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"Olha, acabou tão cedo..."

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    "Olha, acabou tão cedo..."

    Frase proferida por mim a bordo de uma Mégane 1.5 dci esta tarde.
    Fui experimentar com um colega meu a mais recente aquisição do pai.
    Em alguns quilómetros deu para tirar algumas conclusões sobre esta carrinha.
    Começando pelo que menos interessa, o Mégane é de facto um produto que envelheceu bem.
    Muito confortável, acima de tudo.
    É muitíssimo acolhedor, lugares para arrumação não faltam e a qualidade itnerior não é má.
    Alguns plásticos davam pena, como o apoio do braço que estava muito desconchavado.
    Alguns pormenores são muito ranhosos como a luz ambiente que é apenas um plástico colocado no tecto mole e com um pouco de força conseguimos empurrar o conjunto todo para cima.
    Ranhoso também estou a ser eu por não estar a ir directo ao tópico....

    Depois de algum tempo de admiração na parte que menos interessa, fomos para AE.
    À parte de eu achar que o kick está a vir muito tarde (lá para as 2000 e tal), o motor é bastante disponível.
    Trata-se de um 1,5 dci de 105cv.
    A força em baixas surpreendeu pela positiva. Estava à espera de pior.
    Por esta altura deverão estar a perguntar o que isto tem a ver com o título do tópico.
    Eu explico: é que quando se começou a puxar pelo motor (e o meu colega não tem piedade) ela respondeu bem, mas sem nenhum nenhum nenhum prazer.
    Eu ia ao lado a ver o ponteiro a passar as 4000 e a pensar "vai vai vai", "força força força"...mas depois tudo acabava, e proferi a dita frase que está no título.
    Quando tudo parecia que começava a ficar melhor, acabava repentinamente.
    Era uma dualidade de sensações esquisitas pois o carro andava bem, mas não o mostrava, intrinsecamente.
    Eu sabia que estava a andar derpessa, mas não o sentia.
    Era boring demais...
    Mais tarde peguei no Honda no caminho para casa e não andei a metade da velocidade que andei na Mégane (fiz percurso citadino), mas tive um prazer enorme ao esticar o belo otto até às belas 6000 (podia ir mais longe).
    Comecei a tarde em beleza a ver alguns carros para restauro e a ajudar numa oficina, mas acabei ainda melhor ai pôr em prática um desejo enorme de condução refinada.

    #2
    É o problema da ejaculação precoçe, dá gozo mais cedo mas sem a intensidade e duração de uma ejaculação normal ... em certos casos nem gozo dá.

    Comentário


      #3
      ??!!!...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por MoonshieldDay Ver Post
        É o problema da ejaculação precoçe, dá gozo mais cedo mas sem a intensidade e duração de uma ejaculação normal ... em certos casos nem gozo dá.
        Não chegou a dar gozo, mas estava à espera de alguma coisa.
        As expectativas eram demasiado elevadas.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Zero7 Ver Post
          ??!!!...
          Podias dizer qualquer coisa, não me importo.

          Comentário


            #6
            Num diesel temos que pensar que 2.000 rpms correspondem a 3.000 de um otto e 4.000 correspondem a 6.000 e por aí fora.

            Ainda que possa perceber alguma graça num motor rotativo, não me parece que seja critério só por si para fazer avaliações.

            Qualquer motorizada 50 ccs faz 9 ou 10 mil rpm e não me parece particularmente estimulante.

            Comentário


              #7
              É um diesel, não estavas à espera que fizesse 6000 rpm.

              Experimentei uma Exclusive 105cv à pouco tempo e concordo que é confortável e que as baixas são de facto muito boas, ainda por cima se pensarmos que é um pequeno diesel a puxar quase 1300kg.

              De resto, não senti esse tal kick às 2 mil e tal rpm. Até pelo contrário, achei o motor muito linear.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                Num diesel temos que pensar que 2.000 rpms correspondem a 3.000 de um otto e 4.000 correspondem a 6.000 e por aí fora.

                Ainda que possa perceber alguma graça num motor rotativo, não me parece que seja critério só por si para fazer avaliações.

                Qualquer motorizada 50 ccs faz 9 ou 10 mil rpm e não me parece particularmente estimulante.
                Nunca andaste de Aprília...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                  Num diesel temos que pensar que 2.000 rpms correspondem a 3.000 de um otto e 4.000 correspondem a 6.000 e por aí fora.

                  Ainda que possa perceber alguma graça num motor rotativo, não me parece que seja critério só por si para fazer avaliações.

                  Qualquer motorizada 50 ccs faz 9 ou 10 mil rpm e não me parece particularmente estimulante.

                  não é a quantidade de rotação que faz diferença, é o facto do otto fazer a sua potência máxima a altas rotações, perto da redline, enquanto ao guiar um TD moderno quando pensamos que a diversão vai começar.. acaba, e temos de mudar de mudança... Pelo menos foi assim para mim, que sempre estive habituado a guiar ottos...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por DaNieL77 Ver Post
                    É um diesel, não estavas à espera que fizesse 6000 rpm.

                    Experimentei uma Exclusive 105cv à pouco tempo e concordo que é confortável e que as baixas são de facto muito boas, ainda por cima se pensarmos que é um pequeno diesel a puxar quase 1300kg.

                    De resto, não senti esse tal kick às 2 mil e tal rpm. Até pelo contrário, achei o motor muito linear.
                    o meu corsa td ainda chegava às 5500, mas ainda assim nada comparado com um otto

                    Comentário


                      #11
                      Há uma coisa que temos que meter na cabeça, que é a faixa ideal de utilização do motor.

                      Que geralmente corresponde a um intervalo de 2,500 / 3,000 rpm.

                      Num TDI corresponde de 2,000 a 4,300 rpm, no 320d de 2,300 a 4,900 rpm, no CTR de 5,500 a 8,200 rpm, no 911T de 3,200 a 6,100 rpm...

                      Isto é assim a olho. Mas dá para tentar explicar que o facto de um motor 'só' dar 4,000 rpm ou 5, ou 6, ou 7, ou o diabo a quatro, nãoi nteressa.

                      É muito difícil um motor ter uma larga faixa de um bom regime.

                      Comentário


                        #12
                        Oh Mad, não me leves a mal, tu até és um utilizador que respeito, mas este tópico não tem ponta por onde se pegue, era o mesmo que eu vir dizer que peguei num Megane 1.6 a gasolina e aquilo ás 2000 rpm não dava nada e que era preciso calcar o acelerador para sentir aquilo a puxar. E meu rico TDI que ás 2000 já deixa os outros para trás.

                        Ou foi a primeira vez que andaste num diesel?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por k_pt Ver Post
                          o meu corsa td ainda chegava às 5500, mas ainda assim nada comparado com um otto
                          Até podia chegar lá, não tiravas era grande rendimento disso. Até às 4500 ele vai bem, para lá disso pouco mais oferece.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por DaNieL77 Ver Post
                            Até podia chegar lá, não tiravas era grande rendimento disso. Até às 4500 ele vai bem, para lá disso pouco mais oferece.

                            pois, só se aproveita mesmo entre as 2800 e as 4500

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por k_pt Ver Post
                              pois, só se aproveita mesmo entre as 2800 e as 4500
                              Um turbo à antiga, a "entrar" tarde.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                Há uma coisa que temos que meter na cabeça, que é a faixa ideal de utilização do motor.

                                Que geralmente corresponde a um intervalo de 2,500 / 3,000 rpm.

                                Num TDI corresponde de 2,000 a 4,300 rpm, no 320d de 2,300 a 4,900 rpm, no CTR de 5,500 a 8,200 rpm, no 911T de 3,200 a 6,100 rpm...

                                Isto é assim a olho. Mas dá para tentar explicar que o facto de um motor 'só' dar 4,000 rpm ou 5, ou 6, ou 7, ou o diabo a quatro, nãoi nteressa.

                                É muito difícil um motor ter uma larga faixa de um bom regime.
                                É isso !!

                                o pessoal tem a mania das rotações, mesmo que isso só por si não signifique nada.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                  Há uma coisa que temos que meter na cabeça, que é a faixa ideal de utilização do motor.

                                  Que geralmente corresponde a um intervalo de 2,500 / 3,000 rpm.

                                  Num TDI corresponde de 2,000 a 4,300 rpm, no 320d de 2,300 a 4,900 rpm, no CTR de 5,500 a 8,200 rpm, no 911T de 3,200 a 6,100 rpm...

                                  Isto é assim a olho. Mas dá para tentar explicar que o facto de um motor 'só' dar 4,000 rpm ou 5, ou 6, ou 7, ou o diabo a quatro, nãoi nteressa.

                                  É muito difícil um motor ter uma larga faixa de um bom regime.
                                  Exacto.

                                  No entanto até gosto de rotações desde que não seja necessário

                                  espremer até ao fim para se ter algum gozo.


                                  Em relação ao tópico, ó mad, sinceramente do que estavas à espera?

                                  A faixa de utilização, salvo alguns motores diesel mais recentes,

                                  costuma ser bastante curta. Referes que ías depressa

                                  mas não dava gozo, isso recorda-me os carros com alguma idade

                                  em que a 80 km/h parece que vamos ao dobro tal é o barulho

                                  (insonorização fraca, motores ruidosos, etc.) que fazem

                                  e a forma como se comportam .



                                  Cpts e Viagens Seguras.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Não percebi muito bem no sentido em que estavas à espera de outra coisa, trata-se de um diesel de baixa cilindrada e potencia modesta para o peso e padrões actuais.
                                    Tudo diz respeito a sensações, nesse sentido e como é do teu agrado nada melhor que um otto potente alimentado de preferência por mais do que um carburador.
                                    Nada de novo portanto.

                                    Comentário


                                      #19
                                      O carro mais avalassador em termos de motor, resposta, potência, ronco, etc. em que andei "apenas" fazia 6.500 rpms tinha era mais de 500 cv

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                        O carro mais avalassador em termos de motor, resposta, potência, ronco, etc. em que andei "apenas" fazia 6.500 rpms tinha era mais de 500 cv
                                        Tinha o carimbo da AMG?




                                        Cpts e Viagens Seguras.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Enter Sandman Ver Post
                                          Tinha o carimbo da AMG?




                                          Cpts e Viagens Seguras.
                                          ou da Motorsport...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Se olharmos para o gráfico do Binário vs Rotações de cada carro facilmente vamos perceber qual o intervalo de rotações em que o motor responde melhor.

                                            Quanto ao Megane. Acabo de entregar o meu carro de serviço com 4 anos e 120Kkm de utilização. Era uma Megane II dci de 100cv que muitas saudades deixou cá por casa...Não esquecer que estamos a falar de um pequeno motor diesel que tem que "puxar" um carro de 4,5 metros de comprimentos e 1320Kg de peso. Na minha opinião o motor cumpre qb para o carro que é.
                                            É claro que quem gosta de grandes "correrias" e acelerações elevadas diariamente não deve escolher este tipo de carros.

                                            Cumprimentos,

                                            Comentário


                                              #23
                                              Pois é um motor tímido não gosta de levantar ondas

                                              Comentário


                                                #24
                                                Isto de fazer tópicos a copiar o v7

                                                Adiante, o meu carro com 120 cvs e 148 ou 146 nm nem sei bem, são tantos que nem se notam

                                                So é alguma coisa de jeito das 4000 até as 7000, logo é tipo diesel

                                                Um 1.6 atmosférico em cidade em um stress para conduzir, as 2000 rpm acelerar e ele responder é uma miragem

                                                E se andarmos sempre a puxar por ele, não temos uma condução sossegada e os consumos disparam, logo rotações para o dia-a-dia servem para quê?

                                                Nada, a disponibilidade é muito melhor do que ter não sei quantas rotações

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Nada que me espante na reacção no Mad quando experimentou o carro.

                                                  É uma carrinha, espírito familiar, carro para rolar suavemente e diesel muito linear e progressivo! Um estradista rolador portanto...

                                                  Não desilude, mas não surpreende...conforto, equipamento e espaço por um preço razoável. É o objectivo dela.

                                                  Queres rotações? Queres adrenalina?

                                                  Tá aqui...serve-te....mas não gastes tudo de uma vez....

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Darth Vader Ver Post
                                                    Isto de fazer tópicos a copiar o v7

                                                    Adiante, o meu carro com 120 cvs e 148 ou 146 nm nem sei bem, são tantos que nem se notam

                                                    So é alguma coisa de jeito das 4000 até as 7000, logo é tipo diesel

                                                    Um 1.6 atmosférico em cidade em um stress para conduzir, as 2000 rpm acelerar e ele responder é uma miragem

                                                    E se andarmos sempre a puxar por ele, não temos uma condução sossegada e os consumos disparam, logo rotações para o dia-a-dia servem para quê?

                                                    Nada, a disponibilidade é muito melhor do que ter não sei quantas rotações
                                                    Que raio de motor é esse 1.6 TS, ou será a tua exigencia ou então não sei.
                                                    Ando muitas vezes com um 1.6 16v com apenas 88 cv e em cidade não vejo stress nenhum, tem uma resposta mais do que suficiente. Conduzo outros carros mais potentes e a diferença nesta situação é pouco importante.

                                                    edit: Dificil em cidade era a DTR que andei na semana passada, acelerava mesmo a fundo e nada, não acontecia absolutamente nada... até que de repente ÈÈÈÈÈÈ PORRA!!! até me assustava, a roda até chegou a perder tracção.
                                                    Editado pela última vez por FernandoAc; 12 August 2008, 23:18.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Darth Vader Ver Post
                                                      Isto de fazer tópicos a copiar o v7

                                                      Adiante, o meu carro com 120 cvs e 148 ou 146 nm nem sei bem, são tantos que nem se notam

                                                      So é alguma coisa de jeito das 4000 até as 7000, logo é tipo diesel

                                                      Um 1.6 atmosférico em cidade em um stress para conduzir, as 2000 rpm acelerar e ele responder é uma miragem

                                                      E se andarmos sempre a puxar por ele, não temos uma condução sossegada e os consumos disparam, logo rotações para o dia-a-dia servem para quê?

                                                      Nada, a disponibilidade é muito melhor do que ter não sei quantas rotações
                                                      cá em casa á um dci 105 cv e um otto atmosférico 1,6 90cv e para conduzir em cidade (se me esquecer da parte dos consumos) prefiro o otto.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Darth Vader Ver Post
                                                        Isto de fazer tópicos a copiar o v7

                                                        Adiante, o meu carro com 120 cvs e 148 ou 146 nm nem sei bem, são tantos que nem se notam

                                                        So é alguma coisa de jeito das 4000 até as 7000, logo é tipo diesel

                                                        Um 1.6 atmosférico em cidade em um stress para conduzir, as 2000 rpm acelerar e ele responder é uma miragem

                                                        E se andarmos sempre a puxar por ele, não temos uma condução sossegada e os consumos disparam, logo rotações para o dia-a-dia servem para quê?

                                                        Nada, a disponibilidade é muito melhor do que ter não sei quantas rotações
                                                        Epá o meu de facto demora um pouco a acordar...mas dizer que é stressante....

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Quando li o titulo pensei que este tópico era sobre uma relação sexual que tinha sido demasiado rápida .....

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Fernando Ac Ver Post
                                                            Que raio de motor é esse 1.6 TS, ou será a tua exigencia ou então não sei.
                                                            Ando muitas vezes com um 1.6 16v com apenas 88 cv e em cidade não vejo stress nenhum, tem uma resposta mais do que suficiente. Conduzo outros carros mais potentes e a diferença nesta situação é pouco importante.

                                                            edit: Dificil em cidade era a DTR que andei na semana passada, acelerava mesmo a fundo e nada, não acontecia absolutamente nada... até que de repente ÈÈÈÈÈÈ PORRA!!! até me assustava, a roda até chegou a perder tracção.
                                                            Secalhar sou exigente demais, acredito

                                                            Mas é o que sinto na condução, toda a gente sabe que o 1.6 ts a baixas rotações é fraco, isso não é novidade para ninguem.

                                                            Originalmente Colocado por sirmister Ver Post
                                                            cá em casa á um dci 105 cv e um otto atmosférico 1,6 90cv e para conduzir em cidade (se me esquecer da parte dos consumos) prefiro o otto.
                                                            Gostos não se discutem

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