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[Comparativo] Civic Type R vs Scirocco 2.0 TSI DSG

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    [Comparativo] Civic Type R vs Scirocco 2.0 TSI DSG

    Honda Civic Type R vs VW Scirocco 2.0 TSI DSG


    Ambos debitam 200 CV, atingem 235 km/h e custam menos de 40 mil euros.

    Com pergaminhos completamente inquestionáveis enquanto desportivos compactos, o Honda Civic Type R e o novo VW Scirocco 2.0 TSI diferem em muitos aspectos mas apenas ao nível dos pormenores, sobretudo na forma como conseguem extrair uma potência de duas centenas de cavalos dos seus motores de dois litros. Enquanto o Honda recorre a uma mecânica atmosférica, mais nobre e dispendiosa, o Volkswagen recorre à sobrealimentação, conjugada com a injecção directa, o que lhe permite mais força em todos os regimes e uma mecânica mais versátil.



    Carroçaria

    Quase empate
    Ora aqui está um ponto em que os dois contendores assumem fórmulas mais díspares. O Civic é mais estreito e alto, o que está longe de ser a opção ideal para um desportivo, enquanto o VW é apenas 25 mm mais largo, mas consegue optimizar a largura de vias ao ganhar 63 mm à frente e 45 mm na via traseira. Para além dos valores, que facilmente avaliamos de fita métrica em punho, há o pormenor relativo à estética. O Honda é mais radical, agradando a uns mas decididamente afastando outros, enquanto o Scirocco é mais consensual e promete atrair gregos e troianos. A qualidade favorece o carro mais recente, com o VW a colocar-se uns pontos acima do seu rival japonês. Em compensação, a mala favorece o Honda, com 485 litros em vez dos 292 litros do VW, que tem ainda uma boca de carga mais alta.



    Interior

    Materiais ou espaço
    Assim que penetramos no habitáculo as diferenças são mais que evidentes, mas tendem a compensar-se. Assim, os materiais do tablier do VW, similares aos do EOS, são dos melhores que encontramos no segmento e são mesmo melhores do que os que equipam o Golf. Por outro lado, os plásticos do Honda figuram facilmente entre os piores do segmento.





    Mas o Civic compensa este desaire com um habitáculo mais espaçoso à frente e atrás, onde cabem três adultos mais altos, uma vez que o Scirocco está homologado apenas para quatro pessoas. A ânsia de lhe conferir um ar mais desportivo e logo mais baixo, levou a reduzir consideravelmente a altura do habitáculo. Mas, que não haja dúvidas. Cabem dois adultos atrás, contanto que não ultrapassem em muito o 1,75 m, e têm à disposição assentos individuais, com mais apoio do que o habitual nesta classe e tudo muito bem revestido com bons materiais. Este modelo é igualmente menos barulhento e filtra melhor as vibrações e ruído de rolamento, sobretudo quando comparado com esta versão 'despida' do Type R que, para ganhar 40 kg à versão 'Plus', mandou às urtigas trunfos como o rádio e grande parte do isolamento acústico.





    Mecânica

    VW salta para a frente
    O motor do Honda é uma referência no segmento, tanto mais que é o único que teima em não recorrer ao turbocompressor para extrair mais potência e, sobretudo, um binário mais interessante nos baixos e médios regimes. Mas os 201 CV que debita significam mais de 100 CV/litro, o que implica um motor oneroso, pois a potência tem de sair da rotação e daí que o Civic atinja as 8000 rpm, com a potência máxima a ser atingida imediatamente antes do limitador intervir (201 CV/7800 rpm). Para tentar tornar o motor mais civilizado, a marca nipónica recorre a um sistema de variação de fase que modula o tempo de abertura e o levantamento das válvulas, o que permite que o motor tenha um comportamento até às 5400 rpm, para depois revelar todo o seu potencial a partir daí.



    O Scirocco recorre a um motor 2.0 litros soprado por um turbocompressor. Consegue os mesmos 200 CV às 5100 rpm, mas tem a grande vantagem de debitar 280 Nm às 5000 rpm, bem melhor do que os 193 Nm às 5600 rpm do Type R. O motor alemão tem sempre mais potência até às 6000 rpm e, sobretudo, mais força, o que torna a sua utilização mais fácil enquanto desportivo e mais agradável enquanto carro de todos os dias.
    A caixa do Honda é mecânica com seis velocidades, muito rápida e agradável de usar, mas para extrair todo o potencial e manter a rotação lá em cima, onde o motor tem mais alma, é extremamente curta, o que permite atingir a velocidade máxima um pouco abaixo do regime de potência máxima (7800 rpm). A desvantagem é que esta opção torna o Civic muito barulhento e mais gastador, pois a 160 km/h circula em sexta às 4900 rpm, enquanto o VW roda às 3750 rpm. Nestas condições, o Honda gasta 11,4 l/100 km, contra os 10,9 do VW, mas a diferença rapidamente aumenta com um ritmo mais ousado, com o Civic a atingir facilmente os 14 litros e o VW a ficar-se pelos 11,7 litros nas mesmas condições.



    O Scirocco pode estar disponível com caixa mecânica de seis velocidades, equivalente à do Honda, mas as preferências dos potenciais clientes deverão ir para a DSG de seis velocidades, que custa apenas mais 1600 euros, uma solução com dupla embraiagem que permite ser utilizada como se fosse automática, sem a desvantagem do conversor de binário, que não possui, para depois poder ser utilizada manualmente através da alavanca ou das palhetas no volante, sendo nesta situação muito mais rápida que a concorrência. Como há binário de sobra, a VW adoptou um escalonamento mais comprido, favorecendo o ruído e o consumo.

    Ao volante

    Scirocco mais eficaz
    O facto de ser mais baixo e possuir vias substancialmente mais largas favorece nitidamente o VW que, para cúmulo, usufrui ainda de melhores suspensões, sendo independentes à frente e atrás, enquanto o Honda recorre a um eixo semi-rígido atrás. Com o Scirocco mais colado à estrada, a vantagem em matéria de comportamento é toda para o carro alemão, que ainda trava melhor por resistir mais ao aquecimento, o que até não é de estranhar pois pesa apenas mais 92 kg, mas recorre a discos ventilados com 312 mm de diâmetro à frente, em vez de 300, e discos maciços com 286 mm atrás, em vez de 260. Isto quer dizer que, ao fim de umas travagens consecutivas, o Honda perde eficácia e parece nunca mais parar.



    Em cidade, a suspensão demasiado dura do Honda torna a sua utilização numa canseira, para depois apenas se tornar aceitável quando se quer conduzir a fundo. Em compensação, o Scirocco possui uma suspensão variável com três possibilidades distintas. Em posição 'normal', o sistema escolhe a dureza do amortecimento consoante a velocidade, o ângulo do volante e mais uma série de parâmetros. A posição confort privilegia o conforto e a opção sport favorece o comportamento desportivo.



    A velocidade máxima dos dois rivais é tão aproximada quanto possível, com o Civic a reivindicar 235 km/h e o VW a reclamar o mesmo valor com caixa manual e 233 com DSG, mas as acelerações pendem nitidamente para o lado do Scirocco, pois ganha cerca de 0,2 segundos logo no arranque e mantém eternamente essa vantagem. Se a diferença parece reduzida, a verdade é que, arrancando lado-a-lado, o VW vai sempre ganhando vantagem e, se nos 100 km/h já goza de um comprimento de vantagem, rapidamente este se transforma em cinco ou mais.

    Economia

    Preço não é tudo
    O Honda está disponível numa versão com um nível de equipamento normal, por cerca de 36 400 euros, mas existe um Type R mais pobre, mais leve e também mais barato, comercializado por 33 125 euros, mas que só faz sentido para quem queira disputar provas.
    O VW começa nos 37 521 euros a que se podem somar os 1600 euros da caixa DSG e mais uns pozinhos para o muito equipamento disponível, o que atira o preço da versão ensaiada para os 41 mil euros. É certo que o Scirocco é mais caro, mas não a ponto de motivar uma opção, tanto mais que possui mais equipamento, consome menos e polui igualmente de forma mais comedida.


    »»» Conclusão «««

    VW estreia-se a vencer
    O mais recente desportivo da VW é mais atraente, possui um aspecto mais musculado e desportivo. O motor debita a mesma potência do rival japonês mas tem mais força a todos os regimes devido à presença do turbo, o que se traduz nas acelerações, consumos e emissões. O chassis mais largo e com suspensões mais sofisticadas também lhe dão vantagem.
    O Type R sai vencido, mas não convencido. O seu motor é nobre e possui uma sonoridade ímpar e o facto de possuir a maior distância entre eixos torna-o mais progressivo e fácil de controlar, quando começa a escorregar.


    Artigo publicado na revista nº325 de Outubro de 2008

    Fonte - Turbo.pt

    #2
    Isto não é um comparativo, é sim uma grande "descasca" no Civic Type R...

    Comentário


      #3
      De um forma genérica Scirocco sem dúvidas. Então em interiores e beleza não dá hipóteses ao Honda.

      Já em comportamento qualquer um deles para mim servia!

      Comentário


        #4
        Parabéna à VW. Conseguiu fazer um carro esteticamente apelativo e com argumentos para dar de vencido o Type-R.

        Amanhã vai dar molho quando os honda fans aqui vierem...

        Até manhã..........

        Comentário


          #5
          Isto vai dar molho do grosso.

          Vou começar com duas frases que para mim, aumentam e muito o "mal dizer".

          "O Civic é mais estreito e alto, o que está longe de ser a opção ideal para um desportivo..." Parece que os engs. da Honda se enganaram, afinal ao ser estreito e alto, é mais do que a carrinha do pão que era...secalhar este é uma carrinha da fruta.


          "Isto quer dizer que, ao fim de umas travagens consecutivas, o Honda perde eficácia e parece nunca mais parar." Devem estar a brincar...parece que estão a falar do meu Opel Corsa. Esta foi exagerada!


          P.S. - Se pudesse escolher, talvez fosse para o Scirocco, mas este "comparativo" tem muito que se lhe diga....

          Comentário


            #6
            deleted

            Comentário


              #7
              "Demolidor".

              Os materiais do tablier do VW, similares aos do EOS, são dos melhores que encontramos no segmento e são mesmo melhores do que os que equipam o Golf. Por outro lado, os plásticos do Honda figuram facilmente entre os piores do segmento.
              versão 'despida' do Type R que, para ganhar 40 kg à versão 'Plus', mandou às urtigas trunfos como o rádio e grande parte do isolamento acústico.
              ->

              O Scirocco recorre a um motor 2.0 litros soprado por um turbocompressor. Consegue os mesmos 200 CV às 5100 rpm, mas tem a grande vantagem de debitar 280 Nm às 5000 rpm, bem melhor do que os 193 Nm às 5600 rpm do Type R. O motor alemão tem sempre mais potência até às 6000 rpm e, sobretudo, mais força, o que torna a sua utilização mais fácil enquanto desportivo e mais agradável enquanto carro de todos os dias.
              a diferença rapidamente aumenta com um ritmo mais ousado, com o Civic a atingir facilmente os 14 litros e o VW a ficar-se pelos 11,7 litros nas mesmas condições.
              Como há binário de sobra, a VW adoptou um escalonamento mais comprido, favorecendo o ruído e o consumo.
              Bacorada. Favorecer significa aumentar, dar relevância a. Se queriam usar a palavra favorecer então o correcto é «favorecendo o silêncio e a economia».

              O facto de ser mais baixo e possuir vias substancialmente mais largas favorece nitidamente o VW que, para cúmulo, usufrui ainda de melhores suspensões (...) Com o Scirocco mais colado à estrada, a vantagem em matéria de comportamento é toda para o carro alemão, que ainda trava melhor por resistir mais ao aquecimento (...) Isto quer dizer que, ao fim de umas travagens consecutivas, o Honda perde eficácia e parece nunca mais parar.
              Em cidade, a suspensão demasiado dura do Honda torna a sua utilização numa canseira, para depois apenas se tornar aceitável quando se quer conduzir a fundo. Em compensação, o Scirocco possui uma suspensão variável com três possibilidades distintas. Em posição 'normal', o sistema escolhe a dureza do amortecimento consoante a velocidade, o ângulo do volante e mais uma série de parâmetros. A posição confort privilegia o conforto e a opção sport favorece o comportamento desportivo.
              arrancando lado-a-lado, o VW vai sempre ganhando vantagem e, se nos 100 km/h já goza de um comprimento de vantagem, rapidamente este se transforma em cinco ou mais.

              Comentário


                #8
                Como o Type R foi rebaixado, LOL


                Bem, adoro ambos, mas também preferia o Scirocco pela qualidade global que apresenta!

                Já estive dentro de um ao vivo no Palácio do Gelo e achei-o francamente apelativo, ainda que com um espaço interior a roçar o ridículo! Bom para quem ande quase sempre sozinho ou com mais 1 pessoa

                Comentário


                  #9
                  Só gastava de saber se o artista que escreveu que os materiais do Civic eram os piores do segmento alguma vez entrou num....

                  Quanto ao resto algumas são críticas recorrentes mas aqui demasiado empoladas! Enfim, o blusão na mala do Scirocco devia ser bem jeitoso!

                  Comentário


                    #10
                    Se tivesse de trocar agora de carro provavelmente iria para um Scirocco numa configuração igual à aqui apresentada!

                    A caixa DSG casa muito bem com este motor 2.0 turbo, aproveita muito bem toda a faixa de rotação do motor e é super rápida!

                    Comentário


                      #11
                      Granda arraso !!

                      O scirocco está um belíssimo carro e o Civic ao pé dele já parece um carro antigo, no que a soluções técnicas e arquitectura diz respeito.

                      Claro que o Civic R não deixa de ser um belo carro, mais espaçoso e versátil, mas a honda tem que evoluir, se não corre o risco de que lhe aconteça o mesmo que aconteceu aos dinossauros

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por fapoc Ver Post
                        Só gastava de saber se o artista que escreveu que os materiais do Civic eram os piores do segmento alguma vez entrou num....

                        Quanto ao resto algumas são críticas recorrentes mas aqui demasiado empoladas! Enfim, o blusão na mala do Scirocco devia ser bem jeitoso!
                        Isso foi uma critica que fui lendo na generalidade dos testes desde que o civic saiu ! Assim de repente do mesmo género só talvez o Leon !? e o Yaris ? não ?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                          Granda arraso !!

                          O scirocco está um belíssimo carro e o Civic ao pé dele já parece um carro antigo, no que a soluções técnicas e arquitectura diz respeito.

                          Claro que o Civic R não deixa de ser um belo carro, mais espaçoso e versátil, mas a honda tem que evoluir, se não corre o risco de que lhe aconteça o mesmo que aconteceu aos dinossauros
                          Hmmm, em que é que o Scirocco é mais evoluído que o CTR!??

                          Assim à primeira vista só a caixa DSG e o sistema de injecção, de resto não me parece, motores 2.0 turbocomprimidos a debitar 200cv não são grande novidade...

                          Aqui é o tal lag, o Civic já tem algum tempo de mercado, o Scirocco é novidade, milagre seria senão se superiorizasse.

                          O CTR apresenta-se como um hothatch familiar, boa mala e espaço interior, o Scirocco é algo mais limitado, mas muito giro!!!!

                          Comentário


                            #14
                            De facto foi uma enorme descasca no civic.

                            Mas alguns pontos não são falados pela primeira vez. A questão dos plásticos até já me foi levantada pelo ex-dono de um type-r destes que o vendeu ao fim de poucos meses.

                            Na parte mecânica, resume-se aqui a algo que eu já tinha levantado neste fórum, que é a falta de adopção de novas soluções por parte dos Japoneses para se manterem numa boa posição junto aos concorrentes.

                            Posto isto, o civic não será um carro horrível, mas podia (e devia) ser muito melhor do que é.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                              Hmmm, em que é que o Scirocco é mais evoluído que o CTR!??

                              Assim à primeira vista só a caixa DSG e o sistema de injecção, de resto não me parece, motores 2.0 turbocomprimidos a debitar 200cv não são grande novidade...

                              Aqui é o tal lag, o Civic já tem algum tempo de mercado, o Scirocco é novidade, milagre seria senão se superiorizasse.

                              O CTR apresenta-se como um hothatch familiar, boa mala e espaço interior, o Scirocco é algo mais limitado, mas muito giro!!!!
                              Suspensões, travões, transmissão, motor (estes novos motores TFSI são muito diferentes dos antigos turbos), materiais, proporções, enfim ....

                              Mas concordo que o Scirocco é muito mais focado, sendo uma especie de pequeno coupé e o concorrente natural deste honda é o Golf e aí apesar de melhor o arraso já não será tanto.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                                Hmmm, em que é que o Scirocco é mais evoluído que o CTR!??

                                Assim à primeira vista só a caixa DSG e o sistema de injecção, de resto não me parece, motores 2.0 turbocomprimidos a debitar 200cv não são grande novidade...

                                Aqui é o tal lag, o Civic já tem algum tempo de mercado, o Scirocco é novidade, milagre seria senão se superiorizasse.
                                Considero essa avaliação algo limitada.

                                A questão aqui não é obter 200cv de um 2.0 turbo. Isso não tem novidade nenhuma, como bem dizes.
                                Só que a par com a injecção directa, a realidade é que o VW acaba por ter um motor muito mais utilizável no dia-a-dia do que o Honda, e isto para desenvolver a mesma potência máxima, e com clara vantagem nos consumos.

                                A Honda está armada em velho do restelo, achando que toda a gente vai continuar a achar piada a andar sempre a fazer muita rotação.

                                As coisas estão a mudar, os hábitos de condução normal estão a passar por menos rpm e mais disponibilidade.

                                Hoje um motor a fazer 8000 rpm é mais atraente para um jovem de 20 anos do que para alguém a partir dos 35, e normalmente são estes últimos que têm o dinheiro para dar por um carro destes novo.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                  Considero essa avaliação algo limitada.

                                  A questão aqui não é obter 200cv de um 2.0 turbo. Isso não tem novidade nenhuma, como bem dizes.
                                  Só que a par com a injecção directa, a realidade é que o VW acaba por ter um motor muito mais utilizável no dia-a-dia do que o Honda, e isto para desenvolver a mesma potência máxima, e com clara vantagem nos consumos.

                                  A Honda está armada em velho do restelo, achando que toda a gente vai continuar a achar piada a andar sempre a fazer muita rotação.

                                  As coisas estão a mudar, os hábitos de condução normal estão a passar por menos rpm e mais disponibilidade.

                                  Hoje um motor a fazer 8000 rpm é mais atraente para um jovem de 20 anos do que para alguém a partir dos 35, e normalmente são estes últimos que têm o dinheiro para dar por um carro destes novo.
                                  Independentemente da nossa opinião individual essa é a realidade !

                                  Concordo a 100 %

                                  Comentário


                                    #18
                                    Este foi um comparativo pode-se dizer..."arranjado" para deitar abaixo o Type R...porquê?

                                    Porque quem já conheceu outros comparativos desde 2006 para cá em que envolvam este Type R e o poder do Scirocco com medições terríveis sobretudo com a DSG...isto só podia para dar largo na boca do civic...

                                    Como se diz e bem...o Scirocco é sempre mais forte...mais disponiel...é bom ou mau? Bom, muito bom! o motor de injecção directa de ponta é economico q.b. e depois...um interior qualidade VW...a que a Honda isso nunca chegou perto...

                                    Não percebo é como quando em 20005 surgiu o Golf GTi "há não sei quantos, está aqui o melhor do segmento meus amigos..." E agora todos sabemos quem é o Scirocco...há que enaltecer este facto, pois é melhor que o Golf e para isso tudo fez diferença as suas vias mais largas e um mais baixo C.G. para acrescentar valor ao seu comportamento. o 1.4 TSI 160cv Sport ainda assim seria a minha escolha...

                                    PS: Convém dizer que para mim o Type R (mais o I,....muito mais o I) é para mim um carro de pura adrenalina...Há bem melhores eu sei disso, mas é com ele que terei sempre "sexo sado-masoq" LOL (....para lá das 8000 always AHAH)
                                    Editado pela última vez por AMGfan; 30 October 2008, 08:42.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                      Considero essa avaliação algo limitada.

                                      A questão aqui não é obter 200cv de um 2.0 turbo. Isso não tem novidade nenhuma, como bem dizes.
                                      Só que a par com a injecção directa, a realidade é que o VW acaba por ter um motor muito mais utilizável no dia-a-dia do que o Honda, e isto para desenvolver a mesma potência máxima, e com clara vantagem nos consumos.

                                      A Honda está armada em velho do restelo, achando que toda a gente vai continuar a achar piada a andar sempre a fazer muita rotação.

                                      As coisas estão a mudar, os hábitos de condução normal estão a passar por menos rpm e mais disponibilidade.

                                      Hoje um motor a fazer 8000 rpm é mais atraente para um jovem de 20 anos do que para alguém a partir dos 35, e normalmente são estes últimos que têm o dinheiro para dar por um carro destes novo.
                                      Mas não acrescentaste nada à minha opinião limitada, aqui estamos a discutir na essência a diferença da Honda para o resto, NA vs Turbo (e de certa forma o que se passa no segmento abaixo, entre o Clio Rs e os turbocomprimidos)...
                                      Há quem goste de uma coisa, e outros de outra, mas conheço muita gente já bem entrada na idade que gostam de ouvir um NA a gritar bem alto, não será tanto uma questão de idade mas de opção e temperamento de cada um.

                                      No dia-a-dia utilizo um 2.0L NA com menos binário que o Honda e não me falta potência para nada, não tenho de estar sempre a utilizar a caixa como muitos apregoam, aqui sim reside o belo do mito, o binário, e tudo o que tenha menos de 300Nm arrasta-se... nada mais errado.

                                      Quanto à parte a bold é altamente discutível...

                                      Na realidade portuguesa, não me parece que os compradores de Gti's seja a malta acima dos 35 anos, logo é um bocado ao lado...

                                      E como diz o colega Draivin e aqui com razão Portugal não é o mundo...
                                      Editado pela última vez por Cobra; 30 October 2008, 09:58.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Demolidor o Scirocco.
                                        Penso que é de facto melhor em tudo, a aposta mais sensata, racional e lógica.
                                        Preferia o Type R.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                                          Demolidor o Scirocco.
                                          Penso que é de facto melhor em tudo, a aposta mais sensata, racional e lógica.
                                          Preferia o Type R.


                                          Dito isto, parece-me correcto chamar-te insensato, irracional e ilógico

                                          Comentário


                                            #22
                                            Opinião pessoal sem ainda ter conduzido nenhum dos dois, mas depois de já ter estado dentro de ambos.

                                            Em termos de qualidade a acabamentos o Alemão é claramente superior, sem qualquer dúvida.

                                            De resto, é preciso ter em conta que o Scirocco nasceu para ser assim, não é apenas um "Golf alterado".

                                            Já o Honda deriva da versão normal.

                                            No entanto acho também que o Scirocco será bem mais homogéneo e equilibrado, o Type R continua, a meu ver, com o mesmo espírito do anterior. Simplista, um desportivo próximo do puro e duro.

                                            Para quem aprecia estas características, não há melhor, no entanto, penso que cada vez mais as pessoas também olham para o lado racional, dando importância a outros pormenores, e aí, sem dúvida que o Scirocco é bastante mais equilibrado.

                                            Em termos de motores, e pelo que tenho lido, partilho totalmente da opinião do rca33

                                            Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                            Considero essa avaliação algo limitada.

                                            A questão aqui não é obter 200cv de um 2.0 turbo. Isso não tem novidade nenhuma, como bem dizes.
                                            Só que a par com a injecção directa, a realidade é que o VW acaba por ter um motor muito mais utilizável no dia-a-dia do que o Honda, e isto para desenvolver a mesma potência máxima, e com clara vantagem nos consumos.

                                            A Honda está armada em velho do restelo, achando que toda a gente vai continuar a achar piada a andar sempre a fazer muita rotação.

                                            As coisas estão a mudar, os hábitos de condução normal estão a passar por menos rpm e mais disponibilidade.

                                            Hoje um motor a fazer 8000 rpm é mais atraente para um jovem de 20 anos do que para alguém a partir dos 35, e normalmente são estes últimos que têm o dinheiro para dar por um carro destes novo.
                                            É que um motor com muita disponibilidade em qualquer regime é muito mais polivalente, e aqui não há volta a dar!

                                            Eu ontem por acaso, andei num Astra Coupé Turbo, que também tem 200CV, e o que me apercebi foi que o motor foi feito para puxar pelas rotações (não atingindo níveis do Honda) é um motor que precisa de ter rotação, senão é uma desilusão, e até o meu (a diesel) consegue dar mais gozo, precisamente porque apesar da muito menor potencia, é muito mais cheio, e muito mais polivalente. No entanto, se me mandar para uma Auto-Estrada esgalhar o 2.0 T, é obvio que dá uma valente abada ao meu! Claro que isto é um exemplo que não se aplica a este tópico, mas dá para perceber a ideia que eu quero transmitir.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Concordo com o Mad Dragon... O Scirocco é a melhor compra, o mais racional dos dois, mas eu tambem iria para o Honda....

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                Isso foi uma critica que fui lendo na generalidade dos testes desde que o civic saiu ! Assim de repente do mesmo género só talvez o Leon !? e o Yaris ? não ?
                                                O que as revistas escrevem é uma coisa, a realidade é outra. Eu conheço ambos os carros, o Scirocco até já o conduzi e não acho que a discrepancia seja assim tão acentuada na qualidade. O Scirocco é melhor, é verdade mas o Civic não é o pior do segmento e de certeza absoluta que não está ao nível de um Leon, esse sim é de certeza o pior do segmento a nível de interiores (de referir que também o conheço bem)!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Para mim um Type-R nunca será adversário de Golfs GTIs, Sciroccos, etc...

                                                  Isto porque nunca foi pensado para os mesmos propósitos. Um Type-R, digno desse nome, é para ser desconfortável, ruidoso, mas altamente eficaz e que proporcine o máximo prazer de condução, mesmo sem ter de ser necessáriamente o mais rápido.

                                                  É para ser comparado por exemplo com Megane R26. Utilização diária mais confortável? Consumos? O que é que isso interessa para carros destes?

                                                  Reduzindo ao absurdo, é quase como comprar um Elise com um 350Z. Se o Elise for mais lento, alguém o crucifica?

                                                  Se calhar é um conceito que vai tender a morrer, por ter, aparentemente, cada vez menos adeptos, mas ainda é a realidade. Porque razão carros como R5 GTT, 205 GTi e Rallye, AX Sport, Clio 1.8 16v e Williams, ITR, entre outros, ficaram na história? Eram confortáveis? Económicos? WTF???? Eram os mais rápidos? Se calhar sim, mas hoje não são de todo e ainda mantêm um relativo alto valor comercial...e isto porquê? Porque de alguma forma marcaram quem os conduzia/pilotava.

                                                  O ITR é actualmente considerado pela EVO como o melhor FWD de sempre. Antes era o Williams. Eram ou são os mais rápidos? Claro que não. Então o que é que está a escapar aqui?

                                                  E depois há-que ter em atenção o "desprezo" que a Honda teve para com os Europeus, este CTR é uma amostra daquele que de facto sucedeu o EP3 no Japão. Mas mesmo este com certeza irá perder em quase tudo o que é relatado neste comparativo face ao Scirocco, porque não é o seu propósito ser utilizável no dia-a-dia, ser disponível a baixas rpms para uma utilização mais confortável em cidade. Agora ponham os 2 numa pista e vejam quem se diverte mais.

                                                  A imprensa, parte por culpa da Honda também com este Fn2 Europeu, tem aburguesado o CTR ao compará-lo com carros já de si pensados para outro tipo de cliente. Claro que perde, e bem. Agora, fará sentido?

                                                  Finalmente, resta-me deixar os parabéns à VW, tem carros que aliam os dois factores (prazer/eficásia de condução e conforto) cada vez melhor, além de uma estética apelativa e bons materiais de construção. Com este tipo de soluções, talvez os clientes alvo de carros como R26, Type-Rs e afins, tenderão a desaparecer.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Eu ia pro Scirocco sem pensar duas vezes!! Parece-me ser a escolha mais racional, para além de não gostar nada da estética deste Civic.
                                                    Cumprimentos

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      entao mas...o VW tem turbo...logo é por isso que anda mais...é mais rápido porque tem turbo, reprisa melhor porque tem turbo...

                                                      entao tá bem...qualquer dia curva melhor porque tem turbo...

                                                      realmente é engraçado ver os comparativos que fazem com o CTR...é que para o baterem tem de vir sobrealimentados ou com mais cavalos...engraçado ou nao...

                                                      isto tendo em conta que se fala do FN2...entao mas...ponham lá o Scirocco na pista com um EP3...ai nem a sobrealimentação o safava, nem a largura de ombros e peito inchado o faz curvar melhor...

                                                      Quer queira quer nao, a GAMA TYPE-R continua a dar prurido a muita marca, ou mlehor a todos elas...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        deleted

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por - Ver Post
                                                          Acho que se estão a agarrar muito à mistica, porque pelo que consta até naquilo em que o TypeR supostamente era o benchmark...não o é.

                                                          Claro que a Honda pelos vistos também deve pensar assim.

                                                          Essa lógica de NA vs Turbo não ser comparável...bem só se a Honda tiver uma condição especial porque acontece (e é logico que assim seja) com todos os outros.
                                                          Comparável é...mas adivinha lá qual vai ter vantagem ? entao se tiverem os dois a mesma cavalagem...

                                                          a questão é que este CTR nao está a ter nem metade do sucesso do seu antecessor o EP3...isso sim um verdadeiro HOT HATCH, do melhor que se fez...mas...para um publico que no pais em vivemos gosta é de VDG e afins...este novo CTR veio mais caro, mais equipado, mas apaneleirado que é mesmo o termo...

                                                          mas retira-se o turbo ao Scirocco e faz-se novamente o teste...UPS afinal aquilo não é tao rapido...

                                                          comparando OTTO NA com OTTO NA a vantagem na maioria...e atrevo-me a dizer na totalidade irá para o CTR...

                                                          se meterem Turbos á mistura então a coisa muda e a vantagem vira para quem tem um Turbo...

                                                          mas falando em mistica...e aplicando uma frase que oiço desde puto -" se cá nevasse, fazia-se cá Sky..." ou melhor se cá houvesse um FD2 acho que muito provavelmente as revistas iriam arranjar testes do Genero...CTR VS M3...qual ganhará ?? ou CTR VS Porsche cayman S

                                                          assim a vitória deixa de ser novidade...

                                                          ainda me lembro da discussao 123d VS Ep3...o desfecho ai nao foi o mais esperado...
                                                          Editado pela última vez por RuiSoad; 30 October 2008, 10:51.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por - Ver Post
                                                            Acho que se estão a agarrar muito à mistica, porque pelo que consta até naquilo em que o TypeR supostamente era o benchmark...não o é.

                                                            Claro que a Honda pelos vistos também deve pensar assim.

                                                            Essa lógica de NA vs Turbo não ser comparável...bem só se a Honda tiver uma condição especial porque acontece (e é logico que assim seja) com todos os outros.
                                                            Na prática temos dois motores 2.0L, mas qualquer pessoa sabe do factor Turbo, e como este equivale a um acréscimo de cc. este 2.0L Turbo do Scirocco deve equivaler a um 2.5L NA, mas mesmo assim o CTR perde algumas décimas nas acelerações e é cilindrado nas reprises, e bate o Scirocco na Vmáx qual é a novidade nisto!??

                                                            Como o Rui_Soad e o DV82 dizem, os Type-R não foram feitos para o conforto, condução em cidade ou acabamentos, são puros e duros, a diferença de 2**kgs dizem muito, assim como a diferença de mais de 4000€, mas se formos pelo prisma da racionalidade, acabamentos, consumos, conforto e emissões o Scirocco é melhor, melhor não, é bem diferente...
                                                            Os públicos são diferentes, para mim o CTR é um drivers car o Scirocco é um produto mais racional.

                                                            Mas este comparativo tem algumas coisas engraçadas, o CTR gasta quase 14L em ritmos ousados e o Scirocco 11 e tal!!!!!!!
                                                            Tenho uma revista francesa que obteve 14.6L/100, estranho este Scirocco da Turbo!!!!!
                                                            Editado pela última vez por Cobra; 30 October 2008, 11:01.

                                                            Comentário

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