Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Motor 1.6 HDI 110cv VS 2.0 HDI 90cv

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Motor 1.6 HDI 110cv VS 2.0 HDI 90cv

    Pois bem adequado a minha situação que é necessitar de um carro para andar quase sempre sozinho a gasoleo pois vai ser para fazer alguns km tive de meter a mercedagem de parte e as outras banheiras e optar assim por um comercial..

    Estive a ver os clios 1.5 dci, mas não me dizem grande coisa! Estou virado para os peugeots nomeadamente 306 XS e 206 XS. Acontece que o 206 tem motores 2.0 hdi e 1.6 hdi enquanto o 306 so utiliza o 2.0..
    Pessoalmente perfiro um 306 2.0 hdi pois para alem de mais barato gosto bastante do modelo desde a muito tempo.. se o motor 1.6 hdi for assim tão superior ao 2.0.... la teria de se ver o que acontecia ..

    Mas gostava de saber quais as diferenças e qual o melhor

    Cumprimentos

    #2
    Eu não te posso ajudar muito. Ando diariamente com um 1.6 hdi e não tenho nada de negativo a apontar.
    Tem consumos em cidade/estrada muito interessantes, só saindo de médias interessantes em AE.

    No entanto este carro ainda só tem 63000kms. Um colega meu tem uma xsara /1.6 hdi) com 160.000 kms, e aos 80.000 kms teve de levar um turbo.
    Agora foi à revisão, disseram-lhe que tinha o turbo estalado !

    Disseram-lhe na Citroen que aqueles turbos eram fraquinhos, não entendendo bem o que isto quer dizer.


    Em qualquer dos casos, eu normalmente prefiro a cilindrada a turbos.
    Se pensares, com a mesma potência, o 2.0 necessitará de menos turbo do que o 1.6.

    Talvez isto traga vantagens em durabilidade.
    Editado pela última vez por rca33; 10 October 2008, 12:56. Razão: Erro de ortografia

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
      Eu não te posso ajudar muito. Ando diáriamente com um 1.6 hdi e não tenho nada de negativo a apontar.
      Tem consumos em cidade/estrada muito interessantes, só saindo de médias interessantes em AE.

      No entanto este carro ainda só tem 63000kms. Um colega meu tem uma xsara /1.6 hdi) com 160.000 kms, e aos 80.000 kms teve de levar um turbo.
      Agora foi à revisão, disseram-lhe que tinha o turbo estalado !

      Disseram-lhe na Citroen que aqueles turbos eram fraquinhos, não entendendo bem o que isto quer dizer.


      Em qualquer dos casos, eu normalmente prefiro a cilindrada a turbos.
      Se pensares, com a mesma potência, o 2.0 necessitará de menos turbo do que o 1.6.

      Talvez isto traga vantagens em durabilidade.
      Antes de mais obrigado

      Exacto, eu penso isso que dizes ai no penultimo parágrafo RCA , so que a minha duvida poe-se devido a eu não conhecer bem os motores HDI. Não tenho necessidade de potencia.. os 90 cv do 2.0 HDI chegam e sobram , apenas estava naquela do 1.6 em comparação com o 2.0 por ser um motor mais recente de menor cilindrada com mais cavalagem.. e pudesse ser assim mais fiavel e económico do que o 2.0 HDI.. não faço ideia da fiabilidade de ambos os motores oiço falar bem do 2.0 hdi 90cv e os outros relatos de 1.6 que tenho ouvido tambem parecem bastante positivos..so que por mim estou como tu.. perfiro cilindrada.
      O 2.0 arranja-se relativamente mais barato do que o 1.6.. e acho que se a escolha for nestes carros será mesmo 2.0

      edit.. ja agora o carro em questão era este



      ou o 206.. mas seja o 206 mais recente.. continuo a perferir este
      Editado pela última vez por Avantgarde220; 09 October 2008, 19:07.

      Comentário


        #4
        eu escolhia o 1.6 110 cv, o meu carro de instrução foi um 307 com esse motor :p

        entao e sempre desististe la do curso onde tavas? ;)

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por lourenco Ver Post
          eu escolhia o 1.6 110 cv, o meu carro de instrução foi um 307 com esse motor :p

          entao e sempre desististe la do curso onde tavas? ;)
          Nop, por isso mesmo para as minhas deslocações para ai é que preciso da viatura assim "jeitoseca" comercial a gasoleo

          De qualquer forma se fair (que ainda posso) é para entrar num curso que perfiro mais .. longe tambem.. portanto a aposta terá sempre de ser uma coisa de tipo comercial.. jeitoseco e barato

          Comentário


            #6
            Eu tive um 206 2.0 hdi comercial, comprei novo em 2000 e gostei bastante, os consumos variavam ente os 6 litros, em condução normal e os 8-8,5 litros a fazer A.E a 170-180 kmh, fiz muitas vezes a A.E. entre S. Bartolomeu de Messines e Lisboa sempre a fundo...
            Se for a pensar em consumos o 1.6 hdi bebe menos um pouco mas tambem devem ser mais caros.
            Já me esquecia a unica cois que o carro me levou fora das revisões foi uma polie, que pelos vistos é um problema cronico mas que eu na altura desconhecia, não me lembro bem quanto é que ficou o arranjo mas penso que foi á volta de 200€.
            O 306 pode ser uma boa escolha tambem só que na altura custava + 500 contos e para alem de que ia ser descontinuado brevemente eu tambem não gostava muito dos interiores.
            Um grande pormenor, o carro na altura custou-me 3000 contos e passado 5 anos e 90.000kms ainda me deram 2000 contos por ele, uma excelente retoma.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Avantgarde_220 Ver Post
              Nop, por isso mesmo para as minhas deslocações para ai é que preciso da viatura assim "jeitoseca" comercial a gasoleo

              De qualquer forma se fair (que ainda posso) é para entrar num curso que perfiro mais .. longe tambem.. portanto a aposta terá sempre de ser uma coisa de tipo comercial.. jeitoseco e barato
              que cursos sao esses?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                Eu tive um 206 2.0 hdi comercial, comprei novo em 2000 e gostei bastante, os consumos variavam ente os 6 litros, em condução normal e os 8-8,5 litros a fazer A.E a 170-180 kmh, fiz muitas vezes a A.E. entre S. Bartolomeu de Messines e Lisboa sempre a fundo...
                Se for a pensar em consumos o 1.6 hdi bebe menos um pouco mas tambem devem ser mais caros.
                Já me esquecia a unica cois que o carro me levou fora das revisões foi uma polie, que pelos vistos é um problema cronico mas que eu na altura desconhecia, não me lembro bem quanto é que ficou o arranjo mas penso que foi á volta de 200€.
                O 306 pode ser uma boa escolha tambem só que na altura custava + 500 contos e para alem de que ia ser descontinuado brevemente eu tambem não gostava muito dos interiores.
                Um grande pormenor, o carro na altura custou-me 3000 contos e passado 5 anos e 90.000kms ainda me deram 2000 contos por ele, uma excelente retoma.
                fiquei espantado com a parte a vermelho.. Messines.. no algarve? Isso é miutaa fruta .
                E estou mais inclinado para o 2.0.. o 1.6 nao me diz grande coisa.. tem mais potencia mas nao interessa.. pois 1.6 so no 206 e perfiro o 306..
                Quanto aos interiores tens razão ..acho o ponto fraco do carro, ja é um carro com uns anos de existencia enquanto o 206 na altura era um modelo novo..acho que a tua compra foi a mais racional na altura.

                Esse valor de retoma é excelente , e os consumos parecem ser optimos

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por lourenco Ver Post
                  que cursos sao esses?
                  tens pm

                  Comentário


                    #10
                    Escolhia o 306 não pelo motor, mas sim pela sua beleza

                    Para mim é um dos Peugeots mais bonitos, aprecio bastante.

                    Quanto aos motores, o 1.6 HDI é mais moderno, mas mesmo assim o 2.0 faz-lhe frente.

                    O carro é mesmo esse que está na foto, ou é uma imagem ilustrativa?

                    Cumps

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por RSafrane Ver Post
                      Escolhia o 306 não pelo motor, mas sim pela sua beleza

                      Para mim é um dos Peugeots mais bonitos, aprecio bastante.

                      Quanto aos motores, o 1.6 HDI é mais moderno, mas mesmo assim o 2.0 faz-lhe frente.

                      O carro é mesmo esse que está na foto, ou é uma imagem ilustrativa?

                      Cumps
                      É apenas ilustrativa, mas é para ser tal e qual como o que está na foto

                      Eu tambem perfiro o 306 ao 206! ha quem odeie o 306.. mas eu adoro nesta versão que querpo e parece ser um carro que finalmente encontrei que faça frente as necessidades que tenho

                      Comentário


                        #12
                        eu que ja conduzi os dois, prefiro o 206 1.6hdi...que com o motor 110cv se torna bastante interessante. é uma especie de GTI a diesel, mais binario e melhores consumos...

                        agora se preferes o 306 esteticamente, e poes de lado o factor potencia o 306 é superior em tudo...maior, melhor chassi, igualmente economico, e estranhamente fiavel, tendo em conta a marca que é...

                        faço uma pequena correcção...prefrio o 1.6 Hdi mas em termos de carro prefiro o 306...

                        Comentário


                          #13
                          Olá,
                          Tenho uma Xsara Picasso 2.0HDI e totaliza 240000km. Tem sido super-fiavel, tanto que ainda conta com embraiagem de origem. A única coisa que levou foi uma reparação na Bomba de alta pressão aos 230000km e a substituição da bomba de baixa pressão na mesma altura. O motor é excelente e poupado. Eu como faço só estrada e pouca cidade consigo médias incriveis. Já fiz um depósito com média de 4.3l/100 mas normalmente anda pelos 4.9 até 6,5 se quiseres fazer auto-estrada a 130/140. Quanto ao 1.6HDI experimentei uma C4 picasso durante um tempo e em consumos é semelhante só que é mais silencioso e tem um pouco mais de força em altas. Ah! os intervalos de mudança da correia de distribuição no 1.6HDI são superiores, e isso sempre pode pesar na decisão.

                          Comentário


                            #14
                            Antes do Mazda 3 com o 1.6 HDI 110cv tinha um 307 2.0 HDI 90cv.

                            O 1.6 HDi é melhor em tudo. Prestações não tem nada haver e consegue se mais poupado 0,5l/100km.

                            Em termos de fiabilidade é ela por ela. O 2.0 HDI só tinha 90cv, porque não tinha intercooler, Turbo de Geometria Variavel e o Common Rail é de 1ª geração.

                            O problema ai é que tens um 306 vs 206, e para mim o 306 é muito melhor. Se houvesse um 306 com o 1.6 HDI 110cv nem pensava 2 vezes. Assim não é fácil.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Rui_soad Ver Post
                              eu que ja conduzi os dois, prefiro o 206 1.6hdi...que com o motor 110cv se torna bastante interessante. é uma especie de GTI a diesel, mais binario e melhores consumos...

                              agora se preferes o 306 esteticamente, e poes de lado o factor potencia o 306 é superior em tudo...maior, melhor chassi, igualmente economico, e estranhamente fiavel, tendo em conta a marca que é...

                              faço uma pequena correcção...prefrio o 1.6 Hdi mas em termos de carro prefiro o 306...
                              Exacto rui.. eu também perfiro o 306 como carro... embora haja quem deteste por ter uma aparencia ja antiga, mas para mim (que gosto de mercedes de 85 ) isso não me afecta muito.. pode ter um projecto velho e ser bonito é o que acho do 306 . Tive de me rir com a frase a vermelho, mas nessa frase era mesmo isso que queria tirar a conclusão se o carro era fiavel e económico.. parece que sim

                              Comentário


                                #16
                                O 306 deixou saudades. Pena a Peugeot ter ido na direcçao oposta com o 307/8 Eu se fosse a ti conduzia primeiro os 2 carros.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                  Antes do Mazda 3 com o 1.6 HDI 110cv tinha um 307 2.0 HDI 90cv.

                                  O 1.6 HDi é melhor em tudo. Prestações não tem nada haver e consegue se mais poupado 0,5l/100km.

                                  Em termos de fiabilidade é ela por ela. O 2.0 HDI só tinha 90cv, porque não tinha intercooler, Turbo de Geometria Variavel e o Common Rail é de 1ª geração.

                                  O problema ai é que tens um 306 vs 206, e para mim o 306 é muito melhor. Se houvesse um 306 com o 1.6 HDI 110cv nem pensava 2 vezes. Assim não é fácil.
                                  Passa mesmo por ai rojer

                                  Eu "queria" o 306.. so que comecei a ver os 306 e os 206 por mais 1000€ por ex ja sao os 1.6 hdi.. dai a minha questão inicial, este motor ser mais recente deve ser melhor.. mas ja vi que não vale a pena trocar um 306 por um 206, pois o 2.0 HDI parece ser um motor excelente também pelo que consegui apurar . Essa parte a vermelho é o meu grande dilema tambem.. mas perfiro um pouco menos potencia e mais carro .. embora calculo que não seja so a potencia o ponto a favor do 1.6.. deve ser mais suave ao trabalhar e essas coisas todas

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por mpferreira Ver Post
                                    Olá,
                                    Tenho uma Xsara Picasso 2.0HDI e totaliza 240000km. Tem sido super-fiavel, tanto que ainda conta com embraiagem de origem. A única coisa que levou foi uma reparação na Bomba de alta pressão aos 230000km e a substituição da bomba de baixa pressão na mesma altura. O motor é excelente e poupado. Eu como faço só estrada e pouca cidade consigo médias incriveis. Já fiz um depósito com média de 4.3l/100 mas normalmente anda pelos 4.9 até 6,5 se quiseres fazer auto-estrada a 130/140. Quanto ao 1.6HDI experimentei uma C4 picasso durante um tempo e em consumos é semelhante só que é mais silencioso e tem um pouco mais de força em altas. Ah! os intervalos de mudança da correia de distribuição no 1.6HDI são superiores, e isso sempre pode pesar na decisão.
                                    Pois ferreira .. a coisa é mesmo essa.. ou trago mais motor e menos carro.. ou mais carro e menos motor.. mas estou muito mais inclinado para o 306 .. é um carro que aprecio muito mais e pelo que parece é superior ao 206 em bastantes aspectos.. gozando ainda do factor de ser mais barato pois é mais antigo na altura dos 306 2.0 hdi so existiam 206 tambem 2.0 hdi.. penso que os 1.6 sairam em 2004.. ou nao? e um carro de 2000 (306) para um de 2004 (206) o preço varia um pouco ainda

                                    A minha coisa era se o 2.0 nao presta-se e o 1.6 fosse um supra sumo, mas ja vi que até estão equilibrados e o 2.0 se tem revelado fiavel.. portanto isso é que conta

                                    Comentário


                                      #19
                                      O 1.6HDI de 110cv num carro leve como o Peugeot 206 já lhe permite ter umas prestações bastante interessantes.
                                      O 306 com o 2.0HDI de 90cv nunca deve ter o mesmo pulmão, são menos 20cv...
                                      Se as prestações importarem, o 1.6HDI parece mais interessante, boas prestações e muito poupado.
                                      Caso não interessem, e goste mais do modelo 306 que do 206, força com o 306.

                                      Cumprimentos

                                      Comentário


                                        #20
                                        Eu não hesitava!!! 306 XS HDi all the way!!

                                        alguma vez eu me punha a pensar entre 206 e 306 ??
                                        tu não sabes o que é o 306 XS HDi... bem precisa o 206 de mais 20cv para lhe poder cheirar a traseira!! eheh

                                        Mas estou a falar a sério, se a potência não é problema, o 306 é muito mais "carro" e então esse modelo em particular...só conduzindo se vê pode ser mais velho, mas é bastante mais bonito (na minha opinião) que o 206!! e eficaz ;) cá por casa passaram 2 306 e deixaram saudades...
                                        tudo bem que a qualidade de construção não é nada de especial, mas a versão de 2000 já era bem mais atraente por dentro que as iniciais. e esse motor 2.0 hdi é bastante fiável e cumpridor, chega e sobra na maior parte das vezes. e não esquecer que o carro pesa apenas cerca de 1000kg...

                                        vai em frente pelo 306 essa versão deve valer uns 4500/5000 euros ainda, e merece todos os euros!!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Eu tive um 306 XS 1.6 a gasolina e um 206 XS 1.4 também a gasolina, e motorizações à parte - neste caso era ao contrário, o 1.6 do 306 era muito superior ao 1.4 do 206 - o 306 é muito, mas muito mais carro.

                                          E concordo plenamente contigo, o 306 é um carro ainda hoje lindíssimo. O 206 nem por isso.

                                          Deixou-me muitas saudades aquele carro. Se tiveres possibilidade, então, experimenta fazer um test drive aos dois. A posição de condução no 306 não é para todos, mas para mim era simplesmente fenomenal. A única coisa que não gostava naquele carro era do consumo, mas tu nem terás tanto esse problema. O 1.6 a gasolina bebia bem, sempre na ordem dos 10 litros, até porque era bem engraçado era acima das 4000 rpm.

                                          O meu tinha exactamente a mesma cor desse da imagem.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Interessante este tópico.
                                            Ando há dias a ver estes dois carros com estas 2 motorizações, mas eu preferencialmente iria para o 306, mesmo sendo um carro mais antigo. Acho que é um melhor carro, mesmo sendo um projecto mais antigo, com uma estética exterior do melhor que a Peugeot já fez, porque estes novos é para esquecer. O 206 tem as suas qualidades, e uma delas na minha opinião o motor 1.6 hdi.

                                            Mas acho que escolheria o 306 pelo que já disse, sendo que o motor, apesar de menos potente aguenta mais que o seu congénere do 206. Com uma "repro" acho que ficaria excelente.

                                            Para finalizar acho que no global são 2 boas escolhas ficando igualmente bem servido com ambas.

                                            Cumps

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Avantgarde_220 Ver Post
                                              Exacto rui.. eu também perfiro o 306 como carro... embora haja quem deteste por ter uma aparencia ja antiga, mas para mim (que gosto de mercedes de 85 ) isso não me afecta muito.. pode ter um projecto velho e ser bonito é o que acho do 306 . Tive de me rir com a frase a vermelho, mas nessa frase era mesmo isso que queria tirar a conclusão se o carro era fiavel e económico.. parece que sim
                                              ainda hoje disse isto...

                                              por trabalhar onde trabalho apanho os podres da marca portanto nao consigo ter a noção de fiabilidade pela expriencia.

                                              A noção que tenho e pela qual me guio é pelas estatisticas e ai a Peugeot está +- mas para -...e posso dizer-te que em algum tempo de Peugeot, ainda nao tive uma queixa do 306...

                                              o XS hdi tem um chassi excelente, optimo para upgrade...acho que ficavas bem servido...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Jeandré Ver Post
                                                O 1.6HDI de 110cv num carro leve como o Peugeot 206 já lhe permite ter umas prestações bastante interessantes.
                                                O 306 com o 2.0HDI de 90cv nunca deve ter o mesmo pulmão, são menos 20cv...
                                                Se as prestações importarem, o 1.6HDI parece mais interessante, boas prestações e muito poupado.
                                                Caso não interessem, e goste mais do modelo 306 que do 206, força com o 306.

                                                Cumprimentos
                                                Voltando a frisar que nunca andei com o 2.0, ando todos os dias com o 1.6 hdi de 92cv e ocasionalmente com o 1.6 hdi de 110, e confirmo o que toda a gente que os experimentou achou: a diferença é residual.

                                                Em condições normais não se nota qualquer diferença, só perto da velocidade máxima é que o 110 começa a ganhar uma vantagem mais óbvia.

                                                Eu já cheguei a ir em aceleração com o 92cv atrás do 110 e este último vai ganhando terreno muuiiito devagarinho.

                                                Se o 2.0 tiver um desempenho semelhante ao 1.6 92, então acho que a diferença não se justifica numa condução normal.

                                                Repito que a diferença que se nota é que o de 92 cv chega aos 175 km/h e daí para a frente necessita de muito embalo ou descidas, enquanto que o 110 se manda para os 190 km/h nas mesmas condições.

                                                Só se esta velocidade máxima for muito importante é que se justifica o de 110cv.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Boas,
                                                  venho desenterrar este tópico interessantíssimo pois estou dentro deste mesmo dilema: ando a ponderar comprar um 2 lugares comercial e no topo da lista está o 206 nos seus modelos 2.0 HDI 90cv ou 1.6 HDI 110 cv. Neste momento, a grande diferença que vejo (para além da óbvia disparidade de potência / binario a favor do 1.6) é o facto de um ter FAP e o outro não.
                                                  A nível de preços, há um pouco de tudo, mas encontrei um 1.6Hdi de 2003 com 210.000km por 3.000€ e um 2.0 também de 2003 com 180.000km que rondará os 3.500€. Que acham dos valores? já consultei uma tabela eurotax mas apenas tem cotações a partir de 2006.

                                                  Cumps

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Boas, na minha opinião evitava o FAP sempre dá para andar mais descansado.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Acho caro, pois comprei a uns meses uma peugeot 307 sw 1.6 hdi 110 CV de 2004 por 3000 euros, portanto acho que um valor aceitável seria 2000 /2500 euros

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                                        Antes do Mazda 3 com o 1.6 HDI 110cv tinha um 307 2.0 HDI 90cv.

                                                        O 1.6 HDi é melhor em tudo. Prestações não tem nada haver e consegue se mais poupado 0,5l/100km.

                                                        Em termos de fiabilidade é ela por ela. O 2.0 HDI só tinha 90cv, porque não tinha intercooler, Turbo de Geometria Variavel e o Common Rail é de 1ª geração.

                                                        O problema ai é que tens um 306 vs 206, e para mim o 306 é muito melhor. Se houvesse um 306 com o 1.6 HDI 110cv nem pensava 2 vezes. Assim não é fácil.

                                                        O 2.0 HDI 110cv tambem é CR 1ª geração e turbo de geometria fixa.

                                                        Tanto o 2.0 de 90 como 110 são máquinas de guerra tal como boa parte dos motores similares daquela época de outras marcas.

                                                        O 306 é primo do Xsara, só por isso iria logo para o 306, é claro que o 1.6 110cv no 206 deve ser um mini canhão mas um carro para mim não é só motor.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Fonix só agora reparei que respondi a um post com 10 anos

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                                                            Boas, na minha opinião evitava o FAP sempre dá para andar mais descansado.
                                                            Andei a pesquisar um pouco + e realmente, o 1.6 Hdi, por ter FAP, precisa de levar o aditivo Eolys que é um bocado carote. Aquilo dura quanto tempo?
                                                            Provavelmente, o 2.0 Hdi, mesmo que seja menos refinado, a longo prazo parece-me ser menos oneroso nas manutenções, concordam?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X