mas tudo bem, apenas continuo a achar que a minha sugestão é beeeem mais interessante e vantajosa.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Tubular Bells Ver Post
                                                  Mas tudo bem, apenas continuo a achar que a minha sugestão é beeeem mais interessante e vantajosa.
                                                  A tua sugestão existe há vários anos. São os aceleradores 'fly-by-wire'.
                                                  A aceleração é sempre optimizada pelo computador, pelo que não é tão relevante a posição do acelerador.

                                                  Alterar a aceleração ou a velocidade do carro tem que ser sempre decisão do condutor, pelo que a centralina se limita a optimizar o consumo face à velocidade ou aceleração pedida.

                                                  Se o sistema fosse mais interactivo como sugeres, reduzir um pouco o acelerador (só para baixar o consumo), na realidade iria baixar também as prestações porque o sistema já está optimizado, pelo que levaria o condutor a compensar, 'pisando' um pouco mais e voltamos à mesma. ....e não só voltamos à mesma, como está errado alterar a velocidade ou aceleração pedida por quem está a conduzir.

                                                  Resumindo, o melhor que podes ter é um acelerador que não passa de um cursor que indica à centralina o que se pretende ... e isso já existe em muitos carros há alguns anos.
                                                  Num carro com um acelerador destes, ao aliviar um pouco o acelerador acontece apenas uma das seguintes:

                                                  - Não tens alteração no consumo nem nas prestações (porque estavas a acelerar mais do que o motor te pode dar)

                                                  - Baixas o consumo, mas também baixas as prestações.

                                                  Michael

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Fdx, é luzinhas...

                                                    É "manómetros" de gasto de combustível instantâneo

                                                    É computadores de bordo que só sabem mostra os l/km...



                                                    FDX!!!

                                                    Tirem-me essa treta toda da minha frente!!! OK?

                                                    Parece que é mais grave gastar mais umas gasolina/gasóleo, do que violar a Maddie e depois matá-la e enterrá-la na areia!!!

                                                    Não há petróleo? Tá muito caro? Tá a poluir muito?

                                                    Dêm-nos mas é carros a hidrogénio ou lá o que for, fdx, tou farto de ver todo e mais alguma coisa para o pessoal poder comprar uma m**** dum líquido que é mais caro que o vinho, por exemplo, que andam agricultores um ano inteiro, a vergar a mola, para cultivar, que é mais caro que água em algumas zonas de África e noutro sítios onde há escassez, e estão crianças a morrer por isso, que é mais caro que Coca-Cola, mais cara que uma bela mini, mais caro que não sei quantos...

                                                    Fdx, é ser roubado forte e feio, e ainda gostar disso... mas não tem problema, porque este electrodoméstico que aqui anda, gasta pouquechinho... enfim....[/COLOR]

                                                    Não tem lógica continuarmos a usar gasóleo e gasolina, se estes não forem baratos, ponto final...

                                                    O carro é um instrumento de liberdade, não tem outra razão de ser, existe, porque se pode fazer carros, logo, tem de ser barato, andar de forma barata, e ponto final...

                                                    Se eu fosse americano, tava bem f***** com lá o Sr. Bush... quê? Guerra e o tanas, e a gota? Tá cara para os nossos SUV e o caneco? dass!!!!




                                                    (desculpem o desabafo... mas cenas como estas, são das coisas mais nojentas que já vi... um carro castigar o condutor??? Vá-se lá f**** o carro!)

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Mik Ver Post
                                                      A tua sugestão existe há vários anos. São os aceleradores 'fly-by-wire'.
                                                      A aceleração é sempre optimizada pelo computador, pelo que não é tão relevante a posição do acelerador.

                                                      Alterar a aceleração ou a velocidade do carro tem que ser sempre decisão do condutor, pelo que a centralina se limita a optimizar o consumo face à velocidade ou aceleração pedida.

                                                      Se o sistema fosse mais interactivo como sugeres, reduzir um pouco o acelerador (só para baixar o consumo), na realidade iria baixar também as prestações porque o sistema já está optimizado, pelo que levaria o condutor a compensar, 'pisando' um pouco mais e voltamos à mesma. ....e não só voltamos à mesma, como está errado alterar a velocidade ou aceleração pedida por quem está a conduzir.

                                                      Resumindo, o melhor que podes ter é um acelerador que não passa de um cursor que indica à centralina o que se pretende ... e isso já existe em muitos carros há alguns anos.
                                                      Num carro com um acelerador destes, ao aliviar um pouco o acelerador acontece apenas uma das seguintes:

                                                      - Não tens alteração no consumo nem nas prestações (porque estavas a acelerar mais do que o motor te pode dar)

                                                      - Baixas o consumo, mas também baixas as prestações.

                                                      Michael
                                                      Sim, eu sei como funciona o sistema, é o acelerador electronico, basicamente tem duas resistencias variaveis, e o sinal é dado directamente à unidade de comando do motor.

                                                      No entanto, não é tão linear assim, essa questão da optimização do consumo.

                                                      Basta ver que, em qualquer que seja o carro, com computador de bordo, e acelerador electronico, por vezes, basta aliviar um pouco o acelerador, que o consumo diminui drasticamente sem perda de rendimento.

                                                      Mas o mais incrivel é quando ligamos o cruise control! Aí sim, o funcionamento é totalmente autonomo, sem qualquer interacção do condutor, e aí nota-se uma diferença drastica de consumo!

                                                      Que o consumo hoje é mais controlado, devido aos aceleradores electrónicos - é uma verdade, mas ainda não é assim tão linear.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                        Aposto que se o nome do tópico fosse "BMW desenvolve..." as opiniões iam ser ligeiramente diferentes
                                                        Mas isso já é costume por aqui...

                                                        Originalmente Colocado por Tubular Bells Ver Post
                                                        Ha uma coisa que podia ser feita, e a meu ver, bem mais interessante.

                                                        Já com certeza todos repararam (quem tem computador de bordo), que por vezes, numa condução "normal", basta aliviar um pouco o acelerador, que o consumo reduz bastante, e não ha perda significativa de velocidade.

                                                        Outros terão também já reparado, que em determinadas situações, ligando o cruise control para manter a velocidade, o consumo também baixa drasticamente (embora aqui possa depender de automovel, para automovel).

                                                        O que poderia e deveria ter sido inventado, era um pedal que optimizasse automaticamente essas situações!

                                                        Para compensar estar-se a pressionar demais o acelerador desnecessáriamente, ou sem tirar partido desse "pressionar". Automaticamente a resposta não iria variar, não seria necessário aumentar a pressão ou o que quer que fosse no acelerador, e aí sim, haveria uma redução significativa de consumo.
                                                        Não deves ter lido bem o artigo ou não percebeste o funcionamento do sistema, é que é por causa disso mesmo que acabaste de dizer que o pedal fica mais duro e acende uma luz no painel, não é um switch on/off que ao passar 70% de carga mete o pedal mais rijo.

                                                        Já meteram ai um gráfico todo giro que mostra isso mesmo, basicamente se a situação não é favorável o pedal fica mais rijo para que possas levantar o pé até ao ponto ideal entre economia e performance.

                                                        Portanto, se fores numa subida em 4ª com o pedal a fundo sem ganhar velocidade ele fica rijo até ao ponto em que mantens a mesma velocidade com um consumo mais baixo.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Tubular Bells Ver Post
                                                          Ha uma coisa que podia ser feita, e a meu ver, bem mais interessante.

                                                          Já com certeza todos repararam (quem tem computador de bordo), que por vezes, numa condução "normal", basta aliviar um pouco o acelerador, que o consumo reduz bastante, e não ha perda significativa de velocidade.

                                                          Outros terão também já reparado, que em determinadas situações, ligando o cruise control para manter a velocidade, o consumo também baixa drasticamente (embora aqui possa depender de automovel, para automovel).

                                                          O que poderia e deveria ter sido inventado, era um pedal que optimizasse automaticamente essas situações!

                                                          Para compensar estar-se a pressionar demais o acelerador desnecessáriamente, ou sem tirar partido desse "pressionar". Automaticamente a resposta não iria variar, não seria necessário aumentar a pressão ou o que quer que fosse no acelerador, e aí sim, haveria uma redução significativa de consumo.
                                                          Tenho C3 1.1 cá em casa que já tem esse sistema.

                                                          Quer o pedal esteja no fundo quer a 1/4 o carro anda o mesmo

                                                          (J/k)

                                                          Anyway, parece me um boa medida, não sei o porque de estar tudo a criticar, para um condutor normal e não um zé do volante vai ajudar bastante

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                                            A ideia já não é nova!

                                                            o Peugeot 405 (penso que era esse) já tinha um sistema parecido! Sensivelmente a meio do acelerador o pedal ficava mais duro, mas passando essa fase o motor subia de rpm com outra genica... e o consumo também!

                                                            BTW, tudo o que seja para diminuir consumos é bem vindo!
                                                            O meu Safrane tem duas posições. A ECO que anda sempre e a cheio-de-pressa-para-o-trabalho. Nada de novo digo eu..

                                                            Comentário

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