Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Punto 1.9 JTD 08/2000

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Punto 1.9 JTD 08/2000

    Boas...

    Pessoal, tou para fechar um negócio com um carrito destes... é para dar umas voltinhas por Lx e andar mais descansado e deixar o outro em casa... além disso começa a ser frequente a necessidade de outro carro por causa da minha Maria, se bem que temos a sorte de podermos ir e vir para o trabalho juntos no mesmo carro.

    Pois bem, descrição do carro:

    Fiat Punto 1.9 JTD 80 cv de Ago 2000
    120 mil kms
    A/C, Comp Bordo, Jantes Esp., preto metalizado, vidros, espelhos electricos, etc, etc...

    Estive a analisar o carro até à exaustão e parece-me muito bom...

    Gostava é que o pessoal mais experiente nestes carros (nunca tive Fiat) me dessem uns conselhos e falassem um bocado sobre o carro...

    Agradeço desde já à malta...

    Obrg

    CR

    #2
    uma granda maquina...esse motor e super fiavel...consegues consumos de 5 5.5..

    se ta impecavel..vai em frente

    Comentário


      #3
      Sei de vários picanços entre 2 amigos meus, um com um Fiat Punto 1.9JTD de 80cv e o outro com peugeot 206 1.4HDI de 68cv em que o 206 1.4HDI leva sempre a melhor.. eu acho isto mto estranho mas enfim! não sei se o Punto tem algum problema, o que é certo é que fica sempre para trás..

      Suponho que não pretendas andar a fazer picanços mas de qualquer forma um motor 1.9 com turbo que anda menos do que um 1.4 é preocupante!

      Também já me disseram que esse modelo do Punto trava muito mal..

      A minha namorada esteve para comprar um Punto desses comercial e do mesmo ano, estavam a pedir 5750€ num stand há um ano e pouco. Para além de ser caro, o carro não me agradou e por isso desaconselhei-a.

      Acho que esse carro, neste momento, com 8 anos deve valer uns 3500€, 4000€ no máximo. Se estiver mto bom e dentro destes preços talvez não seja mau negócio.

      Comentário


        #4
        Cada um diz o que quer! Um amigo eu que anda no seu Classe C de 2001 pedou num Punto mk2 que era da minha mae é ficou admirado c a prontidao dos travoes!

        O perigo das generalizaçoes é mesmo esse, cada carro ao fim de algum uso tem as suas caracteristicas e n é pelo meu na altura ja c 150 mil kms travar bastante bem que esse ira fazer o mesmo, tudo depende da manutençao e dos tratos aos discos dos travoes.

        Eu tenho um 206 1.4 hdi e de stock nao deve ter a minima hipotese c esse 1.9 jtd.

        Apesar do Punto ser mais pesado deve ter mais força desde baixa rpm que um 1.4 hdi.

        Os picanços n significam nada quando se joga c condutores diferentes. Cada um sabe puxar melhor ou pior o carro que leva nas maos.

        4000 mil euros vale os 1.25 de 80cv a gasolina, esse carro vale mais uns 2 mil euros certamente.

        C esse ano pedem pelos 206 2.0 hdi comerciais uns 7mil euros, e digo desde ja que o meu punto hlx mostrava bem melhor construçao que o 206.

        No 206 ja tive que tirar forras e td para anular ruidos, no punto ao fim de 8 anos e 150 mil kms n mostrava ruidos cronicos e chatos cm no 206.

        Ca em casa smp houve peugeot e renault, desde que veio o fiat punto que fiquei c uma impressao bem melhor a muitos niveis.

        Kuando n se tem os carros nao vale a pela falar porque n ha opiniao experienciada.

        Comentário


          #5
          Obrigado aos que já responderam...

          Bem, o carro, ainda sem negociar, está nos 4200 €...

          Como é para pagar a pronto e sem retoma tenho ainda de negociar...

          Por acaso, e respondendo a algumas questões, tenho muito má imagem dos materiais do PUG 206... muitos barulhos parasitas e montagem sofrivel. Pelo menos é a ideia que tenho de um que estava na empresa com cerca de 150 mil kms...

          Já o Punto, um primo meu tem um 1.2 16v com cerca de 100 mil e tá muito porreiro. É a ideia que tenho... e eles têm 4 putos e o mais velho com 8 anos...
          Por isso, é um teste do caneco ao desgaste automóvel...

          Continuem que tou a gostar de ler...

          Obrg.

          CR

          Comentário


            #6
            tenho um do mesmo ano, e com mais meia dúzia de kms.


            dá uma vista de olhos no DB dele:

            http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=57688


            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por figon Ver Post
              Sei de vários picanços entre 2 amigos meus, um com um Fiat Punto 1.9JTD de 80cv e o outro com peugeot 206 1.4HDI de 68cv em que o 206 1.4HDI leva sempre a melhor.. eu acho isto mto estranho mas enfim! não sei se o Punto tem algum problema, o que é certo é que fica sempre para trás..

              Suponho que não pretendas andar a fazer picanços mas de qualquer forma um motor 1.9 com turbo que anda menos do que um 1.4 é preocupante!

              Também já me disseram que esse modelo do Punto trava muito mal..
              Eu posso comparar bem os dois motores pois a minha namorada tem um C2 1.4 hdi (que até deve andar melhor que o 206) e posso-te dizer que o Punto faz notar e bem a maior potência e maior cilindrada. Acredito que o Punto que descreves não esteja nas melhores condições.


              Em relação à travagem, não há nada apontar. Mesmo em comparação com modelos mais recentes, não noto grandes diferenças.

              Comentário


                #8
                Um
                Punto 1.9JTD (80cv/196Nm/12.2s/170km/h)
                tem vantagem na aceleração em relação ao
                206 1.4HDI (68cv/150Nm/14.8s/168km/h).
                Em termos de vel max é ela por ela.

                Comentário


                  #9
                  Isso tb sao so dados de papel porque na realidade a disponibilidade de potencia desde as 1000rpm sera bem maior no 1.9.

                  Sim o 206 que tenho o maior defeito é mesmo os materiais flexiveis e a montagem que n os segura da melhor forma. No punto os materiais sao mais firmes e tb melhor seguros.

                  O 206 tem é uma conduçao e chassis melhor, nota-se quado se puxa aos limites que é um carro progressivo e rapido c a frente smp o maximo colada, o Punto nao é assim nos limites a frente dita o limite apesar de em curvas rapidas ser tb rapido. Para condutores menos calejados o Punto oferece mais segurança pois cm é mais lento a reagir e a traseira é mais morta n oferece tanta exigencia ao condutor.

                  Essa versao é a HLX? se for essa é uma bela versao com bom aspecto por dentro nos bancos e portas, igual a que tinha.

                  Comentário


                    #10
                    O problema do Punto é que tem uma caixa de relações longas, para beneficiar os consumos, ficando para trás perante a concorrência Francesa com menos cavalos e centímetros cúbicos.

                    Apesar de ter uma caixa de relações longas, os consumos ficam sempre acima dos 1.5 dCi e 1.4 HDI na ordem de 1 a 2 litros, tudo por culpada "elevada" cilindrada do motor.

                    Boa habitabilidade, bom conforto sonoro (o JTD é silencioso), bons travões.

                    A qualidade de construção está longe de desiludir, sendo bastante aceitável.

                    Comentário


                      #11
                      Tinha uma ideia totalmente diferente desse punto.. sabia que a qualidade dos materiais e da montagem do interior do 206 não era grande coisa mas pensei que a do punto não fosse melhor.. ve-se muita gente aqui pelo forum a dizer que os Fiat Punto ganham muitos barulhos!

                      Quanto aos picanços entre o 1.9JTD e o 1.4HDI sempre me fez muita confusão que o Punto levasse ratada.. sempre tive a ideia que se fosse eu que fosse lá sentado ao volante do punto não seria assim.

                      Depois disto fico com pena de não ter experimentado o Punto que a minha namorada esteve para comprar, embora que a estética desse punto não me agrade muito! Ela acabou por comprar um Mégane 1.9D de 2000 com 80.000kms com o qual está bastante satizfeita, só é pena ser uma arrastadeira!

                      Comentário


                        #12
                        Boas...

                        Antes de mais obrigado pelas respostas...

                        Bem, quanto à montagem e dos materiais no Punto, segundo vejo pelo do meu primo não é muito bom nem é muito mau. Fica-se pelo porreirinho...

                        Depois a nível de motor, ouço dizer maravilhas daquilo... Desde médias de 5,5 l, muito boa disponibilidade pois trata-se de um 1.9 JTD.

                        Pessoalmente, odeio motores com pouca cilindrada e turbo-dependentes, mas trata-se apenas de uma opinião pessoal. Prefiro que beba mais 1 litro aos 100 e ter outro motor.
                        Espelho disso é o binário máximo constante entre as 1500 e as 3000 rpm... Para uma condução normal dá um jeitaço e ajuda bastante no consumo.

                        Finalmente, vou ver o carro neste sábado após uma limpeza profunda ao carro (com higienização) para ver como fica. Tou ansioso para ver... porque o carro de aparência exterior está impecável, mas o antigo dono era fumador... vamos a ver...

                        Outra coisa que descobri é que o carro está a precisar de um medidor de massa de ar... O Sr. insiste que eu dê uma volta no carro com o medidor estragado e depois do carro estar impecável... mais um ponto a ver...

                        Bom, agora noutro prisma. Sei de alguns truques para ver o estado do motor:

                        1. Tirar vareta do óleo e ver se fuma muito,
                        2. Aquecer o carro, parar e dar a chave passados 5 ou 10 minutos (com o motor ainda quente) para ver se pega bem (testar perdas de compressão),
                        3. Ver o fumo que deita (coloração, opacidade)...

                        Se souberem de mais alguma coisa...

                        Obrigado pessoal... continuem sff...

                        CR

                        EDIT:

                        Esqueci-me de referir 2 coisas:

                        O carro é um Punto ELX Van e a mala do carro está imaculada bem como a chapeleira. Vê-se mesmo que é carro de particular... Foi um ponto a favor do carro...
                        Editado pela última vez por crosario; 29 August 2008, 09:44.

                        Comentário


                          #13
                          bem eu posso te dizer..porque conheco o punto como a palma da minha mao..que o 1.9 jtd e um bom motor e o material do interior..nao e bom..nao mau..como dizeram...e aceitavel..

                          saiu tambem o 1.9 jtd hgt com 100 cv...mas nunca vi nenhum ca em portugal...

                          em relacao ao comparativo com o 1.4...esse jtd deve andar nas lonas so pode...

                          em relacao a fiabilidade do motor...

                          se o carro foi bem tratado..isso dura km e km..

                          tenho um caso proximo de um jtd desses....com 197 cv e 480 de binario...tem 165 mil km... corta 5 aos 250...e o motor..dura..dura..dura...

                          o 1.9 jtd de 80..e pouco explorado...

                          so para exemplo....ate aos 130 cv a embreagem aguenta...e o turbo aguenta ate aos 150...

                          logo..e um motor pouco explorado...foi pensado na fiabilidade e ser agradavel de conduzir

                          Comentário


                            #14
                            Tenho a versão de 85cv, práticamente igual a esse em termos de motor.

                            Não tenho nada a apontar de negativo, desenvolve muito bem, gasta pouco... Com condução poupada faço 5.5lts mesmo com bastante cidade (Porto). Em condução mais desportiva bebe um pouco mais, claro, mas os hdi 68 e dci 65 ficam 3km para trás.

                            O motor faz barulho em frio, mas em AE por exemplo quase nem o ouves.

                            O meu tem um defeito grave - Não tem A/C

                            Relativamente aos consumos dos DCI lembro-me quando fui buscar o carro da empresa ao stand, o mén lá disse-me: "4.4, 4.5, nunca mais de 5.0lts/100". Esqueceu-se foi de dizer que para isso tinha de andar a 80km/h. Aquilo bebe e não é pouco.

                            Comentário


                              #15
                              Esses consumos so mesmo quase em plano e a velocidades e rpms baixas, quando se puxa por um carro tanto vale ser diesel ou a gasolina, ter poucos ou muitos cavalos, o consumo dispara e muito.

                              Se for a esmifrar arrisco-me a falar em 10l mesmo nos pequenos diesel, isto é andar smp a puxar mudanças ate ou para alem das 4000rpm, para n falar em reduçoes daquelas á maneira.

                              Comentário


                                #16
                                Discordo que esses pequenos motores DCI, HDI, etc gastem muito. Conheço vários carros desses que com andamentos normais e às vezes até despachados bebem à volta de 4,5 ltrs. É preciso é saber utilizar a caixa. Esses carros têm um bom binário, se não se esticarem as mudanças além das 2500-3000rpm eles fazem óptimos consumos.

                                A minha namorada andou com um clio 1.5 DCI da empresa, a subir a nova AE para a Guarda sempre em 5a fazia médias de 4,5 ltrs.

                                Conheço vários peugeots 206 1.4 HDI que mesmo em andamentos despachados fazem óptimos consumos, nunca mais de 6 ltrs.

                                Comentário


                                  #17
                                  So digo uma coisa, eu tenho um 206 1.4 hdi e ate tenho box que posso meter e tirar e digo-te que meto-o carro a mamar 10l tanto c box cm sem ela.

                                  Sei do que falo. 4,5 so em plano e um carro que n seja puxado pois toda a mecanica ganha habituaçao ao andamento e ao consumo.

                                  Agora estradas com altos e baixos e a espremer nem 7 fazes, conta mais com 8,9,10l.

                                  Claro que se nao passar das 2000rpms entao consomem muito pouco so que demoram algum tempo a ganhar a velocidade que desejo, so carros com mais cilindrada e pelo menos 90cv conseguem dar aceleraçao que quero usando apenas ate as 2000rpms. No 1.4 hdi so com a box consigo ter essa força a partir das 1500rpm.
                                  Editado pela última vez por Cagi; 30 August 2008, 19:00.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por figon Ver Post
                                    É preciso é saber utilizar a caixa. Esses carros têm um bom binário, se não se esticarem as mudanças além das 2500-3000rpm eles fazem óptimos consumos.

                                    A minha namorada andou com um clio 1.5 DCI da empresa, a subir a nova AE para a Guarda sempre em 5a fazia médias de 4,5 ltrs.
                                    O meu da empresa é o clio 65cv.
                                    É difícil mantê-los nas 2500-3000, então em AE é o cumulo, vai com 3000rpm a 120... Se for a 140-150 vai a gastar mais de 7.5lts, e não são poucas as vezes que faço médias em AE de quase 9lts/100 a +/- 160km/h.

                                    A subir a AE para a guarda deve ser um suplício, eu vejo como é nos candeeiros, a subir não passa dos 120-130 e a gastar 8 ou mais.

                                    Este carro gasta muito pouco em estradas nacionais, a 80-90 e em cidades como qualquer pequeno diesel, mas mesmo em cidades para bons andamentos vai para os 6.5lts/100

                                    Quanto aos hdi nunca andei, mas vejo-os a passar por mim e ir embora na AE quando vou no clio.

                                    Quanto ao jtd, penso que apesar de ser um motor antigo é bastante equilibrado na performance/consumo. Subir a AE para a guarda é sempre a andar

                                    Comentário


                                      #19
                                      O meu dCi dificilmente passa dos 5.5... Com o Punto os consumos nunca vieram abaixo dos 6.

                                      E aplicando o mesmo tipo de condução e percursos... Não os achei maus, face à cilindrada, mas são-no mais elevados e não vejo grande vantagem em ter mais centímetros cúbicos...

                                      Outro ponto onde um Clio dCi 65 bate um Punto JTD 80, as recuperações...

                                      O dCi em 5ª dos 80 a 102 Km/h faz cerca de 17 segundos, o Punto no mesmo exercício quase 24 segundos... É bué...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Eu quando falo em andamentos despachados não quero dizer que andam a puxar pelo carro à bruta. Quero dizer que não andam a "pastar", ou seja, esticam as mudanças o menos possivel, normalmente abaixo das 3000rpm mas aproveitando o binário e andando sempre na mudança mais alta que for possivel conseguem-se andamentos despachados com baixos consumos e menor desgaste do motor.

                                        A minha namorada a subir a AE para a guarda com o clio 1.5DCI da empresa vai a velocidades entre os 110 e os 130/140, depois a descer compensa. Para baixo nem é preciso acelerar, é deixá-lo ir.

                                        Um amigo meu que tem um 206 1.4HDI ainda no outro dia me disse que fez média de 4,5 com um depósito e nesse depósito fez uma viagem de 100kms a andar bem, 150/160/170 kms/h. Eu não acredito em tudo o que me dizem mas vindo de quem veio e conhecendo eu bem aquele motor acredito perfeitamente. Se eu com o meu Ibiza 1.9D com 256.000kms faço médias de 5,5 ltrs pq é que esses carros muito mais evoluidos não hão-de fazer 4,5 ltrs?
                                        Editado pela última vez por figon; 30 August 2008, 23:29.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por DêCêIi Ver Post
                                          O dCi em 5ª dos 80 a 102 Km/h faz cerca de 17 segundos, o Punto no mesmo exercício quase 24 segundos... É bué...
                                          Tou a ver que vou ter que meter aqui um video... Não tenho a certeza, mas anda pelos 13-14s. PAra não dizer que em condução normal, com recurso à caixa de velocidades, metes 4ª a 80 e bye bye dci, vemo-nos no destino.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Boas pessoal,

                                            Então é assim:

                                            Já analisei melhor o carro. Interiores está muito porreiro, muito bom mesmo. Tem apenas um barulho na porta do condutor (dá a sensação que é alguma peça que não está devidamente ajustada). Todos os componentes eléctricos no carro funcionam na perfeição (A/C incluido). As portas têm um bater impecável, assim como capot e porta traseira. A mala está porreira com praticamente nenhum uso.
                                            Em termos de condução: embraiagem impecável, mudanças entram na perfeição, travões afinados (discos estão quase novos, pastilhas também), transmissões não fazem batulhos nenhuns. Quanto ao motor é que fiquei um pouco apreensivo porque o carro nao puxa nada, ou seja, nada mesmo... dizem que é o medidor de massa de ar. Insistiram para eu ir experimentar o antes e o após novo medidor de massa de ar... Eu fui...
                                            Como fui com a minha mulher experimentar o carro meti-a num descampado a puxar 1as e 2as... Não faz fumo absolutamente nenhum... É na mesma um ponto a confirmar porque o carro não está a puxar nada... Os pneus estão a meio uso (BFGoodrich)...

                                            Agora o ponto que mais me impressionou: a quase quase ausência de barulhos parasitas!!!!!!! Fiquei completamente parvo... Aliás, até disse a minha mulher para se preparar que aquele carro não era o nosso em termos de qualidade... Fiquei deveras impressionado e não sei se deva dar os parabéns ao antigo dono se à Fiat!!!!!!

                                            Visitei a oficina do stand e também fiquei com muito boa impressão...
                                            Como levantei lá duas ou três questões, disponibilizaram-se a ligar o carro à máquina na minha presença e ver os erros que estão (se estiverem) na centralina...

                                            Resumindo, era o esperado para um carro com 120 mil kms. Funciona tudo na perfeição, mas tem o uso normal... nada do outro mundo...

                                            Não fechei o negócio... apenas disse que queria ver o relatório da máquina quando ligarem o carro e experimentá-lo quando tiver a MAF nova... para me certificar então do fumo que faz, ou não, e da saúde do motor (que sinceramente me pareceu ok...)...

                                            Montam-lhe um rádio Sony com cd (básico) e se eu o desejar fazem uma polidela na pintura para disfarçar os swirls das estações de serviço...

                                            O que acham?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Não me parece mal.. por aquilo que dizes o carro parece ter tudo a favor. A questão do medidor de massa de ar é normal em qualquer marca, então nos VW, Audi, Seat, Opel, etc.. é muito frequente os medidores de massa de ar irem à vida. Isso é motivo mais do que suficiente para o carro não puxar como devia.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Para fins meramente cientificos e realmente porque achava os valores adiantados pelo DêCêIi completamente fora do baralho, fui ensaiar a reprise 80-120 em 4ª e 5ª.

                                                Aqui vai:

                                                Reprise em 4ª (80-120)

                                                http://br.youtube.com/watch?v=qHmKn82pe-c

                                                Reprise em 5ª (80-120)

                                                http://br.youtube.com/watch?v=zhOwfI66sSk

                                                Não é nenhum foguete, mas deve andar dentro dos parametros normais para a classe.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por figon Ver Post
                                                  Não me parece mal.. por aquilo que dizes o carro parece ter tudo a favor. A questão do medidor de massa de ar é normal em qualquer marca, então nos VW, Audi, Seat, Opel, etc.. é muito frequente os medidores de massa de ar irem à vida. Isso é motivo mais do que suficiente para o carro não puxar como devia.
                                                  Sim, o carro parece-me porreirinho...
                                                  Digamos que para a quilometragem e idade está bem porreirinho...

                                                  Agora estava a pesquisar na net e surgiu aqui uma questão que não falei com o stand: correia de distribuição!

                                                  Parece que isto se muda aos 120 mil não é? Se calhar ainda tenho de ligar ao tipo para ver como é esta questão...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Boas.. Sempre compras-te o carro ou não?? Por o que li.. Era uma exelente compra, grande negocio.. Aconselho-te a comprares.. Vou-te falar um bocado a cerca do meu ( Fiat Punto 1.9jtd 11/2000 comercial) so para teres uma pequena ideia.. Aspectos Negativos: Cor Branca.. Bem.. O meu neste momento conta 217mil, os problemas que tive/vou ter (120mil ate a data) foram:

                                                    Coluna de direcção, (trancou)
                                                    Opticas, (queimadas)
                                                    Correias, (ja estavam a pedir substituição)
                                                    Embreagem (ja estavam a pedir substituição)
                                                    Termostato/valvula (por ver) A temperatura não esta correcta
                                                    Discos/pastilhas (precisam de substituiçao)
                                                    Amortecedores (os de tras ja foram subs.. faltam os da frente)
                                                    Capa de protecção do Motor (por substituir)
                                                    Filtro de Gasoleo / Ar (por substituir)
                                                    Medidor de massa de ar (verificar)
                                                    Mudanças de oleo (sempre 1000km antes)

                                                    Penso que seja tudo.. Mas não fiques desanimado so por causa da lista. Cada caso é um caso.. Foi um bom investimento. Em termos de km por tanque faço:

                                                    Em Nacional / Velocidade 50-80km / Total Km 845
                                                    Auto-estrada / Velocidade 120-140km / Total Km 1200

                                                    Atençao que este carro esta reprogramado..

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                                      Um
                                                      Punto 1.9JTD (80cv/196Nm/12.2s/170km/h)
                                                      tem vantagem na aceleração em relação ao
                                                      206 1.4HDI (68cv/150Nm/14.8s/168km/h).
                                                      Em termos de vel max é ela por ela.
                                                      O JTD dá mais de 170km/h...

                                                      O meu tá de origem e chega aos 200....

                                                      Comentário

                                                      AD fim dos posts Desktop

                                                      Collapse

                                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                                      Collapse
                                                      Working...
                                                      X