Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Itália: campeã dos combustíveis alternativos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Itália: campeã dos combustíveis alternativos

    A Itália tem recentemente vindo a realizar uma campanha feroz a favor da utilização de combustíveis alternativos nos veículos que circulam na "bota".

    O sucesso da campanha tem sido de tal ordem que, de acordo com os últimos dados, 6% dos veículos vendidos no ano transacto serem já a GPL ou Metano.

    Recentemente aquiri uma revista onde fizeram um comparativo dos benefícios que o uso de combustíveis alternativos pode ter para o consumidor. Utilizando 4 versão do mesmo veículo - um Citroën C3 - tentaram ver onde conseguiriam chegar com €50 de combustível em percurso extra-urbano. Chegaram aos seguintes resultados:

    (a) C3 1.4 gasolina: €50 = 386KM (Milano-Arezzo)

    (b) C3 1.4 Diesel: €50 = 614KM (Milano-Roma)

    (c) C3 1.4 GPL: €50 = 791KM (Milano-Salerno)

    (d) C3 1.4 Metano: €50 = 1043KM (Milano-Cosenza)

    Os autores do artigo fizeram a questão de salientar que:

    (1) apenas tiveram em conta o comportamento em circuito extra-urbano.

    (2) o Diesel oferece melhores prestações a baixas rotações, conseguindo obter mais força do motor.

    (3) graças aos recentes avanços da engenharia italiana nos depósitos sequenciais Tartarini, a diferença de consumos entre gasolina-GPL é na ordem dos 3% e a perda de potência é imperceptível (0.5CV).

    (4) o único inconveniente do metano consiste na reduzida autonomia, pois tiveram que mudar de depósito várias vezes para perfazer os €50.

    Na opinião dos autores do artigo, a versão mais vantajosa é sem dúvida o GPL.

    Posto isto, o que vos oferece dizer sobre este estudo? Será propaganda (a AGIP, a petrolífera italiana, é líder mundial no comércio de combustíveis alternativos) ou os dados serão fiáveis? Comentem educadamente sff.

    Fonte: Al Volante (2008), "A tutto gas contro il caro-benzina", (v.10) nº.10.

    #2
    Acho que fazem bem.

    Mesmo sabendo que é apenas um remedeio e solução de curto-médio prazo é de aplaudir na mesma.

    Comentário


      #3
      Acho que é de louvar que se façam comparativos realistas e que permitam uma análise real das diversas possibilidades.

      Não acho que seja publicidade.

      Cheira mais a publicidade os artigos feitos por cá, que particularmente em relação ao GPL ou só dizem maravilhas ou arranjam maneira de não compensar. Nunca parece haver isenção total.

      Este teste parece interessante, até porque foi com o mesmo carro, com potências semelhantes e tudo.

      Comentário


        #4
        O GPL-Auto em Itália está a anos luz daqui.
        N há estigmas positivos nem negativos.
        O Itália é um dos países c maior tecnologia no q a gás diz respeito.
        Até scooters a GPL andam por lá.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
          Até scooters a GPL andam por lá.
          Cá também! O António Portugal em leiria anda com uma!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
            Acho que é de louvar que se façam comparativos realistas e que permitam uma análise real das diversas possibilidades.

            Não acho que seja publicidade.

            Cheira mais a publicidade os artigos feitos por cá, que particularmente em relação ao GPL ou só dizem maravilhas ou arranjam maneira de não compensar. Nunca parece haver isenção total.

            Este teste parece interessante, até porque foi com o mesmo carro, com potências semelhantes e tudo.

            Tanto o GPL como o Metano diviam ser muito mais incenticados pelos nossos politicos , em vez de andarem a dormir principalmente o metano deveria ser "quase" obrigatório" , Volvo Mercedes Fiat já oferecem modelos a Metano.

            Comentário


              #7
              Quando andei a fazer turismo em Itália o ano passado,
              andei o tempo todo a GPL, hehehe.
              E o impressionante é que era em geral mais barato que cá,
              e ainda por cima tinha mais butano, o que dava mais autonomia que o de cá. Acabava por ficar cerca de 20% mais barato andar a GPL em Itália...

              E vi por lá muitas estações de metano.

              O metano por cá já devia ser obrigatório em todos os transportes públicos (autocarros e taxis) das grandes cidades.

              Comentário


                #8
                Antes de mais, obrigado a todos pelas respostas. Deixem-me, por favor, colocar as seguintes questões adicionais que o artigo me suscitou:

                (a) o teste teve apenas em conta o comportamento em circuito extra-urbano. Será que em circuito urbano, onde os consumos são por regra maiores, o GPL compensa em relação ao Diesel?

                (b) os depósitos GPL utilizados foram tecnologia Tartarini de injecção sequencial. Esses depósitos são autorizados em Portugal? Se não me engano, existem restrições em relação ao tipo de depósitos que podem ser utilizados.

                (c) a grande vantagem do GPL parece ser o preço, uma vez que implicam uma perda imperceptível de autonomia e um aumento ligeiro de consumos. Será que essa diferença de preço será de esperar por muito tempo?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Filipe Miguel F. Lopes Ver Post
                  Acho que fazem bem.

                  Mesmo sabendo que é apenas um remedeio e solução de curto-médio prazo é de aplaudir na mesma.
                  O que é que considera um remedeio e uma solução a curto ou médio prazo?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por LM Ver Post
                    O que é que considera um remedeio e uma solução a curto ou médio prazo?
                    O GPL também é derivado do petróleo por exemplo.

                    Logo há-de acabar.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por rantamplan Ver Post
                      Antes de mais, obrigado a todos pelas respostas. Deixem-me, por favor, colocar as seguintes questões adicionais que o artigo me suscitou:

                      (a) o teste teve apenas em conta o comportamento em circuito extra-urbano. Será que em circuito urbano, onde os consumos são por regra maiores, o GPL compensa em relação ao Diesel?
                      Depende do tipo de circuíto urbano. Mas com pára-arranca intenso, pelo menos a diferença diminui. Se é o suficiente para o diesel compensar já não sei.
                      Originalmente Colocado por rantamplan Ver Post
                      (b) os depósitos GPL utilizados foram tecnologia Tartarini de injecção sequencial. Esses depósitos são autorizados em Portugal? Se não me engano, existem restrições em relação ao tipo de depósitos que podem ser utilizados.
                      Ou entendi mal, ou estás a fazer confusão. Acho que o depósito não tem nada a ver com o tipo de injecção.
                      Cá tens kits de injecção sequencial, o que não é legal é a injecção líquida (acho que estou a falhar no termo exacto mas é algo semelhante).

                      Originalmente Colocado por rantamplan Ver Post
                      (c) a grande vantagem do GPL parece ser o preço, uma vez que implicam uma perda imperceptível de autonomia e um aumento ligeiro de consumos. Será que essa diferença de preço será de esperar por muito tempo?
                      Essa é a pergunta à qual ninguém tem a resposta.
                      Por um lado, o GPL tem sido mais estável, por outro este ano tens assistido a um crescimento do preço de forma gradual e regular.
                      Ou seja, enquanto o diesel subiu muito, depois desceu bastante (já desceu pelo menos 14 cêntimos), o GPL manteve uma subida (muito menor) constante sem descidas nos últimos tempos.

                      O problema aqui é que como o GPL tem por base motores que habitualmente consomem mais, o seu preço é determinante.

                      As contas comparativas em Julho entre Diesel / GPL davam resultados substancialmente diferentes do que dão hoje.
                      O ponto de equilibrio alterou-se drásticamente, porque o GPL é barato unitáriamente, mas usas muitas unidades. O diesel é mais caro, mas usas menos unidades.

                      Em qualquer dos casos, estou convicto que se o GPL se tornasse mais mainstream em Portugal, iriamos assistir a mais uma pouca-vergonha de aumentos incorrectos.
                      Nem a regulamentação da UE iria salvar na Tugolândia.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por estebes Ver Post
                        Cá também! O António Portugal em leiria anda com uma!
                        N é possivel legalizar.

                        Comentário


                          #13
                          Eheh, deve ser um homem que vi no outro dia com uma scooter daquelas grandes, cinzenta, com um autocolante GPL!

                          Onde é que ele tem o depósito?

                          Cumprimentos,
                          Carlos Silva

                          Comentário


                            #14
                            Todas as energias são finitas, algum dia chegam ao fim.

                            Se por exemplo o petróleo durar mais 50 anos, será a problema a colocar-se aos utilizadores do GPL daqui a 45 anos.

                            Os novos lençóis de petróleo descobertos, são muito extensos e ainda há zonas do globo a explorar. Além disso já há tecnologia para chegar a petróleo que há uns anos não se considerava viável.

                            Assim e por dados de 2007, quem está na penúria são o EUA e a Rússia com reservas de menos de 20 anos. O Canadá tem reservas para quase 200 anos, a maior parte dos grandes produtores árabes anda perto dos 100 anos.

                            Com o consumo actual a média final, são 63 anos, isto sem contar com os novos lençóis nos Brasil e outros que muito provavelmente se virão a descobrir.

                            Até lá muita coisa vai mudar, basta ver a evolução da técnica nos últimos 60 anos, com a vantagem de a evolução agora ser mais rápida visto a tecnologia se alterar também muito mais rapidamente.

                            Por isso é que acho, que dizer que mudar para o GPL, é um remedeio ou uma solução a curto prazo é exagerado.

                            Já agora, o propano também pode ser extraído do Gás Natural.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por estebes Ver Post
                              Cá também! O António Portugal em leiria anda com uma!
                              N é possível legalizar.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Filipe Miguel F. Lopes Ver Post
                                O GPL também é derivado do petróleo por exemplo.

                                Logo há-de acabar.
                                E o metano n?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                  E o metano n?
                                  O metano não..

                                  Mas não estou a par da sua viabilidade.

                                  Até pode ser viável. Tenho de me informar.

                                  Quem saiba mais sobre o assunto que escreva aqui.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por cooperluke Ver Post
                                    Eheh, deve ser um homem que vi no outro dia com uma scooter daquelas grandes, cinzenta, com um autocolante GPL!

                                    Onde é que ele tem o depósito?

                                    Cumprimentos,
                                    Carlos Silva
                                    O tó colante é daqueles pequenos com uma folha verde. Onde está não sei, mas deve estar do sitio onde se guarda o capacete, debaixo do banco.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por LM Ver Post
                                      Todas as energias são finitas, algum dia chegam ao fim.

                                      Se por exemplo o petróleo durar mais 50 anos, será a problema a colocar-se aos utilizadores do GPL daqui a 45 anos.

                                      Os novos lençóis de petróleo descobertos, são muito extensos e ainda há zonas do globo a explorar. Além disso já há tecnologia para chegar a petróleo que há uns anos não se considerava viável.

                                      Assim e por dados de 2007, quem está na penúria são o EUA e a Rússia com reservas de menos de 20 anos. O Canadá tem reservas para quase 200 anos, a maior parte dos grandes produtores árabes anda perto dos 100 anos.

                                      Com o consumo actual a média final, são 63 anos, isto sem contar com os novos lençóis nos Brasil e outros que muito provavelmente se virão a descobrir.

                                      Até lá muita coisa vai mudar, basta ver a evolução da técnica nos últimos 60 anos, com a vantagem de a evolução agora ser mais rápida visto a tecnologia se alterar também muito mais rapidamente.

                                      Por isso é que acho, que dizer que mudar para o GPL, é um remedeio ou uma solução a curto prazo é exagerado.

                                      Já agora, o propano também pode ser extraído do Gás Natural.
                                      Ou seja, se nós podemos produzir Gás a partir da decomposição de detritos, podemos dizer que o GPL sendo um gás, estaremos com uma longevidade de reservas quase infinita, certo?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Filipe Miguel F. Lopes Ver Post
                                        O metano não..

                                        Mas não estou a par da sua viabilidade.

                                        Até pode ser viável. Tenho de me informar.

                                        Quem saiba mais sobre o assunto que escreva aqui.
                                        Sabes o q é o metano de q falam?

                                        Gás Natural!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Então e qd um gajo solta "um traque", tb não é metano?

                                          Uma scooters com ligação directa é que era... LOLOL Feijoada há noite, combustível para a scooter pela manhã!!! :D

                                          Um Off Topic, só para relaxar...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por estebes Ver Post
                                            Ou seja, se nós podemos produzir Gás a partir da decomposição de detritos, podemos dizer que o GPL sendo um gás, estaremos com uma longevidade de reservas quase infinita, certo?
                                            Tem a sua lógica. A partir da decomposição de detritos, obtém-se metano. A partir do metano, pode-se obter propano. A questão é fazê-lo em escala suficientemente grande para que isso se verifique. Seja como for, o que é facto é que as reservas e de GN são incomparavelmente maiores que as de petróleo.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                              Sabes o q é o metano de q falam?

                                              Gás Natural!
                                              Podia ter outras fontes.

                                              Mas nesse caso é também um solução a apenas médio prazo.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Ponto 1. A Itália é o pais mais evoluído no que toca a sistemas de alimentação GPL.
                                                2. Em Portugal existe um preconceito (mais um) relativamente ao GPL, ajudado por uma lei que o proíbe em parques de estacionamento públicos fechados
                                                3. É mais caro extrair o GPL do crude do que gasóleo...
                                                4. Portugal não deveria ser chamado Tugalândia, mas preconceitolândia...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                  Ou entendi mal, ou estás a fazer confusão. Acho que o depósito não tem nada a ver com o tipo de injecção.
                                                  Cá tens kits de injecção sequencial, o que não é legal é a injecção líquida (acho que estou a falhar no termo exacto mas é algo semelhante).
                                                  A revista continha ainda informação sobre os sistemas GPL. Em Itália são autorizados 4 tipos de sistemas:

                                                  (1) misturador (miscelatore) - para motores sem catalizador (€800).

                                                  (2) controlo da carburação - Euro 1 e 2 - (€1200).

                                                  (3) iniciação gasosa - Euro 2 e 3 - (€1650).

                                                  (4) iniciação sequencial - Euro 2, 3 e 4 - (€1800).

                                                  Alguém tem informações sobre estes sistemas? Alguém sabe se não são permitidos em Portugal?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Eu estou a falar sem saber , mas acho, ke são todos permitidos os diferentes sistemas têm mais a ver com o tipo de motor ...

                                                    http://www.brc.it/
                                                    http://new.eurogasauto.egm.it/
                                                    http://www.gentemotori.it/export/sit...8MULTI.PLA.PDF

                                                    A Iveco por exemplo vende um Daily CNG (metano), agora nstes tempos de crise , imaginem quanto é ke as empresas podiam poupar ... se tivessem onde abastecer...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      descobri agora ke para além do Daily a iveco tambem vende Autocarros e inclusive o Stralis a CNG.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Itália está de facto a Anos Luz... A implementação de GPL é brutal, mas confirmo o que dizem... não há preconceito e mais importante, na minha opinião, pode-se parquear em espaços fechados.

                                                        O CNG é uma das grandes apostas do Grupo Fiat, sendo que não têm soluções na conversão para GPL, mas oferecem já soluções de raiz para CNG. Se o CNG "pegar" por cá (uma vez mais falta legislação, só há duas bombas em Portugal (ou pouco mais) e são semi privadas, logo a probabilidade de sucesso é escassa), o panorama pode mudar rapidamente tal e qual o que aconteceu com o GPL. É preciso é que deixem parquear em espaços fechados (um e outro, claro)

                                                        Eu por exemplo, estigmas à parte, nunca compraria um carro que não pudesse parquear em parques fechados. Vivo em Lisboa, tudo tem um parque fechado em todo o lado, a minha garagem é uma terceira cave, pura e simplesmente não posso dar-me ao "luxo" de ter um carro a GPL...

                                                        Cumps
                                                        Editado pela última vez por fnal; 18 September 2008, 22:58.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Em Itália o número de carros a GPL anda no 1 750 000.

                                                          Nós temos cerca de 40 000, estamos abaixo da Bélgica, que é do tamanho do Alentejo e tem 50 000.

                                                          Holanda - 900.000 veículos
                                                          Espanha - 50.000
                                                          França - 500.000
                                                          Polónia - 350.000

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Mudar de bilha várias vezes para fazer mil km? Corta.

                                                            Não pode estacionar onde se quer? Corta.

                                                            Sobra o gasóleo que deu quase outros tantos à gasolina .

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X