Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Brincando com as contas de um carro. Fica caro

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Brincando com as contas de um carro. Fica caro

    Que comprar e sustentar um carro, já todos sabemos que é caro!
    Não se trata sequer de um investimento, mas sim de optimizar uma relação custo beneficio.

    O que nos salva é que a troco de todo esse dinheiro temos um meio de transporte pessoal e sempre disponível....

    Também todos sabemos como fazer as contas da utilização do referido transporte, os vários parâmetros a considerar, e as estatísticas que mais nos são favoráveis.

    Brincado com os números, quis saber o preço por Km da utilização de um carro de €15000 em 5 anos com 24000Km/ano

    A meio da idade do carro e com 60000Km cada Km do carro teria custado €0.25. São 50 escudos por Km SEM incluir combustível, seguros, manutenção, impostos... NADA somente o custo do carro a dividir pelos Km...

    No fim desses 5 anos, aos 120000Km cada Km teria custado €0.125 ou seja 25 escudos SEM qualquer encargo adicional...só custo de aquisição do carro.

    Agora incluam combustíveis, manutenção, seguros, impostos, e o preço por Km de um carro é realmente uma exorbitância..

    Uma conta bem mais fácil de engolir é o custo anual do carro. desses €15000 em 5 anos ficaria por €3000 por ano, para ter um carro á porta e sempre disponível a utilizar....


    Vamos mostrar aqui uns números concretos de utilização?

    #2
    Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
    Que comprar e sustentar um carro, já todos sabemos que é caro!
    Não se trata sequer de um investimento, mas sim de optimizar uma relação custo beneficio.

    O que nos salva é que a troco de todo esse dinheiro temos um meio de transporte pessoal e sempre disponível....

    Também todos sabemos como fazer as contas da utilização do referido transporte, os vários parâmetros a considerar, e as estatísticas que mais nos são favoráveis.

    Brincado com os números, quis saber o preço por Km da utilização de um carro de €15000 em 5 anos com 24000Km/ano

    A meio da idade do carro e com 60000Km cada Km do carro teria custado €0.25. São 50 escudos por Km SEM incluir combustível, seguros, manutenção, impostos... NADA somente o custo do carro a dividir pelos Km...

    No fim desses 5 anos, aos 120000Km cada Km teria custado €0.125 ou seja 25 escudos SEM qualquer encargo adicional...só custo de aquisição do carro.

    Agora incluam combustíveis, manutenção, seguros, impostos, e o preço por Km de um carro é realmente uma exorbitância..

    Uma conta bem mais fácil de engolir é o custo anual do carro. desses €15000 em 5 anos ficaria por €3000 por ano, para ter um carro á porta e sempre disponível a utilizar....


    Vamos mostrar aqui uns números concretos de utilização?
    Fiz essas mesmas contas quanto tirei a carta

    Escusado será dizer que fiquei

    Comentário


      #3
      Não estou a perceber as tuas contas!

      Dá a ideia que passados 5 anos e 120000 kms mandas o carro para o lixo...

      Um carro, em condições normais, dura mais anos/kms (talvez o dobro).

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por JazzFM Ver Post
        Não estou a perceber as tuas contas!

        Dá a ideia que passados 5 anos e 120000 kms mandas o carro para o lixo...

        Um carro, em condições normais, dura mais anos/kms (talvez o dobro).
        Claro que duram bem mais...

        ...estes cálculos foram somente para apresentar os custos a 5 anos e 120000Km que é precisamente a altura em que a maioria dos utilizadores troca de carro.

        O ideal, seguindo a lógica do menor custo por Km possível, é ter o carro o maior numero de anos possível a realizar a maior quantidade de Km possível...

        mas é inevitável que a partir de determinada idade ou Km, os custos que disparam são a manutenção, aumentando novamente o custo por Km....

        Comentário


          #5
          Tenho um Opel Astra 1.4 a gasolina com 165,000 Kms comprado novo em 1998

          Para já, gastei mais ou menos:

          -Aquisição: 19000 euros;
          -Combustível: 13000 euros;
          -Manutenção: 3500 euros;
          -Impostos: 500 euros;
          -Seguros: 3000 euros

          Total: 39000 Euros

          Isto a dividir por estes 10 anos dá 3900 Euros por ano !!! (Foskasse)

          Preço por Km: 23 cêntimos

          De facto, ter um carro é muito caro...
          Editado pela última vez por eu; 13 August 2008, 21:16. Razão: Faltava o seguro...

          Comentário


            #6
            Andar de táxi sai bem mais caro

            Comentário


              #7
              No exemplo que dás, deu-me um custo aproximado de 20 centimos por km, já com combustivel incluido. Apenas não considerei revisões e outros gastos de manutenção, seguros, etc.
              Fiz as contas a um carro de 15.000 euros, com 5 anos e 120.000 kms, que hipoteticamente ao fim desse tempo eu venderia por 5.000 euros, perdendo 10.000, com um consumo médio de 7L aos 100km.

              Comentário


                #8
                Andar de táxi sai bem mais caro

                Olhe que nem sempre!! se andares num taxi simpactico, nunca ficas com a possibilidade de perder a carta, nunca pagas nada por um acidente, não pagas seguro, imposto de selo. combustivel ou qq manutenção, e pagas 0,15€ por uns poucos segundos!

                Se o percurso não incluir transito, e for suficientemente grande para digerir a bandeirada, ficas com um motorista privado pelo mesmo preço que se fosses a conduzir! ;)

                A questão é mesmo a flexibilidade acrescida!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por eu Ver Post
                  Tenho um Opel Astra 1.4 a gasolina com 165,000 Kms comprado novo em 1998

                  Para já, gastei mais ou menos:

                  -Aquisição: 19000 euros;
                  -Combustível: 13000 euros;
                  -Manutenção: 3500 euros;
                  -Impostos: 500 euros;

                  Total: 36000 Euros

                  Isto a dividir por estes 10 anos dá 3600 Euros por ano !!! (Foskasse)

                  Preço por Km: 22 cêntimos

                  De facto, ter um carro é muito caro...
                  Então e não pagaste seguros e multas?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por JazzFM Ver Post
                    Então e não pagaste seguros e multas?
                    Multas não, mas fizeste bem em lembrar-me dos seguros. Vou já alterar...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                      Andar de táxi sai bem mais caro
                      Eu ando a pé q sai + barato

                      Falando sério, basta ler o artigo q saiu no Público de 2º feira acerca da utilização e rentabilidade das linhas urbanas da CP Porto...

                      Quem faz contas, e tem essa hipótese, em consciência opta pelo transporte público, q sai + barato!

                      E embora a CP, q eu tenho necessidade de utilizar às vezes (e agora vou utilizar bem +) tenha os seus problemas, no geral prestam 1 bom serviço, minimamente cómodo e ñ mto lento...

                      O facto de se ter carro ñ pode significar q todas as deslocações têm q ser nele feitas!

                      Comentário


                        #12
                        Acho que dividir o custo do carro pelos km não faz muito sentido. É que assim, um km depois de saíres do stand, o carro custou 15000€ por km...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Fadista Ver Post
                          Acho que dividir o custo do carro pelos km não faz muito sentido. É que assim, um km depois de saíres do stand, o carro custou 15000€ por km...
                          POr isso mesmo chamei ao tópico "brincar com os números", e ainda disse no primeiro post que cada um é que define como calcular o custo beneficio de ter carro.

                          Há a quem somente interesse o custo mensal, ou anual, a quem só faça as contas ao custo de aquisição, e há a quem interesse o preço por Km ( muitas pessoas são pagas sob a forma de subsidio de deslocação ao Km )

                          Para mim, o custo por Km de um carro é uma estatística importante, pois é o principal indicador da relação custo/beneficio a longo prazo e a longos Km, permitido fazer uma melhor escolha no momento de adquirir um carro.

                          è evidente que esta forma de calculo para carros muito recentes e com ainda poucos Km dá uma informação desajustada, mas com o passar dos Km dá um óptimo indicador para a optimização quer da compra, quer de uma futura troca.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Fadista Ver Post
                            Acho que dividir o custo do carro pelos km não faz muito sentido. É que assim, um km depois de saíres do stand, o carro custou 15000€ por km...
                            Se quando o venderes só tiver feito esse 1 km, então sim compraste um carro para fazer 1 km, tendo esse 1 km custado 15mil €

                            Comentário


                              #15
                              Já se sabe que ter carro tá caro, se formos ver antigamente, eram pcas as pessoas que tinham carro. Agora é q se tornou mais 1 luxo e 1 icone de poder, como ter 1 lcd, ou ter o telemóvel topo de gama.

                              Tudo depende, se as pessoas preferem esperar pela sua deslocação mais barata, ou pelo mais cómodo e rápido. É tudo mto subceptível.


                              Eu sei que já fiz cerca de 20 mil km no meu carro num ano. E sei que gastei a volta de 1400€ em combustível, fora selo, e seguro. E cargas de trabalho que tive por me mandarem 2 batidas, sem eu ter a culpa, estando parado qdo tdo aconteceu...

                              O q me vai dar a volta de 0.14€ o km. Se forem a ver, é tudo mto relativo lol. Se eu for a fazer as contas ao passe e ao tempo, ou seja lá o q for pra fazer os mm kilometros, da forma q os fiz, secalhar ainda saia mto mais caro

                              Comentário


                                #16
                                Vamos a isso.

                                Citroen C4 1.6 Hdi Vtr Entreprise comprado novo em 12/10/2006, ou seja, fez ontem exactamente 1 ano e 10 meses na minha mão e conta com 84550kms.

                                Custou 18600€, dei 60% de entrada e o remanescente a pagar em 36 meses com 10% de VR.

                                Neste momento, contabilizando cada cêntimo gasto no carro, desde entrada, prestações, combustível, seguros, impostos, manutenção (incluo valor de carro alugado), um ou outro extra, literalmente cada cêntimo gasto, o custo por quilómetro é de:

                                23.056,88€ / 84550kms = 0,2727€/km

                                Restam liquidar ~3500€ e nessa altura, ao ritmo actual, contará ~140000kms.

                                PS: Mas a mim já me está a dar bom lucro há uns meses.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Fadista Ver Post
                                  Acho que dividir o custo do carro pelos km não faz muito sentido. É que assim, um km depois de saíres do stand, o carro custou 15000€ por km...
                                  Que contas são essas?
                                  Se venderes o carro com 1 km, perderás bastante, mas ele ainda valerá bastante dinheiro....não se vende por zero euros para se perderem 15.000.

                                  Alem disso, apenas fazemos uma estimativa, do tempo que ficamos com os carros, os kms que fazemos e quanto dinheiro perdemos com eles....ninguem pensa vender um carro após 1 km!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Nuno XXI Ver Post
                                    Olhe que nem sempre!! se andares num taxi simpactico, nunca ficas com a possibilidade de perder a carta, nunca pagas nada por um acidente, não pagas seguro, imposto de selo. combustivel ou qq manutenção, e pagas 0,15€ por uns poucos segundos!

                                    Se o percurso não incluir transito, e for suficientemente grande para digerir a bandeirada, ficas com um motorista privado pelo mesmo preço que se fosses a conduzir! ;)

                                    A questão é mesmo a flexibilidade acrescida!
                                    E os taxistas andam a trabalhar de borla, para nos cobrarem ao preço de custo.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Boas,

                                      o meu carro custou 17500€ em 2002
                                      Admito uma média de manutenção de 400€ por ano =2400€
                                      Já lhe meti 8 pneus, em que 6 custaram 200€ cada e 2 100€ cada = 1400€
                                      fiz cerca de 115.000kms a uma média estimada de óleo 7l/100 com os seguintes custos estimados de combustível:
                                      1º ano 20.000kms x 0,70€ por litro ou 4,9€ por cada 100kms = 980€
                                      2º ano 20.000kms x 0,80€ por litro ou 5,6€ por cada 100kms = 1120€
                                      3º ano 20.000kms x 0,90€ por litro ou 6,4€ por cada 100kms = 1280€
                                      4º ano 21.000kms x 1,00€ por litro ou 7,0€ por cada 100kms = 1470€
                                      5º ano 17.000kms x 1,10€ por litro ou 7,7€ por cada 100kms = 1309€
                                      6º ano 17.000kms x 1,20€ por litro ou 9,2€ por cada 100kms = 1632€
                                      os seguros foram cerca de 700€ por ano, ou seja =4.200€
                                      O carro valerá agora cerca de 10.000€ pelo que o custo de utilização directo destes anos andará á volta de 7500€ ao que acrescento 1000€de reparações que têm que ser feitas para colocar o carro em condições de poder valer o preço de mercado (riscos, mossas, mais 2 pneus novos, etc)

                                      Tudo somado dá salvo erro 24.291€ para 115.000Kms ou seja 0,2112 € por kilómetro...

                                      Agora isto de gastar quase 25.000€ em 6 anos surpreende-me... é uma pipa de massa !!! Imagino se fosse um carro maior ou mais "premium"...

                                      Cumps

                                      Comentário


                                        #20
                                        Deixem-se de tretas não façam mais contas que isso mata os neurónios!

                                        E além disso pode-vos dar um ataque de racionalidade e começarem a olhar para os carros como quem olha para os frigoríficos e lá vai a indústria automóvel pela água abaixo, com a agravante de terem de pensar no que fariam ao dinheiro que poupavam.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Isto sem contar com riscos, acidentes, multas etc...

                                          E já para não falar nas chatisses e problemas que um carro pode dar.

                                          Comentário


                                            #22
                                            E os taxistas andam a trabalhar de borla, para nos cobrarem ao preço de custo
                                            A diferença é que eles têm um desconto superior nos carros, deduzem iva, etc, por estarem especializados nesse negocio as coisas saem bem mais baratas!

                                            Mas pq q achas q os taxistas n costumam ser ricos???

                                            Comentário


                                              #23
                                              Para a 320d e dos valores que me lembro dá qualquer coisa como isto.

                                              Não consigo contabilizar portagens.

                                              -Aquisição: 23000 euros;
                                              -Combustível: 6420 euros;
                                              -Manutenção: 3446euros;
                                              -Impostos: 3700 euros;
                                              -Seguros: 8000 euros
                                              -Pneus: 400 euros
                                              Total: 38666 Euros

                                              8 anos e 107000km.

                                              Preço por Km: 36 cêntimos

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por JazzFM Ver Post
                                                Não estou a perceber as tuas contas!

                                                Dá a ideia que passados 5 anos e 120000 kms mandas o carro para o lixo...

                                                Um carro, em condições normais, dura mais anos/kms (talvez o dobro).
                                                ..e não é só isso.

                                                O carro com 5 anos e 120.000 kms ainda vale dinheiro.

                                                Por isso, se o carro fosse vendido ao fim de 5 anos e não se comprasse mais nenhum, o valor que dessem pelo carro era abatido a esse custo por km.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                  ..e não é só isso.

                                                  O carro com 5 anos e 120.000 kms ainda vale dinheiro.

                                                  Por isso, se o carro fosse vendido ao fim de 5 anos e não se comprasse mais nenhum, o valor que dessem pelo carro era abatido a esse custo por km.
                                                  Finalmente! Estava a ver que ninguém mencionava esta parte da equação!!! O valor do carro tem q ser deduzido do custos que andam praí a calcular!

                                                  Por isso é que digo...o carro no fundo é um serviço (emoçoes à parte), e convém calcular quanto esse serviço nos vai custar. Esse calculo tem que vir de 3 partes: Quanto custa "à cabeça", quanto custa manter (combustivel, manutenção, seguros, etc), e quanto poderá valer ao fim de X tempo! Julgo q em média um carro custa 400€/mês ao comum dos tugas!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Contas

                                                    Nã... não me abetece...
                                                    Mas por ser tão caro, eu e a Maria andamos de transportes...
                                                    So temos um (não muito caro) e andamos so quando necessitamos de passear um pouco...
                                                    Antes conduzia todos os dias, agora tornei-me no condutor de fim de semana...
                                                    O custo por quilometro pode aumentar pela matematica (despesas fixas como o preço do carro, seguros, etc... são iguais para menos utilização) na minha situação poupei muitos euros por mês... (200€)
                                                    Por ano ainda é melhor (2.400€), da para pagar as férias...
                                                    Quem poder ande de transportes...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Ora nem por acaso no outro dia um conhecido aqui do trabalho mostrou-me umas contas acerca dos gastos que tinha tido até então com o seu carro (1.9 a gasóleo com pouco mais de 4 anos e 120000 kms). Lembro-me que só em gasóleo tinha já gasto cerca de 7500 ou 7600€, pneus e manutenção do carro cerca de 2500€, seguros mais 3000€, entre outras coisas menores.

                                                      Para um carro que custou 32500€ soma-se isto tudo e dá mais de 45000€. Ou seja, em 4 anos o carro desvaloriza talvez até aos 18 ou 20000€, gasta-se cerca de 45000€ em 4 anos. Dá cerca de 0.375€ por km.

                                                      Vale-me a mim calcular apenas os kms pelos litros. O resto já sei que tenho que pagar. Se já não é fácil pagar um usado ou de baixo consumo, imaginem em carros destes novos e com cilindradas mais altas.

                                                      Como disse mais acima um forunista, é melhor nem pensarmos nisto, senão ainda nos vão os restantes neurónios!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Contas por alto (não tenho aqui o ficheiro no Excel onde registo tudo):

                                                        Megane break dci de 2004, com 93.000 km.

                                                        Compra: 24.500 €;
                                                        Combustível: 4.000€;
                                                        Manutenção/peças/pneus/selo: 2.000€;
                                                        Seguros: 2.000€;
                                                        Portagens (não faço ideia, mas vou especular): 2.500€

                                                        Em números redondos a coisa num simples segmento c já vai em 35.000€! E nem sequer houve crédito! Cada km não fica a menos 0,37 cts, com uma condução económica e algum "trabalho de casa"

                                                        Seja como for, tem sido muito útil e dificilmente passava sem ele, além de que me tem dado muito dinheiro a ganhar e simplificado a vida!

                                                        Moral da história: dificilmente passamos sem eles, mas ficam-nos bem caros! Além de que a venda em usado não ajuda!
                                                        Por exemplo, vendê-lo agora a um particular nunca seria por mais de 15.000€, com sorte!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                                          Contas por alto (não tenho aqui o ficheiro no Excel onde registo tudo):

                                                          Megane break dci de 2004, com 93.000 km.

                                                          Compra: 24.500 €;
                                                          Combustível: 4.000€;
                                                          Manutenção/peças/pneus/selo: 2.000€;
                                                          Seguros: 2.000€;
                                                          Portagens (não faço ideia, mas vou especular): 2.500€

                                                          Em números redondos a coisa num simples segmento c já vai em 35.000€! E nem sequer houve crédito! Cada km não fica a menos 0,37 cts, com uma condução económica e algum "trabalho de casa"

                                                          Seja como for, tem sido muito útil e dificilmente passava sem ele, além de que me tem dado muito dinheiro a ganhar e simplificado a vida!

                                                          Moral da história: dificilmente passamos sem eles, mas ficam-nos bem caros! Além de que a venda em usado não ajuda!
                                                          Por exemplo, vendê-lo agora a um particular nunca seria por mais de 15.000€, com sorte!
                                                          Não contaste com quanto ainda vale a carrinha... Assumiste a totalidade da amortização já?!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Dano Ver Post
                                                            Já se sabe que ter carro tá caro, se formos ver antigamente, eram pcas as pessoas que tinham carro. Agora é q se tornou mais 1 luxo e 1 icone de poder, como ter 1 lcd, ou ter o telemóvel topo de gama.
                                                            Discordo, tornou-se uma necessidade! Isso sim!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X