Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Consumos em usados: que carros antigos a gasolina podem fazer sombra ao diesel?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Consumos em usados: que carros antigos a gasolina podem fazer sombra ao diesel?

    Olá a todos!

    Ando a procurar um segundo carro, usado, para as deslocações da minha esposa entre casa e trabalho. Tendo em conta que vão ser feitos ca. de 40 km por dia, e sendo os principais critérios economia e fiabilidade, à primeira vista a opção mais lógica era a aquisição de um comercial a gasóleo.
    No entanto, para os preços que estou a considerar (igual ou inferior a 2000 €) verifico que, em média, entre 2 carros equivalentes em tudo (ano, marca e modelo) o modelo a gasolina custa em média menos 300 € que o diesel. O que me levou a equacionar se não poderia também considerar a opção gasolina, no caso de se tratar de um carro realmente muito económico, e de apresentar consumos equivalentes ao diesel.
    Assim de repente, e perante os critérios mencionados, apenas me vêm à mente o Daewoo Matiz e o Opel Corsa B 1.0 12V. Gostava de uma opinião vossa acerca desses carros ou de outras possíveis alternativas a gasolina. Ou se, pelo contrário, nem sequer vale a pena equacionar a hipótese gasolina e mais vale pensar apenas num carro a diesel.

    Obrigado a todos pela ajuda!

    #2
    300€? Recuperas isso numa dúzia de semanas de utilização...

    Comentário


      #3
      É que eu também estou a pensar em manutenção e possíveis reparações a médio prazo, já que para esses preços apenas se encontram carros com mais de 10 anos de utilização...

      Comentário


        #4
        Vê bem isso, Lino.

        Eu normalmente vejo os preços dos carros usados a gasolina e a gasóleo e estes últimos deve vir banhados a ouro. 300€ de diferença aprece muito curto.

        Se a diferença for mesmo apenas 300€, vai para o gasóleo. Carros com essa idade e preço não têm turbos, intercoolers, rampas de injecção de alta pressão e outras "modernices" que comprometem a fiabilidade dos diesel modernos.

        Comentário


          #5
          Lino desaconselho vivamente o Corsa B 1.0 por experiencia própria

          mt mau mesmo


          Gostava muito do carro mas aquele motor além de ser muito fraco náo tem fiabilidade

          Livrei-me do carro em menos de um ano

          Comentário


            #6
            Os Fiesta de 93 não consomem muito e são fiáveis. Arranjar um em óptimo estado é que já é mais complicado.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Marciano Ver Post
              Os Fiesta de 93 não consomem muito e são muito fiáveis. Arranjar um em óptimo estado é que já é mais complicado.
              Um acrescento, eheh.
              Sei do que falo.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Marciano Ver Post
                Os Fiesta de 93 não consomem muito e são fiáveis. Arranjar um em óptimo estado é que já é mais complicado.
                Tenho sérias dúvidas dessa afirmação. O mk2 1.1 que passou aqui por casa raramente fazia abaixo dos 8 l/100 km.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver Post
                  Tenho sérias dúvidas dessa afirmação. O mk2 1.1 que passou aqui por casa raramente fazia abaixo dos 8 l/100 km.
                  É o de 93?
                  Nós temos um 1.4 de 93, e nas "voltinhas a 60" faz 6/6.5, pé leve, claro...
                  EDIT: como já disse noutro tópico, o carro tem 210 000 km, um barulho certinho, e "alma" para fazer mais 210 000 km, quem queira um carro para durar imenso sem se preocupar com "mariquicesses", eu não conheço melhor.
                  É de injecção.

                  Vantagens: fiabilidade geral e ruídos parasitas quase não existem.
                  Desvantagens: é um pastel a acelarar, e a direcção, que é assistida... a braços. LOL
                  Editado pela última vez por MAFioso; 27 October 2008, 17:54. Razão: evitar escrever um novo post.

                  Comentário


                    #10
                    Esses Fiesta são bons carros, mas economia não é propriamente o forte deles. Passaram por cá 2, e ambos com esse “problema”.

                    Económico era o AX 1.4 TRD, o problema é a segurança do carro, e o facto de queimar juntas de colaça mais vezes que aquelas que vai abastecer.

                    No Corsa B 1.0, houve alguns problemas em várias unidades, entretanto presumo que terão sido resolvidos, pelos clientes, aos poucos… e encontrando um desses com uns anos, já terão é os típicos problemas “da idade”.

                    Comentário


                      #11
                      Viva,

                      Aqui por casa mora um fiesta de 92.

                      Agora, que levou uma revisãozinha, está afinadinho e as ultimas médias nas voltinhas tem sido 6/6,5... Por vezes menos de 6, quando faz mais estrada.

                      É a carburador. Tem sido muito fiável. Problemas...hummm que me lembre... zero.

                      É uma boa opção, dentro do orçamento... Com 1000€ compras um impecável.

                      Quanto ao corsa B...Não aconselho... Conheço quem tenha...e... foge disso!

                      A diesel por esses valores, duvido... ou esticas o orçamento, ou só encontras banhada.


                      Um abraço!

                      Comentário


                        #12
                        O Matiz não é de todo económico. Não posso referenciar valores, porque raramente ando com ele (já não devo conduzi-lo há um ou dois anos). Mas de resto é porreiro.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por MAFioso Ver Post
                          É o de 93?
                          Nós temos um 1.4 de 93, e nas "voltinhas a 60" faz 6/6.5, pé leve, claro...
                          EDIT: como já disse noutro tópico, o carro tem 210 000 km, um barulho certinho, e "alma" para fazer mais 210 000 km, quem queira um carro para durar imenso sem se preocupar com "mariquicesses", eu não conheço melhor.

                          Vantagens: fiabilidade geral e ruídos parasitas quase não existem.
                          Desvantagens: é um pastel a acelarar, e a direcção, que é assistida... a braços. LOL
                          Não, de 93 é mk3. Este era de 89. E era 1.1 de 48 cv, salvo erro.

                          O barulho certinho é aquilo a que eu chamo o barulho Singer - de máquina de lavar - por ser um matraquear tão irritante. Não leves a mal, porque também "tive" um.

                          PS- Estradas exigentes, condutor impaciente - fica assim explicado em boa parte os 8-9 que ele fazia.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver Post
                            Não, de 93 é mk3. Este era de 89. E era 1.1 de 48 cv, salvo erro.

                            O barulho certinho é aquilo a que eu chamo o barulho Singer - de máquina de lavar - por ser um matraquear tão irritante. Não leves a mal, porque também "tive" um.

                            PS- Estradas exigentes, condutor impaciente - fica assim explicado em boa parte os 8-9 que ele fazia.
                            Que maquinão.
                            Puxavas por ele portanto...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver Post
                              Não, de 93 é mk3. Este era de 89. E era 1.1 de 48 cv, salvo erro.

                              O barulho certinho é aquilo a que eu chamo o barulho Singer - de máquina de lavar - por ser um matraquear tão irritante. Não leves a mal, porque também "tive" um.

                              PS- Estradas exigentes, condutor impaciente - fica assim explicado em boa parte os 8-9 que ele fazia.
                              É notável a tua experiência enquanto condutor!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por MAFioso Ver Post
                                É o de 93?
                                Nós temos um 1.4 de 93, e nas "voltinhas a 60" faz 6/6.5, pé leve, claro...
                                EDIT: como já disse noutro tópico, o carro tem 210 000 km, um barulho certinho, e "alma" para fazer mais 210 000 km, quem queira um carro para durar imenso sem se preocupar com "mariquicesses", eu não conheço melhor.
                                É de injecção.

                                Vantagens: fiabilidade geral e ruídos parasitas quase não existem.
                                Desvantagens: é um pastel a acelarar, e a direcção, que é assistida... a braços. LOL
                                Boa máquina!

                                Confirmo tudo o que escreveste! E sublinho!

                                Um abraço!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
                                  É notável a tua experiência enquanto condutor!
                                  ?

                                  É preciso conduzir para ouvir o som do bloco com árvore de cames lateral?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver Post
                                    ?

                                    É preciso conduzir para ouvir o som do bloco com árvore de cames lateral?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Bem, eu estou com o carrega-lhe !

                                      Esses motores dos fiestas tinham um bater de válvulas que pareciam diesel !

                                      Mas conheço quem tenha feito bastantes kms com um sem grandes problemas.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                        Bem, eu estou com o carrega-lhe !

                                        Esses motores dos fiestas tinham um bater de válvulas que pareciam diesel !

                                        Mas conheço quem tenha feito bastantes kms com um sem grandes problemas.
                                        Pois...creio que o grande trunfo era a fiabilidade. O que passou cá foi vendido com 180 000 km, segundo o meu pai ainda em boas condições, sem problemas nas mãos dele.

                                        No entanto, eram motores que nem eram perfomantes, nem gastavam mesmo pouco, nem eram nada refinados - o que em utilitários de fins de 80- início de 90, sem grande insonorização ou qualidade de construção...

                                        Mas isto já é entrar em off-topic. Por acaso não tenho grandes sugestões a dar, mas talvez um Clio II 1.2 60 cv preencha os requisitos.
                                        Editado pela última vez por carregalhe; 27 October 2008, 21:04.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Está mais na altura de procurares um destes, de preferência nas motorizações 1.0 e 1.1.

                                          Já se arranjam uns de 1996 em excelente estado e a preços irrisórios.

                                          Fiabilidade a toda a prova. É robusto. Manutenção simples. Conforto e comportamento de "haut niveau" .

                                          Não comprar se sofres de claustrofobia ou sofreres da paranóia que vai bater com ele...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Por 300 euros nunca vale a pena um carro a gasolina (se a diferença for mesmo essa).

                                            Os carros dessa altura a gasolina gastam quase todos um bocado.

                                            Talvez o mais económico (daqueles que eu conheci melhor) fosse o Uno45/60sx.

                                            Comentário


                                              #23
                                              DêCêIi, infelizmente o "bater com ele" não é paranóia!
                                              O percurso que a minha mulher vai fazer é numa Nacional muito movimentada, com muito tráfego de camiões, ligeiros, carrinhas, furgões, etc. e onde os acidentes são quase diários. Não se pode dizer que vá todos os dias fazer viagens em caminhos campestres sem ninguém em volta.
                                              Para além disso, o AX é demasiado "caixa de fósforos" e pelo orçamento pretendido já se encontram carros com um mínimo de preocupações e até de protecção em termos de segurança passiva, como sejam Corsa B, Punto I, Fiesta, Polo 6N, Ibiza, etc.
                                              Quase de certeza vamos optar por um comercial (se for possível um 5 lugares diesel, tanto melhor, mas não é de todo prioridade). No entanto, poderia haver um gasolina que, por ser excepcionalmente económico, poderia entrar também na equação, mas também não a qualquer preço!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Quanto a fiestas eu prefiro nao falar... por 2 motivos...
                                                1- porque nao disponho de muitos dados sobre eles, apenas que sao baratos;
                                                2- porque tive uma ma experiencia dentro de um... digamos apenas que um colega meu nao e grande piloto para rally e inda bem que havia um muro, e nao uma borda...

                                                Hum... mas quanto a modelos, è assim, eu posso sugerir o opel corsa 1.2 da geraçao de 1995, cunheço uma pessoa que tem um, e o carro e muito bom, espaçoso, confortavel e muito economico tambem, tens tambem o Seat Ibiza 1.3 55cv (2° geraçao) tambem com a mesma idade... que por acaso te e o meu carrito em Portugal... (so que de 1994) costumo fazer uma media de 6,5l/100km mas a minha conduçao nao e propriamente economica (tambem nao sou acelera)... o motor tem bastante energia ate aos 120km/h e o carro e bastante espaçoso e agradavel de conduzir... (apesar da baixa potencia tem um espirito bastante desportivo ) alem disso apenas te posso dizer para fazeres um bom equilibrio entre cilindrada e o carro em questao, pois se tiveres uma cilindrada muito baixa o carro vai te consumir bastante...

                                                Boa sorte para encontrares um carrito adequado e bom

                                                cumps

                                                EDIT: Ah, e outra coisita, como e para a tua mulher conduzir diariamente, convem que seja um confortavel...
                                                Editado pela última vez por RK7; 27 October 2008, 22:17.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Lino Marques Ver Post
                                                  Para além disso, o AX é demasiado "caixa de fósforos" e pelo orçamento pretendido já se encontram carros com um mínimo de preocupações e até de protecção em termos de segurança passiva, como sejam Corsa B, Punto I, Fiesta, Polo 6N, Ibiza, etc.
                                                  Mas todos eles são piores que o AX em segurança activa, curiosamente...

                                                  O AX é um carro que só depois de conhecido, se lhe dá o devido valor...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    ca em casa ha um AX 1.4trd que é bastante confortavel, e para carro de cidade é um espetaculo, com 166kkm so keimou uma junta, mas claro, sempre pé leve, á e uma valvula do termotato k faz com k a ventoinha ligue as 82 e desligue as 70



                                                    CUMPTS

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por DêCêIi Ver Post
                                                      Mas todos eles são piores que o AX em segurança activa, curiosamente...

                                                      O AX é um carro que só depois de conhecido, se lhe dá o devido valor...
                                                      Mas é só bruta-montes por aí! E ninguém está livre de levar com uns gajos desses em cima. Segurança activa será mais importante em termos de travagem, mas para curvar é naquela: ela tem uma condução hiper-defensiva e por isso há coisas que acabam por não ser tão relevantes assim.
                                                      Ah! E performances é outra coisa de absolutamente irrelevante!
                                                      Dentro dos nossos critérios, até agora um dos favoritos é um Peugeot 106 XA 1.5 D (2ª fase) de 1997 e ca. de 160.000 km. E o preço está bastante bom também. Parece-me uma excelente opção, o que acham?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Lino Marques Ver Post
                                                        Dentro dos nossos critérios, até agora um dos favoritos é um Peugeot 106 XA 1.5 D (2ª fase) de 1997 e ca. de 160.000 km. E o preço está bastante bom também. Parece-me uma excelente opção, o que acham?
                                                        Parece-me bastante interessante !

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Lino Marques Ver Post
                                                          Dentro dos nossos critérios, até agora um dos favoritos é um Peugeot 106 XA 1.5 D (2ª fase) de 1997 e ca. de 160.000 km. E o preço está bastante bom também. Parece-me uma excelente opção, o que acham?
                                                          Sim, tambem acho uma opçao interessante, apesar de nao cunhecer bem o modelo, axo que ele tem uma boa imagem, e como è um 1.5 a diesel, a partida n irà consumir muito...


                                                          Cumps

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Compra-lhe um swift. São confortáveis, não dão chatisses, gastam pouco (em qualquer uma das motorizações, eu no meu gti chego a fazer medias de 7 a andar apenas e exclusivamente em Almada no meio do transito), travam bem, as peças são relativamente baratas, etc.

                                                            E, por 2000€ até um gti consegues ir buscar, apesar de já ser mais uma incógnita das mãos por onde andou...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X