Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Afinal qual polui mais? Um Híbrido, ou um Diesel?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Afinal qual polui mais? Um Híbrido, ou um Diesel?

    Aproveitando um desafio que me foi colocado por um membro da comunidade híbrida deste fórum, que consistia em comparar a média de consumos a uma velocidade média de 110 Km/H, pude chegar a algumas conclusões, não só a este nível, mas também ao nível das emissões de compostos poluentes.

    Assim e segundo as afirmações desse utilizador de um HCH, este gasta 6,1 L/100 Km, a fazer uma velocidade média de 110 Km/H.

    Conforme se pode verificar aqui:



    Em que foi perentoriamente afirmado que:

    Esta foto tem como velocidade média 110 Km/H

    Ora então tive oportunidade de verificar quanto gastaria o Astra 1.3 CDTI nas mesmas condições que foram estabelecidas:



    Ora bem, nem está em causa a diferença de valores entre um modelo e o outro. Isso fica para quem quiser fazer esse tipo de comparações. O meu objectivo é verificar, para as mesmas condições, qual é que poluiu mais.

    Ora para tal socorri-me desta base de dados relativamente às emissões poluentes de diversos automóveis:

    Para o HCH:

    http://www.vcacarfueldata.org.uk/sea...s.asp?id=17297

    Para o Astra 1.3 CDTI:

    http://www.vcacarfueldata.org.uk/sea...s.asp?id=19149

    Todos os valores de emissões estão indexados aos respectivos consumos médios. Ora considerando os valores que se obtiveram nas condições estabelecidas, tem-se que:

    HCH, para uma média de 6,1 L/100 Km:

    CO2: 144 g/Km
    CO: 0,2519 g/Km
    HC: 0,07293 g/Km
    NOx: 0,159 g/Km
    Particulas: 0

    Para o Astra 1.3 CDTI e uma média de 4,2 L/100 Km:

    CO2: 113,75 g/Km
    CO: 0,1076 g/Km
    HC: 0,01225 g/Km
    NOx: 0,188 g/Km
    Particulas: 0,01925 g/Km

    Em relação às emissões de SOx, estas dependem unicamente da percentagem de enxofre existente nos respectivos combustíveis. Por isso não são declarados no site. Mas se se considerar 1,5% e 2% para a gasolina e gasóleo respectivamente, teremos:

    SOx HCH: 0,0915 (adimensional, pois apenas considerei as percentagens sobre os respectivos consumos).
    SOx Astra: 0,0840 (idem)

    Ou seja, em 6 parâmetros de análise, o Diesel polui menos em 4!

    Mas mais impressionante são as percentagens de diferença entre cada um dos compostos:


    HCH / Astra
    CO2: 144 / 113 Diferença: -21%
    CO: 0,2519 / 0,1076 Diferença: -57%
    HC: 0,07293/0,01225 Diferença: -83%
    NOx: 0,159 / 0,188 Diferença: +18%
    Parti. 0 / 0,01925
    SOx: 0,0915/0,0840 Diferença: -8%

    #2
    apesar de também achar os híbridos uma treta, acho devia ser comparado com astra 1.7

    Comentário


      #3
      E o impacto que os diferentes compostos têm no ambiente?

      Comentário


        #4
        6,1 a uma média de 110?


        como assim? fizeram quantos kms para dar uma média de 110...?

        explica melhor please!

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por LiveFlesh Ver Post
          apesar de também achar os híbridos uma treta, acho devia ser comparado com astra 1.7
          Porquê? Assim é 1.3 vs 1.3!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
            6,1 a uma média de 110?


            como assim? fizeram quantos kms para dar uma média de 110...?

            explica melhor please!
            Os dados estão todos nas fotos.
            Sobre os 6,1 L/100 Km foi o que o Icecube referiu que era relativo a foto dele. E afirmou que a média de velocidade tinha sido os tais 110 Km/H.

            http://www.hibridosclube.pt.vu/

            Infelizmente agora não dá para colocar acesso directo para a página onde ele disse isso. Mas é em Temas Gerais - Concurso a melhor média - página 19.

            http://hibridosclube.createforum.com...-t431-300.html

            Recua à página 19

            Comentário


              #7
              A morte de um mito (já moribundo).

              Comentário


                #8

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                  Ou seja, em 6 parâmetros de análise, o Diesel polui menos em 4!

                  Mas mais impressionante são as percentagens de diferença entre cada um dos compostos:


                  HCH / Astra
                  CO2: 144 / 113 Diferença: -21%
                  CO: 0,2519 / 0,1076 Diferença: -57%
                  HC: 0,07293/0,01225 Diferença: -83%
                  NOx: 0,159 / 0,188 Diferença: +18%
                  Parti. 0 / 0,01925
                  SOx: 0,0915/0,0840 Diferença: -8%
                  Contudo, no mais relevante, passa-se o que se passa...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                    6,1 a uma média de 110?


                    como assim? fizeram quantos kms para dar uma média de 110...?

                    explica melhor please!
                    No Civic normal a essa velocidade consigo fazer melhor

                    Mas só por acaso, passei pela Honda para ver o novo Honda Jazz e estavam lá 2 donos de Híibridos não muito contentes com os consumos.
                    Um que tinha um IMA que desde que mudou uma peça no carro passou de consumos de 5,5 para 7,4. Lá disse ao homem para apertá-los na oficina para repararem isso.
                    Editado pela última vez por Kopien; 25 October 2008, 17:43.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                      6,1 a uma média de 110?


                      como assim? fizeram quantos kms para dar uma média de 110...?

                      explica melhor please!
                      o hch fez 667 km's para essa media, e o astra 76 km's, obviamente que na cabeça da monicamelo são comparaveis

                      para alem de não perceber onde foi buscar essas percentagens para o Sox.
                      Editado pela última vez por Afcivic; 25 October 2008, 18:00.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por worldtiki Ver Post
                        Contudo, no mais relevante, passa-se o que se passa...

                        Mais relevante porquê?
                        Que dados tens para afirmar isso?
                        Sabes como se consideram, quanto à sua perigosidade, alguns dos outros compostos? Se sim, como?
                        O CO? Sabes como se considera quanto aos seus efeitos no organismo humano?

                        Comentário


                          #13
                          para alem de duvidar desses valores que apresentaste, pois como sabes o CO é transformado no catalizador, o Sox (oxidos de enxofre) são no gasoleo cerca de 7 vezes superiores do que na gasolina, as particulas nem se fala. para juntar a isto tudo falas de uma media de 667 km's contra uma media de 76 km's.

                          ainda por cima com comentário destes.
                          Infelizmente tive que mudar da A1 para a A29 precisamente neste ponto.
                          A média de velocidade desses últimos 25 Km, em consequência disso, desceu um pouco.
                          O que também fez a média do consumo descer para 4,1 L/100 Km. Portanto não considero dentro das condições.
                          achas que a media do "icecube" dos 667 km's foi nas mesmas condições?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                            Os dados estão todos nas fotos.
                            Sobre os 6,1 L/100 Km foi o que o Icecube referiu que era relativo a foto dele. E afirmou que a média de velocidade tinha sido os tais 110 Km/H.

                            http://www.hibridosclube.pt.vu/

                            Infelizmente agora não dá para colocar acesso directo para a página onde ele disse isso. Mas é em Temas Gerais - Concurso a melhor média - página 19.

                            http://hibridosclube.createforum.com...-t431-300.html

                            Recua à página 19
                            Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                            o hch fez 667 km's para essa media, e o astra 76 km's, obviamente que na cabeça da monicamelo são comparaveis

                            para alem de não perceber onde foi buscar essas percentagens para o Sox.

                            Pois...

                            é que é muito diferente comparar o consumo de alguém que fez 700 kms com uma média de 110 km/h, com 350 kms a 180 e 350 a 40, do que alguém que fez 80 kms a 110 km a 110 km/h.

                            ainda por cima num fórum onde devido ao tamanho de uma jante não se pode comparar 2 veículos com a mesma potência, binário e peso

                            portanto...

                            P.S. Não duvido que o Astra consuma menos em condições semelhantes.
                            Editado pela última vez por FilipeDiass; 25 October 2008, 18:42.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                              o hch fez 667 km's para essa media, e o astra 76 km's, obviamente que na cabeça da monicamelo são comparaveis

                              para alem de não perceber onde foi buscar essas percentagens para o Sox.
                              Só não foram 100 Km, ou mais, porque tive que sair da A1 e apanhar a A29 e a média da velocidade reduziu. Consequentemente a média do consumo também reduziu para 4,1 L/100 Km. Conforme podes constatar:



                              Se continuasse naquelas condições, posso-te até dizer que 90% do tempo andei com o CC ligado nos 110 Km/H, a média final seria aquela. Portanto o valor de comparação é aquele.

                              Comentário


                                #16
                                pois é, mas no caso do icecube nem sequer foram feitos seguidos, foram de várias vezes com o motor frio, onde as velocidade não foram feitas com o cc ligado nos 110, acho que dá para entenderes isso, pois se nessa mesma situação tivesses que elevar a media para os 110, como ficaria o consumo?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                  para alem de duvidar desses valores que apresentaste, pois como sabes o CO é transformado no catalizador, o Sox (oxidos de enxofre) são no gasoleo cerca de 7 vezes superiores do que na gasolina, as particulas nem se fala. para juntar a isto tudo falas de uma media de 667 km's contra uma media de 76 km's.

                                  ainda por cima com comentário destes.


                                  achas que a media do "icecube" dos 667 km's foi nas mesmas condições?
                                  As dúvidas sobre as "regras do jogo" tens que as esclarecer junto do Icecube. Foi ele quem as definiu. Foi ele que colocou a foto e disse perentoriamente: Olha a foto tem 110 Km/H de velocidade média. Depois o resto já tu conhecesses: Desafio-te a tirar uma foto com um valor inferior..."

                                  Quem me diz a mim que o valor que ele diz é mesmo verdadeiro?
                                  Se são 600 e tal quilómetros, ele fê-los de uma vez?
                                  Se não fez, então a média final será inferior, muito provavelmente.
                                  O CB do HCH marca a velocidade média?

                                  Alfcivic, ele estabeleceu assim as regras. Definiu que eram 6,1 L/100 Km para 110 Km/H de velocidade média! Se agora não concordas com as regras (será porque sabes os resultados ), é tarde. Quando ele as definiu não te vi a reclamar!

                                  Eu nunca andei com um HCH. Disseram-me (perentoriamente) que ele a 110 Km/H fazia uma média de 6,1 L/100 Km. Estes são os meus dados.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Se a média do Hybrid não foi feita toda de uma só vez, está em grande desvantagem. E concordo que fazer 600km ou 70km é bastante diferente.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                                      As dúvidas sobre as "regras do jogo" tens que as esclarecer junto do Icecube. Foi ele quem as definiu. Foi ele que colocou a foto e disse perentoriamente: Olha a foto tem 110 Km/H de velocidade média. Depois o resto já tu conhecesses: Desafio-te a tirar uma foto com um valor inferior..."

                                      Quem me diz a mim que o valor que ele diz é mesmo verdadeiro?
                                      Se são 600 e tal quilómetros, ele fê-los de uma vez?
                                      Se não fez, então a média final será inferior, muito provavelmente.
                                      O CB do HCH marca a velocidade média?

                                      Alfcivic, ele estabeleceu assim as regras. Definiu que eram 6,1 L/100 Km para 110 Km/H de velocidade média! Se agora não concordas com as regras (será porque sabes os resultados ), é tarde. Quando ele as definiu não te vi a reclamar!

                                      Eu nunca andei com um HCH. Disseram-me (perentoriamente) que ele a 110 Km/H fazia uma média de 6,1 L/100 Km. Estes são os meus dados.
                                      dás vontade de rir, pois a regra do jogo então será fazeres 667 km's a 110 km\h, e não 76 ou 110.
                                      e não, o hch não dá a velocidade media, no meu caso costumo fazê-la com o gps, e posso-te dizer que de castelo branco a viseu (A23 e A25) fiz uma media de 112km\h com um consumo de 5,8 cerca de 200 km's sem parar, e sim conta com a diminuição de velocidade entre a A23 e a A25 que foi compensada a seguir.
                                      se não acreditas no que ele diz, porque carga de água abriste um tópico com este comparativo?
                                      Editado pela última vez por Afcivic; 25 October 2008, 19:03.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                        dás vontade de rir, pois a regra do jogo então será fazeres 667 km's a 110 km\h, e não 76 ou 110.
                                        e não, o hch não dá a velocidade media, no meu caso costumo fazê-la com o gps, e posso-te dizer que de castelo branco a viseu (A23 e A25) fiz uma media de 125km\h com um consumo de 5,8 cerca de 200 km's sem parar, e sim conta com a diminuição de velocidade entre a A23 e a A25 que foi compensada a seguir.
                                        se não acreditas no que ele diz, porque carga de água abriste um tópico com este comparativo?

                                        Porque eu acredito no que ele disse.
                                        Porque quando ele disse o que disse, tu, entre outros, estavas lá, e não reclamaram. Claro que não sabias os resultados.

                                        Agora que os sabes é que reclamas.
                                        Falar à posteriori é fácil. Mas quando não se sabiam os resultados, é que tiveste a tua oportunidade de dizer que não estava certo, e não o fizeste.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                                          Porque eu acredito no que ele disse.
                                          Porque quando ele disse o que disse, tu, entre outros, estavas lá, e não reclamaram. Claro que não sabias os resultados.

                                          Agora que os sabes é que reclamas.
                                          Falar à posteriori é fácil. Mas quando não se sabiam os resultados, é que tiveste a tua oportunidade de dizer que não estava certo, e não o fizeste.
                                          claro que sabia os resultados, ele deu-os logo, e alem disso tenho um carro igual, sei muito bem como ele se comporta, no caso que referi já encontrei o que te queria mostrar.



                                          como podes ver, para uma media de 112 km\h cheguei a atingir 169 km\h, isto em 177 km's, claro que se tivesse tirado antes de mudar de AE o consumo seria mais baixo, mesmo assim deu 5,8 no cb o que corresponde a 5,5L\100 (sempre deu mais 3 decimas).

                                          Comentário


                                            #22
                                            Falar à posteriori é fácil. Mas quando não se sabiam os resultados, é que tiveste a tua oportunidade de dizer que não estava certo, e não o fizeste.
                                            desculpa lá mas só soube deste tópico quando colocaste o link no outro forum.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post

                                              Olha para se acabar com as dúvidas. Esta é a foto vencedora do vosso concurso? Ou será uma das minhas?

                                              A sério: esse é o valor mais baixo que arranjas para um HCH?
                                              Sabes (sabes porque eu sei que sabes) que esse percurso foi realizado de uma só vez, certo?

                                              Condições dessa foto:

                                              - é o valor mais baixo que se consegue arranjar para um HCH, para mais de 100 Km de percurso.
                                              - não interessam as velocidades médias
                                              - o percurso foi realizado de uma só vez

                                              Concordas com estas condições?

                                              Comentário


                                                #24
                                                mudaste de rumo? já desististe de comentar as emissões, também já deixaste de comentar a diferença de 660 para 70 km's, agora só te resta comentar esta foto?
                                                sim esse é o valor mais baixo que está no forum para o hch, a esse podes tirar umas 2 ou 3 decimas que é o erro do velocimetro e foi feito a uma velocidade inferior aos 110, tal como o teu, apenas a coloquei porque se nas tuas regras a quantidade de km's não interessa, também posso abdicar da velocidade a que foi feita, ou achas que não?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                                  mudaste de rumo? já desististe de comentar as emissões, também já deixaste de comentar a diferença de 660 para 70 km's, agora só te resta comentar esta foto?
                                                  sim esse é o valor mais baixo que está no forum para o hch, a esse podes tirar umas 2 ou 3 decimas que é o erro do velocimetro e foi feito a uma velocidade inferior aos 110, tal como o teu, apenas a coloquei porque se nas tuas regras a quantidade de km's não interessa, também posso abdicar da velocidade a que foi feita, ou achas que não?

                                                  Mudei de rumo?! Um de vós afirmou que o HCH fazia 6,1 L/100 Km a uma média de 110 Km/H. No meio de centenas de utilizadores e proprietários de HCH. Nenhum disse o contrário. Viram o desafio a ser levantado. E ninguém se lembrou de dizer que iam ficar mal vistos?

                                                  Mas isso são outras histórias. O que te estava a perguntar sobre esta foto, é que se afinal não aceitas os 6,1 L/100 Km como valor de referência para os 110 Km/H, vamos fazer exactamente o mesmo, mas com as condições dessa foto.

                                                  Obviamente que nas condições dessa foto não conta para nada o valor da velocidade média. Apenas é só que foi o valor que se verificou para obter o valor de média mais baixa. Portanto a velocidade foi a mais ajustada para esse objectivo. Não interessa quanto.

                                                  Assim sendo, depois de jantar, vou reformular os cálculos para estes novos valores. Simultaneamente coloco a foto do meu, nas mesmas condições do HCH. Assim já não há desculpas.

                                                  Se quiseres ajudar arranja uma fonte credível das percentagens de enxofre na gasolina e no gasóleo à venda em Portugal. Como vês até nem sei os resultados...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Vejam lá se querem os meus últimos 30000 km a 4,65L/100km...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                                                      Mudei de rumo?! Um de vós afirmou que o HCH fazia 6,1 L/100 Km a uma média de 110 Km/H. No meio de centenas de utilizadores e proprietários de HCH. Nenhum disse o contrário. Viram o desafio a ser levantado. E ninguém se lembrou de dizer que iam ficar mal vistos?

                                                      Mas isso são outras histórias. O que te estava a perguntar sobre esta foto, é que se afinal não aceitas os 6,1 L/100 Km como valor de referência para os 110 Km/H, vamos fazer exactamente o mesmo, mas com as condições dessa foto.

                                                      Obviamente que nas condições dessa foto não conta para nada o valor da velocidade média. Apenas é só que foi o valor que se verificou para obter o valor de média mais baixa. Portanto a velocidade foi a mais ajustada para esse objectivo. Não interessa quanto.

                                                      Assim sendo, depois de jantar, vou reformular os cálculos para estes novos valores. Simultaneamente coloco a foto do meu, nas mesmas condições do HCH. Assim já não há desculpas.

                                                      Se quiseres ajudar arranja uma fonte credível das percentagens de enxofre na gasolina e no gasóleo à venda em Portugal. Como vês até nem sei os resultados...
                                                      1º - não comento os 6,1 nem digo o contrário porque é possivel fazê-los tanto com o hch, como com uma scooter, como com um astra 1.3 cdti, tem a ver com o terreno e tipo de condução, sabes o que é? no meu caso mostrei-te uma media de 5,5 com 112 km\h de velocidade media, não te interessa comentar?

                                                      2º - no caso dos 6,1 não são um valor de refencia até porque como disse o autor dessa foto, "ias ficar feliz", porque essa media não é grande coisa como baixo consumo, eu proprio já fiz melhor com medias de velocidade mais altas.

                                                      3º - concordo que essa minha foto não tem nada a ver com a media realizada pelo icecube, tal como a tua.

                                                      4º - fico à espera.

                                                      5º - quem avançou com os valores foste tu, quem tem que os provar és tu, mas desde já te informo que no que diz respeito às emissões e limites do protocolo de quioto os diesel vêem-se à rasca para os conseguir, já no caso dos otto, é na boa, nem digo dos hibridos .

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        No que toca a baterias, o resultado é trágico para os hibridos...

                                                        Nem um diesel ao longo da sua vida util gasta tanta bateria, com os custos que isso acarreta, mesmo em termos ambientais...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por DêCêIi Ver Post
                                                          No que toca a baterias, o resultado é trágico para os hibridos...

                                                          Nem um diesel ao longo da sua vida util gasta tanta bateria, com os custos que isso acarreta, mesmo em termos ambientais...
                                                          achas mesmo que as baterias dos hibridos 100% reciclaveis de Ni-mh são mais poluentes do que as enormes baterias dos diesel de acido e chumbo? ou estas não contam?
                                                          quais são os custos ambientais das baterias dos hibridos?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                                            1º - não comento os 6,1 nem digo o contrário porque é possivel fazê-los tanto com o hch, como com uma scooter, como com um astra 1.3 cdti, tem a ver com o terreno e tipo de condução, sabes o que é? no meu caso mostrei-te uma media de 5,5 com 112 km\h de velocidade media, não te interessa comentar?

                                                            2º - no caso dos 6,1 não são um valor de refencia até porque como disse o autor dessa foto, "ias ficar feliz", porque essa media não é grande coisa como baixo consumo, eu proprio já fiz melhor com medias de velocidade mais altas.

                                                            3º - concordo que essa minha foto não tem nada a ver com a media realizada pelo icecube, tal como a tua.

                                                            4º - fico à espera.

                                                            5º - quem avançou com os valores foste tu, quem tem que os provar és tu, mas desde já te informo que no que diz respeito às emissões e limites do protocolo de quioto os diesel vêem-se à rasca para os conseguir, já no caso dos otto, é na boa, nem digo dos hibridos .
                                                            1º Não comentei os teus 5,5 L/100 Km porque não tenho base nenhuma de comparação. Em termos absolutos e pelo que divulgas são um valor muito bom.

                                                            2 e 3ª Tens que falar com o Icecube e apresentar a ele a reclamação.
                                                            Mas não são só o Astra e o HCH que estão em jogo!

                                                            4º Só mais 5 minutos

                                                            5º Existem várias gasolinas e gasóleos e consequentemente várias percentagens. Comparar o pior gasóleo, com a melhor gasolina é injusto. O ideal seriam os combustíveis comercializados em Portugal.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X