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Industria automóvel americana a um passo do fim?

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    Industria automóvel americana a um passo do fim?

    Peço desculpa pelo titulo sensacionalista, mas é quase isso:
    Na sexta-feira surgiu o boato da falência das três grandes.
    Hoje surgem noticias da possivel fusão GM-Chrysler e da venda da participação na Mazda por parte da Ford, o que se segue?

    E agora isto o pedido de 5 mil milhões de dólares por parte da GM à reserva federal

    E pelos vistos, a GM abordou a Ford, que disse logo "Não"!

    A Chrysler mantém conversações com a Renault/Nissan e dizem, com a FIAT (mas julgo que a FIAT quer é utilizar as fábricas para montar os alfa)
    Editado pela última vez por MadRacer; 13 October 2008, 17:15. Razão: Novos desenvolvimentos...

    #2
    Não acho que nenhuma das três empresas receberão grandes participações de capital por parte de industrias estrangeiras: antiga Daimler-Chrysler não deu certo em parte por que norte-americanos e alemães não se entendiam, além disto os consumidores daquele país não aprovam a influência estrangeira em seus ícones econômicos. Assim acho que a Chrysler ficará com a Ford ou com a GM, (mas não vai fechar pois seus percentual de participação no mercado dos EUA ainda é importante) e então restarão dois grandes fabricantes nos EUA. Acho ainda que haverá uma imensa influência do governo no processo de salvamento das duas empresas restantes, elas têm muito peso na economia, geram muitos empregos. Após isto as empresas concentrarão seus esforços no mercado doméstico e continuarão a vender as marcas que detém em outros mercados (Opel, Saab, Volvo, Mazda), caso encontrem compradores é claro.

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      #3
      Se isso acontecer, cavaram a sua própria sepultura...Os carros dos "américas" regra geral não prestam. Comparativamente com as marcas europeias e japonesas levam 15 a 0 na qualidade de construção e fiabilidade. Além de que consomem muito e andam pouco tendo em conta os motores que por lá são banais. Qualquer coisa abaixo de 3000 de cilindrada e que gaste menos que 20lt aos cem é uma arrastadeira. Por isso ou há uma rápida inversão na filosofia de produção destes gigantes com pés de barro, que passa necessáriamente por mudar a mentalidade do povo americano que pensa que o petróleo é infinito, ou face à conjuntura actual irão sucumbir sem apelo nem agravo...

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        #4
        deleted

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          #5
          Originalmente Colocado por - Ver Post
          Nota-se que não conheces bem o mercado americano actual...

          Dica: As coisas não são bem como dizes. Ve as vendas e depois diz se consegues chegar as essas conclusões acerca dos clientes americanos

          A tendencia de consumo do mercado americano tá a mudar ?

          Tenho ideia que se estão a virar e muito para propostas Diesel.. mas nao sei se estou correcto.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por FACC Ver Post
            A tendencia de consumo do mercado americano tá a mudar ?

            Tenho ideia que se estão a virar e muito para propostas Diesel.. mas nao sei se estou correcto.
            Em relação às tendências de consumo, sei que estão a comprar carros mais pequenos. Veja que durante 19 anos a pickup F50 da Ford foi o automóvel mais vendido, no mês passado foi o o Honda Accord...

            Em relação ao diesel aconselho que visites o seguinte site : http://www.autohoje.com/index.php?op...=43&Itemid=269

            Comentário


              #7
              O mercado americano está a mudar rapidamente.
              No topo das tabelas de vendas, apesar de ainda prevalecerem as mega-pick-ups encontramos o Toyota Camry, o Honda Civic e Accord.

              As vendas da Mini e Smart não param de aumentar. O Honda Jazz tem mais procura que oferta.

              Os EUA são o maior mercado mundial de hibridos.

              Os mega-SUV's perdem cota de mercado todos os meses.
              Estão a ser trocados por SUV's mais pequenos e Crossovers como o Ford Edge.

              Os motores V8, esse bastião cultural americano, está a ser abandonado, sendo trocado por V6 Turbo. Planos para o desenvolvimento de novos V8 foram congelados.

              Em relação ao diesel, eles têm normas ambientais mais rigidas para os motores diesel (ironia), mas a Mercedes para o ano já terá uma gama pronta para os EUA, com a tecnologia Blue-Tec

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por MadRacer Ver Post
                Em relação às tendências de consumo, sei que estão a comprar carros mais pequenos. Veja que durante 19 anos a pickup F50 da Ford foi o automóvel mais vendido, no mês passado foi o o Honda Accord...

                Em relação ao diesel aconselho que visites o seguinte site : http://www.autohoje.com/index.php?op...=43&Itemid=269

                Boa !

                Vejo que (finalmente) os Americanos estão a caír na realidade dura e crua !

                Já nao era sem tempo !

                Comentário


                  #9
                  Os americanos procurarem e exigirem carros mais ecologicos é do melhor que pode acontecer para todos nos, nao so pela obvia diminuiçao dos consumos por parte do maior consumidor mas tb porque diga se o que se disser quando os americanos metem na cabeça mudar algo eles mudam muito mais rapidamente do que "nós" europeus. O problema é que as marcas americanas parecem perdidas, n leram os avisos do mercado e continuaram apostar sempre em velhas formulas.

                  Comentário


                    #10
                    Bem o titulo não é sensasionalista, é mesmo descabido.

                    Até ver, o que se passa é os efeitos da crise, e não é só os americanos que estão a sofrer, imaginem como é que está a Volvo, como vão ficar a Porsche, Mercedes, BMW, que dependem muito das vendas nos Estados Unidos.

                    É como a chanceler Alemã... crise? os Estados Unidos que a resolvam, que aqui não se passa nada! E agora anda ó pai ó pai.

                    O mesmo se vai passar com os automóveis.

                    Ainda não aprenderam que basta eles lá nos Estados Unidos espirrarem para aqui haver um tremor de terra.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                      Os americanos procurarem e exigirem carros mais ecologicos é do melhor que pode acontecer para todos nos, nao so pela obvia diminuiçao dos consumos por parte do maior consumidor mas tb porque diga se o que se disser quando os americanos metem na cabeça mudar algo eles mudam muito mais rapidamente do que "nós" europeus. O problema é que as marcas americanas parecem perdidas, n leram os avisos do mercado e continuaram apostar sempre em velhas formulas.
                      demasiado tempo a apostar no cavalo errado e agora os japoneses tão com uma vantagem brutal, e a conseguirem cada vez mais cota de mercado.

                      A meu ver, tanto a Ford como a GM têm soluções rápidas e eficazes.
                      Têm nas suas gamas europeias e asiáticas todas as soluções de hardware para os seus males.

                      É uma questão de partilhar as entranhas e mudar o look para gostos mais americanizados.

                      O novo Fiesta parece ser o cavalo de batalha da Ford nos próximos anos no USA, sobretudo com a sua versão sedan, já tendo sido concebido de raíz para "funcionar" em ambos os lados do atlântico.

                      Parece que os futuros Focus e mondeo vão pelo mesmo caminho.

                      Em relação à GM, já comercializa nos EUA, versões de modelos Opel através da Saturn. Mas no entanto, precisa é de passar esse know-how para a Chevrolet, que ainda é a marca que vende mais.

                      A Chrysler é que fica numa situação mais manhosa, e pelo que os rumores dizem, vai mesmo haver fusão com GM (Gm que tentou a mesma estratégia com a Ford - que os deuses dos automóveis nos valham)

                      Surpreende-me algumas estrategias destes 2 colossos ao não saberem aproveitar as sinergias de grupo, como a VW faz de forma magistral.
                      Ou então, o caso da Toyota e até da Honda, em que uma plataforma é utilizada no mundo inteiro, originando versões diversas dependendo da região, já que o conceito defendido de carro global dos anos 90, foi um óbvio falhanço. Basta ver o Mondeo.

                      A solução é mesmo ser-se global sem esquecer o lado regional, e a versatilidade do hardware hoje permite soluções diversas de marca para marca e de região para regiao, com o minimo de investimento necessário.

                      Mas será que os tipos não aprendem?

                      Têm a faca e o queijo na mão e não sabem o que fazer com ele.

                      Comentário


                        #12
                        Alerta para falências - GM , Ford e Chrysler
                        JARD70

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                          #13
                          Originalmente Colocado por c r a s h Ver Post
                          Surpreende-me algumas estrategias destes 2 colossos ao não saberem aproveitar as sinergias de grupo, como a VW faz de forma magistral.
                          sim é um bocado estranho principalmente no caso da ford. Quando se pensa nos "nossos" fords, sao carros que facilmente se podiam aplicar no mercado dos estados unidos, alias axo que o focus tem algum sucesso por la.
                          Depois os construtores americanos sofrem de problemas do passado, os carros que vendiam eram exagerada mente baratos, fazia parte da noçao que toda a gente podia ter um carro e sustenta lo facilmente ate á poucos anos o custo com combustivel nem sequer era equacionado no orçamento das familias, e depois tb as enormes custas com penções dos trabalhadores que continua a ser um enorme peso.

                          Comentário


                            #14
                            As coisas não estão fáceis para os grandes de Detroit, não senhor.
                            E não fossem os "rednecks" que apenas compram americano (na cabeça deles é isso ser patriota, mesmo quando os Japoneses fabricam os carros nos EUA e no Canadá), as coisas estariam ainda piores.

                            Actualmente vêm-se muitos Camrys, Accords, Civics, Focus... Mas de vez em quando ainda sai uma daquelas pickups gigantescas com rodado duplo atrás... Daquelas que fazem um Hummer parecer um brinquedo de crianças... Por amor de Deus (salvo seja), quem raio precisa de tal monstruosidade para se deslocar na sua vida privada?

                            Detroit sabe o que tem de fazer faz muitos anos mas a verdade é que ainda não se vêm grandes resultados práticos da propalada mudança de rumo.

                            Quando todos os anos saem carros novos (em Setembro vão todos a correr comprar o novo "model year") que são exactamente iguais aos antigos naquilo que verdadeiramente interessa, algo vai mal! E então a Ford, em que o único carro minimamente decente que se vê na rua é o Focus emprestado da Ford alemã... Aguardo com expectativa o Volt, que poderá ser a pedrada no charco que falta a esta indústria gasta e sem ambição...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por RPM Ver Post
                              As coisas não estão fáceis para os grandes de Detroit, não senhor.
                              E não fossem os "rednecks" que apenas compram americano (na cabeça deles é isso ser patriota, mesmo quando os Japoneses fabricam os carros nos EUA e no Canadá), as coisas estariam ainda piores.

                              Actualmente vêm-se muitos Camrys, Accords, Civics, Focus... Mas de vez em quando ainda sai uma daquelas pickups gigantescas com rodado duplo atrás... Daquelas que fazem um Hummer parecer um brinquedo de crianças... Por amor de Deus (salvo seja), quem raio precisa de tal monstruosidade para se deslocar na sua vida privada?

                              Detroit sabe o que tem de fazer faz muitos anos mas a verdade é que ainda não se vêm grandes resultados práticos da propalada mudança de rumo.

                              Quando todos os anos saem carros novos (em Setembro vão todos a correr comprar o novo "model year") que são exactamente iguais aos antigos naquilo que verdadeiramente interessa, algo vai mal! E então a Ford, em que o único carro minimamente decente que se vê na rua é o Focus emprestado da Ford alemã... Aguardo com expectativa o Volt, que poderá ser a pedrada no charco que falta a esta indústria gasta e sem ambição...
                              Esquece... o Focus americano também já está queimado.
                              eles ainda usam a base do I e aplicaram-lhe novas soluções de estilo de gosto duvidoso.
                              São os próprios americanos os mais criticos desse Focus, pois já estavam todos à espera de um Focus com base na 2ª geração europeia e levaram com um 1ª geração, com uma nova frente enxertada, "inspirada" no Fusion americano (um sedan do género Mondeo), um produto claramente desactualizado, tendo em conta a concorrência nipónica.

                              Essa estratégia do Model Year também tem uma história interessante.
                              Foi uma das soluções dos 3 Grandes para combater a crise económica de...1929.

                              Renovavam os modelos todos os anos (nem que fosse um pintelho decorativo), de modo a fomentar o consumo, e a "obrigar" sempre o consumidor a querer a última versão. Impressionantemente, conseguiram levar a deles avante, tradição que ainda hoje permanece, apesar de já contestada por imensas entidades. Normalmente apenas vende-se gato por lebre.

                              Em relação às pick-ups, sim, concordo que é ridiculo um tipo comprar uma "heavy-duty" para se deslocar de casa para o trabalho, mas como veículos de trabalho, não deve haver nada melhor pelo preço delas. São poços de força!
                              MAs temos de compreender que o mercado americano, apesar de estar a mudar, continua a manter-se igual a si próprio em outras questões, como show-off, ou comprar veículo X pelo que ele representa ou comunica aos outros (status?)
                              Por incrivel que pareça, é uma das razões de sucesso do Prius por lá. O Prius mostra que nos preocupamos. Com o quê...ainda não sei bem...

                              Comentário


                                #16
                                Assim de repente uma hipótese que me passa pela cabeça é as marcas não terem margem para introduzir agora os modelos com motores europeus.

                                Veja-se o exemplo da bmw, o modelo mais baixo que vendem nos USA é o 128i coupe, com um preço de tabela de $29.200, se fossem introduzir um 120d, 120i ou afins claro que qualquer consumidor vai esperar pagar MUITO menos do que por um 128i. Será que há margem para venderem carros a $25.000? Custa-me a crer que sim.

                                Quanto às Americanas a GM vejo-as a manterem muito o status quo, o unico projecto que tem sido mais arrojado é talvez o Chevy Volt, se não for um sucesso até acredito na falência a medio-prazo.

                                Comentário


                                  #17
                                  E as noticias continuam....


                                  GM vai fechar duas fábricas e eliminar 2700 empregos

                                  O grupo automóvel norte-americano General Motors (GM), que enfrenta sérias dificuldades financeiras, planeia encerrar duas fábricas nos Estados Unidos, uma de produção de veículos todo-o-terreno e outra de pinturas de metais, o que levará à redução de mais de 2700 postos de trabalho.

                                  Cristina Barreto

                                  Segundo a agência Efe, a primeira fábrica a ser fechada, em Janeiro de 2009, produz os todo-o-terreno em Janesville, no estado de Wisconsin, e emprega cerca de 1200 pessoas, enquanto que a unidade de pintura de metais de Grand Rapids, em Iowa, deverá ser encerrada em finais de 2009, implicando a eliminação de 1520 empregos.

                                  Nop seguimento deste anúncio, o Senador por Wisconsin, Herb Kohl, assinalou, em comunicado, que, em conjunto com outros legisladores do estado, está a tentar convencer a General Motors "a reconsiderar a sua decisão de encerrar a produção em Janesville."

                                  "Temos trabalhado no sentido de fornecer à GM os recursos federais para animar o reequipamento e a reabertura da fábrica de Janesville", acrescentou o Senador, a quem a empresa comunicou a sua decisão na passada sexta-feira.

                                  A produção da General Motors em Janesville tem vindo a ser afectada desde há uns meses atrás pela redução da produção de veículos todo-o-terreno, os mais afectado pela queda das vendas de automóveis nos Estados Unidos. Actualmente, a unidade de Janesville só produz de segunda a quinta-feira os todo-o-terreno Chevrolet Suburban, Tahoe e o GMC Yukon. No início deste ano, a GM tinha anunciado que Janesville continuaria a funcionar até 2010, mas não afastou por completo a hipótese de encerrar a fábrica antes dessa data.

                                  Há duas semanas, a empresa anunciou o encerramento de uma outra fábrica em Ohio, na qual também fabrica veículos todo-o-terreno.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por - Ver Post
                                    Nota-se que não conheces bem o mercado americano actual...

                                    Dica: As coisas não são bem como dizes. Ve as vendas e depois diz se consegues chegar as essas conclusões acerca dos clientes americanos
                                    Confesso que aquilo que conheço é apenas de leituras e também de alguns relatos de vários familiares que lá vivem...Como por exemplo o relato de um familiar que tem uma autocaravana com cerca de 10m de comprimento e que consome 1 galão (não um litro) de gasolina!?!?! (sim é a gasolina) para andar 9 milhas........A impressão que tenho é que a industria automóvel americana dormiu durante anos à sombra da bananeira do petróleo barato...Investiram muito pouco ou nada no desenvolvimento de novas tecnologias mais "fuel efficient". Preferiram empolar ainda mais o nacionalismo bacoco com monstros como Hummers, Cadillacs Escalades e por aí a fora. Como a era do petróleo ao preço da uva mijona está a acabar foi preciso tentar recuperar o tempo perdido. Mas o atraso já é tanto em relação aos construtores japoneses e europeus que por incrível que pareça a industria automóvel americana pode muito bem ter o mesmo destino que a inglesa...Mas numa coisa concordo, o consumidor americano está a ser mais rápido a adaptar-se aos novos tempos do que a própria industria. Os lobbys do petróleo têm muita força em Detroit....

                                    Comentário


                                      #19
                                      Por muito poder que o Lobby do petróleo tenha em Washington e tem (a par com o lobby do tabaco e da industria automóvel), quem manda é consumidor, se mudar, os políticos vão atrás. a única maneira de industri apetrolifera tem de mudar as coisas é baixa o petróleo para niveis da década de 90...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Afinal quando dizia que a GM iria "comer" a Chrysler, não era o único a pensar assim...
                                        http://www.autoblog.com/2008/10/16/r...r-in-one-bite/

                                        Comentário


                                          #21
                                          ......
                                          Editado pela última vez por eduardomaio; 14 December 2021, 15:40.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                                            A industria americana já lhe dava forte e feio nas pick-ups e depois virou-se totalmente para os SUV. Até a Cadillac se virou para os SUVs.

                                            Agora continuam a atirar areia para os olhos dos consumidores, com SUVs híbridos ou eléctricos quando o mercado diz exactamente o contrário.

                                            Os restantes carros ditos "normais" passaram a ter plataformas europeias de marcas que adquiriram ou através de parcerias.

                                            Faz-me lembrar os ingleses que ficaram para trás em termos de fiabilidade e economia em relação a outras marcas e também eles acabaram por ruir, salvando-se algumas marcas que foram acompanhando a evolução do mercado. Ou mesmo a nossa própria industria textil e de calçado, que continua a fabricar a saia de fazenda com xadrez porque era o que a avó do dono da empresa, agora com 60 anos, usava e afinal de contas sempre foi o que fizeram a vida toda.
                                            gostei de ler

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                              gostei de ler
                                              Boas comparações!

                                              Mas parece que indústria têxtil portuguesa abriu os olhos, falta saber se os americanos fazem o mesmo, I dont think so

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                                                #24
                                                Nesta noticia do Autohoje vem mencuionado que a Renault e a GM vão partilhar a Chrysler.
                                                http://www.autohoje.com/index.php?op...4432&Itemid=54

                                                Considerações:-
                                                A GM quer só cash flow e algumas fábricas e armazéns de logística mais eficientes.
                                                A Renault reentra no mercado EUA em grande é pode ser candidata a 1º construtor mundial. Engraçado que a -Renault na década de 80 vendeu a AMC à Chrylser, tendo esta ficado só com a Marca Jepp das marcas da AMC e agora a Renault volta a comprar a Jeep. Além de outras marcas interessantes, se bem trabalhadas, como a Dodge e a própria Chrysler...
                                                Masisto são só suposições, tudo o que sabemos é que o detentores da Chrysler querem fechar negócio até final do mês.

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                                                  #25
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                                                    #26
                                                    O problema das 3 grandes americanas é que não conseguem perceber que quantidade não é sinónimo de qualidade. Para que é que têm tantas marcas e tantos modelos, muitos deles concorrenciais entre si? A GM tem, pelo menos, 4 marcas cópia chapa-5 e vende, pelo menos, duas delas no mesmo mercado. Para quê?

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                                                      #27
                                                      Acho que os concessionários/representantes têm boa parcela de "culpa" no facto de os fabricantes americanos oferecerem modelos identicos com marcas distintas, lá há dificuldades para hierarquizar as marcas dentro de segmentos ou faixas de mercado restritas ou segundo imágens distintas, por muito tempo os representantes das marcas quiseram concorrer entre si, por exemplo: se era lançada um berlina Chevrolet, os representantes Buick e Pontiac queriam um modelo igual para vender, e não havia pressões para que fosse um modelo diferente, queriam modelos iguais para enfrentar a concorrência "doméstica" em igualdade de condições. Claro que os fabricantes viam este comportamento do distribuidores como um situação cômoda, e agora pagam caro pela economia que pensavam fazer ao massificar sua gama de produtos.

                                                      O inusitado é que a hierarquia de marcas e productos para evitar a concorrência interna foi um conceito desenvolvido pela própria indústria automobilística norte-americana, em específico por Alfred. P. Sloan quando esteve a frente da GM. Entre os Chevolet, mas baratos, os luxuosos Cadillac, ele intercalou uma série de marcas em grau ascendente: Pontiac, Buick e La Salle (marca criada especificamente para este fim).

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                                                        #28
                                                        O problema é o endividamento das famílias.
                                                        Tudo começou com henry Ford que começou a conceder crédito para vende ros seus automóveis.
                                                        Até aqui nada de mau, pelo contrário, o crédito estimula a economia, permitindo comprar e investir em algo que de outro modo não seria possivel. o crédito fez evoluir a economia mundial nos últimos 80 anos.
                                                        O problema surgiu quando se passou a dar crédito só por dar, sem critérios...

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                                                          #29
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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por MadRacer Ver Post
                                                            O problema é o endividamento das famílias.
                                                            Tudo começou com henry Ford que começou a conceder crédito para vende ros seus automóveis.
                                                            Até aqui nada de mau, pelo contrário, o crédito estimula a economia, permitindo comprar e investir em algo que de outro modo não seria possivel. o crédito fez evoluir a economia mundial nos últimos 80 anos.
                                                            O problema surgiu quando se passou a dar crédito só por dar, sem critérios...
                                                            E foi o que aconteceu nos States, principalmente depois de 2002.
                                                            Houve uma pressão enorme (por parte dos colarinhos brancos) para que começasse a atribuír créditos disparatados, sem quaisquer critérios a todos os americanos, de forma a estimular o consumo, sem quaisquer regulamentos da economia de mercado.

                                                            Estas empresas em crise são apenas o primeiro pilar a ruír. Como estas, tenho a certeza absoluta que haverá centenas ou milhares de outras empresas norte-americanas na mesma situação e que vão também caír a qualquer momento.

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