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Um HDI, dois TDI...

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    Um HDI, dois TDI...

    No fim-de-semana passado, fiz parte de uma caravana que percorreu 500 km, entre Lisboa e um cidade depois de Santarém.

    A caravan foi composta por um Peugeot 307 Break 1.6 HDI 110 cv, um Seat Leon II 1.9 TDI 105 cv e um Golf IV 1.9 TDI 115 cv.

    Na viagem de ida, as velocidades andaram entre os 100 e os 130 km/h, na auto-estrada, e os 90 km/h, no IC qualquer coisa.

    Para cá, os TDI mantiveram as velocidades, mas o HDI veio consideravelmente mais depressa.

    Todos os carros transportaram 4 pessoas e a bagageira foi cheia (pior no Peugeot, claro!) e só o ar condicionado do gaulês é que foi sempre ligado.

    No final, vieram as contas:

    Viagem de ida

    Peugeot 307 Break 1.6 HDI 110 cv - 5,1 L/100 km
    Seat Leon II 1.9 TDI 105 cv - 6 L/100 km
    Golf IV 1.9 TDI 115 cv - 6,2 L/100 km

    Regresso

    Peugeot 307 Break 1.6 HDI 110 cv - 5,7 L/100 km
    Seat Leon II 1.9 TDI 105 cv - 6 L/100 km
    Golf IV 1.9 TDI 115 cv - 6,4 L/100 km

    Mesmo andando muito mais depressa, conseguiu gastar menos...
    Aqui, o HDI bateu, sem qualquer dúvida, os tão apregoados consumos dos TDI.

    Como as pessoas foram rodando pelos carros, deu para ouvir opiniões.

    Do Leon ouvi dizer que a falta de conforto chega a ser muito incomodativa. O habitáculo claustrofóbico também não ajudou nada ao conforto.

    No Golf as queixas de falta de conforto são semelhantes, mas não tão fortes. Aqui, é o espaço a merecer críticas.

    O Peugeot voltou a bater estes dois "concorrentes" no que toca ao espaço, suavidade e, principalmente, conforto.
    Até respiraram de alívio quando andaram no Peugeot.

    Foi só um comparativo mais despreocupado e que poderá transmitir a ideia das diferenças entre modelos concorrentes no mercado de usados.

    Fica também a certeza que a época do motor 1.9 TDI já passou...

    #2
    como foi medido o consumo? atestaram 3 vezes?
    (caso contrario não tem muita credibilidade)

    Comentário


      #3
      Nenhuma novidade. Continuo a achar que não preciso da 6ª no 1.6 HDI 110cv. A caixa de 5 velocidades está bem escalonada.

      Já tive um 307, e em termos de conforto e bem estar a bordo, é bastante bom. É um carro de deixa saudades. O unico mal foram os pequenos problemas e defeitos que tinha.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por carneiromalmorto Ver Post
        como foi medido o consumo? atestaram 3 vezes?
        (caso contrario não tem muita credibilidade)

        Eu tenho 1.9tdi 115cv e 1.6hdi 110cv em casa e confirmo aquelas diferenças.

        Agora se tem credibilidade ou não...

        Eu só sei q o CB Vag aponta sempre menos 0.5/1 litros q as contas feitas à mão, e o CB PSA aponta sempre entre 0.1 e 0.4 a menos (a mim normalmente a diferença feita à mão no PSA é de 0.1l/100...)

        Comentário


          #5
          Não duvidando dos valores apresentados, o facto é que não estão nada parecidos com os que eu verifico.

          Tenho o 1.9 TDI 130 e o 1.6 HDi92 e em AE é notório o consumo superior do HDi, nas velocidades na ordem das que são mencionadas aqui.

          Acresce a isto que o HDi (o meu) tem um erro de CB de 0,6 litros (conta a menos), enquanto o TDI tem um erro de 0,2.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
            Não duvidando dos valores apresentados, o facto é que não estão nada parecidos com os que eu verifico.

            Tenho o 1.9 TDI 130 e o 1.6 HDi92 e em AE é notório o consumo superior do HDi, nas velocidades na ordem das que são mencionadas aqui.

            Acresce a isto que o HDi (o meu) tem um erro de CB de 0,6 litros (conta a menos), enquanto o TDI tem um erro de 0,2.

            Acredito sem sombra de dúvida, por um motivo: dizes q fazes muita AE e normalmente a andar bem com o HDI, e aí sei q o HDI (acima dos 130kmh) gasta mais q o TDI, incluindo o cá de casa. A questão muda qd se fala em 300km de AE e os restantes 500km do mesmo tanque em EN ou IC's...

            Mas o q acontece cmg é q não faço muita AE, nem o TDI cá de casa, e em circuito misto, digamos, os valores são os q referi. E nesses propósitos verifico mesmo estas diferenças nos CB's! Tenho um irmão com 2 A4's cujos CB's também apontam, segundo ele, valores cerca de 1l/100 mais baixos q as contas à mão! Mas isso é td relativo, pois basta um sensor um pc mais sujo pra dar valores errados...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
              Não duvidando dos valores apresentados, o facto é que não estão nada parecidos com os que eu verifico.

              Tenho o 1.9 TDI 130 e o 1.6 HDi92 e em AE é notório o consumo superior do HDi, nas velocidades na ordem das que são mencionadas aqui.

              Acresce a isto que o HDi (o meu) tem um erro de CB de 0,6 litros (conta a menos), enquanto o TDI tem um erro de 0,2.
              Normal............o 1.6 HDi faz muito mais esforço para locomover a carroçaria....
              O teu exemplo é um mau exemplo....

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Drifting Ver Post

                Acredito sem sombra de dúvida, por um motivo: dizes q fazes muita AE e normalmente a andar bem com o HDI, e aí sei q o HDI (acima dos 130kmh) gasta mais q o TDI, incluindo o cá de casa. A questão muda qd se fala em 300km de AE e os restantes 500km do mesmo tanque em EN ou IC's...

                ...
                Assim acho mais plausível.

                O TDI130 a 140 km/h gasta na casa dos 6 litros (menos um ou dois dl) enquanto o HDi vai mais próximo dos 7 litros.

                No entanto, fora da AE o HDi é mais económico.

                Enquanto se fazem consumos excelentes com o HDi a 80-90 km/h, no TDI pouca diferença se nota para velocidades de 140 km/h.

                Não sei se será a maior cilindrada a fazer gastar mais ou não.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Bruno Grilo Ver Post
                  Normal............o 1.6 HDi faz muito mais esforço para locomover a carroçaria....
                  O teu exemplo é um mau exemplo....
                  O meu exemplo encaixa-se no que está a ser dito aqui.

                  Se um TDI130, com mais cilindrada, mais potência e a puxar +1600 kg gasta menos do que um HDi com menos cilindrada e potência a puxar cerca de 1300kg, parece-me ser indicativo de qualquer coisa.

                  A mim parece-me ter a ver com o escalonamento curto da caixa do hdi em questão.

                  Mas como disse, na casa dos 80-90 o HDi gasta menos (como seria de esperar).

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                    Assim acho mais plausível.

                    O TDI130 a 140 km/h gasta na casa dos 6 litros (menos um ou dois dl) enquanto o HDi vai mais próximo dos 7 litros.

                    No entanto, fora da AE o HDi é mais económico.

                    Enquanto se fazem consumos excelentes com o HDi a 80-90 km/h, no TDI pouca diferença se nota para velocidades de 140 km/h.

                    Não sei se será a maior cilindrada a fazer gastar mais ou não.
                    Era exactamente aí que queria chegar, média deral, e acho q isto deve ter sido o q aconteceu com a viagem um Hdi dois Tdi

                    O tdi sem dúvida q é económico, mas tenho a impressão q nestas velocidades mais baixas o Hdi é sempre superior. Depois, tb me parece q entre os 100kmh e os 150kmh a diferença dos consumos do Tdi é pouca, ou seja, gasta quase o mesmo a 100kmh ou a 140/150kmh...

                    Comentário


                      #11
                      como sabem tenho tido muitas expriencias ao volante de PUG´S.

                      Ja tinha relatado no Forum uma viagem que fiz até Viseu num
                      307Sw 1.6 hdi de 90cv com 5 ocupante, e bagageira cheia em que o CC foi sempre nos 140km/h com algumas incursões aos 180km/h.

                      Atestamos duas vezes uma para cima e outra na viagem de regresso.

                      a média do 1ª deposito foi de 6.1, e a do 2ª de 5.7, sendo que as velocidades foram as mesmas.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Drifting Ver Post
                        Era exactamente aí que queria chegar, média deral, e acho q isto deve ter sido o q aconteceu com a viagem um Hdi dois Tdi

                        O tdi sem dúvida q é económico, mas tenho a impressão q nestas velocidades mais baixas o Hdi é sempre superior. Depois, tb me parece q entre os 100kmh e os 150kmh a diferença dos consumos do Tdi é pouca, ou seja, gasta quase o mesmo a 100kmh ou a 140/150kmh...
                        É essa a noção que tenho da minha, embora não consiga entender muito bem o porquê.

                        Em cidade então, torna-se óbvia a vantagem de consumo do HDI.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Bruno Grilo Ver Post
                          Normal............o 1.6 HDi faz muito mais esforço para locomover a carroçaria....
                          O teu exemplo é um mau exemplo....
                          Por acaso tb já tive um A3 de 130cv que fazia consumos a essas velocidades bem mais comedidos.

                          Fica uma comparação "às três pancadas" feito pelos registos de utilizadores no site da spritmonitor:

                          Peugeot 307 HDI 110cv: 6,31 l/100km

                          Seat Leon II 1.9 TDI 105 cv: 6,43 l/100km

                          Golf IV 1.9 TDI 115 cv: 5,94 l/100km



                          A titulo comparativo:

                          Audi A3 1.9 TDI 130cv: 5,90 l/100km

                          VW Golf V 1.9 TDI Bluemotion: 5,21 l/100km

                          Peugeot 307 HDI 136cv: 6,83 l/100km

                          Analisando friamente, parece que o antigo bloco 1.9 TDi afinal não está assim tão ultrapassado, pelo menos no que aos consumos diz respeito....
                          Editado pela última vez por Jacare; 10 September 2008, 11:14.

                          Comentário


                            #14
                            Em relação ao conforto acredito perfeitamente na descrição. Já fiz uma viagem de algumas horas no banco de trás de um 307 HDI (136cv) e o conforto é bastante superior ao claustrofóbico A3 (8L).

                            Comentário


                              #15
                              Os consumos foram todos de CB. Eu disse que foi um comparativo despreocupado, não foi técnico.

                              Eu conheço bem os 3 carros e acho que o HDI gasta menos em todas as situações.

                              Em termos de disponibilidade, o TDI 105 cv é claramente batido pelos outros dois. Em termos de sauvidade, o HDI joga num campeonato diferente...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                Em termos de disponibilidade, o TDI 105 cv é claramente batido pelos outros dois. Em termos de sauvidade, o HDI joga num campeonato diferente...
                                concordo plenamente...

                                testei os concorrentes directos do 308...entre ele o tdi de 105cv VW e no mesmo teste estava a 307sw que ainda é comercializada.

                                em termos de suavidade de andamento o HDI é muito progressivo sem notarmos a tal brutalidade alemã de entrada de turbo por exemplo !

                                nesse teste despreocupado, o TDI gastou mais 0.5L/100 que o 308, e 0.3l/100 que o 307.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                  Não duvidando dos valores apresentados, o facto é que não estão nada parecidos com os que eu verifico.

                                  Tenho o 1.9 TDI 130 e o 1.6 HDi92 e em AE é notório o consumo superior do HDi, nas velocidades na ordem das que são mencionadas aqui.

                                  Acresce a isto que o HDi (o meu) tem um erro de CB de 0,6 litros (conta a menos), enquanto o TDI tem um erro de 0,2.
                                  como sabes o erro dos CB?

                                  ld

                                  Comentário


                                    #18
                                    Ora bem:

                                    Carro: Seat Leon I, 1.9 TDi 150cv, com dois ocupantes, peso global (carro mais ocupantes) na ordem dos 1550kg.

                                    Viagem: Coimbra-Viseu, ida e volta pelo IP3, com velocidades dentro dos limites legais, com algumas idas frequentes até aos 140km/h, em que na ida o ar condicionado foi sempre ligado e na volta veio desligado.

                                    Consumo na ida (dado pelo CB): 5.7l/100km

                                    Consumo na volta (dado pelo CB): 5.2l/100km

                                    Acreditam? se não quiserem acreditar tudo bem, o meu bolso acredita na hora de atestar....

                                    Ou os tdi nos testes aqui relatados sofrem de algum mal (basta uma manutenção menos cuidada) ou então .....

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por michaelreznor Ver Post
                                      como sabes o erro dos CB?

                                      ld
                                      Nos carros com que ando, atesto sempre e comparo as contas feitas à mão com os valores apresentados pelo CB.

                                      Se passares nos DB dos C4 vês lá diversos exemplos concretos meus.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Quando andei numa Skoda 1.9Tdi de 105cv também verifiquei umas coisas giras.

                                        Em estrada nacional em passeio cheguei a fazer médias de 4,9L/100 (com uns belos km feitos mais de 50km...) A média depois acabou por estabilizar nos 5,2 ou 5,3!

                                        Mas no regresso do passeio na AE com CC ligado na casa dos 140km/h a média subiu subiu até passar dos 7 e nunca mais baixou desse valor! penso que ficou em 7,3L/100

                                        Ai já achei que este motor é bom em passeio e baixa velocidade, mas quando se mete velocidades mais elevadas (neste caso numa carrinha, mais peso).

                                        Pouco depois fiz uma viagem semelhante numa C220 cdi vitaminada! E em AE a velocidades superiores fez uma média semelhante (7,1l/100)! mais cv para alimentar, mais peso, e bem mais velocidade!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por LEON FR Ver Post
                                          Ora bem:

                                          Carro: Seat Leon I, 1.9 TDi 150cv, com dois ocupantes, peso global (carro mais ocupantes) na ordem dos 1550kg.

                                          Viagem: Coimbra-Viseu, ida e volta pelo IP3, com velocidades dentro dos limites legais, com algumas idas frequentes até aos 140km/h, em que na ida o ar condicionado foi sempre ligado e na volta veio desligado.

                                          Consumo na ida (dado pelo CB): 5.7l/100km

                                          Consumo na volta (dado pelo CB): 5.2l/100km

                                          Acreditam? se não quiserem acreditar tudo bem, o meu bolso acredita na hora de atestar....

                                          Ou os tdi nos testes aqui relatados sofrem de algum mal (basta uma manutenção menos cuidada) ou então .....
                                          Basta não ter entrado nenhum TDI com 150cv para os resultados serem diferentes dos teus, é q não estou a ver onde está o engano ...

                                          Comentário


                                            #22
                                            A única conclusão que se pode tirar é sobre a disponibilidade e conforto, de resto, sendo valores de CB, não dá para tirar grandes conclusões.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                              Nos carros com que ando, atesto sempre e comparo as contas feitas à mão com os valores apresentados pelo CB.

                                              Eu também faço sempre isso. E no meu também não falha ... são sempre 0,2 de diferença para o real

                                              Quanto ao tema, os HDI sempre foram considerados poupados, e agradáveis de se conduzirem. Para além disso fazem menos vibrações que os TDI.
                                              Quanto ao conforto, não tenho a minima dúvida que o Pug é mais confortável, e o excelente espaço a bordo ajuda também a esse ponto.

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                                                #24
                                                Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                                No fim-de-semana passado, fiz parte de uma caravana que percorreu 500 km, entre Lisboa e um cidade depois de Santarém.

                                                A caravan foi composta por um Peugeot 307 Break 1.6 HDI 110 cv, um Seat Leon II 1.9 TDI 105 cv e um Golf IV 1.9 TDI 115 cv.

                                                Na viagem de ida, as velocidades andaram entre os 100 e os 130 km/h, na auto-estrada, e os 90 km/h, no IC qualquer coisa.

                                                Para cá, os TDI mantiveram as velocidades, mas o HDI veio consideravelmente mais depressa.

                                                Todos os carros transportaram 4 pessoas e a bagageira foi cheia (pior no Peugeot, claro!) e só o ar condicionado do gaulês é que foi sempre ligado.

                                                No final, vieram as contas:

                                                Viagem de ida

                                                Peugeot 307 Break 1.6 HDI 110 cv - 5,1 L/100 km
                                                Seat Leon II 1.9 TDI 105 cv - 6 L/100 km
                                                Golf IV 1.9 TDI 115 cv - 6,2 L/100 km

                                                Regresso

                                                Peugeot 307 Break 1.6 HDI 110 cv - 5,7 L/100 km
                                                Seat Leon II 1.9 TDI 105 cv - 6 L/100 km
                                                Golf IV 1.9 TDI 115 cv - 6,4 L/100 km

                                                Mesmo andando muito mais depressa, conseguiu gastar menos...
                                                Aqui, o HDI bateu, sem qualquer dúvida, os tão apregoados consumos dos TDI.

                                                Como as pessoas foram rodando pelos carros, deu para ouvir opiniões.

                                                Do Leon ouvi dizer que a falta de conforto chega a ser muito incomodativa. O habitáculo claustrofóbico também não ajudou nada ao conforto.

                                                No Golf as queixas de falta de conforto são semelhantes, mas não tão fortes. Aqui, é o espaço a merecer críticas.

                                                O Peugeot voltou a bater estes dois "concorrentes" no que toca ao espaço, suavidade e, principalmente, conforto.
                                                Até respiraram de alívio quando andaram no Peugeot.

                                                Foi só um comparativo mais despreocupado e que poderá transmitir a ideia das diferenças entre modelos concorrentes no mercado de usados.

                                                Fica também a certeza que a época do motor 1.9 TDI já passou...
                                                Esses valores valem o que valem.

                                                Nota-se peferitamente, pelas palavras qual é a intenção do tópico.

                                                Durante algum tempo tive uma 307 sw 1.6hdi de serviço, e em AE de 130km/h para cima nunca faz menos de 7,5-8 litros.

                                                É normal que seja mais confortável, dos 3 é a mais virada para a familia.

                                                Para ficares com a certeza que a epoca do tdi já passou, como ridiculamente dizes, seria necessário que o o hdi conseguisse as mesmas performances, que por muito que inventes, quem percebe minimamente do assunto sabe não serem posssiveis no 1.6 hdi em relação a um tdi 115cvs.

                                                Uma mentira dita muitas vezes, pode tornar-se uma realidade.

                                                Continuem a dizer que tdi bebem muito e não andam nada, depois têm surpresas e ganham odios de estimação.

                                                Cumps

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                                                  #25
                                                  O tdi 150cv foi somente o 2º mais potente dos 1.9, logo com consumos a condizer com a potência certo?
                                                  Estamos a falar de um carro com pneu 225/75R17, que em nada benficia os consumos....
                                                  No entanto, os Tdi aqui metidos ao barulho, com menos potência, carrocerias idênticas e pneus (pelo menos de origem) menores, apresentam consumos superiores numa viagem em que pela descrição, terá sido algo parecida com a que fiz... daí o achar estranho e dizer que algo está mal nesse teste..

                                                  E não, não é só o meu Leon com este motor que faz estes consumos. TDI 130, com carrocerias mais pesadas (Audi A4) conseguem fazer neste tipo de viagens (IP ou nacionais a ritmos generosos) médias no CB de 5l/100km.

                                                  Mas continuem lá a bater no velhinho, porque uma coisa é o que aqui se diz, outra a realidade de quem convive com a ida à bomba à mais de 8 anos com motores TDI...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                                    No fim-de-semana passado, fiz parte de uma caravana que percorreu 500 km, entre Lisboa e um cidade depois de Santarém.

                                                    A caravan foi composta por um Peugeot 307 Break 1.6 HDI 110 cv, um Seat Leon II 1.9 TDI 105 cv e um Golf IV 1.9 TDI 115 cv.

                                                    Na viagem de ida, as velocidades andaram entre os 100 e os 130 km/h, na auto-estrada, e os 90 km/h, no IC qualquer coisa.

                                                    Para cá, os TDI mantiveram as velocidades, mas o HDI veio consideravelmente mais depressa.

                                                    Todos os carros transportaram 4 pessoas e a bagageira foi cheia (pior no Peugeot, claro!) e só o ar condicionado do gaulês é que foi sempre ligado.

                                                    No final, vieram as contas:

                                                    Viagem de ida

                                                    Peugeot 307 Break 1.6 HDI 110 cv - 5,1 L/100 km
                                                    Seat Leon II 1.9 TDI 105 cv - 6 L/100 km
                                                    Golf IV 1.9 TDI 115 cv - 6,2 L/100 km

                                                    Regresso

                                                    Peugeot 307 Break 1.6 HDI 110 cv - 5,7 L/100 km
                                                    Seat Leon II 1.9 TDI 105 cv - 6 L/100 km
                                                    Golf IV 1.9 TDI 115 cv - 6,4 L/100 km

                                                    Mesmo andando muito mais depressa, conseguiu gastar menos...
                                                    Aqui, o HDI bateu, sem qualquer dúvida, os tão apregoados consumos dos TDI.

                                                    Como as pessoas foram rodando pelos carros, deu para ouvir opiniões.

                                                    Do Leon ouvi dizer que a falta de conforto chega a ser muito incomodativa. O habitáculo claustrofóbico também não ajudou nada ao conforto.

                                                    No Golf as queixas de falta de conforto são semelhantes, mas não tão fortes. Aqui, é o espaço a merecer críticas.

                                                    O Peugeot voltou a bater estes dois "concorrentes" no que toca ao espaço, suavidade e, principalmente, conforto.
                                                    Até respiraram de alívio quando andaram no Peugeot.

                                                    Foi só um comparativo mais despreocupado e que poderá transmitir a ideia das diferenças entre modelos concorrentes no mercado de usados.

                                                    Fica também a certeza que a época do motor 1.9 TDI já passou...

                                                    Como é que tu tens coragem para dizeres essas coisas??

                                                    Essas contas só podem estar mal pah!!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por jorge1gomes1 Ver Post
                                                      Esses valores valem o que valem.

                                                      Nota-se peferitamente, pelas palavras qual é a intenção do tópico.

                                                      Durante algum tempo tive uma 307 sw 1.6hdi de serviço, e em AE de 130km/h para cima nunca faz menos de 7,5-8 litros.

                                                      É normal que seja mais confortável, dos 3 é a mais virada para a familia.

                                                      Para ficares com a certeza que a epoca do tdi já passou, como ridiculamente dizes, seria necessário que o o hdi conseguisse as mesmas performances, que por muito que inventes, quem percebe minimamente do assunto sabe não serem posssiveis no 1.6 hdi em relação a um tdi 115cvs.

                                                      Uma mentira dita muitas vezes, pode tornar-se uma realidade.

                                                      Continuem a dizer que tdi bebem muito e não andam nada, depois têm surpresas e ganham odios de estimação.

                                                      Cumps

                                                      pelos teus poucos post´s vesse que não sabes qual a exprência que o JGTB tem...adiante.

                                                      como disse atrás fiz uma viagem em AE com o CC nos 140km/h num 1.6hdi de 90cv em que a média a esta velociade era de 6.7...

                                                      quanto ás prestações do Hdi de 110cv serem muito inferiores ás do TDI de 115cv será um dado que tens de explicar !! porque não vejo assim tanta diferença.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Coloco aqui uma outra comparação:

                                                        Peugeot 206 1.4hdi 70cv, com pneu 165/60 r14 (ou coisa parecida), não faço ideia do peso, mas aquilo é levezinho a empurrar

                                                        Seat Leon 1.9 TDI 150cv, pneu 225/45 R17, com tara na ordem dos 1400kg

                                                        Estrada nacional, com alguma via rápida pelo caminho, num percurso feito todos os dias, a ritmos parecidos, se bem que por condutores diferentes.

                                                        Final do mês, com sensivelmente os mesmos kilómetros feitos, quem gastou menos na ida à bomba?

                                                        Pode parecer surpresa, mas é o Leon que ganha. Onde o Leon gasta cerca de 100€ de gasoleo, o 206 gasta na ordem dos 120€. Então mas o Peugeut não é mais leve, tem menos potência e uma cilindrada inferior?

                                                        Por isso este tipo de testes colocados por algumas pessoas valem o que valem. Não estou para aqui a inventar nem a defender a minha dama, agora não façam para denegrir algo quando a realidade assim não é

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por jorge1gomes1 Ver Post
                                                          Esses valores valem o que valem.

                                                          Nota-se peferitamente, pelas palavras qual é a intenção do tópico.

                                                          Durante algum tempo tive uma 307 sw 1.6hdi de serviço, e em AE de 130km/h para cima nunca faz menos de 7,5-8 litros.

                                                          É normal que seja mais confortável, dos 3 é a mais virada para a familia.

                                                          Para ficares com a certeza que a epoca do tdi já passou, como ridiculamente dizes, seria necessário que o o hdi conseguisse as mesmas performances, que por muito que inventes, quem percebe minimamente do assunto sabe não serem posssiveis no 1.6 hdi em relação a um tdi 115cvs.

                                                          Uma mentira dita muitas vezes, pode tornar-se uma realidade.

                                                          Continuem a dizer que tdi bebem muito e não andam nada, depois têm surpresas e ganham odios de estimação.

                                                          Cumps


                                                          Bela comparação, é normal que um carro com menos 300CC e menos 6 CV seja + lento.
                                                          E para além do mais, tudo depende dos modelos em que se inserem os motores. O 1.6 HDi num C3 ou 307 é seguramente bem + rápido que numa C5 Break ou equivalente.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por LEON FR Ver Post
                                                            Coloco aqui uma outra comparação:

                                                            Peugeot 206 1.4hdi 70cv, com pneu 165/60 r14 (ou coisa parecida), não faço ideia do peso, mas aquilo é levezinho a empurrar

                                                            Seat Leon 1.9 TDI 150cv, pneu 225/45 R17, com tara na ordem dos 1400kg

                                                            Estrada nacional, com alguma via rápida pelo caminho, num percurso feito todos os dias, a ritmos parecidos, se bem que por condutores diferentes.

                                                            Final do mês, com sensivelmente os mesmos kilómetros feitos, quem gastou menos na ida à bomba?

                                                            Pode parecer surpresa, mas é o Leon que ganha. Onde o Leon gasta cerca de 100€ de gasoleo, o 206 gasta na ordem dos 120€. Então mas o Peugeut não é mais leve, tem menos potência e uma cilindrada inferior?

                                                            Por isso este tipo de testes colocados por algumas pessoas valem o que valem. Não estou para aqui a inventar nem a defender a minha dama, agora não façam para denegrir algo quando a realidade assim não é

                                                            Peugeot 207 hdi 70cv:

                                                            Motor
                                                            Cilindrada (cm3) 1398
                                                            Número de cilindros 4
                                                            Número de válvulas 8
                                                            Potência máxima (cv) / rpm 70 / 4000
                                                            Binário máximo (Nm) / rpm 160 / 2000

                                                            Volumes
                                                            Capacidade do depósito (litros) 50
                                                            Volume máximo do porta-bagagens (dm3) 270
                                                            Número de lugares 5

                                                            Pesos
                                                            Tara (kg) 1261
                                                            Peso Bruto (kg) 1660
                                                            Peso Rebocável com Travões 1150

                                                            Performances
                                                            Velocidade máxima (km/h) 166
                                                            Aceleração 0-100 km/h (segundos) 15,1

                                                            Consumos
                                                            Circuito urbano 5,8
                                                            Circuito extra urbano 3,8
                                                            Circuito misto 4,5
                                                            Emissões de CO2 (circuito misto) - g/km 117



                                                            LEON TDI 150CV:

                                                            2002 Seat Leon Sport FR 1.9 TDi 150 CV 4 See all Seat models
                                                            Bore × stroke 79.50 mm × 95.50 mm
                                                            3.13 in × 3.76 in
                                                            Cylinders S-4
                                                            Displacement 1.9 litre
                                                            1896 cc
                                                            (115.701 cu in)

                                                            Compression ratio 19.50:1
                                                            Fuel system direct diesel inj.
                                                            Maximum power 150.1 PS (148.0 bhp) (110.4 kW)
                                                            @ 4000 rpm
                                                            Specific output 78.1 bhp/litre
                                                            1.28 bhp/cu in
                                                            Maximum torque 320.0 Nm (236 ft·lb) (32.6 kgm)
                                                            @ 1900 rpm
                                                            bmep 2120.9 kPa (307.6 psi)
                                                            Specific torque 168.78 Nm/litre
                                                            Maximum rpm
                                                            Manufacturer Volkswagen
                                                            Code
                                                            Main bearings 5
                                                            Coolant Water
                                                            Bore/stroke ratio 0.83
                                                            Unitary capacity 474 cc/cylinder
                                                            Aspiration Turbo D.
                                                            Compressor type
                                                            Intercooler Y
                                                            Catalytic converter Y
                                                            performance

                                                            0-50 mph (80 km/h)
                                                            0-60 mph
                                                            0-100 km/h 9.10 s
                                                            0-100 mph
                                                            80-120 km/h (50-70 mph) in top
                                                            Standing ¼mile
                                                            Standing km 30.80 s
                                                            Top speed 211 km/h (131 mph)
                                                            Fuel consumption 8.1/5.1/6.2 l/100km urban/extra-urban/combined
                                                            CO2 Emissions
                                                            Carfolio Calculated CO2 ? 167.40 g/km
                                                            Power-to-weight 102.07 bhp/ton
                                                            chassis
                                                            2002 Seat Leon Sport FR 1.9 TDi 150 CV 4 See all Seat models
                                                            Engine location Front
                                                            Engine alignment Transverse
                                                            Drive AWD

                                                            Key: FWDFront wheel driveRWDRear wheel driveAWDAll wheel drive4WDFour wheel drive
                                                            Steering rack & pinion PAS
                                                            Turns lock-to-lock
                                                            Turning circle 11.20 m
                                                            Suspension front I.MS.LW.ARB.
                                                            rear I.MultiLi.
                                                            Key: IIndependentLALive axledDde Dion axleWWishboneDWDouble wishbonesCSCoil springsARBAnti-roll barLSLeaf springsSESemi-elliptic leaf springsSee more...
                                                            Wheels front 7J x 17
                                                            rear 7J x 17
                                                            Tyres front 225/45 17
                                                            rear 225/45 17
                                                            Brakes F/R VeDi/VeDi-S-ABS


                                                            GRANDA LOL...há comparaçoes tão descabidas que até faz pena


                                                            ja agora baseias-te em que dados ??

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

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