Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O que é que vocês fariam? [Reparação/Oficina]

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    O que é que vocês fariam? [Reparação/Oficina]

    Boas.

    Aconteceu-me um caso, que foi, há cerca de 6 meses, a substituição do radiador da sofagem do carro. Ele tinha uma fuga e enchia-me os vidros de vapor, tornando a condução impossível. Foi uma operação relativamente dispendiosa, pois obrigou à desmontagem total do tablier do carro, recarregamento do Ar Condicionado, etc.
    Agora, passados 6 meses, a situação voltou ao mesmo. Deixei o carro na oficina. Após 3 dias telefonei ao mecânico e ele disse-me que o radiador novo também tinha uma fuga, pelo que ia ser substituído por outro novo, assumindo o fornecedor a responsabilidade e o custo do novo radiador. Até aqui tudo bem, o problema é que, pelo que eu percebi, o mecânico vai levar-me os custos de mão de obra para voltar a colocar lá um radiador novo!!! [8][8][8]
    Ora, eu acho isto extremamente injusto, dado que se trata de uma peça que é para durar anos e não tive culpa nenhuma em que tenham mandado um radiador estragado! O mecânico pode também não ter culpa nenhuma, mas o fornecedor não deveria também assumir esses custos??? Afinal, a responsabilidade aqui é dele e só dele, não? [8)]

    E se o mecânico insistir para que seja eu a pagar a mão de obra, o que devo fazer?

    Obrigado, desde já, pelas vossas respostas! ;)

    #2
    Acho que não deves pagar nem um tusto pela reparação. As reparações também têm garantia, não?

    Comentário


      #3
      pá 1º que tudo, tens de falar com o mecanico sobre isso.........., isso pode ser complicado dado os intermediarios.....

      hipoteses:

      1º a oficina oferece garantia dessa reparação e repara de borla

      2º dizes ao mecanico que nao tens culpa, e que nao pagas a reparação, se ele tbem nao tem culpa entao que peça uma indemnização ao fabricante

      3º falas com o mecanico , ele fala com o fábrica da peça e ambos pedem uma indemnização.........

      mas em termos práticos acho que ou ele se oferece para pagar isso de boa vontade ou nada feito........pq tribunais e tal nunca mais vês o teu € e só o perdes ainda mais!

      se ele insistir que nao paga........diz que vais enviar uma carta para a deco, e vais publicar o problema nos jornais (nem que seja na zona para os leitores) ........mencionando o nome e local da oficina

      Comentário


        #4
        Pa..o mecanico tb na tem culpa.. a unica hipotese e o fabricante assumir...
        mas deve ser complicado..

        Comentário


          #5
          que seja o fornecedor ou o mecanico, um dos dois tem de assumir os custos,
          e não o lesado.
          se não me engano, as reparações têm garantia.
          tenta informar-te na deco.

          Comentário


            #6
            Se isto complicar, aminha "receita" é simples: deixo de ser cliente dele! Ele não deve querer isso, já que sou cliente de há vários anos!
            Mas o que eu queria mesmo saber também é se acham ou não que a razão está do meu lado. Eu acho que sim, como já disseram, aliás!

            Comentário


              #7
              citação:se ele insistir que nao paga........diz que vais enviar uma carta para a deco, e vais publicar o problema nos jornais (nem que seja na zona para os leitores) ........mencionando o nome e local da oficina
              é verdade.
              nimguem quer uma publicidade dessas.;)

              Comentário


                #8
                pagaste, nao ficou bem - só tem de corrigir ;)

                se o problema é do material ele deveria ter testado 1º. Se nao podia testar tem de se aguentar.

                Eu tive um problema semelhante com uma carrinha mercedes, foi reparada mas nao ficou boa pq a peça tinha erro, ja la foi novamente e eles é que arcaram com a despesa da mão de obra.

                Não te deixes ficar ;)

                Comentário


                  #9
                  As reparacoes nem sempre trazem lucro para o mecanico:
                  Se a peça tem defeito ele tem que colocar outra peça capaz. Se ele coloca uma peça paga por ele ou aciona a garantia com o seu fornacedor(claro que e' o que normalmente acontece), isso não é um problema do cliente. O mesmo se aplica à mão-de-obra. Trata-se de mais um serviço contratado e pago pelo cliente. Qualquer advogado te diz o mesmo, consulta um.
                  Agora, neste caso, a actitude do mecânico não é muito correcta mas também não o podes criticar por ele estar a tentar meter uns cobres ao bolso. Ele lançou a ideia para o ar para ver cola,é que agora o dinheiro é o dele.

                  Cumprimentos.

                  Comentário


                    #10
                    citação:mas também não o podes criticar por ele estar a tentar meter uns cobres ao bolso.
                    Nao?

                    pelo menos deixar la no livrinho de reclamaçoe q tentou extorquir (é um naco forte..mas,,)dinheiro ao qual nao tinha direito..

                    Comentário


                      #11
                      se ja passaram 6 meses, a garantia de reparaçao acabou, logo ele pode pedir a mao de obra se assim entender. está no seu direito. se nao passaram, a reparaçao tem que ser gratuita.

                      a garantia das peças é diferente, normalmente 1 ano, dai nao haver problema nesse campo.

                      pega na factura e vê a data exacta, é essa que conta a favor de um ou de outro;)
                      com a data na mao, nao ha que reclamar de nada...é o que for.

                      se a data for inferior aos 6 meses, o mecanico que discuta com o fornecedor da peça quem paga a mao de obra...
                      acho que deveria ser o fornecedor da peça, mas a lei tem a ultima palavra e nesse campo nao sei o que diz.

                      a lei existe para proteger tanto o cliente como quem presta o serviço, senao qualquer um exigia reparaçoes gratis ao fim de 20 anos:D

                      Comentário


                        #12
                        mas a garantia das peças e reparaçoes em portugal é de 2 anos.... temos em portugal algumas das melhores leis de proteçao do consumidor da europa.. nao temos os melhores tribunais..mas já é um começo..

                        e se vai ser o fornecedor, o mecanico, o importador ou o fabricante q vai pagar, nao interessa em nada ao cliente.. esse vai ser um problema do mecanico ao qual o cliente é completamente alheio..

                        Comentário


                          #13
                          oops.. parece q as peças têm 2 anos e a mao de obra um ano.. mas como ja é tarde e nao me da o sono taalvez esteja a ler mal..
                          http://www.consumidor.pt/pls/ic/doc?...&pmenu_id=5412
                          citação:
                          Quanto a Serviços, o prazo de garantia continua a ser o estabelecido na Código Civil, ou seja, 1 ano, no que respeita à mão-de-obra, devendo os defeitos ser denunciados no prazo de 30 dias depois do seu descobrimento, mas as peças que tenham sido substituídas já gozam de uma garantia mínima de 2 anos, ao abrigo do Decreto lei 67/2003, de 8 de Abril, vigorando o prazo de 2 meses para denúncia dos defeitos, depois dos mesmos serem descobertos;
                          citação:
                          SABE QUAL O PRAZO DE GARANTIA DOS BENS QUE COMPRA?

                          o O prazo de garantia mínima dos bens moveis é de 2 anos.(EX. computador).
                          o O prazo de garantia mínima dos bens imóveis é de 5 anos (EX. Apartamento).
                          o O prazo de garantia dos bens usados é de 2 anos , excepto se por acordo entre as partes (Vendedor; Consumidor) esse prazo seja reduzido para o mínimo de 1 ano (EX. Automóvel usado).
                          o O prazo de garantia para peças substituídas é de 2 anos.
                          o Os bens moveis consumiveis (que se destroem por uma utilização normal num curto período de tempo – pilhas, tinteiros, esferográficas), não estão abrangidos pelos mesmos prazos de garantia.



                          Se adquirir um bem com defeito, o consumidor tem o direito sobre o vendedor a exigir uma das seguintes soluções:

                          o A REPARAÇÃO do defeito
                          o A sua SUBSTITUIÇÃO
                          o A REDUÇÃO do preço
                          o A RESOLUÇÃO do contrato.



                          Qualquer das soluções encontradas é SEM ENCARGOS para o consumidor , não devendo ser cobrado qualquer importância por despesas para voltar a colocar o bem em conformidade com o contrato (EX. despesas de transporte, mão de obra).

                          A reparação ou substituição devem ser realizadas dentro de um prazo razoável e sem grande inconveniente para o consumidor.

                          O prazo de garantia suspende-se durante o tempo que o consumidor estiver privado de utilização do bem, devido à reparação.



                          QUAL O PRAZO PARA DENUNCIAR OS DEFEITOS?

                          Quando o consumidor detectar um defeito no bem, deve denunciá-lo num prazo de:

                          * DOIS MESES — para um bem móvel
                          * UM ANO — Para um bem imóvel

                          O consumidor tem o prazo de 6 meses, após a denuncia dos defeitos, para recorrer aos tribunais (arbitral ou judicial ) com vista à resolução dos problemas.

                          A denuncia de defeito do bem deverá ser efectuada por escrito e enviada por carta registada com aviso de recepção.

                          LEGISLAÇÃO APLICÁVEL:

                          * Código Civil
                          * Lei 24/96 de 31 de Julho — Lei da Defesa do Consumidor
                          * Decreto-Lei 67/2003 de 8 de Abril — Venda de Bens de Consumo e suas Garantias

                          NOTA: “Considera-se CONSUMIDOR todo aquele a quem sejam fornecidos bens, prestação de serviços ou transmitidos quaisquer direitos, destinados a uso não profissional, por pessoa que exerça com carácter profissional uma actividade económica que vise a obtenção de benefícios”

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por Lino Marques

                            Se isto complicar, aminha "receita" é simples: deixo de ser cliente dele! Ele não deve querer isso, já que sou cliente de há vários anos!
                            Se assim é, o melhor que tens a fazer é tentar chegar a um acordo, tentando dividir o mal pelas aldeias.

                            Já agora, quanto tempo leva o desmontar e montar do tablier [?]

                            Comentário


                              #15
                              Viva.

                              Digo a ti a mesma coisa que disse ao SILAT no post dele onde ele descrevia o assalto ao carro dele no parque do ginásio que ele frequenta na Maia...

                              QUOTE

                              Não vás nas tretas do ginásio... fala/ameaça com o DONO/GERENTE daquilo:

                              1 - Tens uma irmã que trabalha na DECO.

                              2 - Panfletos por TODA a MAIA "descrevendo" o que se passou e a recusa deles.

                              3 - TVI / SIC á porta do ginásio.

                              Ora aquilo como tem "prestígio/nome/style", certamente não vão manchar o nome da casa por causa de um caso desses.

                              FORÇA NISSO!

                              ;)

                              Cumps.

                              UNQUOTE



                              Por isso... FORÇA NISSO!!!

                              Comentário


                                #16
                                O mecânico tb não tem culpa que o radiador tenha uma fuga, a meu ver. Podia testa-lo, se calhar até o fez, mas como o Lino disse a situação voltou a repetir-se meio ano depois, ou seja na hora da montagem provavelmente estava em condições. Na minha opinião acho que quem devia assumir os custos com a mão de obra deveria ser o fornecedor/fabricante do radiador.

                                Comentário


                                  #17

                                  Dizem que o Mecânico não tem culpa???

                                  O Mecânico tem TODA a culpa, visto que ele é que recebeu o teu dinheiro e ele é que fez a reparação.

                                  ELE perante A tua Pessoa, é UNICA e exclusivamente quem tem culpa...

                                  Tu não contrataste uma empresa de radiadores... Contrataste um Mecanico!

                                  Ele reparou, não ficou bom, arranja tudo outra vez....

                                  Depois ele e o Dono dos Radiadores que se entendam... Tu NEM TENS de saber que há outro gajo na história.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Pq ao Mecâncio, soube bem quando compra o radiador por "100€" e depois debita na tua conta como "140€"....

                                    Se agora tens de esperar pelas organizações dele, quando era para pagar, Pagavas a mão de obra a um e o radiador ao outro... Mas não, pq assim o mecâncico não podia meter o se quinhão...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Não quero ser bruto, mas vou ser:Não ficou bom? Está na garantia? A culpa é dele e mais nada!

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por REDLINER_

                                        Não quero ser bruto, mas vou ser:Não ficou bom? Está na garantia? A culpa é dele e mais nada!
                                        x2

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por ruisilva

                                          Pa..o mecanico tb na tem culpa.. a unica hipotese e o fabricante assumir...
                                          mas deve ser complicado..
                                          e eles estao-se a ***** pra ti ou pró mecanico. só querem é ver o guito. mesmo que seja um mecanico de confiança, ele nao vai estar a trabalhar de graça, pois sao coisas que ainda demoram umas horas a montar e desmontar...

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por Lino Marques

                                            Se isto complicar, aminha "receita" é simples: deixo de ser cliente dele! Ele não deve querer isso, já que sou cliente de há vários anos!
                                            Mas o que eu queria mesmo saber também é se acham ou não que a razão está do meu lado. Eu acho que sim, como já disseram, aliás!
                                            A razão está claramente do teu lado.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Não existe nada a pagar, aliás de acordo com a Lei aquele que vendeu ou prestou serviços sem qualidade é que eventualmente será obrigado a indemnizar o cliente pelos danos causados.
                                              Nas oficinas oficiais (as boas pelo menos) a experiência que tenho é que nesta situação não só reparariam sem custos o problema como forneceriam uma viatura de substituição durante o periodo de imobilizaçao do veículo....

                                              Comentário


                                                #24
                                                Não existe nada a pagar, aliás de acordo com a Lei aquele que vendeu ou prestou serviços sem qualidade é que eventualmente será obrigado a indemnizar o cliente pelos danos causados.
                                                Nas oficinas oficiais (as boas pelo menos) a experiência que tenho é que nesta situação não só reparariam sem custos o problema como forneceriam uma viatura de substituição durante o periodo de imobilizaçao do veículo....

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Há uma questão que coloco.Esse radiador que montou è de origem ou da concorrência.Se for da concorrência, pode ser material mais fraco e não ter a durabilidade de um original. Daí que pode durar mais um ano. Pense nisso. E não esquecer de meter um liquido de radiador próprio para o efeito.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por SilverArrow

                                                    Pq ao Mecâncio, soube bem quando compra o radiador por "100€" e depois debita na tua conta como "140€"....

                                                    Se agora tens de esperar pelas organizações dele, quando era para pagar, Pagavas a mão de obra a um e o radiador ao outro... Mas não, pq assim o mecâncico não podia meter o se quinhão...

                                                    Muito bem dito! [^]
                                                    Não vás na conversa do mecânico, são todos uns coitadinhos ou fazem-se... Nao me admirava nada que ele fosse indemnizado pela marca do radiador para a remontagem do mesmo e depois ainda te viesse cobrar pela mesma coisa...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por O Cangalheiro

                                                      Acho que não deves pagar nem um tusto pela reparação. As reparações também têm garantia, não?
                                                      Depende onde seja feita a reparaçao, se for no ze da esquina nao deves ter garantia...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        pá .........mas lembra-te de ir falar com o homem de conversa já feita! nao vás improvisar!

                                                        primeiro falas com ele a BEM e dizes ouça lá ......eu paguei isto , e a culpa nao foi minha! e dás um exemplo de algo que possa influir na vida do mecanico.......tipo pense bem

                                                        " a sua máquina de lavar estraga-se e vc manda arranjar , a peça que lhe dão está defeituosa.....e uns meses depois volta o problema....vc vai pagar de novo ou responsabilizar quem deve ser esponsabilizado?"

                                                        e depois explicas-lhe........que ele é o elemento directo a ti da reparação.......e que é ele que tens que responsabilizar, e voltas a explicar.....que compreendes que ele se sinta injustiçado pq a culpa foi da fábrica, e dizes que tu responsabilizas o mecanico , e o mecanico se quiser que responsabilize a fábrica.........

                                                        e dizer senão pense nisto

                                                        " os mecanicos iam buscar peças defeituosas aos lixos das fábricas, instalavam nos carros e uns meses depois problemas e toca o consumidor a pagar de novo e era bola de neve"........

                                                        se nada desta conversa amigavel funcionar.......

                                                        1º livro de reclamações e dizes que ele tem 3 dias para participar senao ligas tu para lá a participar.......

                                                        2º Deco (isto é a defesa consumidor,para os engraçadinhos que nao têm mais nada pa fazer a nao ser aumentar posts á estupida nao pensarem que é o Deco o jogador)

                                                        3º ameaçar com cartas para jornais mencionado o nome da oficina e o nome do mecanico

                                                        4º ameaças deixar o carro com um papel explicando o problema á porta da oficina para todos os clientes poderem ver.......

                                                        ;)

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Expões a situação à Deco!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Digam se souberem se tal acontecesse num concessionario de marca famosa (não digo marcas para não ferir sentimentos)se no fim da factura aparecia ou não a mão de obra. Claro que aparecia pois as garantias não incluem mão de obra.
                                                            Se o problema for por erro ou negligencia de montagem ai era outra musica, pois o maestro era outro. Mas neste caso precisamos estar muito bem calcados para afirmar que foi erro do mecanico.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X