Anúncio

Collapse
No announcement yet.

[Reclamação] Assim funciona a FORD em Portugal

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Reclamação] Assim funciona a FORD em Portugal

    Hoje estou aqui para mostrar ao maior número possível de pessoas como é que funciona a Ford em Portugal em termos de venda de veículos novos. Espero que sirva para prevenir futuros compradores desta marca, que só me cativou pelo carro em si, do qual gostei imenso, pois de resto, anulava a compra sem pensar duas vezes.

    Encomendei a minha Ford Focus SW 109cv num concessionário oficial da Ford. Na altura, a 2 de Abril, assinei uma nota encomenda no valor de 23.162,50 para uma viatura com Pack Titanium X, Pack Sony V2C, Sensores de estacionamento, Retrovisores recolhiveis e aquecidos e barras de tejadilho prateadas.
    Derivado da incapacidade de produção da fábrica da Ford na Alemanha, segundo informações prestadas pelo Chefe de vendas Sr. I.M., e ao processo de abate envolvido no processo de venda, esperei até agora, ou seja, 4 meses e meio, pela entrega da minha carrinha.

    Fui então chamado ao Stand pelo mesmo Sr. I. M. para se acertar o preço derivado ao facto de ter havido alterações do IVA para 20%. E eu todo contente.

    No decorrer da conversa foi-me informado que o extra Pack Sony V2C não estava instalado porque não havia disponibilidade na fábrica para produção e que, fazendo contas à baixa do IVA e ao aumento do preço deste veículo ocorrido em Junho por ordem da Ford Lusitânia eu teria de pagar a mais que o valor acordado em Abril cerca de 100€. E com menos um extra do que os inicialmente encomendados!

    Eu fiquei sem palavras perante tal situação. Eu comprei uma carrinha no dia 2 de Abril por um determinado preço tabelado pela Ford Lusitânia. Assinei uma Promessa de Compra e Venda com todos os extras e preços discriminados. O prazo indicado pela Ford para entrega foi de 26 de Maio. É ridículo que a Ford me esteja agora a exigir que compre a carrinha a um preço superior àquele que foi previamente acordado por ambas as partes e, pior ainda, aumento esse que só me abrangeu porque houve atraso da parte da própria Ford em produzir o veículo. Fiquei indignado com o concessionário que no meu entender estava literalmente a meter-me a mão ao bolso.

    Não satisfeito com a informação de que dispunha, recolhi informação em outros concessionários oficiais Ford onde tenho conhecimentos, e foi-me facultada uma comunicação interna da Ford Lusitânia enviada a todos os concessionários no sentido de que estes protegessem os preços à data da encomenda para satisfação do cliente e bom nome da marca. Tomando conhecimento desta directriz, fiquei ainda mais indignado com a atitude do concessionário que, segundo as informações de que dispunha após ler a dita comunicação, não estava a seguir as orientações.

    Contudo, após uma conversa com o representante do concessionário que me facultou o documento conclui que, apesar de a Ford Lusitânia estar consciente que esta é a atitude mais correcta, ética e legalmente, incumbe também os concessionários de assumir os custos de tal protecção de preços. Ou seja, a Ford Lusitânia aumenta os preços das viaturas à posteriori da encomenda e atira para as concessionárias a responsabilidade de cobrir “do seu bolso” esse aumento.
    Depois de esclarecido este mal entendido, compreendo de todo a posição e atitude do meu concessionário, e lamento que, por ser quem dá a cara ao cliente, tenha sido alvo de suspeitas infundadas da minha parte, pois no meu entender era a concessionária que estava a ter esta prática nada correcta com o cliente.

    É de salientar, mais uma vez, a atitude lamentável da Ford Lusitana.

    Como mandam as regras reclamei por escrito a esta instituição e a resposta foi “Atendendo ao teor da reclamação apresentada e ao facto da Ford Lusitana não possuir pontos de venda, tomámos a liberdade de a reenviarmos para a sua Concessão, solicitando uma avaliação da situação apresentada e consequente resposta directa a V. Exa.

    A reposta acima não faz qualquer sentido no meu entender.

    Antes de apresentar a queixa à Ford Lusitana, enderecei a mesma ao concessionário que me esclareceu que os aumentos são efectuados pela Ford Lusitana. O Stand, enquanto ponto de venda, limita-se a praticar os preços que lhe são aplicados pelo importador que lhe vende as viaturas. A minha reclamação não tem nada a ver com a venda, mas sim com o preço praticado, pelo que não é o stand que tem de dar uma satisfação ao cliente, mas sim a Ford Lusitana que é a empresa que os define.

    Mais uma vez, vejo nesta reposta um descarte de responsabilidades por parte da Ford Lusitana que insiste em imputa-las aos concessionários. É lamentável!

    O valor do aumento em questão foi de 400€ sobre o preço final. Com muita sinceridade da minha parte, nem é pelos 400€ pois tanto me custa dar 23200€ como 23600€. É tudo uma questão de seriedade e ética para com um cliente. Nem que fosse 1 cêntimo. É triste e muito infeliz este tipo de conduta por parte da Ford Lusitana.

    P.S.: Segundo o meu vendedor ainda tive "a sorte" de o meu carro ter sido facturado em Julho, pois caso contrário, seria abrangido pelo aumento de 500€ ocorrido em Agosto!

    #2
    Do que entendi, assinaste um contrato de promessa de compra e venda com um concessionário Ford. Entretanto estás-te a queixar da política de preços da Ford Lusitana, certo? Entidade esta com quem não assinaste nada, correcto?

    No meu entender tens é que responsabilizar quem está a incumprir o contrato, no caso (se entendi) o concessionário.

    Comentário


      #3
      Depois desse roubo descarado por parte da Ford, eu não comprava o carro.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por citroen_c5_2 Ver Post
        Depois desse roubo descarado por parte da Ford, eu não comprava o carro.
        Claro......

        Comigo as coisas também se resolvem assim, e saía de lá com um:

        "Carros há muitos o Palerma"

        Comentário


          #5
          É difícil dizer que faria isto ou aquilo depois de tanto tempo à espera.

          ...mas, acho que não compraria o carro, excepto se estivessem reunidas as condições exactas para as quais a compra foi sinalizada. ...não pode haver alterações.

          Não corrigem a situação, exiges a devolução do sinal por incumprimento do contrato.
          ...e entretanto, fazes o negócio noutros concessíonários, de preferência metendo-os à bulha com a fórmula do costume "dizes que o outro te oferece mais pelo mesmo preço, ou que então te oferece o mesmo, por menos" ...e vais esticando a margem até ao máximo possível.
          Quando eles se desinteressarem de te vender o carro, talvez seja sinal que o preço já está suficientemente esticado.

          Michael

          Comentário


            #6
            Situação lamentável, podes ter a certeza que se acontece-se comigo anulava imediatamente o contrato, e exigia a respectiva devolução do sinal.

            Nada te impede de comprar o mesmo modelo mas num stand diferente e ainda podes usar esse preço que tens agora como comparação para baixar o preço final mais um pouco.

            Frase muito repetida, "carros há muitos".

            Comentário


              #7
              A primeira coisa que nos vêm à cabeça é: anulava o contrato e ia comprar outro carro.

              É fácil dizer isto a quem está de fora. A ti, que compraste o carro é bem mais difícil depois de 4 meses de espera, por muita que fosse a vontade que te desse.

              Para mais, sejamos racionais, o vendedor em nada se iria chatear. Essa carrinha, mais semana menos semana, está sempre vendida e tendo o stand que assumir a diferença do valor de Abril para Julho, parte do que iria ganhar com essa venda iria ser "comido" por essa diferença, pelo que, se calhar, até lhes farias um favor em deixar-lhes lá o carro e pedindo a devolução do sinal.

              Se eles te tivessem que devolver o sinal a dobrar ou a triplicar, aí a conversa seria outra.

              Acabaste por proceder da forma possível e acabaste por "proteger" o stand de um custo e de uma série de problemas e burocracias.

              Todavia, não deves ficar a perder, pelo que, pela tua "simpatia", eles podiam ser também igualmente simpáticos contigo. E uma forma possível é oferecerem-te os 400€ de diferença em serviços, nomeadamente as revisões. Para eles o custo é praticamente nulo e a ti é dinheiro que te ficará no bolso.

              Penso que seria uma forma simpatica de resolver a coisa e de te sentires menos prejudicado com a situação.

              Propoe-lhes isso e vê o que eles dizem.

              Comentário


                #8
                deleted

                Comentário


                  #9
                  Eu anulava a venda e exigia a devolução do sinal uma vez que foi por parte deles que não cumpriram em nada(preço, data, etc) o que estipulaste e assinaste no contrato.

                  Comentário


                    #10
                    É bastante desagradável o tempo de espera por um carro novo, e daí todas as tuas dúvidas. Mas eu tenho a certeza que se isso acontece comigo, anulava nesse instante o contracto.

                    O concessionário não está a ser nada simpático contigo, por muito que te queixes da Lusitânia (e eles também). O concessionário não perdia tanto dinheiro quanto isso se suportasse os custos "extra" dos carros encomendados previamente a esses aumentos (vende carros novos todos os dias, não?!) e seria uma atitude de gentileza e boa vontade para contigo. Se não te fideliza agora como cliente novo... quando o fará?

                    Estás a pagar mais por menos, e sem razão. E para cúmulo dos cúmulos ainda dizem que tiveste sorte por não seres abrangido por um qualquer aumento posterior ao aumento que já não tinhas de pagar se as coisas fossem bem feitas???

                    Carros há muitos e se for preciso marcas também. Boa sorte com a decisão!

                    Comentário


                      #11
                      Relativamente ao sinal, nunca cheguei a dar nenhum, logo por aí não tinha qualquer problema em anular o contrato. Aliás o vendedor colocou-me logo essa hipotese.

                      Eu atirei-lhe à cara que o que faz isto é haver muita procura. As marcas abusam e aproveitam-se disso. Eu disse-lhe que de pouco adiatava reclamar porque se eu não quisesse o carro, estariam mais umas 10 pessoas à espera para ficar com ele incondicionalmente. Ele prontamete me corrigiu: "Não são 10! São 23!"

                      O meu dilema é que eu gosto mesmo do carro. E não querendo desviar a conversa para a subjectividade que a caracteriza, não encontro no mercado melhor opção em termos de equipamento vs preço. Eu queria mesmo este carro em particular. E depois de 4 meses de espera ter de começar tudo de novo era bem pior que perder 400€. Até por o meu outro carro é um IS200 e se continuasse a andar com ele diariamente durante mais um mês, gastava bem mais que isso em gasolina.

                      Só pretendo com este tópico mostrar como é que estas empresas trabalham verdadeiramente para que no futuro, quando alguém assinar um contrato promessa de compra e venda salvaguade bem as condições em caso de espera por incapacidade da marca.

                      Comentário


                        #12
                        penso que o melhor é fazer queixa no livro de reclamações e procurar
                        outra concessão

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por zeCmax Ver Post
                          penso que o melhor é fazer queixa no livro de reclamações e procurar
                          outra concessão
                          Não adianta. Os preços são fixados pela Ford Lusitana e os aumentos são aplicados de forma igual a todas as concessões.

                          Tenho um amigo que comprou na Ford de Guimarães em Julho já depois do aumento e os valores eram os mesmos.

                          Comentário


                            #14
                            Eu penso que devias anular o contrato, pois tens motivo para isso. Hoje em dia as marcas são quase todas iguais, pois partilham imensos componentes, a diferênça está no serviço que oferecem. Pelo que contaste a Ford não têm ética. Não é por acaso que estão com problemas gravissimos, e a perderem constantemente quota de mercado. Já sabes se por acaso tiveres algum problema fora do vulgar na garantia o que te pode esperar.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Strick Ver Post
                              Relativamente ao sinal, nunca cheguei a dar nenhum, logo por aí não tinha qualquer problema em anular o contrato. Aliás o vendedor colocou-me logo essa hipotese.

                              Eu atirei-lhe à cara que o que faz isto é haver muita procura. As marcas abusam e aproveitam-se disso. Eu disse-lhe que de pouco adiatava reclamar porque se eu não quisesse o carro, estariam mais umas 10 pessoas à espera para ficar com ele incondicionalmente. Ele prontamete me corrigiu: "Não são 10! São 23!"

                              O meu dilema é que eu gosto mesmo do carro. E não querendo desviar a conversa para a subjectividade que a caracteriza, não encontro no mercado melhor opção em termos de equipamento vs preço. Eu queria mesmo este carro em particular. E depois de 4 meses de espera ter de começar tudo de novo era bem pior que perder 400€. Até por o meu outro carro é um IS200 e se continuasse a andar com ele diariamente durante mais um mês, gastava bem mais que isso em gasolina.

                              Só pretendo com este tópico mostrar como é que estas empresas trabalham verdadeiramente para que no futuro, quando alguém assinar um contrato promessa de compra e venda salvaguade bem as condições em caso de espera por incapacidade da marca.
                              E aqui temos um exemplo de como os privados trabalham... São piores que os FPs...

                              Comentário


                                #16
                                Vais abater um IS200?

                                Comentário


                                  #17
                                  Fizeram-nos o mesmo cá em casa, neste caso era uma Galaxy, Fevereiro era um preço, em Abril era outro superior ao acordado. Ora, gostamos (aqui em casa) muito da marca, mas isso não implica que gostemos que gozem com a nossa cara.
                                  Cancelamos a compra, tal como tu não havia sinal, e talvez ou por sermos já clientes antigos da marca, ou por ser um modelo com menos procura, mas eles vieram atrás de nós e lá fizeram o preço acordado.
                                  Agora como já foi dito, dado que é o modelo que é, pouco devem estar preocupados caso tu canceles ou não.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Parece-me q é de censurar sim o concessionário. Tb não achei grande coisa ao concessionário onde fui comprar o Focus. Mas pelo menos o meu apenas demorou uma semana.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Também tenho imensas razões de queixa do concessionário Ford onde era cliente, mas por outros Motivos.

                                      Vejo que a Ford ainda tem muito que progredir para além do produto em si.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por XicoZe Ver Post
                                        Vais abater um IS200?


                                        o IS200 foi lançado em 1999, o que ele utiliza nunca valerá menos de 10 mil euros



                                        a viatura para abate deve ser outra

                                        Comentário


                                          #21
                                          Tu fizeste um contrato promessa de compra-venda?

                                          Nesse contrato, ou nota de encomenda, n está fixado o preço?

                                          Isto cheira-me a uma grande treta, se o carro foi encomendado quando o compraste, é pelo preço q acordaram e acabou-se!

                                          Mas voces n tao a ver a maior peta aqui? Eu compro material q só me é entregue 10 meses depois, e n taenho nada a ver q 10 meses depois ele esteja mais caro, o preço q vale é à data de encomenda! Iss cheira-me a esturro por todos os lados.

                                          Comentário


                                            #22
                                            2º sempre ouvi dizer, que qdo há sinal e alguém quebra com o contrato, há que devolver a dobrar.

                                            Eu se fosse a ti aconselhava-me com 1 advogado, porque o dobro de 23000€ dá para ir buscar um belo carro,

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Gugul Ver Post
                                              2º sempre ouvi dizer, que qdo há sinal e alguém quebra com o contrato, há que devolver a dobrar.

                                              Eu se fosse a ti aconselhava-me com 1 advogado, porque o dobro de 23000€ dá para ir buscar um belo carro,

                                              o dobro do sinal, não é o dobro do valor total


                                              e neste caso não existiu sinal...

                                              Comentário


                                                #24
                                                confirmo que houve um aumento realmente nos modelos ford focus e quando comprei o meu isso foi-me dito... pois comprei depois do aumento.

                                                mas neste caso é diferente... foi feito uma orçamentação para um preço...
                                                se entretanto a ford portugal aumenta o preço... isso não interessa ao cliente!
                                                o cliente comprou com o preço inicial!
                                                mais incrível ainda é a ford portugal passar esse aumento para o concessionário!
                                                Mostra o desprezo para o cliente e para a consessionária!!

                                                no entanto perante o cliente quem tem de se responsabilizar é a consessionária! depois entre a consessionária e a ford portugal isso é lá entre eles!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Que situação chata e caricata.
                                                  Mas tu tens um contrato de compra e venda e o concessionário deve fazer o preço acordado.
                                                  Só facto do rádio não vir, já era razão para quebra de contrato.

                                                  Por experiência própria, mas com um usado...quando a coisa começa tremida......

                                                  Se eu soubesse o que sei hoje, tinha desfeito o negócio.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por XicoZe Ver Post
                                                    Vais abater um IS200?
                                                    Está bem que só em davam 8000€ por uma retoma, mas daí a abater um IS200.... até me doi a alma de imaginar!!

                                                    Não, abati um Corolla de 1992.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                                      Tu fizeste um contrato promessa de compra-venda?

                                                      Nesse contrato, ou nota de encomenda, n está fixado o preço?

                                                      Isto cheira-me a uma grande treta, se o carro foi encomendado quando o compraste, é pelo preço q acordaram e acabou-se!

                                                      Mas voces n tao a ver a maior peta aqui? Eu compro material q só me é entregue 10 meses depois, e n taenho nada a ver q 10 meses depois ele esteja mais caro, o preço q vale é à data de encomenda! Iss cheira-me a esturro por todos os lados.
                                                      Exacto, aliás é pratica comum em muitos stands que em Dezembro se vendam carros para Janeiro para o cliente ficar com a matricula mais nova e sem encargos extra para ele...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Caríssimos,

                                                        Trabalho numa gestora de frotas e o que o colega Strick está a reclamar é sem qualquer tipo de dúvida, o mais usual neste "business".

                                                        Meu caro (esta afirmação é válida, se o "desespero" de ter um carro for pouco):

                                                        - Eu apenas dizia: "Até logo. Obrigado!" e ponto final.


                                                        O preço apenas pode ser alterado por motivos de impostos (neste caso até o foi), mas o facto de vir sem o extra pedido (presumo que venha descriminado na factura) era motivo suficiente para anular o contrato de compra e venda, quanto mais pagar a mais por um extra já pago (não veio foi de fábrica!).
                                                        Não aceites essa situação!

                                                        Se tiveres dúvidas, manda PM e falamos melhor sobre o teu caso para eu perceber exactamente (tens um grande testamento! lol) a situação e te poder ajudar.


                                                        Abraço

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Independentemente de ter ou não havido aumento por parte da Ford Portugal ou até mesmo por parte do IA ou outra coisa qualquer...

                                                          Quem deveria assumir a diferença de preço entro o momento do contrato-promessa e a própria entrega da viatura, seria o Stand e mais ninguém.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Pessoalmente, desistiria de imediato do negócio e iria comprar um carro a outro lado, muito provavelmente de outra marca.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X