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Comparativo: Seat Leon prejudicado?

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    Comparativo: Seat Leon prejudicado?

    Questão prévia: antes de iniciar o tópico, fica um alerta à navegação: não se pretende que este tópico descambe em guerrilhas nem em ataques pessoais entre os utilizadores!!

    Na Automotor de Novembro está um comparativo entre o recém chegado Lancia Delta 1.6 MJet 120cv, o 308 1.6 HDI 110cv e o Leon 1.9 TDI Stylance DSG.

    Ora, começando pela Estética, concordo que o Leon já não se destaca dos demais por já acusar 3 anos no activo. Pelo que, a igualdade pontual é o que melhor espelha a realidade.

    Na Construção, também ninguém tem dúvidas que o Leon se equivale à media...do segmento B, com plásticos ásperos e duros e alguns ruídos. Não choca o último lugar, com o 308 na frente.

    Na segurança, apesar de ser o único com controlo pressão de pneus, e tendo ABS, EDS, ESP, BSW, DSR, ASR e 6 air-bags, é legitimo que o 308 até ganhe, por ter 7 air-bags (apesar de não ter controlo de pressão de pneus).

    No conforto, até parecia mal que o Leon não ficasse um passo atrás.

    No habitáculo, o Leon volta a perder, com o Delta a ganhar. Conheço bem o 308 e o Leon, e quanto a mim, o Leon é superior, apesar de reconhecer que alguns detalhes (mala, portaluvas)são piores. Aceita-se, com reserva, que o Leon perca.

    No equipamento, o Leon não dispõe de tecto panorâmico, nem sensores estacionamento, ou bancos em pele. items caros que justificam a derrota.

    Agora, as dúvidas. Porque escolheram a versão DSG?

    1. Preço: consideram um preço para o Leon superior a 28.000 euros, 29.000 para o Delta e 25.000 para o 308. Ora, todos sabemos que, a versão normal do Leon 1.9 TDI em qualquer lado custa pouco mais de 23.000 euros. Assim, se pontuam o Leon com 5, 308 com 8 e Delta com 4, face aos preços reais, seria mais Leon com 9, uma vez que o preço é 2.000 euros inferior ao 308.

    2. Prestações: apesar da DSG penalizar as prestações, ainda assim, o 1.9 TDI é superior ao 308 e iguala o 1.6 MJet de 120cv, nos termos da tabela de medições. Aqui duvidas parecem não existir.

    3. Consumos: Ora, bem sabemos que a caixa DSG penaliza fortemente os consumos, sendo alias admitido pelos jornalistas. Assim, o 1.9 TDI faz uma média de 7,6, quando bem sabemos que este motor faz médias, sem DSG, de 6l ou menos (no meu caso, faço médias de 5,3, mas isso sou eu).
    Ora, pelo menos, deveria estar ao nível do Delta e do 308, com 6,4 e 6,5 respectivamente, e não ser penalizado num ponto.

    Bom, as contas finais do comparativo são 70 para o Leon, 74 para o Delta e 76 para o 308. No mínimo, o Leon deveria ter 75 pts, (+4 no preço e +1 nos consumos), já sem analisar a fundo o equipamento. é que se a DSG serve para penalizar brutalmente o preço e os consumos, não serve para aumentar o equipamento nem o prazer de condução!


    Ao escolher-se o Leon com DSG, não estaria a imprensa a forçar uma derrota antecipada? É que um modelo veterano assombrar uma novidade da classe soa a sacrilégio...

    Esta é, salvo melhor, a minha opinião!

    #2
    A dsg penaliza prestações?

    A dsg é mais rápida que uma caixa manual.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por FMCNP Ver Post
      Questão prévia: antes de iniciar o tópico, fica um alerta à navegação: não se pretende que este tópico descambe em guerrilhas nem em ataques pessoais entre os utilizadores!!

      Na Automotor de Novembro está um comparativo entre o recém chegado Lancia Delta 1.6 MJet 120cv, o 308 1.6 HDI 110cv e o Leon 1.9 TDI Stylance DSG.

      Ora, começando pela Estética, concordo que o Leon já não se destaca dos demais por já acusar 3 anos no activo. Pelo que, a igualdade pontual é o que melhor espelha a realidade.

      Na Construção, também ninguém tem dúvidas que o Leon se equivale à media...do segmento B, com plásticos ásperos e duros e alguns ruídos. Não choca o último lugar, com o 308 na frente.

      Na segurança, apesar de ser o único com controlo pressão de pneus, e tendo ABS, EDS, ESP, BSW, DSR, ASR e 6 air-bags, é legitimo que o 308 até ganhe, por ter 7 air-bags (apesar de não ter controlo de pressão de pneus).

      No conforto, até parecia mal que o Leon não ficasse um passo atrás.

      No habitáculo, o Leon volta a perder, com o Delta a ganhar. Conheço bem o 308 e o Leon, e quanto a mim, o Leon é superior, apesar de reconhecer que alguns detalhes (mala, portaluvas)são piores. Aceita-se, com reserva, que o Leon perca.

      No equipamento, o Leon não dispõe de tecto panorâmico, nem sensores estacionamento, ou bancos em pele. items caros que justificam a derrota.

      Agora, as dúvidas. Porque escolheram a versão DSG?

      1. Preço: consideram um preço para o Leon superior a 28.000 euros, 29.000 para o Delta e 25.000 para o 308. Ora, todos sabemos que, a versão normal do Leon 1.9 TDI em qualquer lado custa pouco mais de 23.000 euros. Assim, se pontuam o Leon com 5, 308 com 8 e Delta com 4, face aos preços reais, seria mais Leon com 9, uma vez que o preço é 2.000 euros inferior ao 308.

      2. Prestações: apesar da DSG penalizar as prestações, ainda assim, o 1.9 TDI é superior ao 308 e iguala o 1.6 MJet de 120cv, nos termos da tabela de medições. Aqui duvidas parecem não existir.

      3. Consumos: Ora, bem sabemos que a caixa DSG penaliza fortemente os consumos, sendo alias admitido pelos jornalistas. Assim, o 1.9 TDI faz uma média de 7,6, quando bem sabemos que este motor faz médias, sem DSG, de 6l ou menos (no meu caso, faço médias de 5,3, mas isso sou eu).
      Ora, pelo menos, deveria estar ao nível do Delta e do 308, com 6,4 e 6,5 respectivamente, e não ser penalizado num ponto.

      Bom, as contas finais do comparativo são 70 para o Leon, 74 para o Delta e 76 para o 308. No mínimo, o Leon deveria ter 75 pts, (+4 no preço e +1 nos consumos), já sem analisar a fundo o equipamento. é que se a DSG serve para penalizar brutalmente o preço e os consumos, não serve para aumentar o equipamento nem o prazer de condução!


      Ao escolher-se o Leon com DSG, não estaria a imprensa a forçar uma derrota antecipada? É que um modelo veterano assombrar uma novidade da classe soa a sacrilégio...

      Esta é, salvo melhor, a minha opinião!
      Leon melhor que o 308 no habitáculo??? Nem a brincar se diz uma dessas....


      Quanto ao resto do post, não vejo onde o Leon tenha sido penalizado. Perde naquilo que é pior. Já agora ter DSG não é uma penalização, é uma mais valia. A caixa é bastante boa.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por fapoc Ver Post
        Leon melhor que o 308 no habitáculo??? Nem a brincar se diz uma dessas....


        Quanto ao resto do post, não vejo onde o Leon tenha sido penalizado. Perde naquilo que é pior. Já agora ter DSG não é uma penalização, é uma mais valia. A caixa é bastante boa.

        Se bem se ler, qualidade é diferente de espaço a bordo...
        A DSG é uma mais valia se tivesse sido contabilizada para efeitos de pontuação.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por FMCNP Ver Post

          Ao escolher-se o Leon com DSG, não estaria a imprensa a forçar uma derrota antecipada?
          Embora até possa concordar contigo em alguns pontos, penso que o fulcral da questão resume-se aqui. Isto porque, pelo que sei, a imprensa não escolhe os carros mas sim limita-se a receber o que as marcas lhes entregam e, confirmando-se isto, apenas a própria SEAT pode ser criticada por tal.

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            #6
            Esta é nova.
            Andam sempre a dizer que a DSG tem melhores prestações e consumos que as caixas manuais, e agora é ao contrário?
            Têm que se decidir.

            Comentário


              #7
              Tb me constou que a DSG até poderia fazer comsumos melhores.

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                #8
                Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                Esta é nova.
                Andam sempre a dizer que a DSG tem melhores prestações e consumos que as caixas manuais, e agora é ao contrário?
                Têm que se decidir.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                  Esta é nova.
                  Andam sempre a dizer que a DSG tem melhores prestações e consumos que as caixas manuais, e agora é ao contrário?
                  Têm que se decidir.
                  É conforme da mais jeito........

                  Comentário


                    #10
                    Não li o teste, o 308 e o Delta não teriam caixas automaticas ou pilotadas ?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                      Esta é nova.
                      Andam sempre a dizer que a DSG tem melhores prestações e consumos que as caixas manuais, e agora é ao contrário?
                      Têm que se decidir.
                      Pelo menos eu nunca disse isso. Aliás, basta consultar os valores oficiais da marca para perceber que a caixa DSG penaliza consumos e prestações.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Peugeot_Sales Ver Post
                        Não li o teste, o 308 e o Delta não teriam caixas automaticas ou pilotadas ?
                        Não, tinham caixas manuais, segundo a revista.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por FMCNP Ver Post
                          Se bem se ler, qualidade é diferente de espaço a bordo...
                          A DSG é uma mais valia se tivesse sido contabilizada para efeitos de pontuação.
                          Mas estavas a falar do espaço? Não fiquei com essa ideia, o que pensei foi que estivesses a falar da qualidade. De qualquer maneira o 308 é superior em ambos os campos.

                          Em relação à DSG duvido que não tenha sido contabilizada na "facilidade de condução".

                          Comentário


                            #14
                            deleted

                            Comentário


                              #15
                              1º A DSG é bem melhor em prestações que a caixa auto.. Não vejo onde está o problema neste ponto. Se o Leon foi fraco neste ponto, é pq talvez o seja mesmo.

                              2º As revistas pedem os carros as marcas e as marcas fornecem o que acham melhor, se a Seat enviou o Leon DSG deve ser porque acharam que era a melhor opção. A revista não tem nada a ver com a escolha da marca na entrega do carro. Logo só de levantares a suspeita que a revista escolheu o leon DSG para que este perca é completamente absurda!!

                              Comentário


                                #16
                                Leon is the best and f*ck all the rest, quem nunca andou em um que nao fale, essa da DSG é pra rir

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por FMCNP Ver Post
                                  Questão prévia: antes de iniciar o tópico, fica um alerta à navegação: não se pretende que este tópico descambe em guerrilhas nem em ataques pessoais entre os utilizadores!!

                                  Na Automotor de Novembro está um comparativo entre o recém chegado Lancia Delta 1.6 MJet 120cv, o 308 1.6 HDI 110cv e o Leon 1.9 TDI Stylance DSG.

                                  Ora, começando pela Estética, concordo que o Leon já não se destaca dos demais por já acusar 3 anos no activo. Pelo que, a igualdade pontual é o que melhor espelha a realidade.

                                  Na Construção, também ninguém tem dúvidas que o Leon se equivale à media...do segmento B, com plásticos ásperos e duros e alguns ruídos. Não choca o último lugar, com o 308 na frente.

                                  Na segurança, apesar de ser o único com controlo pressão de pneus, e tendo ABS, EDS, ESP, BSW, DSR, ASR e 6 air-bags, é legitimo que o 308 até ganhe, por ter 7 air-bags (apesar de não ter controlo de pressão de pneus).

                                  No conforto, até parecia mal que o Leon não ficasse um passo atrás.

                                  No habitáculo, o Leon volta a perder, com o Delta a ganhar. Conheço bem o 308 e o Leon, e quanto a mim, o Leon é superior, apesar de reconhecer que alguns detalhes (mala, portaluvas)são piores. Aceita-se, com reserva, que o Leon perca.

                                  No equipamento, o Leon não dispõe de tecto panorâmico, nem sensores estacionamento, ou bancos em pele. items caros que justificam a derrota.

                                  Agora, as dúvidas. Porque escolheram a versão DSG?

                                  1. Preço: consideram um preço para o Leon superior a 28.000 euros, 29.000 para o Delta e 25.000 para o 308. Ora, todos sabemos que, a versão normal do Leon 1.9 TDI em qualquer lado custa pouco mais de 23.000 euros. Assim, se pontuam o Leon com 5, 308 com 8 e Delta com 4, face aos preços reais, seria mais Leon com 9, uma vez que o preço é 2.000 euros inferior ao 308.

                                  2. Prestações: apesar da DSG penalizar as prestações, ainda assim, o 1.9 TDI é superior ao 308 e iguala o 1.6 MJet de 120cv, nos termos da tabela de medições. Aqui duvidas parecem não existir.

                                  3. Consumos: Ora, bem sabemos que a caixa DSG penaliza fortemente os consumos, sendo alias admitido pelos jornalistas. Assim, o 1.9 TDI faz uma média de 7,6, quando bem sabemos que este motor faz médias, sem DSG, de 6l ou menos (no meu caso, faço médias de 5,3, mas isso sou eu).
                                  Ora, pelo menos, deveria estar ao nível do Delta e do 308, com 6,4 e 6,5 respectivamente, e não ser penalizado num ponto.

                                  Bom, as contas finais do comparativo são 70 para o Leon, 74 para o Delta e 76 para o 308. No mínimo, o Leon deveria ter 75 pts, (+4 no preço e +1 nos consumos), já sem analisar a fundo o equipamento. é que se a DSG serve para penalizar brutalmente o preço e os consumos, não serve para aumentar o equipamento nem o prazer de condução!


                                  Ao escolher-se o Leon com DSG, não estaria a imprensa a forçar uma derrota antecipada? É que um modelo veterano assombrar uma novidade da classe soa a sacrilégio...

                                  Esta é, salvo melhor, a minha opinião!
                                  dizes que a imprensa prejudicou o leon e estas a fazer o mesmo para os outros

                                  falas em estetica e dizes que o empate era o mais justo, olha para mim não gosto nada do leon novo por isso o empate para mim era injusto

                                  falas no interior e eu odeio o interior dos seat, olha mais 1 em que perdia de caras


                                  o que te quero dizer é que vieste falar em coisas que são subjectivas

                                  Comentário


                                    #18
                                    Eu (fora a estética exterior e mesmo assim...) não consigo entender a fixação que muita gente tem com o Leon!

                                    O carro tem uns interiores medianos (para não dizer medíocres) pouco confortável e com motores arcaicos (sendo bons ou não ok).

                                    Faz todo os sentido, com ou sem DSG, que perca este comparativo.

                                    Mal seria para a concorrência que até tem propostas bem mais recentes!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por REDLINER_ Ver Post
                                      Eu (fora a estética exterior e mesmo assim...) não consigo entender a fixação que muita gente tem com o Leon!

                                      O carro tem uns interiores medianos (para não dizer medíocres) pouco confortável e com motores arcaicos (sendo bons ou não ok).

                                      Faz todo os sentido, com ou sem DSG, que perca este comparativo.

                                      Mal seria para a concorrência que até tem propostas bem mais recentes!
                                      Tu é que me saìs-te um bom arcaico LOL, os motores do leon sao os mesmos do Audi, mas esse para ti ja nao deve ser arcaico, pois nao? Ja agora os TSI e falo dos a gasolina do leon e audi A3 sao de ultima tecnologia...

                                      Comentário


                                        #20
                                        A DSG, vale pela sua rapidez e pela involvência que proporciona na condução, se bem que este conceito é um bocado obscuro. No entanto, não deixa de ser uma caixa automatica, que por muito boa que seja, constitui quase de certeza um agravamento do peso do carro o que vai ter repercussões tanto a nivel de consumos como de prestações.

                                        Mas nem tudo são coisas más, veja-se o capitulo das prestações. Um motor "arcaico" como o 1.9 TDI, ainda se consegue bater com um novissimo 1.6 Mjet, (provavelmente) mais leve, com mais 15cv e 40nm e deixa para trás o 1.hdi de 110.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por cereal_killer Ver Post
                                          Tu é que me saìs-te um bom arcaico LOL, os motores do leon sao os mesmos do Audi, mas esse para ti ja nao deve ser arcaico, pois nao? Ja agora os TSI e falo dos a gasolina do leon e audi A3 sao de ultima tecnologia...

                                          E? 1.9 Tdi ? Essa bela anedota

                                          Tecnologia TSi? Mesmo neste tipo, utilizam os motores mais básicos da gama... Bom ,mas nesse caso, é mais politica do grupo que outra coisa, mas mesmo assim..

                                          Quer se queira enfrentar ou não, o Leon não é grande produto!Só vende mesmo por Imagem de marca do Grupo e por ter preços muito convidativos (que se percebem logo porque mal se olha para dentro do carro..).

                                          Já o Ibiza, me parece bem mais homogéneo e com uma maior capacidade de lidar com as evoluções futuras.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por señorpedro Ver Post
                                            A DSG, vale pela sua rapidez e pela involvência que proporciona na condução, se bem que este conceito é um bocado obscuro. No entanto, não deixa de ser uma caixa automatica, que por muito boa que seja, constitui quase de certeza um agravamento do peso do carro o que vai ter repercussões tanto a nivel de consumos como de prestações.

                                            Mas nem tudo são coisas más, veja-se o capitulo das prestações. Um motor "arcaico" como o 1.9 TDI, ainda se consegue bater com um novissimo 1.6 Mjet, (provavelmente) mais leve, com mais 15cv e 40nm e deixa para trás o 1.hdi de 110.
                                            Eu consigo nomear dezenas de motores "arcaicos" que se conseguem bater com qualquer motor da actualidade

                                            Não deixam de ser "arcaicos" á mesma!

                                            Comentário


                                              #23
                                              A estética a contar para a pontuação?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por TILT Ver Post
                                                A estética a contar para a pontuação?
                                                Tem de se roubar nos comparativos em algum lado

                                                Nunca percebi como algo tão subjectivo e relativo, pode ser quantificado...

                                                Até porque é que é belo para uns é horrível para outros

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por cereal_killer Ver Post
                                                  Leon is the best and f*ck all the rest, quem nunca andou em um que nao fale, essa da DSG é pra rir
                                                  Parece que o carro "desportivo" levou mais uma coça, guarda esse teste também tu que gostas tanto de comparativos.

                                                  Face ao delta não sei porque ainda não vi nada sobre ele mas em relação ao 308 o leon é claramente inferior.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Acho que a dsg foi penalizar o preço e os consumos, o que o desfavorece nesses pontos. Por outro lado, a dsg não foi valorizar em nada na pontuação. Para mim, se o leon tem caixa auto, os restantes também deveriam ter, ou então o inverso... assim não temos bases de comparação iguais...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por LH Ver Post
                                                      Acho que a dsg foi penalizar o preço e os consumos, o que o desfavorece nesses pontos. Por outro lado, a dsg não foi valorizar em nada na pontuação. Para mim, se o leon tem caixa auto, os restantes também deveriam ter, ou então o inverso... assim não temos bases de comparação iguais...
                                                      Nisso concordo plenamente!

                                                      Até porque acho que a DSG deveria ser uma mais valia e não uma penalização, de tão bem que falam da mesma

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Tecnologia TSi? Mesmo neste tipo, utilizam os motores mais básicos da gama...
                                                        Aqui nao ha basicos nem menos basicos, o Leon 1.4 sport up Tsi 125cv tem o mesmo motor do Audi A3 1.4T 125cv. Agora o Tdi ja nao sei...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por cereal_killer Ver Post
                                                          Aqui nao ha basicos nem menos basicos, o Leon 1.4 sport up Tsi 125cv tem o mesmo motor do Audi A3 1.4T 125cv.
                                                          É básico á mesma

                                                          Quando digo "básico" quer dizer o de tecnologia mais simples e barata.

                                                          Esse carro é apenas Turbo-Comprimido enquanto que em todas as outras versões é um conjugação de Compressor e Turbo.

                                                          Ou seja, nada que a grande maioria da concorrência não tenha e até melhor em vários casos (fora nas versões compressor+turbo).

                                                          E já agora, tens alguma fixação com a Audi?

                                                          É que parece que tens de chamar a Audi ao barulho para legitimar a qualidade (ou não) de um Seat!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Celsius Ver Post
                                                            Tb me constou que a DSG até poderia fazer comsumos melhores.
                                                            Isso é a nova DSG de 7v que só aguenta 250nm.

                                                            Esta ainda é a antiga de 6v com embraiagem em óleo.

                                                            Esta DSG consome mais.

                                                            Em prestações é mais rápida que manual segundo consta.

                                                            Comentário

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