Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Será que faz mal andar muito tempo em compressão?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Será que faz mal andar muito tempo em compressão?

    Olá pessoal

    Tenho uma duvida a já algum tempo que é capaz de ter alguma lógica.E a minha duvida é a seguinte: faz algum mal andar muito tempo em compressão (em cima de caixa e motor nas descidas) num motor a diesel?
    Editado pela última vez por C4WRC; 20 October 2008, 18:40.

    #2
    Originalmente Colocado por C4 WRC Ver Post
    Olá pessoal

    Tenho uma duvida que já tenho a algum tempo, será que faz mal andar muito tempo em compressão (em cima de caixa e motor nas descidas) num motor a diesel?
    Claro que não. Porque haveria de fazer mal?

    O motor continua a ser lubrificado na mesma...

    Comentário


      #3
      Porque me parece que o motor apesar de não estar a consumir e estar a lubrificar, fica sobre esforço.

      Nos motores a gasolina até dava rateres, num motor a diesel o que acontece ao gasoleo não queimado? ou não há gasoleo queimado porque a injecção foi completamente cortada?

      Comentário


        #4
        A única desvantagem é n estar a ser usado o poder lubrificante do combustivel, mas cmo isso é acessório.

        Comentário


          #5
          Estou a falar mais da pressão que se cria dentro do motor, tipo numa descida que é preciso meter segunda e aguentar em segunda durante 10minutos as 2500rpm +ou-.
          E o turbo? fica em modo "stand BY"? Já ouvi alguns motores por exemplo os DCI que nas descidas ouve-se parece que o turbo gira ao contrario ouve-se o assobio de forma diferente.

          Ou ando a inventar teorias?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por C4 WRC Ver Post

            Ou ando a inventar teorias?
            Turbo a girar ao contrário? Andas mesmo a inventar teorias...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por C4 WRC Ver Post
              Estou a falar mais da pressão que se cria dentro do motor, tipo numa descida que é preciso meter segunda e aguentar em segunda durante 10minutos as 2500rpm +ou-.
              E o turbo? fica em modo "stand BY"? Já ouvi alguns motores por exemplo os DCI que nas descidas ouve-se parece que o turbo gira ao contrario ouve-se o assobio de forma diferente.

              Ou ando a inventar teorias?
              Mas qual pressão?
              A pressão é a mesma que é feita se tivesse a funcionar normalmente.
              O turbo tem sempre um by-pass, aliás até na maioria dos sistemas, nem todo o ar admitido provem do turbo. Tenta ver o diagram de um sistema mais próximo da realidade, por norma qdo nos ensinam como funciona um turbo-compressor ou outro sistema qualquer ensinam o modo de funcionamento, o que acontece na realidade n é bem assim. Há sensores que permitem que o turbo trabalhe em vazio, ou simplesmente não chegue lá o "escape". E mesmo que o turbo fosse a trabalhar qual era o problema? O ar era comprimido, entrava no tempo da admissão, n há ignição porque n há combustivel, faz-se o escape, e volta a admissão. Pensa no ciclo a 4 tempos, e vais ver q n há problema nenhum.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por eu Ver Post
                Turbo a girar ao contrário? Andas mesmo a inventar teorias...
                Até podes inverter o ciclo do motor, puxar o ar pelo escape, e deitá-lo pela admissão. Num 2T de uma motorizada, é banal.

                Comentário


                  #9
                  Ya na cena do turbo girar ao contrario meti agua, mas era uma forma de explicar aquele barulho que ele adquire quando não está a puxar. Nos dci de 105cv é que se ouve bem.

                  Obrigado pelas respostas, acho que já estou a ficar mais esclarecido, mas sempre julguei que como os motores foram principalmente feitos para puxar ou propulcionar (e gastar gasoleo), pensei que podesse haver algum efeito negativo na vida do motor.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                    Até podes inverter o ciclo do motor, puxar o ar pelo escape, e deitá-lo pela admissão. Num 2T de uma motorizada, é banal.
                    Já fiz essa brincadeirinha no meu.
                    Tão cedo não volto a fazê-lo.

                    Comentário


                      #11
                      Por exemplo nas Carrinha e Camiões eu sei que não se deve utilizar o travão eléctrico durante muito tempo (eu sei que é por outras razões nomeadamente por uma borboleta estar a tapar o escape) mas nesse caso deve ser pela tal pressão que se cria dentro do motor.

                      Comentário


                        #12
                        OK não invento mais hj. Isto são aquelas teorias que um gajo inventa de vez enquanto, desta vez parece que não tem lógica.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por C4 WRC Ver Post
                          Por exemplo nas Carrinha e Camiões eu sei que não se deve utilizar o travão eléctrico durante muito tempo (eu sei que é por outras razões nomeadamente por uma borboleta estar a tapar o escape) mas nesse caso deve ser pela tal pressão que se cria dentro do motor.
                          Travão eléctrico nao tem nada a ver com o que está em discussão. E não deve ser abusado porque ficas sem bateria.

                          Comentário


                            #14
                            O que é isso de andar em compressão?? Descer sem carregar no acelerador em mudanças mais baixas???

                            Eu duas vezes por semana desço o Marão em 3.ª sem acelerar.. a velocidade varia entre os 70 e 80 km/h mas pensei que isso não fizesse mal..diz para travar com o motor..

                            Faz mal ao motor??? a rotação vai um bocado alta.. acima das 3500 acho eu..

                            Comentário


                              #15
                              Não faz mal nenhum.
                              Aliás, a carga, as tensões e forças impostas nos componentes mecânicos quando se acelera são muito maiores do que andar com o motor em compressão, como vocês lhe chamam.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                                Não faz mal nenhum.
                                Aliás, a carga, as tensões e forças impostas nos componentes mecânicos quando se acelera são muito maiores do que andar com o motor em compressão, como vocês lhe chamam.

                                Ora aí está uma grande verdade!

                                Por exemplo, é certo que não se deve andar em rotações extremamente baixas e onde o motor se "sinta mal". Por outro lado, se o motor não estiver em carga, não faz mal absolutamente nenhum andar dentro destes regimes. A descer ou a desacelerar.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                                  Ora aí está uma grande verdade!

                                  Por exemplo, é certo que não se deve andar em rotações extremamente baixas e onde o motor se "sinta mal". Por outro lado, se o motor não estiver em carga, não faz mal absolutamente nenhum andar dentro destes regimes. A descer ou a desacelerar.

                                  Por acaso focaste um ponto que hoje me deu para pensar: as rotações baixas.
                                  No meu Civic ando sempre em rotações baixas (12500/1800).
                                  Se por um lado noto que ele não "estremece", ou seja, a queixar-se evidentemente de que está com pouca força, pergunto-me se estou a fazer mal em andar assim.
                                  Obviamente se eu carregar no acelerador nesta faixa de rotação o carro "abafa" completamente e não responde.
                                  No K10 ou estremece, ou anda. Não há meio termo como este.
                                  Custa-me muito a compreender este carro, até porque, 3 anos depois, ainda não consegui rodar em cidade na perfeição no que diz respeito ao binómio rotação/velocidade.
                                  Ou seja, se quiser andar a uma rotação em que sei que a resposta do motor vai ser minimamente boa e esteja dentro dos limites legais de velocidade é extremamente dificil.
                                  Assim como é dificil coordenar uma boa velocidade de cruzeiro citadina (até aos 50Km/h portanto), com uma rotação ideial de consumo/potência.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                                    No meu Civic ando sempre em rotações baixas (12500/1800).
                                    Se por um lado noto que ele não "estremece", ou seja, a queixar-se evidentemente de que está com pouca força, pergunto-me se estou a fazer mal em andar assim.
                                    Desde que o motor não comece a vibrar, penso que não há problema em rodar a regimes baixos, desde que não precises de acelerar de forma rápida.

                                    Carregar forte no acelerador em baixas rotações pode não ser muito bom. Se precisares de acelerar, a caixa de velocidades está lá para ser usada

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu sei que a caixa está para ser usada, e gosto.
                                      Mas neste carro acho que as baixas são demasiado baixas.
                                      Independentemente de serem ou não, o que não gosto e´da sensação desenxabida de não saber se o carro está em esforço ou não!:D

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por C4 WRC Ver Post
                                        Por exemplo nas Carrinha e Camiões eu sei que não se deve utilizar o travão eléctrico durante muito tempo (eu sei que é por outras razões nomeadamente por uma borboleta estar a tapar o escape) mas nesse caso deve ser pela tal pressão que se cria dentro do motor.
                                        Isso não é travão electrico,chama-se travão de montanha ou de escape,o travão electrico actua no diferencial atravês de electro-ímans.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Ok obrigado. Já aprendi mais um pouco hj.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                                            Por acaso focaste um ponto que hoje me deu para pensar: as rotações baixas.
                                            No meu Civic ando sempre em rotações baixas (12500/1800).
                                            Se por um lado noto que ele não "estremece", ou seja, a queixar-se evidentemente de que está com pouca força, pergunto-me se estou a fazer mal em andar assim.
                                            Obviamente se eu carregar no acelerador nesta faixa de rotação o carro "abafa" completamente e não responde.
                                            No K10 ou estremece, ou anda. Não há meio termo como este.
                                            Custa-me muito a compreender este carro, até porque, 3 anos depois, ainda não consegui rodar em cidade na perfeição no que diz respeito ao binómio rotação/velocidade.
                                            Ou seja, se quiser andar a uma rotação em que sei que a resposta do motor vai ser minimamente boa e esteja dentro dos limites legais de velocidade é extremamente dificil.
                                            Assim como é dificil coordenar uma boa velocidade de cruzeiro citadina (até aos 50Km/h portanto), com uma rotação ideial de consumo/potência.
                                            Vou dizer aquilo que me disseram a mim no Alfanord sobre o facto de andar em baixa rotação e fazer trocas de velocidades de caixa em igual patamar.

                                            "Além do o encher de carvão (problemas de detonação, fraca performance e consumos), o esforço nas bielas devido à alta carga/baixa rotação é fatal a médio prazo."

                                            Isto a propósito de eu andar em baixa rotação (2000rpm) para tentar obter bons consumos. A verdade é que depois disto comecei a andar com o carro em regimes mais intermédios e consigo obter iguais ou melhores consumos, a fórmula está em dosear bem o acelerador.

                                            Cumpts.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                                              Já fiz essa brincadeirinha no meu.
                                              Tão cedo não volto a fazê-lo.
                                              No ISEL fazia parte do exame pelos mais velhos .

                                              Era isso, e meter as maozinhas no óleo, n há cá meninos .

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por pmna Ver Post
                                                Vou dizer aquilo que me disseram a mim no Alfanord sobre o facto de andar em baixa rotação e fazer trocas de velocidades de caixa em igual patamar.

                                                "Além do o encher de carvão (problemas de detonação, fraca performance e consumos), o esforço nas bielas devido à alta carga/baixa rotação é fatal a médio prazo."

                                                Isto a propósito de eu andar em baixa rotação (2000rpm) para tentar obter bons consumos. A verdade é que depois disto comecei a andar com o carro em regimes mais intermédios e consigo obter iguais ou melhores consumos, a fórmula está em dosear bem o acelerador.

                                                Cumpts.
                                                Exacto, eu também acho que sim.
                                                Mas um grande problema é a caixa que não permite, como ja´disse há uns posts atrás, andar com um valor rotação/força/consumos ideal...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                                  No ISEL fazia parte do exame pelos mais velhos .

                                                  Era isso, e meter as maozinhas no óleo, n há cá meninos .

                                                  Lá nunca se fez nada disso, tanto quanto sei.
                                                  Mas nunca deu barraca essa brincadeira?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                                    Até podes inverter o ciclo do motor, puxar o ar pelo escape, e deitá-lo pela admissão.
                                                    Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                                                    Já fiz essa brincadeirinha no meu.
                                                    Tão cedo não volto a fazê-lo.

                                                    Como é que é? Ao contrário? Deve mandar uns rateres jeitosos (´só de imaginar o ângulo de Dwell "ao contrário" dá p/ ter uma boa ideia...).

                                                    Como é que fazem isso?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por C4 WRC Ver Post
                                                      Estou a falar mais da pressão que se cria dentro do motor, tipo numa descida que é preciso meter segunda e aguentar em segunda durante 10minutos as 2500rpm +ou-.
                                                      E o turbo? fica em modo "stand BY"? Já ouvi alguns motores por exemplo os DCI que nas descidas ouve-se parece que o turbo gira ao contrario ouve-se o assobio de forma diferente.

                                                      Ou ando a inventar teorias?
                                                      Por acaso já reparei nisso na minha Megane. Quando largo o acelerador parece que o turbo assobia de forma diferente.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por nfh Ver Post
                                                        Por acaso já reparei nisso na minha Megane. Quando largo o acelerador parece que o turbo assobia de forma diferente.
                                                        Quando largas o acelerador pode ser o som da bov (valvula de alivio?!?) que normalmente existe nos carros turbinados.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por foo Ver Post
                                                          Quando largas o acelerador pode ser o som da bov (valvula de alivio?!?) que normalmente existe nos carros turbinados.
                                                          Não é valvula de alívio. E quando largas o acelerador e o carro vai a deslizar sem acelerar, nos DCI da renault (mesmo no meu 1.6hdi também ouço mas e mto mais fraco. So mesmo quando tenho uma rua estreita com paredes dos dois lados e de vidro aberto lol), ouve-se um barulho de turbo diferente do que quando está a puxar.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Eu faço isso todos os dias mesmo num diesel, é a melhor forma que conheço de poupar os travões.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X