Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Penhoras de Veiculos > Má-Fé ou Pura Incompetência?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Penhoras de Veiculos > Má-Fé ou Pura Incompetência?

    Há cerca de 1 ano, um familiar meu comprou um veiculo usado e de imediato fez a transferência de nome junto da respectiva conservatória. Mais, de seguida efectuou um pedido de alteração de carroçaria ao IMTT o qual foi como habitualmente aceite e a alteração efectuada no DUA.

    Há uns meses vendeu o veiculo e, para estupefacção, foi-lhe dito que não podia fazer a transferência de nome para o novo proprietário em virtude de pender uma penhora das finanças sobre o veiculo!

    Dado que a pessoa em causa não tem nem nunca teve problemas de qualquer tipo com o estado, nomeadamente dividas fiscais, ficou perplexo e, após algumas diligências, veio a apurar que a divida em causa era do anterior proprietário e a penhora tinha sido feita antes da transferência de nome do veiculo!

    Ou seja, quando a conservatória do registo automóvel efectuou a alteração de proprietário, já pendia uma penhora sobre o veiculo mas a transferência de nome foi aceite, cobrada e realizada! Mas agora já não o pode fazer , mesmo não tendo o actual proprietário rigorosamente nada a ver com as dividas do anterior proprietário...

    Tudo isto parecia não passar de um pontual e lamentável erro de comunicação entre as finanças e a conservatória do registo automóvel ou de incompetência do funcionário que realizou a operação de mudança de proprietário.

    Claro está que, num caso ou noutro, lavaram dai as suas mãos e não há nada a fazer. A mudança de nome para o novo proprietário só pode ser feita quando a divida for paga e a penhora for retirada......mesmo não tendo o actual proprietário rigorosamente nada a ver com isso...


    Isto teria uma gravidade relativa não fosse um amigo ter comprado um outro veiculo há cerca de 2 meses e, alertado por esta situação, ter decidido ir junto das finanças saber se estava tudo ok......e não estava pois esse veiculo tambem tem uma penhora!!!!!

    Mas, mais uma vez, a penhora foi feita antes da mudança de proprietário e, mais uma vez, a conservatória do registo automóvel não alertou o novo proprietário para essa situação!!

    Ou seja, se este amigo quiser voltar a vender o carro, não o pode fazer sem antes a divida do anterior proprietário ser paga!!


    Agora pergunto, não terá o estado todo o interesse em que isto aconteça para que, ao invés de ficar com uns monos para leiloar, alguem pague as dividas (normalmente antigas e quase incobráveis) de outrem e depois se amanhe com o calote??

    Infelizmente parece-me que sim e estas situações cheiram-me mais a má-fé do que propriamente a inocente incompetência!!

    Fica aqui o alerta!

    CUIDADO! Antes de comprarem um carro usado, informem-se junto das finanças sobre se recai alguma penhora sobre o mesmo!


    PS: Parabéns a quem conseguiu ler isto tudo.
    Editado pela última vez por Vanquish; 24 October 2008, 22:35.

    #2
    Aí está algo que a maioria das pessoas não faz...

    Eu próprio comprei veículos em 2ª mão sem sequer pensar que me pudesse acontecer uma coisa dessas...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Tiago Leal Ver Post
      Aí está algo que a maioria das pessoas não faz...

      Eu próprio comprei veículos em 2ª mão sem sequer pensar que me pudesse acontecer uma coisa dessas...
      Mas isso há uns anos era quase impensável. A nova agilização de procedimentos nas finanças é que começaram (e bem) a "cuspir" penhoras cá para fora a torto e a direito e agora há muito mais situações destas. Façam-no, mas façam-no de forma séria!

      Comentário


        #4
        Louvado sejas oh www.automovelonline.mj.pt !!!

        Comentário


          #5
          Isto é uma das milhentas coisas que as pessoas não tinham necessidade de saberem, isto se as pessoas fossem no minimo dignas de fazerem as coisas correctamente, não é uma obrigação, é um dever.

          É no minimo lamentável.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
            Louvado sejas oh www.automovelonline.mj.pt !!!
            Provavelmente acontecia o mesmo...

            Originalmente Colocado por Stratos Ver Post
            Isto é uma das milhentas coisas que as pessoas não tinham necessidade de saberem, isto se as pessoas fossem no minimo dignas de fazerem as coisas correctamente, não é uma obrigação, é um dever.

            É no minimo lamentável.
            O mais grave é que, pelo menos no caso que me é mais próximo, a pessoa vai ter que pagar a divida do anterior proprietário (~1.300€) e depois andar atrás dele para reaver esse dinheiro. Isto para não perder os ~5.000€ do valor do carro!

            Enquanto isso, o Estado fica com a divida liquidada e o contribuinte fica com o calote do outro...porreiro pá!

            Comentário


              #7
              Sei de um caso em que o estado devia dinheiro a um contribuinte e o contribuinte recebeu uma notificação de penhora por um valor que é 1/5 do valor que as finanças devem a ele, é anedotico.

              Comentário


                #8
                ja q estao a falar em penhoras...quem é q se lembra a uns tempos atras, dar nas noticias....o estado dever dinheiro a meia duzia de contribuintes, penso q era uma indemnizaçao...o tribunal mandou penhorar meia duzia de cadeiras e secretarias, daquelas mesmo antigas e em chapa, a um ministerio qualquer, para pagar uma divida de milhares de euros....lol!!!
                Editado pela última vez por ELgatu; 25 October 2008, 01:11.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Stratos Ver Post
                  Sei de um caso em que o estado devia dinheiro a um contribuinte e o contribuinte recebeu uma notificação de penhora por um valor que é 1/5 do valor que as finanças devem a ele, é anedotico.
                  E há empresas com penhoras e em serias dificuldades financeiras porque o Estado não lhes paga o que deve mas é agil a proceder a penhoras na falta de pagamento dos impostos resultantes dessas dividas

                  O Estado é o maior caloteiro nacional e não é uma pessoa de bem, que não respeita ninguem

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                    Provavelmente acontecia o mesmo...
                    Pelo que depreendo, à data em que o teu familiar comprou a viatura ainda não era possível pedir a certidão online e provavelmente nem sequer haveria interligação entre os serviços para que fosse possível consultar na hora se pendia alguma penhora sobre a viatura.

                    A minha referência ao automovelonline serve apenas para indicar que hoje em dia, em poucas horas tens acesso a uma certidão de ónus ou encargos, por um preço acessível.

                    No entanto, apesar de ajudar, obviamente que é falível pois as próprias penhoras estão também muito mais agilizadas.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
                      Pelo que depreendo, à data em que o teu familiar comprou a viatura ainda não era possível pedir a certidão online e provavelmente nem sequer haveria interligação entre os serviços para que fosse possível consultar na hora se pendia alguma penhora sobre a viatura.

                      A minha referência ao automovelonline serve apenas para indicar que hoje em dia, em poucas horas tens acesso a uma certidão de ónus ou encargos, por um preço acessível.

                      No entanto, apesar de ajudar, obviamente que é falível pois as próprias penhoras estão também muito mais agilizadas.
                      Ah, já percebi, obrigado pelo esclarecimento.

                      De qualquer forma, não deixa de ser vergonhoso que o Estado - Conservatória do Registo Automóvel não informe o cidadão que existe uma penhora sobre o veiculo por parte do Estado - Finanças e o deixe efectuar a transferência de propriedade. Mais vergonhoso ainda é, passados uns tempos, quando essa pessoa vai á conservatória para passar o carro novamente de nome para outra pessoa, já não o pode fazer devido á penhora...

                      Tal como disse, isto parece-me mais uma "venda forçada e encapotada" de créditos sobre impostos incobráveis aos cidadãos.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                        Ah, já percebi, obrigado pelo esclarecimento.

                        De qualquer forma, não deixa de ser vergonhoso que o Estado - Conservatória do Registo Automóvel não informe o cidadão que existe uma penhora sobre o veiculo por parte do Estado - Finanças e o deixe efectuar a transferência de propriedade. Mais vergonhoso ainda é, passados uns tempos, quando essa pessoa vai á conservatória para passar o carro novamente de nome para outra pessoa, já não o pode fazer devido á penhora...

                        Tal como disse, isto parece-me mais uma "venda forçada e encapotada" de créditos sobre impostos incobráveis aos cidadãos.
                        Não encares isto ncomo uma desculpabilização, mas eu não punha a culpa em cima da Conservatória pois antes do Simplex os serviços não estavam interligados e não havia partilha directa de informações entre o fisco e os registos, ou seja, eles não tinham forma de saber se pendia alguma penhora sobre o carro. Só obteriam essa informação efectuando um requerimento às finanças, o que poderia levar dias ou semanas (isto para cada registos seria incomportável). Hoje em dia, com o Simplex, já há partilha de dados, possibilitando a verificação imediata da situação fiscal da viatura.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
                          Não encares isto ncomo uma desculpabilização, mas eu não punha a culpa em cima da Conservatória pois antes do Simplex os serviços não estavam interligados e não havia partilha directa de informações entre o fisco e os registos, ou seja, eles não tinham forma de saber se pendia alguma penhora sobre o carro. Só obteriam essa informação efectuando um requerimento às finanças, o que poderia levar dias ou semanas (isto para cada registos seria incomportável). Hoje em dia, com o Simplex, já há partilha de dados, possibilitando a verificação imediata da situação fiscal da viatura.
                          Não, de todo, compreendo o que queres dizer. No entanto, quanto muito deveria assumir isso e deixar o actual proprietário, que não tem culpa na situação, vender o veiculo, o que não acontece.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                            Não, de todo, compreendo o que queres dizer. No entanto, quanto muito deveria assumir isso e deixar o actual proprietário, que não tem culpa na situação, vender o veiculo, o que não acontece.
                            Só que aí quem tem que intervir é o fisco pois foi ele quem penhorou a viatura. A conservatória apenas se viu apanhada no meio de uma situação que não provocou (no sentido em que eles não tinham forma de evitar a 1ª transferência de propriedade pois não sabiam da penhora).

                            Se deixasse vender a viatura apenas ia possibilitar a continuação do problema (e não a sua resolução) uma vez que o futuro comprador iria passar a ter o ónus da penhora sobre o carro.

                            (Até parece que trabalho para o estado e o estou a desculpar! )

                            Já expuseram o caso às finanças?

                            Comentário


                              #15
                              Mas afinal , onde é que pára o simplex, que este governo anunciou!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
                                Só que aí quem tem que intervir é o fisco pois foi ele quem penhorou a viatura. A conservatória apenas se viu apanhada no meio de uma situação que não provocou (no sentido em que eles não tinham forma de evitar a 1ª transferência de propriedade pois não sabiam da penhora).

                                Se deixasse vender a viatura apenas ia possibilitar a continuação do problema (e não a sua resolução) uma vez que o futuro comprador iria passar a ter o ónus da penhora sobre o carro.

                                (Até parece que trabalho para o estado e o estou a desculpar! )

                                Já expuseram o caso às finanças?
                                O que eu queria dizer era tirar a penhora dado que o veiculo já é propriedade de outra pessoa, libertando-o completamente do ónus da penhora.

                                Digamos que formalmente ás finanças, não, mas de acordo com duas pessoas bem colocadas nas finanças, o melhor a fazer é pagar o calote do outro () e depois tentar reaver o dinheiro junto dele!() E é o que vai ser feito!()

                                Comentário

                                AD fim dos posts Desktop

                                Collapse

                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                Collapse
                                Working...
                                X