Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Velocidades de cruzeiro e rotações.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Velocidades de cruzeiro e rotações.

    Desde que me conheço e que conduzo carros com conta rotações, que na abordagem às viagens tento praticar uma velocidade de cruzeiro (em AE) que seja um compromisso entre um não muito grande desgaste e uma velocidade razoavel.

    Acabei por adoptar a referência 3.000 rpms para dieseis e 4.500 para os gasolinas. Claro que os regimes praticados levam ainda em conta outros factores, como:

    - Não praticar uma velocidade demasiado baixa ou demasiado alta
    - Se o carro for de aluguer tenho muito menos preocupações com o desgaste
    - Tenho em conta o estado do carro, idade, tipo de motor, etc.

    Claro que nalguns casos como o Polo 1.05 de 96 que tive para fazer 140 km/h tinha que ir às 5.200 rpm e nesse caso andava mais por aí do que pelas 4.500 rpm.

    Têm estas preocupações ? a que regimes costumam viajar ?

    #2
    Originalmente Colocado por v7 Ver Post
    - Se o carro for de aluguer tenho muito menos preocupações com o desgaste
    o que é dos outros pode-se estragar?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
      o que é dos outros pode-se estragar?
      O cerne do tema nada tem a ver com isso.

      Mas não tenho os mesmos cuidados com um carro de aluguer que com um meu ou de alguém que conheça. Mas nunca "estraguei" nada

      Comentário


        #4
        Eu não me preocupo muito com regimes.Tento apenas estabilizar numa velocidade confortável.Tenho em conta o barulho e estabilidade do carro.

        Comentário


          #5
          Depende dos carros. Mesmo dentro dos diesel varia imenso.


          No Focus TDdi, para andar a 150km/h tenho de ir a 3500rpm, no BMW nem chego às 2500rpm.


          Resta dizer que o Focus é, para mim, um exemplo de carro fiavel. Tomara eu que todos os carros que vou conduzir ao longo da minha vida tivessem aqueles indices de fiabilidade.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Arturval Ver Post
            Depende dos carros. Mesmo dentro dos diesel varia imenso.


            No Focus TDdi, para andar a 150km/h tenho de ir a 3500rpm, no BMW nem chego às 2500rpm.


            Resta dizer que o Focus é, para mim, um exemplo de carro fiavel. Tomara eu que todos os carros que vou conduzir ao longo da minha vida tivessem aqueles indices de fiabilidade.
            Mas tu fazes 150 independentemente dos carros ?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
              Mas tu fazes 150 independentemente dos carros ?

              Claro que depende dos carros...


              Mas normalmente não me guio pelo conta-rotações apenas.


              As minhas velocidades de cruzeiro dependem de:


              Segurança
              Esforço mecanico
              Conforto sonoro
              Economia de combustivel
              Radares


              +- por esta ordem.


              Cumprimentos

              Comentário


                #8
                No Passat:

                150 km/h 2750 rpm
                163 km/h 3000

                Comentário


                  #9
                  No geral concordo com essas referências. Mas também depende dos carros e principalmente do escalonamento das caixas.

                  Por exemplo num astra 1.3 ando quase sempre pelas 3000rpm/~150kmh já num 1.5dci ou d4d com caixas de 5 vel. mais curtas não consigo manter essa relação. Nesses casos vai depender muito da relação pressa/poupança que se manifestar na altura.

                  Comentário


                    #10
                    Corolla 2.0D @ 3000 rpm sensivelmente 115

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                      o que é dos outros pode-se estragar?
                      Com carros de aluguer tenho muito menos cuidado, principalmente quando o combustível é de borla.

                      No carro de amigos meus normalmente recuso-me a pegar. O único carro que conduzo e não é meu é o carro do meu pai e conduzo sempre com o meu pai lá dentro.


                      On-Topic:
                      Depende um pouco da viagem, em viagens grandes sou capaz de ir normalmente a 130-140.
                      Em viagens curtas de AE sou capaz de ir nos 100-120.
                      A diferença de velocidades não se traduz em grandes ganhos de tempo.
                      Editado pela última vez por Karma; 24 August 2008, 15:37.

                      Comentário


                        #12
                        Um caso extremo...

                        Um 535d, às 3000rpm tem o ponteiro da velocidade a passar dos 210km/h.

                        Comentário


                          #13
                          SEM CONTAR COM O FACTOR CONSUMO...

                          a minha velocidade ideal em AE é cerca de 160/180, interessantemente, e embora o conta rotações vá perto das 6000rpm...
                          sinto que a essa velocidade o motor vai em menor esforço e curiosamente com menor barulho

                          na Espace e se a AE fosse boa, 170 no cruise control e era sempre assim, quantas viagens eu fiz só a carregar em botões

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Arturval Ver Post
                            Um caso extremo...

                            Um 535d, às 3000rpm tem o ponteiro da velocidade a passar dos 210km/h.

                            a sério??? espetáculo... a 120 vai a quantas rotações? e que consumo vai isso a fazer?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                              SEM CONTAR COM O FACTOR CONSUMO...

                              a minha velocidade ideal em AE é cerca de 160/180, interessantemente, e embora o conta rotações vá perto das 6000rpm...
                              sinto que a essa velocidade o motor vai em menor esforço e curiosamente com menor barulho

                              na Espace e se a AE fosse boa, 170 no cruise control e era sempre assim, quantas viagens eu fiz só a carregar em botões
                              a essa velocidade quais eram os consumos do bicho?

                              Comentário


                                #16
                                A c-max é certinha
                                100 km/h = 2000 rpm
                                125 km/h = 2500 rpm
                                150 km/h = 3000 rpm
                                175 km/h = 3500 rpm
                                200 km/h = 4000 rpm
                                225 km/h = 4500 rpm - corte

                                Cumps.

                                Comentário


                                  #17
                                  Eu ajusto a velocidade ao carro, mas normalmente ando na casa dos 140-150km/h.

                                  No GPunto às 3.000rpm vou a 160km/h. O Mazda 3 vou a 150km/h.
                                  Acabo por ir a 150km/h no GPunto, não pela rotação do carro, mas pelas multas.

                                  Comentário


                                    #18
                                    GPunto 1.3 MTJ Sport - 3000 rpm / 160 km/h
                                    Volvo S60 2.0 T - 4500 rpm / 185 Km/h (~)

                                    Velocidades praticadas ultimamente: 140-150 km/h em AE com ambos.
                                    (2650/2800 rpm no Punto; 3450/3700 Volvo)

                                    Boas viagens.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por sirmister Ver Post
                                      a essa velocidade quais eram os consumos do bicho?
                                      cerca de 15 em recta, mas o consumo de qualquer viagem era sempre entre 9,5 e 10,5

                                      Comentário


                                        #20
                                        140 km/h a 4600(acho eu)

                                        Comentário


                                          #21
                                          eu quando na Ae com o rover e sempre 120/130 km 3000 e tal rpms

                                          Comentário


                                            #22
                                            Isso depende muitos dos carros em questão, acho que é um assunto que não dá para generalizar.

                                            Num diesel, 3000RPM pode significar uma determinada velocidade (km/h), em outro diesel, já pode significar uma velocidade completamente diferente.

                                            O mesmo caso para os carros a gasolina.

                                            Tento manter sempre um equilíbrio entre velocidade/RPM´s/consumo, mas isso vai variar de carro para carro, não há nenhuma regra geral porque depende muito das características de cada carro.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por LH Ver Post
                                              a sério??? espetáculo... a 120 vai a quantas rotações? e que consumo vai isso a fazer?

                                              Vai muito baixinho, qq coisa como 1500rpm, se bem que nunca reparei como deve de ser...

                                              Consumos, na casa dos 120/130 em AE baixa dos 8, o que é mto bom para um carro com quase 300cv e com o peso que tem...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Exacto. 3000 rpm num 106 1.4d é algo beeem distinto dessas mesmas 3000 rpm num S420 CDI

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por GTS_M5 Ver Post
                                                  Exacto. 3000 rpm num 106 1.4d é algo beeem distinto dessas mesmas 3000 rpm num S420 CDI
                                                  Isso é tão obvio que nem percebo bem porque é que raio o estão a mencionar.

                                                  Provavelmente no 1º significa 120 km/h e no 2º significa 210.

                                                  O que não será tão distinto como isso é o nivel de desgaste que vão a ter se ambos forem às mesmas rotações.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    pensado assim por alto...



                                                    em AE costumo andar entre as 3000rpm e as 4500rpm..isto numa perspectiva mais económica e +- dentro da Lei, o que em termos de velocidades deve rondar os 120km/h e os 160km/h...

                                                    mas nao só em velocidadeas cruzeiro tenho atençao as rpm...mesmo em transito normal faço as passagens de caixa antes das 2500rpm...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                      Isso é tão obvio que nem percebo bem porque é que raio o estão a mencionar.

                                                      Provavelmente no 1º significa 120 km/h e no 2º significa 210.

                                                      O que não será tão distinto como isso é o nivel de desgaste que vão a ter se ambos forem às mesmas rotações.
                                                      Posso pensar errado, mas 3000 rpm por horas no mesmo ritmo, comum em AE's, no 535d é muito menos desgastante para o motor que a mesma rotação no 1.4d

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por GTS_M5 Ver Post
                                                        Posso pensar errado, mas 3000 rpm por horas no mesmo ritmo, comum em AE's, no 535d é muito menos desgastante para o motor que a mesma rotação no 1.4d
                                                        Será ? porquê ? não creio !

                                                        se o motor BMW for melhor construido sim, mas será essencialmente por essa razão.

                                                        A vantagem em ter motores grandes e fortes é precisamente eles poderem fazer o mesmo trabalho com menos esforço

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          120 km/h às 2200 rpms, mas não tenho bem à certeza...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por RicardoHdi Ver Post
                                                            120 km/h às 2200 rpms, mas não tenho bem à certeza...
                                                            em 6ª ???

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X