Desde que me conheço e que conduzo carros com conta rotações, que na abordagem às viagens tento praticar uma velocidade de cruzeiro (em AE) que seja um compromisso entre um não muito grande desgaste e uma velocidade razoavel.
Acabei por adoptar a referência 3.000 rpms para dieseis e 4.500 para os gasolinas. Claro que os regimes praticados levam ainda em conta outros factores, como:
- Não praticar uma velocidade demasiado baixa ou demasiado alta
- Se o carro for de aluguer tenho muito menos preocupações com o desgaste
- Tenho em conta o estado do carro, idade, tipo de motor, etc.
Claro que nalguns casos como o Polo 1.05 de 96 que tive para fazer 140 km/h tinha que ir às 5.200 rpm e nesse caso andava mais por aí do que pelas 4.500 rpm.
Têm estas preocupações ? a que regimes costumam viajar ?
Acabei por adoptar a referência 3.000 rpms para dieseis e 4.500 para os gasolinas. Claro que os regimes praticados levam ainda em conta outros factores, como:
- Não praticar uma velocidade demasiado baixa ou demasiado alta
- Se o carro for de aluguer tenho muito menos preocupações com o desgaste
- Tenho em conta o estado do carro, idade, tipo de motor, etc.
Claro que nalguns casos como o Polo 1.05 de 96 que tive para fazer 140 km/h tinha que ir às 5.200 rpm e nesse caso andava mais por aí do que pelas 4.500 rpm.
Têm estas preocupações ? a que regimes costumam viajar ?
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