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Orçamento 2009 - Alterações relacionadas com automóvel

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    Orçamento 2009 - Alterações relacionadas com automóvel

    Novos incentivos fiscais para automóveis menos poluentes

    00h30m

    JPM
    O Orçamento do Estado 2009 introduz alterações à tributação automóvel que penalizam veículos poluentes e beneficiam os menos que menos prejudicam o ambiente.


    Será atribuída uma dedução à colecta de IRS, até um limite de 796 euros, às importâncias despendidas com com veículos "exclusivamente eléctricos e movidos a energias renováveis não combustíveis".


    O incentivo fiscal à destruição de automóveis ligeiros em fim de vida passará a ter novas condições. Só poderão usufruir desta compensação financeira os proprietários que, uma vez abatidos os veículos velhos, adquiram um novo automóvel ligeiro menos poluente (emissões de CO2 abaixo de 120 gramas por quilómetro).


    O Governo decidiu também penalizar os veículos a gasóleo mais poluentes. Os automóveis com níveis de emissão de partículas iguais ou superiores a 0,005 g/km ficarão sujeitos a um agravamento de 500 euros no Imposto sobre Veículos.


    O orçamento formaliza ainda o pacote de medidas fiscais acordado no Verão com os transportadores rodoviários que optaram por por fim ao bloqueio. Os benefícios fiscais (incentivo à renovação de frotas, majoração dos gastos com combustível, entre outros) aplicam-se até final de 2012.


    Na área de transportes, o Governo faz ainda uma proposta legislativa para compensar a Lusoponte por causa da taxa de IVA (passará a ser de 20% e não de 5% nas travessias do Tejo).
    A taxa para os produtos petrolíferos vai manter-se, para as autarquias e regiões autónomas vai ser transferido mais dinheiro e a vigilância fiscal vai ser reforçada, segundo as metas traçadas pelo Orçamento de Estado para 2009. Alguns veículos vão ver o imposto subir, enquanto os menos poluentes vão ter mais benefícios.


    Nas primeiras páginas dos jornais, desta quarta-feira, são referidas outras linhas do Orçamento de Estado, que não foram mencionadas na conferência de imprensa do ministro Teixeira dos Santos.


    No Orçamento de Estado para 2009 está previsto que o Governo não altere a taxa sobre produtos petrolíferos.


    Os valores de 2008 vão manter-se para a gasolina, gasóleo e fuelóleo e os intervalos para a fixação dessa taxa nas regiões autónomas, onde o valor do imposto é determinado pelos governos regionais, também vai manter-se inalterado.


    O que vai aumentar é o imposto sobre veículos de acordo com a actualização dos escalões, prevista no orçamento. A subida vai ser em média de 10%, mas não para todos os veículos.

    O imposto vai ser mais baixo para os veículos com cilindrada até 1250 centímetros cúbicos e mais pesado para os modelos mais poluentes. Já os veículos a gás, eléctricos ou híbridos passam a beneficiar da isenção total do imposto.
    Há medida que forem conhecidos mais detalhes podem ir colocando aqui.

    #2
    Além que: "...30 por cento, com o limite de 796 euros das importâncias despendidas com a aquisição de veículos sujeitos a matrícula exclusivamente eléctricos ou movidos a energias renováveis não combustíveis”.


    Pode ser que veículos como este comecem a ser comprados como 2º carro da familia.

    O Pininfarina B0 que é lançado em Maio dde 2009.

    http://youtube.com/watch?v=OyYHJOJY_Tg

    Comentário


      #3
      Há algo que não está claro, no abate de automóveis tem-se desconto no IA se adquirirmos um veículo com emissões de CO2 abaixo de 120g?

      Não deve ser assim, a quantidade de carros abaixo de 120g é muito reduzida.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Kopien Ver Post
        Há algo que não está claro, no abate de automóveis tem-se desconto no IA se adquirirmos um veículo com emissões de CO2 abaixo de 120g?

        Não deve ser assim, a quantidade de carros abaixo de 120g é muito reduzida.
        Pelos vistos é mesmo assim que vai ser.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Kopien Ver Post
          Há algo que não está claro, no abate de automóveis tem-se desconto no IA se adquirirmos um veículo com emissões de CO2 abaixo de 120g?

          Não deve ser assim, a quantidade de carros abaixo de 120g é muito reduzida.
          Tens montes desses carros no segmento A e B, uns quantos no segmento C e no D apenas o Prius, penso.

          Comentário


            #6
            " Já os veículos a gás, eléctricos ou híbridos passam a beneficiar da isenção total do imposto."

            Hummm... Mas será que têm de ser exclusivamente a gás?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
              Tens montes desses carros no segmento A e B, uns quantos no segmento C e no D apenas o Prius, penso.
              Não são assim tantos quanto isso e a gasolina não devem ser mais que 10, sendo que grande parte deles não são grande coisa.

              Já a gasóleo é que devem ser 15-20 e 5-6 com 119g.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Kopien Ver Post
                Não são assim tantos quanto isso e a gasolina não devem ser mais que 10, sendo que grande parte deles não são grande coisa.

                Já a gasóleo é que devem ser 15-20 e 5-6 com 119g.

                De cor não sei, mas sei quem sabe :

                http://www.autohoje.com/index.php?op...co2&Itemid=184

                A lista ainda é mais longa porque termina nos 116g/km. Dos 116 aos 120 ainda há mais uns quantos, especialmente no segmento "B gordo" e "C" (fiz algumas pesquisas ontem, agora não dá p/ falar de cor).

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                  De cor não sei, mas sei quem sabe :

                  http://www.autohoje.com/index.php?op...co2&Itemid=184

                  A lista ainda é mais longa porque termina nos 116g/km. Dos 116 aos 120 ainda há mais uns quantos, especialmente no segmento "B gordo" e "C" (fiz algumas pesquisas ontem, agora não dá p/ falar de cor).
                  Assim por alto são 30 e tal modelos a gasóleo e 10-15 a gasolina.

                  Eu falo nisto, porque vou comprar um carro a gasolina segmento B ou C e nenhum dos que estou a ver tem emissões abaixo de 120 e não são propriamente gulosos.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                    De cor não sei, mas sei quem sabe :

                    http://www.autohoje.com/index.php?op...co2&Itemid=184

                    A lista ainda é mais longa porque termina nos 116g/km. Dos 116 aos 120 ainda há mais uns quantos, especialmente no segmento "B gordo" e "C" (fiz algumas pesquisas ontem, agora não dá p/ falar de cor).
                    Resumindo:

                    Smart coupé cdi
                    Polo 1.4 TDi
                    Smart coupé mhd
                    Prius
                    Cooper D
                    Ceed 1.6 CRDi
                    1007, C1 e Aygo
                    107 1.0i
                    107 1.4 HDi
                    Civid Hybrid
                    Fabia Break 1.4 TDi
                    500 1.3
                    C2 1.4HDi
                    Fortwo coupé
                    C3 1.4HDi
                    Twingo 1.5 dci
                    Ypsilon 1.3
                    Mazda 2 MZ-CD 1.4
                    Ibiza SC 1.4
                    Panda 1.3
                    i10 1.1 CRDi
                    Ibiza 1.4 TDi
                    Focus 1.6 TDCi
                    GPunto 1.3

                    Isto nos 100 1ºs

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Arthe Ver Post
                      Além que: "...30 por cento, com o limite de 796 euros das importâncias despendidas com a aquisição de veículos sujeitos a matrícula exclusivamente eléctricos ou movidos a energias renováveis não combustíveis”.


                      Pode ser que veículos como este comecem a ser comprados como 2º carro da familia.

                      O Pininfarina B0 que é lançado em Maio dde 2009.

                      http://youtube.com/watch?v=OyYHJOJY_Tg
                      Muito interessante... Sabes para que valores vai andar este carro?

                      Comentário


                        #12
                        OE2009: Receita do imposto sobre veículos cresce 17% em 2009

                        A receita do Imposto Sobre Veículos (ISV) deve ascender a 1.100 milhões de euros já no próximo ano, o que se traduz numa subida de 16,9%, face à estimativa do ano passado, refere o Orçamento do Estado para 2009.

                        Este valor da previsão tem por base «a actualização dos parâmetros fiscais, nomeadamente a adaptação dos escalões de emissão de CO2 à evolução verificada no mercado, a eliminação da subsidiação aos veículos emitentes de particulares, as alterações legislativas propostas, bem como a evolução esperada das vendas no mercado automóvel», adianta o documento.
                        IUC deve aumentar 28,5%
                        Já a previsão da receita do Imposto Único de Circulação (IUC) ascende a 134,8 milhões de euros, um crescimento de 28,5% face à estimativa de execução de 2008.
                        Para este resultado, contribui «o aumento do número de veículos de categoria B, ou seja, os veículos matriculados após 1 de Julho de 2007».
                        Fonte: DiarioDigital

                        Comentário


                          #13
                          isto parece servir como medida para tentar fazer baixar as taxas de emissão dos carros...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por fmiguel79 Ver Post
                            Muito interessante... Sabes para que valores vai andar este carro?
                            A venda vai ser da ordem dos 40.000 Dollars nos EUA. Vai ser fabricado em França e Canadá. Pode chegar aos 30.000€ na Europa, (como sabemos estes veículos chegam a Portugal pelo mesmo preço, porque não pagam IA). Mesmo tendo um IVA de 20%.


                            Mas acredito que possam baixar muito em 2 ou 3 anos, se a procura aumentar e as baterias de Ião Litio baixarem, são elas que têm um custo muito elevado. O motor eléctrico é ainda mais barato que um motor de CI.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                              " Já os veículos a gás, eléctricos ou híbridos passam a beneficiar da isenção total do imposto."

                              Hummm... Mas será que têm de ser exclusivamente a gás?
                              Pelo que eu estive a ver da proposta de OE a isenção de imposto é só para taxis que consumam exclusivamente GPL, que sejam exclusivamente eléctricos ou que sejam hibridos a gasóleo ou gasolina.

                              O desconto de 50% no ISV acaba para veículos que consumam gasolina e GPL, ou seja, só há desconto para os veículos exclusivamente a GPL.

                              http://app.parlamento.pt/webutils/do...oc&Inline=true

                              Pág. 98 e seguintes. Art. 74

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Arthe Ver Post
                                A venda vai ser da ordem dos 40.000 Dollars nos EUA. Vai ser fabricado em França e Canadá. Pode chegar aos 30.000€ na Europa, (como sabemos estes veículos chegam a Portugal pelo mesmo preço, porque não pagam IA). Mesmo tendo um IVA de 20%.
                                Mas acredito que possam baixar muito em 2 ou 3 anos, se a procura aumentar e as baterias de Ião Litio baixarem, são elas que têm um custo muito elevado. O motor eléctrico é ainda mais barato que um motor de CI.
                                Estive à procura e um site falava em 23.000 dolares...

                                http://automobile.automotive.com/93321/0810-2009-pininfarina-b0-electric-vehicle/index.html

                                As baterias não são incluidas, são em leasing... O que faz sentido pois com o desenvolvimento que as baterias estão a ter dentro de 2 ou 3 anos em vez de 200.000km vão dar para muito mais...
                                Se for este preço, quero um...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por fmiguel79 Ver Post
                                  Estive à procura e um site falava em 23.000 dolares...

                                  http://automobile.automotive.com/93321/0810-2009-pininfarina-b0-electric-vehicle/index.html

                                  As baterias não são incluidas, são em leasing... O que faz sentido pois com o desenvolvimento que as baterias estão a ter dentro de 2 ou 3 anos em vez de 200.000km vão dar para muito mais...
                                  Se for este preço, quero um...

                                  Olha não conhecia... As baterias em leasing, não quer dizer que seja positivo, porque depende do custo do tal leasing. E como serão os primeiros implica escolherem preços proibitivos. Mas nada que tu não possas ultrapassar, compras tu as baterias e instalas tu próprio.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Arthe Ver Post
                                    Olha não conhecia... As baterias em leasing, não quer dizer que seja positivo, porque depende do custo do tal leasing. E como serão os primeiros implica escolherem preços proibitivos. Mas nada que tu não possas ultrapassar, compras tu as baterias e instalas tu próprio.
                                    Nem faço comentarios

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por fmiguel79 Ver Post
                                      Nem faço comentarios
                                      Se for vantajosa a compra das baterias em vez do leasing, não fazes comentários de quê?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Se fosse vantojoso a compra das baterias, não se fazia contratos de leasing. Até porque se forem à vida, ficas a arder com o dinheiro, e com o contrato de leasing muito provavelmente trocam

                                        Comentário


                                          #21
                                          O que eu gostava de ter, era uma simulação com as alterações nos preços dos automóveis, isto é preços 2008 e 2009, para ver quais os carros que serão beneficiados ou prejudicados com o novo imposto.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por fmiguel79 Ver Post
                                            Nem faço comentarios

                                            Peço desculpa aos moderadores pelo off-topic. Mas uma pessoa pode com o seu veículo fazer alterações. Baterias de Ião Litio podem-se mandar vir de onde são produzidas (apesar de ter a consciencia que são muito caras).

                                            Nos EUA, há quem esteja a alterar actualmente os Toyotas Hybridos e transformá-lo num plug-in. Ou seja um veículo que pode com um interruptor andar só com o motor eléctrico tendo uma autonomia de 60km plenamente eléctrico, chegando a casa ligá-lo à corrente para abastecer as baterias de energia. Usando só o motor a gasolina quando vai para lugares fora da sua autonomia.

                                            A transformação de um veículo é possivel de ser feita, não se vê o caso de transformar veículos a gasolina ( e mesmo a gasoleo) em bifuel com GPL?

                                            Acho que o B0 (que sim vai ser o primeiro automóvel acessivel ao publico em geral (unicamente eléctrico) deveria ter a opção de compra das baterias. E sim as baterias duram 200.000kms e se algum pack de celulas vier com defeito tem a garantia de fábrica e pode ser trocada.

                                            Não percebo o porquê da sua critica.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Arthe Ver Post
                                              Peço desculpa aos moderadores pelo off-topic. Mas uma pessoa pode com o seu veículo fazer alterações. Baterias de Ião Litio podem-se mandar vir de onde são produzidas (apesar de ter a consciencia que são muito caras).
                                              Nos EUA, há quem esteja a alterar actualmente os Toyotas Hybridos e transformá-lo num plug-in. Ou seja um veículo que pode com um interruptor andar só com o motor eléctrico tendo uma autonomia de 60km plenamente eléctrico, chegando a casa ligá-lo à corrente para abastecer as baterias de energia. Usando só o motor a gasolina quando vai para lugares fora da sua autonomia.
                                              A transformação de um veículo é possivel de ser feita, não se vê o caso de transformar veículos a gasolina ( e mesmo a gasoleo) em bifuel com GPL?
                                              Acho que o B0 (que sim vai ser o primeiro automóvel acessivel ao publico em geral (unicamente eléctrico) deveria ter a opção de compra das baterias. E sim as baterias duram 200.000kms e se algum pack de celulas vier com defeito tem a garantia de fábrica e pode ser trocada.
                                              Não percebo o porquê da sua critica.
                                              Eu é que peço desculpa...
                                              Percebi mal o que querias dizer...
                                              Afinal estamos em sintonia

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                                                #24
                                                Dizem que o Prius é feio, e o Civic "sem sal", mas esse Pininfarina também não foi brindado com o dom da beleza...

                                                Já poderava comprar um híbrido para o próximo ano, agora com estas alterações, pondero ainda mais...

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                                                  #25
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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por mozarth Ver Post
                                                    Pelo que eu estive a ver da proposta de OE a isenção de imposto é só para taxis que consumam exclusivamente GPL, que sejam exclusivamente eléctricos ou que sejam hibridos a gasóleo ou gasolina.

                                                    O desconto de 50% no ISV acaba para veículos que consumam gasolina e GPL, ou seja, só há desconto para os veículos exclusivamente a GPL.

                                                    http://app.parlamento.pt/webutils/do...oc&Inline=true

                                                    Pág. 98 e seguintes. Art. 74

                                                    Tens razão!!!!!!! GATUNOS!!!!!!!! Queria importar um veículo híbrido a GPL e agora tenho que pagar o imposto na totalidade!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Acho um pouco injusto na medida em que carros relativamente acessíveis acabam por ficar de fora da lista. Na prática um Leon TDI pode ter direito ao "desconto" e um Clio ou 207 a gasolina, bem mais baratos acabam por ficar de fora do pacote. Na prática comprar caro fica mais barato. Quem não tem dinheiro para mais é que fica sem incentivo.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Agravamento do Imposto sobre Veículos em 11% é inaceitável



                                                        A ACAP considera "inaceitável" o agravamento de 11% no Imposto sobre Veículos, pelo que convocou uma conferência de imprensa para dar a conhecer a sua opinião fundamentada.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Arthe Ver Post
                                                          Além que: "...30 por cento, com o limite de 796 euros das importâncias despendidas com a aquisição de veículos sujeitos a matrícula exclusivamente eléctricos ou movidos a energias renováveis não combustíveis”.


                                                          Pode ser que veículos como este comecem a ser comprados como 2º carro da familia.

                                                          O Pininfarina B0 que é lançado em Maio dde 2009.

                                                          http://youtube.com/watch?v=OyYHJOJY_Tg
                                                          Para quem não tenha necessidade de fazer mais que 80/100kms por dia (ou que tenha hipótese de recarregar as baterias no trabalho, passando ao dobro disso), há sempre a Vectrix ( http://www.vectrix.com ) já disponível por cá.

                                                          É 100% eléctrica e tem a vantagem da mobilidade das 2 rodas (e do estacionamento, etc). Quem a tem diz que a moto tem o comportamento idêntico a uma scooter normal de 250cc.

                                                          E -nem de propósito- o "Minuto Verde" de hoje na RTP foi exactamente sobre ela:
                                                          http://ww1.rtp.pt/multimedia/?tvprog=21614&idpod=18211

                                                          "V"

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                                                            #30
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