Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Vamos lá falar mais um pouco sobre a VOLVO!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Vamos lá falar mais um pouco sobre a VOLVO!

    Ora estava aqui a desfolhar umas revistas antigas e deparei-me com a gama Volvo do início dos anos 90.

    Para quem não se lembra, foi naquela época em que a Volvo tinha alguns dos motores de origem Renault. Mas não só, também a VW produzia motores para a Volvo.

    Ou seja, a Volvo lá entendeu que não tinha capacidade (financeira, técnica, ou o que quer que tenha sido...) e recorreu a outros fornecedores.

    E entendeu que iria fazer aquilo que sabia fazer melhor: tudo o resto?!

    Então vamos lá fazer uma pequena análise dos chassis utilizados na altura...

    Comecemos por um belo "charuto" que foi o modelo 240:
    (sim, este chaimite ainda era vendido nos anos 90, apesar de ser uma "berlina apresentada em Agosto de 1974 ).



    Ora na suspesão traseira "jazia" a bela Barra Panhard...

    Vamos ver os próximos...

    #2
    O Bolide vem já cá vem tratar-te da saude. Prevejo que comece a atacar a também muito evoluida barra de torção do Astra.

    Comentário


      #3


      admiro-te a coragem

      Comentário


        #4
        Modelo 340!

        Projecto um pouco mais recente do que o 240 (1976 ), o 340 era a gama mais baixa da Volvo. Os motores Renault prefaziam a gama de motorizações.

        vajamos como se passava a nível das suspensões, particularmente a traseira.




        Ora temos a bela barra de Dion. Inventada em 1800 e troca o passo...

        Mas pronto esta ainda hoje em dia é utilizada, mas não em carros do tipo do 340. O qual, felizmente, já não existe!

        Comentário


          #5
          Oh não...vou passar mais uma noite em branco...

          Comentário


            #6
            E o 740?!

            Bom o 740 apresentava-se como o topo da gama Volvo da altura.
            Neste, nem os motores Renault entravam...
            Isso seria um autentico atentado à marca, e a este modelo em particular.

            Vejamos o que está por baixo daqueles poderosos motores e como se processava a passagem de tamanha potência ao alcatrão!




            Então mas, outra vez a barra Panhard?

            Motores Turbo, modelos de injecção electrónica, centenas de "horse power", motores V6.... E barra Panhard?

            Comentário


              #7
              Olha que o actual Mustang também usa !

              Comentário


                #8
                Ora bem...

                doutros foruns retiro...

                Volvo 245 com mais de 550 mil kms
                Volvo V70 a chegar aos 500 mil
                Volvo S80 com quase 800 mil ( foi reparado o motor aos 750 mil )

                Ah e tal, os volvos sao antiquados.. mas andam e duram e ha quem venda carros recentes e compre um Volvo mais antigo.. porque será?

                dá que pensar...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Unreal Ver Post
                  Olha que o actual Mustang também usa !
                  Pudera, por meia dúzia de tostões querias camarão?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post

                    Motores Turbo, modelos de injecção electrónica, centenas de "horse power", motores V6.... E barra Panhard?
                    E googlar um poucos antes de dizer barbaridades?
                    É que na frase barra 740 e V6 algo não bate bem,tal como...
                    Na frase V6 e barra Panhard...

                    Já agora estás a par do palmarés desportivo do 240?

                    Não se deve criticar carros sobre os quais o conhecimento e experiência é nulo.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por T5 Ver Post
                      E googlar um poucos antes de dizer barbaridades?
                      É que na frase barra 740 e V6 algo não bate bem,tal como...
                      Na frase V6 e barra Panhard...

                      Já agora estás a par do palmarés desportivo do 240?

                      Não se deve criticar carros sobre os quais o conhecimento e experiência é nulo.
                      Para algumas pessoas a volvo so será boa quanto tiver motores 1200 CDTi.. só pode

                      Comentário


                        #12
                        O 480!

                        Deixei para o fim, não o topo dos topos, mas aquele modelo em que a Volvo depositou muitas esperanças. Manifestamente foi devido a este modelo que a Volvo tenha talvez escapado a um caminho semelhante, por exemplo, da Saab...

                        Estou a falar da gama 400.



                        Esperavam o quê, multilink?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                          Deixei para o fim, não o topo dos topos, mas aquele modelo em que a Volvo depositou muitas esperanças. Manifestamente foi devido a este modelo que a Volvo tenha talvez escapado a um caminho semelhante, por exemplo, da Saab...

                          Estou a falar da gama 400.



                          Esperavam o quê, multilink?
                          O certo é que a Volvo com a série 400 trouxe o 480, modelo ja muito procurado para colecção e cujo valor sobe a olhos vistos..

                          ... e pasme-se.. sem motores 1200 CDTi...

                          ( i'll be back... )

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por T5 Ver Post
                            E googlar um poucos antes de dizer barbaridades?
                            É que na frase barra 740 e V6 algo não bate bem,tal como...
                            Na frase V6 e barra Panhard...

                            Já agora estás a par do palmarés desportivo do 240?

                            Não se deve criticar carros sobre os quais o conhecimento e experiência é nulo.

                            Para quê o google se tenho a revista aqui à mão?

                            O V6 foi utilizado na gama 700 num modelo desenhado por Bertone...

                            Quem te disse a ti que a minha experiência (e com estes modelos em particular) é nula?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                              Para quê o google se tenho a revista aqui à mão?

                              O V6 foi utilizado na gama 700 num modelo desenhado por Bertone...

                              Quem te disse a ti que a minha experiência (e com estes modelos em particular) é nula?

                              Mas nao no 740...

                              ouviste pro acaso falar em 760 e em 780?? sim, esse quadradão que ja vale uma pipa de massa??

                              Comentário


                                #16
                                Acho que agora já é tudo Multilink. O S60 não tenho a certeza, mas o focus e o s80 são.

                                Comentário


                                  #17
                                  Eu so sei uma coisa..

                                  normalmente quem compra Volvo fica fã.. normalmente quem compra Opel desilude-se.. lol

                                  Porque será? será do Guaraná ?? lol

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                                    Para quê o google se tenho a revista aqui à mão?

                                    O V6 foi utilizado na gama 700 num modelo desenhado por Bertone...

                                    Quem te disse a ti que a minha experiência (e com estes modelos em particular) é nula?
                                    Volvo V6 SÓ 760 e 780. Ambos MULTILINK...

                                    O único desenhado por Bertone foi o 780...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por T5 Ver Post
                                      Volvo V6 SÓ 760 e 780. Ambos MULTILINK...

                                      O único desenhado por Bertone foi o 780...
                                      isso dos 700...

                                      das series 200 Bertone desenhou o fantástico e raro 262C

                                      ( eu sei que tu sabes disso.. )

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por T5 Ver Post
                                        Volvo V6 SÓ 760 e 780. Ambos MULTILINK...

                                        O único desenhado por Bertone foi o 780...

                                        Comentário


                                          #21
                                          aqui

                                          http://autoweb-france.com/fiches-tec...lvo_780_V6.php

                                          temos isto

                                          Moteur Volvo 780 V6 (1990-1991)Type du moteur : V6 à 90° (PRV)Energie : EssenceDisposition :Longitudinal avantAlimentation :Injection électroniqueSuralimentation :-Distribution :2 simples arbres à cames en têteSoupapes :2 par cylindreCôtes :91.0 x 73.0 mmCylindrée :2849 ccCompression :10.0Puissance :143 chevaux à 5100 tr/minCouple :24.0 mkg à 3750 tr/min
                                          Transmission Volvo 780 V6 (1990-1991)Boîte de vitesses :Auto 4 rapportsPuissance fiscale :14 chevauxType :PropulsionAntipatinage :NonESP :Non
                                          Châssis Volvo 780 V6 (1990-1991)Direction :CrémaillèreSuspension avant :Mc PhersonSuspension arrière :MultibrasCx :-Freins avant :DisquesFreins arrière :DisquesABS :SeriePneus avant :205/60 HR15Pneus arrière :205/60 HR15
                                          Dimensions Volvo 780 V6 (1990-1991)Longueur :479 cmLargeur :175 cmHauteur :140 cmCoffre :Non communiquéPoids :1500kg
                                          Performances Volvo 780 V6 (1990-1991)Vitesse maxi :1880 à 100 km/h :-0 à 160 km/h :-0 à 200 km/h :-400 mètres DA :-1000 mètres DA :-Poids/Puissance :10.4

                                          Afinal em que ficamos??

                                          Comentário


                                            #22
                                            ja agora que revista é essa??

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por FastLee Ver Post
                                              aqui

                                              http://autoweb-france.com/fiches-tec...lvo_780_V6.php

                                              temos isto

                                              Moteur Volvo 780 V6 (1990-1991)Type du moteur : V6 à 90° (PRV)Energie : EssenceDisposition :Longitudinal avantAlimentation :Injection électroniqueSuralimentation :-Distribution :2 simples arbres à cames en têteSoupapes :2 par cylindreCôtes :91.0 x 73.0 mmCylindrée :2849 ccCompression :10.0Puissance :143 chevaux à 5100 tr/minCouple :24.0 mkg à 3750 tr/min
                                              Transmission Volvo 780 V6 (1990-1991)Boîte de vitesses :Auto 4 rapportsPuissance fiscale :14 chevauxType :PropulsionAntipatinage :NonESP :Non
                                              Châssis Volvo 780 V6 (1990-1991)Direction :CrémaillèreSuspension avant :Mc PhersonSuspension arrière :MultibrasCx :-Freins avant :DisquesFreins arrière :DisquesABS :SeriePneus avant :205/60 HR15Pneus arrière :205/60 HR15
                                              Dimensions Volvo 780 V6 (1990-1991)Longueur :479 cmLargeur :175 cmHauteur :140 cmCoffre :Non communiquéPoids :1500kg
                                              Performances Volvo 780 V6 (1990-1991)Vitesse maxi :1880 à 100 km/h :-0 à 160 km/h :-0 à 200 km/h :-400 mètres DA :-1000 mètres DA :-Poids/Puissance :10.4

                                              Afinal em que ficamos??
                                              Originalmente Colocado por FastLee Ver Post
                                              ja agora que revista é essa??
                                              Ficamos em que vocês é que têm que ter em atenção ao que dizem.

                                              Eu estou a falar sobre estes modelos. Vocês trazem modelos que ainda nem sequer existiam aquando do lançamento desta revista. Afinal sempre há 780 com barra Panhard. É sobre estes que estou a falar. E o que é certo em que em 1989, não exitiam Volvos com suspensão multilink. Obviamente que vocês arranjam modelos mais recentes... Se eu fôr buscar o S40 e a V50 as coisas não eram como eu estava a referir.

                                              A revista é a Autocatálogo de 1989!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                                                Ficamos em que vocês é que têm que ter em atenção ao que dizem.

                                                Eu estou a falar sobre estes modelos. Vocês trazem modelos que ainda nem sequer existiam aquando do lançamento desta revista. Afinal sempre há 780 com barra Panhard. É sobre estes que estou a falar. E o que é certo em que em 1989, não exitiam Volvos com suspensão multilink. Obviamente que vocês arranjam modelos mais recentes... Se eu fôr buscar o S40 e a V50 as coisas não eram como eu estava a referir.

                                                A revista é a Autocatálogo de 1989!
                                                Certo nao diria, creio que os 780 V6 MY89 ja traziam multilink, mas o T5 pode confirmar..

                                                os 760 nao tenho certeza..

                                                Agora pergunto.. e as outras marcas? tinham RWD's multilink assim há tanto tempo ?

                                                Eu tinha uma revista ou duas dessas, e haviam bugs em alguns items

                                                E a pergunta final.. qual é o teu problema com os Volvos? é por serem fiáveis? Tens bom remedio, tal como ja houve quem despachasse uma Astra 1.3 CDTi quase nova e fosse buscar um Scooby impreza com uns anos pasa por a gás, tambem podes ir buscar um Volvo com um motor nobre a gasolina... garanto te que conheço quem o queira fazer e ate tem carros bem melhores para vender... e andam aqui no forum

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  O tópico deveria chamar-se "Vamos falar da Volvo há 20 anos atrás"...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    O 780 já tem Multilink desde o MY88,tal como o 760. (1988)
                                                    Não tenho conhecimento de nenhum V6 com Panhard.

                                                    Mas este sr monicamelo continua com os ensinamentos do "Autocatálogo"... LOL

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por FastLee Ver Post
                                                      Certo nao diria, creio que os 780 V6 MY89 ja traziam multilink, mas o T5 pode confirmar..

                                                      os 760 nao tenho certeza..

                                                      Agora pergunto.. e as outras marcas? tinham RWD's multilink assim há tanto tempo ?

                                                      Eu tinha uma revista ou duas dessas, e haviam bugs em alguns items

                                                      E a pergunta final.. qual é o teu problema com os Volvos? é por serem fiáveis? Tens bom remedio, tal como ja houve quem despachasse uma Astra 1.3 CDTi quase nova e fosse buscar um Scooby impreza com uns anos pasa por a gás, tambem podes ir buscar um Volvo com um motor nobre a gasolina... garanto te que conheço quem o queira fazer e ate tem carros bem melhores para vender... e andam aqui no forum
                                                      A fonte pode estar incorrecta. Se tal acontecer serei a primeira pessoa a corrigir essa situação. Até agora prevalece pois o que vocês apresentaram não desmente o que eu apresentei.

                                                      O meu objectivo é falar um pouco desta questão. É compreender um pouco da história. Muitas das pessoas que aqui andam no fórum só sabem alguma coisa dos carros de há meia dúzia de anos. Talvez se compreenderes a História, compreendas as políticas e a mudanças que se registaram em algumas marcas.

                                                      Nunca te perguntaste porque é que a Volvo aceitou ter motores Renault? Porque é que agora mais recentemente tem motores PSA? Porque que é que tem chassis Ford?
                                                      Nota: não estou a levantar nenhuma picardia, por considerar esse facto menos digno, hoje me dia é facto recorrente em todas as marcas. O que acho que devemos fazer é colocar essas perguntas. E se possível contextualizar os acontecimentos de cada marca. É essa a minha intenção.

                                                      Sobre as outras marcas, é para isso que tenho aqui a revista. É esse o meu interesse também. É precisamente comparar com outras marcas. Ver o estado de evolução (na altura) de cada uma das marcas. Neste caso temos uma grande vantagem que eu não tinha quando lia pela primeira vez estes textos: sabemos como foram os anos seguintes.

                                                      Sobre o teu último parágrafo, não percebi nada. Mas também nem me vou dar ao trabalho de entender. Nota só que não tenho qualquer tipo de implicação com a Volvo. Gosto bastante dos modelos actuais. Têm alguns defeitos, como todos os têm. Agora tens que considerar (se souberes tanto melhor) que a gama da Volvo em 1989, realmente não primava pela vanguarda de soluções evoluidas no que aos chassis diz respeito.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Muito fixe


                                                        Então eu hoje com a minha barra panhard passei uns quantos multi-link com barra estabilizadora






                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por T5 Ver Post
                                                          O 780 já tem Multilink desde o MY88,tal como o 760. (1988)
                                                          Não tenho conhecimento de nenhum V6 com Panhard.

                                                          Mas este sr monicamelo continua com os ensinamentos do "Autocatálogo"... LOL

                                                          Trazes fontes credíveis a referirem esse facto e eu imediatamente corrijo a situação. Até lá os ensinamentos do Autocatálogo de 1989 prevalessem.

                                                          Mas também te digo estamos a discutir um assunto sem jeito. Por mim, o 780 até podia ter multilink...

                                                          Não concordas que a gama da Volvo nesta época estava bastante desactualizada no que à evolução dos chassis diz respeito?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                                                            Muito fixe


                                                            Então eu hoje com a minha barra panhard passei uns quantos multi-link com barra estabilizadora







                                                            Acho que isso não se ficou a dever à barra Panhard!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X