Será que toda a gente se esqueceu o que aconteceu à industria automóvel na na ultima grande crise petrolífera? Lembro que a actual não é apenas e só petrolífera...
E faço um resumo e ajude-me se estiver enganado:
1º Construtores nipónicos passam de pequenos construtores a lideres mundiais; Ford compra 25% da Mazda, alargado na década de 90 para 33,5%; GM compra participação na Suzuki; Toyota compra Daihatsu e Subaru (parte).
2º Grande parte dos construtores ocidentais desaparece ou é absorvido:
- Peugeot compra Citroen e Chrysler Europa (Talbot e SIMCA) e acaba com esta duas ultimas.
- Lee Iaccoca abandona o seu plano de domínio global... Deixa a Chrysler e a Chrylser só volta à Europa 20 anos depois, desta feita com marcas próprias e com o mesmo sucesso, nenhum...
- AMC desaparece, primeiro comprada pela Renault, que procurou entrar no EUA, sem sucesso, no final dos anos 90 vende a única marca sobrevivente da AMC, a Jeep, à Chrysler...
- Construtores Europeus retiram-se dos EUA (Fiat, Alfa Romeo, Peugeot)
- FIAT compra Ferrari, Lancia e Alfa Romeo (já na década de oitenta);
- Governo britânico unifica todas as marcas ainda existentes numa única holding (não me recordo o nome), desfeita com o sucessivo vender das marcas (primeiro à Ford (Jaguar) e depois à BMW, que deu o golpe final).
- VW compra Auto Union e mantém só a Audi, começando a construir o grupo VAG;
- Mercedes desistiu da compra da BMW (isto nos anos 60) e
- A BMW afirma-se como grande construtor mundial com o sucesso das recentes série 3, 5 e 7;
-GM retira independência à Vauxhall e Opel... A primeira deixa de produzir veículos próprios...
- Ford unifica a Ford Europa (Ford Alemanha e Ford UK era duas entidades com produtos distintos).
- Renault, como era estatal, não foi afectada... Penso eu
Em termos tecnológicos e de estratégias de marketing, o que nasceu naquela década, ainda hoje se mantém... Só com a recente adopção de tecnologia é que as coisas começaram a mudar...
O que vai acontecer agora?
A FIAT vai manter Lancia e Alfa?
A Peugeot vai manter Citroen?
A Porsche vai manter o grupo VAG como está? A SEAT irá manter-se?
A Ford vai manter Mazda e Volvo?
A GM vai manter Holden, Vauxhall, Daewoo... Opel?
E os chineses? É a oportunidade deles?
E os coreanos? A Hyundai vai manter a kia? Vão ser comprados por chineses (à imagem da Ssangyong)?
E a Tata... Será que vai-se afirmar como marca global?
São muitas dúvidas à procura de resposta...
E faço um resumo e ajude-me se estiver enganado:
1º Construtores nipónicos passam de pequenos construtores a lideres mundiais; Ford compra 25% da Mazda, alargado na década de 90 para 33,5%; GM compra participação na Suzuki; Toyota compra Daihatsu e Subaru (parte).
2º Grande parte dos construtores ocidentais desaparece ou é absorvido:
- Peugeot compra Citroen e Chrysler Europa (Talbot e SIMCA) e acaba com esta duas ultimas.
- Lee Iaccoca abandona o seu plano de domínio global... Deixa a Chrysler e a Chrylser só volta à Europa 20 anos depois, desta feita com marcas próprias e com o mesmo sucesso, nenhum...
- AMC desaparece, primeiro comprada pela Renault, que procurou entrar no EUA, sem sucesso, no final dos anos 90 vende a única marca sobrevivente da AMC, a Jeep, à Chrysler...
- Construtores Europeus retiram-se dos EUA (Fiat, Alfa Romeo, Peugeot)
- FIAT compra Ferrari, Lancia e Alfa Romeo (já na década de oitenta);
- Governo britânico unifica todas as marcas ainda existentes numa única holding (não me recordo o nome), desfeita com o sucessivo vender das marcas (primeiro à Ford (Jaguar) e depois à BMW, que deu o golpe final).
- VW compra Auto Union e mantém só a Audi, começando a construir o grupo VAG;
- Mercedes desistiu da compra da BMW (isto nos anos 60) e
- A BMW afirma-se como grande construtor mundial com o sucesso das recentes série 3, 5 e 7;
-GM retira independência à Vauxhall e Opel... A primeira deixa de produzir veículos próprios...
- Ford unifica a Ford Europa (Ford Alemanha e Ford UK era duas entidades com produtos distintos).
- Renault, como era estatal, não foi afectada... Penso eu
Em termos tecnológicos e de estratégias de marketing, o que nasceu naquela década, ainda hoje se mantém... Só com a recente adopção de tecnologia é que as coisas começaram a mudar...
O que vai acontecer agora?
A FIAT vai manter Lancia e Alfa?
A Peugeot vai manter Citroen?
A Porsche vai manter o grupo VAG como está? A SEAT irá manter-se?
A Ford vai manter Mazda e Volvo?
A GM vai manter Holden, Vauxhall, Daewoo... Opel?
E os chineses? É a oportunidade deles?
E os coreanos? A Hyundai vai manter a kia? Vão ser comprados por chineses (à imagem da Ssangyong)?
E a Tata... Será que vai-se afirmar como marca global?
São muitas dúvidas à procura de resposta...
Comentário