Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O vigor das elevadas cilindradas por cilindro

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    O vigor das elevadas cilindradas por cilindro

    Uma temática que nunca vi ser abordada por aqui é o vigor e comportamento dos motores que têm uma elevada cilindrada por cilindro.

    Ou seja um motor que tenha 3.000 cc e apenas 4 cilindros é uma coisa bastante especial, não tem a suavidade de um 6 cilindros, mas terá um vigor e até brutalidade digna de nota.

    Não é por acaso que os grandes camiões e tratores têm sempre poucos cilindros para o tamanho do motor.

    Falem lá das vossas experiências.

    #2
    Essa é a "técnica" de construção americana: grandes pistões, grandes cilindros e cambotas monstras.

    Sem dúvida que serão mais robustos que os europeus, que usam motores pequenos com recurso às compressões da alimentação.

    É claro que isso acaba por se reflectir nos consumos... piores para os monstros.

    Comentário


      #3
      Sao motores com binarios brutais. Um exemplo de desportivo europeu é o 6.3 amg. Menos cilindros e mais 1,2 litros que o 5.0 da bmw...Nunca o guiei, mas dizem que este motor é alucinante em termos de resposta e agradabilidade e nem oferece maus consumos

      Num plano mais luxuoso e menos desportivo havia o arnage que oferecia um 6.75 V8 ou um 5.4(?) V12, sendo a versão V8 muito mais cara ( e acho que até mais suave)
      Editado pela última vez por erocha; 09 September 2008, 12:28.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por erocha Ver Post
        Sao motores com binarios brutais. Um exemplo de desportivo europeu é o 6.3 amg. Menos cilindros e mais 1,2 litros que o 5.0 da bmw...Nunca o guiei, mas dizem que este motor é alucinante em termos de resposta e agradabilidade e nem oferece maus consumos
        Não me fales nesse motor que isso até é pecado

        Comentário


          #5
          Existe um automóvel que gostava de experimentar a fundo, o 944 cujo motor é um 3.0 de 4 cilindros.
          Deve ser algo de especial, embora a potência não seja um ponto forte, talvez devido à pouca rotação do motor.

          Comentário


            #6
            Um dos mais conhecidos 3.0 , 4cil. era o Porsche 944.

            Comentário


              #7
              Quanto maiores forem as peças de um motor, normalmente menos rotações ele consegue atingir.

              Por outro lado, torna-se um motor com uma elevada inércia, fruto do movimento de peças de grandes dimensões.

              Deverão ser motores ideais para veiculos de trabalho: pick ups, jeeps, etc....

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                Quanto maiores forem as peças de um motor, normalmente menos rotações ele consegue atingir.

                Por outro lado, torna-se um motor com uma elevada inércia, fruto do movimento de peças de grandes dimensões.

                Deverão ser motores ideais para veiculos de trabalho: pick ups, jeeps, etc....
                Exactamente...
                Maiores cilindradas unitárias significa também menores rotações, mas também permite mais força em baixas. E sendo tudo maior e mais pesado, a inércia é também pior.

                Carros de altas performancers com cilindradas unitárias grandes não houve muitos.
                Porsche 944/968 são os mais conhecidos deste lado do atlantico.
                Temos também o 6.2 da AMG, que consegue conciliar as vantagens da cilindrada unit. grande com uma impressionante rotatividade.

                DOs EUA, é onde estão os monstros todos... tradição muscle-car.
                O V10 de 8.3 do Viper
                O V8 de 7.0 do Corvette

                sem contar com os big-block, usado sobretudo em preparações.
                V8 com 9600cm2 e até 11.000cm3. É mesmo à bruta

                Comentário


                  #9
                  Isto faz-me lembrar de alguns extremos na história automóvel, como um 12 litros de 4 clindros no famoso Opel Rennwagen , ou os 12 cilindros e apenas 2953 cm3 dos Ferrari 250...

                  Comentário


                    #10
                    exacto normalmente sao motores de trabalho, muito procurados para todo o terreno como por exemplo o 3.0 TD de 4 cilindros do toyota vulgo VX.

                    teoricamente menos curso mais rotaçao menos binario mas mais cavalos.

                    exemplo extremo camioes 1500rpm 16 litros 8 cilindros

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Lino Marques Ver Post
                      Isto faz-me lembrar de alguns extremos na história automóvel, como um 12 litros de 4 clindros no famoso Opel Rennwagen , ou os 12 cilindros e apenas 2953 cm3 dos Ferrari 250...
                      A Ferrari ainda tem melhor que isso.
                      O 1º Ferrari de estrada, o 125, devia o seu nome à cilindrada unitária do motor.
                      125cm3 por cilindro x 12 cil = 1500cm3

                      Deve ser o v12 mais pequeno de sempre

                      Comentário


                        #12
                        Bom tópico. Não que entenda grande coisa disso, só o mais básico, mas é sempre bom ler o que se escreve por aqui.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por c r a s h Ver Post
                          Exactamente...
                          Maiores cilindradas unitárias significa também menores rotações, mas também permite mais força em baixas. E sendo tudo maior e mais pesado, a inércia é também pior.

                          Carros de altas performancers com cilindradas unitárias grandes não houve muitos.
                          Porsche 944/968 são os mais conhecidos deste lado do atlantico.
                          Temos também o 6.2 da AMG, que consegue conciliar as vantagens da cilindrada unit. grande com uma impressionante rotatividade.

                          DOs EUA, é onde estão os monstros todos... tradição muscle-car.
                          O V10 de 8.3 do Viper
                          O V8 de 7.0 do Corvette

                          sem contar com os big-block, usado sobretudo em preparações.
                          V8 com 9600cm2 e até 11.000cm3. É mesmo à bruta
                          ehehehe...eu e o Viper...só para dizer que o Viper de 2008 já é um 8.4 (V10 8valvulas)

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por don.juan Ver Post
                            ehehehe...eu e o Viper...só para dizer que o Viper de 2008 já é um 8.4 (V10 8valvulas)
                            é impossivel ter menos valvulas que cilindros. nao tenho a certeza, mas deve ter 20 valvulas

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por erocha Ver Post
                              é impossivel ter menos valvulas que cilindros. nao tenho a certeza, mas deve ter 20 valvulas
                              Correcto...são 20 val e não 10.

                              Comentário


                                #16
                                Isto agora fez-me lembrar uma situação que aconteceu na época em que os motores de 16 válvulas começaram a fazer furor (por volta dos finais da década de 80/inícios de 90) e então um amigo meu um dia chega todo "inchado" à escola, contando que o tio dele tinha trazido um Mercedes de França que já era de 1979, e que já nessa época a Mercedes tinha motores de 16 válvulas, e que por isso "hoje em dia" [naquela época] aquilo não era nada de especial, etc. e tal...
























                                ... era um Mercedes 500 SE dos antigos!!!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Lino Marques Ver Post
                                  Isto agora fez-me lembrar uma situação que aconteceu na época em que os motores de 16 válvulas começaram a fazer furor (por volta dos finais da década de 80/inícios de 90) e então um amigo meu um dia chega todo "inchado" à escola, contando que o tio dele tinha trazido um Mercedes de França que já era de 1979, e que já nessa época a Mercedes tinha motores de 16 válvulas, e que por isso "hoje em dia" [naquela época] aquilo não era nada de especial, etc. e tal...
























                                  ... era um Mercedes 500 SE dos antigos!!!
                                  apesar de ironico, preferia as 16v dele...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Lino Marques Ver Post
                                    Isto agora fez-me lembrar uma situação que aconteceu na época em que os motores de 16 válvulas começaram a fazer furor (por volta dos finais da década de 80/inícios de 90) e então um amigo meu um dia chega todo "inchado" à escola, contando que o tio dele tinha trazido um Mercedes de França que já era de 1979, e que já nessa época a Mercedes tinha motores de 16 válvulas, e que por isso "hoje em dia" [naquela época] aquilo não era nada de especial, etc. e tal...
























                                    ... era um Mercedes 500 SE dos antigos!!!
                                    Bem, não era nada de especial...é como quem diz...

                                    O facto de existir num mercedes 500 SE não era própriamente uma demonstração de banalidade, e o facto é que muitos construtores europeus passaram a década de 90 com motores de 2 válvulas por cilindro.

                                    Os Japoneses foram os primeiros a adoptar as 16v como algo banal.

                                    Comentário


                                      #19
                                      com o micra, se não me engano

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                        Bem, não era nada de especial...é como quem diz...

                                        O facto de existir num mercedes 500 SE não era própriamente uma demonstração de banalidade, e o facto é que muitos construtores europeus passaram a década de 90 com motores de 2 válvulas por cilindro.

                                        Os Japoneses foram os primeiros a adoptar as 16v como algo banal.

                                        Mas o engraçado foi o rapaz pensar que 16V era sempre símbolo de avanço tecnológico, e não fazia a mínima ideia de que tem de existe um número mínimo e máximo certo de válvulas por cada cilindro.
                                        Na verdade, o que ele pensava ser o tal "avanço tecnológico" ou algo de na época ainda extraordinário, era afinal uma construção do mais "simples" que pode haver - apenas 2 válvulas por cilindro!

                                        Comentário


                                          #21
                                          já agora, o que se diz em traços gerais do 3L do 944 e do 6.2 AMG, quando comparado com o M5.. é que não tenho lido revistas nenhumas...se procurar bem, este fim de semana ponho uns testes do 3.0 do 944, tenho imensas revistas dessa epoca

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por don.juan Ver Post
                                            ehehehe...eu e o Viper...só para dizer que o Viper de 2008 já é um 8.4 (V10 8valvulas)
                                            840 cc por cada cilindro é mesmo muito

                                            e no caso do porsche 968 são 750 ccs

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                                              Existe um automóvel que gostava de experimentar a fundo, o 944 cujo motor é um 3.0 de 4 cilindros.
                                              Deve ser algo de especial, embora a potência não seja um ponto forte, talvez devido à pouca rotação do motor.
                                              O motor 3 litros e de 4 cilindros no 968 tinha 240 cv não é nada mau.

                                              Ainda hoje é um bom valor, os 3 litros BMW, Mercedes e Audi andam por esses valores.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                840 cc por cada cilindro é mesmo muito

                                                e no caso do porsche 968 são 750 ccs
                                                É batido pelo 6750 da Bentley (843)
                                                Ja agora, alguem sabe as diferenças em comportamento (e andamento...) entre o V12 BMW no arnage e o V8 da casa?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                  840 cc por cada cilindro é mesmo muito

                                                  e no caso do porsche 968 são 750 ccs
                                                  E eu cada vez mais tenho respeito por este motor do Viper...estivesse eu nos EUA...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por don.juan Ver Post
                                                    E eu cada vez mais tenho respeito por este motor do Viper...estivesse eu nos EUA...
                                                    esse motor transpira força por todos os poros. É motor para dar cabo de uns pneus em muito pouco tempo se assim o condutor o quiser.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      nao seria uma necessidade nos EUA ter motores com grandes binarios devido as suas caixas (automaticas) pouco evoluidas?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Vieira Ver Post
                                                        nao seria uma necessidade nos EUA ter motores com grandes binarios devido as suas caixas (automaticas) pouco evoluidas?
                                                        Não me parece...
                                                        Têm muito binário para uma locomoção sem esforço aparente, sem "trabalho" para o condutor...mas acima de tudo porque sempre tiverem o combustível muito barato mesmo...depois, para grandes estiradas, um grande motor cheio de força, a trabalhar no 1º terço das rpms é mais "relaxed"...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                          esse motor transpira força por todos os poros. É motor para dar cabo de uns pneus em muito pouco tempo se assim o condutor o quiser.
                                                          Diverte-te a ler este PDF...a parte final que é relativa a este motor:
                                                          http://www.sae.org/automag/techbrief...1-115-4-22.pdf

                                                          (já agora, seria interessante ver o que acabava primeiro, a gasolina ou a borracha...ahahaha).

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por don.juan Ver Post
                                                            Não me parece...
                                                            Têm muito binário para uma locomoção sem esforço aparente, sem "trabalho" para o condutor...mas acima de tudo porque sempre tiverem o combustível muito barato mesmo...depois, para grandes estiradas, um grande motor cheio de força, a trabalhar no 1º terço das rpms é mais "relaxed"...
                                                            eu nao sou grande fan de carros americanos.. ainda acho que tem caixas com 4 velocidades e carros com 3 toneladas

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X