Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Consumos .. Tenho de dar a mão á palmatória.. lol

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Consumos .. Tenho de dar a mão á palmatória.. lol

    Eu faço diariamente cerca de 50-60 Kms entre o trabalho e casa, ida e volta.. Aveiro - Estarreja - Aveiro
    Como vêm, faço cerca de metade na IP5 mais metade na N109..
    Por mais que tentasse não conseguia fazer nas calmas o trajecto.. no troço da IP5, sempre acima de 180Km/h e mesmo na N109 chegava em alguns bocados aos 140Km/h, e sempre a espanar..

    Nos ultimos tempos tentei reduzir... Pois cada dia está mais cara a gasosa... No inicio do ano, comecei por conseguir vir para os 160km/h mas na 109 ainda a fazia muito depressa... ultrupassagens a dar com um pau [8)]

    Depois em abril, consegui andar menos depressa na 109 e não passar dos 160.. andava entre os 140-160km/h

    Então, nestes ultimos 15 dias, e porque não há €€€ e juntou-se á minha vontade de reduzir ainda mais o andamento, consegui os fazer normalmente a 130km/h (entre 120km/h e 140km/h) na IP5 e mais calmamente na 109... não a pastar, mesmo assim condução viva e algumas ultrupassagens.. andamento calmo mas vivo...

    Isto é tipo deixar de fumar.. lolol

    O certo é que mesmo sabendo que é assim, me supreendeu o resultado em termos de consumo...

    Tenho uma Palio Weekend 1.242cc 73cv 03/1999 com uns 108500km
    E como é pesadota, para mais para o 1.2, e o pior, tem uma caixa curtissima, pois vai ao corte em 5ª em plano, ás 7000rpm.. sendo o redline ás 6500rpm.. por exemplo, a 140km/h em 5a, vai nas 4.500rpm, o que é muito... a 180 ia nas 6000rpm ou mais...

    Antes gastava entre 10-12 litros aos 100, o que é normal para uma condução na zona de entrada do redline... nos 180-190Km/h / 6000-6500rpm..
    Agora, esta semana fiz uns testesitos e não é que deu ai uns 6,5 litros aos 100.. lolol
    e o mais engraçado, pouco ganho no tempo.. sim, se calhar demoro mais uns 5min mas nem noto..

    O pior! Andar a 130km/h é parado para mim... ainda hoje pensavam ao vir na IP5 "isto dava para ir aqui a fazer umas febras e a beber uma cervejola" [}][}][}]
    e não é que poucos me têm ultrupassado... hehehe, devem andar todos com a mesma crise que eu.. €€€€€€€

    ;)

    O certo é que num mês, devo poupar cerca de 80 litros o que dará cerca de uns 100-110€ / mês... impressionante...

    PS: desculpem o testamento...

    #2
    isso é o que eu faço!

    Comentário


      #3
      Desculpa a frontalidade, mas sempre acima dos 180 no IP5?????[:0]

      Nunca foste multado? e se tens um acidente? É de louvar acabares com isso, mas espero que não seja só pelos consumos...;)

      Comentário


        #4
        Só tenho a dizer uma coisa... a tua Palio anda pa caraças!! :D

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por REDLINER_

          Desculpa a fromntalidade, mas sempre acima dos 180 no IP5?????
          Sim, na zona que é AE entre a Angeja e Aveiro, e só reduzia quendo ia a BT á frente... ai vinha para os 130km/h [8)]:D

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por jmpub

            citação:Originalmente colocada por REDLINER_

            Desculpa a fromntalidade, mas sempre acima dos 180 no IP5?????
            Sim, na zona que é AE entre a Angeja e Aveiro, e só reduzia quendo ia a BT á frente... ai vinha para os 130km/h [8)]:D
            :D:D;) Tem cuidado pá!

            Comentário


              #7
              Só te posso apludir![^]

              E continua assim, até porque Sai que tivestes uma avaria grave recentemente (há prai um tópico sobre isso)
              Devo ainda dizer-te que eu também era um pouco como tu, mas com uma grade diferença um fazia isso num diesel, o carro andava a gastar 7, 8 lts aos 100Km´s
              (isto num diesel é sempre a rasgar) agora com a condução calma que adoptei ando nos 5, 5.5, 6.

              Ps. Também ando muito na IP5 e na nacional 109 e se andares nas calmas consegues consumos inimagináveis, a minha esposa põe o meu bora Tdi 115cv a gastar 4l aos 100Km´s, a pisar ovos é claro mas a diferença é para metade do que eu gastava!

              Comentário


                #8
                E se baixares ainda mais o ritmo de andamento evitando, principalmente, as acelerações/recuperações de gas a abrir, vais ver como poupas ainda mais!

                Comentário


                  #9
                  Eu com o mesmo motor num punto faço tambem 6,5/7 L/100.
                  Agora se apertar com ele... upa upa, menos de 11L não é de certeza.

                  Comentário


                    #10
                    jmpub e a velocidade real? é que esse velocimetro parece-me demasiado optimista..

                    Comentário


                      #11
                      Vendo pelas marcações nas AE, e por uns Kms, os testes que fiz até hoje dão cerca de 10-11km/h aos 180km/h, e a 130km/h quase não existe..
                      E por medias de viagens que já fiz, confirmam que o erro é no maximo esses 10-11km/h na casa dos 180-190km/h no velocimetro..

                      Já fiz uma media em 70km na AE em que a real se situou nos 178km/h..

                      PS: claro que nem vou discutir isso, pois essa questão é antiga.. e a minha pasteleira não passa dos 120km/h.. [}][}]

                      Comentário


                        #12
                        Não é preciso ser tão poupado...basta ser mais calmo com o andamento,mas na realidade há pessoal que tem os carros a a andar muito,mesmo muito... sendo assim que fazer? Cá para mim não punha tanto em risco a vida dos outros,já que pelos vistos só com a falta de papel,se consegue algumas melhorias...É pouco muito pouco mesmo.

                        Comentário


                          #13
                          Há mtas maneiras de poupar combustível...transportes[}]

                          /joking

                          Comentário


                            #14
                            não é que a tua palio é maluca como a minha skoda!!!

                            Comentário


                              #15
                              jmpub, para começar ainda bem que tens tido consciencia... É é pelos motivos errados...

                              Uma Palio 1.2 não é carro para andar a 180 na IP5 e 140 com muitas ultrapassagens na EN... É tudo menos um carro seguro, em todos os aspectos, quer antes de bater, quer depois de bater.

                              Mas o facto de abrandares já é bom.

                              Quando ao erro de velocimetro. A tua carrinha não é espcial... e a 130km/h não tens na melhor das hipóteses 6/7 km/h de erro... 8/9/10.... Logo a 180, tens mais de 10.

                              Comentário


                                #16
                                Epa.. mas isto dos consumos tem que se lhe diga.. o meu Panda Fire 1000 se eu andar por ai a brincar tambem mama uns 9 ou 10 litros. aquilo ronca nas horas e dá gozo de ouvir

                                alem de que o 4x4 tem caixa um pouco mais curta

                                Comentário


                                  #17
                                  Há uns tempos atrás, pela páscoa, notei que as auto-estradas pareciam andar mais calmas. Montes de kms a 110 e quase ninguém me passou. "Gasosa cara", pensei eu.

                                  Pois bem, anteontem fiz 300 km na A1 e aquilo era só de 150 para cima. Parece que o pessoal já se adaptou às subidas da gasosa e começou a cortar noutras coisas que não o pópó...

                                  Comentário


                                    #18
                                    tem mas e juizo pa! isso e uma palio 1.2!:D

                                    Comentário


                                      #19
                                      o melhor para n andar a abrir é o cruise control! digam o que disserem, o CC mudou a minha vida! lol :P entro em AE meto o cc para os 130 e lá vou eu nas calmas! agora, qdo vou com ele desligado, qdo dou conta tb já vou nos 170/180! lol

                                      depois é claro... os consumos abaixo de 6 aparecem... se for a abrir vai para os 8/9! lol

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por jmpub


                                        e o mais engraçado, pouco ganho no tempo.. sim, se calhar demoro mais uns 5min mas nem noto..

                                        isso é o que pouca gente percebe, mas é bem verdade... ganha-se mto pouco tempo.

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por whereagles

                                          Há uns tempos atrás, pela páscoa, notei que as auto-estradas pareciam andar mais calmas. Montes de kms a 110 e quase ninguém me passou. "Gasosa cara", pensei eu.

                                          Pois bem, anteontem fiz 300 km na A1 e aquilo era só de 150 para cima. Parece que o pessoal já se adaptou às subidas da gasosa e começou a cortar noutras coisas que não o pópó...
                                          Não me parece que isso tenha a ver com a falta de caroço mas sim com o aumentar das multas, eu também notei isso para aí há um ano quando as multas passaram para o dobro ou lá o que era, mas durou pouco tempo, o pessoal já perdeu o medo de ser apanhado ( e contra mim falo, na altura do aumento também andava cordeirinho e agora não consigo ir para o Algarve em dias de semana com a A2 deserta de carros de Aljustrel para baixo a menos de 180/190 kmh)...

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por PauloFVF

                                            tem mas e juizo pa! isso e uma palio 1.2!:D
                                            :D

                                            Comentário


                                              #23
                                              Mas o que me custa mais é manter a pressão no pedal.. Porque basta um segundo de distração e já vai ela a mais de 160km/h..
                                              Agora tento fazer como um CC... mas poças, que custa!!!

                                              Antes ao menos era pedal a fundo.. e vai ele..
                                              Agora, quase o pedal vai em cima de todo.. lol

                                              Mas digo.. a atenção era bem maior a alta velocidade.. isso é de certeza...
                                              Agora e porque são poucos quilometros não noto demais, mas imagino ai uns 50 ou mais km áquela velocidade e tou a imaginar o tédio e descontração que é...

                                              PS: Como disse no meu post inicial, a redução resultou da minha vontade em reduzir, e não pelos consumos.. e teve de ir por etapas, tipo de habituação... claro que os €€€ são importantes, mas isso foi conseuqencia e não motivo..
                                              E já agora, em 17 anos de carta e carros, nunca, mas nunca causei nenhuma situação de perigo a ninguem.. Tive 2 acidentes, um em 2ª auns 40km7h por causa de uma trotinete (nem vale a pena comentar que gente que nem carta tem, anda com aquilo na estrda e dp provocam acidentes)
                                              E o outro por causa de uma distração (nem ia muito depressa, mas confiei que um veiculo ia virar á esquerda e o gajo ficou parado a pensar na vida, no meio da via) e mesmo assim, desviei-me do carro e bati numa parede/floreira... De resto a alta velocidade nunca tive o minimo de problema ou o causei.. sempre bem sinalizado e cuidadoso..

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por Karbono

                                                citação:Originalmente colocada por jmpub


                                                e o mais engraçado, pouco ganho no tempo.. sim, se calhar demoro mais uns 5min mas nem noto..

                                                isso é o que pouca gente percebe, mas é bem verdade... ganha-se mto pouco tempo.
                                                Essa foi a minha supresa (apesar de saber que assim é) destes ultimos tempos... e a razão de criar o topico

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Só tenho uma pergunta a fazer....é que eu nunca precisei de levar o pedal ao fundo...qual é o feeling?

                                                  Btw, boa atitude, não poupas só na gasolina também poupas o resto.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Pois eu habituei-me a andar nos 120/130 km/h já há uns tempos. Já vão longe os tempos dos 150/160 km/h... É verdade que andando mais devagar não se notam perdas significativas de tempo comparativamente a andamentos mais rápidos.
                                                    É tudo uma questão de racionalizar: por 10/15 minutos a mais numa viagem de 300 kms, desce o consumo de 10/11 l/100 km para uns bem mais simpáticos 7 l/100 km.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por jmpub

                                                      Eu faço diariamente cerca de 50-60 Kms entre o trabalho e casa, ida e volta.. Aveiro - Estarreja - Aveiro
                                                      Como vêm, faço cerca de metade na IP5 mais metade na N109..
                                                      Por mais que tentasse não conseguia fazer nas calmas o trajecto.. no troço da IP5, sempre acima de 180Km/h e mesmo na N109 chegava em alguns bocados aos 140Km/h, e sempre a espanar..

                                                      Nos ultimos tempos tentei reduzir... Pois cada dia está mais cara a gasosa... No inicio do ano, comecei por conseguir vir para os 160km/h mas na 109 ainda a fazia muito depressa... ultrupassagens a dar com um pau [8)]

                                                      Depois em abril, consegui andar menos depressa na 109 e não passar dos 160.. andava entre os 140-160km/h

                                                      Então, nestes ultimos 15 dias, e porque não há €€€ e juntou-se á minha vontade de reduzir ainda mais o andamento, consegui os fazer normalmente a 130km/h (entre 120km/h e 140km/h) na IP5 e mais calmamente na 109... não a pastar, mesmo assim condução viva e algumas ultrupassagens.. andamento calmo mas vivo...

                                                      Isto é tipo deixar de fumar.. lolol

                                                      O certo é que mesmo sabendo que é assim, me supreendeu o resultado em termos de consumo...

                                                      Tenho uma Palio Weekend 1.242cc 73cv 03/1999 com uns 108500km
                                                      E como é pesadota, para mais para o 1.2, e o pior, tem uma caixa curtissima, pois vai ao corte em 5ª em plano, ás 7000rpm.. sendo o redline ás 6500rpm.. por exemplo, a 140km/h em 5a, vai nas 4.500rpm, o que é muito... a 180 ia nas 6000rpm ou mais...

                                                      Antes gastava entre 10-12 litros aos 100, o que é normal para uma condução na zona de entrada do redline... nos 180-190Km/h / 6000-6500rpm..
                                                      Agora, esta semana fiz uns testesitos e não é que deu ai uns 6,5 litros aos 100.. lolol
                                                      e o mais engraçado, pouco ganho no tempo.. sim, se calhar demoro mais uns 5min mas nem noto..

                                                      O pior! Andar a 130km/h é parado para mim... ainda hoje pensavam ao vir na IP5 "isto dava para ir aqui a fazer umas febras e a beber uma cervejola" [}][}][}]
                                                      e não é que poucos me têm ultrupassado... hehehe, devem andar todos com a mesma crise que eu.. €€€€€€€

                                                      ;)

                                                      O certo é que num mês, devo poupar cerca de 80 litros o que dará cerca de uns 100-110€ / mês... impressionante...

                                                      PS: desculpem o testamento...
                                                      Parabéns, estás a ficar mais inteligente.[^]
                                                      Mais tarde ou mais cedo, todos chegam lá.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        IP5 a 180km/h??? [xx(]

                                                        Melhor que a caça á multa só mesmo aumentar o preço dos combustiveis!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Porto-coimbra(centro). citroen picasso, prego a fundo, uma hora. Consumo, 10l/100 (2.0 HDI)
                                                          Porto-coimbra(centro). citroen picasso, Nas calmas 120/130, uma hora e 10 minutos. Consumo, 5l/100 (2.0 HDI)

                                                          Descubri isso aos 18 anos... E voces?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por lionbest

                                                            Porto-coimbra(centro). citroen picasso, prego a fundo, uma hora. Consumo, 10l/100 (2.0 HDI)
                                                            Porto-coimbra(centro). citroen picasso, Nas calmas 120/130, uma hora e 10 minutos. Consumo, 5l/100 (2.0 HDI)

                                                            Descubri isso aos 18 anos... E voces?
                                                            Lololol, mas isso é porque o picasso n anda nada [}];) (brincadeira), de facto ás vezes o crime n comp....

                                                            Abraço[8D]

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X