Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Já NÃO há carros para "toda a vida"?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Já NÃO há carros para "toda a vida"?

    ...ou não há consumidores com pachorra para isso?

    Esta é um reflexão puramente economisista, excluindo desvaleios consumistas.

    Não será (muito) vantajoso do ponto de vista financeiro comprar carro novo e ao nosso gosto (côr, equipamento, etc.) e mantê-lo indefinidamente?

    É sabido que um carro no início da sua vida (quiça indefinida) tem uma desvalorização percentual elevada, e vai diminuindo com o passar dos anos e uso. Ora, chegando a uma certa idade, a sua desvalorização anual é irrisória, tendo sentido mantê-lo por mais tempo.

    Põe-se o caso das obrigatórias manutenções, reparações e substituição de peça, podendo essas serem mais caras do que o próprio valor comercial do automóvel. Sei que o pensamento dominante é "não vou gastar dinheiro num carro que vale menos que a reparação... prefiro comprar outro."

    Qual é o custo desse pensamento:
    - possível crédito (logo endividamento);
    - lá volta às desvalorizações % mais acentuadas;
    - seguro mais caro.

    Então, não será mais vantajoso financeiramente, comprar quiça NOVO, ao nosso gosto e manter indefinidamente o carro, independentemente dos custo de manutenção/reparação?

    ps:. Tenho um carro que acabou de fazer 10 anos, sempre nas minhas mão desde novo.

    #2
    Se não existirem problemas que o justifiquem (acidente, declínio pronunciado da minha situação financeira), eu vou morrer antes do meu carro. Posso ter outros ao mesmo tempo, mas este vai ficar para sempre...

    Comentário


      #3
      deleted

      Comentário


        #4
        O mesmo carro tanto tempo... Que tédio

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por x-m Ver Post
          ...ou não há consumidores com pachorra para isso?

          Esta é um reflexão puramente economisista, excluindo desvaleios consumistas.

          Não será (muito) vantajoso do ponto de vista financeiro comprar carro novo e ao nosso gosto (côr, equipamento, etc.) e mantê-lo indefinidamente?

          É sabido que um carro no início da sua vida (quiça indefinida) tem uma desvalorização percentual elevada, e vai diminuindo com o passar dos anos e uso. Ora, chegando a uma certa idade, a sua desvalorização anual é irrisória, tendo sentido mantê-lo por mais tempo.

          Põe-se o caso das obrigatórias manutenções, reparações e substituição de peça, podendo essas serem mais caras do que o próprio valor comercial do automóvel. Sei que o pensamento dominante é "não vou gastar dinheiro num carro que vale menos que a reparação... prefiro comprar outro."

          Qual é o custo desse pensamento:
          - possível crédito (logo endividamento);
          - lá volta às desvalorizações % mais acentuadas;
          - seguro mais caro.

          Então, não será mais vantajoso financeiramente, comprar quiça NOVO, ao nosso gosto e manter indefinidamente o carro, independentemente dos custo de manutenção/reparação?

          ps:. Tenho um carro que acabou de fazer 10 anos, sempre nas minhas mão desde novo.
          Embora económicamente seja a melhor solução, tens de ver as coisas por outro prisma.

          Quanto tempo tem o teu telemóvel ? E o teu PC ? E o televisor, aparelhagem ?
          E os móveis da cozinha ? Os sofás ?...

          Também faz parte do ser humano gostar de evoluir, de ter algo melhor, e um carro do mesmo segmento com 15 anos de diferença tem um mundo de diferenças, onde o novo é melhor, mais seguro, mais silencioso, mais económico, etc.

          O manter um carro indefinidamente parece ser a melhor solução económica, mas ainda assim tem as suas limitações.
          Imagina que compras um carro novo e fazes 40.000 kms ano (como tantos). Ao fim de 15 anos tens um carro com 600.000 kms.

          Para além do dinheiro que custa manter/reparar/recuperar um carro muito gasto, a realidade é que nunca deixará de ser um carro velho (se tiver este nível de kms).

          Um carro novo durante os primeiros anos só tem os custos das revisões. De resto, mesmo que haja azar, está lá a garantia para assumir.

          É claro que isto não torna o carro novo num bom negócio no sentido económico do termo, mas ajuda a atenuar.

          Depois ter um carro com um valor comercial muito baixo é também um risco. Imagina que tens um carro que até teve 10 anos na garagem e tem 10.000 kms.
          O carro está novo na maior parte das coisas. Se tens o azar de alguém dar uma pancada nele (nem precisa ser grande), as companhias de seguro já não os reparam (está mal a meu ver).

          Daí que ter um carro até morrer não tenha de ser a melhor opção.

          Do ponto de vista dos carros em si, qualquer carro actual dura o que dura um antigo, naturalmente substituindo (como no antigo) o que for aparecendo para substituir.

          Para termos uma ideia do que um carro actual dura (para quem acha que duram menos), vejam quantos kms fazia um carocha antes de abrir o motor vs qualquer carro actual, já não falando no número de manutenções de ambos.

          Comentário


            #6
            Bom, depois desta resposta do rca33...


            ... podem fechar o tópico!


            Estou a brincar, obviamente, mas o rca33 referiu tudo (se calhar até mais) o que eu ia referir, de forma bastante sucinta.

            Comentário


              #7
              o meu pai tem um w202 com 10 anos e trata-o mesmo mal e ele sempre a andar. eu ja lhe disse que a sorte dele foi ter comprado a ultima fornada de mercedes 'a serio' .

              on topic, eh exactamente como o rca33 disse

              Comentário


                #8
                Carros deve haver.
                Condutores que os queiram é que cada vez são menos.

                Eu gosto de carros antigos. E gostava de andar todos os dias num 450 sl.
                Mas tb nao o queria pra sempre. Depois queria outro classico tipo...

                ou seja, velhos mas não nas minhas mãos. E não a vida toda.

                Comentário


                  #9
                  As pessoas estão cada vez mais informadas sobre os carros, então já não vão muito à bola com carros usados, pois é sempre preferível fazer um crédito e comprar um carro novo, pois as condições de garantia nas marcas são vantajosas.

                  O Máximo que me aguentei com os meus antigos carros foi 3 anos.

                  Comentário


                    #10
                    deleted

                    Comentário


                      #11
                      Não vejo problema em ficar com um carro "até morrer".

                      Se for no caso em que o carro saiu barato (usado), ainda se aproveita para um abatezinho na compra de novo.

                      Tudo depende do dinheiro que se investe no mesmo desde o início da compra.

                      A partir do momento em que comece a dar problemas atrás de problemas, considero uma boa altura para trocar.

                      Se não for muito problemático (independentemente do trato e do uso que levou), porque não manter?

                      Tudo é uma questão de prioridades.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por - Ver Post
                        Engraçado que o mercado de importados das marcas premium é superior aos dos novos...se tiveres algum dado ou estatistica para fundamentar isso até te dava razão..mas não me parece
                        Pode ser estatística cá da zona, mas vejo carros de 2000-200X com fartura.
                        Falo de citadinos e utilitários.

                        Comentário


                          #13
                          Eu acho que um carro, enquanto meio de transporte que envolve algum risco (de acidente), nunca pode ser para toda a vida.
                          É muito simples: Gostavam que as companhias aéreas voassem ainda com os primeiros aviões que compraram aquando da sua fundação?
                          Eu não! Prefiro andar em aviões modernos.
                          O mesmo para os carros: independentemente de sermos ultra cuidadosos, as estradas são públicas e nunca sabemos quando vem um maluco e se espeta contra nós, e nessa medida, a nossa segurança deveria ser prioridade.
                          Um carro novo oferecerá sempre mais segurança do que os seus antecessores.
                          O carro novo menos seguro dos dias de hoje será certamente mais seguro que um carro com 20 anos ou mais, até porque hoje em dia todos os carros tem airbag, ABS, etc.
                          E só a nossa segurança e a daqueles que transportamos na nossa viatura (e que no fundo são nossa responsabilidade enquanto passageiros dela), merece certamente que, consoante as possibilidades, se vá comprando viaturas mais recentes.

                          Cumprimentos

                          Comentário


                            #14
                            Acho que é mais pela evolução, e pelo custo de manutenção se fizermos mtos km/ano num carro.


                            Porque se formos a ver os portugueses são mtos vaidosos, ou não iriam entrar cá importados aos pontapés com mais de ñ sei quantos anos, só pra dizer q tem 1 carro da marca X ou Y ou mm Z.

                            Comentário


                              #15
                              Na minha opinião, o raciocínio inicial faz todo o sentido em termos financeiros. É preferível comprar um carro muito bom e mantê-lo durante 12 anos, que comprar um carro mais fraco e andar a trocar de 4 em 4 anos.

                              No entanto não se deve abusar. Numa década os carros evoluem muito, em termos de segurança, conforto, economia, desempenho ambiental, etc.

                              Um carro com mais de 15 anos apresenta inevitavelmente um desgaste geral que tem implicações na segurança. Até o próprio chassis pode estar afectado por corrosão ou fadiga do metal !!!

                              Eu tenho um carro com 10 anos e pretendo mantê-lo por mais 3 ou 4 anos, mas esse é o meu limite.

                              Comentário


                                #16
                                deleted

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por - Ver Post
                                  Isso não é representativo da realidade global ;)

                                  O que acho mal relativamente aos importados é o facto (e correndo o risco de parecer o Teodoro) serem a esmagadora maioria com mais de 10 anos e haver incentivo para tal (em impostos fica bem baixo), deveria haver controle nisso...

                                  Ainda a pouco vi uma A4 importada este ano de 1997...aposto que tinha 100.000km
                                  Impossivel, se vejo carros de 2006 com 57000 mil

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por savage-xp Ver Post
                                    Impossivel, se vejo carros de 2006 com 57000 mil

                                    Comentário


                                      #19
                                      deleted

                                      Comentário


                                        #20
                                        Existem dois pontos de vista a considerar, diferentes, mas igualmente válidos.

                                        Por um lado temos o factor económico:
                                        O rca33 referiu que a compra de um automóvel moderno atenuaria os gastos que se terá de fazer em reparações num automóvel antigo.
                                        A questão está que este "atenuar" não é tão simples quanto isso.
                                        As reparações que um automóvel antigo acarreta nunca chegarão perto do valor de um automóvel novo.
                                        Tanto pequenas peças de manutenção como platinados, velas e filtros, como peças de maior quilometragem e menor desgaste (embraiagens, bobines,alternadores, radiadores etc) nunca chegarão a um valor tão grande como o de um automóvel novo, nem de perto, com a vantagem ainda de que (com experiência própria), ao se fazer uma grande troca de componentes mecânicos está-se, no fundo, a ficar com o carro mais novo, isto mecanicamente.
                                        Estou-me a lembrar por exemplo do meu que levou recentemente um radiador novo, peça esta que era das mais antigas no carro.
                                        Embraiagem, caixa, motor etc é "novo" e está ali para mais uma carrada de anos.
                                        O senão é por vezes arranjar peças para automóveis mais antigos.
                                        Algumas têm que ser feitas por encomenda, como foi o caso do radiador do meu carro. mas isso são outros aspectos a se ter em conta na altura e nem todos os carros têm este mal.
                                        Se tivermos um carro que foi bem vendido, teremos sempre peças.
                                        Outro senão é a garantia...no fundo não compensará se tivermos que dar uns milhares de contos por um carro novo.
                                        Vai dar ao mesmo.

                                        Por outro lado temos o factor comodista (sem ser negativista):

                                        Quase todos nos gostamos de ter algo que esteja no topo da técnica.
                                        Queremos algo confortável, modernos, silencioso, tudo coisas que salvo raras excepções, os antigos não proporcionam.
                                        Aqui por vezes poderá haver quem se sacrifique um pouco e gaste em algo mais moderno e nem sempre quer dizer que seja novo.
                                        Mas normalmente isto não está associado ao ponto de vista económico, mas sim, comodista.
                                        Lembro-me de uma senhora que de 4 em 4 anos trocava de carro (tudo Puntos), apenas e só porque é a idade que estipulou para a troca antes que começassem a dar problemas.
                                        Não foi pelo dinheiroi em reparações, mas sim pela chatice de o ter que mandar reparar.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por savage-xp Ver Post
                                          Impossivel, se vejo carros de 2006 com 57000 mil
                                          O meu por acaso é de 2006 e tem o dobro disso, 115.000 kms.

                                          Há um pouco de tudo, carros novos com muitos kms, velhos com poucos, tudo é possível, independentemente da vigarice generalizada dos stands de usados.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                            Na minha opinião, o raciocínio inicial faz todo o sentido em termos financeiros. É preferível comprar um carro muito bom e mantê-lo durante 12 anos, que comprar um carro mais fraco e andar a trocar de 4 em 4 anos.

                                            No entanto não se deve abusar. Numa década os carros evoluem muito, em termos de segurança, conforto, economia, desempenho ambiental, etc.

                                            Um carro com mais de 15 anos apresenta inevitavelmente um desgaste geral que tem implicações na segurança. Até o próprio chassis pode estar afectado por corrosão ou fadiga do metal !!!

                                            Eu tenho um carro com 10 anos e pretendo mantê-lo por mais 3 ou 4 anos, mas esse é o meu limite.
                                            É um aspecto que não referi, mas importante.
                                            Contudo tem as suas ressalvas.
                                            Um chassi raramente está afectado. Se está é porque alguém andou a brincar com o que não devia.
                                            A corrosão é um aspecto chato, mas tem solução.
                                            A solução é que não é agradável. Ter que mandar arranjar a um chapeiro é moroso e algo caro, no entanto, ficamos com um carro para mais uns 15 a 20 anos sem problemas.
                                            Conclusão: voltamos, novamente, a ter um carro novo.

                                            PS - Novo é diferente de Moderno.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Bem eu tenho o mesmo carro há 9 anos, tenho feito desde que o comprei uma média de cerca de 20.000 kms por ano e ele este ano fez só 19 anos...
                                              Ah, e não sei quando o vou vender...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                                                Não foi pelo dinheiroi em reparações, mas sim pela chatice de o ter que mandar reparar.
                                                Depois, não me admira ver os mecânicos ficam chateados, lol.

                                                Originalmente Colocado por jomaso Ver Post
                                                Bem eu tenho o mesmo carro há 9 anos, tenho feito desde que o comprei uma média de cerca de 20.000 kms por ano e ele este ano fez só 19 anos...
                                                Ah, e não sei quando o vou vender...
                                                Comprado a pronto ou prestações a 8 anos?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  A verdade é que actualmente não há quase nada para a vida.

                                                  As coisas mudam demasiado depressa. Manter um carro por 40 ou 50 anos é estar totalmente desactualizado em termos do progresso técnico e seus benefícios, quando se fala de automóveis.

                                                  O meu pai teve um carro, que comprou novo, por 19 anos já me parece um feito consideravel. Era um datsun 1200, o carro em que aprendi a conduzir e com que fiz muito disparate. Do ponto de vista da segurança tanto activa como passiva em 1992 quando foi vendido estava ultrapassadissimo.

                                                  Eu o primeiro carro que comprei, foi novo e tive-o apenas 1 ano e 1 mês ...

                                                  Acho que um compromisso será o mais equilibrado. No entanto eu nunca tive um carro mais do que 3 anos a não ser um que tenho há 10 anos e sempre comprei carros novos e só novos.

                                                  O que me motiva a trocar de carro normalmente é querer e poder ter outro que me parece melhor, ou pelo menos mais adequado à minha disposição na época.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    A ideia de que um carro pode durar uma vida é, na minha opinião apenas uma forma de pensar, nunca uma realidade aplicada.
                                                    Não faria sentido, pois aí, toda a gente teria um só carro na vida, as vendas iriam cair brutalmente, as marcas começavam a não conseguir sobreviver e cairiam por aí abaixo nos lucros.
                                                    Para além de viviermos num mundo consumista, há ainda que ver o seguinte ponto de vista, a tecnologia evolui, o design evolui, tudo está em constante evolução. Se nós não acompanharmos essa evolução vamos ficar parados no tempo. Um carro pode durar vários anos, mas de certeza que dez anos depois de o termos comprado já existe outro melhor, mais bonito, mais enquadrado com os gostos actuais, enfim, mais moderno. Qualquer pessoa que tenha possibilidade financeira para o fazer vai pensar então em trocar de carro, em alguns casos talvez até nem o fação por uma questão racional, mas não é comum.
                                                    Outro exeplo pode ser dado com um simples telemovel. Porque não mantê-lo para toda a vida? Qual é o problema de ter ecra a preto e branco? Avariou e a reparação9 é cara? o mesm que foi aplicado no primeiro post pode ser aplicado aqui, mas numa pequena escala.

                                                    Eu acho que são todos estes factores juntos que fazem com que essa ideia de ter um carro para toda a vida não possa, e não deva ser aplicada.

                                                    Desculpem o testamento.

                                                    Edit: Há ainda outro factor que pode ter importancia, eu posso agora comprar um Renault Twingo, entretanto caso e tenho tres filhos. Mesmo apoiando a plotica de um carro para toda a vida, teria de substituir o Twingo.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por mfpdoi Ver Post
                                                      A ideia de que um carro pode durar uma vida é, na minha opinião apenas uma forma de pensar, nunca uma realidade aplicada.
                                                      Não faria sentido, pois aí, toda a gente teria um só carro na vida, as vendas iriam cair brutalmente, as marcas começavam a não conseguir sobreviver e cairiam por aí abaixo nos lucros.
                                                      Para além de viviermos num mundo consumista, há ainda que ver o seguinte ponto de vista, a tecnologia evolui, o design evolui, tudo está em constante evolução. Se nós não acompanharmos essa evolução vamos ficar parados no tempo. Um carro pode durar vários anos, mas de certeza que dez anos depois de o termos comprado já existe outro melhor, mais bonito, mais enquadrado com os gostos actuais, enfim, mais moderno. Qualquer pessoa que tenha possibilidade financeira para o fazer vai pensar então em trocar de carro, em alguns casos talvez até nem o fação por uma questão racional, mas não é comum.
                                                      Outro exeplo pode ser dado com um simples telemovel. Porque não mantê-lo para toda a vida? Qual é o problema de ter ecra a preto e branco? Avariou e a reparação9 é cara? o mesm que foi aplicado no primeiro post pode ser aplicado aqui, mas numa pequena escala.

                                                      Eu acho que são todos estes factores juntos que fazem com que essa ideia de ter um carro para toda a vida não possa, e não deva ser aplicada.

                                                      Desculpem o testamento.

                                                      Edit: Há ainda outro factor que pode ter importancia, eu posso agora comprar um Renault Twingo, entretanto caso e tenho tres filhos. Mesmo apoiando a plotica de um carro para toda a vida, teria de substituir o Twingo.
                                                      No mês passado fui ver um Citroen 1996 com 165000, de familia, ainda estava prás curvas.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Para muita gente, nem uma mulher para toda a vida, quanto mais um carro?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Vibri Ver Post
                                                          Para muita gente, nem uma mulher para toda a vida, quanto mais um carro?
                                                          Se a gaja for feia... ah pois claro, e há carros feios.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Cada um tem a sua forma de pensar e as suas prioridades.
                                                            A tecnologia empregue poderá ser obsoleta nos automóveis antigos, contudo, não é necessariamente má, desde que haja respeito pelo automóvel.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X