Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Confronto fratricida: S1 vs compact

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Confronto fratricida: S1 vs compact

    Ora bem, a dúvida surgiu na sequência de um amigo ter dito estar indeciso na compra de um BMW S1 ou um BMW compact (ambos usados).
    Sinceramente, acho que ele não vai comprar nenhum... Mas, enfim, a conversa estendeu-se e o ponto onde ninguém concordava era o comportamento dinamico dos carros...
    Como não conheço nenhum comparativo entre os dois (e tenho dúvidas que exista), apelo ao forum para dizer de sua justiça, especialmente, às pessoas que já conduziram algum dos carros ou, melhor ainda, os dois.

    Independentemente das motorizações, qual acham melhor em comportamento dinamico, ou seja, a fazer curvas (não vá os perfeccionistas do forum começar a pedirem esclarecimentos sobre o pretendido).

    #2
    Nem se podem sequer comparar um com o outro, estamos a falar de um carro recente e com um chassis actual (Série 1) para um carro cujo chassis é de 1900 e troca o passo (Compact).

    Comentário


      #3
      Um é a evolução do outro, não é preciso dizer mais nada...

      Comentário


        #4
        Se estivermos a falar dum Compact E46 face a um série 1, na minha opinião o Compact deixa o 1 a milhas em termos de comportamento! Começa logo pelo facto de usar pneus normais!

        Comentário


          #5
          Também me parece Ruy...

          Comentário


            #6
            jomaso: andei à pendura num 120d dos primeiros que se venderam aqui no Norte. em 20kms percebi realmente o que querem dizer com: "parece uma tábua"... sente-se TUDO! descobri "rasgos" no alcatrão que nunca soube que existiam! que nem os via a olho nu.

            Na minha opinião o Compact é muito mais carro que o 1. é doutro segmento, tem outra construção e tem um chassis sublime que não é arruinado pela porcaria dos runflat e da ideia que todos os fabricantes hoje têm de fazer carros "sporty": i.e. : sem conforto/tolerância nenhum, e sem que o comportamento saia claramente beneficiado!

            Comentário


              #7
              O que se disse (não quero dizer que concorde) é que o compact tinha o chassis do S3 (antigo) e que o S1 actual tem uma plataforma própria (terá?), a qual, até pelo posicionamento no mercado é inferior à primeira (menos rigida).
              Ou seja, o compact é uma derivação de um carro de um segmento superior, enquanto que o S1 é um carro de um segmento inferior, pelo que terá um comportamento pior.
              Mas nem sei se as premissas que levaram a estas conclusões são verdade...

              Comentário


                #8
                o série 1 deriva do série 3 (e90)
                tal como o compact derivava do e46.

                O compact acaba por ser dinamicamente mais equilibrado que o série1, tendo em conta as criticas que se escreve sobre um e outro.

                O compact consegue manter a muito boa dinâmica reconhecida nos BMW, e conjuga isso com bons niveis de conforto ("ride")
                O série 1 ao utilizar rodas maiores, os Run-Flat e por apresentar um eixo traseiro algo saltitante em pisos degradados, apesar de ser sempre interessante do ponto de vista dinâmico, perde no geral para o Compact, que consegue conciliar melhor dinamismo/conforto

                Comentário


                  #9
                  Eu tive um 120d e andei muito num E46 compact, e a minha opinião é que o 1 tem um comportamento melhor. É mais desconfortavel, sem dúvida, mas o E46 tinha uma traseira mt mais insegura...pequeno erro no "limite" e esquece, nunca mais a apanhavas, e no 1 já nao era assim!
                  Acho q o 1 têm comportamento melhor, mas quanto ao resto (que para mim é importante) prefiro o compact! O interior é MUUUUUUUUUUUUUUITO melhor (esquecendo o aspecto ultrapassado), é mais confortavel, discutivelmente mais prático...enfim!

                  Comentário


                    #10
                    tenho um compact e46 e cada vez que faz a manutenção na bmw, e se nao houver um mini, teno que trazer um serie 1..... e cada vez que o faço me lembro porque é que fui atras de um compact usado em vez de ter comprado o serie 1.

                    O onterior do compact é muitp superior ao do serie 1. tb tenho um a3 novo em casa, e o interior do compact tb é melhr do que o do a3, embora nao seja tao grande a diferença.

                    o comportamento, é bastante diferente. tb gosto muito do serie 1.. só é pena ser mais dificil fazer rundabouts em slide....

                    a fiabilidade... melhor no e 46.... o ultimo serie 1 que andei fiquei sem urbo com 7000 kms....

                    por isso, se acontecer alguma coisa ao meu e46, lá terei eu que encontrar outro compact e46 com menos de 40000kms, rumo à alemanha..

                    Comentário


                      #11
                      Eu não diria que é melhor ou pior... são ambos muito eficazes e diferentes. Depende também se o série 1 tem suspensão desportiva ou não - se bem me lembro os compact tinham todos suspensão desportiva. Os run-flat estragam muito o conforto. O série 1 é mais acanhado e menos bem construído que o compact. O S1 (com suspensão desportiva e jante 17") é tão eficaz como o compact e mais seguro, pois os e46 e derivados tinham uma traseira muito falsa; a do S1 é quase impossível de descolar, talvez seja mais divertido.
                      Em termos de segurança passiva o S1 será melhor, em termos de motor também. Apesar do que foi reportado, na generalidade o 20d de 163cv é muito mais fiável que o de 150cv.

                      Comentário


                        #12
                        [quote=Lipuro;por isso, se acontecer alguma coisa ao meu e46, lá terei eu que encontrar outro compact e46 com menos de 40000kms, rumo à alemanha..[/quote]

                        Errrr.... pois. 40000 km em E46 compact diesel admito que devam ser aos montes na alemanha....

                        Comentário


                          #13
                          Lipuro, podes comparar melhor o A3 com o Serie 1? Gostava de conhecer melhor os prós e contras de cada um deles em conforto, acabamentos, aspecto interior, e mais aquilo que achares importante. Obrigado.

                          Comentário


                            #14
                            A questão dos run-flat é uma falsa questão
                            Vejo tanta gente a queixar-se destes pneus não imaginava que tivessem tanta saída
                            Quando o dono do carro assim o entender, deixam de ser problema coloca pneus normais e fica com um carro novo

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ruymoreira Ver Post
                              Se estivermos a falar dum Compact E46 face a um série 1, na minha opinião o Compact deixa o 1 a milhas em termos de comportamento! Começa logo pelo facto de usar pneus normais!
                              Ya, ya, ya, como isso fosse melhor?

                              Eu cá também me queixava do conforto nas primeiras semanas de utilização, mas depois, deixei de querer pneus "normais"...

                              Agora, sempre que ando com os ditos "pneus normais", parece que uma pessoa está a correr de chinelos... simplesmente, não dá... ficamos com a impressão de que ainda nos vai saltar um pneu... LOL!

                              Os Runflat, além da segurança acrescida e de serem práticos (e económicos) em caso de furo, têm telas muito mais duras, como os pneus de competição, o que permite que o pneu não se torça todo quando chega a hora de curvar...

                              Simplesmente não tem nada a ver... carros como o novo (e brutal) Nissan GT-R já vêm com runflats...

                              Uma (pequena) demonstração: http://www.viddler.com/explore/GTRBlog/videos/19/

                              Comentário


                                #16
                                se usares bons pneus dos normais não vais ter essa sensação

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Vibri Ver Post
                                  Ya, ya, ya, como isso fosse melhor?

                                  Eu cá também me queixava do conforto nas primeiras semanas de utilização, mas depois, deixei de querer pneus "normais"...

                                  Agora, sempre que ando com os ditos "pneus normais", parece que uma pessoa está a correr de chinelos... simplesmente, não dá... ficamos com a impressão de que ainda nos vai saltar um pneu... LOL!

                                  Os Runflat, além da segurança acrescida e de serem práticos (e económicos) em caso de furo, têm telas muito mais duras, como os pneus de competição, o que permite que o pneu não se torça todo quando chega a hora de curvar...

                                  Simplesmente não tem nada a ver... carros como o novo (e brutal) Nissan GT-R já vêm com runflats...

                                  Uma (pequena) demonstração: http://www.viddler.com/explore/GTRBlog/videos/19/
                                  O pneus do GT-R foram feitos para o GT-R...isso já diz tudo. Quanto aos BMWs, qual é a versão M que usa RFT? NENHUMA! Porquê? Porque não acrescentam nada ao handling nem ao conforto, estabilidade, etc...

                                  A BMW tem RFT porque fez um grande negócio com a Bridgestone e enquanto estiver vigente o contrato com estes, RFT é o que a BMW vai oferecer.

                                  Uns RE050A que não sejam RFT são fantásticos, uns F1 Asymetric são fantásticos...não dobram mas não são "duros que nem uma pedra"...se a traseira do S1 é algo saltitante (em especial com suspensão M associada), o RFT são o principal culpado. Só gostam de piso muito bom...de resto só servem para estrar handling e conforto. Têm associada a vantagem em caso de furo.

                                  A nova geração de RFT que vem ai é suposto já não ser assim...vamos ver!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por pedro_rkc Ver Post
                                    se usares bons pneus dos normais não vais ter essa sensação
                                    Michelin Pilot Sport 2, serve?




                                    Originalmente Colocado por don.juan Ver Post
                                    O pneus do GT-R foram feitos para o GT-R...isso já diz tudo. Quanto aos BMWs, qual é a versão M que usa RFT? NENHUMA! Porquê? Porque não acrescentam nada ao handling nem ao conforto, estabilidade, etc...

                                    A BMW tem RFT porque fez um grande negócio com a Bridgestone e enquanto estiver vigente o contrato com estes, RFT é o que a BMW vai oferecer.

                                    Uns RE050A que não sejam RFT são fantásticos, uns F1 Asymetric são fantásticos...não dobram mas não são "duros que nem uma pedra"...se a traseira do S1 é algo saltitante (em especial com suspensão M associada), o RFT são o principal culpado. Só gostam de piso muito bom...de resto só servem para estrar handling e conforto. Têm associada a vantagem em caso de furo.

                                    A nova geração de RFT que vem ai é suposto já não ser assim...vamos ver!
                                    Engraçado, 3 BMW que entraram cá para casa, 3 run-flats, só um tinha Bridgestone...

                                    O que é que tem os pneus do GT-R serem feitos para o GT-R? A Bridgestone apenas apurou melhor os pneus com a ajuda do carro, não vejo nada de extraordinário nisso... Apenas dei um exemplo de carros desportivos de referência que usam RFTs, mas se quiseres, tens mais: Corvette, Ferrari, entre outros...

                                    Sim, os RFT, efectivamente pioram o conforto em mau piso, agora handling??? Nem em sonhos!!!

                                    Contudo, actualmente, já há propostas (muito) mais confortáveis... Se fores aos modelos desportivos... olha, já sabes para onde vais... que é que querias? Contudo, detesto todos os dias os Goodyear whatever que tenho... parece que fizeram um downgrade no carro!

                                    Já tive precisamente os famosos Bridgestone RE050A RFT num E87, os melhores pneus que já "calcei", e, sinceramente, ter aquela borracha com telas normais, é um crime!




                                    E os M não usam RFT's simplesmente porque os RFT são mais pesados (obviamente), o que prejudica o desempenho ao nível dos M, que não tem nada a ver com o nível dos carros "normais"... (e consumos, também, apesar de nos M, isso ser menos importante).

                                    Além disso, os M, também já têm jantes com lábios grossos, o que ajuda em caso de furo...
                                    Editado pela última vez por Vibri; 10 August 2008, 19:14.

                                    Comentário


                                      #19
                                      por mim, prefiro pneus normais e com um perfil decente.
                                      detesto runflats e pneus com perfis baixíssimos...

                                      o handling não é só comportamento na pista... e não é só valores de acelerações laterais... não adianta um carro ter um óptimo desempenho em pista se na estrada não se consegue andar a um bom ritmo porque o carro passa a vida a "saltar" a cada imperfeição...

                                      eu pessoalmente não gosto de carros com traseiras muito coladas... é mau sinal, quando descolarem, foi-sede vez!
                                      lembro-me de ler na EVO que era mais fácil fazer um Focus (mkI) descolar a traseira que um série 1, mesmo em pista!

                                      Continuo na minha: Compact all the way! além disso é bem mais exclusivo! 1's é ao pontapé!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Avant Ver Post
                                        Errrr.... pois. 40000 km em E46 compact diesel admito que devam ser aos montes na alemanha....
                                        são muito poucos.... por isso qé que digo que é dificil, só num stand da marca e com garantia europeia....

                                        agora compacts com "poucos quilometros" em stands de rua por aí há muitos....

                                        A fiabilidade do motor de 150cv realmente não é das melhores... eu nunca tive problemas, mas sei das maleitas deste motor: injevtores e turbo....

                                        os cuidados que tenho é nunca colocar combustivel em postos ou que sejasm pouco movimentados ou daqueles de combustivel de marca branca e hipermercados...

                                        para o turbo, deixar ligado um pouco dep pois de parar...

                                        de resto, é só gasoleo, mudar o oleo quando o carro pede, e pneus... e nunca me deu chatices....

                                        O serie 1 que me deixou ficar mal foi o de 177cv.... mas na baviera disseram, que era só uma intervenção na electronica, queo turbo tinha entrado em modo de segura e coisa e tal... n sei.. fiquei mal impressionado com o sucedido...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por jammer Ver Post
                                          Lipuro, podes comparar melhor o A3 com o Serie 1? Gostava de conhecer melhor os prós e contras de cada um deles em conforto, acabamentos, aspecto interior, e mais aquilo que achares importante. Obrigado.
                                          O A3 é mais confortavel. O Serie 1 e o A3 que conduzo são ambos sem a suspensão desportiva. A direcçao do Audi A3 é masi leve, quase que me parece masi desmultiplicada....

                                          O interior, o do seri 1 tem um desenho masi moderno, mas os materiais e a sensação de qualidade são superiores no audi a3.

                                          Em consumos, o audi A3 consome muito pouco, quem o conduz maioritariamente é a minha namorada e ela faz consumos entre os 4 e os 5 lts..... é o 1.9 tdi e

                                          o serie 1 consumia entre 6 e 7 litros, o mesmo que o meu compact

                                          agora, o serie 1 tem uma condução mais.. agarrada à estrada, tem mais aderência.... não que seja mais progressivo, mas mais... bmw...

                                          agora, eu considero este A3 um produto muito amadurecido, com motor economico , confortavel, com muita qualidade, e, comparando com, o 118d, apesar de ter menos potencia.. é um produto muito masi barato....

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por ruymoreira Ver Post
                                            por mim, prefiro pneus normais e com um perfil decente.
                                            detesto runflats e pneus com perfis baixíssimos...

                                            o handling não é só comportamento na pista... e não é só valores de acelerações laterais... não adianta um carro ter um óptimo desempenho em pista se na estrada não se consegue andar a um bom ritmo porque o carro passa a vida a "saltar" a cada imperfeição...

                                            eu pessoalmente não gosto de carros com traseiras muito coladas... é mau sinal, quando descolarem, foi-sede vez!
                                            lembro-me de ler na EVO que era mais fácil fazer um Focus (mkI) descolar a traseira que um série 1, mesmo em pista!

                                            Continuo na minha: Compact all the way! além disso é bem mais exclusivo! 1's é ao pontapé!
                                            Se calhar é pela frente do compact...


                                            O S1, tem calma que não "salta!"

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Vibri Ver Post
                                              Se calhar é pela frente do compact...


                                              O S1, tem calma que não "salta!"

                                              no S1 que andei, "saltava" bem... mas também é demasiado "colado" para o meu gosto. tive um Focus 1.8 TDCi e fazia n rotundas com ele bem de lado!
                                              e sem sustos e muito progressivo...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Vibri Ver Post
                                                Se calhar é pela frente do compact...


                                                O S1, tem calma que não "salta!"
                                                Os vários donos que conheço com S1 (a maioria o 123d) confirmam que salta e que só gosta de bom piso...já andei num e essa é a ideia que passa.

                                                De resto os M não usam RFT não devido ao peso...se calhar nessa linha de pensamento, o novo M3 não devia apresentar jante de 19 se já tem a de 18...(e eu até tenho um M...não o M3 actual).
                                                A impressa é unânime na crítica aos RFT...por exemplo, ao 130i é tido quase como um pequeno M mas falhar em duas coisas: Falta LSD e usa RFT...não sou eu que o afirmo, é a generalidade da imprensa. De resto são já bastantes os donos de BMW RFT a trocarem logo os pneus ou pelo menos quando estes estão gastos, a colocarem outros que não RFT...

                                                Volto a insistir que os pneus do GT-R não são normais, como não são os do Vette, etc...os que tens nos BMW são normais...estão à venda recomendados para qualquer carro (por assim dizer)...ah, o Viper na sua nova versão abandonou os RFT pelo prejuizo a nível de handling (o tal factor saltitante...que num RWD é muito mais assutador e perigoso do que num AWD como o GT-R por exemplo).

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por ruymoreira Ver Post
                                                  no S1 que andei, "saltava" bem... mas também é demasiado "colado" para o meu gosto. tive um Focus 1.8 TDCi e fazia n rotundas com ele bem de lado!
                                                  e sem sustos e muito progressivo...
                                                  Não percebi, queres um carro que voe?



                                                  Originalmente Colocado por don.juan Ver Post
                                                  Os vários donos que conheço com S1 (a maioria o 123d) confirmam que salta e que só gosta de bom piso...já andei num e essa é a ideia que passa.

                                                  De resto os M não usam RFT não devido ao peso...se calhar nessa linha de pensamento, o novo M3 não devia apresentar jante de 19 se já tem a de 18...(e eu até tenho um M...não o M3 actual).
                                                  A impressa é unânime na crítica aos RFT...por exemplo, ao 130i é tido quase como um pequeno M mas falhar em duas coisas: Falta LSD e usa RFT...não sou eu que o afirmo, é a generalidade da imprensa. De resto são já bastantes os donos de BMW RFT a trocarem logo os pneus ou pelo menos quando estes estão gastos, a colocarem outros que não RFT...

                                                  Volto a insistir que os pneus do GT-R não são normais, como não são os do Vette, etc...os que tens nos BMW são normais...estão à venda recomendados para qualquer carro (por assim dizer)...ah, o Viper na sua nova versão abandonou os RFT pelo prejuizo a nível de handling (o tal factor saltitante...que num RWD é muito mais assutador e perigoso do que num AWD como o GT-R por exemplo).
                                                  Já tive um 120d E87 dos de 163cv com suspensão M e agora tenho um E82 123d com suspensão M também.

                                                  Nunca saltou nenhum!

                                                  Agora se estás a falar que a tracção não é nada boa em mau piso, aí, concordo contigo, mas também nessas estradas, tu NÃO vais fazer mais do que "andar o mais cuidadosamente possível", fora disso, é tratar mal o carro e a coluna bem mal... LOL!

                                                  Quanto a isso de meterem pneus normais em BMW, também t€m muito qu€ s€ lh€ diga, estás a compreender, não vou dizer que ninguém meteu uns Toyo Proxes, Pilot Sport, RE050A ou Eagle F1 em vez de uns RFT's do mais fatela que houver para poupar alguns €€€, mas a verdade é que para calçar um BMW com jantes de 17", há cerca de um ano ou dois, pelo menos, não fica abaixo de duzentos contos, enquanto que para pneus normais fica, para o mesmo modelo de pneu, cerca de 50 contos mais barato... ainda por cima, as diferentes dimensões de pneus obrigam a calçar 4 pneus logo... enquanto que se forem pneus normais, há muito mais escolhas...

                                                  E também já ouvi muita gente a dizer que não se consegue habituar aos pneus normais, depois dos RFT... ok?

                                                  Quanto ao handling, é tudo muito relativo, se pegares nuns pneus mais novos, especialmente estes novos pneus de economia/conforto, vais ver que até parecem pneus normais... para o bem, e para o mal... Por isso, não acho que o Viper vá dizer que os RFT são maus ou são bons para pessoas normais... Afinal de contas, estamos a falar de mais de 600cv em duas rodas...

                                                  Isso não se pratica por cá... O único RWD com essa potência que estou a ver a ser produzido na Europa ou Ásia, em "grande" escala, só se for o topo de gama da Ferrari, o F599 GTB... nesse patamar, sim, já não é qualquer pneu "normal" que se possa efectivamente meter (indices de velocidade do mais elevado, além de que têm que suportar a potência toda), quanto mais adaptar runflats para o carro! Mais valia dizerem para meter pneus de corrida, e tirarem a matricula do carro! LOL!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Eu preferia o Série 1.


                                                    Se a desculpa para comprar um carro de geração anterior face a um moderno são os pneus que usa, vou ali e já venho...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Série 1 é melhor compra. Dizer que o Compact tem melhor comportamento, é não conhecer o Série 1. É quase o mesmo que dizer que o E46 é superior ao E90. Gostava de ver como o Compact suportaria o motor do 135i, com mais de 300cv....bem, mas adiante....o serie 1 como alguem já aqui referiu, veio substituir o Compact e a BMW não anda para trás, mas sim para a frente.

                                                      Como muitas vezes acontece, as preferências neste forum vão para o modelo mais barato e mais antigo....ou seja, o que mais proprietários tem neste forum.
                                                      Editado pela última vez por ZeBitaite; 11 August 2008, 04:43.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Ze Bitaite Ver Post
                                                        Série 1 é melhor compra. Dizer que o Compact tem melhor comportamento, é não conhecer o Série 1. É quase o mesmo que dizer que o E46 é superior ao E90. Gostava de ver como o Compact suportaria o motor do 135i, com mais de 300cv....bem, mas adiante....o serie 1 como alguem já aqui referiu, veio substituir o Compact e a BMW não anda para trás, mas sim para a frente.

                                                        Como muitas vezes acontece, as preferências neste forum vão para o modelo mais barato e mais antigo....ou seja, o que mais proprietários tem neste forum.

                                                        não me parece que haja mais proprietarios de Compact's do que série 1 por aqui de certeza!

                                                        A evolução é uma coisa gira... é interessante ler um comparativo de carros M na EVO e o vencedor ser um M3 E30...
                                                        e a opinião unânime da imprensa é que os BM's estão a ficar piores em termos de prazer de condução a cada geração que passa!

                                                        Vibri: eu não quero que o carro voe, quero que seja progressivo. No Focus eu sabia onde e quando ele ia começar a descolar, o carro comunicava bem o que se passava... num 1 não tens aviso!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Vibri Ver Post
                                                          Michelin Pilot Sport 2, serve?

                                                          Engraçado, 3 BMW que entraram cá para casa, 3 run-flats, só um tinha Bridgestone...

                                                          O que é que tem os pneus do GT-R serem feitos para o GT-R? A Bridgestone apenas apurou melhor os pneus com a ajuda do carro, não vejo nada de extraordinário nisso... Apenas dei um exemplo de carros desportivos de referência que usam RFTs, mas se quiseres, tens mais: Corvette, Ferrari, entre outros...

                                                          Sim, os RFT, efectivamente pioram o conforto em mau piso, agora handling??? Nem em sonhos!!!
                                                          Não piora o handling, piora o feeling...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Lipuro Ver Post
                                                            O A3 é mais confortavel. O Serie 1 e o A3 que conduzo são ambos sem a suspensão desportiva.
                                                            Com suspensão desportiva, e considerando um S1 pré-LCI e o A3 da primeira série (com as 2 grelhas), o A3 é mais desconfortável que o S1, principalmente em auto-estrada. O novo já não sei, o A3 a partir do 1º restyling passou a vir com outros acertos de suspensão.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X