Anúncio

Collapse
No announcement yet.

"Automóveis a diesel vencem híbridos" - Estudo do IST

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    "Automóveis a diesel vencem híbridos" - Estudo do IST

    ARTIGO DO EXPRESSO DE HOJE:

    Imagem1.jpg

    "Estudo do Instituto Superior Técnico conclui que carros a gasóleo são mais ‘verdes’ no consumo e nas emissões

    É uma autêntica surpresa, mas os números não enganam: em termos globais, os carros a diesel consomem menos energia e têm menos emissões de dióxido de carbono (CO2) que os híbridos (gasolina/motor eléctrico). E os híbridos estão apenas ligeiramente abaixo dos carros a gasolina nos dois indicadores.
    A conclusão consta de um estudo do Departamento de Transportes, Energia e Ambiente do Instituto Superior Técnico (IST) sobre a avaliação energética e ambiental de veículos ligeiros em ciclo de vida total. Este ciclo inclui o fabrico, desmantelamento e reciclagem do automóvel; o consumo de energia na produção e distribuição do combustível desde o poço de petróleo até ao depósito; e o consumo de energia entre o depósito do automóvel, o motor e as rodas.
    Tiago Farias, coordenador deste departamento único no país, que investiga em simultâneo a energia e o ambiente nos transportes portugueses, desmistifica de certo modo as conclusões inéditas do estudo: ‘‘O conceito de híbrido é excelente, porque a alteração do fluxo energético é a primeira revolução no automóvel em 100 anos, mas temos de reconhecer que o resultado prático actual não é brilhante”.
    A bateria que alimenta o motor eléctrico do híbrido é carregada quase sempre quando este circula no modo a gasolina. A excepção dá-se quando o sistema de recuperação de energia das travagens funciona, ‘‘mas a sua contribuição é muito modesta”.

    Em todo o caso, ‘‘o híbrido é um grande passo, é uma etapa de transição necessária para chegarmos ao carro eléctrico, ao chamado «plug-in»” (com tomada eléctrica para carregamento da bateria). Tiago Farias sublinha também que ‘‘a tecnologia híbrida está ainda numa fase de demonstração e só deixará esta fase quando o consumidor entrar num concessionário e puder escolher, em qualquer marca e modelo de automóvel comum, entre as opções gasolina, diesel ou híbrido, tal como hoje já acontece na Suécia com os carros a etanol”. A verdade é que, na cabeça da maioria dos automobilistas portugueses, havia a ideia de que os híbridos (ver fotos dos modelos à venda no nosso país) seriam a alternativa mais limpa e menos ‘energívora’ num planeta a braços com o aquecimento global e o desafio energético. Mas a realidade parece mais complexa.

    Francisco Ferreira tem dúvidas em relação às conclusões do estudo do IST, argumentando que ‘‘as estimativas mais conhecidas quanto ao consumo de combustível dizem que os híbridos têm uma vantagem de 20% em relação aos carros a gasolina e andam a par nos carros a diesel”. Em todo o caso, o dirigente da Quercus salienta que os números do IST ‘‘reforçam uma ideia consensual: os híbridos a diesel vão ter uma clara vantagem em relação aos modelos convencionais, quando forem lançados no mercado em 2010”.

    O líder ambientalista reconhece que ‘‘nos últimos anos todos os modelos convencionais têm reduzido as emissões de CO2 e mesmo o consumo de combustível”. Mas recorda que as contas feitas pela Federação Europeia de Transportes e Ambiente (T&E) sobre o ciclo de vida dos automóveis híbridos concluem que, ‘‘ao fim de três anos de utilização, a uma média de 15 mil km percorridos por ano, o volume de emissões evitadas equivale a 40 mil km, comparando com um modelo convencional”.

    O estudo do IST analisou seis ciclos de velocidade mas destacou nas suas conclusões o ciclo Cascais-Lisboa. Ao todo, foram comparados os ciclos de vida total de automóveis de passageiros convencionais a diesel e a gasolina com híbridos, eléctricos e a hidrogénio, e ainda com automóveis convencionais flexifuel (a gasolina e etanol, ou a gasóleo e biodiesel). No conjunto, são 32 situações diferentes, que abrangem até carros que não estão à venda no mercado português (os que usam etanol) e outros que, mesmo no mercado mundial, só existem em pequenas séries (os eléctricos) ou em protótipo (os que consomem hidrogénio). Escolhemos as seis situações mais importantes, onde o vencedor no consumo de energia e nas emissões de CO2 é, sem dúvida, o carro eléctrico.

    Nos carros do futuro, a alternativa a hidrogénio tem duas situações com um impacto muito diferente: o hidrogénio produzido através do gás natural, mais amigo do ambiente, e o obtido por electrólise (decomposição da água), que é, para já, um verdadeiro desastre ambiental. Virgílio Azevedo"

    #2
    Qualquer semelhança é pura coincidência....

    http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=62598

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
      Qualquer semelhança é pura coincidência....

      http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=62598
      Não pus o artigo nesse tópico porque aí se falava de um caso mais específico e este artigo é mais geral.

      (E também porque nesse tópico a discussão já tinha descambado um bocado e eu gostava de discutir este tema com calma porque me parece interessante e importante para o futuro)

      Mas se a moderação achar bem podem fundir-se os tópicos, sem stress

      Cumprimentos

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por rmp Ver Post
        Não pus o artigo nesse tópico porque aí se falava de um caso mais específico e este artigo é mais geral.

        (E também porque nesse tópico a discussão já tinha descambado um bocado e eu gostava de discutir este tema com calma porque me parece interessante e importante para o futuro)

        Mas se a moderação achar bem podem fundir-se os tópicos, sem stress

        Cumprimentos

        Não foi por isso que coloquei o link.

        Foi só para alguns repararem que o que eu disse foi agora atestado por uma entidade.... Assim para o credível, como é o IST!

        Em minha opinião deverão manter-se separadas as situações!

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
          Não foi por isso que coloquei o link.

          Foi só para alguns repararem que o que eu disse foi agora atestado por uma entidade.... Assim para o credível, como é o IST!

          Em minha opinião deverão manter-se separadas as situações!
          Ok

          Pois, era interessante agora discutirmos todos isto com base num estudo, que poderá ter falhas como qualquer é outro, mas é independente e credível.

          A ver vamos

          Comentário


            #6
            Interessante artigo. Não esperava maravilhas dos híbridos, mas que fossem um pouco menos poluentes do que os veículos diesel.

            Comentário


              #7
              É um artigo interessante, embora qualquer user deste fórum mais atento e interessado nesse tema já tivesse chegado a essa conclusão.

              Temos que agradecer à/ao monicamelo que tem desempenhado um papel importante nesse esclarecimento e congratular-mo-nos pela qualidade de algumas das "boas discussões" que se vão tendo por aqui

              Comentário


                #8
                E em relação ao NOX que é muito mais prejudicial do que o CO2? Tiveram este facto em conta? Os diesel usavam filtros de partículas no estudo?

                Parece que só se fez o estudo em relação ao C02,era preciso ser mais abrangente na minha opinião.

                Comentário


                  #9
                  Eu se fosse ao pessoal do IST deixava de respirar pq produzem CO2.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por leblanc Ver Post
                    E em relação ao NOX que é muito mais prejudicial do que o CO2? Tiveram este facto em conta? Os diesel usavam filtros de partículas no estudo?

                    Parece que só se fez o estudo em relação ao C02,era preciso ser mais abrangente na minha opinião.

                    Não convém...Apenas o CO2 é prejudicial e se alguém abrisse os olhos à malta lá se iam as megas campanhas e produtos que prometem salvar o mundo com a redução do CO2,o autêntico Lúcifer!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                      É um artigo interessante, embora qualquer user deste fórum mais atento e interessado nesse tema já tivesse chegado a essa conclusão.

                      Temos que agradecer à/ao monicamelo que tem desempenhado um papel importante nesse esclarecimento e congratular-mo-nos pela qualidade de algumas das "boas discussões" que se vão tendo por aqui
                      Uma coisa é suspeitar que sim...outra é comprovar que sim (o mais complicado definir o como e o quê)...é a diferença entre a cientistas e os comentadores ou opinadores...

                      Já agora, lanço a questão (e eu dado estar no ramo energético tenho algumas facilidades de acesso a informação): porque é que se depositam tantas esperanças no automovel eléctrico, o chamado plug-in se se quiser, que eu ainda não percebi...?Acho que valeria a pena incluir no mesmo estudo comparativo esta forma de utilização. Mas afinal como é que é produzida a maior parte da energia eléctrica hoje em dia...

                      PS: Ah e mais uma vez, o meu grande IST a conduzir o pensamento e actividade crítica do conhecimento deste país.
                      Editado pela última vez por AMGfan; 01 November 2008, 17:02.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por MoonshieldDay Ver Post
                        Eu se fosse ao pessoal do IST deixava de respirar pq produzem CO2.
                        Não tanto como os motores otto da Alfa...o que vale é que as oficinas sempre são mais fechadas que as estradas nacionais...

                        Comentário


                          #13
                          Como se o CO2 fosse um gás letal ou no mínimo prejudicial à saúde...

                          Atiram-nos todos os dias que o CO2 isto, o CO2 aquilo...

                          Acho incrível como ainda acreditam que a salvação do planeta se deve à redução da produção de CO2...


                          É que logo por azar, o maior produtor de CO2 é o ser humano. Já houve algumas tentativas de extreminação de uns quantos mas estas foram severamente repudiadas e criticadas...

                          Comentário


                            #14
                            Artigo muito incompleto.

                            CO2... CO2... já não se sabe outra coisa hoje em dia...

                            Comentário


                              #15
                              Este estudo sabe a pouco.

                              Gostava de ver uma análise mais completa aos poluentes.



                              Mas ainda assim veio confirmar com maior rigor o que por aqui já tinha sido demonstrado.

                              Comentário


                                #16
                                Oh não um estudo de uma conceituada instituição!

                                Dou 2 páginas até alguém dizer que os híbridos não venceram porque não os sabem conduzir

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
                                  Oh não um estudo de uma conceituada instituição!

                                  Dou 2 páginas até alguém dizer que os híbridos não venceram porque não os sabem conduzir
                                  Eheheheh!

                                  Esta semana andei num Civic Hibrid e tirei uma conclusão engraçada: os consumos são menores se o carro for conduzido à bruta, em modo de condução a-la cêpo.
                                  A caixa de velocidades é mais agradável que a do Prius (que é uma verdadeira bost@) e a condução em geral é mais "autêntica", embora o ambiente a bordo do Prius seja mais engraçado - a começar pelo som.

                                  De resto, tirei as minhas dúvidas pessoais quanto à utilidade das propostas. E este estudo vem agora comprovar essas conclusões.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Mais do que as conclusões científicas em si, este estudo prova outra coisa...no campo do marketing...(se é que me faço entender....)

                                    Comentário


                                      #19
                                      Novidades?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por LuisNeves Ver Post
                                        Novidades?
                                        Aparentemente não, o CO2 continua assim como 8º pecado capital.

                                        Comentário


                                          #21
                                          O que diz ali do Lexus Gs? É que não consigo perceber... parece-me "o pior classificado do teste", fez um "consumo de 7.9"?

                                          Mas só falam do Co2 é isso?

                                          Expliquem aqui a um leigo o que polui mais: Gasolina ou gasóleo em consumos iguais?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por MoonshieldDay Ver Post
                                            Eu se fosse ao pessoal do IST deixava de respirar pq produzem CO2.
                                            E eu considero isto um ataque pessoal a uma organização e a toda a sua comunidade.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Joao_ben Ver Post
                                              E eu considero isto um ataque pessoal a uma organização e a toda a sua comunidade.
                                              Tchiii... às 6 horas junto ao velho relógio, eu escolho a smith & Wesson!!!


                                              Fora brincadeiras, não acho esse o caso, o que se está a por em causa são os dados não avalizados neste teste, (que ainda nem sequer li)!

                                              Nada tenho contra, acho óptimo que existam mais testes deste tipo, sendo que a reputação do Ist não deverá merecer muita contestação... Mas então e o outros gases que são, tão ou mais prejudiciais para o meio-ambiente? Ou o cerne da questão é mesmo o Co2?

                                              Dando um exemplo, porque tenho conhecimento de causa quando opino sobre estes dois automóveis:
                                              Consigo, com um Lexus Gs hibrido, conduzindo para os consumos e num percurso combinado, uma média 7,5l/100Km.
                                              Julgo que deverá ser esta a média de um Bmw 335d, na mesma situação e no mesmo percurso...

                                              Agora, qual dos dois foi mais prejudicial para o ambiente?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                                                Mais do que as conclusões científicas em si, este estudo prova outra coisa...no campo do marketing...(se é que me faço entender....)
                                                Eu sou da área, e confesso que não percebi... o marketing encapota o resultado dos outros gases? É isso?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  há uma maneira de dizer que discordamos, e certamente não será desejando a morte a toda uma instituição, é o que quero focar.

                                                  De qualquer forma os hibridos desde o inicio que foram vendidos pelo que são, os consumos estão lá anunciados e não são milagrosos, simplesmente são carros com potencias altas e baixo consumo, principalmente em cidade.

                                                  Acho que a solução passa por carros totalmente eletricos, e ha empresas que adaptam os hibridos para carros eletricos... as construtoras não o fazem porque o lobby do petroleo ainda é muito forte...

                                                  Sem falar nos custos de manutenção dos automóveis movidos a combustível fóssil que iriam ser perdidos por parte das marcas...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Pedro_Rof Ver Post
                                                    Eu sou da área, e confesso que não percebi... o marketing encapota o resultado dos outros gases? É isso?
                                                    Não,o marketing dita que o CO2 é que é "o mau"

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Pedro_Rof Ver Post
                                                      Eu sou da área, e confesso que não percebi... o marketing encapota o resultado dos outros gases? É isso?
                                                      Têm-se vendido até bastantes HCH e Prius...a maior parte à custa de quê? Afinal podemos utilizar termos como publicidade enganosa ou algo do género?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Joao_ben Ver Post
                                                        simplesmente são carros com potencias altas e baixo consumo, principalmente em cidade.
                                                        BMW 118d 143cv

                                                        Consumo urbano 5,4
                                                        Consumo extra urbano 4
                                                        Consumo médio 4,5

                                                        Honda Civic Hybrid 115cv

                                                        Consumo urbano 5,2
                                                        Consumo extra urbano 4,3
                                                        Consumo médio 4,6

                                                        Superioridade evidente

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          deleted

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por - Ver Post
                                                            Já devias saber que para muitos o Marketing representa tudo o que há de mal no mundo e arredores...
                                                            hein?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X