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Terão passado os "tempos de ouro" dos Japoneses ?

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    Terão passado os "tempos de ouro" dos Japoneses ?

    Eu passei a década de 90 a admirar os carros japoneses e a sua evolução face aos Europeus.

    Só para dar alguns exemplos, as 16v foram tornadas comuns pelos Japoneses desde o início dos anos 90, sendo que mesmo no final dos anos 80 já as 12v eram normais nos Toyota, por exemplo.
    O avanço foi tal, que em 2000 ainda havia muitas marcas (PSA, VAG, Opel, Ford, etc) a terem os seus 1.4 com 8v, injecção monoponto e potências muito comedidas, já os Japoneses não tinham nada no seu catálogo com essas características.

    Até mesmo ao nível da injecção electrónica, já os japoneses tinham isso largamente implantado nos seus motores, ainda os Europeus andavam à volta com os carburadores.
    A generalidade dos Europeus adoptou a injecção electrónica porque foram obrigados pela introdução legal dos catalizadores, e ainda assim fizeram sistemas monoponto que em muitos casos trouxeram perdas de potência, aumento de consumos... ...ou seja, notava-se que não tinha sido pensado de raíz, ao contrário dos Japoneses.

    Era impressionante a diferença entre um 1.4 ou 1.6 europeu e um Japonês: O japonês era muito mais preciso, suave, silencioso e agradável de conduzir. Refiro-me essencialmente ao segmento C.

    Para além disso, os japoneses fizeram uma série de carros notáveis:
    O CRX de 90, o civic de 92 (com um ar muito desportivo), o Celica (mesmo na versão base era mais avançado em motor e suspensão do que um Série 316 equivalente), o CRX Del Sol, Integra, Celica, Nissan 100, 200, 300, Primera, micra (o primeiro pequeno com 16v), etc.
    Mesmo o S2000 foi feito ainda na década de 90.

    Penso que era fácil admirar os Japoneses pelo trabalho feito.

    A partir do ano 2000 acho que perderam a carruagem.
    A honda perdeu o ar desportivo que os caracterizava e o civic passou a ser um monovolume, o que agrada mais às massas mas menos aos adeptos de outrora.
    Mas o principal é que as mecânicas perderam o brilho. Com as honrosas excepções dos Type-R, os 1400 mantiveram-se na mesma e os 1.6 perderam 50 cavalos. A suavidade das embraiagens japonesas foi substituida por carros que passado uns tempos de uso começavam a fazer "nhec-nhec" cada vez que se carregava no pedal.

    No caso específico da Honda, tiveram um grande feito na década presente, que foi o primeiro e premiado motor a diesel. Passaram-se 4 ou 5 anos, e esse motor já não acompanha a concorrência.

    Para este 1º post não ficar ainda mais extenso não vou dar exemplos marca a marca, mas tentando resumir, nos motores a gasolina parece óbvio que o futuro passa pela injecção directa, e turbo nas cilindradas mais baixas. Todos os europeus estão nesse caminho, e a honda (que teve predominância mecânica nos anos 90) "brinda-nos" com um 1.4 de 8v e menos potente do que nunca, um 1.8 pouco entusiasmante, um 2.2 a diesel que já não é referência e motorizações antigas na gama otto accord.
    A Mazda e Nissan recorrem a motorizações diesel Europeias, e as motorizações diesel japonesas (m6) não têm nada de novo.

    Sobram os excelentes CTR (em que o anterior era superior), o GTR e o Lexus como grandes criações dos japoneses nesta década. É curioso que até o ATR acabou.

    Ah, claro, temos os hibridos, mas sobre esses nem me vou alongar muito, basta dizer que não são o que prometem ser.


    Este tópico não pretende bater nos japoneses, mas sim tentar fazer uma análise do que se tem passado.
    Eu tenho verificado que os japoneses passaram (para mim) de um patamar elevado para um mediano, e pus-me a reflectir o porquê de haver poucos carros japoneses que eu ambicione actualmente, contrastando com a década de 90, em que eu adorava a maioria.

    Posso estar enganado, mas parece-me que os europeus ganharam muito do terreno que perderam na década passada nos carros mais vendidos.

    Opiniões são bem vindas.

    #2
    deleted

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      #3
      É uma boa análise, se bem que eu não posso falar muito porque nos anos 90 era puto.

      Um ponto que já tinha reparado era que os japoneses ainda não têm otto's be baixa cilindrada turbinados ao passo que na Europa temos os TCE's, TSi's, TJET's..

      Talvez também parecam que estão parados porque o mercado principal deles são os EUA e o Japão, logo investem menos em diesel's (que é uma coisa da europa) e mais em hibridos (states).

      Nos diesel vão sempre ter os europeus porque não lhes compensa fazer muitos diesel's de raíz excepto talvez os D4D da Toyota.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Filipe Miguel F. Lopes Ver Post
        ...

        Talvez também parecam que estão parados porque o mercado principal deles são os EUA e o Japão, logo investem menos em diesel's (que é uma coisa da europa) e mais em hibridos (states).

        Nos diesel vão sempre ter os europeus porque não lhes compensa fazer muitos diesel's de raíz excepto talvez os D4D da Toyota.
        A parte dos diesel eu acho "justificada" pelo que dizes, ainda que como consumidor europeu que eu sou, importa-me aquilo que eu posso comprar com o meu dinheiro, e aí os Japoneses não estão com propostas por aí além.

        O que me espanta mais é a nível de motores a gasolina, pois era aí que eles eram mestres das baixas cilindradas.

        Comentário


          #5
          deleted

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por - Ver Post
            A Honda e Toyota não têm propriamente necessidade de ter motores turbinados se conseguir ter atmosfericos que apesar de poderem ter igual ou ligeiramente cilindrada de potencias superiores mas que gastem o mesmo ou menos que motores de rendimento e emissões semelhantes.
            Pois....

            Só que isso não é verdade.

            O civic 1.4 deve ser dos motores mais lentos que se podem comprar hoje. O 1.8 tem consumos comedidos, tem 140cv (é um valor apenas mediano) mas não tem o nervo das propostas da mesma potência actuais.
            As motorizações do accord têm potências, prestações e consumos de motores antigos.

            Não vejo os Toyota ou Mazda a serem diferentes.

            Onde anda a injecção directa ?
            É que parecendo que não, a bmw está a usar na gama otto toda, a porsche está a converter os seus motores para esta tecnologia, a PSA, Renault já deram os primeiros passos nesta direcção, a VAG já lá está há algum tempo.

            Será que os Japoneses é que estão correctos ao pararem no tempo ?

            Comentário


              #7
              Outra coisa que sempre me espantou nos japoneses é que fazem muito pouca publicidade, não fazem eventos, não cultivam a imagem da marca, parece que se estão pouco marimbando...
              Lembro-me por exemplo das revistas e dos eventos em pista organizados em pista pela BMW, pelo Desafio Seat para universitários, pela publicidade da "Meravigliosa Creatura" da Fiat, pela associação da Renault com a F1 nos anúncios publicitários, etc.
              No fundo para além de carros estas marcas esforçam-se por vender uma imagem, nas marcas japonesas não vejo muita cobertura mediática, são marcas que na minha opinião não passam imagem nenhuma, nem positiva nem negativa, é como se não soubessem nem quisessem saber.

              Análise interessante, sem dúvida!

              Cumprimentos

              Comentário


                #8
                deleted
                Editado pela última vez por ; 14 September 2008, 15:23.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por - Ver Post
                  ...

                  Um carro não se pode resumir a um motor de baixa cilindrada e muita potencia p/litro...olhar para as coisas assim é deveras redutor não? ;)

                  Até porque como disse se há quem consiga com mais cilindrada mas mais vantagens para o consumidor ou competitivo com os mais pequenos porque não?

                  (nota que nem todos têm um sistema automovel fiscal tão "sui generis" como o nosso, que ainda a sim melhorou quando começou a ter as emissões em conta)
                  No caso do Toyota até não é dos mais evidentes, mas ainda assim, mesmo esquecendo o factor potência, parece-me que a nível tecnológico estão atrás, quando andaram uma década à frente.

                  Julgo que faria todo o sentido este motor ter injecção directa (pelo menos), já que permite aumentar desempenho reduzindo as emissões - algo que trás benefícios actuais na maior parte da Europa.
                  Nota que todos os construtores Europeus estão a seguir esse caminho.

                  Comentário


                    #10
                    deleted

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por - Ver Post
                      Certo, mas como disse acho que não foram por ai porque só até à pouco começaram a ser mais "pressionados" pela concorrência europeia ;)

                      Acredito que as coisas sigam invariavelmente por esse caminho, e quando o fizerem a manter a tradição serão propostas de tecnologia semelhante mas mais eficiente (claro que depende do que o cliente procura).
                      Certo.
                      Mas é aqui que eu noto a inversão.

                      Os Japoneses estavam de tal modo certos nas 16v e injecção multiponto que hoje em dia todos a têm.
                      No caso das 16v, até na tecnologia diesel (onde se parecia justificar menos) acabou por ser um standard.

                      Passaram de líderes da 'revolução' para seguidores atrasados.

                      Comentário


                        #12
                        O maior problema é o nosso mercado não ser fundamental para os Japoneses. Começam a investir em nós, mas nada de especial.

                        Ainda a bocado estava a ver este teste.
                        http://motor.terra.es/pruebas-coches...0h-l-43835.htm
                        Está cheio de tecnologia e é Japonês.
                        Eles tem como o fazer, mas não me parece que estejam virados para o nosso tipo de mercado.

                        Depois há a diminuição do fosso em relação a uns anos no que toca a metodologias de trabalho. Importou-se muito dos conceitos Japoneses para as fábricas Europeias e Americanas o que nos leva a ter melhores produtos com menos gastos.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                          Eu passei a década de 90 a admirar os carros japoneses e a sua evolução face aos Europeus.

                          Só para dar alguns exemplos, as 16v foram tornadas comuns pelos Japoneses desde o início dos anos 90, sendo que mesmo no final dos anos 80 já as 12v eram normais nos Toyota, por exemplo.
                          O avanço foi tal, que em 2000 ainda havia muitas marcas (PSA, VAG, Opel, Ford, etc) a terem os seus 1.4 com 8v, injecção monoponto e potências muito comedidas, já os Japoneses não tinham nada no seu catálogo com essas características.

                          Até mesmo ao nível da injecção electrónica, já os japoneses tinham isso largamente implantado nos seus motores, ainda os Europeus andavam à volta com os carburadores.
                          A generalidade dos Europeus adoptou a injecção electrónica porque foram obrigados pela introdução legal dos catalizadores, e ainda assim fizeram sistemas monoponto que em muitos casos trouxeram perdas de potência, aumento de consumos... ...ou seja, notava-se que não tinha sido pensado de raíz, ao contrário dos Japoneses.

                          Era impressionante a diferença entre um 1.4 ou 1.6 europeu e um Japonês: O japonês era muito mais preciso, suave, silencioso e agradável de conduzir. Refiro-me essencialmente ao segmento C.

                          Para além disso, os japoneses fizeram uma série de carros notáveis:
                          O CRX de 90, o civic de 92 (com um ar muito desportivo), o Celica (mesmo na versão base era mais avançado em motor e suspensão do que um Série 316 equivalente), o CRX Del Sol, Integra, Celica, Nissan 100, 200, 300, Primera, micra (o primeiro pequeno com 16v), etc.
                          Mesmo o S2000 foi feito ainda na década de 90.

                          Penso que era fácil admirar os Japoneses pelo trabalho feito.

                          A partir do ano 2000 acho que perderam a carruagem.
                          A honda perdeu o ar desportivo que os caracterizava e o civic passou a ser um monovolume, o que agrada mais às massas mas menos aos adeptos de outrora.
                          Mas o principal é que as mecânicas perderam o brilho. Com as honrosas excepções dos Type-R, os 1400 mantiveram-se na mesma e os 1.6 perderam 50 cavalos. A suavidade das embraiagens japonesas foi substituida por carros que passado uns tempos de uso começavam a fazer "nhec-nhec" cada vez que se carregava no pedal.

                          No caso específico da Honda, tiveram um grande feito na década presente, que foi o primeiro e premiado motor a diesel. Passaram-se 4 ou 5 anos, e esse motor já não acompanha a concorrência.

                          Para este 1º post não ficar ainda mais extenso não vou dar exemplos marca a marca, mas tentando resumir, nos motores a gasolina parece óbvio que o futuro passa pela injecção directa, e turbo nas cilindradas mais baixas. Todos os europeus estão nesse caminho, e a honda (que teve predominância mecânica nos anos 90) "brinda-nos" com um 1.4 de 8v e menos potente do que nunca, um 1.8 pouco entusiasmante, um 2.2 a diesel que já não é referência e motorizações antigas na gama otto accord.
                          A Mazda e Nissan recorrem a motorizações diesel Europeias, e as motorizações diesel japonesas (m6) não têm nada de novo.

                          Sobram os excelentes CTR (em que o anterior era superior), o GTR e o Lexus como grandes criações dos japoneses nesta década. É curioso que até o ATR acabou.

                          Ah, claro, temos os hibridos, mas sobre esses nem me vou alongar muito, basta dizer que não são o que prometem ser.


                          Este tópico não pretende bater nos japoneses, mas sim tentar fazer uma análise do que se tem passado.
                          Eu tenho verificado que os japoneses passaram (para mim) de um patamar elevado para um mediano, e pus-me a reflectir o porquê de haver poucos carros japoneses que eu ambicione actualmente, contrastando com a década de 90, em que eu adorava a maioria.

                          Posso estar enganado, mas parece-me que os europeus ganharam muito do terreno que perderam na década passada nos carros mais vendidos.

                          Opiniões são bem vindas.
                          Interessante análise, no entanto penso que o caminho que as marcas Japonesas estão a seguir é claramente influenciado pelo gosto europeu.
                          Basta verificar a quantidade de modelos que eles lançam que não vêem para a Europa, basta verificar o caso deste último CTR.
                          As vendas assim o obrigam.
                          Falas do híbrido como se fosse um mau exemplo, mas é claramente um exemplo de um carro que eu e tu podemos não gostar, mas tem vendido bastante bem, quer o Pruis quer o Hybrido, muito acima dos objectivos.
                          A culpa da falta de modelos interessantes das marcas Japoneses é claramente de nós europeus.
                          Uns não se chateiam com isso, pessoalmente fico muito triste.

                          Outro exemplo, imaginemos o Jazz da Honda, se tivesse sido lançado em 1992, o mais certo era existir uma versão com um 1600, de 150 cvs lá dentro, actualmente eles já nem põem em causa existir um modelo assim, apostando mais noutras vertentes, que o colocam como uma das melhores propostas do segmento.

                          Os tempos mudaram, para mim infelizmente.
                          Mas o mercado assim o obriga.

                          Comentário


                            #14
                            Quanto ao ITR, ele continua a existir. Cá é que não se vende. O porque não sei. O nosso mercado tem passado ao lado.




                            A Honda é o maior construtor mundial de motas e o maior construtor mundial de motores de combustão interna.

                            A Toyota é o maior construtor mundial de automóveis.

                            E tudo isso sem grande expressão no mercado europeu.
                            Editado pela última vez por rogerAjacto; 14 September 2008, 15:39.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                              Quanto ao ITR, ele continua a existir. Cá é que não se vende. O porque não sei. O nosso mercado tem passado ao lado.



                              Por acaso não me lembrava que o ITR ainda se fabricava, mas não sei nada dele, se está melhor ou pior.
                              O facto é que cá não é opção.
                              Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                              A Honda é o maior construtor mundial de motas e o maior construtor mundial de motores de combustão interna.

                              A Toyota é o maior construtor mundial de automóveis.

                              E tudo isso sem grande expressão no mercado europeu.
                              Relativamente ao facto da honda ser o maior construtor de motores de combustão interna, temos de nos lembrar que isso é em números, que nada tem a ver com vanguarda tecnológica.

                              Aqui não estou a questionar a qualidade dos produtos, e o facto de estas marcas aparecerem no topo dos índices de satisfação significa que cumprem.

                              Eu refiro-me à vanguarda tecnológica que tiveram nos anos 90 e que não parecem ter actualmente.

                              Comentário


                                #16
                                E será que houve os tempos de ouro dos japoneses? Será que na altura não eram os coreanos de agora?

                                As marcas continuam a ser um mercado global e nesse mercado a Toyota até é a rainha no lucro.

                                Ranking Global de Construtores 2007:
                                1º Toyota Motor Corp., 9 366 000 unidades;
                                2º General Motors, 8 902 252; 3º
                                Volkswagen AG, 6 191 618;
                                4º Ford Motor Co., 5 964 000;
                                5º Hyundai-Kia Automotive Group, 3 961 629;
                                6º Honda Motor Co. Ltd., 3 831 000;
                                7º Nissan Motor Co., 3 675 574;
                                8º PSA Peugeot/Citroën SA, 3 428 400;
                                9º Chrysler LLC, 2 676 268;
                                10º Fiat S.p.A., 2 620 864 unidades.

                                Acho que estás a reduzir os carros só a motores. É importante, mas não faz um carro.

                                Se eles continuam com lucro, com motores com potências mais baixas, não têm grande incentivo a melhorar.

                                Comentário


                                  #17
                                  A impressão que tenho é os japoneses estão de tal forma empenhados no desenvolvimento de híbridos, que se esqueceram de inovar noutras variantes com ID e motores turbinados.

                                  De certa forma, também há um exagerado conservadorismo, sobretudo na Honda que tem tecnologia e condições para fazer muito mais e não arrisca um bocadinho. Podiam, por exemplo, desenvolver o motor i4 K23 utilizado no RDX (2.3 i-VTEC Turbo) para o mercado europeu através de um downsizing da cilindrada. Depois demoram muito tempo a colocar os produtos no mercado. Têm patentes para A-VTEC e DCT's há bastante tempo e não vejo maneira de chegarem ao mercado, pelo menos os próximos 3 anos apontam apenas para o mercado de híbridos.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Kopien Ver Post
                                    E será que houve os tempos de ouro dos japoneses? Será que na altura não eram os coreanos de agora?

                                    As marcas continuam a ser um mercado global e nesse mercado a Toyota até é a rainha no lucro.

                                    Ranking Global de Construtores 2007:
                                    1º Toyota Motor Corp., 9 366 000 unidades;
                                    2º General Motors, 8 902 252; 3º
                                    Volkswagen AG, 6 191 618;
                                    4º Ford Motor Co., 5 964 000;
                                    5º Hyundai-Kia Automotive Group, 3 961 629;
                                    6º Honda Motor Co. Ltd., 3 831 000;
                                    7º Nissan Motor Co., 3 675 574;
                                    8º PSA Peugeot/Citroën SA, 3 428 400;
                                    9º Chrysler LLC, 2 676 268;
                                    10º Fiat S.p.A., 2 620 864 unidades.

                                    Acho que estás a reduzir os carros só a motores. É importante, mas não faz um carro.

                                    Se eles continuam com lucro, com motores com potências mais baixas, não têm grande incentivo a melhorar.

                                    Não concordo com isso.

                                    Nos anos 90, apesar de eles terem mais técnologia os Europeus vendiam mais na Europa do que eles. Ou seja, não há uma ligação directa entre vendas e inovação.

                                    Quanto a reduzir carros só a motores, o Auris deve ser dos pontos mais baixos de qualidade interior da história recente da Toyota.

                                    Quanto a ser os coreanos de agora, não concordo.

                                    Em 1990 um civic ou crx 1600 tinha 150cv, injecção multiponto, motores 16v e não eram carros caríssimos.

                                    Qual é o coreano que tem uma tecnologia à frente da concorrência hoje ?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Há uma facto que pode explicar em parte a estagnação do desenvolvimento (de motores) por parte das marcas japonesas!

                                      Não me baseio em dados nenhuns, apenas me ocorreu esta hipótese.

                                      Entre meio da década de 90 e até meados da presente década a economia japonesa esteve numa grande crise ( isso foi uma das grandes causas da Nissan, por exemplo, ter entrado quase em banca-rota ).

                                      Ora, uma vez que nessa altura tinham um considerável avanço tecnológico, podem ter cortado nos fundos de desenvolvimento para fazerem face a essa crise.

                                      Se calhar agora até já voltaram a investir em desenvolvimento de motores, mas como todos sabemos, até os produtos aparecerem ao consumidor, leva bastante tempo.

                                      Cumps

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                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ks34 Ver Post
                                        A impressão que tenho é os japoneses estão de tal forma empenhados no desenvolvimento de híbridos, que se esqueceram de inovar noutras variantes com ID e motores turbinados.

                                        De certa forma, também há um exagerado conservadorismo, sobretudo na Honda que tem tecnologia e condições para fazer muito mais e não arrisca um bocadinho. Podiam, por exemplo, desenvolver o motor i4 K23 utilizado no RDX (2.3 i-VTEC Turbo) para o mercado europeu através de um downsizing da cilindrada. Depois demoram muito tempo a colocar os produtos no mercado. Têm patentes para A-VTEC e DCT's há bastante tempo e não vejo maneira de chegarem ao mercado, pelo menos os próximos 3 anos apontam apenas para o mercado de híbridos.
                                        O 2.3 i-VTEC Turbo já podia ter sido introduzido cá num Accord ou até mesmo num Civic.

                                        São 240cv e 352Nm bem vindos ao mercado.

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                          Por acaso não me lembrava que o ITR ainda se fabricava, mas não sei nada dele, se está melhor ou pior.
                                          O facto é que cá não é opção.


                                          Relativamente ao facto da honda ser o maior construtor de motores de combustão interna, temos de nos lembrar que isso é em números, que nada tem a ver com vanguarda tecnológica.

                                          Aqui não estou a questionar a qualidade dos produtos, e o facto de estas marcas aparecerem no topo dos índices de satisfação significa que cumprem.

                                          Eu refiro-me à vanguarda tecnológica que tiveram nos anos 90 e que não parecem ter actualmente.
                                          O ITR pelos vistos está melhor. Tem o 2.0 225cv do CTR JDM.

                                          Quanto a liderança da Honda, para ser o maior construtor mundial tem que ser inovador. Fá-lo em motores de barcos, de trabalho, de motas e até de carros. Se não o fizesse não era líder mundial. Agora o mercado e os produtos em que é líder não são aqueles que estamos habituados e por isso não lhe damos valor.

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                            O 2.3 i-VTEC Turbo já podia ter sido introduzido cá num Accord ou até mesmo num Civic.

                                            São 240cv e 352Nm bem vindos ao mercado.
                                            Não foi introduzido no TSX, nem há planos para que isso aconteça. Seria muito interessante este motor no Accord. No RDX faz 7s dos 0-100 e estamos a falar de um SUV com 1.800 Kg.

                                            Comentário


                                              #23
                                              O 1.4 Vvti da Toyota faz 7 mil rpm, em compensação tem umas baixas e médias rotações miseráveis. Do melhor para andar na cidade!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                                                O 1.4 Vvti da Toyota faz 7 mil rpm, em compensação tem umas baixas e médias rotações miseráveis. Do melhor para andar na cidade!
                                                sempre se pode comparar com o 1.4 de 80 cvs da VW!
                                                deve ser de facto bastante inovador

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  deleted

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                                                    #26
                                                    os tempos de ouro continuam, mas nao na europa.

                                                    aqueles motores q admiras continuam a exisitir... no japao

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      É certo que algo se passa no "Reino da Dinamarca" desde cerca do final da década de 90, nomeadamente desde a crise Asiática de 1997!

                                                      Está-se a dar uma fase de adaptação, que se espera que não demore muito mais, pois arrisca-se a perder o comboio a médio-longo prazo (na europa).

                                                      Eu falo por mim, neste momento pouco ou nenhum produto japonês me cativa para ser um possível comprador!

                                                      E dos que cativam, já começam a ter muito menos genes japoneses neles...

                                                      Tenho pena que os bons produtos japoneses raramente ou nunca cheguem ao nosso mercado.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Cada vez mais há acesso ao automóvel por parte de pessoas ignorantes na matéria, e isso vai obrigando as marcas a redefinirem-se para oferecer os produtos que atraem essas mesmas pessoas, que querem apenas ir de A para B, e não vêm no carro algo mais do um mero meio de transporte.

                                                        Faz-me confusão ver hoje em dia utilitários maiores que antigos familiares. O mundo automóvel está a ficar subjugado por uma prioridade de imagem muito forte, e os apaixonados estão a perder muito com isso, porque é óbvio que quase ninguém lamenta que tenham desaparecido os pequenos e baixinhos Civic com 150~160cv, por exemplo.

                                                        As pessoas querem estilo? Então faça-se um Civic cheio de vincos e arestas, bem grande, e ponha-se lá dentro um 1.4 8v.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Os tempos de ouro dos japoneses são hoje.

                                                          A toyota é o maior construtor mundial.

                                                          A Honda continua a crescer em tempos de recessão.

                                                          Foram os primeiros a apresentar soluções hibridas viáveis.

                                                          Continuarão a dar cartas no que a tecnologia diz respeito.

                                                          Ultrapassem o ódio que têm com os hibridos, e vejam os resultados dos construtores japoneses.

                                                          Não confudam uma gama pouco adaptada ao mercado português e a falta do vti como a desgraçada dos japoneses.

                                                          Há muito mais para além disso.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Talha Ver Post
                                                            Os tempos de ouro dos japoneses são hoje.

                                                            A toyota é o maior construtor mundial.

                                                            A Honda continua a crescer em tempos de recessão.

                                                            Foram os primeiros a apresentar soluções hibridas viáveis.

                                                            Continuarão a dar cartas no que a tecnologia diz respeito.

                                                            Ultrapassem o ódio que têm com os hibridos, e vejam os resultados dos construtores japoneses.

                                                            Não confudam uma gama pouco adaptada ao mercado português e a falta do vti como a desgraçada dos japoneses.

                                                            Há muito mais para além disso.
                                                            Então mostra lá onde é que está essa tecnologia que dá cartas deles.

                                                            Não me digas que são os hibridos...

                                                            Não confundas nº de vendas com inovação, porque não tem nada a ver.

                                                            Pelo que leio nas entrelinhas neste tópico, existem mais pessoas como eu, que gostaram genuínamente dos produtos japoneses dos anos 90, compraram e comprariam hoje se o rumo tivesse sido outro.

                                                            Não estou a ver muitos dos clientes Japoneses dos anos 90 a voltarem a serem clientes hoje, por algum motivo será.
                                                            Editado pela última vez por rca33; 14 September 2008, 18:59.

                                                            Comentário

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