Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Caça à multa dá 216 mil euros/dia

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Caça à multa dá 216 mil euros/dia

    Pesquisei mas não encontrei nenhum tópico sobre isto, portanto...

    In Correio da Manhã ( http://www.correiomanha.pt/noticia.a...0-000000000181 ) :


    Caça à multa dá 216 mil euros/dia

    O Estado arrecadou 58,4 milhões de euros, entre Janeiro e Setembro deste ano, em multas do Código da Estrada, mostram os números mais recentes da Direcção-Geral do Orçamento.

    As infracções praticadas pelos condutores nos primeiros nove meses do ano já renderam mais quatro milhões aos cofres do Estado do que as multas cobradas no período homólogo. Há um ano, as coimas aplicadas totalizaram os 54,4 milhões de euros, o que equivale a uma subida de sete por cento entre 2007 e 2008.

    Feitas as contas, as transgressões na estrada renderam uma média de 216,3 milhões de euros por dia até ao terceiro trimestre do ano. Aliás, em termos globais, o total das taxas, multas e outras penalidades aplicadas nos primeiros nove meses do ano já fiz entrar nos cofres do Estado 381,8 milhões de euros, o que representa um acréscimo de 11,8 por cento face a 2007.

    Para Carlos Barbosa, presidente do Automóvel Clube de Portugal (ACP), de uma forma linear, "é natural que as receitas aumentem". "Havendo uma maior fiscalização, há uma maior receita, pois aumenta o número de prevaricadores", resume o responsável, garantindo que "a fiscalização é cada vez mais apertada".

    Ainda assim, para o presidente do ACP, a atitude das forças de segurança não é compreensível. "Continua a haver nas estradas uma atitude de repressão e não de prevenção", diz Carlos Barbosa, sublinhando que "há em Portugal uma permanente caça à multa".

    Para o provar, o ACP vai publicar na edição de Novembro da sua revista um trabalho com imagens "caricatas" que mostram a forma como a PSP e a Brigada de Trânsito da GNR fazem a fiscalização das estradas portuguesas. "Há radares escondidos nos sítios mais extraordinários", garante o responsável.

    Entre alguns dos exemplos dados pela revista, o líder do ACP aponta o caso "de um jipe não identificado, estacionado no final da A5, com uma máquina e um radar escondidos atrás de uma placa de sinalização" e o controlo da velocidade na A23, cuja fotografia mostra "um carro da polícia estacionado numa estrada paralela e um cabo com uma máquina e um radar na auto-estrada".

    "Se estão numa de facturar não sei, mas estamos num país em que não há prevenção e a caça à multa é uma realidade", conclui Carlos Barbosa.

    Na proposta de Orçamento do Estado para 2009, o Governo espera arrecadar 97,4 milhões de euros em multas do Código da Estrada, o que equivale a uma entrada diária de quase 267 milhões de euros nos cofres do Estado.

    Aliás, entre taxas, multas e outras penalidades (receitas não-fiscais), o Governo estima amealhar 780,8 milhões de euros, mais 28,6% do que as receitas previstas para este ano.

    PORMENORES

    PREVISÃO

    De acordo com o Orçamento do Estado de 2008, as taxas, multas e outras penalidades devem somar 607,1 milhões de euros até ao final deste ano, uma subida de 12,9% face ao valor registado em 2007.

    PENHORA DO ORDENADO

    Não pagar uma multa pode desencadear a penhora de contas bancárias, bens e, inclusivamente, do ordenado do infractor. O Estado tem, aliás, usado este mecanismo com maior regularidade.

    "PATRULHAS DÃO MAIOR ATENÇÃO ÀS INFRACÇÕES" (José Manageiro, Presidente da APG/GNR)

    Correio da Manhã – Considera que existe uma intensificação da caça à multa?

    José Manageiro – Não acredito. O que existe são novas opções do modelo de patrulhamento, em que se dá uma maior atenção às infracções.

    CM– Os elementos da GNR são instruídos para passar um grande número de multas?

    JM– Não há indicações explícitas para isso. O que se passa é que os elementos são obrigados a autuar quem comete infracções.

    CM– A que atribui, então, este grande aumento nas verbas das multas?

    JM– A intensificação de operações STOP e, também na área da fiscalização rodoviária, o grande investimento realizado na aquisição de equipamentos de detecção de velocidade podem ter contribuído para isso.

    CM– Esta é a postura mais correcta da GNR?

    JM– A actuação é mais repressiva do que preventiva, ao contrário do que defende a APG. O aumento da componente preventiva representa um grande investimento, principalmente em recursos humanos.

    Acho que as "imagens caricatas" que o ACP vai colocar na revista são aquelas que já todos conhecemos (vide "Tópico dos Radares") ... mas parece que finalmente alguém decidiu "sacudir o barco".
    O que é pena é que vai ficar tudo na mesma ...

    "V"

    #2
    Caça a Multa... Belo título. Típico CM.

    Quando o jornalista ou director do CM apanhar com um bêbado em cima, talvez pense melhor!

    Comentário


      #3
      deleted

      Comentário


        #4
        O que é que algumas daquelas imagens presentes no "tópico dos radares" têm a ver com bêbados?

        Isto já foi muito discutido, mas a verdade é que para além de aqueles radares não detectarem álcool, mesmo que por acaso o condutor flashado vá bêbado, vai continuar bêbado o resta viagem porque aquilo só serve para "Caça à Multa" e como tal a preocupação é tirar fotografias. Todos sabemos isto!

        Se me falarem em investimentos em radares fixos, radares esses com provas dadas em relação ao abaixamento da sinistralidade (pelo menos um caso, dos poucos fixos que existem), mais fiscalização na estrada e maior presença nas estradas com objectivos dissuasores então eu concordo.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
          O que é que algumas daquelas imagens presentes no "tópico dos radares" têm a ver com bêbados?

          Isto já foi muito discutido, mas a verdade é que para além de aqueles radares não detectarem álcool, mesmo que por acaso o condutor flashado vá bêbado, vai continuar bêbado o resta viagem porque aquilo só serve para "Caça à Multa" e como tal a preocupação é tirar fotografias. Todos sabemos isto!

          Se me falarem em investimentos em radares fixos, radares esses com provas dadas em relação ao abaixamento da sinistralidade (pelo menos um caso, dos poucos fixos que existem), mais fiscalização na estrada e maior presença nas estradas com objectivos dissuasores então eu concordo.
          Mas o valor não é do global de todas as multas? Não é só das dos radres escondidos! Ou não?

          Comentário


            #6
            Em relação ás duras e "agressivas" operações Stop, não tenho rigorosamente nada contra, antes pelo contrário, devia haver ainda mais.

            Agora, um radar pousado, ás escondidas…

            Á dias, tinha chegado do comboio eram 22h e ouço, saí em Cacia, vim pela EN109. Vinha nas calmas, 70 / 80… (limite 50Km\h) àquela hora, durante a semana, não havia ponta de trânsito, vinha apenas um carro atrás de mim, também a esse ritmo, e ali vinha a curtir Dire Straits.

            Nisto, há uma zona perto da fabrica onde tem uma "ex-casa de meninas", e onde costuma ter vários carros estacionados "de qualquer maneira", por sorte, no meio dos carros estacionados reparo numa Scenic de matricula XX-BA-XX (já a vi noutros locais com radar, daí ter reconhecido), meto logo é ao travão, recebo sinais de luzes do condutor que vinha atrás de mim (nem se deve ter apercebido que era a policia), e quando passo ao lado do monovolume já a uns 45 km\h, vejo os dois policias lá dentro, e o radar montado na frente da carrinha.

            Ora, qual é a intenção destes gajos?! É mesmo deitar a unha, eles até sabem que àquela hora não há transito, e que 90% das pessoas passam ali a 80 / 90!

            E se um tipo viesse a 160 por ali fora? Era fotografado, e continuava a 160, e se tivesse que matar alguém que estava a atravessar a estrada, matava. E onde é que estava a prevenção? Onde é que estava o beneficio da policia estar ali? Estava na multa que lhe iria chegar daí a 3 ou 4 meses a casa?

            Enfim…

            Em relação a este valor de multas, obviamente que uma grande percentagem, na minha opinião, é das operações Stop, e afins, e isso só tenho a aplaudir! É extremamente benéfico, e vê-se bem a quantidade de infractores que são apanhados. Seja com álcool, sem carta, etc.

            Principalmente com Álcool, que é algo que acho gravíssimo e totalmente intolerável! E isso tem que ser assim!
            Editado pela última vez por TubularBells; 28 October 2008, 12:32.

            Comentário


              #7
              Essa da A23 é um bom exemplo... Uma AE que para as condições que tem está sempre às "moscas" (pelo menos na zona da Covilhã até Abrantes) e aqui à tempos logo a seguir aos túneis da Gardunha estava um radar "plantado" debaixo de um viaduto transversal a AE... Isto porque quem sai dos tuneis apanha com limite (incompreensivel) de 100km/h durante um bom bocado numa auto-estrada muito boa e sem trânsito. Paciência para ir a 100? Só no Bj e mesmo assim...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                Isto já foi muito discutido, mas a verdade é que para além de aqueles radares não detectarem álcool, mesmo que por acaso o condutor flashado vá bêbado, vai continuar bêbado o resta viagem
                isso é o meu grande problema com os radares, ainda por cima pelo que vejo as pessoas que sao multadas por excesso de velocidade nao ficam de repente convertidas á condução defensiva de um dia para o outro so porque pagaram uns euros. É a mesma coisa como fazer o teste do balao a um condutor, acusar alcool acima do nivel legal e depois o gajo leva o carro para casa.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                  Mas o valor não é do global de todas as multas? Não é só das dos radres escondidos! Ou não?
                  Tens razão. Mas também é verdade que se fossem abandonados os métodos menos claros de se passar multas muito provavelmente o valor de "facturação" ia sofrer uma diminuição considerável, digo eu.

                  Comentário


                    #10
                    E' de mim ou estes valores estao todos trocados???

                    No CM dizem:
                    O Estado arrecadou 58,4 milhões de euros, entre Janeiro e Setembro deste ano
                    e
                    Há um ano, as coimas aplicadas totalizaram os 54,4 milhões de euros
                    E depois dizem:
                    Feitas as contas, as transgressões na estrada renderam uma média de 216,3 milhões de euros por dia
                    Mais 'a frente repetem a asneira:
                    Na proposta de Orçamento do Estado para 2009, o Governo espera arrecadar 97,4 milhões de euros
                    para logo a seguir dizerem:
                    o que equivale a uma entrada diária de quase 267 milhões de euros
                    Sera' que os jornalistas nao teem a minima nocao do que escrevem? (sarcastico... a realidade e' que NAO, nao teem... )

                    Ora isso e' que seria bom, o Estado arrecadar 267 MILHOES de euros POR DIA!!!

                    Sr. jornalista... ->

                    Comentário


                      #11
                      Este artigo é uma pérola do jornalismo !!!

                      É tão fácil não ser multado...

                      Comentário


                        #12
                        "prevenção rodoviária" e...

                        Dão nas vistas em qualquer lugar
                        Jogando com as palavras como ninguém
                        Sabem como hão-de contornar
                        As mais directas perguntas

                        Aproveitam todo o espaço
                        Que lhes oferecem na rádio e nos jornais
                        E falam com desembaraço
                        Como se fossem formados em falar demais

                        Demagogia feita à maneira
                        É como queijo numa ratoeira

                        P’ra levar a água ao seu moinho
                        Têm nas mãos uma lata descomunal
                        Prometem muito pão e vinho
                        Quando abre a caça eleitoral

                        Desde que se vêem no poleiro
                        São atacados de amnésia total
                        Desde o último até ao primeiro
                        Vão-se curar em banquetes, numa social

                        Demagogia feita à maneira
                        É como queijo numa ratoeira
                        __________________________

                        Letra e música de Luís Pedro Fonseca

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                          Este artigo é uma pérola do jornalismo !!!

                          É tão fácil não ser multado...
                          Claro... basta... hummmm... cumprir o código da estrada ?

                          Há pois.. é verdade... isso não é para cumprir...

                          O facto de as pessoas ficarem indignadas por existir fiscalização eficaz diz muito sobre a cultura Portuguesa. Ainda temos que evoluir muito

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por eu Ver Post
                            Claro... basta... hummmm... cumprir o código da estrada ?

                            Há pois.. é verdade... isso não é para cumprir...

                            O facto de as pessoas ficarem indignadas por existir fiscalização eficaz diz muito sobre a cultura Portuguesa. Ainda temos que evoluir muito
                            Prepara-te para a "descasca" !!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Synd Ver Post
                              E' de mim ou estes valores estao todos trocados???

                              No CM dizem:

                              e


                              E depois dizem:


                              Mais 'a frente repetem a asneira:

                              para logo a seguir dizerem:


                              Sera' que os jornalistas nao teem a minima nocao do que escrevem? (sarcastico... a realidade e' que NAO, nao teem... )

                              Ora isso e' que seria bom, o Estado arrecadar 267 MILHOES de euros POR DIA!!!

                              Sr. jornalista... ->
                              LOLOLOL

                              Houve alguém neste fórum que disse que o CM é a melhor marca de acendalhas que conhece, estava coberto de razão!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                Essa da A23 é um bom exemplo... Uma AE que para as condições que tem está sempre às "moscas" (pelo menos na zona da Covilhã até Abrantes) e aqui à tempos logo a seguir aos túneis da Gardunha estava um radar "plantado" debaixo de um viaduto transversal a AE... Isto porque quem sai dos tuneis apanha com limite (incompreensivel) de 100km/h durante um bom bocado numa auto-estrada muito boa e sem trânsito. Paciência para ir a 100? Só no Bj e mesmo assim...
                                Se não tens paciência, então se fores multado não digas que é caça a multa.
                                Se tu cumprires com a sinalização existente no local, até podem por mil radaes que não te multam.

                                Acho graça o pessoal arranjar sempre desculpas para não cumprir o Código a a sinalização que limita a velocidade em determinado local. A culpa é sempre dos outros, e nunca nossa.

                                P.S. - Não sou nenhum menino do coro, e sei que muitas das vezes tambem não cumpro, mas se for multado por algum incumprimento não culpo ninguem nem arrano desculpas farrapadas, e assumo a minha culpa e pago o que tiver que pagar.

                                Comentário


                                  #17
                                  é uma vergonha esta caça á multa...há aqui cruzamentos(antonio gedeão em almada por exemplo) onde ha acidentes todos os dias e policias nem ve-los...

                                  depois chega a sexta á noite fecham as saidas da cidade para a malta que vai a um bar depois ter que ir ao balão... se ainda fosse em estrada ainda era compreensivel mas é em zonas habitacionais ha malta que já foi ao balão á porta de casa ...só faltou terem no ir buscar á cama

                                  enfim o que o ser humano faz por dinheiro e pelo prazer de lixar o proximo....é incrivel

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Akagi Ver Post
                                    Se não tens paciência, então se fores multado não digas que é caça a multa.
                                    Se tu cumprires com a sinalização existente no local, até podem por mil radaes que não te multam.

                                    Acho graça o pessoal arranjar sempre desculpas para não cumprir o Código a a sinalização que limita a velocidade em determinado local. A culpa é sempre dos outros, e nunca nossa.

                                    P.S. - Não sou nenhum menino do coro, e sei que muitas das vezes tambem não cumpro, mas se for multado por algum incumprimento não culpo ninguem nem arrano desculpas farrapadas, e assumo a minha culpa e pago o que tiver que pagar.
                                    Lol. Eu também não culpo ninguém, só acho que este sistema não é bom para ninguém, e já expliquei as razões. E em nenhuma delas apresento desculpas esfarrapadas ao contrários dos ilustres moralistas deste fórum. Que acham é que é preferível investir em multar apenas, sem que isso tenha nenhum efeito prático no momento..

                                    Claro que o que tu e "Eu" disseram mereciam um comentário que mete Fiat's Uno à mistura mas depois diziam logo que eu era arrogante e não vale a pena.

                                    Enfim, depois vem sempre alguém fazer o tipo comentário: "Ah e tal só mesmo em Portugal, é mesmo típico da cultura Portuguesa". Bem, se calhar quem diz é Inglês ou Chinês e como tal está a vontade para falar.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                      é uma vergonha esta caça á multa...há aqui cruzamentos(antonio gedeão em almada por exemplo) onde ha acidentes todos os dias e policias nem ve-los...

                                      depois chega a sexta á noite fecham as saidas da cidade para a malta que vai a um bar depois ter que ir ao balão... se ainda fosse em estrada ainda era compreensivel mas é em zonas habitacionais ha malta que já foi ao balão á porta de casa ...só faltou terem no ir buscar á cama

                                      enfim o que o ser humano faz por dinheiro e pelo prazer de lixar o proximo....é incrivel
                                      É só damagogia!

                                      A policia quando manda parar uma viatura não sabe se o condutor mora na porta em frente, ou no Algarve ou no Minho.

                                      Arranja outra que esta não pega!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                        é uma vergonha esta caça á multa...há aqui cruzamentos(antonio gedeão em almada por exemplo) onde ha acidentes todos os dias e policias nem ve-los...

                                        depois chega a sexta á noite fecham as saidas da cidade para a malta que vai a um bar depois ter que ir ao balão... se ainda fosse em estrada ainda era compreensivel mas é em zonas habitacionais ha malta que já foi ao balão á porta de casa ...só faltou terem no ir buscar á cama

                                        enfim o que o ser humano faz por dinheiro e pelo prazer de lixar o proximo....é incrivel
                                        Por acaso não concordo muito com isto Nephilim. Eu tenho colegas(as) que saem da discoteca completamente besgas e que levam o carro à mesma. E para se ter um grave acidente não é preciso andar muitos Km' e sabendo nós o que o álcool faz às pessoas.......

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                          Por acaso não concordo muito com isto Nephilim. Eu tenho colegas(as) que saem da discoteca completamente besgas e que levam o carro à mesma. E para se ter um grave acidente não é preciso andar muitos Km' e sabendo nós o que o álcool faz às pessoas.......
                                          nao tou a falar disso.... alem cada um é livre da sua cabeça... e qdo saio e bebo e conduzo...pronto tb n me vou estender 3 ou 4 imperiais e fico-me por aí....mas há uns dias fiz isso e depois lembrei-me que tinha tb bebido vinho ao jantar....por sorte nao me mandaram parar...é frustante tantos anos de carta sem acidentes e tar complectamente lucido mas num alcoolimetro dar alcool a mais e ser multado...felizmente nao fui mandado parar era bem capaz de acusar um pouco mais do 0,5 ou talvez nao...mas tava normalissimo nem bebo bebidas destiladas.

                                          mas sim com o controle dentro da cidade....façam as operações stop fora da cidade.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Akagi Ver Post
                                            É só damagogia!

                                            A policia quando manda parar uma viatura não sabe se o condutor mora na porta em frente, ou no Algarve ou no Minho.

                                            Arranja outra que esta não pega!

                                            sim...na carta nem vem a morada nem nada...

                                            alem disso ate parece que é "normalissimo" vir malta do minho passear á noite para uma urbanização na margem sul

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                              nao tou a falar disso.... alem cada um é livre da sua cabeça... e qdo saio e bebo e conduzo...pronto tb n me vou estender 3 ou 4 imperiais e fico-me por aí....mas há uns dias fiz isso e depois lembrei-me que tinha tb bebido vinho ao jantar....por sorte nao me mandaram parar...é frustante tantos anos de carta sem acidentes e tar complectamente lucido mas num alcoolimetro dar alcool a mais e ser multado...felizmente nao fui mandado parar era bem capaz de acusar um pouco mais do 0,5 ou talvez nao...mas tava normalissimo nem bebo bebidas destiladas.

                                              mas sim com o controle dentro da cidade....façam as operações stop fora da cidade.
                                              Sim, porque na cidade não há bêbados, nem acidentes nem atropelados. Nada...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                nao tou a falar disso.... alem cada um é livre da sua cabeça... e qdo saio e bebo e conduzo...pronto tb n me vou estender 3 ou 4 imperiais e fico-me por aí....mas há uns dias fiz isso e depois lembrei-me que tinha tb bebido vinho ao jantar....por sorte nao me mandaram parar...é frustante tantos anos de carta sem acidentes e tar complectamente lucido mas num alcoolimetro dar alcool a mais e ser multado...felizmente nao fui mandado parar era bem capaz de acusar um pouco mais do 0,5 ou talvez nao...mas tava normalissimo nem bebo bebidas destiladas.

                                                mas sim com o controle dentro da cidade....façam as operações stop fora da cidade.
                                                Pensas tu que estás lúcido!

                                                Eu e o nosso colega do fórum El_Nino presenciámos uma situação curiosa à não muito tempo.

                                                Tinha ido eu a casa dele, em Aveiro, tratar de umas coisas no PC, e quando me estou a despedir, "PUM" um carro bate do outro lado da estrada (tem uma rotunda, por cima de um viaduto e o carro bateu na esquina de um morro de cimento à sida da rotunda que faz a divisão e separação para as pessoas atravessarem a é). Vimos logo fumo e uma pessoa a sair do carro, e fomos ver se era preciso alguma ajuda.

                                                Felizmente a rapariga não se tinha magoado (apenas umas marcas no braço esquerdo), e então ela lá diz "não sei como é que aconteceu, eu bebi, mas foi pouquinho, eu vinha a falar ao telemóvel, e não me apercebi, quando olhei, já estava em cima disto".

                                                E ficou-me sempre na ideia "eu bebi, mas foi pouquinho", "eu vinha ao telemóvel".

                                                Eu também conduzo ao telemóvel, por vezes, e até compreendo que uma pessoa com bons reflexos consegue faze-lo mais ou menos bem. Agora conciliar isso com álcool… o problema ali, na minha opinião, foi que de facto ela estava bem, aparentemente, ninguém diria que tinha bebido, mas foi o suficiente para lhe aumentar imenso a velocidade de reacção, e assim não ter tempo para se desviar do morro de cimento.

                                                Ainda para mais uma zona com tão boa visibilidade, e com tanto por onde "escapar". É que nem sequer devia vir com velocidade a mais!


                                                O controlo tem que ser feito em todo e qualquer local! Principalmente dentro das cidades, e à noite! Que é quando o pessoal depois de beber um copito, se põe a "abrazar" porque até ha pouco transito e tal. Isto aconteceu em Aveiro, junto ao Glicinias! Imaginemos que ia alguém a passar a pé, ou que havia mais carros, ou outras situações...

                                                Se ela tivesse sido "apanhada" numa operação Stop, tinha-se evitado aquele estrago, e de certeza que era mais barata a multa, que a reparação do carro. Isto para não falar caso ela se magoasse a sério, por exemplo.
                                                Editado pela última vez por TubularBells; 28 October 2008, 14:54.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  lavagem cerebral...

                                                  todos os dias vejo gente sóbria a conduzir pior e a provocar mais acidentes do que muitos com 1 grama ou duas de álcool no sangue, é facil mandar parar aleatoriamente e apanhar gente com álcool, difícil é apanhar gente a realizar manobras perigosas, estejam sóbrios ou embriagados...

                                                  alias se os carros descaracterizados fossem identificados quantas manobras perigosas se evitavam, apenas por as autoridades se mostrarem presentes, a circular e visíveis, em vez de se esconderem atrás de um viaduto com um radar e depois meter 3 carros parados e identificados mais a frente apenas a passar facturas?
                                                  Editado pela última vez por carneiromalmorto; 28 October 2008, 15:05.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Tubular Bells Ver Post
                                                    Pensas tu que estás lúcido!

                                                    Eu e o nosso colega do fórum El_Nino presenciámos uma situação curiosa à não muito tempo.

                                                    Tinha ido eu a casa dele, em Aveiro, tratar de umas coisas no PC, e quando me estou a despedir, "PUM" um carro bate do outro lado da estrada (tem uma rotunda, por cima de um viaduto e o carro bateu na esquina de um morro de cimento à sida da rotunda que faz a divisão e separação para as pessoas atravessarem a é). Vimos logo fumo e uma pessoa a sair do carro, e fomos ver se era preciso alguma ajuda.

                                                    Felizmente a rapariga não se tinha magoado (apenas umas marcas no braço esquerdo), e então ela lá diz "não sei como é que aconteceu, eu bebi, mas foi pouquinho, eu vinha a falar ao telemóvel, e não me apercebi, quando olhei, já estava em cima disto".

                                                    E ficou-me sempre na ideia "eu bebi, mas foi pouquinho", "eu vinha ao telemóvel".

                                                    Eu também conduzo ao telemóvel, por vezes, e até compreendo que uma pessoa com bons reflexos consegue faze-lo mais ou menos bem. Agora conciliar isso com álcool… o problema ali, na minha opinião, foi que de facto ela estava bem, aparentemente, ninguém diria que tinha bebido, mas foi o suficiente para lhe aumentar imenso a velocidade de reacção, e assim não ter tempo para se desviar do morro de cimento.

                                                    Ainda para mais uma zona com tão boa visibilidade, e com tanto por onde "escapar". É que nem sequer devia vir com velocidade a mais!


                                                    O controlo tem que ser feito em todo e qualquer local! Principalmente dentro das cidades, e à noite! Que é quando o pessoal depois de beber um copito, se põe a "abrazar" porque até ha pouco transito e tal. Isto aconteceu em Aveiro, junto ao Glicinias! Imaginemos que ia alguém a passar a pé, ou que havia mais carros, ou outras situações...

                                                    Se ela tivesse sido "apanhada" numa operação Stop, tinha-se evitado aquele estrago, e de certeza que era mais barata a multa, que a reparação do carro. Isto para não falar caso ela se magoasse a sério, por exemplo.
                                                    Ela bebeu...mas tu sabes a quantidade de alcool que ela tinha no sangue?

                                                    uma coisa é beber e outra é tar tocado e outra é tar a cair de bebado

                                                    cada pessoa é um caso o problema é que ha pessoas que nao sabem beber...ou bebem debidas destiladas (shots etc) e vao conduzir.

                                                    agora se for 2 ou 3 cervejas bebidas com calma ao longo da noite e nunca de repente nao tem problema nenhum, e vir devagar sem stress.

                                                    Eu qdo saio bebo sempre...mas é moderadamente,,, nao nao tenho idade nem pachorra para bobedeiras, gosto de tar lucido.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Eu confesso que não bebo bebidas alcoólicas. No entanto uma vez numa festa em Oliveira de Azeméis partilhei uma bebida com uma miúda com quem andava na altura…

                                                      Bebi muito pouco, mas o que é certo é que achei que estava diferente, e ao vir embora para casa sentia-me mesmo estranho e diferente, não sei explicar, parecia que estava sóbrio, mas era como se estivesse realmente mais lento.

                                                      Eu jogo ténis à uns 12 ou 13 anos, e devido a isso acho que tenho os reflexos muito apurados, e deu-me precisamente a sensação de que não tinha os reflexos no mesmo nível.

                                                      Desde então nem sequer arrisco a provar, tenho imenso respeito por isso.

                                                      A ultima vez que bebi algo, aconteceu apenas porque sabia que não ia pegar no carro, e foi também na base do, provar um pouco. E mesmo assim, voltei a sentir isso. Acho que se fosse para um campo jogar ténis ia notar logo o aumento da velocidade de reacção, por isso na estrada…

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por carneiromalmorto Ver Post
                                                        lavagem cerebral...

                                                        todos os dias vejo gente sóbria a conduzir pior e a provocar mais acidentes do que muitos com 1 grama ou duas de álcool no sangue, é facil mandar parar aleatoriamente e apanhar gente com álcool, difícil é apanhar gente a realizar manobras perigosas, estejam sóbrios ou embriagados...

                                                        ?
                                                        Exacto...

                                                        sem servir de exemplo , mas eu tirei a carta com 19anos...e nos primeiros anos de carta conduzi algumas vezes bastante alcoolizado e as vezes tb ter fumado qdo vinha de noite ao fds...e nunca bati nem tive acidentes...lembro-me uma vez de vir de lisboa as 4 da manha e até ver 2 pontes e vir a vir só de um olho para ver apenas uma ponte...e vinha ali certinho...se fosse ao balao aquilo rebentava mas era consciente ao ponto de vir ali certinho...

                                                        Claro que isto foi á muito anos e pronto um gajo é puto e nao tem grande juizo mas até nessa altura tive uma condução segura...e vejo malta que nunca bebeu e só fazem disparates

                                                        acho que com copos ou sem eles mta malta devia ser proibida de conduzir.
                                                        Editado pela última vez por Nephilim; 28 October 2008, 15:15.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Tubular Bells Ver Post
                                                          Eu confesso que não bebo bebidas alcoólicas. No entanto uma vez numa festa em Oliveira de Azeméis partilhei uma bebida com uma miúda com quem andava na altura…

                                                          Bebi muito pouco, mas o que é certo é que achei que estava diferente, e ao vir embora para casa sentia-me mesmo estranho e diferente, não sei explicar, parecia que estava sóbrio, mas era como se estivesse realmente mais lento.
                                                          o que chamas beber pouco?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                            o que chamas beber pouco?
                                                            Neste caso repartir com uma pessoa uma "morangosca" ou lá como se chama aquilo, tipo caipirinha, mas com morango.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X