Questão prévia: antes de iniciar o tópico, fica um alerta à navegação: não se pretende que este tópico descambe em guerrilhas nem em ataques pessoais entre os utilizadores!!
Na Automotor de Novembro está um comparativo entre o recém chegado Lancia Delta 1.6 MJet 120cv, o 308 1.6 HDI 110cv e o Leon 1.9 TDI Stylance DSG.
Ora, começando pela Estética, concordo que o Leon já não se destaca dos demais por já acusar 3 anos no activo. Pelo que, a igualdade pontual é o que melhor espelha a realidade.
Na Construção, também ninguém tem dúvidas que o Leon se equivale à media...do segmento B, com plásticos ásperos e duros e alguns ruídos. Não choca o último lugar, com o 308 na frente.
Na segurança, apesar de ser o único com controlo pressão de pneus, e tendo ABS, EDS, ESP, BSW, DSR, ASR e 6 air-bags, é legitimo que o 308 até ganhe, por ter 7 air-bags (apesar de não ter controlo de pressão de pneus).
No conforto, até parecia mal que o Leon não ficasse um passo atrás.
No habitáculo, o Leon volta a perder, com o Delta a ganhar. Conheço bem o 308 e o Leon, e quanto a mim, o Leon é superior, apesar de reconhecer que alguns detalhes (mala, portaluvas)são piores. Aceita-se, com reserva, que o Leon perca.
No equipamento, o Leon não dispõe de tecto panorâmico, nem sensores estacionamento, ou bancos em pele. items caros que justificam a derrota.
Agora, as dúvidas. Porque escolheram a versão DSG?
1. Preço: consideram um preço para o Leon superior a 28.000 euros, 29.000 para o Delta e 25.000 para o 308. Ora, todos sabemos que, a versão normal do Leon 1.9 TDI em qualquer lado custa pouco mais de 23.000 euros. Assim, se pontuam o Leon com 5, 308 com 8 e Delta com 4, face aos preços reais, seria mais Leon com 9, uma vez que o preço é 2.000 euros inferior ao 308.
2. Prestações: apesar da DSG penalizar as prestações, ainda assim, o 1.9 TDI é superior ao 308 e iguala o 1.6 MJet de 120cv, nos termos da tabela de medições. Aqui duvidas parecem não existir.
3. Consumos: Ora, bem sabemos que a caixa DSG penaliza fortemente os consumos, sendo alias admitido pelos jornalistas. Assim, o 1.9 TDI faz uma média de 7,6, quando bem sabemos que este motor faz médias, sem DSG, de 6l ou menos (no meu caso, faço médias de 5,3, mas isso sou eu).
Ora, pelo menos, deveria estar ao nível do Delta e do 308, com 6,4 e 6,5 respectivamente, e não ser penalizado num ponto.
Bom, as contas finais do comparativo são 70 para o Leon, 74 para o Delta e 76 para o 308. No mínimo, o Leon deveria ter 75 pts, (+4 no preço e +1 nos consumos), já sem analisar a fundo o equipamento. é que se a DSG serve para penalizar brutalmente o preço e os consumos, não serve para aumentar o equipamento nem o prazer de condução!
Ao escolher-se o Leon com DSG, não estaria a imprensa a forçar uma derrota antecipada? É que um modelo veterano assombrar uma novidade da classe soa a sacrilégio...
Esta é, salvo melhor, a minha opinião!
Na Automotor de Novembro está um comparativo entre o recém chegado Lancia Delta 1.6 MJet 120cv, o 308 1.6 HDI 110cv e o Leon 1.9 TDI Stylance DSG.
Ora, começando pela Estética, concordo que o Leon já não se destaca dos demais por já acusar 3 anos no activo. Pelo que, a igualdade pontual é o que melhor espelha a realidade.
Na Construção, também ninguém tem dúvidas que o Leon se equivale à media...do segmento B, com plásticos ásperos e duros e alguns ruídos. Não choca o último lugar, com o 308 na frente.
Na segurança, apesar de ser o único com controlo pressão de pneus, e tendo ABS, EDS, ESP, BSW, DSR, ASR e 6 air-bags, é legitimo que o 308 até ganhe, por ter 7 air-bags (apesar de não ter controlo de pressão de pneus).
No conforto, até parecia mal que o Leon não ficasse um passo atrás.
No habitáculo, o Leon volta a perder, com o Delta a ganhar. Conheço bem o 308 e o Leon, e quanto a mim, o Leon é superior, apesar de reconhecer que alguns detalhes (mala, portaluvas)são piores. Aceita-se, com reserva, que o Leon perca.
No equipamento, o Leon não dispõe de tecto panorâmico, nem sensores estacionamento, ou bancos em pele. items caros que justificam a derrota.
Agora, as dúvidas. Porque escolheram a versão DSG?
1. Preço: consideram um preço para o Leon superior a 28.000 euros, 29.000 para o Delta e 25.000 para o 308. Ora, todos sabemos que, a versão normal do Leon 1.9 TDI em qualquer lado custa pouco mais de 23.000 euros. Assim, se pontuam o Leon com 5, 308 com 8 e Delta com 4, face aos preços reais, seria mais Leon com 9, uma vez que o preço é 2.000 euros inferior ao 308.
2. Prestações: apesar da DSG penalizar as prestações, ainda assim, o 1.9 TDI é superior ao 308 e iguala o 1.6 MJet de 120cv, nos termos da tabela de medições. Aqui duvidas parecem não existir.
3. Consumos: Ora, bem sabemos que a caixa DSG penaliza fortemente os consumos, sendo alias admitido pelos jornalistas. Assim, o 1.9 TDI faz uma média de 7,6, quando bem sabemos que este motor faz médias, sem DSG, de 6l ou menos (no meu caso, faço médias de 5,3, mas isso sou eu).
Ora, pelo menos, deveria estar ao nível do Delta e do 308, com 6,4 e 6,5 respectivamente, e não ser penalizado num ponto.
Bom, as contas finais do comparativo são 70 para o Leon, 74 para o Delta e 76 para o 308. No mínimo, o Leon deveria ter 75 pts, (+4 no preço e +1 nos consumos), já sem analisar a fundo o equipamento. é que se a DSG serve para penalizar brutalmente o preço e os consumos, não serve para aumentar o equipamento nem o prazer de condução!
Ao escolher-se o Leon com DSG, não estaria a imprensa a forçar uma derrota antecipada? É que um modelo veterano assombrar uma novidade da classe soa a sacrilégio...
Esta é, salvo melhor, a minha opinião!
Comentário