Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Novo Citroen C-5 (calhou-me um em aluguer no CDG)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Novo Citroen C-5 (calhou-me um em aluguer no CDG)

    A semana passada fui em viagem de negócios até França (Normandia) e no aeroporto o carro alugado pela firma National Citer era um Citroen C-5 1.6 HDI 110 Confort em versão berlina.






    O C "cinque" numa área de serviço entre Paris e Havre. (clicar para aumentar)

    Primeiro contacto no parque de estacionamento do Charles de Gaulle

    O C-5 tem uma frente grande e muito menos em cunha que o seu antecessor, parece ser maior e mais sólido. Curiosamente na viagem entre Lódz e Varsóvia o carro utilizado foi um C-5 HDI 130 mas do modelo anterior. Bom para fazer comparações.

    Não o pude conduzir em estrada pois o aluguer estava em nome do meu patrão mas de imediato se sente a diferença de construção do novo para o antigo.

    O bater de portas é em tudo igual a qualquer Mercedes, Audi ou BMW actual e o interior tinha tons sombrios com tecidos aveludados e aparentemente de boa qualidade.

    O motor pouco se faz ouvir no habitáculo. Bem insonorizado!



    A coluna de direcção tem o centro fixo como nos Picasso e C-4 o que ao princípio parece algo estranho mas que na realidade é bem prático e permite termos sempre total controlo sobre muitas funções (menus do CB, Som, Buzina) sem o incomodo de termos os botões "virados do avesso" quando rodamos o volante. A Citroen explica que também permite ao airbag amparar a cabeca do condutor de modo optimizado.

    O tablier apresenta um material esponjoso no topo mas duro na parte inferior e na consola, mesmo se passa nos forros das portas.



    O C-5 alugado vinha com navegação (não precisamos de a utilizar) e ecrã colorido. A consola é simples, fácil de utilizar e apresentava A/C bizona com um grafismo que me fez lembrar o Audi A4.

    Nota negativa para poucos espaços (verdadeiramente práticos) de arrumação na consola central. Temos uma gaveta por baixo do painel do AC, um espaço para moedas no lugar de onde deveria estar o painel de controlo da suspensão Hydractive III e um apoio de braço demasiado recuado.

    Os passageiros dos bancos traseiros são brindados com tomadas de ar, instaladas nos pil@res B, mas o espaço para a cabeça na berlina é insuficiente. Tenho 1,80 m e ficava com o cabelo a tocar no forro.



    Imagem concebida especialmente para os amigos do fórum AHO!
    LOL

    Esta versão Confort tinha "suspensão metálica" mas a nível de conforto de rolamento não ficava nada a dever ao C-5 anterior com suspensão hidráulica, no entanto fiquei com a sensação que a suspensão convencional é mais saltitante que a hidráulica.

    Continua >>

    #2


    Pormenor da porta traseira e pil@r B vistos por dentro.

    Os pilares, na parte superior, passam a estar revestidos a tecido e não a plástico como no anterior, tomadas de ar para os passageiros de trás e um moldura em plástico ao redor da janela o que permite que não só não se veja a chapa com também melhora a insonorização (menos ruídos aerodinâmicos).



    O efeito XPTO das portas do C5 é simples. Trata-se de duas peças em plástico de forma curvilínea. (ver junção nas imagens)

    Os bancos, o tal sofá com rodas?



    Por acaso...

    Os bancos da frente são enormes e proporcionam o apoio necessário desde que não entremos com o C-5 em rally ou em piões! lol

    Apenas achei a pega de regulação do apoio lombar uma miséria em plástico tipo alguidar que pode fazer companhia ao plástico onde se encontra o cinzeiro traseiro, que estava já riscado de sapatos e sem arranjo possível.



    O radio tinha leitor de CD's com MP3 e carregador mas não tinha tomada para uma pen drive.

    A qualidade do som era boa.

    Comentário


      #3
      Análise espectacular. Parabéns

      Comentário


        #4
        Nao é carro de um segmento que me aatraia (demasiado longo) mas tinha alguma curiosidade. É interessante ver descrições complementadas com as várias fotos.

        Comentário


          #5
          Grande reportagem fotográfica!! Esse motor não era curto para o carro?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por bizopt Ver Post
            Grande reportagem fotográfica!! Esse motor não era curto para o carro?
            A mim parece-me que sim pois o carro pesa uns 1600-1700kg. E pior ainda na carrinha..

            Comentário


              #7
              Meu deus, 7500 botões no volante

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Blue 16v Ver Post
                Meu deus, 7500 botões no volante
                Só quem conduz um C5 com o volante de centro fixo multi-funções consegue perceber o quão agradável é, para além de facilitar imenso a interação do condutor com os restantes dispositivos, como por exemplo, o auto-rádio.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por citroen_c5_2 Ver Post
                  Só quem conduz um C5 com o volante de centro fixo multi-funções consegue perceber o quão agradável é, para além de facilitar imenso a interação do condutor com os restantes dispositivos, como por exemplo, o auto-rádio.
                  e é preciso conduzir um C5 para saber o que é regular o Rádio, o Sistema de Navegação, o CC o bluethoot etc etc atráves de botões no volante ??

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Rui_soad Ver Post
                    e é preciso conduzir um C5 para saber o que é regular o Rádio, o Sistema de Navegação, o CC o bluethoot etc etc atráves de botões no volante ??
                    Não me parece que tenha sido isso que ele quis dizer...
                    Também acho que deve haver vantagens em ter o centro do volante fixo.

                    Comentário


                      #11
                      parabéns pela análise. Deveria haver alguns jornalistas da praça a ler este artigo

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Rui_soad Ver Post
                        e é preciso conduzir um C5 para saber o que é regular o Rádio, o Sistema de Navegação, o CC o bluethoot etc etc atráves de botões no volante ??
                        LOL... antes do C5 não havia automóveis nem volantes multi-funções

                        Enfim...

                        O C5 deu de facto um salto de gigante em qualidade e em design

                        Jorge - o motor é suficiente?

                        Comentário


                          #13
                          [quote=JDEM;2574751]LOL... antes do C5 não havia automóveis nem volantes multi-funções

                          Enfim...

                          A questão não é o volante multi funções, é o facto dele ser fixo... a Pug opta por satélites atrás do volante...

                          Comentário


                            #14
                            Acreditem que esta questão do centro fixo é excelente quando uma pessoa se habitua.

                            Eu estou habituado ao C4 e quando passo para carros com comandos no volante normais aquilo parece pouco intuitivo porque está sempre a mudar de lugar, sendo o pior que muitos nem iluminados são.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Blue 16v Ver Post
                              Meu deus, 7500 botões no volante
                              163_0808_02z+2009_honda_pilot+steering_wheel_view.jpg

                              audi-q7-steering-wheel.jpg

                              bmw_7series_760lisedan_2008_interior_steeringwheel_640x480.jpg

                              BMW1.jpg

                              BMW_3_Series_Coupe_start_stop.jpg

                              Comentário


                                #16
                                [ATTACH]42172[/ATTACH]

                                [ATTACH]42173[/ATTACH]

                                [ATTACH]42174[/ATTACH]

                                [ATTACH]42175[/ATTACH]

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                                  Não me parece que tenha sido isso que ele quis dizer...
                                  Também acho que deve haver vantagens em ter o centro do volante fixo.
                                  o que ele quis dizer alguns user's sabem bem...


                                  Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                  LOL... antes do C5 não havia automóveis nem volantes multi-funções

                                  Enfim...

                                  O C5 deu de facto um salto de gigante em qualidade e em design

                                  Jorge - o motor é suficiente?

                                  nem mais....LOL

                                  o C5 é o máior pah...


                                  Drifting

                                  bem postado...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Faltou-me um!



                                    rr.jpg

                                    Comentário


                                      #19
                                      Esse do Porsche é particularmente mau !

                                      Além de ter símbolos que ninguém entende, são todos iguais, sendo fácil confundir em andamento.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                        LOL... antes do C5 não havia automóveis nem volantes multi-funções

                                        Enfim...

                                        O C5 deu de facto um salto de gigante em qualidade e em design

                                        Jorge - o motor é suficiente?
                                        Em resposta ao JDEM e Bizopt.

                                        Apenas conduzi o carro numa pequena distância pois o aluguer estava em nome do meu patrão no entanto fomos trocando impressões acerca do C-5 durante a viagem.

                                        Um dos carros do meu patrão é um C-5 HDI 130 Break (versão anterior com restyling); segundo ele o C-5 alugado pedia frequentemente uma sexta velocidade, os 100 km/h era feitos a uma rotação relativamente elevada (desculpem mas com o tempo varreu-se-me quantas RPM ) e isso ressentia-se nos consumos que frequentemente atingiram os 8 e 9 litros aos cem.

                                        Sem duvidas que mais "power" e uma caixa de seis velocidades fazem a diferença, no entanto para uma condução moderada, feita por um individuo prudente e contido os 110 cavalos chegam e sobram e ficamos longe de ter aquela condução estilo Citroen Dyane que para ultrapassar era preciso fazer uma equação e agarrar o terço no retrovisor...

                                        Para o verdadeiro entusiasta de automóveis, que aprecia performances, sabe o que é o binário de um motor e precisa de disponibilidade o V6 HDI será o nec plus ultra dos diesel do grupo PSA, mas paga-se esse "entusiasmo" e bem!

                                        Os comandos no volante:

                                        Parece complicado mas não é! Com algumas horas de condução torna-se praticamente intuitivo e, como já disse anteriormente, o centro fixo facilita exponencialmente as regulações e funções quando o volante se encontra virado (noutros carros os botões ficam sempre de pernas para o ar).

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Drifting Ver Post
                                          [ATTACH]42172[/ATTACH]

                                          [ATTACH]42173[/ATTACH]

                                          [ATTACH]42174[/ATTACH]

                                          [ATTACH]42175[/ATTACH]


                                          nao está ai nenhum com tantos botões quanto o c5... :P



                                          este c5 novo, nunca andei dentro, e exteriormente acho um carro balofo, feio, com demasiados brilhos e cromados

                                          ja o c5 anterior foi o carro mais confortável em que eu alguma vez andei (nao sei qual a versão, mas é espectacular)

                                          Comentário


                                            #22
                                            O motor não é curto, é suficiente. Como bem disseram, a caixa é um bocado curta, o que faz com que o carro role a rpm demasiado altas.

                                            O grupo PSA já tem uma caixa de 6 para este motor, que é melhor em tudo. Resta saber se chegará ao C5.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Luis Pedro Ver Post
                                              nao está ai nenhum com tantos botões quanto o c5... :P



                                              este c5 novo, nunca andei dentro, e exteriormente acho um carro balofo, feio, com demasiados brilhos e cromados

                                              ja o c5 anterior foi o carro mais confortável em que eu alguma vez andei (nao sei qual a versão, mas é espectacular)
                                              Eu sei q nenhum tem tantos botões como o C5, embora aquele hyundai sonata me deixe na dúvida, ou o Prius, ou mesmo o Range Rover. Este último mostra como as buzinas do volante do C5 estão muito mais à vista e utilizáveis que aquilo que a maior parte dos comentários dizem...

                                              Faltou-me aqui a foto dos novos volantes Honda full-extras, onde penso q o ñº de botões é muuuito equiparado. Tb não consegui encontrar umas da Mercedes onde os comandos tb são muitos e aparentam ser confusos.

                                              Eu como dono de um C4 posso dizer q é muito intuitivo. A facilidade com q se liga o CC ou se mexe no volume do rádio sem largar o volante é desconcertante! Qd eu digo sem largar o volante é mesmo sem largar, ou seja, a palma da mão chega facilmente aos botões (não tem q ser com os dedos), e eles serem arrendados faz com q seja só tocar. Muito simples e prático!

                                              EDIT: foi o DRIFTING q escreveu isto! (vários log in's automáticos no mesmo computador é o q dá...)

                                              Comentário


                                                #24
                                                Na minha modesta opinião, a solução da Renault para o problema é adequada e não tem o volante fixo.

                                                Os comandos do rádio/Cd estão num satélite fixado na coluna da direcção, junto ao volante, que podem ser accionados por um dedo sem tirar as mãos do volante.

                                                Os comandos do cruise control estão no volante, mas vejamos, são utilizados 99% dos casos em autoestrada, sendo que aí o volante está normalmente em posição igual à de um fixo...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por LuisNeves Ver Post
                                                  Na minha modesta opinião, a solução da Renault para o problema é adequada e não tem o volante fixo.

                                                  Os comandos do rádio/Cd estão num satélite fixado na coluna da direcção, junto ao volante, que podem ser accionados por um dedo sem tirar as mãos do volante.

                                                  Os comandos do cruise control estão no volante, mas vejamos, são utilizados 99% dos casos em autoestrada, sendo que aí o volante está normalmente em posição igual à de um fixo...
                                                  A solução da Renault é idêntica á da Peugeot (ou vice-versa) se bem que dos 3 modelos de comandos (Citro, Pug e Ranhô), para mim o melhor sistema de comando do autorádio é o do Peugeot, bastante prático e intuitivo. O do Renault, sendo parecido, acaba por se tornar mais confuso pois tem mais botões e funções "escondidas" que o do Peugeot, e em sítios que não são facilmente acessíveis ou intuitivos (falo dos sistemas do Clio III e Megane II).

                                                  Quanto à questão do CC, só conheço o do Citroen, VW/Seat e Chrysler, e neste caso o sistema do C4 ganha largamente pela facilidade com que se activa e regula o sistema
                                                  Eu o do meu carro utilizo o CC 80% das vezes em estrada normal...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                                                    Não me parece que tenha sido isso que ele quis dizer...
                                                    Também acho que deve haver vantagens em ter o centro do volante fixo.
                                                    O meu nao tem nem nunca experimentei mas à primeira vista diria que fará todo o sentido de um ponto de vista ergonomico (e eventualmente de optimização do formato do airbag).

                                                    No meu auris os comandos sao no volante e há um ou outro caso em que tenho que lhes dar uso quando o disto está muito rodado. Outra hipotese sao os comandos por trás do volante como nos 207... mas no centro e fixo é capaz de ser o ideal.

                                                    Os comandos por trás do volante nao só me dão menos jeito como têm a desvantagem de quase sempre ficarem com os indicadores cobertos pelo próprio volante, o que nao faz muito sentido.
                                                    Editado pela última vez por beowulf; 13 October 2008, 22:59.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Ando com um C5 1.6 HDI desde hoje e até ao fim da semana e numa análise muito rápida, está aqui um dos melhores segmentos D do momento, na relação qualidade/preço será provavelmente o melhor*. Os materiais, o comportamento, as qualidades estradistas são excelentes, deixo apenas algumas críticas à caixa demasiado curta (porém rápida), aos ruidos parasitas num carro com 5.000 kms e à dureza dos bancos que apesar da suspensão de "barco" (estamos a falar da convencional) compromete em parte o conforto, quem já se sentou nos famosos "sofás" de um C5 da 1ª geração vai estranhar estes bancos do C5 II, mas está ali um belíssimo carro.

                                                      Em relação ao volante de centro fixo fiquei adepto, é muito mais prático para mexer nos comandos do que num volante convencional.

                                                      *Esta comparação não li em lado nenhum, é mesmo opinião pessoal pois dos "D" actuais já conduzi o Passat, 407, Laguna, S40, V50, Octavia e agora o C5.
                                                      Editado pela última vez por Raistaparta; 15 October 2008, 21:01.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por gemini Ver Post
                                                        A solução da Renault é idêntica á da Peugeot (ou vice-versa) se bem que dos 3 modelos de comandos (Citro, Pug e Ranhô), para mim o melhor sistema de comando do autorádio é o do Peugeot, bastante prático e intuitivo. O do Renault, sendo parecido, acaba por se tornar mais confuso pois tem mais botões e funções "escondidas" que o do Peugeot, e em sítios que não são facilmente acessíveis ou intuitivos (falo dos sistemas do Clio III e Megane II).

                                                        Quanto à questão do CC, só conheço o do Citroen, VW/Seat e Chrysler, e neste caso o sistema do C4 ganha largamente pela facilidade com que se activa e regula o sistema
                                                        Eu o do meu carro utilizo o CC 80% das vezes em estrada normal...
                                                        Nao percebo porque dizes que o do Megane e' confuso.

                                                        Foi o meu primeiro carro com esses sistemas, e sempre achei super intuitivo, sem ter que olhar para lado nenhum para executar as funcoes que queria.

                                                        Por outro lado nunca experimentei mais nenhum, por isso se calhar existe prai' uma maravilha qualquer que eu nao conheco (nao acredito muito, mas...)

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          EM relação ao Motor e aos comandos no volante:
                                                          Tive um 407 com esse motor e para a utilização que lhe dava era mais do que suficiente. O C5 é capaz de ser um bocado mais pesado, por isso a caixa de 6 é capaz de ser bem vinda.

                                                          No 407 e num clio II que conduzi durante 20 mil km tinham os satélites atrás do volante. São muito similares, mas o do 407 é mais intuito. A desvantagem vai para os km iniciais onde vale a tentativa e erro, pois estão longe da visão (tapados pelo volante), mas com a habituação isso desaparece.
                                                          O ser humano é extraordinário, por mais pouco intuitivo que seja o dispositivo, o ser humano adapta-se...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            [quote=Synd;2580316]Nao percebo porque dizes que o do Megane e' confuso.

                                                            Foi o meu primeiro carro com esses sistemas, e sempre achei super intuitivo, sem ter que olhar para lado nenhum para executar as funcoes que queria.

                                                            ...quote]

                                                            Eu disse isto:
                                                            O do Renault, sendo parecido, acaba por se tornar mais confuso pois tem mais botões e funções "escondidas" que o do Peugeot, e em sítios que não são facilmente acessíveis ou intuitivos (falo dos sistemas do Clio III e Megane II).

                                                            isto porque o comando dos Renaults tem a haste bem localizada, mas por detrás da haste tem a rodinha para mudar de estações e depois atrás da roda ainda tem lá mais qq coisa, acho que para selccionar CD ou rádio....
                                                            Tanto acho confuso que nos Renault só uso o comando para aumentar ou diminuir volume, tornando-se mais prático mudar de estação, ou para Cd, carregando directamente no painel do rádio!

                                                            Nos Pugs já não é assim.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X