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Subidas vs Potência e binário

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    Subidas vs Potência e binário

    Recentemente tive oportunidade de constatar uma coisa curiosa.

    Numa subida acentuada e prolongada sempre feita em 5ª e última velocidade e sempre tentando ir o mais rápido possivel desde o seu inicio, acontecia o seguinte:

    Inicio a 168 km/h a 4.200 rpm
    Fim a 155 km/h a 3.900 rpm

    Inicio a 116 km/h a 2.900 rpm
    Fim a 116km/h a 2.900 rpm

    O Carro em questão tem o seu binário máximo às 4.500 e a potência máxima às 6.000.

    O que acho curioso é que aguenta a velocidade mais baixa (116) do principio ao fim e perde velocidade se for mais embalado.

    O que acham ?

    #2
    De facto é curioso...

    Pode ter que ver com a curva de binário, mas parece-me uma pergunta difícil de responder.

    O carro é linear em torno das 4000 rpm ou tem algum fosso na resposta ?

    Comentário


      #3
      é um caso bicudo

      Mas já vem a monicamelo tirar as duvidas

      Comentário


        #4
        Não terá a ver com o atrito e com a resistencia do ar provocado pela velocidade superior?

        Ou seja, a uma velocidade superior essas forças são maiores, fazendo o carro abrandar mais do que a uma velocidade menor.
        (é só uma ideia, não sei)

        Cumprimentos.

        Comentário


          #5
          168Km/h não são 115Km/h no que diz respeito a atritos.
          O maior binário a 168Km/h não é compensado pela resistência do ar.
          Assim sendo, a 116Km/h, sendo o binário menor, haverá muito menos resistência e por isso mantém a velocidade.

          Comentário


            #6
            Esse carro, em plano, tem melhor resposta em 5ª quando vai a 115km/h ou quando vai a 170km/h?

            Demorará mais dos 115 aos 135 do que dos 170 aos 190, p.e?

            Comentário


              #7
              Perfeitamente normal.

              Comentário


                #8
                Leva antes o TDI quando fizeres essa subida.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por LCTN Ver Post
                  Não terá a ver com o atrito e com a resistencia do ar provocado pela velocidade superior?

                  Ou seja, a uma velocidade superior essas forças são maiores, fazendo o carro abrandar mais do que a uma velocidade menor.
                  (é só uma ideia, não sei)

                  Cumprimentos.
                  Creio que será isso, aliás faz todo o sentido que seja

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Arturval Ver Post
                    Esse carro, em plano, tem melhor resposta em 5ª quando vai a 115km/h ou quando vai a 170km/h?

                    Demorará mais dos 115 aos 135 do que dos 170 aos 190, p.e?
                    O regime ideal deste carro é entre as 4.500 e as 6.500, mas em 5ª essa pergunta é difícil de responder. Precisamente por causa da aerodinâmica e do atrito....

                    Comentário


                      #11
                      Na minha teoria da batata isso acontece porque o carro precisa de mais esforço (cavalos) para manter uma velocidade elevada do que para manter uma velocidade baixa. A baixa velocidade ainda há ali uma boa quantidade de esforço extra enquanto que a 170 tal já não acontece.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                        Na minha teoria da batata isso acontece porque o carro precisa de mais esforço (cavalos) para manter uma velocidade elevada do que para manter uma velocidade baixa. A baixa velocidade ainda há ali uma boa quantidade de esforço extra enquanto que a 170 tal já não acontece.
                        Julgo que tens razão e isso é por causa do atrito do ar e do alcatrão, creio eu.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                          Julgo que tens razão e isso é por causa do atrito do ar e do alcatrão, creio eu.
                          Atrito do ar e do alcatrão? Eu diria antes motor.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                            Atrito do ar e do alcatrão? Eu diria antes motor.
                            Se não houvesse gravidade e atrito, o motor chegava ao seu limite com toda a facilidade

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                              Se não houvesse gravidade e atrito, o motor chegava ao seu limite com toda a facilidade
                              Se bem que se houvesse mais motor conseguia vencer essa gravidade e atrito extra.


                              Mas a explicação do atrito aerodinâmico parece-me ser a mais plausível.


                              Edit: Mas a solução continuo a dizer que é levar o TDI...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                Se não houvesse gravidade e atrito, o motor chegava ao seu limite com toda a facilidade
                                Mas falando das condições da premissa (velocidade, inclinação), o problema maior não será a o atrito mas sim o motor. Se fosse um motor com mais cavalos de certeza que mantinha/aumentava a velocidade na subida.

                                Comentário


                                  #17
                                  o meu bogas aguenta a subida de Monsanto a 100 em 5ª às 3000rpm, mas não aguenta a 160 em 5ª às 4800rpm

                                  perfeitamente normal!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                    Mas falando das condições da premissa (velocidade, inclinação), o problema maior não será a o atrito mas sim o motor. Se fosse um motor com mais cavalos de certeza que mantinha/aumentava a velocidade na subida.
                                    No mesmo sitio um motor mais potente ou com mais binário faz melhor, creio que isso é obvio.

                                    Mas estas questões de binário, potência, etc. são bastante mais complexas do que uma leitura simplista dos números possa fazer parecer

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                                      o meu bogas aguenta a subida de Monsanto a 100 em 5ª às 3000rpm, mas não aguenta a 160 em 5ª às 4800rpm

                                      perfeitamente normal!
                                      O sitio é esse e eu sei que é normal, mas achei um tema interessante para debatermos.

                                      Comentário


                                        #20
                                        E se o carro entrasse na mesma mudança entre as 4500 rpm e as 6000 ?

                                        Em teoria, a melhor zona de funcionamento de um motor é entre o regime de binário máximo e potência máxima.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                          Se bem que se houvesse mais motor conseguia vencer essa gravidade e atrito extra.


                                          Mas a explicação do atrito aerodinâmico parece-me ser a mais plausível.


                                          Edit: Mas a solução continuo a dizer que é levar o TDI...
                                          Que os tdis são capazes de andamentos muito fortes e que em parte por isso são detestados por muitos, eu não tenho duvidas.

                                          No fundo no exemplo apresentado (e na última mudança) 2/3 da potência chegam lá acima mais rápido.

                                          Claro que há sempre o recurso da cx de velocidades, mas em condições de alguma normalidade, os tdis são de facto surpreendentes.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                            E se o carro entrasse na mesma mudança entre as 4500 rpm e as 6000 ?

                                            Em teoria, a melhor zona de funcionamento de um motor é entre o regime de binário máximo e potência máxima.
                                            Nunca o fiz, mas creio que perderia velocidade. Tenho que experimentar.

                                            Falamos de uma velocidade entre 180 e 240 o que não é fácil de conseguir naquele sitio por causa dos restantes carros.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                              Que os tdis são capazes de andamentos muito fortes e que em parte por isso são detestados por muitos, eu não tenho duvidas.

                                              No fundo no exemplo apresentado (e na última mudança) 2/3 da potência chegam lá acima mais rápido.

                                              Claro que há sempre o recurso da cx de velocidades, mas em condições de alguma normalidade, os tdis são de facto surpreendentes.
                                              Eu estava a brincar com isso por causa do tópico que fizeste onde o tdi se 'aguentava' melhor a subir na última mudança, apesar da menor potência.

                                              Na altura isso deixou-me a pensar...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                Nunca o fiz, mas creio que perderia velocidade. Tenho que experimentar.

                                                Falamos de uma velocidade entre 180 e 240 o que não é fácil de conseguir naquele sitio por causa dos restantes carros.
                                                Mas talvez consigas uma amostragem se fores no sentido oposto (digo eu)...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                  Eu estava a brincar com isso por causa do tópico que fizeste onde o tdi se 'aguentava' melhor a subir na última mudança, apesar da menor potência.

                                                  Na altura isso deixou-me a pensar...
                                                  A mim também

                                                  Aliás devo dizer que tenho aprendido algumas coisas sobre automóveis à minha custa, por isso é que sou um grande defensor da prática e estou sempre disponivel para fazer testes, desde que não envolvam riscos excessivos.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                    O sitio é esse e eu sei que é normal, mas achei um tema interessante para debatermos.
                                                    no meu caso tem essencialmente a haver com a caixa de velocidades vs binário

                                                    tendo 80% do binário disponível às 3000 rpm e devido à baixa velocidade e ao baixo peso, a 5ª consegue ter força suficiente para manter os 100 km/h

                                                    no entanto com o aumento da velocidade, do atrito e da dificuldade em manter velocidade numa subida ingreme, aos 160 a 5º não tem nem potência, nem binário suficiente. em 4ª e estando mais próximo do máximo de potência já aguenta.

                                                    como qualquer bom NA a caixa tem que ser bem utilizada!

                                                    Originalmente Colocado por v7
                                                    Que os tdis são capazes de andamentos muito fortes e que em parte por isso são detestados por muitos, eu não tenho duvidas.

                                                    No fundo no exemplo apresentado (e na última mudança) 2/3 da potência chegam lá acima mais rápido.

                                                    Claro que há sempre o recurso da cx de velocidades, mas em condições de alguma normalidade, os tdis são de facto surpreendentes.

                                                    Eu estava a brincar com isso por causa do tópico que fizeste onde o tdi se 'aguentava' melhor a subir na última mudança, apesar da menor potência.

                                                    Na altura isso deixou-me a pensar...
                                                    pelo que vi já não é preciso ser diesel
                                                    a BMW tem um gasolina com 600 NM...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                                                      ...
                                                      pelo que vi já não é preciso ser diesel
                                                      a BMW tem um gasolina com 600 NM...
                                                      Eu diria que o ser diesel não é o que conta, mas sim o turbo a funcionar desde cedo.


                                                      Eu já tentei ver com o C4, mas às horas a que passo nunca consegui subir aquilo tudo a fundo.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                                                        pelo que vi já não é preciso ser diesel
                                                        a BMW tem um gasolina com 600 NM...
                                                        Há carros ainda com mais. O CL 65 AMG tem 1.000 nm.

                                                        Sim um carro desses a subir deve ser um monstro

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                          Eu diria que o ser diesel não é o que conta, mas sim o turbo a funcionar desde cedo.


                                                          Eu já tentei ver com o C4, mas às horas a que passo nunca consegui subir aquilo tudo a fundo.
                                                          exacto!

                                                          a única fez que fiz a fundo, vindo das Amoreiras, ele mantem os 190 em 4ª. portanto acredito que o v7 naquele regime das 5000 rpm não perca velocidade, no mínimo mantém.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                                                            exacto!

                                                            a única fez que fiz a fundo, vindo das Amoreiras, ele mantem os 190 em 4ª. portanto acredito que o v7 naquele regime das 5000 rpm não perca velocidade, no mínimo mantém.
                                                            Em 4ª provavelmente até ganho, mas em 5ª a 200 ? acho que perde velocidade

                                                            Comentário

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