São e não são, semelhantes!
O compressor usa a cambota, para dar movimento à unidade compressora.
O turbo aproveita os gases para fazer movimentar a turbina e por consequência a unidade compressora também!
Aqui tens uma página útil! http://www.lextreme.com/Turbo.htm
Os compressores e turbocompressores são formas diferentes de se comprimir o ar conseguindo meter mais ar para dentro do motor e consequentemente mais potencia.
Um compressor funciona solidario com a rotaçao do motor logo desde que o motor está a funcionar ele está activo. Este é a vantagem. A desvantagem é nao conseguir dar um aumento de potencia absoluto como um turbocompressor.
O turbo é o inverso. Em baixas nao existe ficando o motor a funcionar sozinho mas quando entra em funcionamento consegue atingir mais potencia.
Depois ha combinacoes (turbo e compressor (Golf GT) tentando aliar o melhor dos 2 mundos (compressor em baixas e turbo em altas) e existem biturbos que usam 2 turbos de diferentes geometrias em que um esta afinado para baixas rotacoes e o outro para altas.
Agora há os chamados Bi-Turbos, que Têm Turbo e Kompressor.
De um modo simples um “Kompressor” não é um turbo mas um turbo é um compressor.
Agora e sempre houve os chamados bi-turbos. Motores com mais que um turbo, mas agora o que a moda está a ditar são um volumétrico (o tal Kompressor) e um turbo.
Os compressores e turbocompressores são formas diferentes de se comprimir o ar conseguindo meter mais ar para dentro do motor e consequentemente mais potencia.
Um compressor funciona solidario com a rotaçao do motor logo desde que o motor está a funcionar ele está activo. Este é a vantagem. A desvantagem é nao conseguir dar um aumento de potencia absoluto como um turbocompressor.
O turbo é o inverso. Em baixas nao existe ficando o motor a funcionar sozinho mas quando entra em funcionamento consegue atingir mais potencia.
Depois ha combinacoes (turbo e compressor (Golf GT) tentando aliar o melhor dos 2 mundos (compressor em baixas e turbo em altas) e existem biturbos que usam 2 turbos de diferentes geometrias em que um esta afinado para baixas rotacoes e o outro para altas.
Um turbo é um tipo de compressor, mas não o contrário. A tecnologia Kompressor usa um compressor volumétrico para o mesmo fim, mas de principio bastante diferemte. Enquanto o compressor do turbo é accionado por uma turbina que "apanha" com os gases de escape (saem a grande velocidade) um compressor "Kompressor" é actuado por ligação mecanica ao veio do motor.
Como a turbina roda a velocidades absurdas (centenas de milhares de rmps) num turbo ao contrário do que acontece num "Kompressor" (alguns milhares de rmps) o desenho do compressor acaba por ser totalmente diferente.
Um turbo é um tipo de compressor, mas não o contrário. A tecnologia Kompressor usa um compressor volumétrico para o mesmo fim, mas de principio bastante diferemte. Enquanto o compressor do turbo é accionado por uma turbina que "apanha" com os gases de escape (saem a grande velocidade) um compressor "Kompressor" é actuado por ligação mecanica ao veio do motor.
Como a turbina roda a velocidades absurdas (centenas de milhares de rmps) num turbo ao contrário do que acontece num "Kompressor" (alguns milhares de rmps) o desenho do compressor acaba por ser totalmente diferente.
“Como a turbina roda a velocidades absurdas (centenas de milhares de rmps)?? Algo me escapa aqui!
Que quer dizer “rmps” ? Rotações por segundo?????
Mesmo assim desconheço que haja algum turbo a passar das 200000 RPM.
citação:Originalmente colocada por SilverArrow
Agora há os chamados Bi-Turbos, que Têm Turbo e Kompressor.
:DOlha que não, um Bi-Turbo tem... 2 Turbos ;) Como já foi dito, o Turbo é um Compressor (Sem K!!!)
ficou tudo apanhado com os kompressor da mercedes:D
E ainda acrecescento que normalmente usa-se o nome "twin turbo" quando são dois turbos iguais (um por bancada de cilindros) e bi-turbo quando são dois turbos de tamanhos diferentes (sequenciais).
Claro que o marketing das marcas pode alterar estas siglas.
Resumindo e baralhando, lembram-se do MadMax com Mel Gibson, o Interceptor V8, aquela coisinha a sair fora do capot, isso é um compressor ou tambem chamado de Insuflador
Um compressor é um mecanismo usado para comprimir o ar da admissão, fazendo com que entre maior quantidade de ar do que aquela que é permitida pela pressão atomsférica.
Os chamados compressores volumetricos (os tais Kompressor da Mercedes) são colocados em movimento pelo próprio motor do veiculo. Normalmente através de uma correia à semelhança dos alternadores.
O turbo (ou melhor um turbo-compressor) é colocado em movimento pela energia residual do gases de escape. É accionado por uma turbina.
N esquecer q o maior problema do compressor volumetrico mecÂnico, é q este rouba potência ao motor.
Pois é ao motor q vai buscar a sua energia.
Há mtos tipos de compressor: Roots, Suprex, Tipo g, De cilindro, ...
N esquecer q houve um idiota, q disse qdo sairam os slk compressor, q a merc apostava numa tecnologia q nca tinha tido, viva os jornalistas com falta de cultura!
Também já houve compressores accionados por motores electricos, devido a ganhar em rendimento. (n esquecer q o rendimento volumetrico é a chave de tudo)
Aki está um Kompressor
[img]uploaded/esprit/2006525222957_500.jpg[/img]
N esquecer q o maior problema do compressor volumetrico mecÂnico, é q este rouba potência ao motor.
Pois é ao motor q vai buscar a sua energia.
Há mtos tipos de compressor: Roots, Suprex, Tipo g, De cilindro, ...
N esquecer q houve um idiota, q disse qdo sairam os slk compressor, q a merc apostava numa tecnologia q nca tinha tido, viva os jornalistas com falta de cultura!
Também já houve compressores accionados por motores electricos, devido a ganhar em rendimento. (n esquecer q o rendimento volumetrico é a chave de tudo)
Aki está um Kompressor
[img]uploaded/esprit/2006525222957_500.jpg[/img]
N esquecer q o maior problema do compressor volumetrico mecÂnico, é q este rouba potência ao motor.
Pois é ao motor q vai buscar a sua energia.
qualquer compressor, turbinado ou mecânico rouba potência ao motor... respectivamente por fazer contra-pressão ns gases de escape e criar atrito à rotação.
naturalmente ambos fornecem um efeito superior à energia que usam senão não eram uteis!! :D
na prática, um compressor mecânico é mais util a baixa rotação e um turbo funciona melhor a alta rotação. isto porque a alta rotação um compressor mecânico começa a gerar muito atrito logo a ter menos rendimento, enquanto que a baixa rotação um turbo não recebe gás de escape suficiente para rodar a turbina com uma velocidade interessante para accionar o compressor. Parte deste problema é resolvido com a introdução de turbinas de geometria variáveis disponíveis em vários diesel e em pelo menos um otto turbinado (911 Turbo)
N esquecer q o maior problema do compressor volumetrico mecÂnico, é q este rouba potência ao motor.
Pois é ao motor q vai buscar a sua energia.
qualquer compressor, turbinado ou mecânico rouba potência ao motor... respectivamente por fazer contra-pressão ns gases de escape e criar atrito à rotação.
naturalmente ambos fornecem um efeito superior à energia que usam senão não eram uteis!! :D
na prática, um compressor mecânico é mais util a baixa rotação e um turbo funciona melhor a alta rotação. isto porque a alta rotação um compressor mecânico começa a gerar muito atrito logo a ter menos rendimento, enquanto que a baixa rotação um turbo não recebe gás de escape suficiente para rodar a turbina com uma velocidade interessante para accionar o compressor. Parte deste problema é resolvido com a introdução de turbinas de geometria variáveis disponíveis em vários diesel e em pelo menos um otto turbinado (911 Turbo)
Desculpa mas n é verdade.
O sistema da garret ao abrir uma valvula qdo os gases n tem força para rodar a turbina, faz c q estes n sofram mais perdas de carga no seu trajecto.
Essa da contrapressão e do atrito À rotação! N sabia q já contavamos cos cagagésimos de cv! Atrito À rotação, onde, na admissão!
então deves ter descoberto a máquina perfeita que roda sozinha sem roubar energia a nada!!!! lol.
Um turbo roda devido á acção dos gases de escape. Naturalmente isso significa que os gases de escape têm maior "dificuldade" em sair logo vão reduzir a potência ao motor ao criar uma contrapressão no mesmo. É o mesmo que trocares os teus colectores por um tubo mais fininho. Vais ver se não perdes potência (só que se fizesses isso era desperdiçada).
No caso do compressor há uma ligação mecânica entre este e o motor, pelo que a resistência dessa ligação causa perdas. Tal como o ar condicionado, o alternador, etc, etc causam, mas a um nível substancialmente maior.
Isto não são cagagésimos como tu lhe chamas. São perdas significativas. Naturalmente são contrabalançadas pelos acréscimos de compressão que são possíveis nos compressores mecânicos e turbinados.
E a explicação do superfast que já era tão boa logo no 4º post.
citação:Originalmente colocada por Superfast
(...)Um compressor funciona solidario com a rotaçao do motor logo desde que o motor está a funcionar ele está activo. Este é a vantagem. A desvantagem é nao conseguir dar um aumento de potencia absoluto como um turbocompressor.
O turbo é o inverso. Em baixas nao existe ficando o motor a funcionar sozinho mas quando entra em funcionamento consegue atingir mais potencia.(...)
então deves ter descoberto a máquina perfeita que roda sozinha sem roubar energia a nada!!!! lol.
Um turbo roda devido á acção dos gases de escape. Naturalmente isso significa que os gases de escape têm maior "dificuldade" em sair logo vão reduzir a potência ao motor ao criar uma contrapressão no mesmo. É o mesmo que trocares os teus colectores por um tubo mais fininho. Vais ver se não perdes potência (só que se fizesses isso era desperdiçada).
No caso do compressor há uma ligação mecânica entre este e o motor, pelo que a resistência dessa ligação causa perdas. Tal como o ar condicionado, o alternador, etc, etc causam, mas a um nível substancialmente maior.
Isto não são cagagésimos como tu lhe chamas. São perdas significativas. Naturalmente são contrabalançadas pelos acréscimos de compressão que são possíveis nos compressores mecânicos e turbinados.
Sim eu sei como funciona, e n leste tudo o q disse, se eu consigo desviar os gases qdo estes n servem para fornecer uma mais valia entao n perco nada. E n me lixes, sao cagagésimos.
Infelizmente, perdas dessas é aquilo c q lido tdos os dias, o q ganho em relação Às perdas q falas n têm expressão.
Mas sim, já concordei ctgo q elas existem, mas n têm expressão po resultado global.
Se o compressor é melhor apenas em baixa rotação, e em alta rouba alguma energia ao motor.....pq é q a MB vende carros com compressor?
Sendo carros ditos, desportivos, n teria mais lógica um turbocompressor? Ou seja, mais potencia em altas?
Em segundo lugar, por exemplo em camioes, n teria mais lógica um compressor do que um turbo?
Thankx
N te esqueças q o compressor na merc renasceu nos classe c e E e também no SLK, e nas duas primeiras, berlinas premium, é mais apropriado ter sempre disponibilidade debaixo do pé direito e n potência em altas, e qdo dizemos q o compressor volumétrico favorece os baixos regimes, n quer dizer q n ajude nos altos, simplesmente o turbo obtem melhores rendimentos nessa situaçao.
E com os turbos novos, c geometria variavel, pesos reduzidos e lubrificação melhor (:D) estes cada vez são mais capazes de darem a sua "ajuda" a regimes cada vez menores.
Se o compressor é melhor apenas em baixa rotação, e em alta rouba alguma energia ao motor.....pq é q a MB vende carros com compressor?
Sendo carros ditos, desportivos, n teria mais lógica um turbocompressor? Ou seja, mais potencia em altas?
Antes da "desportividade" vem a agradabilidade de condução.
Um motor com um compressor mecânico é mais linear que um motor com um turbo-compressor.
Num motor com turbo até às x rpms vais a morrer e só dali para cima começa a desenvolver bem, nalguns motores (tdi especialmente) sentes um kick quando o turbo entra em acção (na verdade o turbo não liga/desliga, mas a baixas rotações não há pressão suficiente dos gases de escape para rodar a turbina de modo a que a sobre-alimentação seja sentida).
citação:Em segundo lugar, por exemplo em camioes, n teria mais lógica um compressor do que um turbo?
Thankx
Não faço ideia, nunca conduzi nenhum nem sei como é que esses motores são sobre-alimentados.
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