Viva a todos.
Recebi o seguinte email. É um bocado testamento, mas parece-me razoável. Que acham? Dará para poupar 10 cent. num depósito?
**************************************************
O autor deste texto trabalha numa refinaria há 31 anos.
Assim que possa aplicar os truques que a seguir são expostos para
aproveitar ao máximo o seu combustível e, portanto, o seu dinheiro.
Espero que lhe sejam proveitosos.
*1º.Truque: Encher o tanque pela manhã cedo.*
A temperatura ambiente e do solo é mais baixa. Todas as estações de
serviço têm os seus depósitos debaixo da terra. Ao estar mais fria a
terra, a densidade da gasolina e do diesel é menor. O contrário
passa-se durante o dia, em que a temperatura do solo sobe e os
combustíveis tendem a expandir-se. Por isto, se você enche o tanque ao
meio-dia, pela tarde ou ao anoitecer, o litro de combustível não será
um litro exactamente. Na indústria petrolífera a gravidade específica
e a temperatura do solo tem um papel muito importante. Onde trabalho,
cada carregamento de combustível nos camiões é cuidadosamente
controlado no que diz respeito à temperatura. Para que a cada galão
vertido na cisterna do camião seja exacto.
*2º Truque: Quando encher o tanque, não aperte a pistola ao máximo.*
Segundo a pressão que se exerça sobre a pistola, a velocidade pode ser
lenta, média ou alta. Prefira sempre o modo mais lento e poupará mais
dinheiro. Ao carregar mais lentamente, cria-se menos vapor, e a maior
parte do abastecimento é eficaz. Todas as mangueiras devolvem o vapor
ao tanque. Se encherem o tanque apertando a pistola ao máximo uma
verdadeira percentagem do precioso líquido que entra no depósito
transforma-se em vapor e volta pela mangueira ao depósito da estação.
Com o qual, conseguem menos combustível pelo mesmo dinheiro.
*3º. Truque: Encher o tanque antes de que este baixe da metade do depósito.*
Quanto mais combustível tenha no depósito, menos ar há no mesmo. O
combustível evapora-se mais rapidamente do que você pensa. Os grandes
depósitos cisterna das refinarias têm tectos flutuantes no interior,
mantendo o ar separado do combustível, com o objectivo de manter a
evaporação ao mínimo.
*4º Truque: Não encher o tanque quando o posto estiver a ser
reabastecido, nem imediatamente depois.*
Se chega ao posto de serviço e vê um camião cisterna que está a repor
os tanques subterrâneos, ou os acabou de reabastecer, evite, se puder,
abastecer na dita estação nesse momento. Ao reabastecer os tanques,
remove-se o combustível restante nos mesmos e os sedimentos do fundo.
Assim sendo você corre o risco de abastecer combustível sujo.
Recebi o seguinte email. É um bocado testamento, mas parece-me razoável. Que acham? Dará para poupar 10 cent. num depósito?
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O autor deste texto trabalha numa refinaria há 31 anos.
Assim que possa aplicar os truques que a seguir são expostos para
aproveitar ao máximo o seu combustível e, portanto, o seu dinheiro.
Espero que lhe sejam proveitosos.
*1º.Truque: Encher o tanque pela manhã cedo.*
A temperatura ambiente e do solo é mais baixa. Todas as estações de
serviço têm os seus depósitos debaixo da terra. Ao estar mais fria a
terra, a densidade da gasolina e do diesel é menor. O contrário
passa-se durante o dia, em que a temperatura do solo sobe e os
combustíveis tendem a expandir-se. Por isto, se você enche o tanque ao
meio-dia, pela tarde ou ao anoitecer, o litro de combustível não será
um litro exactamente. Na indústria petrolífera a gravidade específica
e a temperatura do solo tem um papel muito importante. Onde trabalho,
cada carregamento de combustível nos camiões é cuidadosamente
controlado no que diz respeito à temperatura. Para que a cada galão
vertido na cisterna do camião seja exacto.
*2º Truque: Quando encher o tanque, não aperte a pistola ao máximo.*
Segundo a pressão que se exerça sobre a pistola, a velocidade pode ser
lenta, média ou alta. Prefira sempre o modo mais lento e poupará mais
dinheiro. Ao carregar mais lentamente, cria-se menos vapor, e a maior
parte do abastecimento é eficaz. Todas as mangueiras devolvem o vapor
ao tanque. Se encherem o tanque apertando a pistola ao máximo uma
verdadeira percentagem do precioso líquido que entra no depósito
transforma-se em vapor e volta pela mangueira ao depósito da estação.
Com o qual, conseguem menos combustível pelo mesmo dinheiro.
*3º. Truque: Encher o tanque antes de que este baixe da metade do depósito.*
Quanto mais combustível tenha no depósito, menos ar há no mesmo. O
combustível evapora-se mais rapidamente do que você pensa. Os grandes
depósitos cisterna das refinarias têm tectos flutuantes no interior,
mantendo o ar separado do combustível, com o objectivo de manter a
evaporação ao mínimo.
*4º Truque: Não encher o tanque quando o posto estiver a ser
reabastecido, nem imediatamente depois.*
Se chega ao posto de serviço e vê um camião cisterna que está a repor
os tanques subterrâneos, ou os acabou de reabastecer, evite, se puder,
abastecer na dita estação nesse momento. Ao reabastecer os tanques,
remove-se o combustível restante nos mesmos e os sedimentos do fundo.
Assim sendo você corre o risco de abastecer combustível sujo.
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